FOCA(TE) Nº51/2022

Page 1

ANO 4 • Nº 51 SETEMBRO/OUTUBRO 2022 LEVANTA-TE E ACOLHE!LEVANTA-TE E ACOLHE! SETEMBRO/OUTUBRO 2022
2 3 O acender do foco
e
4 Jovens em agenda
5 Mundo em foco
7 Focos em ação (grupos) Vem
8 Cristo Vive
Não
10 A juventude fala
Voluntariado
12 Pro-vocação
Um
15 Por outras palavras
Levanta-te! 16 Q&A fé
Criação
17 #Lisboa2023
Peregrinação dos
+
18 Flash cultural
Filme: Grace Unplanned 19 Why not?
e design - Fernanda
José
Puga, Fernanda
,
(editorial) Levanta-te
acolhe!
(agenda)
(notícias) Tempo para escutar a voz da Criação
aí a JMJ! Estás preparado?
(crónica/oração)
sei pensar tais temas!…
(entrevista)
que marca e que impulsiona ao caminho
(guia)
projeto para a vida
(poesia)
(opinião)
ou coincidência?
(JMJ)
Símbolos
Voluntários
(sugestões)
(desafio)
amigo do ambiente enquanto lavas a roupa Revista da Juventude Blasiana - Focos de Esperança FOCA(TE)
ano 4
nº 51
setembro/outubro 2022 Direção Angélica Galvão Composição - Imelda Monteiro
Revisão de texto - Alice Cardoso • Grafismo
Azuaje-Fidalgo,
Azuaje-Fidalgo
Redação - Deolinda Araújo, Elisabete
Azuaje-Fidalgo
Imelda Monteiro, Natália Torres, Sandra Sousa • Colaboração - Cristina Reis, Joana Amaral, José Azuaje-Fidalgo
Impressão - Deolinda Araújo • Difusão - Instituto Secular das Cooperadoras da Família • Rua Sociedade Farmacêutica, 39, 1150-038 Lisboa, Tel.: 213 513 060, E-mail: j.focosesperanca@gmail.com
Grupo Coimbra Dezembro 1996 Grupo Aveiro 2001
SUMÁRIO SETEMBRO / OUTUBRO

O ACENDER DO FOCO EDITORIAL

É hora de levantar e recomeçar…

Ensaiar novos voos, que te podem levar a novas e belas paragens. Levanta-te! É hora de levantar e acolher… Este é o Ano, o grande Ano da JMJ Lisboa 2023! Este é o tempo de alargar o coração. Alargar…para acolher! Acolher Jesus (a Vida!) que quer fazer morada em ti… Acolher o irmão, a irmã que vive ao teu lado E que ainda não descobriu o quanto é especial, O quanto o mundo precisa de si.

É hora de acolher… Tantas vidas que sonham, Que se esforçam, que já se levantaram, E têm Lisboa, agosto de 2023, No horizonte e no coração. A ti, a mim, cabe acolher! Preparar espaço no coração Para que cada um se sinta em casa E, juntos, possamos percorrer este caminho.

Caminho de encontro… …do “eu” mais profundo, …do “tu” que caminha ao meu lado …e do ELE que sempre está presente! Levanta-te e parte apressadamente! Como Maria, a Jovem de Nazaré, Que, sem cálculos, nem “se”, nem “mas” Acolheu a Vida na sua vida E correu para A partilhar. Levanta-te! Corre apressadamente! Acolhe… com Amor! • Elisabete

3

Setembro/Outubro

1/10

Chegada dos Símbolos da JMJ (Porto)

1/10 Arraial Jardim da República (Santarém)

10 a 11/10 #GetReady (Setúbal)

20 a 23/10 WYD Global Race (online)

22 a 23/10

Peregrinação Juventude Blasiana (Fátima)

23/10 Dia 23 (todas as Dioceses)

31/10 Chegada dos Símbolos da JMJ (Setúbal)

22 e 23 de outubro Para jovens > 14 anos (começa às 10h30, na Pia do Urso)

São João Paulo II (Karol Wojtyla) nasceu em 18 de

São João Paulo II 22 de outubro

maio de 1920, em Wadowice (Polónia). No contexto da II Guerra Mundial, amadure ceu a sua vocação ao sacer dócio e, em novembro de 1946, foi ordenado presbíte ro. No dia 16 de outubro de 1978, com 56 anos de idade, foi eleito Papa. Visitou 129 países, durante o seu pon tificado, e, em 1984, criou a JMJ (Jornada Mundial da Juventude). Faleceu no dia 2 de abril de 2005 e foi canonizado em 27 de abril de 2014. •

4
jovens em agenda
Ilustração de Christopher Sousa

Tempo para escutar a voz da Criação

De 1 de setembro a 4 de outubro a Igreja Católica convida à vivência do ‘Tempo da Criação’. Uma celebração ecuménica de oração e ação pela Casa Comum que começou com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação (1 de setembro) e termina a 4 de outubro (dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia). O ‘Tempo da Criação’, este ano sob o lema “Escuta a voz da Criação”, é uma oportunidade de reler e refletir a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e, ao mesmo tempo, promover mudanças e transformações no cuidado com o meio ambiente. Que o tema deste ano “possa fomentar em todos um compromisso concreto para cuidar da nossa Casa Comum. À mercê dos nossos excessos consumistas, a irmã mãe terra geme e nos implora que paremos com os nossos abusos e com a sua destruição”, afirmou recentemente Francisco a propósito desta celebração. Na mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação o Papa apelou a uma ação “urgente” da comunidade internacional para travar os efeitos das

alterações climáticas e evitar uma “catástrofe ecológica”. Limitar o aumento da temperatura a 1,5 graus celsius para reduzir, com maior urgência possível, as emissões globais de gases com efeito estufa é uma tarefa para todas as nações e todos os povos. O Papa relembrou as alterações climáticas, cada vez mais intensas e frequentes, que se refletem nas secas, inundações, furações e vagas de calor. Uma realidade que se constata todos os dias Neste ´Tempo da Criação’, o Papa pede para que se reze pelas próximas cimeiras internacionais. Em novembro decorre no Egito a cimeira sobre o clima, a COP27, e em dezembro terá lugar no Canadá a COP15 sobre a biodiversidade. •

5 mundo em foco
Imelda Monteiro
6

Vem aí a JMJ! Estás preparado?

No dia 16 de setembro na Escola Profissional de Agentes de Serviço e Apoio Social, em Lisboa, deixei o meu testemu nho enquanto Foco de Espe rança a caminho da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023. De facto, poderíamos pensar que esta é a notícia do século para Portugal e po deríamos assumir que todos os jovens já sabem sobre este mega evento que junta milhões de jovens em todo o mundo, mas a verdade é que isso não é verdade! Apesar de ter sido notíciado em todas as televisões e da internet es tar invadida de fotografias e posts sobre isso, ainda exis tem muitos jovens que não sabem acerca deste aconte cimento único no nosso país. Eu constatei isso, perante uma amostra de mais de uma centena de jovens. E tu? Já reparaste nisso? Quantos não há à tua porta, na tua escola, no grupo, que não saberão?... Vem aí a JMJ! Estás prepa rado? Estás preparado para acolher? Estás preparado para fazer parte disto? Estás preparado para escutar Jesus e receber o Papa? - Hah mas ando afastado da Igreja. Hah e tal Jesus não me diz nada. Hah mas não

sou católico. Hah e tal tenho demasiadas coisas para fazer. Tantas desculpas que podes arranjar para não te envolver. Vais mesmo querer ficar de fora?

Eu participei na JMJ Madrid 2011 e isso mudou a minha maneira de olhar o mundo, de estar no mundo e de me relacionar com outras cultu ras. Transformou-me! É uma experiência inexplicável que só quem a vive sabe. Eventualmente, poderia arranjar muitos argumentos para te convencer a ir, mas não o vou fazer, pois gostaria que tu tirasses as tuas conclu sões após essa experiência. Só não quero que não te arre pendas por não teres partici pado porque não sabias. Por isso, a única coisa que te quero dizer é: vem aí a JMJ!

7 focos em ação
Angélica
Galvão

Não sei pensar tais temas...!

A Escola já começou. Como encontraram a vossa escola? A minha … Que vos dizer?!

Parece que não me encaixo … nas pessoas da minha idade! Falam de temas que nem sei pensar … No outro dia cheguei e o tema era sobre sexualidade. Todos os temas: homo, trans,…!

Que grande discussão pairava entre os meus colegas e eu … impressionado, incrédulo! Não sei pensar tais temas …! Tenho 15 anos! Que escola é a minha? Acontece convosco?

O Papa Francisco lembra que … Deus criou-nos sexuados. Ele próprio «criou a sexualidade, que é um presente maravilhoso para as suas criaturas». Dentro da vocação para o matrimónio, devemos reconhecer, agradecidos, que «a sexualidade, o sexo, são um dom de Deus. Sem tabus. São um dom de Deus, um dom que o Senhor nos dá. E fá-lo com dois propósitos: amar-se e gerar vida. É uma paixão, é o amor apaixonado. O verdadeiro amor é apaixonado. O amor entre um homem e uma mulher, quando é apaixonado, leva-te a dar a vida para sempre. Sempre. E a dá-la com corpo e alma»

#261, Exortação Apostólica Christus vivit

Senhor Jesus, Ajuda me a seguir Te. Na confusão dos tempos, Na discussão dos temas, No comentário das notícias Na conversa entre nós, os colegas, Senhor Jesus, Ajuda me! Sê o meu guia, Sê o meu norte!

8 Cristo Vive

Monsenhor Alves Brás

9
“Somos pobres, sem grande capacidade, mas se formos almas de oração fervorosa e confiante, poderemos fazer prodígios e maravilhas”

à conversa

com a

juventude

Joana

Voluntariado que marca e que impulsiona ao caminho

Joana Alves, 17 anos Natural de Lisboa Queluz Estudante, a caminho do mundo da Enfermagem. Faz parte do grupo Focos de Esperança da Estrela e faz voluntariado na Obra de Santa Zita, na Estrela, colaborando na animação dos idosos. Adora desporto e tenciona voltar ao ativo.

“Ultimamente o que me move é saber que aquilo que dou de mim é útil para o outro e que há pessoas que gostam daquilo que faço”, afirma. O voluntariado com os idosos faz-lhe sentir isso e vê nisso a sua força e garra para evoluir.

Já alguma vez participaste numa Jornada Mundial da Juventude? Tens interesse em participar na próxima, em Lisboa 2023?

Nunca participei, gostava de o ter feito, mas como foram sempre em países distantes, não tinha autorização para ir. Quanto ao evento em 2023 em Lisboa, acho que vai ser inte ressante e sendo no meu país, acho que vai ser vivido com uma emoção diferente.

Estás a efetuar algum tipo de preparação? Sim, eu pertenço ao grupo de Focos de Esperança, na Estrela, e temos feito encontros quinze nais, onde temos conversado sobre o que são as jornadas, o seu objetivo. Temos trabalha

10 a juventude fala

do as catequeses propostas pela organização da JMJ, mas ainda temos uma longa cami nhada durante este ano até agosto.

O que sentes ao saber que vais participar na JMJ, numa semana que irá ser intensa?

Sinto que é uma grande res ponsabilidade, até porque vêm imensos jovens de outros países e temos de os acolher e fazê-los sentirem-se em casa, uma vez que vão estar num país que não é a “casa deles”. No entanto, acho que vai ser uma tarefa fácil, pois vamos estar todos ali com o mesmo propósito e estou bastante ansiosa para sentir o evento, uma vez que nunca o vivi tão de perto e presente no recinto. Estou com bastante expec tativa e certamente que vou gostar!

Achas que as JMJ 2023 te vão fazer crescer na fé?

Eu penso que sim, não só pelo facto de serem várias culturas diferentes juntas no mesmo local, mas porque a garnde maioria dos participantes se rão jovens cristãos.

Acho que posso aprender muito com os outros e é o que quero: crescer, aprender e ten tar entender bem, pois a forma como se celebra aqui, pode ser

diferente da dos outros países. O objetivo é crescer na fé e crescer como pessoa!

Achas que de alguma forma o voluntariado na Obra de Santa Zita te influenciou e te vai ajudar a pensar na JMJ de uma outra forma?

Eu penso que sim. Antes de começar a fazer voluntariado, não pensava muito, nem dava muita importância à JMJ, mas agora que aqui estou e convivo com pessoas que vivem a fé de uma forma mais intensa, o ambiente tornou-se diferente, mais focado na JMJ Lisboa. Gosto de estar aqui, pois é um lugar que me ajuda a pensar naquilo que sou e naquilo que sonho ser.

Achas que vais conseguir trazer a alegria da JMJ aos idosos do lar? Vou aproveitar ao máximo a Jornada e a experiência que vou viver. Depois tentarei testemunhar aquilo que viverei de forma a que eles sintam e se alegrem como se lá estives sem. São pessoas que tam bém se interessam pelas tuas histórias e experiências, pois é uma forma de viajarem. Alguns destes idosos, com a sua fragi lidade, não se podem deslocar até ao exterior! •

11
a juventude
Natália Torres
fala

P R O -V

Um projeto para a vida… Uma vida com projeto

Nos tempos de hoje fala-se bastante em projetos: existem pro jetos arquitetónicos, projetos paisagísticos, projetos educativos, projetos pastorais, projetos de formação permanente, etc. Se observarmos bem, muitas vezes é a mesma pessoa que está envolvida em tantos projetos, mas, no fundo, todos os projetos nascem de um objetivo comum que é a vontade em fazer uma proposta de construção ou a finalização de algo que já está a ser realizado. Neste sentido, também podemos falar de um projeto pessoal de vida, que não é outra coisa que uma forma mediada para dar um impulso à vida e à missão. Toda a pessoa só se entende num crescimento em maturidade, na procura do entendimento-de-si (quem sou?) e o que quer mais-de-si mesmo (o que quero?).

Com o uso do termo “projeto” entende-se a pessoa em forma ção e consciente do seu papel ativo e responsável diante do chamamento à vida. Assumir a vida como um projeto e ter a ousadia de a projetar é fazer um caminho de construção interior, conhecimento e relacionamento com Deus, tornando-0 força e impulso para as diversas dimensões da vida. Esta projeção nas ce de uma vontade de caminhar com mais seriedade e verdade e em viver a própria identidade em diálogo consigo próprio, com os outros com quem se relaciona e com Deus como fonte e fim deste projeto.

Fazer um projeto é também organizar o caminho da vida para uma meta que se quer alcançar. Este espaço, mensalmente, procurará ajudar-te neste caminho.

12
pro-vocação

-V O C A Ç Ã O

Viver em chave de projeto

Viver em chave de projeto significa coloca-se diante de um pla no de verdade procurando fazer escolhas autênticas. Implica chegar a conhecer-se e a aceitar-se como se é e a dis cernir a profundidade do coração. Como ponto de partida e de chegada para um projeto pessoal, deve-se ter sempre presente o projeto de Deus para o Homem e esse ser o polo de atração a atingir. Caso contrário, não é um ideal claro e grande, mas corre-se o risco de confundir como ide al de vida as próprias opções e conveniências. Viver em chave de projeto é ainda colocar, no sentido da aceita ção do projeto primário de Deus, as questões mais importantes a responder:

• Quem sou eu e o que quero ser? Que ideia tenho de mim?

• O que desejo verdadeiramente e que passos deverei dar para o concretizar?

• Que imagem tenho de Deus? Qual a importância dos outros no meu caminho? Quais foram as etapas mais importantes da minha vida até ao momento atual?

• Que faço eu neste mundo? Qual o sentido da minha vida?

Estes temas / questões são interessantes para ti, mas tens dúvidas? Queres saber mais? Terei todo o gosto em estar ao teu lado a conhecer mais.

Tomamos um café?

Conta comigo para caminhar contigo nesta aventura. •

13
Sandra Sousa
14

Sabendo que “há pressa no ar” Que mais poderei dizer: Levanta-te, apressa-te, arrisca, Quem não arrisca, não caminha Levanta-te! Não fiques na varanda a ver.

Aproxima-te da vida Dos outros, dos seus problemas Faz barulho, faz-te ouvir Nem sempre nos basta olhar, Não queiras ficar parado Só pelo medo de errar

Errar faz parte do caminho Faz-nos pensar, mudar, melhorar; Perceber não estar sozinho; Entrar na vida, ser protagonista Um futuro diferente, melhor, edificar.

Três linguagens tens pra usar: Pensar bem, ouvir melhor, fazer bem Um plano altamente contracorrente, Há mesmo pressa em “conectar”.

Depois... bom... Depois junta a tua poesia O que tens em ti, o melhor, A poesia da criatividade A tua originalidade Então: Levanta-te! Acolhe com amor. •

15 por outras palavras
Levanta-te!
Deolinda Araújo

Q & A QUESTIONS

ANSWERS

???

Criação ou coincidência?

Algumas pessoas pensam que a Igreja se opõe à ciência e que os cristãos devem, portanto, negar o Big Bang. Na verdade é o contrário!

A teoria do Big Bang foi sugerida pela primeira vez por um pa dre católico, Georges Lemaître, tendo recebido reconhecimento oficial da Igreja. A ideia do Big Bang combina muito bem com a crença de que Deus criou o mundo “ex nihilo” (do nada).

Perante este Universo em que estão patentes uma tão complexa organização dos seus elementos e uma tão maravilhosa orientação final na sua existência, falar de acaso seria o mesmo que abdicar de procurar a explicação do mundo tal como se nos apresenta. De facto, isto seria o mesmo que aceitar efeitos sem cau sa. Tal significaria a renúncia do entendimento huma no, que assim rejeitaria o pensamento e a procura de uma solução para os problemas”.

16
Q&A fé
João Paulo II

Se ainda não passaram pela tua Diocese, anota na tua agenda o mês em que isso vai acontecer!

O que é um voluntário da JMJ?

Um voluntário da JMJ é alguém que colabora com o seu tempo, alegria e capacidades para que outros jovens sejam bem acolhidos na JMJ.

Com que idade posso ser voluntário? Entre os 18 e os 35 anos.

O que faz um voluntário da JMJ? Poderá desempenhar várias funções, como fazer o check-in, prestar informação ou encaminhar peregrinos para espaços, dar apoio na montagem de eventos, elaborar traduções, apoiar no transporte, distribuir água ou comida, limpeza, serviços técnicos, cuidados de saúde, entre muitas outras necessidades.

A JMJ precisa de ti! Inscreve-te como voluntári@ www.lisboa2023.org

17 #lisboa2023
Peregrinação dos Símbolos Jornada
Mundial da Juventude
Out 2022 – Porto Nov 2022 – Setúbal Dez
– Forças Armadas e Segurança Jan 2023 – Viana do Castelo Fev 2023 – Braga Mar
– Aveiro Abr
– Coimbra Mai 2023 – Leiria-Fátima Jun
– Santarém Jul
2022
2023
2023
2023
2023
Lisboa Call Voluntários

Grace Unplanned

Título: Grace Unplugged

Direção: Brad J. Silverman

Género: Músical

Ano: 2013

Duração: 102 minuto

Sinopse

O filme que destacamos este mês tem como inspiração a parábola do Filho Pródigo. Conta a história de Grace, uma jovem de 18 anos, filha de um cantor famoso, que sonha com a fama e o sucesso em cima de um palco. Após a visita de um antigo produtor do seu pai a casa, ela decide ir atrás do seu sonho, mesmo que isso implique dar as costas, a sua família, amigos e fé. Sem Deus na nossa vida tudo o sucesso e fama torna-se insignificante, será que ela conquistará tudo o que deseja ou continuará a faltar a peça principal da sua vida? Encontrará o caminho de regresso a casa?

Sugestão musical

AJ Michalka All I’ve Ever Needed

18 flash cultural

Sê amigo do ambiente enquanto lavas a roupa

Aquela pilha de roupa para lavar não pára de crescer? Lavar a roupa não é nada divertido, mas ser amigo do ambiente é! Se seguires as dicas que aqui te deixamos, vais ver que da próxima vez que a tua família for pôr roupa a lavar te vais divertir.

Usa água fria para lavar a roupa (pede ajuda para ajustar a temperatura na máquina).

Enche a máquina da roupa até ao limite. Espera que o cesto da roupa esteja cheio ou junta a tua roupa com a de alguém lá de casa.

Em vez de usares a máquina de secar roupa, estende-a numa corda ou estendal.

O NARIZ SABE

Antes de atirares com a roupa para o cesto, cheira-a. Se não cheira mal, nem está suja, então não precisa de ser lavada, sobretudo se só a usaste durante umas horas.

19 why not?

Onde quer que estejas ESTAMOS TODOS a caminho!

@juventude.blasiana
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.