O Sistema Nervoso Humano: Um Enfoque Psico-Funcional | Raymundo Manno Vieira

Page 32

O Sistema Nervoso Humano – Um Enfoque Psico-Funcional

Com as fibras da sensibilidade de contato que ascendem pelo funículo posterior estão associadas as fibras do tato epicrítico, que, por exemplo, permitem discriminar dois ponto finos de toque com um compasso. Dos terceiro neurônios da via, localizados nos núcleos talâmicos póstero-laterais, são emitidos axônios que, pela radiação talâmica, cápsula interna, são projetados no giro pós-central, área 3-1-2 de Brodmann, a área somestésica do córtex cerebral, na qual as informações são reconhecidas e reunidas para permitir a somestesia corporal. Este trato é uma via rápida e é considerada como o trato neo-espino-talâmico, sendo, pois, evolutivamente recente. Permite a sensação da dor aguda e localizada (sensibilidade epicrítica).

Para a dor e a temperatura A via rápida, ou trato neo-espino-talâmico. O protoneurônio desta via é também uma célula dos gânglios sensitivos das raízes posteriores da medula espinhal. O ramo periférico dos axônios das células ganglionares faz contato com receptores da temperatura no tegumento como da dor (fibras nuas) tanto nos tecidos superficiais como nos profundos. O ramo central penetra a medula e, por meio dos colaterais de seus ramos, tanto os ascendentes quanto os descendentes, estabelece sinapse na substância gelatinosa de Rolando e, direta ou indiretamente, no núcleo próprio da coluna posterior (lâminas de I a IV de Rexed). As fibras periféricas da dor e as da temperatura são ou amielínicas ou muito pouco mielinizadas e se dispõem lateralmente no trato de Lissauer. O segundo neurônio (deutoneurônio) da via, o último das conexões no corno posterior da medula, emite um axônio que cruza o plano mediano pela comissura anterior da medula e que vai se dispor no funículo lateral, medial aos tratos espino-cerebelares e anterior ao trato piramidal; mas posterior ao trato espino-talâmico anterior. O trato espino-talâmico ascende pelo tronco cerebral, no bulbo se dispõe medianamente em posição póstero-lateral à rafe e após cruzar o núcleo olivar, na ponte, se reúne com as fibras cruzadas oriundas do núcleo grácil e do núcleo cuneiforme, for-

125-O Sistema Nervoso Humano - Cap-06.indd 272

mando com estas o lemnisco medial. Esta longa e ininterrupta via vai terminar nas células do núcleo ventral póstero-lateral do tálamo. Do núcleo talâmico axônios são projetados para o giro pós-central, córtex somestésico, por meio da radiação talâmica. Acredita-se que a dor já seja reconhecida em nível talâmico mesmo antes dos impulsos alcançarem o córtex cerebral.

█ o nervo trigêmeo O nervo trigêmeo intermedia impulsos da dor, do tato e da temperatura de grande parte da superfície cutânea da face e das mucosas da cabeça. As célula pseudounipolar do gânglio semilunar de Gasser apresentam um axônio dividido em um ramo periférico que se distribui pelo tegumento comum da face e pelas estruturas ósseas e articulares e pela mucosas do víscero-crânio. Estes axônios se organizam como os ramos oftálmico, maxilar e mandibular do nervo. Os ramos centrais do axônio, posteriormente ao gânglio de Gasser, se agrupam e formam a raiz sensitiva do nervo, ou pars major, a qual se dirige para o limite lateral da ponte. Na ponte os axônio se dividem em ramos descendentes longos e ramos ascendentes curtos. Os ramos longos se distribuem pelo núcleo espinhal do nervo e os curtos estabelecem sinapses no núcleo principal do trigêmeo. As vias centrais se iniciam na células dos núcleos espinhal e principal. Os axônios destas células após cruzarem o plano mediano se organizam em dois tratos: 1. O trato ventral que se dispõe anterior à formação reticular e próximo ao trato espino-talâmico na medula oblonga e dorsal ao lemnisco medial na ponte e mesencéfalo. 2. O trato dorsal, que é formado em grande parte por fibras diretas e curtas, se dispõe subjacente ao soalho do 4o ventrículo na ponte e na substância cinzenta central periaquedutal. Estes tratos terminam no núcleo lateral do tálamo que com seus axônios se conecta com a região do giro pós-central próxima à prega fronto-parietal do córtex (opérculo parietal).

C o p y r i g h t ©2 0 1 6E d i t o r aR u b i oL t d a . Ma n n o . OS i s t e maNe r v o s oHu ma n o : UmE n f o q u eP s i c o F u n c i o n a l . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

272

21/10/2015 10:29:03


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
O Sistema Nervoso Humano: Um Enfoque Psico-Funcional | Raymundo Manno Vieira by Editora Rubio - Issuu