As perfurantes são aquelas que estabelecem uma conexão anatômica e funcional entre o sistema venoso superficial e o profundo, atravessando a aponeurose. Por sua vez, as comunicantes são vasos que estabelecem uma conexão entre veias e coletores venosos do mesmo plano anatômico, ou seja, do sistema venoso superficial entre si ou do sistema venoso profundo entre si (Figura 13.1).
Tabela 13.2 Definição de perfurante insuficiente de acordo com Lacour & Pietravallo São definidas como insuficientes as perfurantes venosas de membros inferiores que reúnam os seguintes parâmetros fisiopatológicos: ■ Diâmetro maior que 4mm com insuficiência valvular que produza um refluxo de duração maior que 1 segundo ■ Detectável no eco-Doppler com registro quadro a quadro e que provoque com o refluxo alterações clínicas sob a forma de varizes secundárias ou distúrbios tróficos (fator predominante)
Classificação das perfurantes insuficientes As veias perfurantes insuficientes são classificadas de acordo com o apresentado na Tabela 13.3.
Tabela 13.3 Classificação das perfurantes insuficientes
Figura 13.1 Diferença entre veias perfurantes e comunicantes Fonte: adaptado de Staubesand, 1987.
Conceito de perfurante insuficiente (Tabelas 13.1 e 13.2)
■ De acordo com a interposição vascular: ● Perfurantes diretas ● Perfurantes indiretas ■ De acordo com a topografia anatômica: ● Perfurantes sistematizadas ● Perfurantes não sistematizadas ■ De acordo com a fisiopatologia: ● Perfurantes de refluxo ou de saída ● Perfurantes de “reentrada”
Tabela 13.1 Quais as perfurantes que devemos tratar? ■ Diâmetro maior que 3,8mm (Labropoulus M.) ■ Diâmetro maior que 3,5mm (Eklof B, 2004) ■ Preenchimento espontâneo com o paciente em pé mostrando o refluxo (Lacour R, 1981) ■ Imagem repetida da perfurante em várias análises (De Simone J.) ■ As que provocam patologias secundárias: varizes secundárias às perfurantes indiretas e distúrbios tróficos das perfurantes diretas (Pietravallo A, 1999) ■ Conceito hemodinâmico: é considerada perfurante insuficiente quando apresenta refluxo na sístole não compensado por afluxo aspirativo na diástole
146
13-Ulceras.indd 146
De acordo com a interposição vascular ■ Perfurantes diretas: são aquelas que não apresentam a interposição de um plexo venoso ou sinusoide muscular entre o sistema venoso profundo e o sistema venoso superficial. ■ Perfurantes indiretas: são aquelas que conectam o sistema venoso profundo com o superficial mediante a interposição de um sinusoide ou um plexo muscular. O exemplo típico dessa interposição é o plexo sóleo-gemelar (Figura 13.2).
Úlceras dos Membros – Diagnósticos e Terapêuticas
20/4/2011 16:42:03