
3 minute read
Cãibras Musculeses
from Lisboa Maraton 2017
by editorialmic
Apesar da evolução da da ciência moderna, ainda não foi apurada a causa de cãibras durante o exercicio fisico.
É uma das piores situações que pode acontecer a um atleta, num momento estamos a treinar quando repentinamente uma dor no gémio impede-nos de continuar o treino. É dos mistérios mais comuns do mundo da corrida.
Advertisement
A verdade é que ninguém sabe ao certo como este fenómeno debilitante funciona.
“Ninguém sabe ao certo o que provoca as caibras.”, disse o Dr. Gabe Mirkin.
Existem porém algumas teorias.
Durante anos acreditava-se que a as cainras seriam provocadas pelas falta de sais e minerais, desidratação e calor. Um grande número de estudos confirmou não haver nenhuma prova conclusiva que ligue a falta de determinados nutrientes ao aparecimento de caibras durante o exercicio fisico.
Estudos demostraram que não existe diferenças de níveis de sodio e hidratação entre atletas que sofreram caibras e os que não tiveram qualquer sintoma.
Apesar da ideia da desidratação e falta de nutrientes ser muito popular, diversos estudos realizados por nós demonstram que não existe nenhuma prova conclusiva sobre serem estas as causas oficiais .- afirmou Martin Schwellnus do departamento de Biologia Humana na Universidade de Cape Town, que liderouum grande número destes estudos.
Apesar de a perda de sal e desidratação contribuir para alguns problemas e caibras generalizadas por todo o corpo, ainda não foi comprovado que esta seja a principal causa de problemas em musculos especificos, como o gémeo.
A teoria atual é fadiga muscular e falha no sistema comunicacional do atleta.
Basicamente o individuo treina um musculo para contrair e quando o mesmo se encontra fatigado provoca uma falta de comunicação o que impede de contrair e leva ao aparecimento da cãibra. O mecanismo para a fadiga e dano muscular é explicado através de um desiquilibrio que se desenvolve no sistema nervoso do músculo. Musculos têm tendência a ficarem twitchy? Quando estão fatigados ou magoados, diz Schwellnus, há mais tendência a ter caibras quando os nossos musculos estão fatigados e a trabalhar a dobrar, isto é quando está embaixo de forma ou quando se excede na corrida. Quando a caibra tem uma caibra, só há mesmo uma coisa que se pode fazer: ”Respirar fundo, parar e fazer alongamentos”, afirma Harnish. Tem-se comprovado que alongamento estático reduz as probabilidades de ter caibras, disse Mirkin. Mas quando a dor se instala “a única hipotese é parar.”
‘Não seria melhor parar antecipamente e impedir a caibra antes desta começar? É importante treinar no ritmo em que planeia correr, isto inclui corrida progressiva e corridas rápidas, afirma Harnish. Há a possibilidade de ter algumas caibras mas irá ficar em melhor forma e mais bem preparado para lidar com situações semelhantes durante a corrida. “É preferivel ter a caibra durante o treino”.
Outra coisa que podemos fazer é ter a certeza do que realmente estamos a sentir.
Muitas pessoas que dizem estar a sofrer de caibras quando na realidade têm dores de estômago e problemas intestinais. Cabras estomacais pode ser simplesmente distubuios intestinai e não muculares.
Para além disso essas dores não estão “relacionadas” com caibras., continua Mirkin. Mas têm as mesmas raízes. Há mais hipotese em ter dores abdominais quando está em baixo de forma sobrecarrega a sua respiração e musculos no diafragma. Estas dores podem ser resolvidas facilmente, diz Mirkin, basta fazer pressão na dor com os dedos e soprar com os lábios fechados.
Um bom exercicio
Apesar do que lhe foi dito em criança, comer uma banana provavelmente não irá ajudar.
A única coisa que ajuda é fazer alongamentos, abrandar um pouco e treinar.
Prevenção de Cãibras Musculares
Caibras musculares doem. Depois de passar pela experiência ter não vai querer que esta se repita novamente.
Sem saber exactamente o que provoca caibras, é dificil perceber como conseguir preveni-las. Porém existem medidas de prevenção que podem ser tomadas de modo a evitar a ocorrência.
Treine espeficamente para a corrida em que vai participar. Se a prova tem um número significativo de subidas ou declives, tente replicar os mesmos no seu treino, de maneira a que as suas pernas e corpo consigam ajustar-se à carga de trabalho.
“Quando estamos em baixo de forma e iniciamos um esforço fisico em grande intensidade há uma grande probabilidade de ter uma caibra.
Beba muitos líquidos para se manter hidratado e introduza na sua letrólitos. Apesar da ausência dos mesmos não causar propriamente cãibras, ao tomar precauções poderá ajudar o seu corpo a funcionar mais eficazmente. •••