

Em São Paulo, governador apresenta programa habitacional do Estado e bons números da economia

Na capital paulista, Ratinho Junior fez uma palestra a investidores de alto nível no UBS Bank, além de se reunir com representantes do mercado imobiliário no Secovi-SP. Foto: Jonathan Campos/AEN
Maio Amarelo: São José dos Pinhais r ealiza ação de conscientização sobre segurança no trânsito
Uma ação de conscientização sobre segurança no trânsito será realizada neste sábado (10), das 10h às 16h, em São José dos Pinhais. A ação, promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo Transporte e Trânsito (Semutt), faz parte da campanha nacional Maio Amarelo e acontecerá na rua XV de Novembro, entre a Mendes Leitão e a Motta Junior, no Centro da cidade. A coordenadora do Programa de Educação para o Trânsito, Josiane Inácio Arruda, explica que o tema deste ano da Campanha Maio Amarelo é ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’, que busca conscientizar sobre os riscos do abuso de velocidade. “Dessa forma, nossa ação terá o mesmo objetivo: o de alertar os são-joseenses sobre os cuidados preventivos no trânsito”, afirma.


Maior crescimento da atividade econômica do Brasil, aumento na geração de emprego, nas exportações e na atração de investimentos foram alguns dos dados destacados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira (6), em São Paulo. Ele também citou programas estaduais como o Casa Fácil, que acelerou a construção de moradias. Na capital paulista, ele fez uma palestra a investidores de alto nível no UBS Bank, além de se reunir com representantes do mercado imobiliário no Secovi-SP. Ratinho Junior destacou que o Paraná foi estado com o maior crescimento da atividade econômica no Brasil, com avanço de 8,1% em fevereiro em relação ao mês anterior. O resultado do Estado no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central, foi o dobro da média nacional, que avançou 4,1% no período.
evento, que reúne a elite da modalidade, com a participação de mais de 150 atletas de 45 países.
“O Paraná está em um bom momento na economia, sendo o Estado que mais cresce no Brasil e que chegou à menor taxa de desemprego da história. Isso acontece porque nós priorizamos o diálogo”, afirmou Ratinho Junior. “Não queremos atrapalhar quem produz, investe e gera emprego para os paranaenses, pelo contrário, no Estado vemos o empresário como um parceiro que ajuda nesse desenvolvimento”. Um dos motivos para esse avanço, salientou Ratinho Junior, é a política de atração de investimentos do Estado. Desde 2019, o Paraná atraiu mais de R$ 300 bilhões em investimentos privados, reflexo direto da confiança empresarial. Além do bom ambiente político e econômico, o Governo do Estado reduziu a burocracia para as empresas, com medidas como o decreto de Baixo Risco, que dispensou mais de 700 atividades econômicas da exigência de alvarás. Outro setor fundamental para o crescimento do Estado foi o agronegócio. Um dos principais produtores de alimentos do Brasil, com destaque para a proteína animal, o Paraná também tem expandido sua presença no mercado internacional. Entre 2014 e 2024, o número de destinos dos produtos paranaenses passou de 153 para 176 países.
Página 4
Tour pela Rota da Cerveja de Pinhais terá atração especial
de Dia das Mães

A Linha Turismo de Pinhais fará mais um passeio pela Rota da Cerveja Artesanal no próximo sábado, 10 de maio. Esta edição conta com um atrativo a mais, em comemoração ao Dia das Mães: uma visita à Luna Sorveterias Artesanais. A participação no evento requer inscrição prévia, que tem início ao meio-dia desta quintafeira, 8 de maio, pela internet. O Tour Rota da Cerveja Pinhais é gratuito, sujeito à lotação da Linha Turismo. O passeio tem início às 14 horas de sábado, com duração estimada de três horas. A saída é no Caneco de Chopp do Espaço Boulevard, no Parque das Águas de Pinhais.
Página 6

Dia D de Multivacinação
O Governo do Paraná promove neste sábado (10) o Dia D Estadual de Multivacinação, das 8h às 17h, com a meta de aplicar 300 mil doses de vacinas, incluindo gripe, Covid-19, febre amarela e sarampo. A ação envolve mais de 10 mil profissionais da saúde e conta com apoio do Cosems e Ministério da Saú-
Página 2

Editais página 3 de. Também estará disponível a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em 217 municípios.
O ginásio do Parque Olímpico do Cajuru, no Parque dos Peladeiros, já está na fase final de recuperação. No dia 21 de abril, parte da estrutura foi danificada por um incêndio. As obras de restauração começaram logo no dia seguinte, assim que o Corpo de Bombeiros controlou a situação, que provocou somente perdas materiais. Todo o equipamento estará em condições para a realização da Copa do Mundo de Escalada Esportiva, marcada para os dias 16, 17 e 18 deste mês. Curitiba será a primeira cidade da América do Sul a receber uma etapa do
Quarta-feira



Segurança Metropolitana
Prefeito Eduardo Pimentel defende integração metropolitana na segurança pública durante reunião da Assomec
A integração da segurança pública entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba foi o principal tema defendido pelo prefeito Eduardo Pimentel durante a reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), realizada na manhã da terça-feira (6/ 5) na cidade de Colombo. O encontro reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários estaduais e representantes das forças de segurança de toda a região metropolitana de Curitiba para discutir ações conjuntas na área da segurança pública.
Presidente de honra da Assomec, Eduardo Pimentel reforçou a importância da união entre os municípios da Grande Curitiba para enfrentar os desafios comuns da região. Segundo ele, o combate à criminalidade exige cooperação integrada e ações coordenadas, já que as fronteiras municipais não impedem a atuação de organizações criminosas.
“Nós somos uma cidade metropolitana, e é assim que devemos permanecer. Curitiba está sempre presente para atuar junto com os municípios vizinhos em todas as áreas: na saúde, na educação, no turismo, na integração metropolitana do transporte público, no mercado comum metropolitano e, principalmente, na segurança pública. O bandido atravessa a fronteira e não está nem aí. Por isso, temos que trabalhar juntos para garantir segurança às nossas populações”, destacou o prefeito.
Ele também lembrou da Operação Integrada Centro Seguro, uma ação conjunta entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná para fortalecer a segurança na região central da cidade. Ao todo, cerca de
390 agentes de segurança e 120 viaturas reforçaram o policiamento e o acolhimento social de pessoas em situação de rua no Centro.
A Operação Centro Seguro envolve a Guarda Municipal e as polícias Militar, Civil e Penal. A iniciativa faz parte do Plano de Redesenvolvimento da Região Central, liderado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, e visa combater crimes como roubos, furtos e tráfico de drogas.
Integração
Além de Eduardo Pimentel, participaram do encontro o presidente em exercício da Assomec e prefeito de Colombo, Helder Lazarotto; o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira; e o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda.
O secretário coronel Hudson Leôncio Teixeira ressaltou que a integração entre os municípios deve ser acompanhada pela cooperação entre todas as forças de segurança, incluindo as Guardas Municipais, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros.
“O trabalho conjunto, com inteligência e planejamento, é fundamental para derrotarmos o crime organizado. O crime se instala onde o Estado é fraco, e o Paraná não é esse caso. Estamos diminuindo o número de crimes e homicídios de forma significativa, e isso é resultado de uma ação firme e integrada”, afirmou o secretário. Projetos municipais
Durante sua fala, o secretário Santin Roveda incentivou os prefeitos da região
metropolitana a apresentarem projetos que possam ser apoiados pelo Governo do Estado, principalmente nas áreas de tecnologia e inovação aplicadas à segurança pública.
“O Paraná está atento e pronto para apoiar os municípios. Temos ferramentas como câmeras de monitoramento, reconhecimento facial e outras tecnologias que podem transformar a segurança. Mas é fundamental que os projetos cheguem até nós para que possamos tirá-los do papel”, disse Roveda.
Reforma Tributária
Eduardo Pimentel também aproveitou a reunião para alertar os gestores sobre os impactos da reforma tributária em discussão no Congresso Nacional. O prefeito tem atuado em defesa da autonomia dos municípios e da preservação de uma repartição justa dos tributos entre União, estados e prefeituras.
“Essa reforma que será definida nos próximos meses pode comprometer a autonomia dos municípios. Por isso, tenho trabalhado junto à Frente Nacional de Prefeitos e à Federação Nacional dos Comissários para garantir que a repartição dos impostos seja justa e que os recursos permaneçam nos estados e municípios”, reforçou Pimentel.
Presenças
O encontro da Assomec contou, ainda, com a presença do inspetor da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior; do secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Rafael Ferreira Vianna; além de representantes das forças de segurança e autoridades municipais de toda a região metropolitana.


Dia D de Multivacinação O Governo do Paraná promove neste sábado (10) o Dia D Estadual de Multivacinação, das 8h às 17h, com a meta de aplicar 300 mil doses de vacinas, incluindo gripe, Covid-19, febre amarela e sarampo. A ação envolve mais de 10 mil profissionais da saúde e conta com apoio do Cosems e Ministério da Saúde. Também estará disponível a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em 217 municípios.
Dia das Mães
O Dia das Mães deve aquecer o comércio no Paraná, com 66,6% dos consumidores planejando comprar presentes, segundo pesquisa da Fecomércio PR e Sebrae/PR. A data é a segunda mais importante para o varejo, atrás apenas do Natal. Entre as mães ouvidas, 92,1% esperam ser presenteadas neste mês de maio.
Ministra paranaense
A assistente social Márcia Lopes, de Londrina (PR), é a nova ministra das Mulheres no governo Lula. Ela tomou posse nesta segunda-feira (5), em cerimônia no Palácio do Planalto. Ex-ministra do Desenvolvimento Social em 2010, Márcia é formada pela UEL, onde também foi professora, e tem mestrado pela PUC-SP.
Viaje Paraná
As inscrições para empresários participarem como coexpositores no estande do Viaje Paraná nas feiras Fiexpo (Costa Rica) e EBS (São Paulo) foram prorrogadas até 7 de maio. A ação visa ampliar o tempo para interessados no setor MICE, que engloba negócios e eventos. Mais de 20 empresários já se candidataram para as duas feiras.
Viaje Paraná II
A Fiexpo Latin America e a EBS são oportunidades estratégicas para empresários do turismo e eventos. Os eventos reúnem compradores internacionais e promovem milhares de reuniões de negócios. O Viaje Paraná busca ampliar a visibilidade do estado no mercado MICE.
Sem Desconto
Após a Operação Sem Desconto da Polícia Federal,
Seleção





Inscrições para concurso da PM e Bombeiros vão até o dia 13 de maio
Taxa de inscrição é R$ 130 e os interessados devem acessar os editais através do site do IBFC. Serão 2 mil vagas para o cargo de soldado da Polícia Militar e 600 soldados do Corpo de Bombeiros. Esta é a primeira seleção que exige nível superior completo em qualquer área de formação.

O prazo para inscrições no concurso público da Polícia Militar (PMPR) e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) se encerra na próxima terça-feira (13). Ao todo, serão 2 mil vagas para o cargo de soldado da Polícia Militar e 600 soldados do Corpo de Bombeiros. A taxa de inscrição é R$ 130 e os interessados devem acessar os editais através do site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
As novas contratações têm como objetivo reforçar o efetivo das corporações em todas as regiões do Estado. Esta é a primeira seleção que exige nível superior completo em qualquer área de formação.
Além de declarar que está em dia com as obrigações eleitorais, nos termos da legislação eleitoral, o candidato deve ter até 30 anos de idade e possuir Permissão para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.
As vagas estão distribuídas em cinco regiões: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Do total, 201 vagas na PM e 60 no Corpo de Bombeiros são reservadas a candidatos afrodescendentes.
PROVAS O concurso será feito em etapas e a primeira, marcada para 29 de junho, será com provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos classificados passarão por exames de aptidão física, avaliação psicológica, exames de sanidade física e, por fim, uma fase de investigação social conduzida pela corporação para a qual prestaram o concurso.
As provas serão aplicadas em 12 cidades: Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.







“ABISSAL”
autor de Pinhais, Gleison Luz lança seu terceiro livro
Obra propõe ao leitor uma jornada íntima e filosófica pelas profundezas da existência humana Morador de Pinhais, o escritor Gleison Luz lança seu terceiro livro, intitulado "Abissal" — uma obra que propõe ao leitor uma jornada íntima e filosófica pelas profundezas da existência humana. Depois do sucesso de "O Fugitivo de Varsóvia", Gleison retorna com uma produção literária que explora temas como valores: verdade interior e a busca pela luz que nasce da introspecção.
"Abissal” nasceu de um encontro espontâneo e inevitável entre o autor e sua própria interioridade. “À primeira impressão, o título sugere obscuridade; porém, ao longo da obra, revela-se que há profundezas que, em vez de destruir, sustentam”, indica o escritor. “O livro reflete sobre a tendência humana de buscar as alturas — o sucesso, o reconhecimento — e sobre a necessidade de raízes profundas para que qualquer conquista seja duradoura”, introduz.
Com uma linguagem densa e reflexiva, o autor propõe a descida consciente às camadas mais esquecidas da alma, guiado pela escada da humildade. Segue trecho da obra:
A humildade, longe de ser mero artifício moral, é fundamento ontológico: é o degrau inaugural para o conhecimento de si.
Aquele que desce, descobre.
Aquele que se aniquila na aparência, amplia-se no ser.
Sobre o autor: Gleison Luz é escritor, fotógrafo e publicitário, conhecido por capturar histórias com luz e moldar emoções com palavras. Já publicou outras duas obras. Sua primeira publicação, "O Fugitivo de Varsóvia", recebeu reconhecimento da imprensa local. Residente de Pinhais, Gleison mantém forte vínculo com a cidade e acredita que a literatura pode ser uma ponte para o autoconhecimento e a transformação pessoal.
Para obter mais informações, entre em contato com o autor pelo e-mail, telefone: (41) 99566-0981 e Instagram: @luz_gleison

Tour pela Rota da Cerveja de Pinhais terá atração especial de Dia das Mães
Passeio gratuito será no próximo sábado, mas inscrições devem ser feitas a partir do meio-dia desta quinta, 8 de maio



A Linha Turismo de Pinhais fará mais um passeio pela Rota da Cerveja Artesanal no próximo sábado, 10 de maio. Esta edição conta com um atrativo a mais, em comemoração ao Dia das Mães: uma visita à Luna Sorveterias Artesanais. A participação no evento requer inscrição prévia, que tem início ao meio-dia desta quinta-feira, 8 de maio, pela internet. O Tour Rota da Cerveja Pinhais é gratuito, sujeito à lotação da Linha Turismo. O passeio tem início às 14 horas de sábado, com duração estimada de três horas. A saída é no Caneco de Chopp do Espaço Boulevard, no Parque das Águas de Pinhais. A programação prevê paradas nas cervejarias Coice da Mula, Yellow Bird e Ovelha, além da sorveteria Luna e do ateliê Criarte, no Bosque Municipal. O evento é destinado a pessoas maiores de 18 anos que assinem um termo de aceite. Cada acesso pode realizar até duas inscrições no sistema.
O Tour da Rota, promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde) e Departamento de Turismo, tem o objetivo de divulgar a cultura cervejeira local e a importância econômica dos estabelecimentos para o desenvolvimento do município. A Semde tem vários projetos para apoiar o empreendedorismo e ações empresariais em Pinhais. Além das cervejarias já citadas, também fazem parte da Rota da Cerveja Artesanal: Lobos, Oner, Rubira e Way Beer, que em outras datas foram contempladas pelo Tour da Rota. A edição mais recente ocorreu em 26 de abril, quando foram visitadas a Yellow, Lobos e Way Beer (veja fotos). Se beber, não dirija Serviço Tour Rota da Cerveja Pinhais Inscrições: a partir do meio-dia de 8 de maio, pela internet Data: 10 de maio, sábado Saída 14h do Caneco de Chopp do Espaço Boulevard no Parque das Águas de Pinhais Rua Estrada Ecológica de Pinhais, s/n


Maio Amarelo: São José dos Pinhais
realiza ação de conscientização sobre segurança no trânsito

Uma ação de conscientização sobre segurança no trânsito será realizada neste sábado (10), das 10h às 16h, em São José dos Pinhais. A ação, promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo Transporte e Trânsito (Semutt), faz parte da campanha nacional Maio Amarelo e acontecerá na rua XV de Novembro, entre a Mendes Leitão e a Motta Junior, no Centro da cidade.
A coordenadora do Programa de Educação para o Trânsito, Josiane Inácio Arruda, explica que o tema deste ano da Campanha Maio Amarelo é ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’, que busca conscientizar sobre os riscos do abuso de velocidade.
“Dessa forma, nossa ação terá o mesmo objetivo: o de alertar os são-joseenses sobre os cuidados preventivos no trânsito”, afirma.
O evento contará com
stands de diferentes órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e de outras instituições, que desenvolverão atividades variadas, como teatro, óculos virtual e entrega de material informativo, dentre outras dinâmicas.
AÇÕES PREVISTAS
Na busca por alertar o máximo de pessoas possíveis e tornar o trânsito de São José dos Pinhais mais seguro, a administração municipal realizará ao longo do mês de
maio palestras em empresas, oficinas pedagógicas de trânsitos em unidades de ensino e demais secretarias, além de abordagens educativas para adolescentes. Outras ações incluem Blitzs educativas e de fiscalização que estarão espalhadas em vários pontos da cidade e uma simulação de sinistro de trânsito que ocorrerá dia 16 de maio, às 16h, no cruzamento das ruas Voluntários da Pátria e Scharffenberg de Quadros.
Prefeitura de São José dos Pinhais informa novo binário no bairro Afonso Pena

A partir desta quinta-feira (8), as ruas Nicolau Pampuch e Teresa Nester, localizadas no bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais, passarão a operar como binário. A mudança, segundo a Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semuttran), visa melhorar o fluxo de tráfego na região e otimizar a mobilidade urbana.
O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) alerta para que todos os condutores redobrem a atenção durante o período de adaptação a essa nova configuração viária. O objetivo é garantir a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas, minimizando os riscos de acidentes enquanto os motoristas se familiarizam com a mudança.
Prefeitura de São José dos Pinhais divulga cronograma do Programa Sacolão Verde para o mês de maio

O Programa Sacolão Verde, promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag), incentiva a sustentabilidade e fortalece a agricultura familiar do município ao realizar a troca de materiais recicláveis por alimentos frescos, como frutas, verduras, legumes e hortaliças.
COMO FUNCIONA?
A cada 15kg de recicláveis entregues, o participante recebe um vale que pode ser trocado por uma sacola com até 6kg de hortifrútis cada. Os alimentos são fornecidos por agricultores locais, garantindo a qualidade e incentivo à produção regional.
Os itens disponíveis variam de acordo com a época do ano, podendo incluir: temperos e raízes como rúcula; acelga; beterraba; repolho; alface; agrião; vagem; berinjela; pepino; couve manteiga; abobrinha; abóbora; cenoura; inhame; batata doce; couve-flor; brócolis; batata salsa; milho verde; batata inglesa; cheiro verde; cebola; tomate; salsão; pimentão; rabanete; banana; laranja; caqui; pêssego, ponkan e ameixa.
As trocas são realizadas nos pontos distribuídos pelos 36 bairros atendidos, sempre no período da manhã, das 9h às 11h, e no período da tarde, das 14h às 15h30. Todo o material coletado é entregue às associações de reciclagem da cidade.
Para mais informações sobre o programa, entre em contato com a Semag pelo número (41) 3381-5824.





1º Afropop Fest - Festival Pop de Dança e Percussão de Curitiba reúne ampla programação gratuita no
Memorial de Curitiba
Evento reúne grandes nomes da música, dança e performance do mundo do afropop em dois dias de shows e oficinas neste final de semana
Nos dias 10 e 11 de maio (próximo sábado e domingo), Curitiba recebe o “Afropop Fest”, o primeiro festival de dança e percussão afropop da capital paranaense, que ocorrerá no Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco).
Com uma ampla programação gratuita, o evento reúne música, dança, oficinas, feiras de produtos artesanais e diferentes manifestações afro-brasileiras com o objetivo de reafirmar essas expressões por meio da corporalidade, da musicalidade e do conhecimento históricocultural que as expressividades artísticas populares e culturais carregam.

“A Cultura Afro contribui em seu manifesto de cultura e resistência. Mestres e líderes como Mestre Bimba, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Nelson Mandela, Abdias do Nascimento nos mostram sua força e mensagem que purifica a mente e fortalece o corpo e a alma, trazendo serenidade e sabedoria para poder conscientizar os seres humanos. Mirando essa ancestralidade, queremos promover um festival vibrante, festivo e pedagógico, com diversas oficinas de danças de matrizes africanas, shows de demonstração, feira de produtos artesanais afros e muito mais”, explica Adilto Black, diretor e idealizador do 1º Afropop Fest Curitiba.
Com dezenas de atrações e nomes de destaque do universo afropop, 1º Afropop Fest agita o Memorial de Curitiba (Créd. Afropop Fest)
Confira a programação completa com horários: (*Sujeito à alteração sem aviso prévio)
Sábado (10/5):
10:00 - Abertura da Casa
10:15 - Boas-Vindas - Bloco Princesas do Ritmo
10:20 - Bloco Princesas do Ritmo - Palco Principal
10:30 - Oficina Tambores de RuaUma Diversidade Percussiva com Mestre Jackson
11:30 - Show de Pagodão Bahiano com Adailton Swing Bahiano
12:30 - Oficina de Afropop com Adilto Black - Sala Londrina
12:40 - DJ C-Rock
Shows musicais e artísticos com nomes de destaque nacional e internacional
Com apresentações gratuitas no palco da Praça de Eventos Iguaçu, localizado internamente no Memorial de Curitiba, fazem parte da programação grandes nomes da percussão, da música e da dança Afro.
Destaque para o “Bloco Princesas do Ritmo”, banda percussiva formada exclusivamente por mulheres afrodescendentes, que levará ao festival a força dos instrumentos percussivos como expressão de arte, identidade e resistência; para o “Pagodão Bahiano”, com Adailton Swing, gênero musical brasileiro que surgiu em Salvador, na Bahia, na época da escravidão como uma forma de manifestação musical nos terreiros na Bahia, em uma mistura de samba, reggae e pagode, também conhecido como pagodão, swingueira ou quebradeira; e também para o show “Rufar dos Tambores - Do Chão aos Palcos”, com o Mestre Jackson, considerado um dos mais conceituados músicos de percussão da Bahia, precursor do Samba Reggae juntamente com o saudoso Neguinho do Samba no Olodum, sendo também responsável pela criação e evolução da batida afrobaiana intitulada de Axé Music, introduzindo também a batida ‘Merengue’ aos tambores, que deram ao Olodum os maiores sucessos músicas até hoje.
Destaque ainda para o show de “Afropop com Adilto Black”, com seus 22 anos de experiência em artes e dança, levando ao palco do Memorial de Curitiba o ritmo do Afro Pop, Afro Reggae e do Pagodão Baiano; e para o “Despertar Ancestral”, com a Mestra de Samba de Roda Fernanda, presidente do Coletivo Cultural Sambadeiras de Bimba Filhas de Biloca, embaixadora da cultura do samba de roda, que é uma expressão rica da identidade afro-brasileira, promovendo espetáculos em diversos países como, França, Israel, Rep. Tcheca, Chile entre outros.
A programação também contará com as shows “O Meu Toque”, de Emerson Groove, e “Baianidade”, com Everton Chemin, o Funti, os irmãos são percussionistas advindos da comunidade de terreiro, arte educadores, professores de capoeira, percussão afro e dança, cofundadores do Bloco AFROCOR e pesquisadores de ritmos africanos, em especi-
14:15- Show de Rufar dos Tambores –Do Chão aos Palcos - Mestre Jackson
14:00 - Oficina De Pagodão Bahiano - Swing Bahiano
15:15 - Show de Afropop com Adilto Black
15:45 - Oficina Ritmos Afro Baianos com Emerson Groove
16:15 - Show Despertar Ancestral - Mestra Fernanda
17:15 - Oficina Despertar Ancestral - Mestra Fernanda
17:45 - Show O Meu Toque (Emerson Groove)
18:15 - DJ C-Rock
Domingo (11/5)
10:00 - Abertura Da Casa
10:15 - Boas-Vindas - Show Samba No Pé - Felipe Barão
10:20 - Show Samba No Pé - Felipe Barão Jr.
10:30 - Oficina Terapia de Malinke - Djanko
10:55 - Mitay
11:20 - Show Resistindo Apesar da ResistênciaSil Duarte e Fer Terra
12:30 - Oficinas de Samba Passos de Discotecas - Felipe Barão
12:20 - Show Baianidade - Everton Chemin (Funti)
13:20 - Show de Dança Africana - Djanko Camara
14:15 - Oficina Resistindo Apesar da Resistência - Sil Duarte
14:20 - Princesas do Ritmo
15:00 - Mitay
Equipe Técnica: Coordenação Técnica: Claimarilu Salvadori; Direção de Produção: Welton do Amaral; Idealizador, Criador e Produção Executiva: Adilto José de Paulo; Direção Artística: Everson Chemim; Curadora: Will Amaral; Comunicação visual: Ateliê Iroko; Assistente de Produção: Anna Paula Vendramin; Foto e Vídeo: Juan Diego Salvadori e Pauline Celestino.
Serviço:
1º Afropop Fest Curitiba
Data: 10 e 11 de maio
Programação gratuita
Redes Sociais: Instagram @afropopfestcwb e pelo Facebook.com/afropopfestcwb
Realização: Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura - Governo Federal
al a cultura Madengue (Guiné Conakri), no Oeste da África; a apresentação “Samba no Pé”, com Felipe Barão Jr, instrutor de samba, coreógrafo, dançarino, atuou no grupo Ori Gem Dance, passista de samba profissional, um dos mais aclamados em Curitiba e, também, Rei Momo do Carnaval Curitibano em 2020; a performance “Resistindo Apesar da Resistência” com Sil Duarte, b-girl curitibana, cofundadora do Dope Girls Crew e idealizadora do método de treinamento Breaking Go, em uma obra que entrelaça Breaking, Dança-Teatro e a força das histórias femininas, por meio do movimento, resgatando as narrativas das mulheres antecedentes, cujas lutas e conquistas ecoam até hoje, como também com Fer Terra; e a apresentação de Dança Africana com Djanko Camara, dançarino, coreógrafo, músico e cantor, nascido na região de Faranah, na Guiné, sendo integrante do Ballet Bangoura, considerado o melhor dançarino mandinga de todos os tempos, chamado para participar do ballet nacional "Les Ballets Africains" e do "Ballet Nacional Djoliba".
O 1º Afropop Fest Curitiba também contará com apresentações de Mitay, destaque na cena, formada pela Capão House, escola focada em turntablism e fundamentos do hip-hop. Desde então, residiu em festas como Barracuda, I Love Cwbeats, Monday, Baile da Durag e atualmente no Um Baile Bom. Como DJ convidada, discotecou no lançamento do documentário “Gato Preto” da marca OÜS e abriu palcos e esquentou o público para o show do grupo Racionais MC’s (turnês de 2018 e 2022), para as gêmeas Tasha & Tracie, o grupo Somos Nós a Justiça (SNJ), a rapper portuguesa IAMDDB. Como também do DJ C-Rock, também aclamado b-boy e integrante da crew Gana Gang. Oficinas gratuitas abertas para a comunidade com brinde exclusivo
O Afropop Fest Curitiba também será composto por diversas oficinas gratuitas de danças de matrizes africanas, diversidades percussivas e ritmos, que ocuparão a Sala Londrina e diferentes espaços do Memorial de Curitiba. Entre elas, a “Oficina de Tambores de Rua - Uma Diversidade Percussiva”, com o Mestre Jackson; a “Oficina de Afropop” com Adilto Black; a “Oficina de Pagodão Bahiano”, com Adailton Swing; a “Oficina de Ritmos Afro Baianos”, com Emerson Chemin - o Fun; a “Oficina Despertar Ancestral”, com a Mestra Fernanda; a “Oficina Terapia Malinke”, com Djanko; a “Oficina de Samba Passos de Discotecas”, com Felipe Barão; e a “Oficina Resistindo Apesar da Resistência”, com Sil Duarte.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link na plataforma Sympla. As vagas são limitadas. Todos os participantes das oficinas receberão uma Dashiki, bata africana especial do evento. Cada Oficina será de uma hora e meia, sendo que o mesmo aluno poderá se inscrever em mais de uma, desde que os horários de aplicação sejam compatíveis e as vagas disponíveis (recebendo apenas uma única Dashiki).
O evento ainda contará com feira de artesanato de matrizes africanas composta por artesãos negros (roupas, acessórios, quadros, brinquedos), estimulando a cadeia produtiva da uma economia criativa afro local.
O 1º Afropop Fest Curitiba é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da CulturaGoverno Federal. Disponibilidade de acessibilidade com Intérpretes de Libras, audiodescrição, cadeiras de rodas e cadeiras para pessoas obesas. Acompanhe as novidades por meio do perfil oficial no Instagram @afropopfestcwb e pelo Facebook.com/afropopfestcwb