Caminhando pelo Zodíaco com Sandra Henriques

Page 1

Caminhando pelo Zodíaco Uma curta viagem através dos 12 signos

Trabalho final do 1º Nível do curso de Astrologia Formadora : Isabel Guimarães - Faces Formanda: Sandra Henriques


Índice: Pág. Introdução ……………………………………………………………………………………………………………..

1

O Zodíaco – Breve enquadramento …………………………………………………………………….

4

Os signos: • • • • • • • • • • • •

Carneiro ……………………………………………………………………………………………………. Touro ………………………………………………………………………………………………………… Gémeos …………………………………………………………………………………………………….. Caranguejo ……………………………………………………………………………………………….. Leão ………………………………………………………………………………………………………….. Virgem ………………………………………………………………………………………………………. Balança …………………………………………………………………………………………………….. Escorpião ………………………………………………………………………………………………….. Sagitário ……………………………………………………………………………………………………. Capricórnio ………………………………………………………………………………………………. Aquário …………………………………………………………………………………………………….. Peixes ………………………………………………………………………………………………………..

7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29

Conclusão ……………………………………………………………………………………………………………… 31 Bibliografia ……………………………………………………………………………………………………………. 32

1


Introdução É frequente ouvir-se perguntar “De que signo és?”. A partir da reposta, quem perguntou pode ceder à tentação de criar uma opinião sobre a pessoa em causa e sobre a sua personalidade. Mas nós não somos um signo. Somos o conjunto de todas as configurações astrais no momento do nosso nascimento, reveladas pelo nosso mapa astral. O mapa astral é exactamente isso: um mapa. Revela-nos os caminhos, as possibilidades, o nosso potencial e o que trazemos connosco para ultrapassar os desafios que surgem no caminho. É uma orientação e não uma predestinação. E os signos são um dos principais pontos de partida para a interpretação de um mapa astral juntamente com as casas e os planetas. E é de signos que vamos falar nas próximas páginas. É com Carneiro que tudo começa. Carneiro inicia o ano astrológico e vem com a Primavera, a estação do renascimento e da renovação. Traz a iniciativa, a força de arranque e a coragem, impulsionado pelo fogo, seu elemento, mas também pela sua energia masculina. Segue-se Touro, que traz a estabilidade, transformando o que nasceu em Carneiro em algo estável e firme. Aprecia o conforto, a tranquilidade, a segurança, o saber em que terreno pisa e por onde caminha. Mas é seguido por Gémeos, que o que mais quer é aprender, questionar, que gosta de mudanças e novidades, que gosta de comunicar e trocar ideias. Agora que Carneiro abriu caminho e Touro criou uma base segura, Gémeos tem a porta aberta e o tempo de que precisa para se dedicar ao que mais gosta: aprender um pouco de tudo e comunicar! Caranguejo abre o Verão. O calor materno e as águas que nutrem, a capacidade e a vontade de cuidar do outro, mas também a reserva e a timidez, duas características opostas ao signo que se segue. No pico do Verão, chega Leão, o brilho do Sol, seu regente. A expansividade e a necessidade de brilhar em público, o Sol que tanto aquece como queima, se Leão não segurar os seus excessos. A estação mais quente do ano fecha com Virgem que, com trabalho e organização, prepara a chegada do Outono, fazendo lembrar a formiga de La Fontaine. Com Virgem está tudo preparado e organizado, para evitar surpresas ou imprevistos e para que tudo siga sob controlo. E chega o Outono, sob o signo de Balança, que traz equilíbrio e diplomacia. O equilíbrio entre os dias e as noites, que são agora iguais. A diplomacia, tão útil para mediar opostos. Traz também a indecisão: vou ou não vou?, faz frio ou faz calor?... Com o frio a chegar, é tempo de as sementes se recolherem no mais profundo da Terra, para se renovarem e renascer na Primavera, para morrerem e ressuscitar no início de um novo ciclo. É o tempo em que caem as folhas mortas para que, na Primavera, as árvores se renovem. É Escorpião, o signo das profundezas e da regeneração, da transformação que só é possível encontrar ao remexer nas águas

2


(emoções) mais profundas. O Outono termina com Sagitário, o explorador, o sábio, o aventureiro. O que não tem medo de partir em busca de alternativas ao Inverno que se aproxima. O que detém o conhecimento acumulado pelas suas viagens, explorações e estudos. Quase a fechar-se mais um ciclo de quatro estações, o Inverno começa com Capricórnio, o signo das bases sólidas e das estruturas, da segurança e da organização de que precisamos para ultrapassar os desafios desta estação. Aquário, traz a fé na ciência e na tecnologia, na evolução, e procura agora levar ao colectivo todas as aprendizagens feitas ao longo deste percurso, deste ciclo astrológico, quase a terminar. É um signo de solidariedade, liberdade e democracia e que percebe que não estamos sós no mundo. No Inverno, a entreajuda e a união são fundamentais. É a Humanidade inteira que preocupa Aquário. Mas para falar de fé, temos os Peixes, que encerram o ano astrológico. Depois das águas que nutrem e das águas profundas e lodosas, chegam finalmente as águas limpas e claras, as águas da espiritualidade, dos sonhos e do idealismo. É a conclusão de um ciclo. Neste percurso, o homem fez as suas aprendizagens e evoluiu um pouco mais na direcção de si próprio. O objectivo do presente trabalho é fazer uma abordagem ao conhecimento e compreensão dos 12 signos e das suas principais características, utilizando as aprendizagens adquiridas através do estudo dos seis módulos do primeiro nível deste curso, complementado com outras fontes. Através do signos, podemos conhecer um pouco da personalidade e potencial de cada um e perceber quais as forças que podemos usar a nosso favor e quais as fragilidades que precisamos de trabalhar em nós. Vamos conhecê-los!

3


O Zodíaco - Breve enquadramento

O Zodíaco Ocidental é composto por 12 signos, distribuídos por 12 casas astrológicas. Cada casa ocupa 30º de um total de 360º, que forma a roda zodiacal, base do mapa astral. Os signos têm o nome das 12 constelações cruzadas pela elíptica, uma faixa imaginária no céu, entre os trópicos de Caranguejo e Capricórnio, por onde passam todos os planetas. Carneiro é o primeiro signo, por começar no equinócio da Primavera, o momento em que o dia e a noite são de igual duração, sendo os restantes signos medidos a partir desse ponto. Como referido na introdução, os signos dividem-se pelas quatro estações, mas não só. Dividem-se igualmente pelos quatro elementos (Fogo, Terra, Ar e Água) – triplicidade -, pelas modalidades (Cardinal, Fixo e Mutável) – quadruplicidade – e por masculino ou feminino – duplicidade.

Triplicidade: Elemento Fogo – Carneiro, Leão e Sagitário São signos de iniciativa. Impetuosos, ousados, agressivos, controladores, conquistadores e, claro, radiantes. Algumas das principais características comuns aos três signos são a paixão e o entusiasmo, a expansividade e a criatividade, entre outras.

Elemento Terra – Touro, Virgem e Capricórnio Práticos e funcionais, apreciam a solidez e a segurança. Têm os pés na terra e gostam de planificar ao detalhe, para saber com o que contam. Realistas, conservadores, determinados e pacientes, mas também possessivos, materialistas e teimosos.

Elemento Ar – Gémeos, Balança e Aquário Intelectuais, bons comunicadores e curiosos. Um pouco instáveis, indecisos e nervosos. São muito sociáveis, mas não se envolvem muito emocionalmente. São igualmente desapegados do mundo material.

4


Elemento Água – Caranguejo, Escorpião e Peixes Sensíveis e emocionais, são muito susceptíveis a súbitas mudanças de humor. Precisam de conforto emocional e segurança afectiva. Entre outras características, são intuitivos, românticos, sonhadores, imaginativos e reservados.

Quadruplicidade: Signos Cardinais - Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio São os signos que iniciam cada quadrante, que chegam com o início de cada estação do ano. Caracterizam-se pela iniciativa, actividade e definem direcções.

Signos Fixos - Touro, Leão, Escorpião e Aquário São os signos intermédios das estações. São os signos que procuram a estabilidade e a segurança, o acordo e a manutenção do que foi conquistado.

Signos Mutáveis – Gémeos, Virgem, Sagitário e Peixes Signos de flexibilidade e adaptação, que terminam os quadrantes e, claro, as estações. Sensíveis à diversidade e às diferentes alternativas.

Duplicidade: Positivos ou Masculinos – Carneiro, Gémeos, Leão, Balança, Sagitário e Aquário Positividade e expressividade. Signos de energia Yang – Activo

Negativos ou Femininos – Touro, Caranguejo, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes Receptividade e Controlo. Energia Yin - Passivo

A conjugação de todas estas características vai influenciar a personalidade de cada signo de forma única, como vamos ver no próximo capítulo.

5


Os signos

6


Carneiro

Glifo: Chifres do Carneiro; sobrancelhas e nariz Datas: 21 de Março a 21 de Abril Elemento: Fogo Modalidade: Cardinal Polaridade: Masculino Planeta Regente: Marte Casa Astrológica: Casa I Estação do ano: Primavera Corpo: Cabeça, nuca

Carneiro é o primeiro signo do zodíaco. Inicia a roda zodiacal e a Primavera. Analisando atentamente o conjunto formado pelo seu elemento (fogo), a sua energia (cardinal), a sua polaridade (masculino) e o seu regente (Marte), conclui-se que estão reunidas as condições para que Carneiro seja o signo da iniciativa, do arranque, da criação. Corajoso e guerreiro por natureza, o nativo deste signo não se limita a fazer, mas encoraja igualmente os outros a fazer a sua parte, vencendo a própria inércia e fazendo acontecer. É também sincero, sem se preocupar demasiado com a forma como as suas palavras atingem os outros. Se é para dizer, diz; se acha que deve ser dito, não guarda para si. Não tem medo de entrar em discussões, disputas ou outro tipo de “batalha”, num sentido mais figurado. E também não se importa de entrar numa luta sobre um tema que não o afecte particularmente, se for necessário defender alguém.

7


Dotado de uma força de vontade enorme, decide e age com rapidez, o que pode fazer com que o considerem mandão e autoritário. E é bem possível que o seja, por vezes. Tem ideias, encontra facilmente soluções para os problemas e não gosta de assuntos pendentes ou mal resolvidos. Quando se sente ameaçado, não foge. Pelo contrário, vai à luta com todas as armas de que dispõe. Pode ser precipitado por não ter paciência para esperar e pode tornar-se agressivo nas suas palavras, mas merece o perdão, pelo facto de que quem o rodeia sabe com o que contar e sabe que não há lugar a fingimentos ou falsidades. A verdade é que nem sempre consegue controlar a sua energia forte e excessiva. Ainda assim, é, por norma e no geral, um indivíduo de fácil convívio, que não perde tempo com rancores ou ressentimentos. Resolve o que tem a resolver e segue em frente. Expressa a sua identidade pessoal através da acção e, por isso, precisa de desafios constantes.

8


Touro

Glifo: Cabeça do touro Datas: 21 de Abril a 20 de Maio Elemento: Terra Modalidade: Fixo Polaridade: Feminino Planeta Regente: Vénus Casa Astrológica: Casa II Estação do ano: Primavera Corpo: Garganta

Touro concretiza o que Carneiro iniciou. É um signo de estabilidade, enraizamento e estrutura. É um signo fixo e de Terra, pelo que não podia ser de outra forma. Sendo um signo regido por Vénus, procura o amor nas suas várias formas, preocupa-se com a estética e com a beleza exterior, aprecia o conforto e a boa comida e o prazer que tudo isto lhe pode proporcionar. E, para que nada lhe falte, nem mesmo a segurança que tanto aprecia, gosta de dinheiro e conforto material. O nativo de Touro é forte e resiliente. Não baixa os braços com facilidade e é capaz de fazer grandes sacrifícios para atingir os seus objectivos. E não tem pressa: demorar mais ou menos não é importante; o importante é chegar onde quer.

9


Aparenta sempre calma e controlo das suas emoções. Valoriza a paz e a harmonia. No entanto, pode ser muito teimoso, porque não gosta de mudanças e possessivo por não saber moderar os ciúmes. Precisa de sentir que controla tudo à sua volta e esse “tudo” pode incluir as pessoas. Apesar de ser um indivíduo agradável, precisa de ter cuidado com alguns excessos, provenientes dos prazeres que tanto aprecia. São eles a gula, a preguiça e a lentidão, o ciúme e o rancor. É também desconfiado, o que pode trazer instabilidade e fazer com que percas oportunidades em várias áreas da sua vida. Por outro lado, é muito prático e produtivo e não foge do trabalho nem das responsabilidades. É um nativo confiável e de quem sabemos igualmente o que esperar, ainda que de uma forma diferente do nativo de Carneiro.

10


Gémeos

Glifo: O princípio da dualidade, dois gémeos unidos Datas: 22 de Maio a 21 de Junho Elemento: Ar Modalidade: Mutável Polaridade: Masculino Planeta Regente: Mercúrio Casa Astrológica: Casa III Estação do ano: Primavera Corpo: Braços e mãos

Gémeos, terceiro signo do zodíaco, regido por Mercúrio, o planeta do intelecto, da razão e da comunicação. O nativo deste signo é o eterno jovem ou, pelo menos, mantém a juventude até muito tarde, mantendo certos comportamentos e atitudes que podem ser interpretados como infantilidade e irresponsabilidade. A verdade é que este nativo não gosta de grandes responsabilidades e muito menos de rotinas, o que, aliado ao seu constante interesse por novidades e à sua dificuldade em levar tarefas até ao final, pode atrapalhar a concretização de estruturas sólidas em várias áreas da sua vida. O que, aliás, não o preocupa muito, na verdade…

11


Contudo, o nativo de Gémeos é inteligente, sabe analisar problemas e situações como ninguém, utilizando a seu favor o seu gosto pela pesquisa. Tem igualmente capacidades que podem permitir-lhe fazer qualquer coisa se deseje, desde que seja capaz de definir claramente ou decidir o que quer realmente. Às vezes quer tudo e acaba por dispersar-se. Tem uma grande capacidade de adaptação a pessoas, lugares e circunstâncias, o que o torna uma companhia agradável. Pode, todavia, cansar os seus ouvintes por falar demasiado ou caso a sua conversa recaia apenas sobre assuntos triviais e mesmo bisbilhotices. A sua capacidade de comunicação é grande para o bem e para o mal. Mas também pode ouvir durante horas, se o tema lhe interessar ou se se tratar de um assunto novo e entusiasmante para si. A sua curiosidade não tem limites e tanto pode ser sobre algo nobre como sobre a vida alheia. É um signo do qual tudo se pode esperar e quem conviver com este nativo certamente não saberá o que é a monotonia. Se bem que, muita atenção se se envolver com um geminiano: não é um signo de emoções e não se apega facilmente. A dualidade dos Gémeos é um facto, mas pode ser, por vezes, mal interpretada. Para um nativo de Gémeos, não há o bom e o mau e tem a capacidade de olhar para tudo com isenção e ausência de emoção. Por outro lado, não é por maldade que muda tantas vezes de direcção. A vida tem muito para lhe dar e o geminiano não quer perder nada!

12


Caranguejo

Glifo: As pinças do caranguejo Datas: 22 de Junho a 22 de Julho Elemento: Água Modalidade: Cardinal Polaridade: Feminino Astro Regente: Lua Casa Astrológica: Casa IV Estação do ano: Verão Corpo: Estômago, seios, sistema imunitário

Se Gémeos é razão, Caranguejo é emoção. A memória e as lembranças do passado estão sempre presentes, em especial as memórias ligadas ao lar e, em especial, à figura materna. Atrevo-me a dizer que as mulheres Caranguejo são eternas cuidadoras e os homens eternas crianças, que buscam numa mulher a imagem da mãe. Caranguejo é o primeiro signo de água, a emoção. É o signo das águas que nutrem, das águas que protegem o bebé no ventre materno. Por isso, gosta de cuidar dos seus. No entanto, só consegue dar-se de verdade se sentir segurança emocional, se não sentir qualquer ameaça aos seus sentimentos. Caso contrário, refugiar-se-á na sua carapaça, de onde será difícil voltar a tirá-lo. Uma vez perdida a confiança, será

13


muito fácil recuperá-la. O nativo de Caranguejo não esquece nada e carrega consigo todo o seu passado desde as suas primeiras memórias. As experiências passadas podem também ser um entrave na sua vida. Sendo um signo de iniciativa, por ser Cardinal, não gosta de correr grandes riscos e se alguma experiência do passado tiver corrido mal, dificilmente avançará numa situação semelhante, por medos que cria a si próprio, muitas vezes sem fundamento lógico. Mas o Caranguejo não é um signo de lógica. Muito intuitivo, é também instável, ou não fosse a Lua o seu regente. É como se o seu humor se alterasse à medida que a Lua vai mudando nos céus. E também não precisa de um motivo lógico para estas alterações de humor. Também por influência da Lua é extremamente sensível e apegado, o que lhe causa profundo sofrimento emocional quando o outro não corresponde às suas expectativas.

14


Leão

Glifo: A juba do leão e a sua região dorsal Datas: 23 de Julho a 23 de Agosto Elemento: Fogo Modalidade: Fixa Polaridade: Masculino Astro Regente: Sol Casa Astrológica: V Estação do ano: Verão Corpo: Coração

Regido pelo Sol, o signo de Leão gosta de brilhar em todos os momentos! O nativo deste signo é vaidoso, expansivo e orgulhoso e gosta de dar nas vistas onde quer que vá. Tem uma auto-estima elevada e gosta dos prazeres da vida, tal como gosta de ostentar o que tem e a forma luxuosa como vive ou como tenta mostrar que vive, porque tem dificuldade em aceitar a mediocridade. O nativo de Leão tem um bom coração e é um bom amigo para os seus amigos, mas precisa de ter cuidado com os exageros. A luz do Sol tanto brilha como pode queimar se se abusar dela e, da mesma forma, o Leão não deve abusar da sua

15


vaidade nem do seu orgulho, por correr o risco de se tornar agressivo e desagradável. E sabe ser tão desagradável quando quer! Autoritário, pode ter fortes ataques de ira se contrariado. Se errar, não aceita, porque o seu orgulho o impede. E é muito difícil para um Leão pedir desculpas. Pode ser muito egocêntrico e narcisista, prejudicando o seu caminho e as suas relações comos outros. Mas tem, ao mesmo tempo, uma capacidade de amar como ninguém e uma grande nobreza de carácter. Sabe ser aberto e caloroso e irradia vitalidade e energia. É dotado de grande coragem e determinação. Para o Leão, a vida é um palco que lhe permite ser o centro das atenções. É assim que se sente feliz: a brilhar, como o seu astro regente!

16


Virgem

Glifo: Um animal com o rabo entre as pernas, tapando o sexo Datas: 24 de Agosto a 23 de Setembro Elemento: Terra Modalidade: Mutável Polaridade: Feminino Planeta Regente: Mercúrio Casa Astrológica: Casa VI Estação do ano: Verão Corpo: Sistema abdominal

Falar do nativo de Virgem, é falar de organização, em todos os sentidos e em todas as suas formas, desde o trabalho, a casa, a aparência às tarefas mais insignificantes do dia-a-dia. Para o nativo de Virgem, tudo tem que estar impecável, limpo, arrumado, organizado e agendado, para que nada escape do seu controlo. Precisa de estabilidade e tem as ferramentas de que precisa: a sua grande capacidade de organização e disciplina.

17


Virgem busca a perfeição e o seu aprimoramento pessoal. É racional, influência do seu planeta regente, Mercúrio, que lhe confere igualmente a vontade e facilidade e aprender e uma grande capacidade de comunicação. No entanto, ao contrário de Gémeos, tem os pés bem assentes na terra e gosta que assim seja. Por outro lado, pode tornar-se muito crítico, por ser perfeccionista, e controlador, por querer tudo à sua maneira, o que inclui os outros à sua volta. No fundo, ao contrário de Leão, a sua auto-estima não é muito elevada, podendo ser um dos motivos que o torna tão exigente, acima de tudo consigo próprio. Esta característica reflecte-se na área profissional, fazendo com que se torne num trabalhador compulsivo, muitas vezes sem respeitar os necessários períodos de alimentação e descanso, para que tudo o que faz esteja o mais próximo possível da perfeição. Nas relações pessoais não é muito caloroso nem emocional, o que, muitas vezes, funciona como uma defesa, para evitar ser emocionalmente magoado. Contudo, está sempre disponível para o outro, seja para o ouvir (o que sabe fazer muito bem), seja no sentido de prestar qualquer tipo de ajuda.

18


Balança

Glifo: A balança e os seus dois pratos Datas: 24 de Setembro a 23 de Outubro Elemento: Ar Modalidade: Cardinal Polaridade: Masculino Planeta Regente: Vénus Casa Astrológica: Casa VII Estação do ano: Outono Corpo: Rins e glândulas suprarrenais

O nativo de Balança é o diplomata do zodíaco. Muito sociável, atribui muita importância às relações sociais e tem um grande talento para organizar eventos. O seu sentido de estética e o seu gosto pela harmonia e pelo equilíbrio são capacidades igualmente úteis para a organização e decoração de espaços, quer se trate da sua casa ou de um salão de festas. Conciliador, gosta de mediar conflitos e evita envolver-se neles a todo o custo. Por gostar de estar de boas relações com todos, faz qualquer coisa para evitar um confronto, o que pode trazer-lhe alguns dissabores, além de lhe dar uma imagem de indeciso, desinteressado ou mesmo bajulador.

19


Para o nativo de Balança, o casamento é muito importante, tanto a nível da sua própria realização, como no âmbito social. Pode, no entanto, transmitir uma imagem errada do mesmo até mesmo a si próprio, esforçando-se por transmitir a imagem de um casamento perfeito e feliz, que pode não estar a viver. Da mesma forma e pelo mesmo motivo (a imagem social), tem tendência a manter-se preso a uma relação que já não tem razão de existir. Num âmbito menos pessoal, Balança é excelente para fazer parcerias e criar sociedades. É um bom companheiro, respeita os seus pares e tem elevados padrões éticos e de justiça.

20


Escorpião

Glifo: Um animal com a cauda levantada, expondo o sexo; a cauda do escorpião Datas: 24 de Outubro a 22 de Novembro Elemento: Água Modalidade: Fixo Polaridade: Feminino Planetas Regentes: Plutão e Marte Casa Astrológica: Casa VIII Estação do ano: Outono Corpo: Sistema reprodutor

Escorpião é o signo do auge do Outono, o signo das águas e das emoções profundas, da morte e do renascimento, da transformação através do encontro com as mais profundas feridas. É um signo de grande intensidade emocional, para o bem e para o mal. Forte e magnético, não se deixa abater por situações limite. Tem um forte desejo de poder, que tanto pode direccionar para o conhecimento espiritual como para a vida material. Para o nativo deste signo não existe o meio-termo; ou é ou não é. É capaz de sentir as maiores paixões, mas também o ódio mais forte. Pode mesmo passar de um sentimento para o outro em relação à mesma pessoa. Possessivo e ciumento nas relações, não gosta de sentir que há algo que não sabe. Seja o que for, vai descobrir a qualquer custo. E, se for traído, guarda rancor eterno e é capaz de esperar o tempo que for necessário para arquitectar a mais cruel vingança. Além do

21


mais, este nativo é manipulador e agressivo e, por tudo isto, tem muito má fama, havendo mesmo quem considere o Escorpião o pior do zodíaco. No entanto, este lado menos agradável surge quando o Escorpião é magoado. Na verdade, o nativo deste signo é profundamente emocional e, apesar de toda esta força exterior, sofre por dentro em silêncio, apesar da aparente frieza. Tem uma intuição enorme e consegue “ler” o outro com relativa facilidade. É generoso e quando ama, ama profundamente e pode tornar-se muito apegado e até mesmo emocionalmente dependente. Em Escorpião nada é superficial. Tudo é intensamente vivido e sentido.

22


Sagitário

Glifo: A flecha que aponta para o alto; a dualidade animal/humano Datas: 23 de Novembro a 21 de Dezembro Elemento: Fogo Modalidade: Mutável Polaridade: Masculino Planeta Regente: Júpiter Casa Astrológica: Casa IX Estação do ano: Outono Corpo: Funções locomotoras

Sagitário é o explorador, o aventureiro, o que está sempre pronto para a viagem ou para a festa. O nativo sagitariano é expansivo e optimista. Gosta de conhecer novas culturas e interessa-se por filosofia e religiões. Acumula sabedoria ao logo da sua vida, mais através das experiências vividas do que através dos livros. Representa o esforço do homem para se transformar num ser mais sábio e evoluído. Por tudo isto, aponta a sua flecha para os planos mais elevados do espírito e para objectivos distantes.

23


É também um grande comunicador e tem um forte desejo de liberdade, o que o torna irrequieto. É adaptável e gosta de ensinar. Pode cair em excessos, porque é idealista e nem sempre vê a realidade como ela realmente se apresenta. Na verdade, tem a sua visão muito própria dessa realidade e tem a capacidade de ver sempre um pouco mais além. Alguns desses exageros podem levá-lo ao moralismo e ao fanatismo religioso, podendo mesmo tornar-se num falso guru. Mas é provável que a sua sabedoria o impeça de chegar a este ponto, uma vez que, por norma, tem a capacidade de tomar consciência de que está a ultrapassar os próprios limites.

24


Capricórnio

Glifo: Uma cabra com cauda de peixe Datas: 22 de Dezembro a 20 de Janeiro Elemento: Terra Modalidade: Cardinal Polaridade: Feminino Planeta Regente: Saturno Casa Astrológica: Casa X Estação do ano: Inverno Corpo: Sistema esquelético

Capricórnio traz consigo uma enorme disciplina e muito foco nos seus objectivos, geralmente associados ao lado mais material, por precisar dessa segurança para estar bem. É por isso que o nativo deste signo vive o trabalho com grande intensidade, ainda que de uma forma mais prática do que propriamente apaixonada. É resistente e resiliente e não tem pressa para atingir os seus objectivos. Porém, não desiste enquanto não os atingir.

25


Claro que este nativo tem um lado emocional, mas não o revela, guardando-o para si, até porque tem grande dificuldade em exteriorizar as emoções. Com uma enorme capacidade de autocontrolo, mantém sempre a tranquilidade, mesmo que seja aparente, por mais difíceis que sejam as situações. Muitas vezes parece insensível na forma como lida com os outros, mas, na verdade, é capaz de colocar os outros à frente de si próprio se for necessário. Pessimista e resmungão, acaba por ser um pouco solitário e não gasta muito tempo em diversões. O excesso de responsabilidade torna-o controlador, por precisar que tudo corra exactamente como planeou. É um nativo honesto e confiável, apesar de revelar frieza nas suas relações.

26


Aquário

Glifo: Ondas de água ou eléctricas Datas: 20 de Janeiro a 20 de Fevereiro Elemento: Ar Modalidade: Fixo Polaridade: Masculina Planetas Regentes: Úrano e Saturno Casa Astrológica: Casa XI Estação do ano: Inverno Corpo: Coordenação e sistema circulatório

Quase no final do zodíaco, chegamos ao original Aquário. Este nativo tem os olhos postos no futuro e na humanidade em geral. É virado para o colectivo e tem sempre uma causa pela qual lutar. Contudo, apesar de pouco convencionais, têm alguns conceitos rígidos que dificilmente mudam, sendo a teimosia uma das suas características. Pouco emotivo, é amigo de todos, mas não tentem prendê-lo ou pensar que vai estar sempre lá. Vai estar enquanto for necessário; depois seguirá o seu caminho, muitas vezes sozinho, porque é muito independente e precisa de ter o seu espaço.

27


Apreciam a evolução científica e tecnológica e sonham com o dia em que estas conquistas sejam utilizadas apenas para o benefício da colectividade. Solidários e humanitários, não perdem a fé no ser humano e podem, por vezes, criar expectativas demasiado elevadas. Defendem a liberdade, a solidariedade e a democracia. Quando levado ao extremo, o seu gosto por tudo o que é diferente pode ser utilizado como uma forma de dar nas vistas e de ter reconhecimento, podendo levar este nativo a tomar posições de “contra tudo e contra todos”, como se precisassem de ser do contra para ser valorizados. São rebeldes e impacientes. O conceito de “semear para colher” não serve para eles. Ou têm resultados já, ou passam para outra ideia.

28


Peixes

Glifo: Dois peixes unidos, nadando em direcções opostas Datas: 19 de Fevereiro a 20 de Março Elemento: Água Modalidade: Mutável Polaridade: Feminino Planetas Regentes: Neptuno e Júpiter Casa Astrológica: Casa XII Estação do ano: Inverno Corpo: Pés e sistema linfático

Finalmente, Peixes! Aqui se atinge o último estágio de aprendizagem e se encontram os mais elevados valores e as mais raras virtudes humanas, que a maioria dos nativos não está preparado ou não tem condições para desenvolver no mundo material. Assim, este nativo vive num mundo de sonhos e ideais, onde não precisa de enfrentar a realidade do mundo em que realmente vive. Extremamente emotivo, sensível, empático e compassivo, o nativo de Peixes sofre em silêncio com os problemas do mundo inteiro e com o facto de não os conseguir resolver. Muito intuitivo, percebe quando alguém não está bem, por mais que esse alguém tente esconder o que sente. É muito ligado à espiritualidade.

29


Gosta de estar rodeado de pessoas, em especial se estas partilharem os seus sonhos e a sua forma de estar. No entanto, cai facilmente em dependências emocionais, apesar de perceber que o outro tem todo o direito de seguir a sua vida. É uma das suas dualidades – apego/desapego. E é mais um factor de sofrimento, quando percebe que alguém está prestes a partir da sua vida. No meio de tantos sonhos e ilusões, há muitas desilusões e pode criar mentiras, pelo facto de acreditar na realidade que criou na sua mente. Tem tendência para cair em vícios, através do consumo de álcool ou drogas, como uma forma de fugir da realidade. É bondoso e generoso, mas também pode ser egoísta e vitimizar-se. Apesar de tudo, é muito adaptável e consegue transmitir a maior das alegrias, quando, na realidade, está triste. E é com as águas do sonho, da fé, da inocência e da espiritualidade que se encerra a roda zodiacal, para regressar a Carneiro e dar início a um novo ciclo!

30


Conclusão

Foi uma breve viagem, mas que, creio, nos permite conhecer um pouco melhor o zodíaco a personalidade e capacidades/características de cada signo. Claro que, para conhecer e perceber a personalidade de alguém em concreto, há que conhecer, não só o signo solar, mas também o signo lunar, o ascendente, o descendente… Enfim, apenas o mapa completo nos pode ajudar a descobrir quem somos realmente e qual o nosso potencial, o que trazemos para realizar nesta vida e quais as ferramentas que “nasceram” connosco. O percurso pelo zodíaco é um percurso anual que, ao passar para o campo das previsões, no permite também perceber as energias que nos vão acompanhando ao longo do ano, não os signos por si só, mas, mais uma vez, o conjunto dos signos com as suas casas e os planetas que por eles transitam. Se quisermos ir um pouco mais longe, podemos até fazer uma comparação entre os signos (pelas suas características) e o nosso percurso de vida, sendo os signos da Primavera correspondentes à nossa juventude e os de Inverno à nossa velhice. Pelo meio, fica a aprendizagem adquirida no percurso pelos signos de Verão e de Outono.

31


Bibliografia

Faces Isabel Guimarães, Manual do curso de astrologia - Nível 1 Guimarães, Isabel (2020), Signos - o caminho para a felicidade, 1ª Edição, Editorial Presença, Lisboa Castro, Maria Eugénia de (2000), O Livro dos Signos, 10ª Edição, Editora Campus, rio de Janeiro Colecção Descobrir a Astrologia – Editora Salvat

Webgrafia

https://www.facesisabelguimaraes.com/

https://niltonschutz.com.br/wp-content/uploads/2017/02/AstrologiaModulo-1-Junho-de-2016-1.pdf

Imagens retiradas da internet

32


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.