Procedimentos Ecoguiados em Cirurgia Vascular | Felipe Coelho Neto

Page 27

Termoablação com Laser Endovenoso no Tratamento de Varizes dos Membros Inferiores Rodrigo Kikuchi

Elias Arcenio Neto

INTRODUÇÃO A doença varicosa dos membros inferiores é uma das enfermidades mais prevalentes em toda a população. Ela independe de classe social ou raça, com estimativas de prevalência que variam entre 30% e 35% da população mundial, chegando a 50% da população do sexo feminino.1,2 Diferentemente de outras partes do mundo, no Brasil, a busca por tratamento médico ocorre em momentos diferentes. O apelo estético faz com que essa busca ocorra muito antes de existirem alterações funcionais. Na realidade, é como se houvesse outra faixa da doença, com um objetivo muito diferente de resposta terapêutica.2 Grande parte das complicações e do grau de gravidade da doença varicosa pode ser atribuída à insuficiência troncular das veias safenas. Para seu tratamento, a cirurgia chamada de stripping de veia safena, proposta desde o início do século XX, foi não só o padrão-ouro de tratamento, mas também uma das poucas opções para tal. Para o tratamento das tributárias dilatadas, a opção era a flebectomia; já para a resolução das veias perfurantes insuficientes, a resposta seria a ligadura.3,4 Após a invenção do laser em 1960, sua atuação foi ganhando terreno na área médica. Inicialmente, a aplicação do método se concentrou em lesões da pele, uma vez que este é o órgão mais facilmente exposto à irradiação luminosa. Hoje, o laser pode ser utilizado em uma vasta gama de tratamentos médicos, tanto com intuito preventivo quanto terapêutico. Especificamente para a doença varicosa, a ablação

158 - Procedimentos Ecoguiados em Cirurgia Vascular - cap-06.indd 33

Camila Millani Oba

com laser endovenoso (EVLT, do inglês endovenous laser therapy) mostra-se em constante evolução e hoje possibilita o tratamento das veias insuficientes não por meio da sua avulsão, mas sim da ablação térmica.5 As possíveis vantagens da técnica ablativa seriam: período menor de convalescença, possibilidade maior de tratamento ambulatorial, redução de custos financeiros e sociais, menor agressividade e alta resolutividade. Essas características, típicas de técnicas endovasculares quando comparadas às técnicas abertas, levaram a termoablação com laser a ser ampla e rapidamente difundida pelo mundo, atingindo o status de primeira opção no tratamento das varizes para várias sociedades médicas do hemisfério Norte.

INDICAÇÃO DO TRATAMENTO O fato de existir um modo menos invasivo de terapia não alterou a conduta na indicação do tratamento de erradicação da veia safena. Deve-se levar em consideração a particularidade de cada caso para se tomar uma decisão. Trata-se de doença benigna e o refluxo isolado da veia safena não indica obrigatoriamente que ela deve ser tratada. Então o que é o refluxo? Segundo o Consenso Europeu, deve ser considerado refluxo um fluxo de sangue retrógrado ao fluxo fisiológico por mais de 0,5s. O mesmo número de 0,5s também é considerado pelo Guideline da Society for Vascular Surgery e do American Venous Forum. Vale ressaltar que este

C o p y r i g h t ©2 0 1 6E d i t o r aR u b i oL t d a . Ne t o . P r o c e d i me n t o sE c o g u i a d o se mC i r u r g i aV a s c u l a r . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

6

30-08-2016 13:20:55


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Procedimentos Ecoguiados em Cirurgia Vascular | Felipe Coelho Neto by Editora Rubio - Issuu