247. Resposta B O cistoscópio é um instrumento utilizado na realização de exame urológico, sendo um procedimento endoscópico em que se insere o cistoscópio por meio da uretra com destino à bexiga, possibilitando a visualização dessas estruturas. O instrumento também possibilita a obtenção de amostras de urina provenientes de cada rim para avaliação, e a remoção de cálculos da uretra, da bexiga e do ureter. 248. Resposta A A tonometria é um exame não invasivo realizado com a finalidade de se estimar a pressão intraocular. Após a instilação de um colírio anestésico, o tonômetro é utilizado, aplicando-se uma pequena pressão na área anterior do globo ocular, a fim de achatá-la e, assim, estimar a pressão utilizada, e convertê-la em pressão intraocular. 249. Resposta B O impetigo é uma infecção cutânea causada por bactérias, em especial o Staphylococcus aureus. Trata-se se uma infecção contagiosa – portanto, pode espalhar-se para outras regiões do corpo do próprio paciente e para outras pessoas que o tocarem ou utilizarem pertences contaminados com exsudato da lesão (p. ex., toalhas). Sua manifestação é através de máculas avermelhadas que se transformam em vesículas passíveis de ruptura, a qual, quando ocorre, dá à lesão a característica de crostas amarelas. Por baixo dessas crostas a pele encontra-se úmida, lisa e avermelhada. 250. Resposta E A atenção principal a um paciente em síndrome de abstinência deve ser voltada para a segurança do paciente; assim, é essencial que o enfermeiro mantenha o diálogo com o paciente, de maneira tranquila, firme e confiante, a fim de tranquilizá-lo, reconfortá-lo e mantê-lo em contato com a realidade. Na síndrome de abstinência de álcool, o paciente pode apresentar ansiedade, medo incontrolável, tremor, irritabilidade, agitação, insônia, incontinência, alucinações, taquicardia, sudorese intensa e dilatação pupilar. O caso clínico apresentado na questão é indicativo de que o paciente estava sofrendo a síndrome de abstinência de álcool e, por isso, apresentavase agressivo e com alucinações. Dessa maneira, o enfermeiro deve estabelecer comunicação imediata
03-Bizu Comentado de Enfermagem - 2a ed.indd 138
com o paciente para acalmá-lo, e, se isso não for suficiente, prosseguir com a sedação. 251. Resposta C Diante de um paciente com agitação psicomotora, o principal objetivo das ações de enfermagem é manter a integridade do paciente, evitando-lhe danos físicos. Para protegê-lo de suas próprias ações inconscientes, que podem causar-lhe extensos danos, a enfermagem deve buscar manter a comunicação com o paciente, de forma tranquila e firme, a fim de acalmá-lo, e fazer uso de outros suportes necessários, como a administração de fármacos psicotrópicos; manter seguranças ou policiais no local caso o paciente se mostre violento a ponto de expor também outras pessoas ao risco de danos físicos; e, como último recurso, a contenção no leito. 252. Resposta C A insuficiência cardíaca esquerda é caracterizada pelo episódio de congestão pulmonar, pois o ventrículo esquerdo, não bombeando adequadamente o sangue para a circulação sistêmica, provoca um aumento no volume sanguíneo no ventrículo e no átrio esquerdos. Há, então, um aumento na pressão venosa pulmonar, forçando o sangue a migrar dos capilares pulmonares para dentro dos tecidos pulmonares, o que dificulta a troca gasosa. Assim, o paciente com quadro de insuficiência cardíaca esquerda apresenta como manifestações clínicas: dispneia, tosse, estertores e baixo nível de saturação de oxigênio. A dispneia, no entanto, pode ocorrer em repouso ou ser desencadeada por alguma atividade. 253. Resposta A A úlcera por pressão pode ser classificada em quatro estágios, estabelecidos pela National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP): Estágio I: quando a pele apresenta eritema que não regride após alívio da pressão, e edema local discreto. Estágio II: quando a epiderme e a derme sofreram uma lesão superficial, com presença de abrasão e bolhas (rompidas ou não), com perda parcial do epitélio; a pele adjacente encontra-se vermelha ou escurecida. Estágio III: quando a epiderme e a derme estão destruídas, atingindo o tecido subcutâneo mas não afetando os músculos. Pode estar presente exsudato, e a lesão pode apresentar-se como um cratera pouco profunda.
C o p y r i g h t ©2 0 1 4E d i t o r aR u b i oL t d a . B i z uC o me n t a d o–P e r g u n t a seR e s p o s t a sC o me n t a d a sd eE n f e r ma g e m, 2 ª e d i ç ã o . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
138 BIZU Comentado de Enfermagem
11/7/2014 12:31:39