Psicopatologia e Desenvolvimento Infantil | Letícia Amorim / Tatiana Assumpção

Page 23

4

Letícia Calmon Drummond Amorim Tatiana Malheiros Assumpção

INTRODUÇÃO O termo autismo, originário da palavra grega autos, que significa próprio, foi cunhado por Eugene Bleuler em 1911, para descrever um sintoma da esquizofrenia, definido como “estreitamento com o mundo exterior”.1 A primeira descrição do autismo foi feita por Kanner em 1943, como um quadro caracterizado por isolamento extremo, obsessividade, estereotipias e ecolalia em indivíduos que não apresentavam estigmas de deficiência mental. Inicialmente, recebeu a denominação de “distúrbios autísticos do contato afetivo”,2 sendo associado a fenômenos da linha esquizofrênica. Contrariamente à esquizofrenia, que era precedida de dois anos de desenvolvimento normal, o grupo de crianças descritas por Kanner apresentava isolamento desde o início da vida.1 Kanner também observou que alguns familiares exibiam personalidades que apresentavam algumas características do distúrbio. Nos anos 1950 e 1960, interpretações dessa observação levaram à elaboração de teorias como a das mães-geladeira,3 as quais foram posteriormente refutadas. As mudanças na concepção psicogênica do autismo surgiram com Ritvo & Ornitz (1976),4 ao proporem a entidade como uma patologia do sistema nervoso central atribuída a déficits cognitivos e associada a distúrbios da percepção, do desenvolvimento, do relacionamento interpessoal, da linguagem e da motilidade. Deixou, assim, de ser considerada uma psicose para tornar-se um transtorno do desenvolvimento. Além disso, crianças com autismo apresentam grande variação no grau de inteligência, associada tanto a graus profundos de deficiência intelectual quanto a desempenhos acima da faixa de normalidade em alguns testes psicométricos.5

137-Psicopatologia e Desenvolvimento - Cap-04.indd 39

C o p y r i g h t ©2 0 1 6E d i t o r aR u b i oL t d a . Amo r i m/ As s u mp ç ã o . P s i c o p a t o l o g i aeDe s e n v o l v i me n t oI n f a n t i l . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

Transtornos do Espectro Autista

18/03/2016 09:58:36


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.