Respostas
1. Resposta A O índice gengival (IG) (Löe & Silness apud Pinto, 1992)1 é específico para análise das condições de saúde dos tecidos gengivais, pois: Utiliza um dente de cada sextante bucal: 16, 12, 24, 36, 32 e 44. Esses dentes são divididos em quatro faces: • Vestibular. • Lingual.
4: bolsa de 6mm ou mais área colorida da sonda não visível. 3: bolsa de 4 ou 5mm – margem gengival na área colorida. 2: tártaro – qualquer quantidade existente. Sangramento: não provocado pela sondagem. Hígido: sem problemas periodontais. x – Nulo: sextante com pelo menos dois dentes não indicados para extração.
• Mesial. • Distal. Atribui-se um valor de 0 a 3 a cada face. Dividindo-se os valores de todas as faces por 4 obtém-se o IG do dente. A soma dos índices é dividida pelos 6 dentes examinados para se chegar ao IG individual. Há dificuldades em distinguir os limites de cada estágio. 2. Resposta C O Índice Comunitário de Necessidades de Tratamento Periodontal (ICNTP) avalia o percentual de pessoas com doença periodontal nas idades de 15 e18 anos e entre 35 e 44 anos. A dentição está dividida em sextantes definidos pelos dentes: 17-14, 13-23, 24, 27, 47, 44, 43, 33, 34, 37. Um sextante será examinado somente se possuir dois ou mais dentes presentes e não indicados para extração. Os dentes-índices a serem examinados são: 17, 16-11-26, 27. 47, 46, 31-36, 37. Embora dez dentes-índices sejam examinados, apenas seis anotações são feitas, uma para cada sextante baseada na pior situação encontrada. Os códigos em ordem descendente de gravidade são mostrados a seguir:
21-Bizu comentado de ASB.indd 237
3. Resposta B Löe & Silness (apud Pinto, 1992)1 instituíram o Índice de Placa (IPI), que é aplicado aos mesmos dentes do Índice Gengival e que se diferencia do IHO-S (Índice de Higiene Oral-Superfície dentária) por medir a espessura da placa em vez de sua extensão. 4. Resposta E O CPOD (Cariados, Perdidos, Obturados, Dente) caracteriza a quantidade de dentes permanentes de uma população que foram afetados pela doença cárie. A sigla CPOD significa: C: cariado P: perdidos ou extração indicada. O: obturados. D: dente. Os perdidos (p) subdividem-se em extraídos (E) e com extração indicada (Ei). Os fatores O e E representam a história passada, enquanto os fatores C e Ei compõem a história presente. 5. Resposta D O CPOD caracteriza a quantidade de dentes permanentes de uma população que foram afetados pela doença cárie. O índice CEO-d é o correspondente ao CPOD em relação à dentição temporária e inclui somente os dentes cariados (c), com extração indicada (e) e obturados (o).
C o p y r i g h t ©2 0 1 5E d i t o r aR u b i oL t d a . C o i mb r a / S a n t o s . B i z uC o me n t a d o–P e r g u n t a seR e s p o s t a sC o me n t a d a sd eAu x i l i a r e mS a ú d eB u c a l . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .
Índices Epidemiológicos
24/06/2015 13:53:01