
1 minute read
LUIZ MANTOVANI
O violonista brasileiro Luiz Mantovani é dono de uma expressiva carreira internacional que combina performance, ensino e pesquisa. Premiado em concursos nacionais e internacionais, em 2002 recebeu o Pro Musicis International Award, rendendo-lhe recitais no Carnegie Hall em Nova York e na Salle Cortot em Paris, entre outras salas. Em uma destas ocasiões, o The New York Times descreveu sua interpretação das Five Bagatelles de William Walton como “poderosa, belamente delineada e praticamente impecável”.
Um dedicado camerista, Luiz foi membro do Brazilian Guitar Quartet por 11 anos, com quem se apresentou em quatro continentes. Com o BGQ, gravou três álbuns para o selo norte- americano Delos, tendo o segundo deles – BGQ plays VillaLobos – recebido o Grammy Latino em 2011 na categoria “melhor álbum de música clássica”. Colaborou também com a violonista alemã Nelly von Alven no NOVA Guitar Duo, gravando com ela dois álbuns para o selo italiano Stradivarius: Sortilegios (2019) e Journey (2022).
Advertisement
Luiz Mantovani possui um PhD pelo Royal College of Music de Londres, no qual investigou as sonatas camerísticas do compositor vienense Ferdinand Rebay. Considerado uma das principais autoridades em Rebay, suas publicações incluem um verbete para o Grove Music Online e artigos em periódicos especializados. Em 2022, recebeu o Best Paper Award da Musicologica
Austriaca, o periódico da Sociedade Austríaca de Musicologia. Primeiro violonista a obter o prestigiado
Artist Diploma no New England
Conservatory of Music em Boston, Luiz é Mestre em Música também pelo NEC e Bacharel em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.
Seus professores de violão foram David Leisner, Nicolas Barros e Antônio Guedes.
Ferdinand Rebay Drei kleine Vortragsstücke
I. Liebeslied
II. Volkslied
III. Tanzlied Lourdes Saraiva
Four Poems for Guitar
I. De un caminante enfermo que se enamoró donde fue hospedado
II. El peregrino
III. Quantic leap
IV. A cherry tree in the Autumn Giulio Regondi et Caprice,
Op.