Os XII Magníficos do Zodíaco. por Carina Melo

Page 30

O símbolo de Sagitário é a flecha apontada para cima, simbolizando a busca que motiva este signo. A divisão no meio da flecha sugere a dualidade física do centauro, metade animal, metade humano. Do ponto de vista físico, Sagitário tem relação com pelve (cintura pélvica dos Tetrapoda, com quatro membros), com os músculos em geral, com os quadris e com as coxas. A entrada do sol em Sagitário assinala o final de uma estação (Outono no hemisfério norte e Primavera no hemisfério sul) e o princípio de outra (Inverno no hemisfério norte e Verão no hemisfério sul). É a ponte que marca o fecho de um ciclo e o início de outro ciclo. Júpiter é o seu planeta regente, o que confere a Sagitário o sentido de justiça e temperança. Júpiter expande a todos os níveis as nossas fronteiras exteriores e interiores. Representa a melhoria da condição individual, o crescimento de consciência, do conhecimento, da compreensão dos valores espirituais e religiosos, e da educação. Em Sagitário, mercúrio encontra-se em exílio. Os nativos de Sagitário têm como principais qualidades o otimismo, a espontaneidade e a autoconfiança. Dotados de uma personalidade sociável, entusiástica e aventureira, preservam acima de tudo a sua liberdade. São os eternos estudantes, pois têm uma grande necessidade de conhecimento e de se expandirem a um nível intelectual superior, procurando o verdadeiro significado da vida e da condição humana. As suas fraquezas incidem sobre a sua falta de paciência face aos pormenores, aceitar a opinião e a verdade dos outros e o exagero que distorce os factos reais. A desorganização, a indelicadeza e frontalidade excessiva também são pontos de melhoria deste signo.

X. CAPRICÓRNIO – EU REALIZO-ME Capricórnio é o décimo signo do Zodíaco, abrangendo as pessoas que nascem entre 22 de dezembro e 20 de janeiro. É um signo feminino, noturno, negativo, cardinal e do elemento terra (frio e seco). A combinação de terra com o modo cardinal combina a ação com o impulso construtivo, originando uma natureza pragmática. Capricórnio tem uma associação natural à décima casa da mandala astrológica – a casa angular do meio do céu (MC), o ponto mais alto do mapa. A casa X abre o quarto e último quadrante do mapa, sendo a fase de estabilidade do adulto e preparação para a velhice. É a casa do Eu realizo-me, pois simboliza o sucesso e o êxito que ambicionamos no âmbito profissional. O poder pessoal está bastante evidenciado nesta área de vida, pois representa a carreira, o estatuto, a reputação e a manifestação do ego no mundo externo. O símbolo de Capricórnio é inspirado numa cabra com uma cauda de peixe, fazendo uma analogia à mítica história de Prico, a cabra marinha que emergiu das águas do inconsciente para trazer a civilização à humanidade. Fisicamente, Capricórnio está ligado aos joelhos, às articulações, à pele e aos ossos. A entrada do sol em Capricórnio marca o momento dos Solstícios: o Solstício de Inverno no hemisfério norte e o Solstício de Verão no hemisfério sul. Nos Solstícios um dos hemisférios recebe mais luz solar do que o outro. No Solstício de Inverno a noite fica mais longa do que o dia, no hemisfério norte, e no Solstício de Verão, o dia fica mais longo do que a noite no hemisfério sul. O Inverno é a altura do ano em que Natureza se reduz e apresenta na sua expressão mais simples. A noite está em evidência e o frio convida à recolha e reflexão nos nossos acolhedores lares.

30


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.