ANO 0 - NÚMERO 5 - NOVEMBRO A JANEIRO DE 2012
INFORMATIVO TRIMESTRAL SOBRE CRÉDITO PARA MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DE MINAS GERAIS
Fortalecimento dos pequenos negócios A ampliação do acesso das micros e pequenas empresas aos recursos financeiros disponíveis no mercado é um dos desafios que precisam ser enfrentados para o desenvolvimento desse segmento. O SEBRAE- MG concentra esforços nesse sentido, apoiado por parceiros tradicionais do mercado financeiro, como o Banco do Brasil, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Banco do Nordeste do Brasil e Caixa Econômica Federal. O Boletim Crédito em Foco é uma das iniciativas adotadas para o fortalecimento dos pequenos negócios. Esse informativo pode ser um grande aliado para você, empresário/empreendedor, que pretende captar recursos no mercado para gerir seu negócio. O Boletim reúne informações sobre o acesso dos pequenos empreendimentos aos serviços financeiros; divulga os principais produtos de crédito direcionados ao segmento; alerta sobre os cuidados a serem tomados antes da opção pelo financiamento e oferece orientações que podem auxiliá-lo no dia-a-dia de seu negócio.
Especial
Essa edição especial apresenta informações básicas sobre o tema Exportação. Aqui você vai conhecer os benefícios que a atuação no mercado internacional pode gerar à empresa e os principais procedimentos operacionais a serem adotados na atividade exportadora, além das linhas de crédito voltadas à exportação. Boa leitura!
Exportação
Atuar no comércio internacional pode tornar as micros e pequenas empresas brasileiras mais competitivas e rentáveis, uma vez que pode gerar uma série de benefícios, tais como maior produtividade, ampliação crescente da carteira de clientes e uma permanente evolução de tecnologias e know-how. De modo geral, o êxito e o bom desempenho na atividade exportadora é obtido pelas empresas que se inseriram no mercado externo após ações de planejamento bem estruturadas. Tais ações envolvem procedimentos diversos, como: avaliação da capacidade exportadora; pesquisas para definir os mercados prioritários; identificação das oportunidades e ameaças que a internacionalização pode acarretar à empresa; formação de preço; consultas às legislações e normas fiscais, técnicas e alfandegárias, incluindo aspectos políticos e culturais. Apesar da importância dos pequenos empreendimentos, cabe destacar que essas empresas ainda enfrentam algumas dificuldades quando decidem expandir seus negócios por meio da exportação. Em 2010, as MPEs brasileiras representaram 46,3% do total das empresas exportadoras no país. No entanto, quando se considera o volume exportado, verifica-se que sua participação é substancialmente menor à das empresas de grande porte (cerca de 1%). Diversos são os fatores apontados como entraves à exportação. Entre outros, os mais recorrentes são: os custos elevados, os problemas de logística e o pouco entendimento acerca dos processos de exportação. Soma-se a isso o fato de que as MPEs geralmente encontram maior dificuldade para obter recursos e investir na expansão de suas atividades ou na modernização de seus negócios.