BIZU Comentado de Enfermagem do Trabalho
Mais recentemente, a denominação “Saúde do Trabalhador” aparece, também, incorporada na nova Lei Orgânica de Saúde, que estabelece sua conceituação e define as competências do Sistema Único de Saúde (SUS) nesse campo. A Enfermagem do Trabalho vem ganhando espaço, sendo hoje valorizada, seja na assistência direta aos trabalhadores e familiares, seja desempenhando funções administrativas, educacionais, de integração e de pesquisa. 5. Resposta C Os Programas de Saúde Ocupacional tratam dos níveis de aplicação de medidas preventivas: primária, secundária e terciária. Prevenção primária: abrange a promoção de saúde e proteção específica. Promoção de ajustamento do trabalhador ao trabalho. Aquisição de hábitos saudáveis de vida. Prevenção secundária: diagnóstico precoce e pronto atendimento. Adequação do ambiente de trabalho quanto às condições sanitárias. Assistência imediata em caso de doenças e agravos provocados por condições prejudiciais do trabalho e outras. Assistência contínua nas consequências dos agravos e doenças provocados por condições prejudiciais do trabalho. Prevenção terciária: reabilitação do indivíduo após cura ou controle da doença. Limitação do dano e da incapacidade e reabilitação. 6. Resposta A É considerado técnico de enfermagem do trabalho o profissional de nível médio com formação em técnica de enfermagem e especialização, em nível médio, em Enfermagem do Trabalho, nos termos da Lei no 7.498, de 25/6/1986, e do Decreto no 94.406, de 8/6/1987, conforme a NR-4 da Portaria no 3.214 do Ministério do Trabalho (MT), e que seja legalmente registrado no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Os técnicos de enfermagem do trabalho têm como funções: Participar da programação de assistência de enfermagem do trabalho. Participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em saúde ocupacional em grau auxiliar.
Bizu Comentado de Enfermagem no Trabalho-4 prova.indb 18
Executar ações assistenciais de enfermagem do trabalho, exceto as privativas do enfermeiro do trabalho. Participar da equipe de saúde ocupacional. Executar ações de tratamento simples. Prestar cuidados de higiene e conforto aos empregados doentes e acidentados. Executar ações simples, voltadas para promoção de saúde e prevenção de doenças e acidentes de trabalho. Exercer atividades de natureza repetitiva sob supervisão, bem como participar, em nível de execução simples, em processos de tratamento, cabendo-lhes observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas. Preparar o ambiente, verificando se o material e o equipamento estão em ordem para a realização das atividades da equipe de saúde. Manter em ordem o material e o equipamento usados. Realizar medidas biométricas. Auxiliar o enfermeiro e o médico do trabalho nos exames e medidas que levam ao estabelecimento do diagnóstico. Comunicar ao paciente o agendamento de consultas, exames e tratamentos. Promover educação e aconselhamento em matéria de saúde. Dar encaminhamento adequado aos problemas apresentados pelos funcionários. Prestar atendimento pré-hospitalar. Manter em ordem arquivos, registros e prontuários. Relacionar-se com entidades sanitárias responsáveis pela saúde comunitária. Participar dos programas de prevenção de saúde e de medidas de reabilitação. Participar das campanhas de educação em saúde. Fazer visitas domiciliares e/ou hospitalares (em casos de acidentes ou ausências prolongadas do trabalhador). 7. Resposta A A “Saúde Ocupacional” surge, nas grandes empresas, com um traço multidisciplinar e interdisciplinar, com a organização de equipes multiprofissionais. A racionalidade “científica” da atuação da equipe multiprofissional é uma estratégia de intervir nos locais de trabalho, com a finalidade de controlar os riscos ambientais. Cabe ao profissional que faz parte da saúde
C o p y r i g h t ©2 0 1 5E d i t o r aR u b i oL t d a . Mo r e i r a . B i z uC o me n t a d o–P e r g u n t a seR e s p o s t a sC o me n t a d a sd eE n f e r ma g e md oT r a b a l h o . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
18
17/8/2015 13:42:54