Antropometria Aplicada à Saúde e ao Desempenho Esportivo – André Lopes e Gustavo Ribeiro

Page 42

ANTROPOMETRIA APLICADA À SAÚDE E AO DESEMPENHO ESPORTIVO

Perímetro da cintura Diferentemente do perímetro do abdome, essa medida deve ser feita no ponto de menor volume entre a margem inferior da décima costela e a margem superior da crista ilíaca. Utilize a mesma posição descrita anteriormente, o indivíduo com os braços cruzados à frente do corpo sob o tórax, você posicionado à frente dele na mesma altura da medida para facilitar a leitura do equipamento (Figura 7.26). Passe a fita ao redor do local determinado, faça os ajustes necessários para mantê-la sem folgas e paralela ao chão, e faça a leitura da medida após uma expiração normal. Essa medida é aferida no local de menor perímetro da região abdominal; caso não seja possível visualizar esse estreitamento, o perímetro deve ser feito no ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca.

Figura 7.25 Perímetro do tórax: essa medida pode ter seus valores modificados em função da respiração

o polegar pelo dedo indicador e continue a palpação até identificar o segundo, o terceiro e o quarto espaços intercostais. A quarta costela está entre os dois últimos espaços. Faça a marcação no nível mesoesternal (referência utilizada também para mensuração de diâmetros ósseos).

Figura 7.26 Perímetro da cintura: tomado no ponto de menor volume da parte inferior do tronco

Perímetro do abdome Para aferir essa medida solicite ao indivíduo que cruze os braços à frente do corpo, e passe a fita ao redor do ponto de maior volume da região abdominal (Figura 7.27). Normalmente, esse local coincide com a altura da cicatriz umbilical. Peça ao indivíduo para respirar normalmente e faça a leitura ao final da fase expiratória. Perímetro do quadril Também denominado perímetro glúteo, deve ser mensurado com o indivíduo mantendo os pés unidos e os músculos glúteos relaxados. Use como referência o ponto de maior protuberância da região glútea, na maioria das vezes coincidindo com a altura da sínfise púbica anterior e do trocanter maior do

Figura 7.27 Perímetro do abdome: medida rea­lizada no ponto de maior volume da região abdominal ao final da fase expiratória

C o p y r i g h t ©2 0 1 4E d i t o r aR u b i oL t d a . L o p e s / R i b e i r o . An t r o p o me t r i aAp l i c a d aàS a ú d eea oDe s e mp e n h oE s p o r t i v o . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

98


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Antropometria Aplicada à Saúde e ao Desempenho Esportivo – André Lopes e Gustavo Ribeiro by Editora Rubio - Issuu