
1 minute read
GIOVANNI ACCADÌA
Giovanni Accadìa, um dos talentos mais promissores de sua geração, nasceu em 1999 na Itália, onde iniciou seus estudos de violão aos 8 anos. Participou de diversas masterclasses com artistas consagrados, dentre os quais Christopher Parkening, David Russell, Sergio Assad, Leo Brouwer e Zoran Dukic.
Recebeu o grau de Bacharel “com honras” na Itália, estudando com Aniello Desiderio. Aos 21 anos, conquistou também o título de Mestre “com honras” em violão clássico, sob a orientação do Prof. Andrea De Vitis. Atualmente, é mestrando em performance do violão sob orientação do Prof. Thomas Patterson, na Universidade do Arizona (Bolton Guitar Studies), onde também leciona como professor assistente.
Advertisement

Em 2014 realizou seu primeiro recital na prestigiada Sala Accademica, do Pontificio Istituto di Musica Sacra, em Roma. Desde então, atua como concertista e solista na Itália, Suíça, Alemanha e Estados Unidos. Em 2016 foi selecionado entre mais de 80 violonistas internacionais para gravar um CD, lançado pela revista de música italiana SeiCorde. No mesmo ano, foi um dos 276 músicos (entre mais de 1850 de todo o mundo) selecionados para o prestigiado Torneo Internazionale di Musica (TIM), em Turin.
Obteve o 1o prêmio em diversas competições internacionais, como Lugano International Music Competition (Lugano, Suíça), Brussels
International Guitar Competition (Bruxelas, Bélgica), 20o Beeston
International Guitar Competition e 41o Sholin International Guitar Competition (ambas em Tucson, Estados Unidos).
Lançou o CD Soli Deo Gloria pelo selo DotGuitar, pela vitória no concurso internacional de Bruxelas. A revista britânica Classical Guitar refereiu-se a Accadìa como "o violão divino”.
Domenico Scarlatti
Sonata K 34
Sonata K 1
Sonata K 32
Sonata K 386 (arr. Giovanni Accadìa)
Niccolò Paganini
Romanza, Andatino Variato
Sergio Assad Aquarelle
I. Valseana
II. Preludio
III. Toccatina
SEX, 18/08
Masterclass
Auditorium Tasso Corrêa
DOM, 20/08
Concerto de Encerramento
Auditorium Tasso Corrêa