Doenças Inflamatórias Intestinais – Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn | Dídia Cury / Alan Moss

Page 12

Aos meus pais Milton e Christina (in memoriam), que hoje fazem parte das estrelas do universo e que, onde estejam, certamente estarão sorrindo pelo seu dever cumprido em minha formação e caráter. Ao meu esposo, amigo e colega Dr. Marcelo Cury, com quem, ao longo destes 20 anos, construí um grande laço “científico” de amor e amizade. À minha filha Liana Cristina, o presente inesperado dos céus e que, com traços finos, tem preen­ chido minha vida de amor e carinho. Dídia Bismara Cury

Dedicatória Especial ao Dr. Alan Moss Em um espaço pequeno do outro lado do oceano, águas distantes e serenas me mostraram que algo deveria ser feito a todo aquele que sofre do mal das doenças inflamatórias intestinais. Entre bancadas de experimentos, em 2009, surgiu a inspiração para realizar um livro texto, o que seria o primeiro livro texto de doenças inflamatórias intestinais, moléstias tão importantes as quais comprometem a qualidade de vida do paciente, que afastam os jovens dos bancos escolares, que geram a angústia e medo. Foi então que atrás do oceano surge uma esperança, um jovem professor Irlandês apaixonado por pesquisa, que me estendeu as suas mãos e dividiu comigo a divina tarefa de aliviar a dor, conduzir a esperança dessas pessoas, pessoas como nós. Buscar o que nunca se buscou, como as manifestações que acreditávamos serem tão raras da doença, que vão desde as oculares até as formas metastáticas. Desbravar novos métodos de acompanhamento, como a dosagem de calprotectina sérica em tempo real, até a terapia celular. No traçado de muitas outras pesquisas, nosso trabalho tem sido conjunto entre os EUA e Brasil, assim como as discussões de casos. Foi esse trabalho ininterrupto baseado no cotidiano, que deu inicio em 2007 e permanece até hoje cada vez sólido, gerando inúmeros artigos, trabalhos de revisão e de orientação, que vêm sendo citado por vários pesquisadores do mundo todo como referência. Fazer parte do seu grupo em Boston e dividir a minha vida entre EUA/Brasil tem sido uma satisfação sem fim. Nesse ano o Dr. Moss entregou-me a missão de trazer o curso IBD Boston/ Brasil ligado à Universidade de Harvard e eu não tenho palavras suficiente para agradecê-lo por essa parceria tão privilegiada. Sem dúvidas, a distância entre as águas foi capaz de romper fronteiras e unir forças, pois longe é um lugar que não existe. Dídia Bismara Cury São Paulo, 9 de outubro de 2014.

00-Doenças Inflamatorias Intestinais.indd 10

C o p y r i g h t ©2 0 1 5E d i t o r aR u b i oL t d a . Dí d i a / Mo s s . Do e n ç a sI n f l a ma t ó r i a sI n t e s t i n a i s–R e t o c o l i t eUl c e r a t i v aeDo e n ç ad eC r o h n . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

Dedicatória

9/10/2014 16:02:54


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.