2011/07 - Crédito em Foco

Page 1

ANO 0 - NÚMERO 3 - MAIO A JULHO DE 2011

INFORMATIVO TRIMESTRAL SOBRE CRÉDITO PARA MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DE MINAS GERAIS

O crédito e as MPEs O Boletim Crédito em Foco está em sua 3ª edição e pode ser um grande aliado para empresários e empreendedores que pretendem captar recursos no mercado para gerir o negócio. O informativo reúne informações sobre acesso dos pequenos empreendimentos aos serviços financeiros, divulga os principais produtos de crédito direcionados ao segmento, alerta sobre os cuidados a serem tomados antes da opção pelo financiamento e apresenta diversas dicas e orientações que podem auxiliar o empresário no dia a dia de seu negócio.

Nesta edição serão apresentadas informações sobre o setor de Comércio, que representa mais de 50% dos estabelecimentos em Minas Gerais e é responsável por 41% do total de postos de trabalho no Estado. Esta publicação é uma iniciativa do Sebrae-MG, em parceria com o Banco do Brasil, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Banco do Nordeste do Brasil e Caixa Econômica Federal e faz parte de uma das ações do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe). Boa leitura!

Setor do comércio

Especial

O setor de comércio é caracterizado por uma gama de negócios que vai desde manutenção, reparação e venda de peças de veículos, até o comércio por atacado e varejo. De modo geral essas atividades são muito distintas entre si, no que se refere a aspectos como o porte das unidades produtivas, volume de capital, nível tecnológico etc. Além disso, o comércio é responsável pelo emprego de grande parte dos trabalhadores formais e gera ocupação e renda para a população. Do total das MPEs em Minas Gerais no ano de 2009, 51,8% concentravam-se no setor de comércio e essas empresas foram responsáveis por 41,4% dos postos de trabalho e 38,6% do total de salários pagos.

Dentre os diversos segmentos presentes nesse setor, o comércio varejista possui maior dinamismo e abrange a maior parte dos empreendimentos formais do país, principalmente os de micro e pequeno porte. Os principais negócios relacionados ao varejo são: supermercados e hipermercados, farmácias, concessionárias de veículos, lojas de vestuário e calçados, lojas de materiais de construção, de móveis e decoração, de eletroeletrônicos, de materiais de escritório e informática, dentre outros. Segundo o IBGE, as vendas do comércio varejista registraram crescimento de 11,6% no Estado e 10,7% no Brasil nos últimos doze meses. Esse resultado pode ser explicado pelo aumento do

consumo da população, com destaque para as classes C e D. Dada à concorrência elevada e às mudanças no quadro político, econômico e social, os empresários do setor devem avaliar constantemente suas ações, estratégias e operações, para garantir o bom desempenho de seus negócios. Também devem ficar atentos às tendências de mercado, tais como os novos canais de vendas (vendas pela internet) e às exigências dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com questões relacionadas ao meio ambiente. Enfim, todos esses fatores mostram o quão desafiador é o setor de comércio e esse exige conhecimento e preparo por parte dos empresários.

LINHAS DE CRÉDITO PARA O SETOR DE COMÉRCIO BANCO DE DESENVOLVIMENTO DE MINAS GERAIS (www.bdmg.mg.gov.br)* Linha de crédito

Finalidade

Limite de crédito

Prazos

Taxa de juros e outros encargos

Garantias

BDMG Giro Fácil1

Capital de giro

Até R$ 4 milhões por empresa

Até 36 meses

A partir de 1,37% a.m.

Aval, Fiança e garantias reais

Notas. 1 - Financiamento para empresas dos setores de indústria, comércio e serviços. As empresas interessadas devem ter, no mínimo, 2 anos de operação.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.