4 minute read

KITE BUNGALOW

Next Article
FLORIPA

FLORIPA

ONDE FICAR EM IBIRAQUERA PARA VELEJAR KITSURF?

Nesta seção sugerimos Pousadas que seus donos são velejadores de Kitesurf!

Fun House Ibira

Fotos do Novo Campeche e do Riozinho– Alex Mello

Nesta Seção mostramos um pouco do que rola na areia das prais onde os Riders estão velejando! Falamos também sobre sinalizar a Área de Kite!

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Esportes, com o Secretário Ed Pereira Jr, sinalizou uma ÁREA RESERVADA PARA KITESURF de 80 metros de extensão, próxima da saída da trilha da Casa Di Praia Layback / FKC - Floripa Kite Clube, EM 2022.

O motivo de sinalizar uma Área de Kite, para Decolagens e Pousos dos Kites, é para a SEGURANÇA DOS BANHISTAS!

O Kitesurf existe há 26 anos aqui em Floripa, e na Praia do Campeche, no Verão fica com muita gente.

Teve dias com excelentes condições de vento e ondas para a prática do Kitesurf e quando chegam cerca de 20 a 30 Riders na Praia, para decolarem seus Kites no meio de Guarda-sol, e pessoas temos Riscos (é a probabilidade ou chance de acontecer um acidente) e Perigo (é uma condição ou um conjunto de circunstâncias que têm o potencial de contribuir para um acidente) de diversos tipos acidentes, e já tivemos alguns pequenos incidentes (é uma ocorrência inesperada mais branda do que acidente).

O Kite (a pipa) tem 22 a 24 metros de linhas que precisam ser esticados para que o Rider decole ou seja, um espaço de 80m de extensão é excelente para uma decolagem com Segurança, em 11 Km de Praia da Joaquina até o Morro das Pedras, ou seja, existe 10,2Km para os Banhistas colocarem suas cadeiras, coolers e guarda-sol.

A Praia do Novo Campeche foi escolhida como Piloto de um Projeto visando existir uma Área de Kitesurf, para reunir os Riders, e nesse espaço quando demarcado, os Banhistas começaram a respeitar, por ter a sinalização e a AMOCAM apareceu um dia de chuva e pôs tudo abaixo, as placas e bandeiras, mostrando total ignorância dos potenciais Riscos de Acidentes entre os Kites e Pessoas!

Como será resolvido esse impasse?

Precisará de uma Lei para efetivar as Áreas de Kite, em algumas Praias de Floripa, antes de um Acidente grave?

A Prefeitura e a Secretaria de Esportes tem mais voz do que a Associação de Moradores do Campeche?

A Praia do Campeche é Excelente para a prática do Kitesurf e estamos falando de Segurança para Todos.

Assista a Entevista com Nícolas Caleffi, num bate papo na GoKite, Lagoa da Conceicão, com Alex Mello.

Entevista com Nícolas Caleffi Por Alex Mello

Idade: 15 anosVeleja desde 9 Maior altura

Nícolas qual foi a maior altura que você já saltou no Big Air? Cara Foi 100 metros num vídeo aqui na Lagoa!

Hey Dudes, bem-vindos a esse nosso novo espaço! Aqui vamos poder “filosofar” sobre estilo de vida, como viver uma vida equilibrada e os ensinamentos que a gente pode levar do kitesurf, e do esporte em geral, para nossa vida profissional.

Como esse é nosso primeiro contato, vamos começar do começo: que raios é Live Hard?

Live Hard é uma expressão que eu uso há muitos anos, com amigos e pessoas próximas, fazendo uma analogia e contraponto com aquela famosa expressão Work Hard.

Quem nunca ouviu algum desses conselhos: “se o nosso concorrente acorda às 6h, vamos acordar às 5h”, “se não trabalhar duro, nunca vai ter sucesso”, “se não ficar 18h/dia no trabalho não vai ser reconhecida ou ganhar aquela promoção”...

Quem nunca se sentiu culpado por estar tendo um momento de lazer ao invés de estar produzindo algo para o trabalho?

De tanto passar por isso, acabamos condicionados a entrar numa corrida sem fim, buscando alta produtividade, alta performance, super competitividade, etc.

Nessa corrida insana por produtividade na nossa carreira e vida profissional, acabamos negligenciando outros aspectos da nossa vida como um todo.

Num primeiro momento, especialmente quando estamos recém entrando no mercado de trabalho, isso parece uma boa ideia! Mas, com o tempo, isso pode levar a diversos problemas nos relacionamentos ou de saúde, até mesmo um vazio interior. Temos vários exemplos de executivos muito bem-sucedidos abandonando suas vidas corporativas por desgaste, ou muitas pessoas que literalmente piraram a cabeça durante a pandemia!

Quem nunca focou tanto no trabalho que acabou ficando sem energia para amigos, família, ou outras atividades?

E é exatamente nesse ponto que entra o conceito do Live Hard, que é bem simples diga-se de passagem. Enquanto o Work Hard prioriza o trabalho e sucesso profissional acima de tudo, o Live Hard prioriza nossa vida acima de tudo.

O foco é a gente olhar para a nossa vida como um todo e buscar um equilíbrio para todos os pilares. Trabalho é importante? Sim! Mas não pode ser a única coisa que devemos focar nossa energia, e ele precisa estar alinhado com todos os demais pilares para não ficarmos com aquela sensação de vazio.

Quando falamos em estilo de vida (um dos temas centrais da revista), estamos falando sobre o modo como uma pessoa conduz sua vida, incluindo suas prioridades e escolhas em pilares como alimentação, exercícios, lazer, hobbies, trabalho e vida social. Quando falamos em equilibrar nosso estilo de vida, é fazer com que todos esses pilares andem em conjunto e nenhum se sobreponha ao outro. Ou seja, não ser radical em nenhum ponto. No final das contas, somos seres humanos e temos necessidades emocionais, sociais, familiares, etc...

Mas e onde entra o kitesurf nisso tudo? Simples, já viu uma pessoa sair d’água de mal humor depois de horas de velejo?

O esporte, seja ele qual for, tem um papel de extrema importância nessa jornada em busca do equilíbrio, afinal proporciona uma experiência única de bem-estar, prazer e realização pessoal.

Tirar um momento do dia para praticar um esporte, especialmente ao ar livre, nos permite liberar o stress, esvaziar a cabeça, e voltar renovados para nossas atividades. Além de melhorar nosso humor, o esporte nos acolhe em uma comunidade de praticantes, facilitando conexões onde quer que a gente vá, por um simples ponto em comum: o prazer em praticar uma atividade.

Para muitas pessoas, encontrar um tempo para a prática de uma atividade é um desafio em meio a uma rotina turbulenta de trabalho, projetos e entregas profissionais. Mas preciso lembrar vocês que não é uma questão de tempo, e sim de prioridades/escolhas.

Acredito que todos aqui compartilhamos desse mesmo vício que é o kitesurf e, muitos, se identificam com algum ponto desse devaneio que eu trouxe para nossa primeira edição. Nas próximas, vamos filosofar um pouco mais sobre essas questões e várias outras do nosso estilo de vida.

Até a próxima!

This article is from: