Revista Agro DBO - Ed 39 - Novembro/2012

Page 61

Novidades no campo novidade em Nutrição de plantas

Lançamento da Arysta, o fertilizante foliar Pilatus é recomendado para soja, algodão, tomate, batata, frutíferas e outras culturas. Sua aplicação deve ser feita de acordo com a recomendação para cada cultivo e na fase de formação da lavoura ou pomares. Composto com extrato vegetal e zinco, o novo fertilizante integra o conceito “Pronutiva”,que alia soluções em proteção e nutrição das plantas visando gerar condições mais favoráveis ao estabelecimento, desenvolvimento, longevidade e produtividade das culturas. “O emprego da nutrição vegetal, ao lado do uso racional do solo e da água em quantidades corretas pode levar a índices de produtividade elevados”, diz Flavio Irowaka, responsável pela área de marketing para cultura de nutrição da Arysta.

sorgo Para corte e pastejo

Nova cultivar de batata Foto: Arione Pereira

Com presença forte em milho no Sul do Brasil, a Santa Helena Sementes aposta agora no sorgo para ampliar sua participação na região. No caso, através de uma variedade específica de sorgo capaz de melhorar a produtividade de carne e leite. “A SHS 615 pode ser usada para corte ou pastejo e tem entre suas principais características menor teor de lignina, o que significa melhor digestibilidade da planta e uma dieta de melhor valor nutritivo”, afirma o engenheiro agrônomo Cláudio Zago, diretor superintendente da empresa. A nova semente foi desenvolvida especialmente para os estados do Sul. “Ela tem alta produção de massa, uma rebrota vigorosa e permite fazer cortes ou pastejos em intervalos de aproximadamente 30 dias”.

O Iapar - Instituto Agronômico do Paraná, em parceria com a Embrapa, lançou a BRSIPR Bel, voltada preferencialmente aos mercados de “chips” e de batata palha. De acordo com os primeiros experimentos a campo, a cultivar apresenta potencial produtivo elevado e altos teores de matéria seca nos tubérculos, o que lhe confere rendimento e qualidade de fritura. A apresentação ocorreu no XIV Encontro Nacional de Produção e Abastecimento de Batata, realizado em setembro em Uberlândia (MG). Planta com hábito de crescimento semi-ereto e porte médio, é uma cultivar de ciclo médio, com bom aspecto vegetativo, boa cobertura do solo e alta percentagem de tubérculos comerciais.

Ferramentas movidas A bateria

A Stihl acaba de lançar uma nova linha de produtos movidos a bateria, entre os quais cortador de grama, roçadeira, soprador, motosserra e podador. De acordo com o vice-presidente de marketing e vendas da empresa, Romário Britto, esse é apenas o início da era dos motores elétricos. ‘’No futuro, as ferramentas serão todas nessa diretriz’’, diz ele. A nova linha da Stihl visa atender tarefas básicas, tanto no âmbito doméstico (pequenos serviços, jardinagem, etc) quanto na agricultura. O podador, por exemplo, pode ser boa opção para a cafeicultura. A motosserra, para a silvicultura. A bateria AP 160, com 36 volts de potência e tecnologia de íon de lítio, capaz de lhe proporcionar vida útil maior, pode ser utilizada em todos os produtos – não é preciso adquirir uma bateria para cada produto.

novembro 2012 – Agro DBO | 61


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.