08052025

Page 1


Ratinho Junior quer autonomia dos estados para aumentar tempo de prisão de criminosos

Atualmente a Constituição Federal afirma que a competência sobre direito penal é privativa da União. Foto: Jonathan Campos/AEN

Educação de Jovens e Adultos: matrículas abertas para a conclusão do primeiro ciclo do Ensino Fundamental

Nunca é tarde para começar ou recomeçar os estudos. Jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos que não concluíram do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental podem se matricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed). As aulas são gratuitas e estão disponíveis em oito bairros da cidade.

A EJA permite que os estudantes finalizem a trajetória escolar em menos tempo e, assim, ampliem suas chances de inserção ou recolocação no mercado de trabalho.

Para a matrícula no primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), os interessados devem comparecer pessoalmente a uma das unidades que oferecem EJA.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior defendeu nesta terça-feira (6) em uma palestra na sede do Secovi, em São Paulo, que cada estado tenha a sua própria legislação penal, diferenciando as regras de punição para os crimes. Segundo ele, é uma das formas mais rápidas de resposta aos bandidos porque garante punições mais severas.

Ele afirmou que a proposta envolve uma emenda constitucional que permitiria a delegação sobre a legislação penal aos estados. Atualmente a Constituição Federal afirma que a competência sobre direito penal é privativa da União e com a medida ela passaria a ser concorrente, como nas questões de legislação ambiental e programas habitacionais. Com essa competência concorrente, a União poderia tipificar as normas gerais e os estados poderiam trabalhar em cima das particularidades e criar as suas próprias penalizações. Nesse sentido, um estado poderia transformar um roubo de celular em uma qualificadora, por exemplo, projetando o impacto que isso tem na vida das pessoas, uma vez que ele reúne aplicativos de banco e de saúde, sem precisar passar por aprovação e discussão federal.

“Com uma medida simples resolvemos rapidamente a violência no Brasil. Eu faria uma emenda na Constituição delegando aos estados a competência para fazer a sua legislação penal. A sociedade não aguenta mais ver bandido ser tratado como anjinho. O cidadão de bem não pode mais viver trancado em casa. É uma inversão da lógica. Estados precisam ter autonomia para endurecer as penas. Punição mais dura para criminoso significa, no final do dia, tranquilidade para as famílias brasileiras viverem em liberdade”, afirmou. Ele também disse que a proposta teria amplo apoio entre os diversos segmentos da sociedade. “Eu tenho certeza que se eu mandar um projeto para a Assembleia do Paraná falando que um criminoso que matou um trabalhador vai ficar 40 anos preso, ela aprova. A mesma coisa com casos de feminicídio, falando que um homem que mata a mulher tem que ficar 30 anos na cadeia, ela aprova. Não é possível um assassino pegar pouco tempo de cadeia e logo ser solto”, complementou Ratinho Junior.

Prefeitura de Pinhais contrata 50 novos professores da educação

infantil

Nesta semana, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), recepcionou 50 novos professores da educação infantil. As contratações são referentes ao edital 002/2024 que contou com aproximadamente 3.300 inscritos. Os profissionais irão reforçar o quadro da Rede Municipal de Ensino, que atualmente conta com 607 professores efetivos e 196 temporários. A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, parabenizou os novos profissionais e desejou boas-vindas em evento realizado na Semed, localizada no bairro Weis- sópolis. A secretária de Educação, Rosangela Batista, também esteve presente na recepção aos novos profissionais.

A

ou serviços públicos essenciais, prioritariamente

As Cataratas do Iguaçu estão entre os finalistas doWorld Travel Awards 2025, concorrendo ao título de Principal Atrativo Turístico da América do Sul. A Maravilha Mundial da Natureza disputa com destinos como Machu Picchu e o Cristo Reden-

2

página 4 tor. O prêmio é considerado o “Oscar do Turismo Mundial”.

Página
Quinta-feira

144

A Praça Oswaldo Cruz recebeu (6/5), a abertura oficial da 50ª edição dos Jogos Escolares de Curitiba (JECs), com a presença do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, estudantes, professores, familiares e autoridades. Cerca de 5 mil estudantes irão competir em diversas modalidades, incluindo atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

“Nós somos a capital do esporte no país, temos esporte na cidade toda, a praça em que estamos é um exemplo disso. Nós queremos que vocês joguem, combatam o bom combate”, disse Eduardo Pimentel.

Os Jogos Escolares são uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná para promover o desenvolvimento do esporte educacional, estimulando a convivência entre os jovens e reforçando valores como disciplina, respeito

e espírito de equipe. As disputas vão até 17 de maio e classificam os vencedores para a etapa estadual, os Jogos Escolares do Paraná (JEPs).

“Quero agradecer todos os alunos e atletas pela presença e por terem colocado o nome à disposição para se classificarem aos Jogos Escolares do Paraná”, disse o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler. 50ª edição

Neste ano, os Jogos chegam à 50° edição com um número histórico de inscrições. São 144 escolas, entre instituições públicas e particulares, e mais de 5 mil atletas participantes, de 13 a 17 anos.

Alunas do Colégio Estadual do Paraná, Isabella Caroline Veríssimo, 17, e Angelina Morais, 16, encontraram no basquete o amor pelo esporte. Elas participaram dos jogos no último ano e lembram com carinho.

Oscar do Turismo As Cataratas do Iguaçu estão entre os finalistas do World Travel Awards 2025, concorrendo ao título de Principal Atrativo Turístico da América do Sul. A Maravilha Mundial da Natureza disputa com destinos como Machu Picchu e o Cristo Redentor. O prêmio é considerado o “Oscar do Turismo Mundial”.

Queijos do Paraná

A segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná, que acontece nos dias 29 e 30 de maio no Museu Oscar Niemeyer, já bateu recorde com 515 queijos inscritos. O evento celebra a excelência da produção queijeira do estado, com apoio do IDR-Paraná e outras instituições. O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com destaque crescente no setor de queijos.

Cursinho popular

A UEPG abriu inscrições para seu Cursinho Popular, gratuito e voltado a estudantes da rede pública em vulnerabilidade social. As aulas começam em 2 de junho e preparam para vestibulares e o PSS. O projeto também oferece experiência docente a licenciandos da universidade.

Descentralização penal

O governador Ratinho Júnior propôs, em palestra no Secovi-SP, que os estados tenham autonomia para criar suas próprias leis penais. A medida exigiria uma emenda constitucional, transferindo parte da competência penal da União para os estados. Segundo ele, isso permitiria punições mais duras e respostas mais rápidas à criminalidade.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

“Estamos muito animadas, é uma experiência incrível. Eu comecei ano passado a jogar basquete e estou muito feliz que vou competir de novo neste ano”, contou Angelina.

Durante a abertura, houve apresentações culturais de música e de dança, além de uma demonstração de um novo esporte, o drone soccer, que é similar a um futebol mas utiliza drones.

Presenças

Compareceram o diretor da Secretaria de Estado do Esporte, Walmir Matos, o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, a coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Márcia Tomadon, a administradora da Regional Matriz, Ariane Regis Silva, o administrador da Regional Cajuru, Agostinho Creplive Filho, e os vereadores Renan Ceschin e Beto Moraes.

não expressam necessariamente a opinião do jornal

Prefeito Eduardo Pimentel participa da abertura oficial da 50ª edição dos Jogos Escolares de Curitiba (JECs), na Praça Oswaldo Cruz.

REFERENTE À COBRANÇA DE CRÉDITOS INADIMPLIDOS COM RISCO

DA UNIÃO OU FUNDOS PÚBLICOS FEDERAIS, CUJA ADMINISTRAÇÃO

ESTÁ A CARGO DO BANCO DO BRASIL S.A., COMUNICANDO A ALTERAÇÃO DE CREDOR, VENCIMENTO DE DÍVIDA E INSCRIÇÃO NO CADIN, DOS

CRÉDITOS ADQUIRIDOS OU DESONERADOS DE RISCO PELA UNIÃO, NA FORMA DA MP 2.196-3, DE 24.08.2001.

O Banco do Brasil S.A., conforme autorização concedida por meio da Portaria do Ministério da Fazenda Nº 202, de 21 de julho de 2004, publicada no

contados a partir da data da publicação deste Edital:

não quitados do Setor Público Federal - CADIN, nos termos da Lei Nº 10.522,

NOMECPFPARTICIPAÇÃONº_OPERAÇÃO

ESPOLIO ALICINDO JUKOSKI MUTUÁRIO

Clayton Rodrigues Da Silva Gerente Geral

REFERENTE À COBRANÇA DE CRÉDITOS INADIMPLIDOS COM RISCO DA UNIÃO OU FUNDOS PÚBLICOS FEDERAIS, CUJA ADMINISTRAÇÃO ESTÁ A CARGO DO BANCO DO BRASIL S.A., COMUNICANDO A PERTINÊNCIA DO CRÉDITO À UNIÃO, VENCIMENTO DE DÍVIDA E INSCRIÇÃO NO CADIN. O Banco do Brasil S.A., conforme autorização concedida por meio da Portaria do Ministério da Fazenda Nº 202, de 21 de julho de 2004, publicada contados a partir da data da publicação deste Edital com recursos Públicos Federais, sendo crédito de

NOMECPFPARTICIPAÇÃONº_OPERAÇÃO Espolio Antonio Mauri De Lima Rosa MUTUÁRIO

Estado formaliza investimento de R$ 4,7 milhões para pavimentação em Colombo

O vice-governador Darci Piana assinou, nesta quarta-feira (7), a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica da Rua Aviador Max Fontoura. A obra, que abrange área de quase 12 mil m² no bairro Mauá, contempla o trecho da rua entre a Estrada da Graciosa e a Travessa José Simione e envolve diversas melhorias. Governador autoriza concurso para 625 profissionais e anuncia promoção de servidores da Saúde

Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, vai receber um importante reforço na infraestrutura viária. O vice-governador Darci Piana assinou, na quarta-feira (7), a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica da Rua Aviador Max Fontoura, com o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, e o prefeito do município, Helder Lazarotto. Esta obra, que abrange área de quase 12 mil m² no bairro Mauá, contempla o trecho da rua entre a Estrada da Graciosa e a Travessa José Simione e envolve melhorias como terraplenagem, revestimento asfáltico, instalação de meio-fio e sarjeta, urbanização, sinalização de trânsito e drenagem de águas pluviais, melhorando a mobilidade urbana da região.

O contrato foi firmado com a empresa Puma Infraestrutura e Pavimentações Ltda, vencedora do processo licitatório eletrônico. O investimento total é de R$ 4,9 milhões, dos quais R$ 4,7 milhões são provenientes da Secretaria das Cidades, enquanto a prefeitura contribuirá com R$ 249 mil como contrapartida municipal.

O vice-governador Darci Piana ressaltou que a obra marca mais um avanço no compromisso do Governo do Estado no desenvolvimento e na modernização das vias urbanas dos municípios. “A pavimentação dessa rua que liga a BR-116 a Colombo, passando por Pinhais, vem resolver o problema de mobilidade dos empresários dali, da indústria, comércio e serviços”, disse. Segundo o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, esse investimento em pavimentação

participa do total de mais de R$ 5,3 bilhões destinados a este componente pelo Governo do Estado desde o início do primeiro mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Aquela região do Parque Industrial de Mauá precisava dessa pavimentação, que vai facilitar a vida de quem produz, de quem gera muito emprego e valor para a região”, falou. O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, disse que essa nova pavimentação trará benefícios diretos

para os moradores do bairro Mauá, melhorando o fluxo de veículos, garantindo mais segurança para pedestres e ampliando a valorização imobiliária da região. “Esta é uma obra estruturante, importante, não só para Colombo, mas para toda a Região Metropolitana, porque liga a BR-116 à Estada da Graciosa, uma via que desafoga o trânsito pesado aqui da região, o que facilita para mais de 20 empresas que estão só nessa rua e também para o tráfego em

DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM

toda a região”, falou o prefeito, citando que a empresa tem 15 dias para iniciar a obra e um prazo de execução de 360 dias. A autorização foi concedida após análise criteriosa do processo licitatório pela Assessoria Jurídica do Paranacidade, que garantiu o cumprimento de todas as exigências legais e normativas. Além disso, o município deverá observar as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) na execução do projeto.

INVESTIMENTOS EM COLOMBO

Desde 2019 foram investidos, via Secid, R$ 205 milhões em Colombo, que envolve, entre outras obras, a execução de pavimentações de diversas vias urbanas, no valor de mais de R$ 35 milhões, assim como a construção do Centro de Referência de Ação Social, já contratado, que ficará no Bairro Mauá e envolve um montante de R$ 1,4 milhão.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta quarta-feira (7) a abertura de concurso público para reforçar o quadro da Saúde no Paraná. O Governo do Estado também abrirá o prazo para a promoção funcional de servidores da Saúde

O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta quarta-feira (7) a abertura de um concurso público para fortalecer o quadro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No total, serão abertas 625 vagas para fortalecer o atendimento de saúde no Paraná. Serão contratados médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais para atender a população dos 399 municípios, organizados por meio das 22 Regionais. Serão disponibilizadas 309 vagas para Promotor de Saúde Profissional, contemplando funções de nível superior, como enfermeiro (80 vagas), médico (71 vagas), farmacêutico (71 vagas), biólogo (13 vagas), assistente social, psicólogo, odontólogo, entre outros. Além disso, serão abertas 316 vagas para Promotor de Saúde Execução, de nível técnico, distribuídas entre técnico de enfermagem (206 vagas), técnico de laboratório (80 vagas) e técnico de Segurança do Trabalho (30 vagas). Ratinho Junior destacou que o reforço técnico garante a ampliação dos serviços e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as regiões do Estado. “Desde 2016 que o Paraná não promovia um concurso para a Secretaria da Saúde. Vamos iniciar agora o processo e as provas devem acontecer no segundo semestre ou no início ano que vem, para que possamos atrair novos profissionais para compor essa grande equipe”, disse. Segundo a Sesa, a contratação dos novos profissionais deve gerar um impacto anual de R$ 80 milhões na folha de pagamentos. “Isso é possível graças à nossa organização financeira, que permite viabilizar essa grande contratação de profissionais que vão atender todo o Paraná”, afirmou o governador. A previsão da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap), que está organizando o certame, é de que a instituição da comissão do concurso aconteça num prazo de 10 dias úteis, até 21 de maio. A expectativa é que o edital seja publicado na primeira quinzena de novembro.

PROMOÇÃO

Paralelamente à contratação de novos profissionais, o Governo do Estado também abrirá o prazo para a promoção funcional de servidores da Saúde. Entre os dias 14 de julho e 1º de agosto, aproximadamente 5.500 servidores que preencherem os requisitos poderão protocolar seus pedidos de promoção. "As duas ações reforçam o compromisso do Governo do Estado com a valorização dos servidores e o fortalecimento da rede pública de saúde em benefício da população paranaense", ressaltou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Todos os servidores que têm direito vão poder avançar na carreira, uma medida importante de valorização desses profissionais que tanto se dedicam ao bom atendimento da população”. As promoções serão concedidas com base em título, escolaridade e merecimento, valorizando o desenvolvimento profissional e o desempenho dos servidores na melhoria contínua dos serviços públicos de saúde. A medida atende cerca de 80% dos profissionais da Saúde e gera um impacto anual de R$ 150 milhões na folha de pagamento dos servidores

Foto: Valdelino Pontes/SECID

2º turno: multa por “rabeira” em ônibus

está pronta para sanção em Curitiba

O projeto de lei foi aprovado em segundo turno, com 28 votos “sim” e 1 contrário

De autoria dos vereadores Da Costa do Perdeu Piá (União) e Tico Kuzma (PSD), e de outros 22 parlamentares, a proposta de lei que prevê multa de 100 vezes o valor da tarifa do ônibus para quem “pegar rabeira” na capital foi aprovada nesta quarta-feira (7) em segundo turno, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O projeto teve 28 votos favoráveis e apenas 1 contrário, de Professora Angela (PSOL). Concluída esta última etapa na tramitação, a lei já pode ser sancionada pelo prefeito Eduardo Pimentel.

Dizer que uma pessoa “pegou rabeira” é quando um ciclista se segura em para-choque de ônibus, caminhão ou carro para ser impulsionado, prática considerada ilegal e perigosa pelo Código de Trânsito Brasileiro. Contudo, conforme a redação, a multa será aplicada independente do tipo de equipamento utilizado pelo infrator: bicicletas, patinetes, skates, monociclos ou qualquer outro equipamento de mobilidade individual não motorizado ou de micromobilidade.

Pela norma que está pronta para ser sancionada, será considerado “rabeira” se o infrator estiver agarrado ou ligado não só aos ônibus coletivos, mas a qualquer veículo automotor ou elétrico, e que utilizar “da tração destes, nas vias abertas à circulação de trânsito, nas canaletas e faixas exclusivas de circulação do transporte coletivo”. O flagrante resultará na apreensão do equipamento usado e na multa correspondente a 100 vezes o valor da tarifa - que atualmente é R$ 6, ou seja, o valor será de R$ 600. Em caso de reincidência, será acrescido 50% sobre o valor. E se o condutor for menor de idade, o caso será comunicado ao Conselho Tutelar e o equipamento apenas será devolvido aos pais ou responsáveis legais. Além disso, o projeto de lei (005.00097.2025) determina que os equipamentos apreendidos devem ser retirados em até 60 dias. Caso contrário, serão considerados abandonados e poderão ser doados ou leiloados conforme regras municipais. Os recursos arrecadados com as multas serão destinados ao Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC). O texto que seguirá para sanção é um substitutivo geral (031.00083.2025) apresentado à proposta original, que foi aprovado nesta terça-feira (6) pela maioria dos vereadores. Além de Da Costa e Tico Kuzma, a redação foi assinada por Andressa Bianchessi (União), Beto Moraes (PSD), Bruno Rossi (Agir), Carlise Kwiatkowski (PL), Delegada Tathiana Guzella (União), Eder Borges (PL), Fernando Klinger (PL), Guilherme Kilter (Novo), Hernani (Republicanos), Jasson Goulart (Republicanos), João da 5 Irmãos (MDB), Leonidas Dias (Pode), Lórens Nogueira (PP), Meri Martins (Republicanos), Olimpio Araujo Junior (PL), Pier Petruzziello (PP), Rafaela Lupion (PSD), Renan Ceschin (Pode), Sargento Tânia Guerreiro (Pode), Serginho do Posto (PSD), Sidnei Toaldo (PRD) e Tiago Zeglin (MDB). Ontem, na votação em primeiro turno, o debate mobilizou 25 parlamentares. A discussão foi acompanhada por representantes do Sindimoc (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana), como o presidente da entidade, Anderson Teixeira, e o vice-presidente e exvereador de Curitiba, Rogério Campos; e por Marcio Stefano Machado, pai de Lucas Vicente Machado, o adolescente de 14 anos que faleceu em 26 de abril após ter sido atropelado por um ônibus na Linha Verde quando pegava rabeira.

Apoio do prefeito, ações educativas e voto contrário Na deliberação de hoje, em segunda votação, 11 vereadores e vereadoras voltaram a debater o projeto de lei e sua importância para a conscientização de quem torna a prática da rabeira algo comum na cidade. Angelo Vanhoni (PT), 1º vice-líder da Federação PT-PVPCdoB (Federação Brasil da Esperança), sinalizou continuar sendo favorável à proposta por entender o “risco que tem nesta atitude dos jovens”, mas ponderou que a conscientização sobre os perigos da rabeira deve passar pelo processo educativo. “O projeto ajuda, e ajuda muito, mas volto a dizer que educação e prevenção hoje, com a tecnologia, todo ônibus da linha expresso, dos corredores, pode ter uma câmera. [...] Temos milhares de câmeras em Curitiba cobrando multa de quem faz excesso de velocidade nas vias públicas, isto para ajudar a educar a população da cidade no uso de veículos, para não colocar em risco a vida das pessoas. Por que a gente não evolui, para que nos ônibus tenha uma câmera?”, disse o parlamentar. “Se tem rabeira, o motorista para [o veículo] e vai ali, chama a Guarda Municipal e evita qualquer problema”, exemplificou. Na mesma esteira, Camilla Gonda (PSB) argumentou pela necessidade de intensificar as ações educativas. “Somos contra a rabeira, contra a utilização das canaletas para uso de outros modais. Mas também [quero ob-

servar que] enquanto Poder Público estamos preocupados, sim, com a questão educativa, com a inserção da educação no trânsito [nas escolas]. [Temos que] pensar a cidade como um todo, se a gente está falando desses modais, fazer o fortalecimento de espaços de lazer para a juventude e também a construção de políticas públicas que de fato sejam eficazes, para que a gente possa barrar esta prática da rabeira”, analisou. “Não sei se as câmeras vão adiantar, porque esses jovens não estão preocupados com as câmeras. Eles mesmos pegam os próprios celulares, se filmam e postam isto nas redes sociais. Eles querem se exibir [...] e nós, do Poder Público, vamos ter que intervir. Não podemos permitir que outros pais enterrem seus filhos. [...] Somente assim vamos conseguir evitar que outras crianças morram desta forma tão trágica, como morreu o Lucas, com apenas 14 anos”, respondeu Da Costa do Perdeu Piá, propositor da lei.

Também autor da proposta, Tico Kuzma (PSD) explicou que o projeto de lei foi pensado para “salvar vidas” e reforçou que tem caráter “educativo”. Ele disse esperar que a lei faça a “diferença” na cidade e voltou a afirmar que o “presidente da Urbs, Ogeny Maia, manifestou apoio a este projeto”. “O prefeito Eduardo Pimentel já anunciou a Patrulha da Guarda Municipal para atuar no transporte coletivo, inibindo assaltos, assédios, fura-catracas e também a ação das rabeiras”, complementou.

O parlamentar também orientou que a matéria proíbe a condução de bicicletas, patinetes, skates e similares, quando estiverem sendo puxados por veículos motorizados em qualquer via da cidade. “Não é só rabeira no ônibus, é rabeira no carro, no caminhão, rabeira em qualquer veículo motorizado, em qualquer rua de Curitiba. O equipamento será apreendido e será feita uma multa àquela pessoa que estiver com o equipamento. Se o condutor for menor de idade, os pais ou responsáveis legais, terão que pagar a multa e fazer a retirada do bem”, ratificou. Única a votar contra à matéria nos dois turnos de votação, Professora Angela (PSOL) afirmou que sua posição foi contra a multa estabelecida no projeto. “É óbvio que sou contra a rabeira, é óbvio que quero que esta prática seja banida, mas o meu ponto é a multa. Consultei coletivos de ciclistas, especialistas em trânsito e todos, todos falam que a solução para o trânsito é a educação e não a punição. [...] Também sou mãe e [a multa] equivale ao ‘só batendo que educa’ e a gente sabe que não é só batendo. Todo o resto do projeto foi melhorado, mas a parte da multa é ruim porque vai doer no bolso dos pais.” Para a vereadora, problemas complexos não se resolvem com “soluções simples” e o problema do trânsito não pode ser tratado com demagogia. “Para mim, o trabalho [de conscientização] deve envolver educação no trânsito, construção de aparelhos culturais e esportivos descentralizados, construção de um plano cicloviário real para Curitiba. Só assim vejo como um dos caminhos efetivos para combater esse grave problema de Curitiba”, completou.

Da Costa defendeu a iniciativa, ao relatar que foram feitos trabalhos de conscientização, motoristas de ônibus colocaram um caixão na canaleta do ônibus para chamar a atenção e “tentar impactá-los e não conseguiram, não foi suficiente”. “Admiro sua coragem de ser a única vereadora a votar contra, mesmo vendo a emoção do pai [de Lucas Vicente], vendo a tristeza, um homem chorando, dizendo que ainda vê as marcas no asfalto do sangue do filho. E a senhora foi a única vereadora a votar contra, ou seja está todo mundo seguindo um caminho, todo mundo na contramão e só a senhora está na direção certa”, analisou.

“Lá no bairro onde eu vivo também acontece essa prática de rabeira. Meu escritório fica no ponto final de uma linha de ônibus e já houve situações do ônibus estar saindo e neste momento eu percebi um grupo de meninos atrás, enroscando o pé para que ele saísse, e eu saí e gritei ‘pare com isso’ para a meninada espalhar. [...] Essa lei tem que ser punitiva, sim, porque se não tiver punição, com certeza a lei será ignorada. Existem muitas leis no município que não são atendidas porque não têm, no escopo do texto, uma punição”, finalizou Toninho da Farmácia (PSD), ao justificar que votou “com muita responsabilidade” e “muita consciência de que o projeto de lei poderá salvar muitas vidas”. Além dos vereadores já citados, o debate em segundo turno contou com as manifestações de Delegada Tathiana Guzella (União), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) e Renan Ceschin (Pode) e Sidnei Toaldo (PRD), que reforçaram seus posicionamentos citados na votação de ontem. Por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques

Pregão eletrônico para pintura da Câmara de Curitiba será no dia 16

A última pintura do Anexo 3 foi em 2020 e dos Anexos 1 e 2 da Câmar de Curitiba foram em 2018. A recomendação é de manutenção a cada cinco anos

As empresas interessadas em realizar a pintura da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), fornecendo mão de obra, matéria prima, ferramentas e equipamentos necessários, poderão disputar o pregão 5/2025 do Legislativo no dia 16 de maio, às 9h, por meio do Portal de Compras do Governo Federal. A documentação relacionada à licitação está disponível no Portal da Transparência do Município de Curitiba, identificada como “Republicação”, porque o edital originalmente previa outra data, mas foi suspenso, para ajustes nas especificações técnicas.

A licitação não abrange o prédio histórico da Câmara de Curitiba, que é objeto de outro pregão, destinando-se aos anexos e imóvel central do Legislativo, que estão há mais de cinco anos sem pintura de manutenção. Nos Anexos 1 e 2, pintados pela última vez em 2018, são realizados atendimentos à população, atividades administrativas e operações de suporte às funções legislativas. No Anexo 3, que recebeu manutenção em 2020, são recebidos prestadores de serviços e realizadas atividades administrativas vinculadas ao funcionamento da CMC. No Estudo Técnico Preliminar (ETP), que embasa o processo licitatório, é explicado que “os prédios em questão compõem a infraestrutura da Câmara de Curitiba e têm como caráter marcante o grande fluxo de pessoas durante o período de expediente e a sua localização central na cidade. Esta localização os expõem a altos níveis de poluição e acúmulo de sujidades em suas superfícies,

tanto internas quanto externas. O uso contínuo e intensivo das instalações, aliado aos efeitos causados pelas ações climáticas, contribui para o desgaste natural do acabamento das superfícies de suas alvenarias”.

“O desgaste [da estrutura dos imóveis] se manifesta em alterações como descoloração, surgimento de pequenas fissuras, manchas, acúmulo de umidade e outras formas de degradação que podem comprometer a integridade estrutural e estética da Instituição”, indica o ETP. O edital do pregão 5/2025 prevê que o vencedor do certame será quem oferecer o menor preço global para o trabalho, incluindo “serviços pontuais de reparos de alvenaria e impermeabilização”. O valor máximo que a CMC estipulou para o pregão 5/2025 é de R$ 542,7 mil.

Confira a documentação necessária para participar do pregão 5/2025

Para acessar as informações completas, localize o atalho para o Portal da Transparência na parte superior da capa do site da CMC ou clique aqui. Consulte abaixo os links diretos para os documentos deste certame:

Para consultar o edital do pregão 5/2025

Para acessar o Sistema de Compras do Governo Federal, clique aqui (código UASG 927631).

O prazo para pedir esclarecimentos ou propor impugnação termina três dias úteis antes da realização do pregão eletrônico, devendo ser feito pelo e-mail fornecido no edital. Por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques

“Não vão me intimidar”: Eder Borges rebate reportagem sobre seu mandato

Em resposta à reportagem do The Intercept Brasil e aos pedidos de investigação à Corregedoria, Eder Borges apresentou defesa na Câmara de Curitiba

“Fui eleito para defender valores e desmascarar comunistas. E, pela fúria que tenho despertado, posso afirmar: não irão me intimidar. Minha assessoria jurídica está adotando as medidas cabíveis para assegurar a devida reparação pela violação da minha honra e da honra das profissionais que integram minha equipe”, registrou, nesta terçafeira (6), o vereador Eder Borges (PL), falando no plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sobre a reportagem do The Intercept Brasil.

A notícia diz que Eder Borges mantém um relacionamento com Andreia Gois Maciel, que se apresentava como assessora do mandato enquanto ocupava um cargo comissionado no Instituto Municipal de Turismo. A reportagem também informa que Andreia seria mãe de Victoria Maciel de Almeida, atual chefe de gabinete do vereador. “Eu me pronuncio apenas desta vez, de forma oficial, e na sequência apenas nos autos”, anunciou o parlamentar, que havia comentado o caso brevemente, ontem, quando quatro vereadoras pediram à CMC que a Corregedoria investigue o caso. “Hoje, a sacanagem é comigo e amanhã pode ser com qualquer um dos senhores, meus pares. Eu compro briga mesmo, e tem muita gente que me odeia, e vocês acham que eu ia ser vacilão de fazer nepotismo no meu gabinete”, afirmou Eder Borges. Na tribuna da CMC, ele disse se tratar de uma acusação leviana e que sua trajetória política “sempre foi pautada pela transparência, pelo posicionamento claro e pela legalidade”. Ele atribui ao PT e aliados do Partido dos Trabalhadores esses “ataques à minha honra, por meio da disseminação de notícias falsas e de uma narrativa suja”.

“Victoria conta com minha total confiança e desempenha um trabalho inquestionável, facilmente comprovado por sua dedicação, pela frequência no gabinete, por depoimentos de colegas (inclusive de outros gabinetes), e por sua produtividade. Coordena uma jovem equipe de gabinete que, apenas neste ano, já produziu quase 1.500 requerimentos em atendimento à população. Atua também na equipe de comunicação e cursa faculdade de Marketing — sendo essa formação mais alinhada com as atividades que exerce, uma vez que sua formação em Instrumentação Cirúrgica não é exigida para sua função atual”, justificou Borges.

“Também alegam, falsamente, que vivo em união estável com sua mãe, Andreia”, prosseguiu Eder Borges. “O argumento se baseia em uma foto de 2022, tirada antes mesmo da contratação de Victoria. É igualmente falsa a alegação de que Andreia teria registrado meu endereço em um boletim de ocorrência quando foi agredida por uma usuária de drogas em situação de rua. Estive com ela na delegacia, e foi anotado o endereço dela como sendo o mesmo que o meu, por um erro de registro”, apontou.

“Após uma sequência de tentativas de cassar meu mandato — que evidenciam clara perseguição política, movida por motivações ideológicas —, agora tentam imputar a mim a prática de nepotismo. Tal acusação é desprovida de qualquer base concreta e se sustenta apenas em devaneios e teorias da conspiração de um site que se presta a fofocas e fake news, do qual uma vereadora desta Casa é colaboradora”, continuou. Borges disse que chamar a chefe de gabinete, Victoria, de sua enteada, era uma mentira.

“Inclusive, a própria matéria publicada pelo site The Intercept reconhece que, desde o primeiro semestre de 2022, não há qualquer imagem ou informação que comprove vínculo pessoal entre mim e Andreia. Sempre me referi a ela como minha assessora — no caso, assessora jurídica, com contrato terceirizado junto ao escritório que presta serviços ao meu mandato. Sobre sua nomeação no Instituto Municipal de Turismo, foi convidada a integrar o órgão porque havia demanda por suporte jurídico. Atuou por aproximadamente dois meses e, diante da reestruturação administrativa em curso, não foi possível executar os projetos inicialmente alinhados — motivo pelo qual solicitou sua exoneração”, relatou.

A manifestação completa do vereador Eder Borges está disponível no canal da CMC no YouTube. Por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques

Prédios da Câmara de Curitiba estão há mais de cinco anos sem pintura de manutenção. (Foto: Arquivo/CMC)

Com apoio do Estado, Continental investe R$ 175 milhões para ampliar fábrica

A unidade ganhou 7 mil metros quadrados, chegando a um total de 49 mil metros quadrados de área construída. Com a ampliação, a fábrica atenderá toda a América do Sul com correias transportadoras de cabos de aço para matérias-primas como minério de ferro e cobre.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou na quartafeira (7) da cerimônia que marcou a conclusão da expansão da fábrica da Continental em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Com investimento de R$ 175 milhões, a multinacional alemã ampliou sua produção de correias transportadoras de alta resistência. O projeto de expansão contou com apoio do Governo do Estado pelo programa Paraná Competitivo.

A unidade ganhou 7 mil metros quadrados, chegando a um total de 49 mil metros quadrados de área construída. Com a ampliação, a fábrica atenderá toda a América do Sul com correias transportadoras de cabos de aço com resistência entre 6.000 e 10.000 Newton/milímetros.

“A Continental é uma empresa global, líder nos segmentos em que atua. Ela poderia escolher qualquer lugar do mundo para fazer este investimento e escolheu o Paraná para atender todo o mercado da América do Sul. Isso é muito bom, porque além de atrair fornecedores e outras empresas, gera emprego, renda e desenvolvimento regional”, afirmou Ratinho Junior.

De acordo com o governador, investimentos como este são atraídos pelo bom ambiente de negócios que o Estado oferece, induzindo o crescimento econômico paranaense.

“Estamos com os menores índices de desemprego da história do Paraná, já atraímos mais de R$ 300 bilhões em investimentos privados desde 2019 e registramos o maior crescimento da atividade econômica do Brasil em fevereiro. Isso nos orgulha muito e mostra que estamos no caminho certo”, disse.

Além de um cenário econômico dinâmico, que oferece mão-de-obra qualificada e infraestrutura eficiente às empresas, o Estado também conta com o programa Paraná Competitivo, que oferece benefícios fiscais a empresas que se instalam ou expandem operações no Paraná, gerando empregos locais.

“O Estado e a Continental são par-

ceiras desde o início do projeto de expansão da fábrica. Esta é uma empresa que tem muitos concorrentes e clientes em outros estados, mas que decidiu pelos investimentos no Paraná por conta das condições oferecidas pelo Estado à companhia”, afirmou o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Dos 3,2 milhões de pessoas empregadas com carteira assinada no Paraná, mais de 800 mil trabalham no setor industrial, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregos (Caged). Em Ponta Grossa, são 108 mil pessoas empregadas em trabalhos formais, sendo 21,7 mil delas em indústrias.

“Ponta Grossa evoluiu de uma cidade que tinha uma economia baseada na produção agrícola e de alimentos, mas hoje evoluiu para ter uma série de agroindústrias, fábricas de autopeças e fornecedoras para indústrias de extração mineral. Portanto é uma economia que hoje é sólida e diversificada”, afirmou Ratinho Junior.

De acordo com a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, a localização do município no Estado é outro ponto que tem sido fundamental para atrair grandes investimentos. “Somos considerados um hub logístico do Sul do Brasil e é esta condição que queremos consolidar para a nossa cidade”, afirmou.

CORREIAS DE ALTA

RESISTÊNCIA

A expansão da fábrica foi guiada pela crescente demanda por projetos de infraestrutura e energia na América do Sul, que exigem matérias-primas minerais como minério de ferro e cobre. Por serem materiais muito pesados, estes minerais precisam ser transportados por correias muito potentes, com alta resistência. Os sistemas produzidos na empresa também poderão ser usados em projetos de expansão portuária, que precisam de correias transportadoras resistentes.

De acordo com a Continental, a ampliação da planta ajudará a reduzir os prazos de remessa de produtos e a atender melhor às necessi-

dades dos clientes na América do Sul, o maior mercado regional do mundo para correias de cabo de aço pesado.

“Ao aprimorar nossa capacidade de produção, reforçamos nossa habilidade de fornecer correias transportadoras de alta qualidade e alto desempenho que atendem às necessidades em constante evolução dos nossos clientes em toda a América do Sul. Esse investimento reforça nossa dedicação em estabelecer novos padrões para o setor e fortalecer nossa presença regional”, afirmou o CEO da área de negócios ContiTech, Philip Nelles.

As novas linhas de produção contam com tecnologias avançadas de mistura de borracha, calandragem, vulcanização e inspeção para garantir qualidade e eficiência em todas as etapas do processo. O investimento amplia a eficiência, a durabilidade e o desempenho no setor de correias transportadoras.

“Ao produzir as correias transportadoras de cabo de aço mais resistentes do mundo, estamos não

apenas respondendo à crescente demanda por soluções de alta resistência, mas também estabelecendo novos parâmetros de desempenho e confiabilidade no setor", complementou o CEO da ContiTech USA e responsável pela área Industrial Solutions Américas, Andreas Gerstenberger.

PARANÁ COMPETITIVO O programa Paraná Competitivo, ao qual o investimento da Continental integra, é coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e pela Invest Paraná, agência de captação de investimentos para o Estado. O principal objetivo do programa é fomentar a economia do Paraná, atraindo novos investimentos nacionais e internacionais que gerem emprego, renda e riqueza. O diferencial é que ele permite que empresas enquadradas pleiteiem incentivos fiscais sustentados pela legislação vigente, sem configurar renúncia fiscal.

Por meio do programa, empresas que tenham projetos de implantação, expansão, diversificação ou reativação no Estado recebem incentivos como o parcelamento do ICMS incremental, diferimento do ICMS nas operações de energia elétrica (Copel) e gás natural (Compagas), além da possibilidade de transferência de créditos próprios de ICMS para aquisição de ativos.

CONTINENTAL

Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções para veículos, máquinas, tráfego e transporte. Em 2024, a Continental registrou vendas de € 39,7 bilhões em todo o mundo, e atualmente emprega cerca de 190 mil pessoas em 55 países diferentes.

Além das correias transportadoras, a fábrica da Continental em Ponta Grossa, inaugurada em 1999, produz correias de transmissão automotivas para veículos leves e pesados, correias industriais de transmissão com foco no segmento agrícola, sistemas antivibração para veículos leves e pesados e sistemas de transmissão de fluídos para veículos leves.

Ratinho Junior quer autonomia dos estados para aumentar tempo de prisão de criminosos

Atualmente a Constituição Federal afirma que a competência sobre direito penal é privativa da União e com a medida ela passaria a ser concorrente, como nas questões de legislação ambiental e programas habitacionais. Uma emenda constitucional pode mudar as regra s.

Campos/AEN

Foto: Jonathan

O governador Carlos Massa Ratinho Junior defendeu na terça-feira (6) em uma palestra na sede do Secovi, em São Paulo, que cada estado tenha a sua própria legislação penal, diferenciando as regras de punição para os crimes. Segundo ele, é uma das formas mais rápidas de resposta aos bandidos porque garante punições mais severas.

Ele afirmou que a proposta envolve uma emenda constitucional que permitiria a delegação sobre a legislação penal aos estados. Atualmente a Constituição Federal afirma que a competência sobre direito penal é privativa da União e com a medida ela passaria a ser concorrente, como nas questões de legislação ambiental e programas habitacionais.

Com essa competência concorrente, a União poderia tipificar as normas gerais e os estados poderiam trabalhar em cima das particularidades e criar as suas próprias penalizações. Nesse sentido, um estado poderia transformar um roubo de celular em uma qualificadora, por exemplo, projetando o impacto que isso tem na vida das pessoas, uma vez que ele reúne aplicativos de banco e de saúde, sem precisar passar por aprovação e discussão federal.

“Com uma medida simples resolvemos rapidamente a violência no Brasil. Eu faria uma emenda na Constituição delegando aos estados a competência para fazer a sua legislação penal. A sociedade não aguenta mais ver bandido ser tratado como

anjinho. O cidadão de bem não pode mais viver trancado em casa. É uma inversão da lógica. Estados precisam ter autonomia para endurecer as penas. Punição mais dura para criminoso significa, no final do dia, tranquilidade para as famílias brasileiras viverem em liberdade”, afirmou. Ele também disse que a proposta teria amplo apoio entre os diversos segmentos da sociedade. “Eu tenho certeza que se eu mandar um projeto para a Assembleia do Paraná falando que um criminoso que matou um trabalhador vai ficar 40 anos preso, ela aprova. A mesma coisa com casos de feminicídio, falando que um homem que mata a mulher tem que ficar 30 anos na cadeia, ela aprova. Não é possível um assassino pegar pouco tempo de cadeia e logo ser solto”, complementou Ratinho Junior. O governador do Paraná recebeu a ideia de juristas e apoia a iniciativa. Segundo ele, é uma forma de ser mais veloz e preciso na resposta aos criminosos. “O crime organizado e a dinâmica do crime mudam muito rápido. Se não tem a decisão da punição rápida, regional, ficaremos discutindo teses que não resolvem a situação na prática. E os crimes são diferentes regionalmente, alguns lugares sofrem mais ou menos com algumas situações que poderiam ter respostas mais severas. O problema do Brasil não tá na prisão, as polícias trabalham e prendem, mas na punição, que é branda”, acrescentou.

Foto: Jonathan Campos/AEN

15ª Caminhada na Natureza –Circuito Caminho do Vinho será no dia 18 de maio. Participe!

Se você é gosta de uma aventura em meio à natureza, anote na agenda: no dia 18 de maio, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Turismo (Sictur), realizará a 15ª Caminhada na Natureza – Circuito Caminho do Vinho. As inscrições para a caminhada são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui ou presencialmente, no dia do evento.

A organização do evento solicita aos participantes a doação de 1 litro de leite (caixinha) ou 1 kg de alimento não perecível. Os donativos serão destinados às instituições sociais do município. Os interessados poderão escolher um dos percursos disponíveis, sendo um de 6 quilômetros, considerado nível intermediário de esforço e outros de 12 quilômetros, considerado nível avançado de esforço. Os trajetos passarão por trechos em meio à mata, com subidas e desci-

das, degraus e obstáculos naturais, propriedades locais e também por estradas rurais pavimentadas e não pavimentadas.

CONCENTRAÇÃO

A concentração será na Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada na Rua Júlio César Setenareski, n.º 2.671 – Colônia Murici. O credenciamento acontecerá das 6h30 às 8h e as saídas estão programadas para acontecerem das 7h30 às 8h30. As chegadas estão previstas para até 13h, quando os participantes receberão o carimbo final. Após este horário, todos os serviços das equipes de apoio serão encerrados.

Os caminhantes inscritos antecipadamente deverão fazer o check-in por meio do aplicativo Ecobooking e, ao chegarem no evento, deverão procurar a tenda de inscrições antecipadas para retirar seu crachá.

ALIMENTAÇÃO

Antes da caminhada, será comercializado café da manhã no salão na capela. Após o evento, os empreendimentos do Caminho do Vinho estarão abertos, oferecendo aos participantes diversas opções para quem quiser desfrutar da gastronomia local.

IMPORTANTE

É recomendado que os participantes se alonguem antes e depois da caminhada, tanto os membros superiores e inferiores, para evitar lesões;

É permitido levar animais de estimação; É necessário levar sua garrafa com água, que poderá ser reabastecida em um dos pontos de apoio do percurso; É importante tomar a vacina da febre amarela ao menos 10 dias antes; Não é recomendado levar carrinhos de bebê, cadeiras de roda e bicicletas;

Lixo: carregue e deposite

nos sacos de lixos nos pontos de apoio / concentração; É importante usar álcool em gel antes de tocar em objetos de uso compartilhado (canetas, crachás, carimbos e torneiras de água);

É proibido estacionar nas ruas e a orientação é procurar os estacionamentos gratuitos oferecidos pela organização;

A Guarda Municipal, Ambulância e carros de apoio estarão circulando durante a realização do evento.

SERVIÇO

Evento: 15ª Caminhada na Natureza – Circuito Caminho do Vinho

Data: 18 de maio de 2024

Horário: Credenciamento a partir das 7 horas

Local: A concentração será na Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada na Rua Júlio César Setenareski, n.º 2.671 – Colônia Murici

Campanha de Multivacinação para toda a população sãojoseense será no sábado (10)

A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais (Sems) promove no próximo sábado (10), das 9h às 16h, a Campanha de Multivacinação para aumentar a cobertura vacinal em toda a população do município, oferecendo todas as vacinas do calendário básico a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) listadas abaixo participarão da ação:

Afonso Pena

Cachoeira

CAIC

Campo Largo da Roseira

Central

Cidade Jardim

Contenda

Cristal

Guatupê

Ipê

Conheça os serviços e cursos ofertados na Administração Regional São Marcos

Na Administração Regional São Marcos, uma das cinco subprefeituras de São José dos Pinhais, a população encontra diversos serviços públicos e cursos gratuitos voltados a diferentes faixas etárias. Essas ações fazem parte do investimento da Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo (Semgov), para facilitar o acesso dos são-joseenses a serviços essenciais e oportunidades de qualificação profissional.

Entre os atendimentos disponíveis estão: Atendimento do Sine; Cadastramento habitacional; Emissão e parcelamento do IPTU; Abertura e registro de protocolos em geral; Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Além disso, são ofertados os cursos de inglês para crianças e adolescentes e mecânica básica, de forma gratuita.

A Regional São Marcos atende diretamente os bairros São Marcos, Jardim Carmem, Roça Velha, Contenda, Faxina, Campestre da Faxina, Campo Largo da Roseira, Jardim Aquarius, Castelhanos, Malhada, Cotia, Marcelino, Roseira de Campo Largo, Córrego Fundo, Inhaiva, Campestrinho do Agaraú, Agaraú, Gamelas, Avencal e Papanduva da Serra.

A unidade está localizada na Rua Sezinando Ferreira da Cruz, nº 550, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 3282-1258.

ALUGO SOBRADO

COM PISCINA

5 quartos, 4 banheiros, sala, cozinha, churrasqueira e garagem

Martinópolis Moradias Trevisan

Murici

Parque da Fonte

Quissisana

Doce

Riacho

São Marcos

Veneza

Vila Nova

Xingu

Desta vez, a Campanha

de Multivacinação conta com a parceria do Programa Saúde na Escola (PSE). Assim, a ação de imunização acontece também em algumas

escolas de São José dos Pinhais:

Colégio Guatupê – Rua

Tomas Carmeliano de Miranda, n.º 349 Escola Municipal Ezaltina

Camargo Meiga – Rua

Marlene Veiga da Rosa, n.º 562

Colégio Afonso Pena –Rua Agudos do Sul, n.º 807

Para aqueles que tomarão as vacinas e os responsáveis pelos menores de idade, a Secretaria de Saúde ressalta que devem levar documento com foto e carteirinha de vacinação.

Vale lembrar que em dias normais, de segunda a sexta-feira, a imunização nas UBS’s que funcionam com horário estendido –Veneza, Afonso Pena, Parque da Fonte, Martinópolis, São Marcos e Guatupê – o atendimento funciona das 8h30 às 18h30. Já nas demais unidades, as vacinas são aplicadas das 8h30 às 16h30, e nas Unidades rurais das 8h às 15h.

Professora de ginástica artística se realiza formando pessoas com habilidades para a prática esportiva

Em 32 anos de atividade na Prefeitura de Curitiba, a professora de ginástica artística Roseli do Rocio Teixeira já ensinou muitas crianças como obter a consciência corporal, disciplina, vencer a timidez para executar os movimentos e desenvolver a força muscular.

A metodologia sempre levada à risca não deixou de ser aplicada em casa com os três filhos, que apesar de não se tornarem atletas, levaram para a vida os ensinamentos da mãe. “Tive uma menina e dois meninos, todos eles fizeram ginástica artística quando eram pequenos. Nenhum se tornou atleta, mas todos eles levaram isso para a vida. A menina mais velha hoje tem 34 anos e faz yoga e outras atividades relacionadas”, contou Roseli.

A ginástica artística é uma modalidade esportiva que envolve um conjunto de movimentos que exigem precisão, força, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio.

8 MIL CRIANÇAS

As meninas são maioria nas aulas de ginástica artística, ofertadas pela Secretaria Municipal de Esporte,

Lazer e Juventude (Smelj). No ginásio da Rua da Cidadania do Boqueirão o projeto funciona há sete anos, voltado para crianças de 5 a 12 anos.

Neste período, Roseli estima que passaram pelo menos 8 mil crianças pelas traves da área reservada para aulas, sob as orientações dela e das professoras Tayara Alice Nascimento Diniz e Elisângela Maria da Silva. Elas são auxiliadas pela estagiária Maria Eduarda Furtado de Souza.

As aulas de ginástica artística na Rua da Cidadania do Boqueirão acontecem de segunda a sexta nos períodos da manhã e tarde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site.

CONFIANÇA

DAS MÃES

Prestes a se aposentar, Roseli comemora o trabalho realizado ao longo de mais de três décadas.

“Eu considero o mais importante de tudo formar seres humanos que gostem de esporte. Quero agradecer muito todas as mães aqui da Rua da Cidadania que confiam nesse trabalho e deixam essas crianças com a gente por longos períodos de tem-

po e aprovam o trabalho que a gente está fazendo”, disse.

BASE PARA QUALQUER ESPORTE

Para a professora, a ginástica artística é a base para qualquer esporte.

“Quem têm filhos com idades de 5 a 6 anos pode matricular na ginástica artística. Estas crianças vão desenvolver muita força muscular, flexibilidade, coordenação motora e disciplina. Na ginástica artística eles têm que ser disciplinados no que fazem, precisam desenvolver um raciocínio rápido no movimento que vão fazer, combinar com a música, ter uma presença de espírito no momento que vão fazer uma coreografia”, explicou.

Todas estas habilidades combinadas vão trazer ganhos importantes para o praticante executar qualquer modalidade esportiva.

“Essa criança que tem bastante força de perna vai ser boa no vôlei, no basquete, no futebol, vai saltar bem. E não é só isso: na hora de desenvolver um texto a criança vai ter a disciplina de persistir. Fazer uma, duas, três vezes até acertar e fazer uma coisa com mais clareza”, exemplificou.

NAS ASAS DE REBECA ANDRADE

Atualmente, a modalidade vive um momento de grande visibilidade, com a consagração da maior medalhista olímpica do país, a ginasta Rebeca Andrade, que conquistou em sua carreira seis medalhas olímpicas, sendo duas de ouro, três de prata e uma de bronze. Rebeca é maior atleta que a ginástica brasileira já produziu, obtendo um enorme número de conquistas em diferentes competições.

CARÁTER FORMATIVO

Roseli explicou que o trabalho realizado no Boqueirão não tem viés competitivo, mas inclui a apresentação das coreografias quatro vezes durante o ano para os pais ou em campeonatos.

“Nós investimos mais no caráter formativo, fazer com que as meninas se sintam mais bonitas, que elas se sintam bem com o seu corpo, que entendam e sintam prazer de perceber o que é a ginástica artística. Isso vai repercutir no comportamento em casa também porque através da disciplina, vão se tornar melhores na vida e nos estudos”, avaliou.

Funcionários fazem rapel para limpar a cúpula externa da estufa do Jardim Botânico

Os 18 metros de altura da cúpula da estufa do Jardim Botânico estão sendo vencidos com cordas e rapel. É a conclusão da limpeza das 3,8 mil peças de vidro de um dos principais cartões-postais de Curitiba. O trabalho de manutenção da estufa deve ser concluído até a próxima segunda-feira (12/5). A limpeza da estufa começou no dia 28 de abril e, durante esse período, o espaço foi fechado para a visitação do público. Além da lavagem, cinco peças de vidro foram trocadas.

Todo o espaço interno da estufa também está passando por manutenção, com pintura das estruturas metálicas e corrimãos, limpeza da cascata e cuidados com as plantas da Mata Atlântica que ficam dentro da estufa.

Nesta semana também está sendo feito o trabalho de limpeza e manutenção na cobertura de policarbonato da Galeria das Quatro Estações. Este serviço será concluído no fim de semana.

Toda a água utilizada nas limpezas são do poço artesiano do Jardim Botânico, não havendo necessidade de usar água tratada para consumo humano. Como a limpeza da cúpula da estufa é um serviço em altura, a empresa contratada é especializada neste tipo de execução.

A limpeza completa da estufa é feita a cada seis meses. Nesta quarta-feira (7/5) também teve início a recuperação do piso do jardim francês, que fica em frente à estufa. Este é um trabalho pontual, que não afeta a visitação do Jardim Botânico.

CUIDADOS IMPORTANTES

O casal de Joinville Ana Paula e Paulo Henrique escolheu o Jardim Botânico como o primeiro passeio para se fazer em Curitiba na viagem de férias. “É nossa primeira vez aqui, achei muito bonito o Jardim Botânico e organizado. Muito importante esse cuidado da Prefeitura com esse ponto turístico da cidade”, disse Ana Paula, ao ver o trabalho de limpeza da estufa em andamento.

SERVIÇO

Jardim Botânico de Curitiba

Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350, Jardim Botânico

Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 19h30

Jardim das Sensações

De terça-feira a domingo

Das 9h às 17h – O percurso é feito em meia hora, por isso o último acesso é marcado para às 16h30. O Jardim das Sensações é fechado às segundas-feiras para manutenção. Se segunda-feira cair em um feriado, fica aberto. A visitação pode ser interrompida, em caso de chuva ou de condições climáticas adversas, para segurança das pessoas e da vegetação.

Entrada gratuita

1º Afropop Fest - Festival Pop de Dança e Percussão de Curitiba reúne ampla programação gratuita no Memorial de Curitiba

Evento reúne grandes nomes da música, dança e performance do mundo do afropop em dois dias de shows e oficinas neste final de semana

Nos dias 10 e 11 de maio (próximo sábado e domingo), Curitiba recebe o “Afropop Fest”, o primeiro festival de dança e percussão afropop da capital paranaense, que ocorrerá no Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco).

Com uma ampla programação gratuita, o evento reúne música, dança, oficinas, feiras de produtos artesanais e diferentes manifestações afro-brasileiras com o objetivo de reafirmar essas expressões por meio da corporalidade, da musicalidade e do conhecimento históricocultural que as expressividades artísticas populares e culturais carregam.

“A Cultura Afro contribui em seu manifesto de cultura e resistência. Mestres e líderes como Mestre Bimba, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Nelson Mandela, Abdias do Nascimento nos mostram sua força e mensagem que purifica a mente e fortalece o corpo e a alma, trazendo serenidade e sabedoria para poder conscientizar os seres humanos. Mirando essa ancestralidade, queremos promover um festival vibrante, festivo e pedagógico, com diversas oficinas de danças de matrizes africanas, shows de demonstração, feira de produtos artesanais afros e muito mais”, explica Adilto Black, diretor e idealizador do 1º Afropop Fest Curitiba.

Com dezenas de atrações e nomes de destaque do universo afropop, 1º Afropop Fest agita o Memorial de Curitiba (Créd. Afropop Fest)

Confira a programação completa com horários: (*Sujeito à alteração sem aviso prévio)

Sábado (10/5):

10:00 - Abertura da Casa

10:15 - Boas-Vindas - Bloco Princesas do Ritmo

10:20 - Bloco Princesas do Ritmo - Palco Principal

10:30 - Oficina Tambores de RuaUma Diversidade Percussiva com Mestre Jackson

11:30 - Show de Pagodão Bahiano com Adailton Swing Bahiano

12:30 - Oficina de Afropop com Adilto Black - Sala Londrina

12:40 - DJ C-Rock

Shows musicais e artísticos com nomes de destaque nacional e internacional

Com apresentações gratuitas no palco da Praça de Eventos Iguaçu, localizado internamente no Memorial de Curitiba, fazem parte da programação grandes nomes da percussão, da música e da dança Afro.

Destaque para o “Bloco Princesas do Ritmo”, banda percussiva formada exclusivamente por mulheres afrodescendentes, que levará ao festival a força dos instrumentos percussivos como expressão de arte, identidade e resistência; para o “Pagodão Bahiano”, com Adailton Swing, gênero musical brasileiro que surgiu em Salvador, na Bahia, na época da escravidão como uma forma de manifestação musical nos terreiros na Bahia, em uma mistura de samba, reggae e pagode, também conhecido como pagodão, swingueira ou quebradeira; e também para o show “Rufar dos Tambores - Do Chão aos Palcos”, com o Mestre Jackson, considerado um dos mais conceituados músicos de percussão da Bahia, precursor do Samba Reggae juntamente com o saudoso Neguinho do Samba no Olodum, sendo também responsável pela criação e evolução da batida afrobaiana intitulada de Axé Music, introduzindo também a batida ‘Merengue’ aos tambores, que deram ao Olodum os maiores sucessos músicas até hoje.

Destaque ainda para o show de “Afropop com Adilto Black”, com seus 22 anos de experiência em artes e dança, levando ao palco do Memorial de Curitiba o ritmo do Afro Pop, Afro Reggae e do Pagodão Baiano; e para o “Despertar Ancestral”, com a Mestra de Samba de Roda Fernanda, presidente do Coletivo Cultural Sambadeiras de Bimba Filhas de Biloca, embaixadora da cultura do samba de roda, que é uma expressão rica da identidade afro-brasileira, promovendo espetáculos em diversos países como, França, Israel, Rep. Tcheca, Chile entre outros.

A programação também contará com as shows “O Meu Toque”, de Emerson Groove, e “Baianidade”, com Everton Chemin, o Funti, os irmãos são percussionistas advindos da comunidade de terreiro, arte educadores, professores de capoeira, percussão afro e dança, cofundadores do Bloco AFROCOR e pesquisadores de ritmos africanos, em especi-

14:15- Show de Rufar dos Tambores –Do Chão aos Palcos - Mestre Jackson

14:00 - Oficina De Pagodão Bahiano - Swing Bahiano

15:15 - Show de Afropop com Adilto Black

15:45 - Oficina Ritmos Afro Baianos com Emerson Groove

16:15 - Show Despertar Ancestral - Mestra Fernanda

17:15 - Oficina Despertar Ancestral - Mestra Fernanda

17:45 - Show O Meu Toque (Emerson Groove)

18:15 - DJ C-Rock

Domingo (11/5)

10:00 - Abertura Da Casa

10:15 - Boas-Vindas - Show Samba No Pé - Felipe Barão

10:20 - Show Samba No Pé - Felipe Barão Jr.

10:30 - Oficina Terapia de Malinke - Djanko

10:55 - Mitay

11:20 - Show Resistindo Apesar da ResistênciaSil Duarte e Fer Terra

12:30 - Oficinas de Samba Passos de Discotecas - Felipe Barão

12:20 - Show Baianidade - Everton Chemin (Funti)

13:20 - Show de Dança Africana - Djanko Camara

14:15 - Oficina Resistindo Apesar da Resistência - Sil Duarte

14:20 - Princesas do Ritmo

15:00 - Mitay

Equipe Técnica: Coordenação Técnica: Claimarilu Salvadori; Direção de Produção: Welton do Amaral; Idealizador, Criador e Produção Executiva: Adilto José de Paulo; Direção Artística: Everson Chemim; Curadora: Will Amaral; Comunicação visual: Ateliê Iroko; Assistente de Produção: Anna Paula Vendramin; Foto e Vídeo: Juan Diego Salvadori e Pauline Celestino.

Serviço:

1º Afropop Fest Curitiba

Data: 10 e 11 de maio

Programação gratuita

Redes Sociais: Instagram @afropopfestcwb e pelo Facebook.com/afropopfestcwb

Realização: Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura - Governo Federal

al a cultura Madengue (Guiné Conakri), no Oeste da África; a apresentação “Samba no Pé”, com Felipe Barão Jr, instrutor de samba, coreógrafo, dançarino, atuou no grupo Ori Gem Dance, passista de samba profissional, um dos mais aclamados em Curitiba e, também, Rei Momo do Carnaval Curitibano em 2020; a performance “Resistindo Apesar da Resistência” com Sil Duarte, b-girl curitibana, cofundadora do Dope Girls Crew e idealizadora do método de treinamento Breaking Go, em uma obra que entrelaça Breaking, Dança-Teatro e a força das histórias femininas, por meio do movimento, resgatando as narrativas das mulheres antecedentes, cujas lutas e conquistas ecoam até hoje, como também com Fer Terra; e a apresentação de Dança Africana com Djanko Camara, dançarino, coreógrafo, músico e cantor, nascido na região de Faranah, na Guiné, sendo integrante do Ballet Bangoura, considerado o melhor dançarino mandinga de todos os tempos, chamado para participar do ballet nacional "Les Ballets Africains" e do "Ballet Nacional Djoliba".

O 1º Afropop Fest Curitiba também contará com apresentações de Mitay, destaque na cena, formada pela Capão House, escola focada em turntablism e fundamentos do hip-hop. Desde então, residiu em festas como Barracuda, I Love Cwbeats, Monday, Baile da Durag e atualmente no Um Baile Bom. Como DJ convidada, discotecou no lançamento do documentário “Gato Preto” da marca OÜS e abriu palcos e esquentou o público para o show do grupo Racionais MC’s (turnês de 2018 e 2022), para as gêmeas Tasha & Tracie, o grupo Somos Nós a Justiça (SNJ), a rapper portuguesa IAMDDB. Como também do DJ C-Rock, também aclamado b-boy e integrante da crew Gana Gang. Oficinas gratuitas abertas para a comunidade com brinde exclusivo

O Afropop Fest Curitiba também será composto por diversas oficinas gratuitas de danças de matrizes africanas, diversidades percussivas e ritmos, que ocuparão a Sala Londrina e diferentes espaços do Memorial de Curitiba. Entre elas, a “Oficina de Tambores de Rua - Uma Diversidade Percussiva”, com o Mestre Jackson; a “Oficina de Afropop” com Adilto Black; a “Oficina de Pagodão Bahiano”, com Adailton Swing; a “Oficina de Ritmos Afro Baianos”, com Emerson Chemin - o Fun; a “Oficina Despertar Ancestral”, com a Mestra Fernanda; a “Oficina Terapia Malinke”, com Djanko; a “Oficina de Samba Passos de Discotecas”, com Felipe Barão; e a “Oficina Resistindo Apesar da Resistência”, com Sil Duarte.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link na plataforma Sympla. As vagas são limitadas. Todos os participantes das oficinas receberão uma Dashiki, bata africana especial do evento. Cada Oficina será de uma hora e meia, sendo que o mesmo aluno poderá se inscrever em mais de uma, desde que os horários de aplicação sejam compatíveis e as vagas disponíveis (recebendo apenas uma única Dashiki).

O evento ainda contará com feira de artesanato de matrizes africanas composta por artesãos negros (roupas, acessórios, quadros, brinquedos), estimulando a cadeia produtiva da uma economia criativa afro local.

O 1º Afropop Fest Curitiba é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da CulturaGoverno Federal. Disponibilidade de acessibilidade com Intérpretes de Libras, audiodescrição, cadeiras de rodas e cadeiras para pessoas obesas. Acompanhe as novidades por meio do perfil oficial no Instagram @afropopfestcwb e pelo Facebook.com/afropopfestcwb

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.