lecem uma comunicação externa com estas. Formam-se três bolsas, a primeira entre o 1o e o 2o arco branquial. Cada arco faríngico, ou branquial, consiste num centro de tecido mesenquimatoso (mesodérmico) recoberto externamente por ectoderme e revestido por endoderme internamente. Os arcos branquiais compreendem estruturalmente um esqueleto cartilagíneo e possuem associados um nervo crânico e um arco arterial (aórtico). Além do mesênquima, apresentam, também, um componente muscular. Podem ser referidos 6 arcos branquiais, sendo que os dois últimos são muito reduzidos. Os arcos branquiais de certo modo simulam uma segmentação metamérica do víscero-crânio. Os arcos desaparecem ao final da 7a semana quando o pescoço já apresenta um contorno liso. Com relação à segmentação branquial podem ser descritas as formações: ■ A saliência frontal: esta região se dispõe acima do 1o arco branquial. A partir dela se forma a grande maior parte do víscero-crânio. Origina a testa, a órbita ocular, as fossetas nasais, os lábios superiores, a máxila com os brotos dos dentes superiores. Esta área é inervada pelos ramos oftálmico e maxilar do nervo trigêmeo.
■
O 1o arco, o arco denominado de mandibular: é o único arco revestido totalmente por ectoderme. Por sua posição anterior à membrana buco-faríngica, apresenta uma porção dorsal, o processo maxilar e uma ventral ou mandibular. Contém a cartilagem de Meckel, que é formada por células da crista neural e da qual se originam o martelo (do latim malleus), a bigorna (do latim incus) e a mandíbula. A cartilagem de Meckel surge na 5a semana embrionária. A inervação deste arco é da responsabilidade do nervo trigêmeo (ramo mandibular). Do arco mandibular se originam os músculos da mastigação, o milo-hioideo, o ventre anterior do músculo digástrico, o tensor do véu palatino e o tensor do tímpano.
■
O 2o arco, é denonimado de arco hioideo: a cartilagem do segundo arco é denominada de cartilagem de Reichert. Desta se origina o estribo (do lat. stirop), a processo estiloide do osso temporal, a parte superior do corpo do osso hioide e os cornos menores deste. Originam-se deste arco também o ligamento estilo-hioideo, os músculos estapédio, estilo-hioideo, o ventre posterior do digástrico, os auriculares e os músculos da mímica. O nervo relacionado a este 2o arco faríngio é o facial (VII par crânico).
NC V
NC III NC IV
NC VII
Olho NC V
NC IX
NC VI
NC X e NC XI
NC VII Cavidade olfatória Processo maxilar
NC XII NC IX
Arco mandibular Arco hioídeo
Medula espinhal
NC X
Terceiro arco NC XI
A
B
NC XII
C
Distribuição dos arcos branquiais (A). Embrião de cinco semanas (B); adulto (C)
125-O Sistema Nervoso Humano - Cap-09.indd 381
C o p y r i g h t ©2 0 1 6E d i t o r aR u b i oL t d a . Ma n n o . OS i s t e maNe r v o s oHu ma n o : UmE n f o q u eP s i c o F u n c i o n a l . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
381
Os Nervos
21/10/2015 10:44:34