Quarta-feira
Indústria paranaense cresce 3,5% em agosto, acima da média nacional

Com uma variação positiva de 3,5% entre agosto e julho de 2023, a indústria paranaense foi uma das que registrou maior crescimento no Brasil, além de estar mais de três pontos percentuais acima da média nacional, que foi de 0,4%. É o que apontam os dados divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o setor. Além de superar a média brasileira, o Paraná integra um grupo de nove estados com crescimento no intervalo dos dois meses mais recentes analisados pelo IBGE entre 15 estados e regiões analisadas. Em termos proporcionais, o Estado teve a quarta maior alta, atrás apenas do Amazonas (11,5%), Espírito Santo (5,2%) e Rio Grande do Sul (4,3%). São Paulo, com alta de 3%, Rio de Janeiro (1,7%), Goiás (1%), Mato Grosso (0,6%) e Santa Catarina (0,5%) completam a lista dos estados com índice positivo. Por outro lado, Pará, com queda de 9%, Bahia (-4,1%), Ceará (-3,8%), Pernambuco (-1,7%), região Nordeste (-1,4%) e Minas Gerais (-0,7%) tiveram variação negativa no mesmo período. No cenário expandido, a indústria recuou 1,2% no acumulado do ano e 4,2% nos últimos doze meses no Paraná. Em Santa Catarina, as baixas foram de 3,1% e 3,8%, respectivamente, e no Rio Grande do Sul, 5% e 3,5%. As dificuldades no setor são nacionais. Segundo o IBGE, a produção industrial nacional está 1,8% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020, e 18,3% abaixo do que o ponto mais elevado da série histórica, em maio de 2011.
PRODUTOS – O desempenho recente da indústria paranaense foi puxado principalmente pela fabricação de produtos alimentícios, com alta mensal de 14% em relação a agosto do passado. Outros segmentos que se destacaram neste comparativo com o mesmo mês de 2022 no Estado foram a fabricação de produtos químicos (8,1%), produtos de borracha e material plástico (2,3%), móveis (0,5%) e máquinas e equipamentos (0,3%).
Com 450 vagas disponíveis, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB) realiza, nesta quartafeira (11), o SINE nos Bairros na Borda do Campo.



A ação, que é uma ótima oportunidade para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho, ocorrerá das 9h às 15h na Igreja Assembleia de Deus, localizada na Rua Arlinda Liberato Ferraro Costa, nº 210 – Santa Tereza, na Borda do Campo. Os interessados devem comparecer munidos de RG, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e currículo atualizado.
Desde antes do nascimento, tem zelo da Prefeitura pelas crianças em Curitiba
Saúde, educação, ação social, esporte, cultura e muito mais. O cuidado com os curitibinhas é amplo e começa desde antes de as crianças chegarem ao mundo, com a saúde das mães. “A ideia é que crianças de Curitiba tenham a sua inocência preservada, já que a inocência das crianças é um patrimônio da nação e uma riqueza de Curitiba”, afirma o prefeito Rafael Greca. “Neste dia das Crianças tem muito lazer e diversão para os curitibinhas nas dez regionais. Nós queremos que sejam piás e meninas com toda força do coração”, reforça o prefeito. Para garantir o bem-estar das crianças, a atenção das equipes da Prefeitura inicia antes da concepção, no atendimento às famílias nas mais de cem Unidades de Saúde espalhadas pelos dez Distritos Sanitários da capital paranaense.

Apesar de uma variação negativa de 0,1%, o setor de bebidas mantém alta no acumulado de 2023, com 3,9% de crescimento. A fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis também mantém crescimento entre janeiro e agosto deste ano, com 3% de variação positiva.
Taxa de renovação de alvará não será mais cobrada em Pinhais
A lei 2.888 de 2023 altera o Código Tributário Municipal de Pinhais (CTM), estabelecendo a isenção da cobrança pela renovação do alvará de localização de funcionamento das empresas do município. A taxa, a partir de 2024, passará a ser cobrada apenas na abertura de novas empresas e/ou na alteração de suas atividades. A medida proposta pela Prefeitura de Pinhais visa atrair mais investidores e diminuir significativamente custos operacionais relacionados à cobrança do tributo.

Página 6
Biogás e biometano

O Paraná aderiu a três convênios do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que vão estimular novos investimentos em biogás e biometano. Um autoriza o Estado a conceder isenção do ICMS em operações com máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para a
geração de energia elétrica a partir do biogás.
Página 2
SINE nos Bairros: ação será realizada nesta quarta-feira (11) na Borda do Campo
Com monumento de 26 metros, Itaipulândia espera 50 mil fiéis no Dia da Padroeira
Um dos municípios lindeiros ao Lago de Itapu, como o próprio nome demonstra, Itaipulândia tem na devoção à Nossa Senhora Aparecida um motivo de orgulho. A cidade conta com a maior estátua do Sul do País dedicada à padroeira do Brasil, um monumento de 26 metros de altura localizado no ponto mais alto do município, a 367 metros de altitude
Na última terça-feira (3), no primeiro dia da novena a Nossa Senhora Aparecida, no monumento em honra à santa localizado em Itaipulândia, um tornado atingiu a região do Oeste do Paraná. As barracas que já estavam montadas para a festa foram levadas pelo vento, que entortou as estruturas de metal. Mas isso não esmoreceu a comunidade, que se organizou para recuperar as tendas e organizar o local para receber cerca de 50 mil romeiros no Dia da Padroeira, em 12 de outubro.

Um dos municípios lindeiros ao Lago de Itapu, como o próprio nome demonstra, Itaipulândia tem na devoção à Nossa Senhora Aparecida um motivo de orgulho. A cidade conta com a maior estátua do Sul do País dedicada à padroeira do Brasil, um monumento de 26 metros de altura localizado no ponto mais alto do município, a 367 metros de altitude.
É nesse local que fiéis das cidades do entorno, mas também de outros estados brasileiros e de outros países, reúnem-se com frequência para pedir ou agradecer pelas graças alcançadas. A peregrinação é maior nos dias que antecedem a data em comemoração à Nossa Senhora Aparecida. As novenas iniciam na semana anterior e chegam a receber cerca de mil pessoas por noite.
No dia 11 de outubro, os romeiros começam a peregrinação que partem em procissão das cidades vizinhas – a pé, de bicicleta ou a cavalo – rumo a Itaipulândia. Entre a véspera e o Dia da Padroeira, cerca de 50 mil pessoas chegam a passar pelo monumento. Se contabilizar também os dias da novena e os dias seguintes ao feriado, a expectativa é que até 70 mil fiéis participem das festividades. A programação completa está no Facebook da prefeitura.
A prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, destaca que o turismo religioso ajuda a movimentar o município, que também é famoso pela praia artificial formada pelo lago de Itaipu. “Não temos como dimensionar a gratidão, o quanto é gratificante para os moradores de Itaipulândia, o que turismo religioso e a fé representam para o município”, diz. “É um turismo limpo, que traz muitas pessoas, muitos devotos e movimenta todo o comércio local, principalmente neste mês de outubro, que é o mês dedicado à Nossa Senhora Aparecida”.
“Esses visitantes movimentam a hotelaria, o comércio local e a venda dos artigos religiosos. Temos um grupo de artesãos no município que trabalham desenvolvendo coisas diferentes, para que as pessoas possam levar daqui as imagens e lembranças para ser seus familiares e conhecidos”, conta a prefeita.
MONUMENTO E SANTUÁRIO
O monumento a Nossa Senhora Aparecida foi inaugurado no ano 2000, em celebração aos 500 anos do Brasil. Mas o culto à padroeira vem desde antes da emancipação de Itaipulândia, que se emancipou de São Miguel do Iguaçu em 1992. Até então, o distrito que começou a ser colonizado nos anos 1960 se chamava justamente Aparecidinha do Oeste, por causa da devoção dos pioneiros que chegaram à localidade com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
“O monumento ficou aqui por uns 10 anos, mas então um grupo de senhoras resolveu se reunir para rezar o terço, e depois começaram a fazer a novena nos dias que antecedem o 12 de outubro. Essa de-
voção foi fortalecida e passou a receber as romarias que vêm de outros municípios e visitantes de outros estados e países”, conta o padre Ademar de Oliveira Lins, pároco de Itaipulândia. “Trouxemos uma imagem consagrada de Aparecida do Norte e a Diocese de Foz do Iguaçu reconheceu a devoção”.
Com tantos fiéis visitando o monumento, a paróquia organiza agora a construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida no terreno em frente ao monumento. “Eu fiz parte do movimento do turismo religioso do Paraná em anos anteriores e quando assumi a paróquia aqui, reconheci esse potencial e, em um trabalho junto com a prefeitura e a comunidade, conseguimos o terreno em frente para construir o santuário. A pedra fundamental deve ser lançada já no início do ano que vem”, explica o padre.
A comerciante Terezinha Trevisan é proprietária da loja Obra de São José, que fica no monumento, e foi uma das mulheres a iniciar as orações no local. “Sabe aquela história de que santo de casa não faz milagre? A gente tinha o monumento aqui, mas vinha mais gente de fora rezar. Numa reunião para a preparação da festa da padroeira, eu sugeri então para a gente fazer a novena aqui, para começar a dar vida e espiritualidade a esse monumento. No início, alguém brincou dizendo que não viria nem 50 pessoas, mas eu falei que era para começar com as 50”, diz.
“E, graças a Deus, está dando certo. Está expandindo cada vez mais, com milhares e milhares de pessoas que vêm principalmente na semana da padroeira”, afirma. “Mas todos os dias tem visitan-
tes aqui de diversas cidades e também do Paraguai, da Argentina, de estados como Rondônia e Mato Grosso”.
E a fé e devoção de Terezinha acabou se tornando também sua fonte de renda. Ela, que sempre foi dona de casa, resolveu abrir a loja depois que ficou viúva, para que as pessoas que visitam o monumento não voltem para casa de mãos vazias. “Eu sempre digo que vivo de fé e pela fé. Abri a loja em 2019, em 2020 veio a pandemia, mas minha fé sempre me mostrou para manter esse comércio, que é diferenciado, porque trabalho com aqui que é mais sagrado para mim”, completa.
A professora Marilene dos Santos, de 51 anos, vive em Itaipulândia há 37 anos e destaca o envolvimento de toda a cidade na devoção. “Nosso município foi muito abençoado de ter essa santa. Todo mundo se envolve e trabalha para organizar a festa e receber bem os romeiros. A cidade se movimenta em torno da celebração, que acaba ajudando com o comércio do município”, afirma.

ROTA DA FÉ
O monumento a Nossa Senhora Aparecida faz parte da rota turística Caminho ao Lago de Itaipu – Rota da Fé, lançado em 2018 pela Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur) e pela Itaipu Binacional. O projeto busca estruturar roteiros turísticos na região para potencializar as atividades e o comércio local.
Com cerca de 70 quilômetros de extensão, a Rota da Fé inicia no monumento do Cristo Esplendor, em Santa Helena, passa pelo monumento de São Pedro, em Missal, e termina em Itaipulândia. A proposta é que o caminho seja percorrido por turistas e romeiros, aproveitando também as atividades de lazer no entorno e o turismo rural das propriedades por onde ela passa.
TEMPORADA DE VERÃO
Além da fé, o turismo de natureza também movimenta a cidade. E com as altas temperaturas nesta estação, a temporada de verão de Itaipulândia já começou na primavera. O Balneário Jacutinga, uma prainha artificial formada no lago de Itaipu, já está preparado para receber os turistas. Estruturado com quiosques e churrasqueiras, o espaço pode ser reservado por quem quer aproveitar o calor no balneário. As reservas podem ser feitas pelo aplicativo Praiou, que pode ser baixado pelo link https://www.praiasitaipu.com.br.

Biogás e biometano
O Paraná aderiu a três convênios do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que vão estimular novos investimentos em biogás e biometano. Um autoriza o Estado a conceder isenção do ICMS em operações com máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para a geração de energia elétrica a partir do biogás. Outro permite conceder crédito presumido de 12% sobre o valor das aquisições internas de biogás e biometano.
Indústria paranaense
A indústria paranaense foi uma das que registrou maior crescimento no Brasil, com uma variação positiva de 3,5% entre agosto e julho de 2023. O desempenho recente da indústria paranaense foi puxado principalmente pela fabricação de produtos alimentícios. Pleno crescimento
O Paraná integra um grupo de nove estados com crescimento no intervalo dos meses agosto e julho analisados pelo IBGE entre 15 estados e regiões analisadas. Em termos proporcionais, o Estado teve a quarta maior alta, atrás apenas do Amazonas (11,5%), Espírito Santo (5,2%) e Rio Grande do Sul (4,3%).
LOA e PPA
Será aberto no dia 23 de outubro o prazo para a apresentação de emendas parlamentares a fim de aprimorar as propostas governamentais contidas na proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA). Os dois projetos de lei do Governo definem diretrizes de orçamento e planejamento do Paraná para os próximos anos.


Exportações
Uma análise publicada pelo Ipardes mostra que as exportações paranaenses neste ano já superaram o total obtido com as vendas nos anos de 2018, 2019 e 2020, igualando-se ao desempenho dos doze meses de 2021. De janeiro e setembro de 2023 as vendas de produtos produzidos no Paraná para o mercado internacional somaram aproximadamente US$ 19 bilhões.
Formação superior
Tramita na Alep um projeto de lei que altera o nível de escolaridade exigido para o ingresso nos Quadros de Oficiais e de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. A proposta do executivo é que para o ingresso de soldados, a exigência será de formação superior. Para oficiais, na Polícia Militar, formação de Bacharel em Direito, e no Corpo de Bombeiros Militar em qualquer curso superior.
Lei Paulo Gustavo
A Secretaria de Estado da Cultura anunciou um conjunto de 11 editais de fomento que somam mais de R$ 100 milhões da Lei Paulo Gustavo no Estado. As inscrições para três deles já estão abertas. As inscrições estão disponíveis para os editais Audiovisual 1 – Produção e Roteiro , Audiovisual 3 – Capacitação, Pesquisa, Memória e Difusão e Paraná Festivais .
Pós-graduação
UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, Uenp e Unespar estão com inscrições abertas para 117 opções de pós-graduação (mestrado e doutorado) stricto sensu. As sete universidades públicas do Paraná têm atualmente mais de 9 mil estudantes entre mestrandos e doutorandos. (foto 10)
Observatório
A UFPR e Itaipu Binacional vão integrar e fornecer dados para o Observatório Nacional dos Direitos Humanos. Criada em setembro por portaria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a plataforma deve ser lançada oficialmente em dezembro deste ano. A proposta é reunir uma série de indicadores sobre violações de direitos ocorridas no Brasil. As informações devem servir de base para políticas públicas e também poderão ser acessadas por toda a população.
PSS
A Secretaria da Educação do Paraná abre, no dia 18 de outubro, as inscrições do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratações temporárias de professores, professores pedagogos, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (TILS) e professores da educação profissional. As inscrições vão ocorrer exclusivamente no site www.pss.pr.gov.br até o dia 31 de outubro.
Cadeira vaga
Flávio Dino deve ocupar a cadeira deixada por Rosa Weber no STF. Se Flávio Dino for o escolhido para o Supremo vai tentar emplacar Ricardo Cappelli, secretário-executivo da pasta, no seu lugar. Outro nome seria o secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho. O PT, contudo, tem seus planos: o atual advogado-geral da União, Jorge Messias, e o advogado Marco Aurélio de Carvalho são os mais cotados.
Brasileiros na guerra
O Ministério das Relações Exteriores disse que 1,5 mil brasileiros em Israel e na Palestina demonstraram interesse em serem repatriados para o Brasil, após o ataque sem precedentes do Hamas que iniciou a guerra. Segundo a Força Aérea Brasileira, o primeiro avião com repatriados deve chegar nesta quarta.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA
CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson
Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio Palladion -
Centro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766
Email: cial@ctbametropole.com.br
São José dos Pinhais / PR - Fones: 41 98868-2569 WhatsApp
Email: adm.metropole@hotmail.com
Contato Redação:
e-mail: lustosa18@gmail.com
Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior
Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02
Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer
CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal
Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400
As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA
MAX PINTURA LTDA torna público que irá requerer à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, a Licença Prévia para serviços de tratamento e Revestimento de Metais a ser implantada Rodovia BR 116, Nº 23340, CIC, Curitiba - Paraná






SERVIÇO DISTRITAL DE SÃO MARCOS
KELLY CRISTINA FERNANDES DE CARVALHO AGENTE DELEGADA INTERINA. Rodovia BR 376 nº 19.139 – Marginal São Marcos em São José dos Pinhais-PR. Fone: (41) 3382-3819

EDITAL DE PROCLAMAS
Faço saber que pretendem casar-se:
ARMANDO FRANCISCO DOS SANTOS e ANA MARIA FERREIRA DE MORAES.
Local: Em Cartório às 09:00 horas.
Data: 18/10/2023
Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei. O referido é verdade e dou Fé.
KELLY CRISTINA FERNANDES DE CARVALHO – AGENTE DELEGADA INTERINA São José dos Pinhais - PR, 10 de outubro de 2023.
Governador ressalta parceria do Estado com Sicredi na inauguração da sede de Palotina
questão de estar presente na sua inauguração”, afirmou Ratinho Junior.
“É um prestígio para o Paraná ter uma instituição como Sicredi, que é uma referência no mercado financeiro e um grande parceiro do agronegócio e das empresas do Paraná. Este novo prédio é bem moderno e sustentável, o que está aliado à estratégia de sustentabilidade do Paraná, que foi considerado por três anos consecutivos o estado mais sustentável do Brasil, e por isso fiz
“O Paraná encerrou o primeiro semestre com um crescimento de 8,6% no PIB (Produto Interno Bruto) estadual, maior que muitas nações do mundo, e isso é fruto do trabalho de instituições como o Sicredi e também das demais cooperativas paranaenses, que estão entre as maiores do Brasil e do mundo”, disse o governador. "Com crédito facilitado e orientação técnica, estamos conseguindo desenvolver cada vez mais uma produção diversificada, tecnológica e com responsabilidade ambiental".
Ratinho Junior também destacou a parceria com o Sicredi dentro do Banco do Agricultor Paranaense, que conta com linhas subsidiadas pelo Estado via Fomento Paraná. “O Banco do Agricultor, que é um pro-
grama coordenado pela Fomento Paraná e o BRDE, tem no Sicredi uma das principais parceiras. Em conjunto com as instituições financeiras, oferecemos juro zero aos agricultores que desejam instalar placas solares, biodigestores ou novos sistemas de irrigação em suas propriedades, além de subsidiarmos os juros para as mulheres que trabalham na área rural”, afirmou.
De acordo com Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, que integra a rede de cooperados da instituição, a nova sede administrativa de Palotina dará suporte a outras 97 agências em 43 municípios das regiões Oeste, Centro-Oeste, Sudoeste, Noroeste e Centro do Paraná. “A oferta de crédito através das cooperativas tem um papel muito grande no crescimento do agronegócio, na geração de empregos e renda e a sede de
Palotina vai atender uma região que se destaca pela produção agrícola”, disse.

Governador participou da abertura da nova sede do Sicredi na cidade. Fundada há 35 anos, é a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com atuação de 43 municípios das regiões Oeste, Noroeste e Sudoeste do Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior exaltou novamente a importância das cooperativas para a economia do Paraná durante a inauguração da nova sede administrativa do Sicredi em Palotina, no Oeste do Estado, na segunda-feira (9). Com 7.500 metros quadrados, ela vai abrigar 330 colaboradores da cooperativa, que se destaca por ser a segunda instituição financeira que mais libera recursos para crédito aos produtores rurais no Brasil.

O representante da cooperativa de crédito lembrou que a inauguração marca os 35 anos de presença do Sicredi na região Oeste, com uma estrutura moderna para os funcionários e clientes. “É um prédio que tem todo o cuidado com sustentabilidade, autossustentável na geração de energia e com sistema para reaproveitamento de água, além de dar melhores condição de trabalho para os colaboradores”, acrescentou.
A nova estrutura do Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP foi feita a partir de um investimento da cooperativa em parceria com a I.RIEDI Grãos e Insumos, em comemoração pelos 35 anos da cooperativa do Oeste do Estado. Além dos municípios paranaenses, a Sicredi Vale do Piquiri Abdc PR/SP
atende oito cidades de São Paulo, principalmente na região do Grande ABC. Atualmente, a cooperativa tem 230 mil associados nos dois estados.
Fundado em 1902, o sistema Sicredi foi a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. Atualmente, ele é composto por 105 cooperativas em funcionamento em todo o País, com cerca de 7 milhões de associados. PRESENÇAS

O evento contou com a participação dos secretários estaduais da Administração e Previdência, Elisandro Pires Frio, e Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; do deputado federal Dilceu Sperafico; do deputado estadual Marcel Micheletto; do prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti; e outras lideranças políticas e empresariais da região Oeste.

Tradicional erva-mate de São Mateus do Sul se reinventa e ganha novos mercados
A IG foi reconhecida em 2017 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) à Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus e inclui a produção de seis municípios da bacia do Rio Iguaçu, na região Centro-Sul do Estado. Com tradição e qualidade, a erva-mate ganha agora novos usos, de olho na internacionalização do produto Maior produtor nacional de erva-mate, o Paraná está ressignificando o uso da planta que já foi o principal produto da economia do Estado, e cujo ramo estampa a bandeira estadual ao lado de um galho de araucária. O impulso veio com o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) da erva-mate de São Matheus, que compreende a produção dos municípios de São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Antônio Olinto, Mallet, Rio Azul e Rebouças, localizados na bacia do Rio Iguaçu, na região Centro-Sul.
O reconhecimento da IG aconteceu em 2017 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) à Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus (IG-Mathe), após anos de trabalho e pesquisa para reunir a documentação que comprova o diferencial e a tradição da planta. A erva-mate São Matheus é um dos 12 produtos tradicionais paranaenses com Indicação Geográfica e que estão sendo abordados na nova série de reportagens da Agência Estadual de Notícias (AEN).
As cidades paranaenses foram as primeiras a conseguir a IG da erva-mate, que posteriormente também foi concedida à produção do Planalto Norte de Santa Catarina. A iniciativa contou com apoio do Sebrae/PR, dentro do projeto Origens Paraná, com participação também da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).
O reconhecimento concedido aos produtos de origem considera as especificidades de sua produção ou da região de onde vem. Este é o caso da erva-mate São Matheus, que conseguiu o registro na categoria Indicação de Procedência, que leva em conta o “terroir”, ou seja, que atesta que ela vem de um meio geográfico conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto.
Para ter o reconhecimento, as sementes, mudas e plantas de erva-mate precisam ter procedência dos ervais nativos da região e serem produzidas em áreas sombreadas pela floresta de araucária, cedro e imbuia. Atualmente, 30 produtores locais têm a certificação de IG.
A erva-mate está intimamente ligada à memória de São Mateus do Sul, que se tornou município em 1908, período de ouro da exploração do produto no Paraná. A planta nativa do Sul do País, já utilizada antes da colonização por indígenas guaranis, passou a ter grande saída pelo município, que funcionava como uma central de escoamento do produto através dos vapores que navegavam pela antiga hidrovia do Rio Iguaçu, que foi essencial para o sucesso do ciclo ervateiro paranaense.
Segundo o documento que embasa o pedido de Indicação Geográfica junto ao INPI, ao final do século XIX, com a chegada de colonizadores europeus, a colônia chamada São Matheus tinha forte atividade ervateira. O porto, à beira do Rio Iguaçu, fez com que a localidade se tornasse sede, centralizando a atividade da região.
Atualmente, a cidade é a maior produtora de erva-mate do Brasil, status que também é compartilhado com o Paraná. De acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado respondeu por mais da metade da produção nacional em 2022, colhendo 316,6 mil toneladas da planta. Junto aos demais estados produtores – Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul – a produção nacional atingiu 618,6 mil toneladas.

Liderada por São Mateus do Sul, que colheu 63 mil toneladas no ano passado, a produção dos seis municípios de abrangência da IG chegou a 72,8 mil toneladas, quase 12% da nacional. Somado, o valor de produção nessas cidades foi de R$ 124,8 milhões.
“Há uma série de requisitos para a produção, que é baseada nas boas práticas agrícolas e de fabricação, sem o uso de produtos químicos. A erva com IG é rastreável, então o consumidor pode ter a certeza de que foi produzida seguindo protocolos exigentes”, explica Luciano Miguel Kuligovski, presidente da IG-Mathe.
“O produtor tem um caderno e tudo que for feito no ano dentro do erval tem que ser anotado. Quem roçou, que época roçou. Ele pode usar produtos biológicos, mas não químicos, então tem que discriminar essa apli-
cação no caderno também. Quando chega a época da venda, ele vai até a associação e leva as anotações para que possamos rastrear o produto”, diz.
“E a planta precisa ser oriunda de árvores nativas daqui. O meu erval, por exemplo, vem desde 1979. Para fazer o cultivo de novas mudas, as sementes devem ter procedência nativa, ter vindo de uma erveira de um dos seis municípios da região (Mallet, Rio Azul, Rebouças, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e Antônio Olinto)”, complementa.
CHÁ, CHIMARRÃO
E MENU COMPLETO

Agregar valor à produção de um produto típico é justamente um dos objetivos ao buscar o reconhecimento. “O selo garante ao consumidor que ele terá um produto nativo, seguro, sem uso de agrotóxicos e que desde a lavoura segue um procedimento de manejo com regras de rastreabilidade rigorosas”, explica Kuligovski. “Isso agregou valor à erva-mate com IG. Como a ervateira consegue vender com um preço melhor, ela paga uns 30% a mais ao produtor”.
Agregar valor também significa dar novos usos ao produto. As tradicionais rodas de chimarrão ainda são bastante comuns pelo Paraná e pelo Sul afora, especialmente em São Mateus do Sul, que tem inclusive um local reservado para esse fim: a Rua do Mate, construída com apoio do Governo do Estado e que conta com um chimarródromo, com torneiras com água quente disponíveis para as pessoas se reunirem para matear e prosear. Da mesma forma se mantém relevante o chá mate, que é apreciado dentro e fora do Brasil.
Mas a erva-mate agora está indo além e se tornou matéria-prima para doces, sucos, energéticos e até cosméticos. A ideia é
diversificar o uso, também visando a internacionalização do produto. “Estão sendo desenvolvidos vários subprodutos na parte de cosméticos e gastronomia com a ervamate. O foco principal é ir para o mercado externo, como os Estados Unidos e a Europa, lugares onde realmente os produtos rastreados são reconhecidos e valorizados”, diz o presidente da IG-Mathe.
Em São Mateus do Sul, o restaurante Veneza e o Zalipie Café e Floricultura incorporaram o ingrediente em seu cardápio.

“Quando a região recebeu o reconhecimento, pensamos em fazer algo diferente e colocamos no cardápio o suco e o mousse de erva-mate, que são servidos diariamente há seis anos e são bastante apreciados”, conta o proprietário do restaurante Veneza, Aroldo Ferreira.
“Sempre busquei trazer alguma coisa diferente ao restaurante, e através dos produtos de erva-mate conseguimos essa identificação. Já fizemos caipirinha, licor, cocada, na cidade tem chope com ervamate, sorvete”, ressalta Ferreira. “Isso traz um retorno financeiro e também divulga nosso trabalho. Uma pessoa fala para outra e elas procuram o restaurante para degustar os produtos de erva-mate”.
Já o Zalipie criou um menu de experiência só com comidas com erva-mate, que está presente no tererê no copo, no capuccino, em pães, brigadeiro e em um bolo com massa verde batizado de green velvet, em alusão ao famoso red velvet. “Colocando no menu a gente viu a oportunidade de ajudar a engrandecer a IG, o nosso ouro verde que é a erva-mate. As pessoas vêm pela curiosidade, porque só conhecem a erva para o chimarrão, e têm se surpreendido com o sabor”, afirmou o proprietário do café, Anderson Nora.
INDUSTRIALIZAÇÃO
Além dos novos usos, o principal produto da erva-mate não fica de fora. Cinco ervateiras da região têm a IG – Baroneza, Baldo, Maracanã, Triunfo e Taquaral – e utilizam o selo na comercialização de erva para chimarrão, tererê e também no chá-mate. E assim como os produtores precisam seguir à risca as determinações para o cultivo, as indústrias também precisam estar adequadas às boas práticas de fabricação para garantir a segurança sanitária e a rastreabilidade do produto.
Instalada no município desde 1993, mas trabalhando com produtores de São Mateus do Sul desde o início da empresa, na década de 1920, a gaúcha Baldo também utiliza um processo mais tradicional de manufatura, fazendo a secagem por esteiras, semelhante ao chamado cancheamento. Neste processo, historicamente utilizado pelos produtores da região, a moagem da planta é feita em uma cancha, uma espécie de roda por onde passava triturador de madeira sobre o produto após a secagem.
Junto ao cultivo sombreado, isso confere características únicas ao produto, com uma erva diferenciada por sua suavidade.
“A participação na IG foi um movimento interessante para nós. Primeiro, porque o ‘saber fazer’ era algo que já tínhamos e reconhecíamos na região esse histórico, e que de alguma forma repetimos em escala industrial”, explica Leandro Gheno, vice-presidente da Baldo S/A.
“O segundo ponto é o reconhecimento da região, que demonstra que aqui existe um padrão de matéria-prima excelente”, ressalta. “E o terceiro, para mim o mais importante, é a questão das boas práticas agrícolas, da rastreabilidade do produto. Isso nos coloca num patamar diferente, porque aten-
de a um anseio do novo consumidor, que quer saber mais sobre o produto que consome. Torna o processo transparente e dá uma resposta ao consumidor atual”.
Com uma produção voltada principalmente para os mercados argentino e uruguaio, a Baldo aposta na IG para justamente conquistar o mercado brasileiro. “Temos a tradição de produzir uma erva estacionada, que fica em repouso por até um ano antes de ser utilizada e vem também de um processo de secagem lento, da forma como se consome no Uruguai e Argentina”, explica Gheno.
“O desafio para empresa agora é exatamente trazer para o consumidor brasileiro um pouquinho dessa experiência, tendo a IG como respaldo de divulgação, que pode ser uma alavanca para a nossa marca que ainda não é tão conhecida no mercado interno”, afirma. “Vemos essa oportunidade e entendemos que o mercado de erva-mate, o consumo tradicional e massivo, também começa a ter consumidores que buscam um diferencial, uma expertise. Por isso estamos produzindo lotes especiais e menores com a erva certificada, que também ganha uma apresentação especial, sendo vendido em latas como as que os próprios produtores utilizavam”.
VOCAÇÃO REGIONAL
Assim como o INPI identifica e reconhece as regionalidades de determinados produtos, o Governo do Estado também trabalha para que produtos típicos paranaenses sejam valorizados e possam conquistar novos mercados. Esses estão entre os objetivos do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS).
O programa é da Invest Paraná, agência de negócios do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, com apoio do IDR-Paraná e a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ele incentiva as cadeias de valor e busca abrir mercados a produtos típicos paranaenses, produzidos de forma sustentável e de maneira tradicional. A erva-mate é a maior cadeia produtiva atendida pelo VRS, com 14 municípios da região Centro-Sul.
A iniciativa busca capacitar os ervateiros para melhorar os processos de produção e também incentiva a diversificação dos produtos. A ideia é promover o fortalecimento da cultura, para que produtores e agroindústrias se reúnam em cooperativas e associações para ampliar a oportunidade de ganho de mercado, principalmente internacional. Nesse sentido, um dos incentivos do programa é levar os produtores e a erva paranaenses para feiras nacionais e internacionais. “Queremos movimentar a cadeia, mostrar aos agricultores a possibilidade de criar novos produtos e adotar novas formas de fabricação que melhoram a qualidade e a produtividade da erva-mate paranaense, que já é referência para o País”, explica Daniele Ukan, professora no curso de Engenharia Florestal da Unicentro, especialista em erva-mate e consultora da VRS Mate.
O VRS trabalha com diferentes públicos de produtores, não apenas os certificados, mas destaca que a IG ajuda a posicionar e atestar a qualidade do mate paranaense. “O cultivo é diferenciado e tem um potencial de ganho financeiro e de mercado muito grande. O processo está bem consolidado e alavanca o produto”, afirma a pesquisadora.
“A conquista da IG foi um grande avanço e se tornou referência para o Brasil. Isso traz um diferencial de mercado importante, porque é um compromisso do produtor com a sustentabilidade e a produção de qualidade”, destaca. “A erva-mate paranaense já está presente na Argentina e no Uruguai, mas também está sendo apresentada ao mercado árabe através das ações da Invest. Ter esse diferencial ajuda a atestar que o produto tem tradição, qualidade, sabor e nutrientes superiores às convencionais”.
SÉRIE
O Paraná é o terceiro estado com o maior número de produtos de origem registrados, atrás apenas de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. São 12 ao total: o café do Norte Pioneiro, o mel de abelha de Ortigueira, as uvas finas de mesa de Marialva, a goiaba de Carlópolis, o melado de Capanema, o queijo da Colônia Witmarsun, o mel de abelha do Oeste do Paraná, a bala de banana de Antonina, o morango do Norte Pioneiro, os vinhos de Bituruna, o barreado do Litoral do Paraná e a erva-mate de São Matheus.

Taxa de renovação de alvará não será mais cobrada
Mais de 7 mil empreendimentos do município serão isentados da cobrança da taxa a partir de 2024
Publicada (4), a lei 2.888 de 2023 altera o Código Tributário Municipal de Pinhais (CTM), estabelecendo a isenção da cobrança pela renovação do alvará de localização de funcionamento das empresas do município. A taxa, a partir de 2024, passará a ser cobrada apenas na abertura de novas empresas e/ou na alteração de suas atividades. A medida proposta pela Prefeitura de Pinhais visa atrair mais investidores e diminuir significativamente custos operacionais relacionados à cobrança do tributo.
Até a implementação da lei, a Taxa de Alvará de Localização e Funcionamento (TLF) era cobrada anualmente. A tributação é prevista no CTM para custear a fiscalização e controle das atividades econômicas exercidas em Pinhais, por determinada Pessoa Jurídica, em relação ao zoneamento econômico
municipal. Junto com o pagamento das Taxas de Vigilância Sanitária (TVS) e de Vistoria Ambiental (TVA), o recolhimento da TLF é obrigatório para o exercício de empreendimentos econômicos no município.
Dos aproximadamente 15.000 Cadastros Econômicos ativos em Pinhais, 7.588 são obrigados legalmente a recolher a TLF, sendo 750 autônomos, e, no próximo ano, estarão isentos. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro, comenta que a alteração beneficiará em grande medida os empreendedores locais, atraindo investimentos para a cidade. “Até hoje, apenas os Microempreendedores individuais (MEIs) eram dispensados do recolhimento da TLF, por força da Lei
Complementar 123 de 2006, além dos casos de dispensa da TLF das atividades de baixo risco, consequência da Lei de Liberdade Econômica”, explica.
Pesaram ainda na elaboração da proposta as características da TLF que compreendem, segundo estudos da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo), os valores individuais e globais relativamente baixos, a inadimplência alta (cerca de 30% ao ano) e os custos proporcionalmente altos para a cobrança dos inadimplentes. “Assim, a Administração deixará de arcar com os custos de cobrança e administração de um tributo de baixa rentabilidade, como também obterá um diferencial para atração e manutenção de empresas e empregos”, reforça o secretário da pasta, José Luís Xavier Pedroza.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico promoveu curso de manipulação de alimentos
Evento foi realizado pela Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde), promoveu o Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

A capacitação, realizada pela Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, teve como público principal os Microempreendedores Individuais (MEIs).
O curso, que aconteceu na sede da Semde entre os dias 30 e 31 de agosto, foi ministrado pelo palestrante Renato Bach e concedeu certificado aos 22 participantes. Regularmente são disponibilizados para os moradores de Pinhais diversos cursos de capacitação, tanto para os microempreendedores, via Sala do Empreendedor, ou profissionalizantes, disponibilizados pela Agência do Trabalhador.
Para mais informações, entre em contato: Presencialmente, na Av. Ayrton Senna da Silva, 2842Estância Pinhais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Sala do Empreendedor, pelo whatsapp: (41) 99109-2454 ou mandar e-mail para saladoempreendedor@pinhais.pr.gov.br
Agência do Trabalhador: (41) 99137-4539 ou pelo e-mail agenciapinhais@gmail.com ou agencia.trabalhador@pinhais.pr.gov.br

Obras da Rua Santo Inácio se aproximam do fim
Entre as principais intervenções, destaque para a iluminação de LED e as novas calçadas, em concreto poroso
A revitalização da Rua Santo Inácio, localizada no bairro Emiliano Perneta, está se aproximando do fim. As obras, que compreenderam o trecho entre as Ruas Jandaia do Sul e Rosa Macarini, foram realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop).
As melhorias na via englobam reforço da base, meio-fio, calçadas em concreto poroso (que é permeável, e por isso evita a formaç ão de poças), a troca da iluminação convencional pela de LED, além de revisão do sistema de drenagem e a criação de vagas de estacionamento.
Para a finalização completa da Rua Santo Inácio, falta apenas o paisagismo, com plantio de grama, que será realizado pelas equi pes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).


LEGAIS / NACIONAL
A safra brasileira de grãos no ciclo 2023/24 poderá chegar a uma produção de 317,5 milhões de toneladas.
Primeiro levantamento de safra 2023/24 da Conab traz uma estimativa de produção de 317,5 milhões de toneladas
Tal estimativa sinaliza um ligeiro decréscimo em comparação à temporada passada, influenciada pela perspectiva inicial de diminuição na produtividade média, uma vez que há indicativo de leve crescimento na área total semeada, que deverá ultrapassar os 78 milhões de hectares. Os dados foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta terça-feira (10), durante o anúncio do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2023/24.
“Ao que as projeções apontam, teremos, pelo menos, a segunda maior safra da história do Brasil. É preciso acompanhar o desenvolvimento das culturas e os ajustes que realizaremos ao longo da temporada, que podem fazer com que a produção desta safra supere inclusive a da safra passada. No entanto, mesmo que não seja um novo recorde, temos a expectativa de uma boa colheita”, afirma o presidente da Conab, Edegar Pretto.
Entre as principais culturas acompanhadas, o arroz apresenta, inicialmente, estimativa de incremento, tanto na área plantada, quanto na produtividade média, resultando em uma expectativa de produção na ordem de 10,8 milhões de toneladas, o que representa incremento de 7,7% em comparação ao volume colhido na safra 2022/23.

Assim como no caso do arroz, a Conab também prevê uma recuperação de área para o feijão, podendo atingir 2,78 milhões de hectares, somando-se os três períodos de cultivo dentro do ano-safra. O plantio da primeira safra da leguminosa já está em andamento, com 61% da área estimada já semeada no Paraná, 32% em Santa Catarina, 34% no Rio Grande do Sul e 30% em São Paulo, como indicado no Progresso de Safra publicado nesta semana. A expectativa para a produção total da cultura é de 3,1 milhões de toneladas, crescimento de 0,8% em relação à temporada anterior caso o resultado se confirme ao final dos 3 ciclos.
“Outra boa notícia que este levantamento traz é a recuperação da área cultivada de arroz e de feijão, dois importantes alimentos para os brasileiros. O Governo Federal tem retomado políticas públicas para estimular a produção de alimentos, com anúncios dos planos safras, a retomada das compras públicas e a garantia dos preços mínimos. Essas e outras ações dão sinais positivos para os trabalhadores e trabalhadoras do campo e acreditamos que o resultado que vemos neste anúncio tem relação com isto”, reforça Pretto.
Para a soja, principal grão cultivado no país, as estimativas são de crescimento tanto na área como na produtividade, mas em uma velocidade menor que o registrado no último ano-safra. Com uma área prevista de 45,18 milhões de toneladas e uma produtividade média inicial estimada em 3.586 quilos por hectare, a produção deve alcançar um pouco mais de 162 milhões de tone-
ladas. Se confirmado o resultado, o volume a ser colhido será um novo recorde para a cultura. O plantio da oleaginosa segue um bom ritmo no Paraná, com 20% da área já semeada. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul o percentual de área cultivada atinge 19,1% e 8% respectivamente.
Cenário oposto é previsto para o milho se considerarmos as 3 safras do grão. As estimativas apontam para uma redução de 4,8% na área plantada, projetada em 21,19 milhões de hectares, e de 4,9% na produtividade média, chegando a 5.636 quilos por hectare. O cultivo do cereal no primeiro ciclo já teve início nos três estados da região Sul do país. Diante deste panorama, a produção total esperada para o cereal na safra 2023/24 é de 119,4 milhões de toneladas frente às mais de 130 milhões de toneladas colhidas no ciclo passado.
Para o algodão, a primeira previsão indica crescimento de 2,9% na
área a ser semeada da fibra, totalizando 1,71 milhão de hectares, e estimativa de uma produção de pluma em 3 milhões de toneladas.
Culturas de inverno – Com cerca de 40% das lavouras colhidas, a cultura do trigo apresenta aumento de área na ordem de 12,1% e redução de produtividade de 11,6%, em comparação a 2022, resultando em produção esperada de 10,5 milhões de toneladas. As condições climáticas registradas nos principais estados produtores tiveram impacto tanto no potencial produtivo, como nos casos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que registraram períodos com chuvas em excesso e o surgimento de doenças associadas à alta umidade, como no calendário habitual de colheita, caso do Paraná com o clima mais quente que acabou por acelerar o andamento do ciclo.
Destaque – Neste primeiro boletim, a Companhia também irá tratar sobre o estabelecimento de va-
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
zio sanitário, medida adotada para algumas culturas que visa manter a sanidade das lavouras, permitindo o alcance máximo do potencial produtivo da planta, mitigando a possibilidade de manter propágulos de patógenos viáveis no campo por meio de hospedeiros temporários.
Mercado – Com os impactos do clima na produtividade das lavouras de trigo, a Conab ajustou as estimativas de estoques de passagem do cereal neste 1º levantamento para 957,7 mil toneladas.
Já para o arroz, a recuperação produtiva no Brasil na safra 2023/24 e a menor oferta de importantes países exportadores possivelmente resultarão em um volume exportado pelo Brasil em torno de 2 milhões de toneladas, enquanto que no ciclo 2022/ 23 os embarques estão projetados em 1,8 milhão de toneladas. Mesmo com o possível aumento nas vendas externas, a previsão é que o estoque de passagem de arroz permaneça estável em 1,7 milhão de toneladas ao final de 2024.

No caso da soja, as elevadas exportações brasileiras de 2023 devem se manter em 2024, com o Brasil continuando a ser o maior exportador de soja do mundo. Com a alta demanda e a boa expectativa de produção, os embarques da oleaginosa estão estimados em 102,14 milhões de toneladas em 2024. Por sua vez, o milho apresenta projeção de menor oferta nacional. Diante desse cenário, aliado a um consumo interno com tendência de crescimento, a Companhia estima que 38 milhões de toneladas do cereal sairão do país, sendo este volume 26,9% inferior ao estimado para a safra 2022/23. As informações completas sobre o 1° Levantamento da Safra de Grãos 2023/24 e as condições de mercado destes produtos podem ser conferidos no Portal da Conab. Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa (61) 3312-6338 6344/6393/2256/6364/6389 imprensa@conab.gov.br

Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.



Curitiba supera efeitos das chuvas com grandes obras e programas ambientais da Prefeitura
Veja funcionamento de alguns ser viços da Prefeitura de Curitiba no feriadão
A Prefeitura de Curitiba entra em recesso nesta quinta-feira (12/10), dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e na sexta-feira (13/10). O retorno às atividades acontece na segunda-feira (16/10).
Alguns atrativos e serviços têm funcionamento alterado durante o feriado e o fim de semana.
URBS
Linhas de ônibus
Quinta-feira (12/10) - Tabela de Domingo
Sexta-feira (13/10) - Tabela de dias úteis (com cortes)
Sábado (14/10) - Tabela de sábado
Domingo (15/10) –Tabela de domingo
Mercado Municipal Capão Raso
12/10 - Aberto – 10h às 19h
13/10 – Aberto – 9h às 21h
14/10 – Aberto – 9h às 21h
15/10 – Fechado
Rua da Cidadania Matriz
12/10 – Fechado
13/10 – Aberto – 9h às 19h
14/10 – Aberto – 9h às 18h
15/10 – Fechado
Estacionamento Rui Barbosa
12/10 – Fechado
13/10 – Aberto – 7h às 19h
14/10 – Aberto – 7h às 19h
15/10 – Fechado
Rua 24 Horas
12 a 15/10 - Aberto - 9h às 23h
Arcadas do Pelourinho
12 a 15/10 - Aberto - 9h às 19h
Arcadas do São Francisco
12/10 – Aberto – 11h às 20h
13/10 – Aberto – 11h às 20h
14/10 – Aberto – 9h às 21h
15/10 – Aberto – 9h às 21h
Lojas #CuritibaSuaLinda
O significativo investimento da Prefeitura de Curitiba em obras de macrodrenagem, em programas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como o 100 mil árvores e o Amigo dos Rios, e em campanhas de sustentabilidade e conscientização, como a volta da Família Folhas, mostrou ser eficaz para a minimização dos alagamentos na cidade provocados pelas fortes chuvas dos últimos dias.
A cidade comprovou ter um sistema eficiente de drenagem, registrando apenas situações pontuais de alagamentos mesmo diante de condições climáticas desafiadoras - em cinco dias, algumas regiões acumularam mais de 200 mm de chuva, mais que o esperado para todo o mês de outubro (144 mm) pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
"São várias frentes de trabalho por toda a cidade, com grandes obras de combate às inundações e a realização de programas, como Curitiba Contra Cheias, Amigo dos Rios e 100 Mil Árvores, com o objetivo de minimizar os efeitos das chuvas fortes provocadas pelas mudanças climáticas", salienta o prefeito Rafael Greca.
De acordo com ele, a capital atua em várias frentes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, que sofrem influência também do fenômeno La Niña, que resfria a água dos oceanos e altera o regime de chuvas, e dos desmatamentos das florestas, que causam importante desequilíbrio ecológico.
"Todas as ações estão alinhadas ao Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), um legado que estamos deixando para as futuras gerações", completa Greca. A capital ainda reforçou sua participação na rede C40, de cidades unidas na luta contra as mudanças climáticas.
SISTEMA DE DRENAGEM
O trabalho desenvolvido pelo município nos últimos sete anos permitiu que a água escoasse rapidamente assim que a chuva cessou, demonstrando a eficiência do sistema de drenagem da cidade e ressaltando a importância dos investimentos em infraestrutura e sustentabilidade realizados pela administração municipal.

Desde 2017, 24 obras de drenagem foram realizadas, sendo que 17 delas foram iniciadas e concluídas em menos de um ano. Outras cinco obras com a mesma finalidade estão em andamento, totalizando um investimento de R$ 258,7 milhões. Além disso, mais de 11.600 ações foram empreendidas, incluindo a execução de 40.946 metros de galerias de águas pluviais e a limpeza de 363. 455 metros de rios e córregos na cidade.
LIMPEZA DOS RIOS
Uma das principais ações para reduzir os danos de tempestades é a limpeza constante dos rios e córregos da cidade.
O programa Curitiba Contra Cheias, executado pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), realiza serviços de drenagem e limpeza para reduzir os efeitos das tempestades.
No âmbito do programa, intervenções são realizadas para remover objetos e sedimentos que poderiam obstruir os canais de escoamento, contribuindo para a redução da possibilidade de enchentes.
Somente nos primeiros nove meses deste ano, foram realizadas 112 intervenções, abrangendo 35 km de rios, córregos, valas de drenagem e canais, com uma média mensal de 4.212 metros de limpeza. Desde o início da gestão, em 2017, foram limpos impressionantes 382.155 metros de cursos d'água na cidade.
As ações de limpeza e desassoreamento ocorrem simultaneamente às obras de macrodrenagem realizadas nos bairros, aumentando a capacidade dos rios e córregos de resistirem a transbordamentos e grandes precipitações.
Exemplos dessas ações incluem trabalhos no Rio Belém, em diferentes trechos e momentos, onde resíduos e sedimentos acumulados no leito foram removidos com a ajuda de uma escavadeira hidráulica; no Ribeirão dos Padilhas, no bairro Alto Boqueirão, também desassoreado com a ajuda de equipamento mecânico; e no Rio Cascatinha, no bairro de mesmo nome, bem como no córrego Henry Ford, que corta os bairros Fanny, Lindoia e Parolin.
AMIGO DOS RIOS
E 100 MIL ÁRVORES
Outras medidas do município se somam às ações da Secretaria Municipal de Obras Públicas. São programas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que promovem melhorias ambientais com a participação da comunidade e consistem, basicamente, na limpeza dos corpos hídricos e na recomposição da vegetação nativa.
A equipe Amigo dos Rios está constantemente monitorando os rios e córregos da cidade, realizando limpezas para remover não apenas materiais vegetais, mas também itens descartados indevidamente pela população, como sofás, fogões e colchões.
Alinhada às diretrizes globais de gestão dos riscos causados pelas mudanças climáticas, a Prefeitura investe ainda em ações relacionadas ao combate às mudanças climáticas e à contenção das cheias. Com essas iniciativas, demonstra um compromisso contínuo com a preservação de seus recursos hídricos e a segurança de seus cidadãos diante das adversidades climáticas.
Já o Desafio 100 mil árvores, lançado em 2019, vem sendo renovado e resulta em 400 mil árvores plantadas até agora por toda a população e o poder público.
CURITIBA
MAIS ENERGIA
O programa municipal Curitiba Mais Energia, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, visa popularizar o uso da energia limpa na cidade. Além da Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico da Caximba, inaugurada em março de 2023 e a primeira do gênero na América Latina em um aterro sanitário, o Curitiba Mais Energia já foi responsável pela implantação de painéis fotovoltáicos no Palácio 29 de Março, no Salão de Atos do Parque Barigui, na Fazenda Urbana de Curitiba e na Galeria das Quatro Estações do Jardim Botânico. Até o fim de 2024 esses painéis solares também chegarão a terminais de ônibus e à rodoferroviária.
O Curitiba Mais Energia conta também com 78 casas populares com painéis solares dentro do programa Cohab Solar e com a mini-usina hidrelétrica CGH Nicolau Kluppel, que gera energia na
queda d’água do Parque Barigui.
BAIRRO NOVO
DA CAXIMBA
E os problemas causados pelas fortes chuvas dos últimos dias no bairro da Caximba estão com os dias contados. Com o financiamento de US$ 57 milhões da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a Prefeitura de Curitiba está construindo o Bairro Novo da Caximba, que será o primeiro bairro inteligente do Brasil e o maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba. Com a obra, o município vai promover o reassentamento de 1.147 famílias que hoje vivem em situação de vulnerabilidade social e sanitária, em uma ocupação irregular na Área de Preservação Ambiental das bacias dos rios Barigui e Iguaçu.
Além das casas, o Bairro Novo da Caximba ainda receberá um parque linear, obras de infraestrutura de água e esgoto, bem como iluminação pública e novos equipamentos de saúde, educação e assistência social. A criação do parque linear irá ajudar a diminuir a erosão, o assoreamento e as inundações.
As obras das primeiras 752 casas do Bairro Novo da Caximba começaram em outubro de 2022. As entregas para a população das novas residências terão início em 2024.
O projeto do Bairro Novo da Caximba envolve vários órgãos do municipio, como secretarias municipais de Obras, Meio Ambiente, Governo, Saúde e Educação, bem como o Ippuc e a Cohab.
CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO
Além disso, a Prefeitura de Curitiba promove campanhas de conscientização para a população, enfatizando a importância do destino correto de resíduos e de não jogar lixo nos rios. O descarte inadequado de materiais como terra, lixo e móveis contribui para o assoreamento dos rios, aumentando o risco de alagamentos.
A volta da Família Folhas, os simpáticos personagens que inspiram crianças e adultos a atuarem de forma sustentável no dia a dia, tem contribuído para motivar os cidadãos a adotarem práticas de proteção do meio ambiente.
Mercado Municipal
12/10 – Aberto – 9h às 13h
13/10 – Aberto – 9h às 18h
14/10 – Aberto – 9h às 18h
15/10 – Aberto – 9h às 13h
Torre Panorâmica
12 a 15/10 – Aberto – 10h às 18h
Memorial Paranista
12 a 15/10 – Aberto – 10h às 18h
Jardim Botânico
12 a 15/10 – Aberto – 9h às 18h
Palacete Wolf
12/10 – Fechado
13/10 – Fechado
14/10 – Fechado
15/10 – Aberto – 9h às 14h
Shopping Estação
12/10 – Aberto – 10h às 18h
13/10 – Aberto – 10h às 18h
14/10 – Aberto – 10h às 18h
15/10 – Aberto – 12h às 19h
EDUCAÇÃO
Escolas municipais, CMEIs e CMAEEs estarão fechados na quinta (12/10) e sexta-feira (13/10). O atendimento nas unidades volta na segunda-feira (16/10).
SAÚDE
Unidades Básicas de Saúde
Fecham na quinta-feira (12/10), mas funcionam normalmente na sexta-feira (13/10).
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
Abertas 24 horas.
• UPA Sítio Cercado: Rua Levi Buquera, 158, Sítio Cercado.
• UPA Boa Vista: Avenida Paraná, 3.654, Boa Vista.
• UPA Cajuru: Rua Engenheiro Benedito Mário da Silva, 555, Cajuru.
• UPA Campo Comprido: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3.495, Campo Comprido.
• UPA Tatuquara: Rua Jornalista Emílio Zolá Florenzano, 835, Tatuquara.
• UPA CIC: Rua Senador Accioly Filho, 3370, Cidade Industrial.
• UPA Pinheirinho: Rua Leon Nicolas, s/n esq. com Winston Churchill, Capão Raso.
• UPA Boqueirão: Rua Professora Maria de Assumpção, 2,590, Boqueirão.
• UPA Fazendinha: Rua Carlos Klemtz, 1883 - Fazendinha. Samu 192
Atendimento 24 horas.
Central 3350-9000
De segunda a sexta-feira, das 7h às 22h; inclusive no feriado. Sábado e domingo, das 8h às 20h.
Caps Na quinta-feira (12/10), funcionam apenas os Caps 3, que mantêm o atendimento 24 horas para os pacientes acolhidos nos leitos. Na sexta-feira (13/10), o atendimento é normal.
UNIDADES DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Mercado Municipal
Quinta-feira (12/10) – 8h às 13h
Sexta-feira (13/10) – 8h às 18h
Sábado (14/10) – 8h às 18h
Domingo (15/10) – 8h às 13h - Os restaurantes ficam abertos até 15h, com entrada pela Rua da Paz
Mercado Regional Cajuru
Quinta-feira (12/10) – Fechado
Sexta-feira (13/10) – 7h às 18h
Sábado (14/10) – 7h às 18h
Domingo (15/10) – 7h às 12h
Armazéns da Família
Quinta-feira (12/10) – Fechado
Sexta-feira (13/10) – Atendimento normal
Sábado (14/10) – 9h às 14h
Domingo (15/10) – Fechado
Feiras Livres Diurnas
Quinta-feira (12/10) – Facultativo
Sexta-feira (13/10) – Atendimento normal
Sábado (14/10) – Atendimento normal
Domingo (15/10) – Atendimento normal
Feiras Livres Noturnas e Gastronômicas
Quinta-feira (12/10) – Facultativo
Sexta-feira (13/10) – Atendimento normal
Sábado (14/10) – Atendimento normal
Domingo (15/10) – Atendimento normal
De volta aos palcos, o cantor fará turnê pelo Brasil com o show “A Vida Tem Dessas Coisas”. Em Curitiba, a apresentação será no Teatro Guaíra, no dia 18 de outubro. O tempo passou rápido para o maior sucesso da carreira de Ritchie, o hit “Menina Veneno”, que celebra as quatro décadas dessa canção que vem sendo cantada por todo mundo, não importa a geração. Para brindar essa trajetória de sucesso, que começou com o álbum “Voo de Coração”, no qual esta música faz parte, o cantor apresenta na capital paranaense, no dia 18 de outubro (quarta-feira), às 21 horas, no Teatro Guaíra, o show da turnê “A Vida Tem Dessas Coisas. Com realização da Orth Produções, os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos.
No repertório, os sucessos que marcaram a carreira desse inglês que chegou ao Brasil nos anos 70 e não foi mais embora. São músicas que ainda estão e ficarão na memória por muitas tantas décadas, como a “A Mulher Invisível”, “Casanova”, “Pelo Interfone”, “Transas”, além da própria “Menina Veneno” e de “A Vida Tem Dessas Coisas”, canção que empresta o nome à turnê, onde o cantor montou um show para marcar época no século XXI.
Seu novo empresário, Steve Altit, responsável por trazer ao Brasil grandes estrelas internacionais e ter empresariado alguns dos mais consagrados artistas brasileiros, reuniu um time de peso para viabilizar o projeto. Em “Voo de Coração”, Ritchie já falava em holograma, computador pessoal, numa época em que esses equipamentos mal existiam. “Vamos ambientar esse espetáculo com a tecnologia atual para reforçar esse lado visionário que Ritchie sempre teve”, diz Alexandre Arrabal, ao lado de Kiko Dias, que assinam a direção de arte da turnê. Esse conceito ainda vem acompanhado da iluminação de Césio Lima, nome por trás da luz/fotografia dos maiores shows nacionais e internacionais no país.
No palco, Ritchie estará acompanhado por um quinteto com alguns dos melhores músicos de São Paulo. Essa nova jornada de “Menina Veneno”, para comemorar seus 40 anos, começa no Rio de Janeiro, dia 11 de

Marcelo Falcão anuncia show no Teatro Positivo, em Curitiba
Para celebrar esse momento especial da sua carreira, o artista irá presentear os fãs da capital paranaense, com as novas canções e os grandes hits das mais de três décadas dedicadas à música
Com a agenda de shows movimentada, lançamento de novas músicas e arrastando multidões de fãs em suas apresentações, Marcelo Falcão, um dos maiores nomes da música brasileira confirma show em Curitiba para o dia 22 de outubro, domingo, às 20 horas, no Teatro Positivo. Para o reencontro com fãs, Falcão traz grandes sucessos dos seus 33 anos de carreira, fazendo um passeio por canções do álbum solo “Viver”, os grandes hits da trajetória de 25 anos em que liderou “O Rappa” e presenteia o público com os novos lançamentos. Os ingressos para o show de Curitiba já estão à venda pelo Disk Ingressos.

Com sua voz marcante, estilo musical autêntico e letras que expressam críticas sociais e trazem reflexões sobre a realidade brasileira e da vida, Marcelo Falcão conquistou uma legião de fãs ao longo de sua trajetória, sendo reconhecido por seu estilo musical envolvente, que mescla o melhor do rock, reggae, soul e pop.
vida e a se colocarem no lugar dos outros, sem julgar. Sem data definida para lançamento, o novo trabalho contará ainda com participações de Orochi, L7nnon e Cynthia Luz. E, para o show de Curitiba, a expectativa é ter uma prévia dessas novidades.
O artista está ansioso para o encontro com os fãs, neste show que promete ser um dos destaques do calendário cultural de Curitiba neste ano! Para os fãs, será uma oportunidade única de ver o artista ao vivo e celebrar os memoráveis sucessos e os novos hits de Marcelo Falcão!
Serviço:
Marcelo Falcão em Curitiba
Data: 22 outubro de 2023 (domingo)
Local: Teatro Positivo -
R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido, Curitiba.
Horário: Abertura do teatro:
agosto, no Vivo Rio, dia 13 de agosto em São Paulo no Espaço Unimed, dia 19 de agosto, dividindo o palco com o também inglês Steve Hackett, dia 15 de setembro em Juiz de Fora e no dia 16 de setembro no charmoso Palácio das Artes em Belo Horizonte, seguindo em outubro para o Sul do país, passando por Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis, depois voando em direção aos corações do Brasil, encantando plateias, para que nunca se esqueçam de que a vida tem dessas coisas. A direção geral da turnê é de Jorge Espirito.
Serviço:
Ritchie se apresenta dia 18 de outubro, no Teatro Guaíra

Data: 18 de outubro de 2023 (quarta-feira)
Horário: Abertura do Teatro às 20h e Início do Show às 21h.
Local: Teatro Guaíra (R. Amintas de Barros, S/NCentro, Curitiba - PR).
Classificação etária: Livre
Ingressos: a partir de R$ 130,00 a meia-entrada (01 Balcão - Amarelo) até R$ 380,00 a inteira na plateia A + taxa administrativa da Disk Ingressos.
** A meia-entrada é válida para Doadores de Sangue devidamente comprovados, Estudantes devidamente comprovados, Idosos conforme Lei, PNE, Portador de Câncer e Professor.
** IMPORTANTE: Serão exigidos os documentos e comprovantes que constam nas respectivas leis.
** OS DESCONTOS NÃO SÃO CUMULATIVOS.
Pontos de venda: Disk Ingressos (Call Center 41 3315-0808). Site do Disk Link para compra: https:/ www.diskingressos.com.br/event/4966
INFORMAÇÕES: diskingressos.com.br


Evidência Comunicação
Ines Dumas - 99101-0830 (Tim)
Fabiana Lima - 99191-2524 (Tim) www.evidenciacomunicacao.com
Para os fãs da capital paranaense, o reencontro promete ser de muita emoção e de celebrar esse momento especial na vida do artista, curtindo as músicas do novo trabalho “Voar, flutuar”, “Hoje eu decidi” e “Mais leve que o ar”, além dos sucessos mais marcantes de sua trajetória com “O Rappa”, como “Minha alma”, “Pescador de ilusões”, “Anjos” e “Hey Joe”.
Falcão vivencia um ano de muitas novidades, trabalhando na produção do segundo álbum solo, com algumas faixas já anunciadas, como recémgravada em parceria com Toni Garrido, “Refletir”, composta por ele e seu pai, Ademir Custódio, que instiga as pessoas a refletirem sobre a
19h / Início: 20h
Classificação etária: 18 anos
Realização: Dumas Produções
Ingressos: a partir de R$ 120,00 a meia-entrada do Lote 1 do Setor Superior Direito e Esquerdo + taxa adm.
Venda: https:/ www.diskingressos.com.br/evento/5189 22-10-2023/pr/curitiba/marcelo-falcao
Ponto de venda: Disk Ingressos
Ingressos: www.diskingressos.com.br
Informações: @evidenciacomunicacao
Expert lança promoção para a semana da criança
Expert comemora Dia das Crianças com hidratação para meninas de até 12 anos
Na semana das crianças, até13 de outubro, a rede de salões Expert Beauty Center preparou uma promoção especial para as filhas de suas clientes. Ao realizar qualquer procedimento capilar, a filha de até 12 anos ganha uma hidratação Keune com secado. Para participar, a mãe deve agendar seu horário entre e informar que a filha irá junto.

A promoção comemorativa acontece durante a semana da criança em todas as unidades da Rede Expert. O intuito da ação é cuidar da autoestima das meninas e proporcionar um momento de embelezamento entre mãe e filha. “Muitas crianças vêm ao salão enquanto suas mães estão sendo atendidas, nesta semana queremos que elas se sintam incluídas no universo da beleza”, explica Adir Mohamad Hillani, sócio-proprietário da rede Expert.
Além de mães e filhas, também podem participar da promoção, avós e suas netas, tias com sobrinhas. O importante é que a criança tenha até 12 anos e seja agendada junto com a adulta pagante. “Estamos animados com esta ação e esperamos proporcionar um dia especial para diversas meninas que vão ao salão”, finaliza o sócio-proprietário da Rede.
Expert Beauty Center
Unidade Batel: R. Gonçalves Dias, 55
Unidade Barigui: R. Prof. Viriato Parigot de Souza, 600
Unidade Cabral: Av. Paraná, 150
Unidade Munhoz: Av. Paraná, 150 www.expertbeautycenter.com.br
Sobre o Expert O Expert Beauty Center é a maior e mais completa rede de salões próprios de Curitiba com quatro unidades nas regiões mais nobres da capital paranaense. À frente da empresa, os irmãos José e Adir Hillani, empreendedores com mais de 25 anos de experiência no setor da beleza. A rede conta com um time de aproximadamente 500 profissionais, divididos nos setores de manicure, pedicure, depilação, podologia, maquiagem, estética e cabeleireiros, todos altamente preparados para oferecer o melhor atendimento com as últimas tecnologias. O Expert agrega também uma equipe de hair designers formados nas mais importantes academias do mundo tais como Toni Guy, Maldonado, Pivo Point, Longueras e Vidal Sasson.
Ritchie fará show neste mês de outubro, em Curitiba, para celebrar os 40 anos do hit Menina Veneno
Feriadão tem "Lendas Brasileiras" no Guaíra, eventos para crianças e museus abertos
O Museu Oscar Niemeyer tem Ateliê Aberto de Colagem e contação de histórias. No Centro Cultural Teatro Guaíra, o destaque é a peça sucesso de crítica e público “Lendas Brasileiras”, além de “Rádio Saltimbancos”. Outros museus contam com programação extensa no feriadão
Os museus do Estado abrem durante o feriado do Dia da Criança e as dezenas de exposições em cartaz são uma ótima forma de entretenimento cultural para a garotada. O Museu Oscar Niemeyer tem Ateliê Aberto de Colagem e contação de histórias. Já o Museu da Imagem e do Som tem toda quarta-feira o Tons Vizinhos – Quartas Musicais, que reúne artistas em apresentações gratuitas.
A Biblioteca Pública do Paraná fecha entre os dias 12 e 15 de outubro, enquanto o Centro Cultural Teatro Guaíra abre espaço para uma programação infantil, com destaque para o sucesso de crítica e público “Lendas Brasileiras”, no Guairão. O espetáculo traz o ator Ranieri Gonzalez à frente de uma contação de história sobre a fauna e a flora brasileiras com o Balé Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná, executando ao vivo a trilha sonora original. Confira a programação das instituições culturais, com ênfase às produções voltadas para o público infantil, e as exposições em cartaz nos museus do Estado:
CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA (CCTG)
Guairão
"Lendas Brasileiras" – Sucesso de público, "Lendas Brasileiras" volta com temporada no Guairão. Nesse espetáculo, o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná estão juntos em uma releitura do folclore brasileiro por meio de contação de história, o uso de bonecos, figurinos lúdicos e muita imaginação. Apresentações: dia 12, às 10h e 15h (duas sessões); dia 13, às 20h30; dia 14, às 16h; dia 15, às 10h30. Ingressos a R$ 20 pela Bilheteria do Teatro Guaíra ou por AQUI.

Guairinha
"Rádio Saltimbancos" – O espetáculo “Rádio Saltimbancos” fala de união, fraternidade, autoestima e diferenças para crianças, adolescentes e adultos. As apresentações acontecem na quinta-feira (12), sábado (14) e domingo (15), sempre às 16 horas. Ingressos a R$ 60 no site Deu Balada.
Miniauditório
"Diário de um Louco" – Sucesso no Festival de Teatro de Curitiba, o monólogo é uma adaptação de um conto escrito por um dos maiores dramaturgos do século XIX: Nikolai Gogól (1809-1852). A história se passa em São Petersburgo (Rússia) onde um funcionário público com uma vida pobre e solitária se refugia em seus delírios psicóticos. Apresentações de 12 a 15 de outubro de 2023. Quinta a sábado, 20h. Domingo, às 19h. Ingressos a R$ 40 e R$ 20 no Ticket Fácil.
Teatro Zé Maria
"Papagaio" – Por meio de bichos esquisitos, reis, madrastas, princesas e um príncipe encantado e um papagaio, a trupe do Nanna Núcleo de Criação guia o público por um labirinto de histórias entrelaçadas, onde a personagem quer sair do papel de mocinha e se tornar narradora da sua própria história. É dia 12 de outubro,
com sessões às 16 horas e às 19 horas. Ingressos a R$ 60 e R$ 30 no site Serra Verde Express.
MUSEU OSCAR NIEMEYER – MON
Mediação – A primeira visita mediada do mês ocorrerá em 11/10 (quarta), às 15h, no Pátio das Esculturas, espaço de exposição permanente de obras de grande dimensão que pertencem ao acervo do museu. A mediação prioriza o diálogo e a investigação acerca das obras e dos artistas presentes na mostra.
Documentário – Nos dias 11/10 e 18/10, às 16h, o MON exibe “A Casa do Mestre”, documentário biográfico sobre a vida e obra de Serguei Eisenstein. O filme é dirigido por Aleksandr Iskin, Mariana Kireeva e Naum Kleiman, que também assina o roteiro e é cocurador da exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo”, em cartaz na sala 11 do Museu. No Miniauditório do MON (subsolo).
Crianças – No dia 12 de outubro, Dia das Crianças, acontecerá o “Ateliê Aberto de Colagem”, das 10h30 às 16h30. Direcionada ao público de 5 a 12 anos, a proposta será exercitar a imaginação e explorar o Espaço de Oficinas do MON a partir de divertidos e curiosos desafios. O que será possível criar com cola e papel? Nessa oficina, o tempo será livre e o participante terá autonomia na criação das suas produções. Essa mesma atividade acontecerá no dia 28/ 10, para crianças autistas com idades entre 5 e 12 anos. Haverá entradas às 9h30, 11h e 13h.
Ainda no dia 12/10, às 15h, haverá uma contação de histórias, na área externa do Museu, “MON Sem Paredes”, com Samara Rosa. Elementos da natureza, como as árvores e os pássaros, serão o tema – e o encontro será na obra “Ao Redor de uma Árvore”, do artista Gustavo Utrabo.
CENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICAS – CJAP

Oficina de Stop Motion – Com apenas quatro encontros, as aulas para a turma de 10 a 13 anos acontecem nos dias 16, 23 e 30 de outubro e 06 de novembro, das 14h às 17h. Já as aulas da turma de 14 a 17 anos estão programadas para os dias 13, 20 e 27 de novembro e 04 de dezembro. Parte das atividades em comemoração ao Dia das Crianças do Centro, a oficina é uma parceria com o setor educativo do Museu da Imagem e do Som. Inscrições pelo formulário neste link.
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM – MIS-PR
Analía Chernavsky – Toda quarta-feira, às 18h, o projeto Tons Vizinhos – Quartas Musicais leva música de qualidade ao MIS-PR. Nesta quarta (11), Analía Chernavsky apresenta seu disco “Movimiento”, inspirado em cantautores uruguaios de diferentes gêneros e estilos da música popular latino-americana, que vão do tango argentino ao forró, da polca paraguaia ao joropo venezuelano. Esse repertório é apresentado por Analía (voz), María Betania Hernández (violino), Elvir Barreto (violão e acordeão). Entrada livre e gratuita.
Almir Sater traz para Curitiba show que agrega diversos estilos musicais
Apresentação marcada para outubro no Teatro Guaíra terá repertório de clássicos que passam pela música de raiz pantaneira, MPB, sertanejo e folk Almir Sater costuma se apresentar em Curitiba todos os anos, em um show que já se tornou tradicional na agenda de espetáculos da capital paranaense. Desta vez ele sobe ao palco do Teatro Guaíra em 20 de outubro, trazendo um repertório, que contempla diversos períodos de sua carreira. O público poderá ouvir clássicos como "Tocando em frente", "Chalana", "Trem do Pantanal", além de canções menos conhecida, inclusive de seu álbum mais recente "Do Amanhã Nada Sei", lançado no final do ano passado. O evento é uma realização da Banalíssima Arte e os ingressos estão à venda, com valores a partir de R$ 140,00. O estilo de Almir Sater contempla elementos dos mais diversos, partindo das culturas regionais fronteiriças de seu estado natal, Mato Grosso do Sul, que muito lhe influenciaram. A essa cultura pantaneira e sertaneja, foram agregadas referências a MPB, folk, blues, música instrumental brasileira de raiz, entre outros gêneros, constituindo uma identidade musical própria, facilmente reconhecida por quem ouve suas músicas.

Como o artista criou seu estilo
Almir Sater só se deu conta de que seguiria carreira artística quando adulto, após sair de Campo Grande, na região Centro-Oeste do país, para estudar Direito no Rio de Janeiro. Não levou nem três meses para concluir que não seria advogado.
Certo dia, ao passar por acaso pelo Largo do Machado (reduto nordestino da capital fluminense) parou para ouvir as duplas regionalistas que se apresentavam e descobriu que a música era o que realmente importava em sua vida. "Foi lá que eu conheci a viola e conversei pela primeira vez com violeiros. Depois resolvi vender meu violão de 12 cordas e comprar uma viola. Se eu não tivesse passado naquele dia no Largo do Machado, quem sabe minha carreira fosse outra ou nem acontecesse", relata o cantor.
Na solidão da cidade grande, se dedicou por completo ao instrumento musical que lhe acompanha desde então. "Sempre tive facilidade com a viola. Quando comecei a tocar, parecia que eu já tocava há muito tempo", comenta.
Retornou para Campo Grande e retomou contato com a gente de sua terra, além de realizar uma pesquisa de novos ritmos e sons. Suas composições registradas em pouco mais de dez álbuns refletem o popular e o erudito de maneira impar, como nunca se ouviu na música brasileira.
Ingressos
Os ingressos para o show estão à venda pelo Disk Ingressos, podendo ser adquiridos através do site www.diskingressos.com.br/event/5066 ou de forma presencial no quiosque localizado no Shopping Ventura (de segunda a sábado das 10h às 22h e domingos das 14h às 22h), bilheteria do Teatro Positivo (de segunda a sexta das 11h às 15h e das 16h10 às 20h, sábados das 17h às 21h) e bilheteria do Teatro Fernanda Montenegro (de segunda a sexta das 10h às 14h e das 15h10 às 18h, sábados das 12h às 16 e das 17h10 às 20h).
Será concedido 50% de desconto (não cumulativo com outras promoções ou descontos) para quem tiver acima de 60 anos, doadores de sangue, pessoas vacinadas contra a Covid-19, portadores de câncer, professores, estudantes, pessoas com deficiência e jovens de 1 a 29 anos comprovadamente carentes e demais condições para meia entrada previstas em lei.
Serviço:
Show com Almir Sater
Data: 20 de outubro (sexta-feira)
Horário: 21h (abertura da casa às 20h)

Local: Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade, s/no, Curitiba, PR) Ingressos a partir de R$ 140,00 (meia-entrada) + taxa adm
Classificação etária: Livre Venda de ingressos: www.diskingressos.com.br/event/5066

Ponto facultativo para o funcionalismo público no dia 13 de outubro
São José dos Pinhais recebeu Procons de todo o Brasil para curso de agentes fiscais
Na próxima quinta-feira (12) é feriado nacional, e na sexta-feira (13) a Prefeitura de São José dos Pinhais declarou Ponto Facultativo, conforme Decreto Municipal nº. 5.623, de 9 de outubro de 2023. Desta forma, não haverá expediente nas repartições públicas, com exceção dos serviços básicos de urgência e emergência.

Fica determinado que para o atendimento dos serviços considerados essenciais à cidade, os setores responsáveis deverão organizar escalas especiais.
CONFIRA O
FUNCIONAMENTO DE ALGUNS SERVIÇOS NESTE PERÍODO:
Saúde – As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão fechadas nos dias 12 e 13, retomando suas atividades normais a partir de segunda-feira (16). Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena e Rui Barbosa, assim como o Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais (HMSJP), funcionarão normalmente.

Segurança – O atendimento de emergência da Guarda Municipal e da Defesa Civil será 24 horas e ininterrupto por meio dos telefones 153 e 0800 153 0800, ambos gratuitos, bem como pelo aplicativo “153 Cidadão”, portanto só o atendimento administra-
tivo irá parar nos dias descritos.
Educação – Setor administrativo da Secretaria de Educação, Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) também estarão sem funcionamento, conforme calendário escolar aprovado pelo Conselho Municipal de Educa-ção.
Assistência Social – O Conselho Tutelar terá plantão de funcionários durante o ponto facultativo. Os demais setores assistenciais seguem fechados, retomando suas atividades normais a partir de segundafeira (16). Telefone do Conselho Tutelar: (41) 99982-
3518.
Esporte e Lazer – As atividades esportivas e o setor administrativo da Secretaria não irão funcionar nos dias informados.
Cultura – Não haverá aula para os alunos da Escola da Cultura e da Usina da Música, bem como expediente nas demais unidades da Secretaria, como a Biblioteca Pública, os Museus Atílio Rocco e do Boneco Animado e a Casa da Cultura da Colônia Murici.
Na última quinta-feira (05) e sexta-feira (06), o Procon de São José dos Pinhais realizou o Curso de Agentes Fiscais, que contou com a participação de 65 pessoas na modalidade presencial e 341 de maneira on-line (tendo a presença de cidadãos de todo o país).
O evento foi realizado no Auditório da Câmara Municipal e contou com instrutores da Polícia Civil do Paraná; Delegacia do Consumidor (DELCON) e de Crimes Cibernéticos (NUCIBER); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Agência Nacional de Petróleo (ANP); Vigilância Sanitária (VISA); Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/PR e dos PROCONs Paraná, Guarapuava, Pato Branco e São José dos Pinhais.
CONFIRA OS TEMAS
ABORDADOS NA AÇÃO:
Competência do PROCON:
Atuação do fiscal; Fiscalização de orientação e dupla visita; Medida cautelar e abuso de autoridade; Fiscalizações de alta complexidade; Fiscalização, identificação e apreensão de produtos falsificados.
Ações conjuntas:
Casos de decisões judiciais e impugnações.
Fiscalização e mercado de combustíveis:
Iniciativa dos Procons.
Além disso, houveram palestras com: Dr. Luciano Simor Xavier; Dr. Francisco de Assis Lilja e Miguel Dias Camargo; Marco Palhano; Claudia Silvano; Dra Luana Esteche e Moracy Moraes; Dra Eliane Menegola e Felipe Catani; Dr Antonio Carlos Efing; Zohair Mohamad Hussein e Rodrigo Madeira Azambuja; Dr. Jaiderson Rivarola e Dr. Gustavo Colle.


Segundo o Coordenador do Procon-SJP, Jaiderson Rivarola, é importante oferecer essa capacitação para melhorar a qualidade do serviço público oferecido à população.
“Esse tipo de capacitação melhora a relação do Procon com os fornecedores, uma vez que os órgãos de defesa do consumidor também orientam as empresas. Por esse motivo, é essencial capacitar o servidor para melhorar o atendimento e o equilíbrio nas relações de consumo”.
O curso foi transmitido na TV da Câmara Municipal e segue disponível no YouTube para quem quiser vê-lo.
Demutran informa novo sentido na Rua Capitão Tobias Pereira da Cruz
O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran)

que a mudança foi necessária por conta do fluxo viário na região. A medida visa melhorar a fluidez do tráfego e, ao mesmo tempo, garantir mais segurança aos pe-
Armazém da Família –Estará fechado apenas no dia 12 de outubro, funcionando normalmente na sexta-feira (13) e sábado (14). destres.
O Demutran orienta todos os condutores que necessitem se deslocar no sentido contrário a utilizar a Rua Paulino Siqueira Cortês. Além disso, é crucial que os motoristas redobrem sua atenção ao transitar pela Rua Capitão Tobias Pereira da Cruz durante o período de adaptação à nova configuração viária, a fim de garantir o bem-estar e a segurança de todos os usuários da via.
PARTICIPAÇÕES
O evento teve a participação dos PROCONs do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Amazonas, Rio Grande do Norte, Pará, Amapá e Piauí.

A partir desta terça-feira (10), a Rua Capitão Tobias Pereira da Cruz, no trecho compreendido entre as ruas Scharffenberg de Quadros e Jorge Mansos do Nascimento Teixeira, passará a ser uma via de sentido único.
informa