Revista Energia 42

Page 71

1

Assalto em veículo

2

Dia de pagamento

3

Em transporte público coletivo

4

Em caixas eletrônicos

5

Nas escolas

Estacione seu veículo em lugar movimentado e iluminado. Ao estacionar ou parar em cruzamentos, principalmente à noite, observe as pessoas ao seu redor. Use um sistema de alarme, chave geral e correntes na direção. Evite deixar objetos à vista e de valor no interior do seu automóvel. Lembre-se: som, rodas e certos objetos despertam a atenção de ladrões. No caso de assalto, não reaja.

+ 5 As

Atitudes que valem uma vida

Vivemos num cenário de transformação onde tudo evoluiu, desde a mudança do contexto econômico até as estratégias do crime organizado. Para se proteger de possíveis situações relacionadas à sua segurança pessoal, patrimonial e empresarial, o gerente operacional de segurança Marcio Roberto de Almeida listou alguns itens que poderão fazer toda a diferença no seu dia a dia. Seguir as dicas e redobrar atenção em situações corriqueiras o manterá protegido da criminalidade

Neste dia, um alvo fácil é sempre o mais procurado. Não comente sobre seu salário com pessoas de pouco convívio. Evite a conversa com pessoas estranhas dentro ou fora do banco. Se precisar transportar muito dinheiro não ande sozinho, peça a companhia de parentes, amigos ou contrate segurança especializada. Fique atento se alguém o está seguindo.

Procure levar o dinheiro trocado ou utilizar o vale transporte. Cuidado com objetos como bolsas, carteiras, correntes, pulseiras entre outros, que são alvos dos pungas (ladrões de carteira). Mantenha a bolsa na frente do corpo. Não carregue muito dinheiro, nem deixe a carteira no bolso de trás. Evite ficar junto à porta de embarque e desembarque, pois é o local propício para a prática de punguistas.

Não revele sua senha para terceiros. Em caso de dificuldade, comunique-se com funcionários do banco. Observe atentamente as pessoas em atitudes suspeitas próximas ao local. Evite horários e locais de maior risco e não realize saques de grandes quantias.

Trate o seu filho como amigo, demonstrando seu afeto e preocupação pelo seu desenvolvimento, para ele adquirir confiança. Conheça os amigos dele. Ensine-o a pedir auxílio à polícia, bombeiros (pessoalmente ou por telefone) ou às pessoas conhecidas quando perceber estranhos em atitudes suspeitas ou que estejam molestando. Lembre-o de não aceitar balas, doces, presentes ou brinquedos de pessoas desconhecidas. Oriente seus filhos para se afastem de situações perigosas, tais como: armas, acidentes, aglomerações, discussões e a não se desviarem do trajeto casa-escola-casa sem prévio acordo. 

Revista Energia 71


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.