Informativo Exatus Junho 2017

Page 1

Edição

INFORMATIVO

23 Ano IX

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE NEGÓCIOS

| Estância Velha, junho de 2017 | www.exatusassessoria.com.br

Mais do que nunca, para enfrentar a crise é preciso utilizar a criatividade para inovar, apostar em novos nichos, procurar lacunas ainda não preenchidas, ser otimista, mas realista. página 2

Temer sanciona lei que permite terceirização de atividade-fim

Junta Digital agilizará abertura de empresas no RS

Exatus incentiva doação ao Funcriança

O presidente Michel Temer sancionou a lei que libera a terceirização para todas as atividades das empresas. O texto já foi publicado no Diário Oficial da União e a lei está valendo desde março.

O governador José Ivo Sartori lançou em abril a Junta Digital, uma nova ferramenta que vai reduzir a burocracia ao permitir que empresas sejam constituídas, alteradas ou extintas pela internet, agilizando todos os processos.

A Exatus sensibilizou seus clientes para aderirem ao programa de doações para o Funcriança. O valor arrecadado chegou a R$ 39.413,00 registrando um crescimento de 270,95% desde 2015.

página 4

página 8

página 11 JUNHO DE 2017

Jornal Exatus ed23.indd 1

06/06/2017 19:25:18


editorial

A melhor estratégia? É aprender a cultivar uma perspectiva otimista, mas realista, mantendo “um olhar lúcido sobre a realidade”, enquanto se busca enfatizar o que está ou não sob o próprio controle. Em meio à crise política e a recessão que assolam o País, o mercado de trabalho no Brasil vai de mal a pior, com números oficiais que mostram uma realidade preocupante - a situação porém, é ainda mais dramática e, certamente, haverá ainda muita turbulência. Possíveis conteúdos de delações premiadas que ainda estão por emergir projetam perspectivas que agravam e reforçam essa possibilidade. Nesse contexto, a fragilização do governo, a piora do cenário econômico e a insatisfação popular podem aumentar de intensidade. O presidente Temer divulgou nas redes sociais que as manifestações ocorreram com exageros, pois mesmo com protestos, diversas medidas ‘vitais’ foram aprovadas. “Meus amigos, o trabalho continua e vai continuar. Temos muito ainda a fazer e este é o caminho que meu governo pretende seguir: colocar o Brasil nos trilhos. Portanto, vamos ao trabalho”, disse o Presidente. Independente da permanência ou não do governo, nós precisaremos arregaçar as mangas para conduzir nossas empresas e seguir em frente. Dificuldades e tormentos se apresentam tanto para as pessoas otimistas quanto para as pessimistas. O que as difere é o modo

(...) pois mesmos as pessoas mais otimistas encontram dificuldades e enfrentam tormentos. O que as difere das pessimistas é o modo como encaram as situações que se apresentam em suas vidas.

como encaram as situações que se apresentam em suas vidas - os pessimistas não identificam as oportunidades, enquanto os otimistas além de reconhecê-las tratam de aproveitá-las. As reformas, por sua vez, continuam com a agenda cheia, e mesmo que todas elas saiam do papel – reformas penosas que envolvem sacrifícios, mas vão render frutos ainda que não de imediato –, é importante lembrar que uma enorme paciência será necessária. A reconstrução é um processo árduo e principalmente longo. Destruir pode ser relativamente fácil, mas imagine você reconstruir tudo o que foi destruído. Por isso tudo, eu acho que precisamos ser otimistas e, por outro lado, realistas, para seguir em frente.

Gilberto Müller

Diretor da Exatus

expediente exatus.oficial

(51) 3561-2466

Informativo Exatus* Veículo da Exatus Contabilidade Av. Brasil, 970 – Bairro União CEP 93600-000 – Estância Velha/RS

exatus@exatusassessoria.com.br

Diretor: Gilberto Müller Design editorial: Raquel Braz Ribeiro Fotografia: Divulgação e Claudia Utzig Fotografia Redação e edição: Sérgio Negri (Reg. Prof. DRT/RS 7714)

www.exatusassessoria.com.br

Execução:

www.vorticecomunicacao.com.br

*Publicação dirigida a clientes, fornecedores e colaboradores da Exatus Contabilidade. Permitida a utilização de textos, desde que citada a fonte. 2 | EXATUS CONTABILIDADE

Jornal Exatus ed23.indd 2

JUNHO DE 2017

06/06/2017 19:25:21


legislação

Entenda a nova lei da gorjeta aprovada em 2017 (LEI Nº 13.419, DE 13 DE MARÇO DE 2017)

Lei que entrou em vigor traz maior clareza sobre como a gorjeta deve ser dividida entre funcionários e quais são as obrigações das empresas. Gilberto agradece à direção da CDL pela oportunidade de abordar um tema divisor de opiniões e que provavelmente será objeto de futuros embates jurídicos

Terceirização foi tema de palestra conduzida pela Exatus no Sindilojas Exatus foi convidada a palestrar sobre a terceirização durante o Café.com do Sindilojas-NH no dia 25 de abril. Gilberto Müller e Vilmar Minks falaram sobre os prós e contras da terceirização aprovada pelo Congresso Nacional e publicada no Diário Oficial da União do dia 31 de março de 2017. Gilberto e Vilmar falaram que a nova proposta não vai ameaçar direitos consolidados como: jornada de trabalho; descanso remunerado; férias; décimo terceiro; vale-transporte e vale-refeição. Na avaliação de Müller e Minks, o fato de o projeto prever que convenções e acordos coletivos tenham força de lei continuará trazendo segurança.

A lei sobre o pagamento de gorjetas, conforme estipulado no Art. 457 da CLT, foi aprovada e passou a vigorar a partir de 14/05/2017. Agora, com o pagamento efetivo das gorjetas pagas pelos clientes, as empresas devem repassar aos funcionários. Para as empresas do Simples Nacional é obrigatória a distribuição de 80% do valor arrecadado aos empregados e 20% restante é para o pagamento de impostos sobre a verba. As empresas não optantes pelo Simples Nacional devem distribuir 67% do que arrecadam aos empregados, sendo 33% restante para o pagamento de impostos sobre a verba.

Governo do Estado prorroga benefício fiscal para setor calçadista Através do Decreto 53.551, publicado no Diário Oficial do Estado em 30/05/2017, o governador José Ivo Sartori assinou a prorrogação do crédito presumido das empresas fabricantes de calçados e artefatos de couro, na venda interestadual. O crédito presumido de 8,5% no ICMS poderá continuar sendo utilizado a partir de 01/06/2017 até 31/05/2018. Com este benefício fiscal aprovado pelo governo, a tendência é que as empresas do ramo de calçados poderão continuar competindo de maneira equalizada frente à concorrência de fabricantes de outros estados, visto que nos casos de SP, PR e SC os governos também concedem os mesmos benefícios.

JUNHO DE 2017

Jornal Exatus ed23.indd 3

EXATUS CONTABILIDADE | 3

06/06/2017 19:25:24


legislação

O presidente Michel Temer sancionou, com três vetos, a lei que libera a terceirização para todas as atividades das empresas. O texto foi publicado no dia 31 de março de 2017, em edição extra do Diário Oficial da União. A lei passou a valer a partir da data de publicação. Entre os vetos, está o parágrafo terceiro do Artigo 10, que previa a possibilidade de prorrogação do prazo de 270 dias dos contratos temporários e de experiência. Segundo o Palácio do Planalto, este trecho do Projeto de Lei da Terceirização, aprovado pelo Congresso, abria a possibilidade de prorrogação indefinida no contrato de trabalho temporário, caso fosse aprovado em convenção coletiva. Temer também vetou os trechos do artigo 12 que repetiam itens presentes no artigo 7 da Constituição Federal e foram considerados inócuos. Consequentemente, também foi necessário vetar o artigo 11.

Sancionada lei que libera a terceirização em todas as atividades O presidente Michel Temer sancionou a lei que libera a terceirização para todas as atividades das empresas. O texto já foi publicado no Diário Oficial da União e a lei está valendo desde março

Veja as principais adequações feitas pela legislação:

Atividade-fim

Temas centrais do texto aprovado na Câmara foram mantidos, como a possibilidade de as empresas terceirizarem a chamada atividade-fim, isto é, aquela para qual a empresa foi criada. A medida prevê que a terceirização poderá ocorrer sem restrições, inclusive na administração pública. Com a aprovação da lei, uma escola poderá contratar professores terceirizados, por exemplo. Diante desta alteração na lei, não existe mais restrição ao processo de terceirização. Antes, decisões judiciais impediam a contratação de profissionais terceirizados na atividade-fim e permitiam somente para a atividade-meio, ou seja, as funções que não são diretamente ligadas ao principal ramo de atuação de uma empresa, como profissionais da área de segurança ou limpeza, por exemplo.

Quarteirização

Com a sanção do projeto, uma empresa de terceirização será autorizada a “quarteirizar” funcionários, ou seja, subcontratar outras empresas para realizar serviços de contratação, remuneração e direção do trabalho.

Causas trabalhistas

Condições de trabalho

A empresa contratante terá a opção de oferecer ou não, para o profissional terceirizado, o mesmo atendimento médico e ambulatorial dado aos seus empregados diretos. A empresa é obrigada a garantir segurança, higiene e salubridade a todos os terceirizados.

4 | EXATUS CONTABILIDADE

Jornal Exatus ed23.indd 4

Em casos de ações trabalhistas, a empresa terceirizada, isto é, a que contratou o funcionário que trabalhará em outros locais, será a responsável por pagar direitos questionados na Justiça, caso haja condenação. A contratante, ou seja, aquela em que o profissional trabalha no dia a dia, somente será incluída na causa trabalhista se a terceirizada não tiver dinheiro ou bens para arcar com o pagamento.

JUNHO DE 2017

06/06/2017 19:25:25


Empresário também tem direito a benefícios do INSS Por Mauro Buchmann Coordenador do Departamento Pessoal da Exatus

Preocupados com o andamento do negócio e a saúde financeira da empresa, muitas vezes os empresários colocam em segundo plano a sua contribuição com o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Apesar de muitos não saberem, ela é obrigatória e pode ser fiscalizada pela Receita Federal. Segundo o coordenador do departamento pessoal da Exatus, Mauro Buchmann, a contribuição com a Previdência pode ser feita por meio da categoria Contribuição Individual. Ele destacou que o empresário tem direito a benefícios como qualquer trabalhador.

Aspectos propostos no Projeto de Reforma Trabalhista Acordo coletivo: patrões e empregados podem chegar a acordos coletivos na empresa, independentemente do que prevê a Lei Trabalhista. Parcelamento de férias anuais: se houver acordo entre as partes, as férias podem ser divididas em até três vezes.

Pacto sobre cumprimento da jornada de trabalho: pela proposta, a jornada diária

pode chegar até 12 horas, e o limite semanal pode chegar a 48 horas, incluídas quatro horas extras. Para 12 horas seguidas, haveria 36 ininterruptas. Trata-se de uma modalidade comum em hospitais, empresas de vigilância e portarias. Horas intervalo: estabelecer um intervalo durante a jornada de trabalho, com um mínimo de 30 minutos.

O que não pode ser negociado e prevalece o que a CLT já contempla: FGTS, 13º salário, seguro-desemprego.

“A contribuição garante a aposentadoria, dá ao empresário direito a benefícios, como aposentadoria por invalidez, salário-maternidade, auxílio-doença e pensão por morte. É muito importante que, mesmo estando à frente de um negócio próprio, garanta segurança a si mesmo e até para sua família em casos de fatalidades”.

>>Maiores informações entre em contato com o setor de DP da Exatus.

Adiantamento do 13º Salário A primeira parcela do 13º salário deve ser paga de: 1º de fevereiro a 30 de novembro. O valor do adiantamento do 13º salário corresponderá à metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior, sendo pago proporcionalmente ao tempo de serviço do empregado prestado ao empregador, considerando-se a fração de 15 dias de trabalho como mês integral.

Intervalos / Repouso e Refeição O intervalo para repouso ou alimentação deve ser conforme a carga horária: jornada de trabalho de até 4 horas: sem intervalo; jornada de trabalho superior a 4 horas e não excedente a 6 horas: intervalo de 15 minutos; jornada de trabalho excedente a 6 horas: intervalo de no mínimo 1 (uma) hora e no máximo 2 (duas) horas.

Intervalos / Jornadas de Trabalho Mínimo de 11 horas entre uma jornada e outra. Deve se observar o intervalo mínimo para repouso, entre uma jornada e outra, de 11 (onze) horas consecutivas, o qual será destinado para o descanso, conforme determina o artigo 66 da Consolidação das Leis do Trabalho.

Horário Noturno Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 22:00 horas de um dia às 5:00 horas do dia seguinte. Nas atividades rurais, é considerado noturno o trabalho executado na lavoura entre 21:00 horas de um dia às 5:00 horas do dia seguinte, e na pecuária, entre 20:00 horas às 4:00 horas do dia seguinte.

Hora Noturna A hora normal tem a duração de 60 (sessenta) minutos e a hora noturna, por disposição legal, nas atividades urbanas, é computada como sendo de 52 (cinquenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. Ou seja, cada hora noturna sofre a redução de 7 minutos e 30 segundos, ou ainda, 12,5% sobre o valor da hora diurna.

JUNHO DE 2017

Jornal Exatus ed23.indd 5

EXATUS CONTABILIDADE | 5

06/06/2017 19:25:27


legislação

Entenda as principais mudanças na reforma da Previdência A proposta de reforma da Previdência foi alterada. Agora, o novo texto traz regras mais acessíveis, como mudanças na idade mínima, na aposentadoria rural, para servidores públicos e nas regras de transição. O texto final, no entanto, ainda precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado. A idade mínima necessária para se aposentar foi mantida em 65 anos para homens e fixada em 62 anos para mulheres. O tempo de contribuição mínimo foi alterado de 15 anos para 25 anos. Com a nova proposta, também se chegou a um novo cálculo para o

valor da aposentadoria. O texto da reforma da Previdência tramita no Congresso no formato de Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Depois de aprovada na Câmara, ela precisa ser enviada ao Senado. Lá, ela será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e, depois, pelo Plenário, onde precisa ser aprovada em dois turnos. Se o Senado aprovar o texto como ele veio da Câmara, o texto será promulgado pelas Mesas da Câmara e do Senado. Caso ocorra alteração na proposta, volta para a Câmara para ser votada novamente.

Por Vilmar Minks Advogado/Assessor Trabalhista

Entenda as principais mudanças na reforma da Previdência BenefÍcio

Regra Atual

Regra Proposta PEC 287/2016

O que muda para as Pessoas

Idade

Homem - 65 anos Mulheres - 60 anos Rurícolas - redução de 05 anos Aposentadorias por idade

“Idade mínima de 65 anos para todos. Sem redução para rurícolas”

“Fim da Igualdade Material (desconsidera a jornada dupla das mulheres; o trabalho precoce dos mais pobres e as condições extenuantes dos rurícolas).”

Tempo de contribuição para assegurar 100% do valor do benefício da aposentadoria

Homens: 35 anos + fator previdenciário (FP) ≥ 1 ou Regra “95” (60 + 35) Mulheres: 30 anos + FP ≥ 1 ou Regra “85” (60 + 30) Professores Fundamental e Médio) redução de 05 anos

“49 anos de contribuição com exigência de idade mínima de 65 anos para todos”

“Pense no que significa trabalhar 50 anos para garantir uma aposentadoria de 1,5 salários mínimos (SM). (cerca de 90% dos benefícios do INSS tem valor inferior a 2 SM)”

51% do Salário de Beneficio + 1% para cada grupo de 12 contribuições

Exemplo: 25 anos de Tempo de Contribuição Atual: 70 + 25 = 95% do SB (por idade – 60 M / 65 H) PEC 287/2016: 51 + 25 = 76% (idade mínima de 65 anos) Perda de 19% do valor do Salário Benefício.

“51% do SB + 1% para cada grupo de 12 contribuições Será pago 100% do SB apenas para os casos de Acidente de Trabalho.”

“Exemplo trágico: câncer em estágio terminal com 03 anos de Tempo de Contribuição? Atual: 100% SB PEC 287/2016: 51 + 3 = 54% do SB Perda de 43%!!!”

Forma de cálculo da RMI (Renda Mensal Inicial) - o que de fato receberá do INSS

“Forma de cálculo da RMI (Renda Mensal Inicial) (o que você, de fato, receberá do INSS)”

Aposentadoria por Idade: 70% do SalárioBenefício (SB) + 1% para cada grupo de 12 contribuições Aposentadoria por tempo de contribuição (TC): Média Aritmética dos 80% maiores salários (desde Jul 1994) X Fator Previdenciário “Aposentadoria por invalidez: 100% Salário de Benefício (SB)”

Aposentadoria da pessoa com deficiência

“Aposentadorias por Tempo de Contribuição: Regras diferenciadas a depender do grau de deficiência (leve, moderada, severa), variando entre 20 e 33 anos Idade: Homem = 60 anos e Mulher = 55 anos.”

“Fim da diferenciação mediante realização de perícia médica; tempo mínimo de 20 anos de contribuição e idade mínima de 55 anos (provável que os requisitos sejam cumulados)”

Desrespeito a Convenção de Nova Iorque sobre o direito à igualdade material das pessoas com deficiência

Contribuição do Segurado Especial

“% sobre o montante comercializado, válido para todo núcleo familiar”

Contribuição mensal individualizada e regular a ser disciplinada em lei

“Representa a exclusão real dos trabalhadores rurais em regime de economia familiar da previdência”

Pensão por morte

“100% do valor da aposentadoria que recebia ou que teria direito caso fosse inválido; nunca inferior a 1 Salário Mínimo. Esposos/companheiros <44 anos: existe tempo de duração proporcional à idade (Lei 13.135/2015)”

“50% + 10% para cada dependente; não havendo reversibilidade das quotas entre os dependentes; A pensão poderá ter valor inferior a 1 Salário Mínimo e não poderá ser cumulada com aposentadoria própria (“direito de escolha”)”

“Exemplo: Idoso que recebe aposentadoria no valor de 1 SM não poderá receber a pensão por morte do seu cônjuge falecido, devendo “optar” pela de maior valor.”

Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“Pessoa com Deficiência e Idosos maior de 65 anos que não têm condições de se prover ou serem providos pelas famílias Valor = 1 Salário Mínimo”

Idade para idosos volta a ser de 70 anos (de forma progressiva, com incremento de 01 ano após 02 anos da publicação da Emenda)

6 | EXATUS CONTABILIDADE

Jornal Exatus ed23.indd 6

“Idosos que trabalharam a vida toda no mercado informal, sem carteira assinada, só poderão pleitear o benefício quando (e se) completarem 70 anos. Regras de Transição: apenas para Homens acima de 50 anos e Mulheres acima de 45 anos (os mais novos serão inteiramente enquadrados nas novas regras)”

JUNHO DE 2017

06/06/2017 19:25:27


tributação

Fique atento à possibilidade de Recuperação de Tributos O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria de votos, que o ICMS não integra a base de cálculo das contribuições para o PIS e para a COFINS. Esta decisão abre um importante precedente de jurisprudência, possibilitando às empresas que ingressarem com ações para a discussão desse tema, no caso de êxito, excluir o ICMS da base de cálculo das contribuições, reduzindo consideravelmente sua carga tributária.

Por Nestor Breier Coordenador Jurídico da Exatus

>>Procure o setor de consultoria da Exatus e saiba quais os documentos necessários para o ingresso das ações.

Carta de correção de Nota Fiscal Eletrônica: dúvidas frequentes Por Guilherme Brandelli Contador/Assessoria Fiscal

Como o próprio nome sugere, a Carta de Correção de Nota Fiscal Eletrônica (CC-e) é um documento fiscal com o objetivo de corrigir informações da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Para ajudar a esclarecer as dúvidas mais frequentes das pessoas, Guilherme Brandelli, da Assessoria Fiscal da Exatus, vai te auxiliar nas dúvidas. Confira!

Quais são os dados da nota que NÃO podem ser alterados por Carta de Correção Eletrônica? I - as variáveis que determinam o valor do imposto, tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação; II - a correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário; III - a data de emissão ou de saída.

É possível emitir mais de uma CC-e para a mesma NF-e? É possível emitir até 20 Cartas de Correção Eletrônica para a mesma NF-e. No entanto, somente a última CC-e autorizada será válida.

Uma CC-e precisa ser impressa? Não é necessário imprimir a CC-e. Somente o DANFE, que vai acompanhar a mercadoria no trânsito, deve ser impresso.

JUNHO DE 2017

Jornal Exatus ed23.indd 7

EXATUS CONTABILIDADE | 7

06/06/2017 19:25:30


negócios

Aprenda como aumentar a lucratividade dos seus negócios em poucos passos Em tempos de crise econômica é preciso percorrer novos caminhos para seguir em frente e garantir sucesso. Isso porque, com a estiagem da economia brasileira, os investimentos sofrem quedas e as oportunidades podem passar voando. Mas concentrando a sua atenção em alguns pontos é possível reverter esse quadro e garantir o crescimento da receita anual do seu negócio. Confira nossas dicas!

1. Conheça os clientes que confiam na sua empresa e aproxime-se deles Manter um bom relacionamento com a sua clientela é fundamental para vender mais. Então, que tal investir mais tempo para conhecer seus clientes, interesses, necessidades e, com isso, garantir a fidelização deles? Dessa forma, certamente será possível trabalhar novas estratégias para aumentar a satisfação de cada um deles. Afinal, além de comprar mais, eles também poderão falar bem da sua marca, produtos e serviços, gerando naturalmente novas parcerias.

2. Mais do que vender o seu produto, venda uma experiência diferenciada Para aumentar sua competitividade no mercado e se diferenciar dos concorrentes, outra boa dica é oferecer uma experiência positiva com a venda. Como? Experimente adicionar um serviço ou uma facilidade à sua oferta. Mostre o que o seu negócio pode fazer a mais por seus clientes e supere expectativas.

Por Maiquel Berlitz Contador/Assessoria em custos

3. Foque em novas oportunidades Para converter seus contatos em vendas, pense em táticas que você pode recorrer. Pedir uma recomendação de um cliente para um amigo ou familiar pode ser um bom começo. Assim, você cria, aos poucos, uma incrível rede de clientes reais e potenciais. E para fortalecer ainda mais esse vínculo, faça promoções e ofereça descontos, entre outros benefícios. As redes sociais, por exemplo, podem facilitar muito esse tipo de aproximação e interação com os seus contatos e futuros clientes.

4. Reduza os custos com aquilo que você realmente pode economizar Sabe os custos variáveis que todo empreendedor tem? Gastos com matéria-prima e energia elétrica para a produção de produtos são alguns exemplos. Por onde começar? Anote todos os investimentos que você teria em determinado período do ano e faça um diagnóstico para entender onde e quando você pode reduzir custos (isso inclui até aquela luz acesa que você poderia economizar, ok?).

Abertura de empresas está mais ágil Junta Comercial do Rio Grande do Sul lançou em abril a Junta Digital. O sistema, que operava apenas em Minas Gerais, agora começa a atuar no Rio Grande do Sul. O objetivo principal da nova ferramenta é desburocratizar, principalmente o que tange os processos de abertura, alteração e baixa de empresas. O registro digital consiste no envio eletrônico dos documentos, onde os mesmos precisam ser assinados digitalmente, através de certificado digital e-CPF A3. Este sistema garante que os documentos possam ser enviados com agilidade e comodidade, refletindo assim na velocidade da análise dos processos. Além dos empresários ganharem agilidade em seus processos, também garante a segurança contra fraudes. A previsão é que em janeiro de 2018 todos os processos da junta comercial sejam neste formato digital.

>>Dúvidas ou informações entrar em contato com o setor de Cadastro da Exatus.

8 | EXATUS CONTABILIDADE

Jornal Exatus ed23.indd 8

JUNHO DE 2017

06/06/2017 19:25:33


tributação

Prazo para a regularização dos Ativos no Exterior vai até 31 de Julho COLABORADORA

A adesão à reabertura do Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária – (RERCT), que visa a regularização pelos contribuintes de ativos não declarados no exterior, poderá ser realizada até 31 de julho de 2017, mediante apresentação da Declaração de Regularização (DERCAT) e o pagamento do imposto e da multa. O texto da reabertura teve algumas alterações em relação à Lei anterior, que destacamos a seguir: 1. Possibilidade de espólios abertos até a data da adesão ingressarem diretamente ao RERCT (antes somente os espólios abertos até a data do fato gerador poderiam entrar); 2. Maior abrangência da extinção da punibilidade de crimes perdoados (agora o benefício se estende até a data da adesão, perdoando integralmente os crimes continuados); 3. Possibilidade de correção dos valores declarados no programa que, exclusivamente para essa segunda etapa, não resultarão na expulsão do regime especial; 4. A data de referência para a regularização é 30 de junho de 2016, ou seja, essa é a data que o contribuinte deve verificar recursos, bens e direitos que possuía para poder declará-los ao RERCT;

5. O câmbio a ser utilizado será o da data de 30 de junho de 2016; 6. A multa administrativa passou a ter a alíquota de 135% sobre o valor do imposto. As alíquotas sobre o montante declarado ficam, portanto, de 15% de IR mais 20,25% de multa; 7. Entrega de 46% do valor da multa para estados, Distrito Federal e municípios; 8. Os contribuintes que declararam o RERCT anterior poderão complementar suas declarações para usufruírem dos benefícios dessa nova etapa.

>>Mais esclarecimentos podem ser solicitados ao setor de Consultoria da Exatus.

Código CEST será obrigatório a partir do dia 1º de Julho de 2017 Através do Convênio ICMS nº 60, publicado no Diário Oficial da União no dia 25/05/2017, o Confaz novamente alterou os prazos de obrigatoriedade da informação do Código CEST nos itens sujeitos a substituição tributária das notas fiscais. Desta vez, houve uma separação por segmento, e os prazos definidos foram: 1º de julho de 2017 – para indústria e o importador; 1º de outubro de 2017 – para o atacadista; 1º de abril de 2018 – para os demais segmentos econômicos.

IASMIN FABIANA RIEGEL, 21 anos, natural de Ivoti – é dela o depoimento desta edição: Fazer parte da equipe da Exatus era um grande sonho meu, desde o dia em que decidi trabalhar com contabilidade. Aos 17 anos de idade surgiu essa oportunidade para mim no setor de Organização de Documentos da Exatus, e além de ser meu primeiro emprego, ali passei a conhecer os documentos empresariais que são processados num escritório de contabilidade. Já faz três anos que estou na Exatus, e atualmente trabalho no setor de Contabilidade 2, onde venho aprendendo muito sobre rotinas contábeis e agregando todas essas informações aos conhecimentos do meu curso de Ciências Contábeis da Universidade Feevale - 5º semestre. Além disso, a Exatus possibilita o crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores, pois disponibiliza cursos na área para aperfeiçoamento através do programa PLR, oportunizando a vivência da teoria na prática. Vejo a Exatus como uma empresa modelo para a região e me orgulho muito em fazer parte desta equipe, onde tenho a oportunidade de aprofundar meus estudos, trabalhando e aprendendo. Uma empresa que se preocupa, incentiva e cuida de seus colaboradores.

JUNHO DE 2017

Jornal Exatus ed23.indd 9

EXATUS CONTABILIDADE | 9

06/06/2017 19:25:35


social

Exatus entrega mais tampinhas para a AMO Criança As tampinhas foram entregues separadas por cor, com isso a entidade ganha o dobro do valor pago pela empresa de beneficiamento. A responsável pelos projetos sociais da Exatus, Ariana Gonçalves, entregou mais tampinhas arrecadadas pelos colaboradores na Associação de Assistência em Oncopediatria – AMO Criança. O objetivo do recolhimento de tampinhas plásticas é auxiliar as crianças no tratamento do câncer. Agora, as tampinhas foram entregues separadas por cor, porque com essa iniciativa, a entidade chega a ganhar o dobro do valor pago pela empresa de beneficiamento.

Os colaboradores da Exatus fizeram a separação das tampinhas por cor, pois assim o valor arrecadado para a AMO é maior.

Mais solidariedade A Exatus arrecadou 320 litros de leite para a campanha do grupo Os Mais Motivados, de Novo Hamburgo. O leite foi destinado para abastecer as unidades da Abefi que beneficiam crianças, adolescentes e adultos. Os colaboradores: Bruno Müller e Guilherme Kerkhoff fizeram a entrega para o diretor geral da Abefi, Carlos Bock.

A equipe comemora o Dia do Trabalhador com um almoço especial oferecido pela empresa. “É impossível crescer sem valorizar as pessoas. Todas devem ser valorizadas sem qualquer distinção”, disse o diretor Gilberto Müller.

Dia do Trabalhador é comemorado com almoço especial na Exatus A Exatus realizou para o Dia do Trabalhador, um almoço especial para toda a equipe como forma de agradecimento. O diretor Gilberto Müller enalteceu a importância do trabalhador para a empresa. “O colaborador é tudo para a empresa. Consideramos os mais novos como filhos e os mais velhos como irmãos”.

10 | EXATUS CONTABILIDADE

Jornal Exatus ed23.indd 10

“Não espere por grandes líderes; faça você mesmo, pessoa a pessoa. Seja leal às ações pequenas porque é nelas que está a sua força”, Madre Teresa de Calcutá.

JUNHO DE 2017

06/06/2017 19:25:43


Exatus incentiva clientes na doação ao Funcriança Este ano, o montante arrecadado ao Funcriança foi de R$ 39.413,00. Comparando com as doações em 2015, o percentual de crescimento foi de 270,95%. A Exatus Contabilidade de Estância Velha, que atende mais de 400 empresas da região do Vale dos Sinos, mobiliza seus clientes a realizarem doações ao Funcriança desde 2015. De acordo com Nestor Breier, coordenador do setor jurídico da Exatus, o projeto visa sensibilizar os profissionais e clientes da empresa, pessoas físicas e jurídicas que têm Imposto de Renda devido em suas declarações, a aderirem ao programa de doações ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Funcriança. A Exatus utiliza de seus meios de comunicação e principalmente do contato direto com seus clientes para divulgar sobre a importância das doações

Como são feitas as doações Através dos informativos e do contato direto com os clientes, a Exatus orienta sobre as doações, pois grande parte dos contribuintes desconhece que poderia direcionar percentual do seu Imposto de Renda (IR) devido aos fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Identificados os potenciais contribuintes doadores, os colaboradores da Exatus orientam os clientes sobre os procedimentos para efetuarem doações. Uma vez aprovada a doação é feito o lançamento na declaração e a emissão da DARF de doação, correspondente aos 3% do imposto devido diretamente na declaração”, disse Nestor. Conforme a Exatus, é importante lembrar que as doações feitas durante o ano podem chegar até o limite de 6% do imposto devido, ou seja, o dobro do valor doado na declaração. Porém, as importâncias doadas durante o ano sujeitam-se

ao Funcriança. “Nossos profissionais são capazes de influenciar decisões empresariais e, por isso, são especialmente importantes na contribuição para o direcionamento destes recursos ao Funcriança”, explica Breier. O trabalho na Exatus vem sendo feito com tanto empenho e seriedade, que a arrecadação vem crescendo ano após ano. De 2015 até agora, os valores angariados cresceram 270,95%. “Méritos de toda equipe que vem orientando nossos potenciais clientes a fazer as doações na declaração”, disse o coordenador jurídico.

à comprovação, por meio de documentos emitidos pelos conselhos gestores dos respectivos fundos, sendo que os valores devem ser depositados em conta específica, aberta em instituição financeira pública, vinculada ao respectivo fundo. A tabela a seguir mostra os valores doados para cada cidade e o resultado do trabalho da Exatus. Do montante total de R$ 39.413,00 doados pelos clientes da Exatus, R$ 22.582,86 foram para Estância Velha.

Cidade Canoas Dois Irmãos Estância Velha Gravataí Ivoti Novo Hamburgo Parobé

Valor R$ 2.989,66 486,23 22.582,86 1.888,98 274,23 9.985,53 1.205,51 39.413,00

JUNHO DE 2017

Jornal Exatus ed23.indd 11

EXATUS CONTABILIDADE | 11

06/06/2017 19:25:48


novidades

Com proposta de modernidade, Exatus lança novo site A Exatus Contabilidade de Estância Velha colocou no ar seu novo site (www.exatusassessoria.com.br), com design totalmente reformulado, ainda mais moderno, interativo e fácil de navegar. O novo site foi redesenhado em concordância com a identidade da marca do escritório e reflete proximidade, inovação, flexibilidade, dinamismo e comprometimento - atributos da relação da Exatus com seus clientes. O novo site é totalmente responsivo: adapta-se automaticamente aos mais diversos dispositivos, como smartphones, tablets, notebooks e desktops. O site também é interligado às redes sociais, facilitando o compartilhamento de informações com o Facebook, por exemplo. Mecanismos de gestão mais eficientes e modernos estão na pauta atual da Exatus, e esse lançamento vem confirmar o processo de modernização que a empresa está implementando. De acordo com o coordenador de TI, Michel Ludvig, essa mudança tem como objetivo principal tornar mais agradável a experiência dos usuários no site. “Buscamos apresentar algo prático e ágil para nossos clientes e para o público com um design moderno, intuitivo e de fácil navegação”, complementa.

Acesse www.exatusassessoria.com.br Curta nossa página www.facebook.com/exatus.oficial

valores NEGÓCIO

Oferecer soluções contábeis, fiscais e folha de pagamento, bem como assessoria e consultoria gerencial, nas áreas de atuação.

Jornal Exatus ed23.indd 12

MISSÃO

Oferecer soluções para as necessidades dos clientes com serviços de qualidade, contribuindo com a evolução dos colaboradores e da sociedade, fortalecendo as parcerias e garantindo a sustentabilidade do negócio.

PRINCÍPIOS

ÉTICA – Honrar os compromissos contratados. QUALIDADE E INOVAÇÃO – Busca da melhoria contínua. DINAMISMO – Capacidade e velocidade em adaptar-se. HUMILDADE – Respeitar para ser respeitado. PESSOAS – Contribuir com a evolução. SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE – Desenvolver ações socioambientais. RELACIONAMENTO – Fortalecer negócios com os clientes, fornecedores e parceiros.

VISÃO DE FUTURO

Estar estruturada e reconhecida como um centro de serviços nos segmentos e região de atuação, até 2020.

06/06/2017 19:25:51


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.