
2 minute read
Coordenador do Curso de Direito do Unigrande
Márcio Benício
Advertisement
Logo que se formou em Direito, em 2006, Márcio Benício decidiu trilhar a carreira de advogado. Em 2014, após concluir o mestrado em Direito Constitucional, resolveu dedicar-se à docência. Antes de trabalhar como professor do ensino superior lecionou em várias instituições acadêmicas, mas foi no Unigrande que, a partir de 2016, “teve a oportunidade de desenvolver o potencial como professor do Curso de Direito”. Atualmente é coordenador do curso de Direito do Centro Universitário da Grande Fortaleza – Unigrande.
Mestre em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza, ele tem mais de 11 anos dedicados à carreira acadêmica e já atuou como chefe da Procuradoria Jurídica da Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE, advogado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano - SEMAM - do Município de Fortaleza - CE e como responsável pelo licenciamento e controle ambientais
“Sempre vi no Unigrande uma estrutura diferenciada das outras instituições, incluindo excelentes professores. Agora, na Coordenação, percebo com mais clareza que não se trata apenas de mudança da vida do aluno, mas da própria sociedade”. “Da mesma forma, acredita que é tarefa do docente preparar os alunos para enfrentar os desafios impostos pelo mercado de trabalho”.
e urbanísticos no Município de Aquiraz-CE. Foi também um dos organizadores de dois volumes intitulados “Comércio, Globalização e Formação de Capital Social: para a realização transnacional dos Direitos Humanos” e “Comércio, Globalização e Formação de Capital Social: Inclusão econômica e sustentabilidade”, da editora Lumen Juris.
Além de defensor da justiça como finalidade existencial do Direito e da importância do debate sobre a legitimidade dos modelos e padrões impostos na formação da sociedade, também advoga a favor da educação como um dos principais fatores contributivos para a construção de uma sociedade mais justa e harmônica. Da mesma forma, acredita que é tarefa do docente preparar os alunos para enfrentar os desafios impostos pelo mercado de trabalho.
Em uma época de crescente número de profissionais pouco habilitados, o professor Márcio Benício está sempre discutindo e estimulando alunos e colegas de trabalho sobre o a importância de uma boa graduação e do aprendizado constante. Também alerta a quem deseja trabalhar como profissional do Direito, pois estará se lançando em uma área bastante competitiva, na qual se destacam aqueles que mais se dedicam e se preparam.
Na sua opinião, estudar em uma instituição bem-conceituada, que possa incentivar a busca por novas possibilidades que incluem a interdisciplinaridade, a criatividade e o empreendedorismo é a melhor forma de se preparar para suprir as expectativas do mercado e o primeiro passo para a formação de um grande profissional.
Para Márcio Benício, a atribuição do professor é o de ajudar os alunos na construção da sua identidade, do caminho pessoal e profissional, de maneira que lhes permitam se destacar e encontrar seus espaços pessoais e sociais. Ele explica que é necessário que o futuro profissional do Direito tenha em mente que “A Justiça é a finalidade existencial do Direito. Não há que se falar em Direito se não for pelo ideal da Justiça”. E que seu “compromisso deve ser o objetivo maior (a Justiça), mas sem esquecer da importância do instrumento (o Direito)”.