Capítulo
Necessidades Energéticas
5
Todo ser vivo necessita de energia para o seu crescimento e manutenção da vida. Essa energia, que é obtida a partir dos nutrientes presentes nos alimentos, é liberada a partir do metabolismo dos nutrientes (processos oxidativos). n
Metabolismo é uma atividade celular dirigida e coordenada, abrangendo reações anabólicas (síntese de tecidos com consumo de energia) e catabólicas (degradação de tecidos que liberam energia).
n
Energia é a capacidade de realizar trabalho ou produzir mudanças na matéria.
n
Metabolismo energético é, portanto, a utilização de vias para obter e usar energia química dos nutrientes dos alimentos através do rompimento das ligações químicas.
UNIDADES DE ENERGIA A unidade padrão para medir energia é a Caloria (cal), definida como a quantidade de energia térmica necessária para elevar de 14,5º a 15,5ºC a temperatura de um 1g de água. A quilocaloria (Kcal) equivale a 1.000cal, ou à quantidade de energia térmica requerida para elevar em 1ºC a temperatura de um 1g de água. Usa-se como símbolo Kcaloria, Kcal ou, simplesmente, cal. O termo caloria é freqüentemente utilizado tanto para caloria quanto para quilocaloria. O Joule (J) é a unidade de medida do calor mecânico, ou seja, da energia liberada na execução de um movimento, em movimento ciliar e flagelar. Equivale a 4,1855Kcal (aproximadamente 4,2 cal). Assim, para converter Kcal em KJ, multiplica-se as calorias por 4,1855.
FONTES DE ENERGIA Os seres vivos precisam constantemente do fornecimento de energia para atender as necessidades de seus programas funcionais. A fonte primária de energia é o sol, do qual os seres autótrofos, ou seja, aqueles que sintetizam seu próprio alimento, como as plantas, através da fotossíntese, obtêm a energia que precisam por meio da luz solar. Os seres heterótrofos, ou seja, aqueles que precisam adquirir energia pelos alimentos, não utilizam a fonte primária de energia.