Issuu on Google+

Revista Digital

Fraternidade

Fogo do Céu a serviço da evangelização 01 11032016

#001

01 revista digital fogo do céu / 2016

Foto: Christyam de Lima


01 revista digital fogo do cĂŠu / 2016


menu aprecie o cardápio

SEMANA-SANTA

NUNCA FOI TÃO VIVA E EMOCIONANTE

bate-papo

COM CARMINHA

14

qUANDO UMA ENCENAÇÃO NOS TRANSPORTA ATRAVÉS TEMPO

2 anos de evangelização 2 anos NÃO SÃO 2 DIAS

2 anos NÃO SÃO 2 MESES

2 anos É COISA PRA CARAMBA! VEJA E REVEJA ALGUNS MOMENTOS QUE

NOS MARCARAM COMO FAMÍLIA!

20

18

#almanaque

08

qual o simbolismo do

pelicano na igreja? SABE NÃO? VAI FICAR SABENDO POR AQUI!

22

#evento vem aí o momento do ano que mais temos gosto de participar

#SARA&TOBIAS

DEUS COMEÇA A DESENHAR UM NOVO PROJETO, E ELE TEM FORMATO DE CORAÇÃO S2! PROJETO PROMETE ATENDER A DEMANDA DE CASAIS DA FRATERNIDADE.

#Raio-x

05

VOCÊ JÁ DEVE TER VISTA ELA EM ALGUMA CAMISA, ADESIVO, OU ASSINANDO ALGUMA POSTAGEM! CONHEÇA O NOSSO SÍMBOLO QUE LINKA DIRETAMENTE AO CERNE DESTA OBRA

#EVENTUALIDADES

ESTAMOS CAMINHANDO PARA O EVENTO QUE MAIS NOS DÁ GOSTO EM PROMOVER (LITERALMENTE!) NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO - FRATERNIDADE FOGO DO CÉU DANY.FÁBIO.FELIPE.GUILHERME.MARINA.MATHEUS.NATASCHE.vanessa

01

A NOITE DE MASSAS VEM AÍ! CONFIRA COMO FOI A DO ANO PASSADO, E O QUE TEMOS DE NOVIDADE!

revista digital fogo do céu / 2016


#Editorial Sejam bem vindos à Revista Digital Fogo do Céu! É com grande alegria que inauguramos mais uma ferramenta de comunicação dentro da Fraternidade Fogo do Céu. Ela visa melhorar a distribuição de informações e a comunicação da Fraternidade com todas as pessoas, e foi inspirada por Deus no coração de um de nossos missionários. E não é objetivo nosso somente contar a nossa história, mas principalmente ser útil na experiência pessoal de fé e confiança em Deus, oferecendo materiais para a construção da ponte que liga a cada um de nós com Deus.

Por isso sinta-se livre para poder construir conosco essa via. Que a direção e a construção não parta só de quem produz, mas que seja uma via de mão dupla, onde trocamos figurinhas, textos, informação e experiências. Só assim colocaremos em prática o discurso: “Construir Junto”. Porque é fácil fazer sozinho, mas tudo ganha muito mais sentido quando nos unimos e nos potencializamos. Isso é ser rede que pesca homens, isso é ser Igreja! #TamoJunto, #EvangelizarEmTodosOsFormatos

Boa Leitura!

04 revista digital fogo do céu / 2016


#Raio-X Você provavelmente já viu essa marca em algum lugar...

E

m alguma camisa, postagem, ou até mesmo adesivo, e claro, se está lendo esta revista, deve ter notado esse símbolo estampado por aí. Mas a questão é a seguinte...Você sabe o que ele significa? Símbolo, logotipo, emblema, desenho, logomarca, ícone, existem muitos nomes que damos às famosas “logos” que representam alguma instituição, organização ou grupo, na nossa cultura existem várias, e as pessoas muitas vezes usam as tais marcas sem saber seu real significado. É nós estamos aqui pra poder aprofundar na nossa simbologia, simbora?!

Com o pontapé deste Retiro Ela foi criada por volta de 2014, que nos deu a direção do nome do “Novo Grupo de após o 1º Retiro de Con“Tu és bemOração”, que se tornou vivência daquele grupo de pessoas. Que haviam aca- vindo Espírito- então “Fogo do Céu”, a partir de uma oração bado de participar de um Santo de com todos os membros seminário sobre formação Deus” reunidos, como que humana (e antes haviam fundido 3 grupos de oração, você num, colégio apostólico onde reunem-se para eleger o novo papa, deve conhecer essa história).

01 revista digital fogo do céu / 2016


significado

Não é o cabelo do Goku

Fogo, chamas, labaredas

significado

significado

A melhor parte, o recheio é Deus

O que faz a direita, a esquerna não precisa saber...

O Espírito que desce do céu

nós nos reunimos para ele

>> ger este nome que Deus já havia definido. O Espírito Santo soprou e cantamos de forma inspirada a música. “Tu és bem-vindo EspíritoSanto de Deus”, num determinado momento da canção, houve um clamor evidente do Fogo que vem do céu e então não teve outra: saiu fumaça branca, e tinhamos um nome!

“...sabemos que muito mais importante que o símbolo que nos representa, é a pessoa que se integra a essa iniciativa...”

Dada a direção, começamos então a buscar uma referência visual, e lembramos que não foi uma tarefa fácil, ficamos cerca de uma semana tentando achar a pegada, muitas trocas de ideias com os membros e muitas alterações, troca cor, troca efeito, e coloca isso e aquilo...até que em um domingo de manhã, saiu!

Parabéns se você tinha visto antes!

Passado um Tempinho...

Em meados de 2015, já esboçando ser Fraternidade e trabalhando a nossa espiritualidade, achamos uma imagem que confirmou de forma clara tudo o que estava sendo desenhado! O carisma que estava sendo instalado pela intercessão de Santa Teresa D’Avilla, uma pintura feita a muitos anos, expressava que precisáva-mos ser cada vez mais dispostos a arderem de Amor pelo Esposo Escatológico, no caso, o Cristo.

01 revista digital fogo do céu / 2016


Assim o nosso símbolo possui 2 simbolismos claros e um terceiro um pouco mais oculto. No formato de labaredas caindo do céu: o Fogo do Espírito Santo; e em seu interior um pomba, que também nos remete a terceira pessoa da Santíssima Trindade. O 3º elemento são as mãos que acolhem o Fogo, como se fosse o ninho da pomba, que significa que também nós acolheremos tudo o que vier da proposta de Deus. Uma coisa, pra poder fechar, e que é fato, é que não nos preocupamos tanto com a nossa “bandeira”, pois sabemos que mais importante do que o símbolo que nos representa, é a pessoa que se integra a essa iniciativa. Infelizmente não podemos estampar o rosto de cada um no peito de cada camisa que fazemos, ou assinar a cada projeto gráfico que produzimos, mas temos a certeza que esse ícone. Faz sua função bem que é ligar esse todo que existe, que é cada um de nós.


08 revista digital fogo do cĂŠu / 2016


m projeto está nascendo no nosso meio! É evidente que tem nascido casais em nosso meio, e isso é muito bom, mas também é perigoso. Vamos entender um pouco deste projeto e ver quais são as propostas deste fazermos do Fogo do Céu uma fábrica de Sagradas-Famílias. Falamos que é “perigoso”, pelo seguinte... E se der errado? É algo que demanda bastante maturidade de ambas as partes, porque somos uma rede de relações, e quando uma relação mais íntima termina, fica difícil conviver no nosso é mais complicado, não falamos que é impossível, mas é raro.Deixando de lado a parte realista, vamos entrar na questão do Projeto em si. Entrevistamos Samantha Soares e Felipe de Paula, que vão nos mostrar um pouco desta nova estratégia pra aumentar os vínculos e fazer cada vez mais o homem ser como foi São José, e a mulher ser cada vez mais como foi Nossa Senhora. Confira a nossa entrevista com quem é propriedade viva no assunto de forma sacramental: Felipe e Samantha

09 revista digital fogo do céu / 2016


FDC - Qual o objetivo deste projeto? F&S - O projeto se inspira na história bíblica de perseverança e obediência por temor à Deus do jovem casal Sara e Tobias e tem como objetivo fim a família, célula primeira da sociedade para a construção da civilização do Amor. A evangelização de casais de namorados, noivos e casados para que estes sejam interiormente curados e restaurados é um chamado para a Fraternidade Fogo do Céu dianAssim queremos te dos seus elementos “...procuramos formar casais santos, de carisma do Amor proporcionando Deus promover a Esponsal e da Matuem suas vidas, pela ridade Humana. restauração experiência e pela foratravés do A partir desse chamação, fazendo-os ter mado, acolhemos crescimento a consciência de que e procuramos proespiritual e o matrimônio e um mover a restauração estado de vida santihumano dos através do crescimencasais pela pela ficante onde ambos to espiritual e humase doam um ao outro, no dos casais, pela prática de uma assim como Cristo pela prática de uma espiritualidade esponsalmente doou renovada...” espiritualidade renopor nós sua vida. vada em grupos de oração para casais e pelas riquezas as quais a Santa Mãe Igreja nos reFDC - Como surgiu a ideia de serva, destacando-se a Teologia do promover um grupo para casais? Corpo e a Constituição Apostólica F&S - A ideia surgiu após um “Magnum Matrinonni Sacramensentimento no coração dos missiotum” ambas de São João Paulo II e nários Rosiane e Helder Andrade a Encíclica Humana Vitae do Beato e que de forma divina foi se conPaulo VI.

10 revista digital fogo do céu / 2016


firmando no coração dos outros missionários. Nosso casamento e testemunho de vida no Retiro Jovens em Renovação 2015 moveu em nosso coração a necessidade de evangelizarmos outros casais assim como nós fomos evangelizados, e levar a eles toda a formação que recebemos e buscamos, sempre pautado naquilo que nos propõe a Igreja e agora com o “jeitinho Fogo do Céu de se fazer as coisas”. FDC - Qual é a expectativa dos membros em relação a esse sonho que começa a se concretizar? F&S - Temos a expectativa de evangelizar casais sem medida, de forma constante, não somente por palavras, mas através de nossos testemunhos de vida a três, entre homem, mulher e Deus. Temos a certeza de que não o nosso sonho, mas o sonho de Deus acontecerá na vida de muitos casais de namorados, noivos e casados. Queremos ser semente plantada em terreno fértil dando frutos à Igreja e fomentando na sociedade casais que tenham um compromisso com a verdade nos revelada através das Sagradas Escrituras e do Magistério da Igreja, diante de um mundo tão secularizado e sem valores morais.

01


FDC - Quais são as propostas para os casais?

F&S - Como estamos fundados dentre os cinco elementos do carisma no Amor Esponsal, na MaF&S - A proposta para os casais é turidade Humana e na Vivência única, está no Amor, Deus é Amor Fraterna, temos a certeza que a (1Jo 4-8). Logo, se Deus é Amor e partilha de vida nos proporcionará for o centro da vida do casal, nessa um grande crescimento nos relaunião entre o homem e a mulher se cionamentos entre os casais, cada viverá plenamente o sentido de um um traz uma realidade de vida, ter sido feito para o outro. O Amor cada um tem as é decisão, é suas feridas a serem Mas tenham a necessário curadas. consciência de que não somente esperar em Deus estar do lado, Queremos foracompanhar, não é ficar de braços talecer a unidaser parceiro, de, fazer com que cruzados, aquela nada faz senaqueles que a nós se pessoa que você tido se não for achegam se sintam passará com ela o com uma deacolhidos, pastorecisão total de resto de sua vida não ados, e a prática da caíra do céu, um pelo ouvivência fraterna tro, como nos favorecerá isso. diz a música: Vamos nos entreter em Deus e a partir disso, evangelizaremos “...mais maduro eu me tornei e como nos propõe São Francisem Deus fui dando passos. co de Assis com os nossos atos E hoje venho aqui apenas dizer: cotidianos de vida, até mesmo amo muito você! em nossas confraternizações seSe Amor é decisão eu decidi te remos testemunho de como um casal, seja casados ou não, pode amar...” se entreter de forma sadia e sem excessos. FDC - - A vivência fraterna é FDC - Quem são os missioalgo fundamental no nosso meio, nários envolvidos? como vocês pensam em criar inteF&S - Temos a principio enração e gerar troca de experiências volvidos no projeto como misem relação a vida a dois? sionários, os casais Samantha

12 revista digital fogo do céu / 2016


e Felipe de Paula, Rosiane e Hélder, Walquíria e Augusto, Maira e Paulo Jacques e Valdo e Mirna. FDC - E para aqueles que ainda não encontraram o seu par, vocês podem deixar alguma mensagem? F&S - Àqueles que ainda não encontraram o seu par, sejam obedientes, tementes e esperem em Deus. Mas tenham a consciência de que esperar em Deus não é ficar de braços cruzados, aquela pessoa que você passará com ela o resto de sua vida não caíra do céu, não será um príncipe encantado que chegará até você de cavalo branco.

Esperar em Deus é tomar atitudes certas, à luz da oração. De forma específica para os homens, que vocês sejam cavalheiros, e para as mulheres, façam questão do respeito e que ambos tomem a consciência de que seus corpos são templos do Espírito Santo e é partir dele que vocês se doaram ao outro após a contração do sagrado matrimônio. Sejam homens e mulheres saradas em Deus, vivam com prudência e na certeza de que a castidade os tornam especiais em meio ao mundo onde se vive uma sexualidade desregrada, você nasceu para dar certo! Felipe e Samantha, casados a 9 meses e missionários da Fraternidade Fogo do Céu.

01 revista digital fogo do céu / 2016


Acabamos de viver a “Semana Maior”, e como não emocionar com uma encenação tão simples e rica, que dispertou sorrisos, lágrimas e muita emoção neste ano. Louvamos a Deus a vida de cada integrante por nos fazer voltar à origem, e entender pelo menos um pouquinho melhor o sentido da vida cristã. O Amor sincero e violento que se dá por completo sem reservas, mesmo que o destinatário não tenha se movido para merecer tamanho sinal, esse é o Amor de Deus por nós.

01 revista digital fogo do céu / 2016


revista digital fogo do cĂŠu / 2016


“Buscar as coisas do Céu para transfigurar as coisas da Terra: pudemos vivenciar essa verdade nesses dias no Santuário e nas nossas comunidades. Sou grato a todos que se doaram para que saboreássemos a graça de Deus renovada em nossos corações. Tenho certeza que cada um ofereceu o seu melhor para que a Cruz de Jesus brilhasse como sinal de Ressurreição.” Padre Marcelo Caixeta

ucas Marques

01 revista digital fogo do céu / 2016


01 revista digital fogo do cĂŠu / 2016


#2 anos de Evangelização

hegamos à marca de 2 anos, são aproximadamente, 730 dias, 17.520 horas a serviço da evangelização, e isso não é qualquer coisa. Realizamos uma média de 35 grupos, e cerca de 500 pessoas passaram pela nossa rede, sem falar no alcance virtual que temos de 5.000 visualizações (média semanal). É o momento de olhar pra trás e reconhecer tudo o que foi construído, pra facilitar, você pode acessar as duas Retrospectivas, que produzimos justamente pra não esquecer da jornada que construímos, com aquele gostinho nostálgico gostoso, relembramos o passado. E não podemos ficar com saudades do passado, temos todo dia uma página nova pra escrever com as nossas vidas aquilo que Deus sonhou. E certos de que: Ainda virão muitas histórias pra viver, pra poder contar em futuras retrospectivas.

18 revista digital fogo do céu / 2016

Confira em vídeo a Pregação deste encontro.


Tunel do

em o

apel Fogo do ĂŠu

orpus hristi

Festa de odos os antos

etiro de onvivĂŞncia

eatro emana eresiana

Mande a sua foto pra gente!

01

fogodoceu.go@gmail.com!!! revista digital fogo do cĂŠu / 2016


#BATE-PAPO

COM CARMINHA COSTA

ESTA FOTO COMPLETOU 1 ANO EM MARÇO, E QUEREMOS LOUVAR A DEUS, TODOS ESTE QUE ESTÃO CONOSCO ATÉ HOJE!

FDC - Como você soube da existência do Grupo de Oração Fogo do Céu? Carminha - Fiquei sabendo da existencia do Fogo do Céu através da Viviane. Ela participou de uma missa de pentecostes na Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde o pessoal do grupo estava cantando e ajudando na celebração, então uma senhora contou para ela que o grupo acontecia no primeiro e segundo sábado do mês ao lado da igreja, ela comentou comigo e tive interesse em conhecer. Sendo assim no dia que ela foi a priemeira vez me chamou e eu fui também. FDC - O que mais te chamou a atenção quando participou pela primeira vez? Carminha - O que mais me chamou a atenção foi logo no primeiro grupo que participei, era dia de adoração ao Santíssimo e o tema falado e rezado naquele dia era sobre afetividade e sexualidade. Naquela época eu estava passando por muitas tribulações na minha vida afetiva, e tudo que estava sendo falado parecia que era pra mim, parecia também que sabiam o que eu estava passando. Deus havia preparado aquele momento especialmente pra mim. Fui tocada profundamente e saí de lá com uma sensação enorme de alívio e libertação.

20 revista digital fogo do céu / 2016


FDC - O que mudou em sua vida depois que começou a frequentar o Grupo de Oração Fogo do Céu? Carminha - Depois que comecei a frequentar o grupo, e principalmente depois do Retiro Jovens em Renovação, tenho sido uma pessoa mais íntima com Deus, mais próxima, uma relação de verdadeira amizade que antes não tinha com Ele. Me sinto também uma pessoa mais forte na fé, pois me sentia muito pequena e fraca, mas diante das experiências que tive e venho tendo, minha fé vem crescendo e aumentando cada dia mais. A minha vontade de buscar as coisas de Deus se tornam cada vez maiores. FDC - O que você vê de diferencial no Fogo do Céu? Carminha - O grande diferencial do Fogo do Céu é o acolhimento. O carinho e o amor que todos do grupo transmitem para os que estão chegando, participando pela primeira vez é maravilhoso. Faz com que nos sintamos em casa e em família. Por isso hoje tenho um grande amor por todos do grupo e considero como a minha segunda família.

Louvamos a Deus pelo seu sim, e por estar conosco na Família Fogo do Céu! Sintam-se acolhida por todos!

Fique ligado! O próximo #bate-papo pode ser com você!

21 revista digital fogo do céu / 2016


#ALMANAQUE

O Simbólico

Pelicano E Você já ouviu aquela música da Toca de Assis: “Fiel Pelicano”? Já se perguntou por que aquela ave aquática que tem uma bolsa membranosa no seu papo ser uma imagem para ilustrar Cristo? Saiba o quão profundo é esse símbolo que muitas vezes passa por nós despercebido. “Senhor Jesus, bondoso pelicano, Lava-me, eu que sou imundo, em teu sangue. Pois que uma única gota faz salvar Todo o mundo e apagar todo pecado. Ó Jesus, que velado agora vejo, peço que se realize aquilo que tanto desejo;

Que eu veja claramente vossa face revelada, que eu seja feliz contemplando a vossa glória.” A meditação sobre a presença e entrega de Jesus na Eucaristia é associada ao símbolo do Pelicano na Tradição da Igreja há bastante tempo. Mas por que essa associação? Assim o simbolismo do Fiel Pelicano, ou Divino Pelicano, é uma indicação a profunda doação e humilhação de Cristo no sacramento da comunhão, no qual, ele rasga a si próprio e nos dá o seu sangue que é a verdadeira bebida. “Em verdade, em verdade eu vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue,

22 revista digital fogo do céu / 2016


Eucarístico não tereis a vida em vós mesmos. só a Ele poderia assim se nomear, Quem come a minha carne e bebe imagine que qualquer outra criatuo meu sangue tem a vida eterna; ra no universo tivesse a função de e eu o ressuscitarei no último dia. nomear Cristo, daríamos um nome Pois a minha conforme seus “Era crença comum na carne é verda- Antiguidade e na Idade Média atributos, como: deira comida e Senhor, Verbo, que o pelicano abria, com o o meu sangue, Rei dos Reis, etc, bico, uma ferida no próprio verdadeira bemas nunca de bida. Quem peito para alimentar os filhotes Pão, de alimencome a minha famintos, ou até para despertá- to. No entanto carne e bebe foi Ele mesmo los à vida quando mortos” o meu sangue que se nomeou (Raniero Cantalamessa) permanece em e se conclamou mim e eu nele.” (Jo 6, 53-56). como “Novo-Maná”. Geralmente quem se faz alimento, é quem está Ele se fez “Pão do Céu”, ou seja, abaixo na cadeia alimentar, e isso na alimento nosso de cada dia, que natureza é algo humilhante. Posso nutre nossa alma, como descrito ser alimento de qualquer animal a em Jo 6. “Foi o próprio Jesus” – e qualquer momento, e quanto mais

23 revista digital fogo do céu / 2016


baixo na cadeia alimentar pior fica a situação, tanto que os predadores tem como característica notável estar no topo da cadeia alimentar,. Cristo, no entanto, se rebaixou no alimento mais simples, básico e humilde de todos, para nos dar a vida, assim no Calvário, como trigo, triturado, peneirado se fez “Pão da Vida.” Essa comparação tão profunda remonta a muitos séculos de nossa Igreja. Temos até o hino eucarístico: “Adoro te devote”, que foi considerado “composição harmoniosa e genial, rica e simples, que serviu, mais que numerosos livros, para formar a piedade eucarística católica”. Alguns atribuem a composição à São Tomás de Aquino, no qual ele recitou em seu leito de morte. A expressão também aparece no Hino da Liturgia das Horas, que abre o Tríduo Pascal da Paixão e Ressureição do Senhor, nas vésperas da Quinta-feira Maior.

“Memória da morte De Cristo Senhor, Pão vivo, que ao homem dá vida e valor, fazei-me viver de vossa ternura, sentindo nos lábios a vossa doçura Fiel Pelicano, Jesus meu Senhor, lavai-me no sangue, à mim pecador; pois dele uma gota já salva e redime a todo Universo dos laços do crime (...)

Vale muito a penaw “ruminar” esse rico símbolo que a sabedoria da Igreja nos oferece, para meditar sempre essa verdade tão simples e fantástica.

Referências: http://cleofas.com.br/divino-pelicano-eb/

24 revista digital fogo do céu / 2016


i o

ri ado

e oc rea e e c r i a re i a o a de a e orar cada e

ai e ra do e co a o

co o co a ra

do e

ai

ogodoceu.go gmail.com o pe a o a pĂĄ i a o ace oo aceboo .com ogodoceu S i a i

o

a io i a T x o i ia a oo a i i o a-

i

o E a

revista digital fogo do cĂŠu / 2016

i a

ai


#Participe VENHA E TRAGA A SUA FAMÍLIA PRA CONHECER A NOSSA

todo primeiro e segundo sábado às 18h no centro pastoral do santuário nossa senhora aparecida divinópolis/mg


Revista Digital Fraternidade Fogo do Céu - Edição 1