"Designed by Macrovector / Freepik"
MAPAS | MAPS
EDP MARATONA DE LISBOA 2017
túmulo em Paris, no cemitério de Montparnasse. Especialista em literatura grega e latina, cedo se apaixonou pelos ideais ddos Jogos da Antiguidade e nomeadamente as bases que deram corpo à legenda da batalha da Maratona e do tal mensageiro Philipedes que terá talvez falecido após anunciar a vitória das tropas cerca de 2400 anos antes.
de 78 participantes em representação de 9 países e tinha a pomposa denominação de Congresso da Fundação, tendo discutindo-se, embora superficialmente, os ideais propostos pelo barão Pierre de Coubertin. Evidentemente que a maioria dos presentes eram francesas, mais precisamente 58 individuos, a maioria provenientes de áreas próximas da aristrocacia, no entanto Michel Bréal não esteve presente durante o dia dos trabalhos, tendo comparecido apenas ao banquete de encerramento e com a honra de se sentar precisamente ao lado direito de Coubertin.
“Se for a Atenas deve tentar e ver se há possibilidade de organizar uma grande corrida desde Maratona até Pnyx. Isto poderia dar enfâse ao caracter de Antiguidade... Eu pessoalmente fico com a honra de oferecer o troféu da maratona ao vencedor” esta foi a parte histórica mais importante da carta enviada por Michel Bréal no dia 15 de Setembro de 1894l. Com estas linhas começava a nascer aquela que é hoje a mais famosa corrida do calendário oficial das provas de Atletismo. Mas voltemos algumas meses atrás, mais precisamente à manhã de 23 de Junho de 1894, quando em Paris foi estabelecido os fundamentos dos Modernos Jogos Olímpicos. A sala teve a presença
Bréal, “devorou” tudo o que encontrou sobre a história daquele soldado e das implicações daquela batalha travado nas planícies de Maratona no longínquo ano de 492 A.C., imprecionado pela extraordinária distância que teve de percorrer (240km num dia e meio), lembrou-se que a existir uma versão moderna dos Jogos teria de haver também uma longa corrida que simbolizasse algo de magnanimo, qual “ponte” entre as origens antigas e os novos propósitos atléticos que estavam a ser arquitetados. Porém, as versões históricas consultados pelo filologo Bréal também pressupunham que, o tal soldado Philipedes, teriam corrida desde o local da batalha Maratona até Atenas, distância bem mais “acessível” de qualquer coisa como 40 km.
Como se inventou a Maratona Pelo Prof. Mário Machado Findo o jantar e já na sala de fumo, os dois conversaram sobre a necessidade de se difundir entre os participantes os tais “citius, altius, fortius” e de dar um cunho profundamente pacifista às competições na linha do que conheciam dos antigos Jogos onde, existiam alguns princípios de treguas entre eventuais beligerantes.
MAS QUEM ERA BRÉAL?
Nasceu em Landau em 1832 e é hoje reconhecido como o fundador da prova de Maratona. Faleceu em 1915 e tem o seu
Segundo apurou Bréal esta corrida do mensageiro teria sido percorrida numa parte de um dia e destinou-se a avisar as tropas da cidade quanto a um eventual ataque por via marítima. Porém todas estas pesquisas históricas tiveram por base relatos feitos 600 anos depois dos verdadeiros acontecimentos pelo que subsistiam fortes dúvidas quanto ao que realmente se passou, principalmente no tocante ao volume de quilómetros percorridos pelo soldado. Enfim, Bréal, através das suas influências e naturalmente de um algum poder 16