FOCA(TE) Nº56/2023

Page 1

ANO 5 • Nº 56 EU SIGO O CAMINHO DO AMOR... EU SIGO O CAMINHO DO AMOR... MARÇO 2023 MArço 2023

SUMÁRIO MARÇO

3 O acender do foco (editorial)

Eu sigo o caminho do Amor...

4 Jovens em agenda (agenda)

5 Mundo em foco (notícias)

Um ano depois… sem sinais de paz

7 Focos em ação (grupos)

Em Portalegre também estamos a caminho!

8 Cristo Vive (crónica/oração) A corrida

10 A juventude fala (entrevista)

Culturas diferentes, o mesmo caminho de felicidade com Ele

12 Pro-vocação (guia)

PPV - Passar à prática

15 Por outras palavras (poesia) Itinerário Quaresmal

16

Q&A fé (opinião)

Pode haver apenas uma verdade?

17 #Lisboa2023 (JMJ)

Ainda vais a tempo para ser voluntário!

18 Flash cultural (sugestões)

Let There Be Light

19 Why not? (desafio)

Jardim de catos e suculentas

Encontro Nacional Fátima - 2001

Encontro Nacional Fátima - 2022

Revista da Juventude Blasiana - Focos de Esperança

FOCA(TE) • ano 5 • nº 56 • Março 2023

Direção - Angélica Galvão Composição - Imelda Monteiro • Revisão de texto - Alice Cardoso

• Grafismo e design - Fernanda Azuaje-Fidalgo, José Azuaje-Fidalgo • Redação - Deolinda Araújo, Elisabete Puga, Fernanda Azuaje-Fidalgo, Imelda Monteiro, Natália Torres, Sandra Sousa

• Impressão - Deolinda Araújo

• Colaboração - Cristina Reis, Joana Amaral, José Azuaje-Fidalgo

• Difusão - Instituto Secular das Cooperadoras da Família

• Rua Sociedade Farmacêutica, 39, 1150-038 Lisboa, Tel.: 213 513 060, E-mail: j.focosesperanca@gmail.com

2

O ACENDER DO FOCO EDITORIAL

Queridos Amigos e Amigas, Juventude Blasiana Para toda a Família Blasiana, o mês de março tem sempre um sabor tão especial, porque todo ele nos fala do nosso Fundador, o Venerável Pe. Alves Brás – o seu nascimento e batismo; a sua morte; a declaração das Virtudes Heróicas, passo importante no seu processo de Beatificação – tudo aconteceu no mês de março. Por isso, podemos dizer que todos estamos em festa e, a melhor forma de celebrar esta festa, é procurando conhecer mais sobre a vida deste Homem e levar esse conhecimento a outras pessoas. Aceitas o desafio? Mas, o mês de março traznos também logo à memória o Dia do Pai, no dia 19, certo? Pois bem, tenho uma novidade muito bonita para vos dar e que faz a ligação entre este dia que, atualmente e de forma tão natural celebramos, e o cuidado do Pe. Brás com as Famílias e de como ele foi pioneiro nesta festa. Deixemos que seja ele próprio a falar: “Há anos que se vem celebrando, na Festa da Imaculada Conceição, o “Dia da Mãe” (…) Mas porque não se há-de celebrar também o “Dia do Pai”? Não é ele a cabeça, o chefe da família? (…) Celebremos o “Dia do

Pai” e celebremo-lo na festa de S. José porque é, decerto, o dia mais próprio para o celebrar”. (Um Apóstolo da Família – Mons. Joaquim Alves Brás, p. 172). O Pe. Brás, na continuação deste texto, pede com toda a força que se divulgue esta celebração e que ela aconteça nas Famílias, nas Paróquias… em todos os contextos eclesiais, de forma a “prestigiar” o pai e a reconhecer o seu lugar importante na Família, tal como S. José o teve na Família de Nazaré!

Caros Jovens, estamos a viver o Tempo da Quaresma, que nos há-de ajudar a preparar a nossa vida para celebrarmos com Alegria a Festa da Páscoa, a grande Festa dos Cristãos. Que neste tempo, cada um de nós possa reservar alguns minutos do dia para fazer silêncio, para a oração.•

Elisabete Puga

3

03/03

19/03

18-19/03

Receção dos Símbolos

JMJ (Aveiro)

Peregrinação Família Blasiana (Guarda)

24 horas de Oração (Sertã)

23/03 Dia 23 (todas as Dioceses)

25/03

Vigília JMJ (todas as Dioceses)

31 de março a 2 de abril

Retiro para jovens >15 anos, em Fátima

Beato Marcel Callo

19 de março

1921, em Rennes (França). Foi, durante vários anos, acólito e escuteiro. Depois dos estudos, começou a trabalhar como aprendiz de tipógrafo e aderiu à JOC (Juventude Operária Católica). Em 1943, foi recrutado para o serviço de trabalho obrigatório na Alemanha, onde continuou com as atividades da JOC, facto que, em abril de 1944, o levaria à prisão pela Gestapo. Veio a falecer no campo de concentração de Mauthausen, no dia 19 de março de 1945. Foi beatificado pelo papa São João Paulo II, no dia 4 de outubro de 1987. •

4
O Beato Marcel Callo nasceu no dia 6 de dezembro de
jovens em agenda
Março

Um ano depois… sem sinais de paz

Passou um ano sobre o início da guerra na Ucrânia. A 24 de fevereiro de 2022, dias depois de o Kremlin ter reconhecido como

independentes as autoproclamadas repúblicas de Lugansk e de Donetsk, na região ucraniana do Donbass, as tropas russas começaram a invadir a Ucrânia. Aquilo a que o presidente russo, Vladimir Putin, chamou uma “operação especial” para “desnazificar” o país rapidamente se transformou numa invasão em larga escala. As sirenes começaram a soar em toda a Ucrânia, à medida que várias cidades e populações começavam a ser alvo de ataques aéreos russos e os tanques começavam a entrar pelo território ucraniano. E o que ficou de 12 meses de conflito? Dezenas de milhares de mortos, milhões de refugiados e deslocados internos, cidades bombardeadas e completamente arrasadas, uma economia em colapso e um mundo mais perigoso. A guerra regressou à Europa e com ela os horrores que todos considerávamos irrepetíveis. Edifícios habitacionais

bombardeados, hospitais, jardins de infância, corpos torturados espalhados pelo chão, valas comuns, famílias separadas pela morte e pelo medo. O impensável aconteceu e continua a acontecer. Passado um ano, não se vislumbram sinais de paz. Não se trilham caminhos de diálogo.

“Gostaria de apelar aos que têm responsabilidade política, para que façam um sério exame de consciência diante de Deus, que é o Deus da paz e não da guerra”, apelou o Papa Francisco na audiência geral anterior à data do primeiro aniversário da guerra. Embora todo o mundo esteja a viver direta ou indiretamente as consequências desta guerra, é de facto, o povo ucraniano o grande martirizado pelo conflito e aquele que mais urgentemente precisa de paz.

5 mundo em foco
© UNDP Ukraine/Krepkih Andrey
• Imelda Monteiro
6

Em Portalegre também estamos a caminho!

Desde que aconteceu o nosso encontro com outros jovens Focos de Esperança na Covilhã que nos temos vindo a dedicar, sobretudo, à caminhada rumo à JMJ Lisboa 2023.

Reunimo-nos algumas vezes por mês para determinar como iríamos angariar fundos para conseguirmos participar na JMJ. Começámos por fazer rifas, mais tarde, numa barraquinha, à entrada da Obra de Santa Zita, em Portalegre, fizemos uma quermesse com peluches, livros e gomas que encheram as crianças de alegria!

Ainda no passado dia 17 de fevereiro nos juntámos para refletir e caminhar um pouco mais em conjunto. Colocámonos no lugar de um personagem da Bíblia com o qual nos identificávamos e falámos abertamente sobre o tema e sobre o que podíamos melhorar nos nossos atos para podermos evoluir no futuro.

Acabamos sempre por enriquecer os nossos corações com cada encontro!•

7
focos em ação

A corrida

Que mundo herdámos? Que sociedade?

Apresentam-nos um passado difícil, um presente com stress(es), um futuro medroso…! Como olhamos nós para a frente? Incerteza, dúvidas, imprevisibilidade, desconfiança, preocupação…!

O mundo que me apresentaram. A sociedade que conheço. Qual é o mundo e a sociedade que conheceste, que apresentaram?

Muitos jovens falam-me deste (nosso) mundo!

O Papa Francisco desafia...

Queridos jovens, ficarei feliz vendo-vos correr mais rápido do que os lentos e medrosos. Correi «atraídos por aquele Rosto tão amado, que adoramos na sagrada Eucaristia e reconhecemos na carne do irmão que sofre. O Espírito Santo vos impulsione nesta corrida para a frente. A Igreja precisa do vosso ímpeto, das vossas intuições, da vossa fé. Nós temos necessidade disto! E quando chegardes aonde nós ainda não chegamos, tende a paciência de esperar por nós»

Senhor, Ajuda-nos a correr para a frente. Que saibamos correr atraídos por Ti, no alimento da Tua palavra, da Tua mesa. Ajuda-nos a correr para a frente. Que cheguemos, Que cheguemos à frente, frente que avança, frente que transforma. Que cheguemos e esperemos por quem chegará! Senhor, Ajuda-nos a correr para a frente!

8 Cristo Vive
#299, Exortação Apostólica Christus vivit
9
E
Alves
Queremos ter paz? Amemos a Deus!
amemo-nos uns aos outros!... Monsenhor
Brás

Teleana juventude

Teleana Semedo

22 anos, natural Cabo Verde Estudante de Medicina, em Coimbra

Nos seus tempos livres adora caminhar, ver filmes, ouvir música.

No seu dia-a-dia o que a motiva a seguir é a sua vontade de fazer sempre mais e melhor, principalmente na ajuda ao outro.

Está em Portugal desde 2019.

Como te sentes ao estares num país longe da tua origem? Sem a tua família? Sem os teus costumes?

Não tem sido difícil. No início, foi complicado, por ser tudo

novo, pessoas novas, lugares novas, aquela adaptação inicial, mas depois sabendo que se está longe, e que estamos ali por um grande motivo acabamos por nos habituar à ideia. Claro que nos momentos mais especiais, o desejo de estar em casa aumenta e o coração fica mais apertado, mas são coisas que vou conseguindo gerir. Além disso, procuro estar em contato com a minha família sempre que possível. No fundo tento estar perto, mesmo estando longe, trata-se apenas da distância.

A Fé ajudou-te a aproveitar e a superar momentos aquando da tua vinda para Portugal?

10 a juventude fala
à conversa com a
Culturas diferentes, o mesmo caminho de felicidade com Ele

Sim, penso que sim, porque a cada dia, principalmente ao final do dia, ou antes de sair de casa, estou sempre a fazer pequenas orações. Sinto que Ele está comigo a cada passo que dou e, muitas vezes, quando penso que algo não corre tão bem depois vejo que afinal não correu assim tão mal e que efetivamente Ele está sempre comigo em qualquer ocasião e não me deixa perdida.

Além disso, vejo que em coisas simples Ele está na minha vida, por isso em momento algum eu contesto o Seu companheirismo. Eu acredito N’Ele, no amor que nos transmite e que nos impele a transmitir aos outros. Acima de tudo, Deus é amor e ensinounos a amar os outros.

Eu procuro fazer isso e levar isso para a vida! Quando cheguei aqui fiquei muito feliz por ter uma igreja perto de casa, onde poderia ir à Eucaristia.

(risos) Uma coisa curiosa que eu notei é que aqui tinha mais pessoas idosas na igreja e poucos jovens. Fiquei um pouco triste. Em Cabo Verde, quando vais à Igreja vemos muitos jovens e crianças, muito ativas e dinâmicas, a Eucaristia é viva!

E eu fiquei a pensar: Porque é que não se vêem jovens na Igreja? Seria muito gratificante ver os jovens a acreditarem neste amor de Deus e no

caminho de felicidade que Ele sonha para cada um de nós.

Achas que os jovens de hoje estão “adormecidos” ou simplesmente já não O vêem como o grande amor?

Eu penso que estejam “adormecidos”, porque é algo que se procurarmos dentro do nosso coração, nós sabemos que existe, só que agora as pessoas acabam por se distrair com outras coisas. Por exemplo, se estou a estudar só me preocupo com isso. No fundo acabamos por não parar para pensar e refletir e apercebemo-nos que não damos importância ao nosso interior, que também é muito importante.

Achas que consegues transmitir Esperança aos jovens, para que saiam da sua zona de conforto com fé?

Sempre que falo com pessoas que me permitem essa abertura, eu procuro transmitir a esperança às pessoas, a Fé para eles. Eu procuro fazer isto sempre que posso. •

11
a juventude fala
Natália Torres

P R O -V

Caro Jovem chegou a altura de colocar a mão na massa… de passar à prática. É hora de formulares o teu Projeto Pessoal de Vida. Aceitas este desafio?

Indicações Práticas

• Lê bem e procura entender as dimensões que te são propostas;

• Formula este Projeto Pessoal de Vida de forma clara e sucinta, depois de teres refletido, uma manhã, uma tarde (individual/grupo);

• Partilha o teu projeto com o teu catequista/animador padre. Ter alguém que te apoie é uma boa muleta para a sua concretização;

• Estabelece um prazo de 3 meses de durabilidade.. No fim deste tempo avalia os teus sucessos e fracassos. Corrige e melhora o PPV e pede à mesma pessoa para te ajudar a ver melhor a realidade da tua vida. Poderá ser impotante um acompanhamento espiritual ao longo deste período.

Dimensões do PPV

Dimensão humana:

A condição corporal; a condição psicológica; a imagem que se tem de si próprio.

Exemplos: Conheço e aceito o meu corpo? Conheço e aceito o meu temperamento? Sei identificar as minhas qualidades e defeitos? Quais são? Sou fiel e persevero naquilo que me proponho? Tenho de mim mesmo uma imagem positiva ou negativa? Em que momentos se derruba a imagem que faço de mim mesmo?

12
pro-vocação

-V O C A Ç Ã O

Dimensão espiritual:

A imagem zque se faz de Deus; a vida de oração pessoal; a vida sacramental; a leitura dos acontecimentos.

Exemplos: Que imagem faço de Deus no meu íntimo mais profundo? A fé move-me a algum compromisso? Sei e costumo fazer uma leitura da realidade à luz da fé?

Dimensão da relação:

A importância da fraternidade/amizade no processo de vida; as relações interpessoais; a amizade na vida quotidiana.

Exemplos: Compreendo e aceito a importância da vida fraterna e de relações de amizade verdadeiras? Tenho uma visão positiva dos outros? Sou agente de boas relações?

Dimensão do serviço:

A importância de algumas atividades pastorais; o sentido formativo do compromisso assumido; o cultivo da dimensão do serviço.

Exemplos: Com que espírito realizo as minhas atividades apostólicas? Consigo e sei trabalhar em equipa? Como aprecio, valorizo ou critico o trabalho dos outros? Porquê? Se não estou empenhado em algo, porque é que ainda não o fiz?

Dimensão Intelectual:

A formação intelectual e escolar; a formação intelectual e a apetência para o desempenho do serviço assumido, na Igreja e no mundo.

Exemplos: Com que espírito realizo os meus estudos? Que temas me preocupam mais? Aprofundo as questões ou limito-me a passar por elas superficialmente? Como me relaciono com colegas e professores? Procuro adquirir cultura geral? •

Grelha Projeto Pessoal de Vida Sandra Sousa

13
14

Caminho!

Um caminho novo a começar Cada dia, cada hora, cada instante Caminhar porquê? Por onde avançar? Recordo a Palavra: “Eu Sou o Caminho...” Garantia de feliz destino.

Acolher, compreender, compartilhar Os mistérios do caminho

- Dos caminhos no Caminho –Deixar-se conduzir nele por Ele. Por veredas de subida e descida Onde o Amor há-de ser O único, a grande investida.

Rasga-se o caminho quaresmal Onde já estamos a avançar, Num caminhar não isolado, Vamos juntos com aqueles Que caminham ao nosso lado.

Chama-nos o cimo, a meta Avancemos olhando em redor Deslumbra-nos a paisagem Tal como numa excursão.

Ainda que seja duro o percurso Fixamo-nos no alto, no final Onde, aí sim, nosso olhar Nosso ser vai repousar, extasiar.

Não paremos no caminho

Por vezes árido, feito sem luz Lá, o final surpreende, compensa Jesus abraça-nos na Sua Cruz.•

15 por outras palavras
Deolinda Araújo
Itinerário quaresmal

Q & A

Pode haver apenas uma verdade?

A verdade é algo que é objetivamente verdade e, portanto, não depende do que as pessoas pensam sobre isso. Jesus disse que ele mesmo era a verdade (Jo 14,6).

A verdade que Jesus nos ensina e incorpora é objetivamente verdadeira e, portanto, não depende do número de pessoas que acreditam nele. Jesus ensina-nos que Deus nos criou, que nos ama muito e que espera que digamos “sim” ao seu convite para ser feliz com ele no céu.

A verdadeira religião consiste no serviço do único Deus verdadeiro. Que Deus é um, é a verdade em si. E assim, como sem essa verdade não há outra verdade, assim também sem o único Deus verdadeiro não há outro Deus verdadeiro. Por que uma verdade é uma divindade. E assim não podemos dizer verdadeiramente que existem dois deuses verdadeiros, assim como a própria verdade não pode ser naturalmente separada.”

16 “ Q&A fé
QUESTIONS ANSWERS
?? ?

Para um evento desta magnitude é necessário o apoio de todos e o papel dos voluntários é essencial. Ao longo das Jornadas os voluntários vão desempenhar diferentes funções, destacando-se a entrega e ajuda para o sucesso deste evento.

O que é necessário para ser voluntário central na JMJ?

• Ter mais de 18 anos à data de 23 de Julho de 2023

• Ter disponibilidade toral nos dias 23 de julho a 7 de agosto de 2023, em Lisboa.

Como podes fazer a tua inscrição?

Todas as informações no vídeo e no site oficial da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

https://www.youtube.com/watch?v=mZpzjBRg5oE&t=112s

https://www.lisboa2023.org/pt/ser-voluntario

Tu podes fazer a diferença e acredita: será uma experiência única na tua vida!

Boa caminhada até Lisboa 2023!

17 #lisboa2023 Ser voluntário!

Let There Be Light

Título: Let There Be Light

Direção: Kevin Sorbo

Género: Drama

Ano: 2017

Duração: 100 min.

Sinopse

Neste filme acompanhámos a vida do Dr Solomon Harkens, um autor e comentador televisivo que vive da sua postura controversa através dos constantes ataques que faz contra Deus. Contudo, há uma razão para esta raiva: a perda de um filho com cancro. Embora sendo um incrédulo, a sua ex-mulher Katy continua a rezar por ele.

Após um terrível acidente de carro a sua vida sofrerá uma reviravolta, uma visão do seu filho leva-o numa viagem à procura da Verdade e de significado para a sua vida.

Um filme que mostra como o poder do amor de Deus consegue lançar luz no coração de uma pessoa, apesar da escuridão.

18 flash cultural
Sugestão musical
You
Giving
Billy Preston
Can’t Beat God

Jardim de catos e suculentas

As plantas adoram água, certo? Bem, nem sempre. Algumas, como os catos e as suculentas, não precisam de muita água. Elas armazenam água nas suas folhas grossas. Estas plantas são ótimas para ter em casa, desde que lhes consigas arranjar um lugar junto a uma janela. Podem não precisar de muito água, mas precisam de MUITO sol.

É bom ter plantas!

Tal com o as árvores, as plantas interiores produzem oxigénio e absorvem dióxido de carbono. Mesmo um pequeno jardim de suculentas pode ajudar a purificar o ar da tua casa. Há até quem diga que as plantas nos fazem sentir felizes!

Cuidar de uma suculenta

As suculentas só precisam de água até que a terra do seu vaso esteja húmida, depois só voltam a precisar de água quando a terra estiver completamente seca. Durante o inverno precisam de menos água. Pede ajuda a alguem do centro de jardinagem para escolher o melhor tipo de terra para a tua suculenta preferida.

19 why not?

Onde quer que estejas ESTAMOS TODOS a caminho!

@juventude.blasiana
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.