Livreto XIV Festival de Violão da UFRGS

Page 1

FE STI V AL XIV V I OL ÃO DE DA UFRGS

16 a 20 de

oficinas masterclasses concertos palestras

AGOSTO de 2023

Ao iniciar a redação deste texto, tive a curiosidade de consultar, em dois renomados dicionários da língua portuguesa, como ambos definem a palavra “festival”. Estranho não ter-me ocorrido esta ideia antes; afinal, este é o 14º festival que organizo. Naturalmente, ao pensar em um festival de música, nos vem à mente uma série de espetáculos que ocorrem durante um período determinado. Mas a primeira definição nas duas fontes que consultei é a que alude à etimologia da palavra: “festa de grandes proporções; festividade”.

interessante que ambas concepções não são excludentes. O Festival de Violão da UFRGS é uma série de espetáculos musicais com abrangência internacional, mas é também uma série de atividades didáticas, um momento de convivência, de imersão neste instrumento tão fascinante, em suma, uma verdadeira festa do violão. É assim que sinto o festival e — pelo que me comentam os muitos artistas que nele se apresentaram, bem como os alunos das diversas edições do evento — esta imagem festiva é a que permanece marcada na memória de quem teve o privilégio de participar deste convívio.

em 2023, não será diferente. Produzido pelo Programa de Extensão em Violão do Departamento de Música da UFRGS, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e do Programa de Pós-Graduação em Música, o XIV Festival de Violão da UFRGS contará com a presença de grandes expoentes mundiais do instrumento. A programação internacional inclui os premiados violonistas Giovanni Accadìa (Itália) e Eduardo Castañera (Argentina/Brasil), bem como o renomado professor Thomas Patterson (Estados Unidos). Do Brasil,

É

teremos a participação de Thiago Colombo (UFPEL), Luiz Mantovani (UDESC), Teresinha Prada (UFMT), Alisson Alípio (UNESPAR), Flavia Prando (SESC-SP) e Marcos Kröning (UFSM), além dos professores de violão da UFRGS e seus convidados. Em parceria com o Farol Santander, pela primeira vez em várias décadas será apresentada na íntegra em Porto Alegre a Suite Picnic, do célebre compositor francês Claude Bolling.

Todos

os cursos, bem como os concertos realizados no Instituto de Artes da UFRGS, terão entrada franca. Assim, a UFRGS reafirma seu compromisso em estender, a toda a comunidade, seu conhecimento e sua arte. É um presente da universidade à cidade de Porto Alegre e aos muitos alunos que nos visitam de diversas partes do país e do exterior.

Para

concluir, quero agradecer de coração aos professores convidados e aos diversos setores da UFRGS responsáveis pela realização do festival. Sem eles, um evento deste porte não seria possível.

desejo a todos um ótimo festival.

Coordenador do XIV Festival de Violão da UFRGS

Prof. Dr. Daniel Wolff

PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA, 16 DE AGOSTO

20h

Concerto de abertura com Thiago Colombo e Marcos Ara új o ( com L eonardo Winter e Daniel Wolff )

Auditorium Tasso Corrêa

QUINTA-FEIRA, 17 DE AGOSTO

9h30

14h

Masterclass com Thiago Colombo (150 min)

Auditorium Tasso Corrêa

Palestra com Teresinha Prada: “Apontamentos sobre o violão clássico em Portugal” (90 min)

Auditorium Tasso Corrêa

16h

Oficina com Eduardo Castañera: “Como aplicar o método ‘Violão prático’ no seu repertório atual” (90 min)

Auditorium Tasso Corrêa

20h

Concerto com Daniel Wolff, Ayres Potthoff, Catarina

Domenici, Everson Vargas e Ricardo Arenhaldt. Dentro da série “O mundo do violão”.

Farol Santander

SEXTA-FEIRA, 18 DE AGOSTO

Masterclass com Thomas Patterson

9h30 14h

Auditorium Tasso Corrêa

Masterclass com Giovanni Accadìa

Auditorium Tasso Corrêa 16h

Concerto com Flávia Prando e Teresinha Prada

Auditorium Tasso Corrêa 20h

sábado, 19 DE AGOSTO

9h30

14h

Masterclass com Luiz Mantovani (150 min) Auditorium Tasso Corrêa

Palestra com Flávia Prando:

“Violões na Velha São Paulo (1868-1932)” (90 min) Auditorium Tasso Corrêa

16h

Palestra com Thomas Patterson: “Estudando música nos Estados Unidos: cursos, currículos, bolsas” (90 min) Auditorium Tasso Corrêa

20h

Concerto com Alisson Alípio e Marcos Kröning Corrêa Auditorium Tasso Corrêa

16h

20h

Giovanni Accadìa

Auditorium Tasso Corrêa

ALISSON ALíPIO

Alisson iniciou os estudos musicais com o pai, o engenheiro e violonista Alípio Cardoso Monteiro.

Nos períodos de formação e graduação estudou com o professor Luiz Cláudio Ribas Ferreira, com quem concluiu o bacharelado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e, na pós-graduação, com o professor Daniel Wolff, tendo obtido os títulos de mestre e doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em cursos e festivais teve orientação de didatas como Abel Carlevaro, Alvaro Pierri, Eduardo Fernández, Fábio Zanon e Henrique Pinto.

Como intérprete, foi laureado no XVIII Concurso Latino Americano de Violão da Escola de Música Rosa

Mística, no XIV Concurso Nacional de Violão do Conservatório Musical Souza Lima, no III Concurso de Interpretação Musical da Arte & Som Escola de Música, no IV Concurso Internacional de Violão César Cortinas (Uruguai), no III Concurso de Violão da Faculdade Cantareira e no II Concurso Eustáquio Grilo, da Associação Brasiliense de Violão.

Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná e orientador no mestrado acadêmico do Programa de PósGraduação em Música da mesma instituição.

sáb, 19/08

20h

Transcrições para Violão PROGRAMA

Claude Debussy La Fille aux Cheveux de Lin (Tr. Luciano Lima)

Johann Sebastian Bach Chorale Prelude BWV 147 (Tr. David Russell)

Georg Friedrich Händel Musette HWV 324 (Tr. Alisson Alípio)

Johann Sebastian Bach Chaconne BWV 1004 (Tr. Alisson Alípio)

9h30

Concerto

Auditorium Tasso Corrêa

DOM, 20/08

Masterclass

Auditorium Tasso Corrêa

DANIEL WOLFF

Professor Titular da UFRGS, Daniel Wolff é formado pela Escuela Universitária de Música (Montevidéu) e Mestre e Doutor em Música pela Manhattan School of Music (Nova Iorque), onde foi premiado como doutorando de melhor desempenho. Estudou com os renomados professores Abel Carlevaro, Eduardo Fernandez e Manuel Barrueco.

Ministrou cursos em universidades e festivais de música no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, México, Colômbia, Uruguai, Argentina, Bolívia e Peru. Foi também Professor Visitante da Universidade de Arte de Berlim (UdK).

Vencedor de concursos nacionais e internacionais de violão, sua carreira inclui apresentações na América do Sul, Estados Unidos e Europa, destacando-se numerosas atuações como solista de importantes orquestras e um recital no Carnegie Hall de Nova Iorque.

Como compositor e arranjador, teve obras interpretadas e gravadas na Europa e nas Américas, o que lhe rendeu um Grammy Award e duas vezes o Prêmio Açorianos de melhor arranjador. Seu balé Quadressencias foi lançado em DVD pela Orquestra Sinfônica da UCS. Recebeu também prêmios por suas trilhas para cinema e foi vencedor do 4° Concurso

Iberoamericano de Composição de Canção Popular “Ibermúsicas”. Publica suas obras pelas editoras alemãs Trekel, Tre Fontane e Verlag Neue Musik.

Lançou treze discos no Brasil, Uruguai e Alemanha, com gravações solo, canções, música de câmara e concertos para violão e orquestra, que receberam diversos prêmios e numerosos elogios da crítica internacional.

qua, 16/08

20h

Concerto de Abertura

Auditorium Tasso Corrêa

QUI, 17/08

20h

Concerto da série

Mundo do Violão

Farol Santander

Claude Bolling Picnic Suite

I. Rococco

II. Madrigal

III. Gaylancholic

IV. Fantasque

V. Canon

VI. Tendre

VII. Badine

Daniel Wolff (violão)

Ayres Potthoff (flauta) Catarina Domenici (piano)  Everson Vargas (contrabaixo)

Ricardo Arenhaldt (bateria)

Concerto realizado em parceria com a série Mundo do Violão.

PROGRAMA

EDUARDO

CASTAÑERA

Nascido em Buenos Aires em 1956, iniciou seus estudos de violão aos oito anos, com os professores mais renomados da Argentina. Com apenas nove anos, fez uma série de apresentações nas principais rádios e centros musicais do país. Em 1970 e 1971 foi bolsista do Camping Musical de Villa Gesell, onde iniciou estudos avançados com o professor Abel Carlevaro.

Obteve os primeiros prêmios nos seguintes concursos internacionais de violão: Porto Alegre (1975); Cidade de Quito (Equador, 1976); Alírio Díaz (Caracas, Venezuela, 1977); Prêmio Heitor Villa-Lobos, acompanhado da Orquestra deCâmara da Rádio MEC (Rio de Janeiro, 1980). Foi laureado nos concursos internacionais de

de violão organizados pela Radio France (ORTF) em 1979 e 1984, em Paris, e também no concurso da Cidade de Alexandria, em 1984, na Itália.

Em 2004 escreveu o livro “La Guitarra Práctica”. Participou de inúmeros Festivais de música europeus e latino-americanos. De 2010 a 2018 excursionou pela Itália, Bélgica, Suíça, França e Espanha. Em agosto de 2016/17 foi criador e diretor artístico do "1o e 2o RS Guitar Festival”, em Porto Alegre Brasil.

Lançou o CD P´al Sur, patrocinado pela Prefeitura de Porto Alegre, em 2002, que foi indicado, no ano seguinte, para concorrer ao Prêmio Açorianos de Música na categoria de Melhor CD de Música Erudita. Em 2018, lançou o CD Acordes, onde interpreta compositores latino-americanos.

qui, 17/08

16h

Oficina

Auditorium Tasso Corrêa

FLÁVIA PRANDO

Flavia Prando iniciou seus estudos de violão em Santos, São Paulo, no curso de violões criado por Antonio Manzione. É doutora e mestre em Música pela ECA-USP, sob orientação de Flavia Camargo Toni e Edelton Gloeden, respectivamente. Bacharel em música com habilitação em instrumento, violão, sob orientação de Giacomo Bartoloni. Trabalha como pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e atua como regente convidada (2022-2023) da Camerata de violões Infanto-Juvenil do Projeto Guri Santa Marcelina. Sua pesquisa de doutorado, “O mundo do violão em São Paulo: processos de consolidação do circuito do instrumento na cidade (1890-1932)”, recebeu a primeira menção

honrosa no Prêmio Silvio Romero 2021 (IPHAN) e deu origem a dois álbuns de partituras "Violões na Velha São Paulo", com edição de Ivan Paschoito (LEGATO EDITORA, 2022), o volume 3 está no prelo, além de um capítulo sobre violão em São Paulo no livro Cidade (Dis) Sonante: culturas sonoras em São

Paulo (século XIX e XX), com organização de José Vinci de Moraes (Intermeios, 2022).

SEX, 18/08

20h

Concerto Auditorium Tasso Corrêa

SÁB, 19/08

14h

Palestra Auditorium Tasso Corrêa

Venâncio José Gomes da Costa Junior Lágrimas de Saudade

Theotonio Gonçalves Côrrea

Recordação Saudosa

Alberto Baltar Bon Jour, Papa

Antonio Giacomino Crepúsculo

Mário Amaral Saudosa

A. E. Amaral/arr.

Aristodemo Pistoresi

Panamby

João Avelino de

Camargo Sabãozinho

PROGRAMA

GIOVANNI ACCADÌA

Giovanni Accadìa, um dos talentos mais promissores de sua geração, nasceu em 1999 na Itália, onde iniciou seus estudos de violão aos 8 anos. Participou de diversas masterclasses com artistas consagrados, dentre os quais Christopher Parkening, David Russell, Sergio Assad, Leo Brouwer e Zoran Dukic.

Recebeu o grau de Bacharel “com honras” na Itália, estudando com Aniello Desiderio. Aos 21 anos, conquistou também o título de Mestre “com honras” em violão clássico, sob a orientação do Prof. Andrea De Vitis. Atualmente, é mestrando em performance do violão sob orientação do Prof. Thomas Patterson, na Universidade do Arizona (Bolton Guitar Studies), onde também leciona como

professor assistente.

Em 2014 realizou seu primeiro recital na prestigiada Sala Accademica, do Pontificio Istituto di Musica Sacra, em Roma. Desde então, atua como concertista e solista na Itália, Suíça, Alemanha e Estados Unidos. Em 2016 foi selecionado entre mais de 80 violonistas internacionais para gravar um CD, lançado pela revista de música italiana SeiCorde. No mesmo ano, foi um dos 276 músicos (entre mais de 1850 de todo o mundo) selecionados para o prestigiado Torneo Internazionale di Musica (TIM), em Turin.

Obteve o 1o prêmio em diversas competições internacionais, como Lugano International Music Competition (Lugano, Suíça), Brussels

International Guitar Competition (Bruxelas, Bélgica), 20o Beeston

International Guitar Competition e 41o Sholin International Guitar Competition (ambas em Tucson, Estados Unidos).

Lançou o CD Soli Deo Gloria pelo selo DotGuitar, pela vitória no concurso internacional de Bruxelas. A revista britânica Classical Guitar refereiu-se a Accadìa como "o violão divino”.

Domenico Scarlatti

Sonata K 34

Sonata K 1

Sonata K 32

Sonata K 386 (arr. Giovanni Accadìa)

Niccolò Paganini

Romanza, Andatino Variato

Sergio Assad Aquarelle

I. Valseana

II. Preludio

III. Toccatina

SEX, 18/08

Masterclass

Auditorium Tasso Corrêa

DOM, 20/08

Concerto de Encerramento

Auditorium Tasso Corrêa

PROGRAMA
16h
20H

LUIZ MANTOVANI

O violonista brasileiro Luiz Mantovani é dono de uma expressiva carreira internacional que combina performance, ensino e pesquisa. Premiado em concursos nacionais e internacionais, em 2002 recebeu o Pro Musicis International Award, rendendo-lhe recitais no Carnegie Hall em Nova York e na Salle Cortot em Paris, entre outras salas. Em uma destas ocasiões, o The New York Times descreveu sua interpretação das Five Bagatelles de William Walton como “poderosa, belamente delineada e praticamente impecável”.

Um dedicado camerista, Luiz foi membro do Brazilian Guitar Quartet por 11 anos, com quem se apresentou em quatro continentes. Com o BGQ, gravou três álbuns

para o selo norte- americano Delos, tendo o segundo deles – BGQ plays VillaLobos – recebido o Grammy Latino em 2011 na categoria “melhor álbum de música clássica”. Colaborou também com a violonista alemã Nelly von Alven no NOVA Guitar Duo, gravando com ela dois álbuns para o selo italiano Stradivarius: Sortilegios (2019) e Journey (2022).

Luiz Mantovani possui um PhD pelo Royal College of Music de Londres, no qual investigou as sonatas camerísticas do compositor vienense Ferdinand Rebay. Considerado uma das principais autoridades em Rebay, suas publicações incluem um verbete para o Grove Music Online e artigos em periódicos especializados. Em 2022, recebeu o Best Paper Award da Musicologica

Austriaca, o periódico da Sociedade Austríaca de Musicologia. Primeiro violonista a obter o prestigiado

Artist Diploma no New England

Conservatory of Music em Boston, Luiz é Mestre em Música também

pelo NEC e Bacharel em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Seus professores de violão foram David Leisner, Nicolas Barros e Antônio Guedes.

Ferdinand Rebay Drei kleine Vortragsstücke

I. Liebeslied

II. Volkslied

III. Tanzlied Lourdes Saraiva

Four Poems for Guitar

I. De un caminante enfermo que se enamoró donde fue hospedado

II. El peregrino

III. Quantic leap

IV. A cherry tree in the Autumn Giulio Regondi

et Caprice,

Op.

Introduction
23 PROGRAMA dom, 20/08 P ales t ra Auditorium Tasso Corr ê a 14h C on c er to Auditorium Tasso Corr ê a 20 h M as t er c las s Auditorium Tasso Corr ê a SÁB , 19 /08 9h3 0

MARCOS ARAÚJO

O músico Marcos Araújo tem se destacado como um violonista clássico gaúcho da nova geração, com atuações solo e camerísticas em diversos espaços musicais no Sul do

Marcos também é professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, onde leciona violão e pesquisa na graduação e na pós-graduação. Na pesquisa, coordena o SHARPNúcleo de Pesquisa em Performance Musical, tendo publicado trabalhos em alguns dos principais periódicos de cognição musical do cenário nacional e internacional, como Revista Música

Hodie, Revista Opus, Psychology of Music, International Journal of Music Education, e editora Springer.

qua, 16/08

20h

Concerto de Abertura Auditorium Tasso Corrêa

Johann Sebastian Bach

Suíte em Eb, BWV 998

I. Preludio

II. Fuga

III. Allegro

Nikita Koshkin

The Ballads: Suite for Guitar

III. Con Moto

Jorge Morel

Danza em Mi Menor

Ralph Towner Duende

Roberto Di Marino Suite 3 para flauta e violão

I. Milonga

II. Humoresque

III. Interlúdio

IV. Tango

Participações especiais Daniel Wolff (Violão)

Leonardo Winter (Flauta)

PROGRAMA

MARCOS KRöNING CORRÊA

Marcos Kröning Corrêa é violonista-compositor com CDs autorais lançados e distribuídos em diversos países pela Tratore: A Caminho do Meio (2004), Violões (2008) e Criações e Recriações (2023), a ser lançado em Porto Alegre durante o XIV Festival de Violão da UFRGS de 2023. Primeiro Bacharel em Violão pela UFRGS (1988), é Doutor em Performance Musical (Universidade de Aveiro, Portugal, orientado por Paulo Vaz de Carvalho c/ bolsa CAPES), Mestre em Educação Musical (Jusamara Souza, c/ bolsa CAPES) e Bacharel em Música (Flávia D. Alves), ambos pela UFRGS. Foi aluno particular de Abel Carlevaro e Eduardo Castañera e assistiu cursos com Alvaro Pierri, John Sutherland e Angelo Gilardino, entre outros. Apresentou recitais no Brasil, Estados Unidos, Portugal e França.

Em razão de sua Tese de Doutoramento atuou como pesquisador e músico participante em festivais com Roland Dyens e Dusan Bogdanovic (Espanha, França, Sérvia e Liechtenstein).

Professor Associado na UFSMCursos de Bacharelado em Violão e Licenciatura em Música.

Foi membro da criação do Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização em Música - PGE Mus/UFSM: Músicas dos Séculos XX e XXI – Performance Pedagogia (2018), onde atua como professor orientador e Coordenador (2018-2023).

Tem orientado dezenas de alunos que hoje ministram aulas em diversas universidades e conservatórios no Brasil, Estados Unidos e Portugal.

sex, 18/08

14h

Palestra

Auditorium Tasso Corrêa

sáb, 19/08

20h

Concerto

Auditorium Tasso Corrêa

Marcos Kröning Corrêa

Iluminuras 4  Em Tempo Stage

Mateo Carcassi

Dois Estudos

(Arr. Marcos K.Corrêa)

Marcos Kröning Corrêa

Iluminuras 7

PROGRAMA

RENATO CARDOSO

Renato Cardoso é músico violonista que atua na recriação de músicas a partir de tablaturas antigas dos séculos XVII e XVIII. Dentre as principais características do seu trabalho estão suas transcrições para violão solo e para grupos de câmara; uso de afinações alternativas; improvisação; e desenvolvimento de repertório especializado nos períodos Barroco e

Atua como professor adjunto do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Educação Musical – Práticas Musicais Coletivas.

Mestre e doutor em Música pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), é autor de capítulos e artigos especializados em práticas interpretativas, filosofia da música e educação musical. Já se apresentou em recitais como solista, em duos, quartetos e na realização de baixo contínuo ao violão. Faz parte do Duo xviii, o qual articula performance de música barroca com imagens e sons eletroacústicos manipulados em tempo real.

RECITAL PALESTRA

Silvius Leopold Weiss

Ennemond Gaultier;

Denis Gaultier              Prelude em Ré menor, Tombeau de Mesangeau, Courante, Canarie

[Livre de Tablature des pieces de Luth Du Vieux

Teresinha Prada

Teresinha Prada – Bacharel em Violão pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Mestre em Comunicação e Cultura pelo Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP); Doutora em História Social, Linha História Cultural, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP); Professora Titular da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (Licenciatura em Música e Bacharelado em Violão); Integrante do Comitê Científico do Núcleo Caravelas – Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira (CESEM/ Universidade Nova de Lisboa).

Atuou em mais de uma centena de performances entre solos, música de câmara e com orquestra. Possui

CD solo de obras de compositores mato-grossenses, CD com o Trio de Violões de São Paulo (Gravadora Paulus), com Gilson Antunes e Ricardo Marui, além de participação em duas coleções (Selo Centro Cultural São Paulo e Gravadora Som Puro Records). Como pesquisadora, colaborou com dezenas de textos em coletâneas e artigos e é autora dos livros Violão: de Villa-Lobos a Leo Brouwer (2008) e Gilberto Mendes: Vanguarda e Utopia nos Mares do Sul (2010), que recebeu um Prêmio Fundação Nacional de Artes (Funarte - Brasil).

Palestra

sex, 18/08 20h

Concerto Auditorium Tasso Corrêa

Duarte Costa

Balada da Solidão Francisco Lacerda  Suíte Goivos I. Serenata a una muerta

Gilberto Mendes

Prelúdio e Quasi una

Passacaglia Pequeno Álbum para Crianças V. Acalanto  (Arr. Teresina Prada) Ponteio  (Arr. Teresina Prada)

PROGRAMA qui, 17/08
Auditorium Tasso Corrêa 14h

THIAGO COLOMBO

de grande parte do território brasileiro.

Em 2017 lançou o álbum Latin Guitar Connections, gravado na Bath Spa University, em Bath (Inglaterra), e lançado pelo selo britânico TRL Records, vindo a receber dois troféus Açorianos na categoria Música Instrumental.

PROGRAMA

Cristóvão Bastos/ Chico Buarque

TOM

PATTERSON

Thomas Patterson apresentou-se na América do Norte, China, Brasil, Colômbia, Perú, México e Itália. Dirige há mais de quatro décadas o programa de violão da Fred Fox Music School da Universidade do Arizona (Bolton Guitar Studies Program), pelo qual recebeu reconhecimento internacional . Seus alunos ganharam inúmeros prêmios em competições internacionais, incluindo Guitar Foundation of América, Tárrega, Andrés Segóvia, Montreal, Llobet, Leo Brouwer e Stotsenberg. Vários de seus ex-alunos hoje são professores em universidades na Colômbia, China, Itália, Filipinas, Canadá, Porto Rico, Nova Zelândia, Brasil e Estados Unidos.

Patterson recebeu numerosos prêmios, incluindo bolsas das fundações Tinker e

Kellogg. Através do suporte da fundação Tinker, tocou em diversos países da América do Sul, onde estudou com os maestros Abel Carlevaro (Uruguai) e Antonio Lauro (Venezuela).

sex, 18/08

9h30

Masterclass

Auditorium Tasso Corrêa

sáb, 19/08

14h

Palestra

Auditorium Tasso Corrêa

Coordenador do Festival de Violão

Daniel Wolff

Coordenador do Programa de Extensão em Música

Carlos Völker-Fecher

CoordenadorA do Programa de PÓS-GRADUAÇÃO em Música

festivaldeviolaoufrgs@gmail.com @festivaldeviolaoufrgs /FestivalViolaoUfrgs MAIS INFORMAÇÕES Realização Apoio

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Livreto XIV Festival de Violão da UFRGS by festivaldeviolaoufrgs - Issuu