Paulo VI rebaixou-o a santo de menor categoria segundo a hierarquia católica, e tornou opcional a festividade em sua homenagem, alegando que o santo não tinha registros históricos, apenas relatos tradicionais. Entretanto, em 2000, o Papa João Paulo II conferiu nova relevância a São Jorge como santo de primeira instância da Igreja Católica.
São Jorge, a Lua, os Orixás e a cultura popular São Jorge é o padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, da Geórgia, da Sérvia, da Cavalaria do Exército Brasileiro, dos soldados, dos escoteiros e dos corintianos, entre outros. A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, influência da cultura africana. Em Salvador, Bahia, o santo foi associado a Oxossi; na Umbanda, a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada, sempre pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda. Muita gente planta na entrada das casas ou escritórios “espada-de- São-Jorge” ou “lança-de-São-Jorge”, para manter os locais seguros, livres de qualquer malefício. Grandes nomes da música brasileira reverenciaram São Jorge, sua valentia, sua proteção. Jorge Benjor musicou a oração ao santo em “Jorge da Capadócia”, que foi gravada também por Fernanda Abreu, Caetano Veloso e Racionais MC’s. Aliás, o baiano, fervoroso devoto, também compôs músicas ao Guerreiro, entre elas “Lua de São Jorge” e “Cavaleiro de Jorge”. Outros que cantam São Jorge: Ana Carolina, Maria
24 Revista Energia
Bethânia, Jorge Vercilo, Léo Maia, Carlinhos Brown, Zeca Pagodinho e Lulu Santos. Mas a lista não para por aí. Na música “Alma de guerreiro”, de Seu Jorge, São Jorge é citado. A música é tema de abertura da telenovela Salve Jorge, de Glória Perez. A banda inglesa Iron Maiden fala de São Jorge na música “Flash of the Blade”, no álbum Powerslave; a banda norte-americana Toto tem no seu álbum Hidra, de 1979, a música “St George and the Dragon” e a banda brasileira Angra utilizou a imagem do santo na capa do álbum Temple of Shadows. Zeca Pagodinho também gravou em seu álbum Uma Prova de Amor, a música “Ogum”, com uma letra que tem forte apelo ao sincretismo e onde a oração de São Jorge é feita no trecho final da música por Jorge Benjor. Além destes, Moacyr Luz e Aldir Blanc fizeram, em homenagem ao santo, a música “Medalha de São Jorge”, que foi gravada pela cantora Maria Bethânia em 1992.