Transito 4

Page 1

4

Ivany Klaumann


4 ivany Klaumann Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Mídia e Conhecimento, pedagoga com habilitação em Supervisão Escolar.

1 ª. edição

São Paulo – 2014

1


Copyright © Ivany Klaumann, 2014 Todos os direitos reservados à EDITORA FTD S.A. Matriz: Rua Rui Barbosa, 156 – Bela Vista – São Paulo – SP CEP 01326-010 – Tel. (0-XX-11) 3598-6000 Caixa Postal 65149 – CEP da Caixa Postal 01390-970 Internet: www.ftd.com.br E-mail: projetos@ftd.com.br Gerente editorial Ceciliany Alves Editora executiva Valéria de Freitas Pereira Organizador da coleção Faruk El Khatib Editores assistentes Amanda Valentin Débora Andrade J. Augusto Nascimento Gerente de produção editorial Mariana Milani Coordenadora de produção Marcia Berne Coordenadora de preparação e revisão Lilian Semenichin Preparadora Bruna Perrella Brito Revisora Regina C. Barrozo Coordenador de arte Eduardo Evangelista Rodrigues Editora de arte Andréia Crema Capa Sheila Moraes Ribeiro Imagens do título MarArt/Shutterstock/Glow Images Projeto gráfico e diagramação Marcelly Baka Arte-finalistas Lucas Kobarg Gustavo Ritta Eduardo Vinicius Bento dos Santos Editoração eletrônica Alicia Sei Ilustrador Sputnik Studio Tratamento de imagem Ana Isabela Pithan Maraschin Supervisão iconográfica Célia Rosa Pesquisa iconográfica Fernando Vivaldini Diretor de operações e produção gráfica Reginaldo Soares Damasceno

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Klaumann, Ivany Trânsito e cidadania, 4 / Ivany Klaumann. – 1. ed. – São Paulo : FTD, 2014. ISBN 978-85-20-00006-9 (aluno) ISBN 978-85-20-00007-6 (professor) 1. Cidadania 2. Ensino fundamental 3. Trânsito 4. Trânsito – Segurança I. Título. 14-08986

CDD-372.83 Índices para catálogo sistemático:

1. Educação para o trânsito : Ensino fundamental 372.83 2. Trânsito : Educação : Ensino fundamental 372.83


Olá, amigo! Todo cidadão tem o direito de usar os espaços públicos. Assim, a educação no trânsito é responsabilidade de cada um. Seja nosso parceiro nessa missão. Além de participar como cidadão, agindo de forma correta e positiva, você poderá auxiliar os adultos a cumprir as leis e normas, incentivando atitudes de respeito, colaboração e solidariedade. Neste livro, você irá aprender as regras e os sinais de trânsito, bem como dicas de segurança no trânsito, de modo a evitar acidentes e promover um convívio mais harmônico. Conheça seus companheiros nesta aventura.

SOU O FARO. SOU BRINCALHÃO E LEIO BASTANTE.

SOU A ANA. ESTOU SEMPRE DANÇANDO E CANTANDO.

EU SOU O TAGA. ADORO VOAR POR AÍ ATRÁS DE AVENTURAS.

MEU NOME É TOSHIO. GOSTO DE ESTUDAR E, DEPOIS DO PET, SOU O MAIS VELHO DA TURMA. OLÁ, SOU O SU. FICO SEMPRE POR PERTO DOS MAIS VELHOS PARA APRENDER COM ELES.

EU SOU A MELISSA. ADORO APRENDER E ENSINAR.

MEU NOME É PET. PROCURO COMPARTILHAR MINHA EXPERIÊNCIA COM TODA A TURMA.


EM

A

T

1

EM

T

T

Sumário

EM

T T T

EM

T

EM

T

EM

Para que servem as leis e normas?

11

O limite de velocidade

17

O direito de dirigir

23

Sinalização horizontal e vertical

29

Transporte coletivo

35

Outros meios de transporte

41

O trânsito brasileiro

47

Disciplina e segurança

53

Educação no trânsito

59

A

3

EM

5

A

2

EM

Trânsito ontem e hoje

A

4 A

5 A

6 A

7 A

A

T

EM

EM

A

T

8 9

10


te

ma

1

trânsito ontem e hoje

PRECISAMOS SABER INOVAR O MUNDO QUE NOS RODEIA! CONHECENDO A HISTÓRIA DO PROGRESSO DA HUMANIDADE, PODEMOS PARTICIPAR DA TAREFA DE ADEQUAR A CIDADE ONDE MORAMOS À NOSSA GERAÇÃO, PREPARANDO-A PARA AS FUTURAS.

PRESERVAR A VIDA NO TRÂNSITO É UMA ATITUDE QUE DEPENDE TAMBÉM DE NÓS!

MEUS AMIGOS E EU CONVIDAMOS VOCÊ PARA FAZER PARTE DA NOSSA TURMA, SER NOSSO COMPANHEIRO NA CONSTRUÇÃO DE UM TRÂNSITO MAIS CONSCIENTE E RESPEITOSO.

comeÇo de conVerSa

A cidade onde você mora sofreu modificações na organização de seu espaço nos últimos anos? Quais? E o comportamento do cidadão sofreu modificações? Quais? Como você percebeu isso? 5


refletir e aprender Para que haja mais consciência no trânsito, é necessário conhecer e colocar em prática o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), lei que regulamenta o trânsito no Brasil. Se as pessoas conhecerem as leis e cumprirem-nas, haverá mais segurança e tranquilidade na utilização das vias públicas. VENHA COM A GENTE! PARTICIPE! SEJA UM CIDADÃO ATUANTE! ALÉM DE SE DIVERTIR APRENDENDO, VOCÊ PODERÁ AGIR DE ACORDO COM A LEI, VIVER EM HARMONIA E EXERCER A CIDADANIA DE FORMA CONSCIENTE, ÉTICA E GENTIL NO TRÂNSITO E EM DIFERENTES SITUAÇÕES.

trânsito ontem e hoje Nos primórdios, os seres humanos contavam apenas com os próprios pés para se locomover. Com o passar do tempo, eles começaram a domesticar animais e a utilizá-los no transporte de carga. Com a invenção da roda, por volta de 3000 a.C., ocorreu um grande avanço nos meios de transporte e surgiram os primeiros veículos. As primeiras estradas foram construídas para facilitar os deslocamentos na época do Império Romano (27 a.C.-476 d.C.). Esse recurso foi sendo aprimorado e, no século XVIII, já era possível realizar uma viagem de 300 km de distância em 14 dias com uma carruagem.

1

Observe a situação atual do convívio no trânsito da cidade onde você mora. a) Assinale as alternativas que são verdadeiras para a sua região. O trânsito é tranquilo. Os usuários são gentis e educados. O trânsito é organizado.

6

Os condutores de veículos respeitam a sinalização.


Os deficientes têm suas necessidades atendidas. Os pedestres utilizam os recursos existentes para segurança: faixas, passarelas e calçadas. O transporte coletivo atende às necessidades da população. O ciclista é cuidadoso e respeita a sinalização. O motociclista demonstra responsabilidade. Todos os ocupantes dos veículos utilizam cinto de segurança. b) Na sua opinião, quem é o responsável por melhorar o trânsito do município?

c) Troque ideias com os colegas e o professor, levantando hipóteses para melhorar a situação atual do convívio no trânsito local. Utilize as opções que não foram assinaladas no item a como ponto de partida. Registre as soluções levantadas no seu caderno. Os primeiros automóveis surgiram por volta de 1800. Um engenheiro francês chamado Nicolas-Joseph Cugnot (1975-1804) conseguiu, em 1769, que seu modelo com motor a vapor, algo parecido com um triciclo, andasse por 20 minutos, a uma velocidade de 3,6 km/h, levando quatro pessoas. Em 1913, por meio do trabalho do estadunidense Henry Ford (18631947), teve início a primeira linha de montagem de veículos. Esses automóveis tinham motor de combustão interna, que permitia que alcançassem 40 km/h.

7


Fique ligado As primeiras normas de trânsito de que se tem notícia datam da época do Império Romano e proibiam que as bigas circulassem em determinados dias e horários.

2

Em grupos, pesquisem a influência da roda no progresso dos meios de transporte e apresentem as informações aos colegas.

3

Registre a seguir quatro normas básicas para circular nos espaços públicos.

Os usuários do trânsito cumprem essas normas?

n

Quais as consequências do não cumprimento das normas de trânsito? Comente com os colegas.

O primeiro automóvel produzido no Brasil foi o Romi-Isetta, um microcarro, de baixo custo, apresentado em 1956. Tinha porta frontal, era pequeno, fácil de dirigir e atingia 80 km/h, consumindo um litro de gasolina para cada 25 km percorridos.

8

Oswaldo Luiz Palermo/Estadão Conteúdo

n


Folhapress

4 Analise a propaganda do Romi-Isetta. Identifique o ano da publicação e a que público se destina. Discuta com os colegas o tipo de linguagem utilizado.

a) Pesquise em jornais, revistas ou na internet uma propaganda atual de veículo. Compare-a com a propaganda do Romi-Isetta: o que mudou? Qual a mensagem utilizada para convencer o leitor? Há preocupação em educar e orientar o consumidor sobre a utilização segura desse veículo?

b) Em uma folha à parte, refaça a propaganda como se o Romi-Isetta estivesse sendo lançado hoje, orientando o consumidor sobre a utilização segura do produto.

não perca! De volta para o futuro (Back to the Future). Direção de Robert Zemeck. EUA: Universal Pictures, 1985 (116 min). O jovem Marty Macfly aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por seu amigo cientista, Dr. Emmett Brown, e volta aos anos 1950.

9


Quem Sabe diz! No trânsito, a convivência harmoniosa entre as pessoas é fundamental, independentemente do papel que desempenhamos (condutores ou pedestres). Com atitudes simples no dia a dia, podemos tornar o trânsito mais seguro.

1

Observe o comportamento dos usuários do trânsito no local onde você vive e registre: Pedestres Atitudes corretas

Atitudes incorretas

Condutores Atitudes corretas

2

Atitudes incorretas

Numa folha à parte, elabore duas mensagens, uma para pedestres e outra para condutores, incentivando a circulação segura, harmoniosa e fraterna. ISSO É SÓ O INÍCIO! NO PRÓXIMO TEMA, VAMOS SABER COMO SURGIRAM AS LEIS DE TRÂNSITO. QUEM CONHECE AS LEIS PODE EXERCER MELHOR A SUA CIDADANIA.

10


TE

MA

2

Para que servem as leis e normas? PARECE MUITO SIMPLES LOCOMOVER-SE, COMUNICAR-SE E CONVIVER, NÃO É, TOSHIO? NO ENTANTO, PARA QUE A VIDA EM SOCIEDADE SEJA POSSÍVEL, FORAM CRIADAS LEIS PARA MEDIAR O COMPORTAMENTO HUMANO.

A CIDADE É UMA AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS, EDIFÍCIOS, CASAS E RUAS. EM FUNÇÃO DAS PESSOAS, OS ESPAÇOS E A VIDA URBANA SE ORGANIZAM.

EM NOSSO PAÍS, A LEI MÁXIMA É A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL, DE 1988. ALÉM DELA, HÁ LEIS MAIS ESPECÍFICAS, COMO O CÓDIGO CIVIL, O CÓDIGO PENAL E O CÓDIGO DE TRÂNSITO. TODO CIDADÃO CONSCIENTE DO SEU PAPEL NA SOCIEDADE OBEDECE ÀS LEIS. ESSA CONSCIENTIZAÇÃO ACONTECE PRINCIPALMENTE PELA NO TRÂNSITO, QUE É UM EDUCAÇÃO. ESPAÇO SOCIAL E DEMOCRÁTICO, EM QUE TODOS TÊM DIREITOS E DEVERES, TAMBÉM PODEMOS PERCEBER O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS E AS CONSEQUÊNCIAS DELE.

COMEÇO DE CONVERSA

Além dos códigos citados por Toshio, que outras leis você conhece? Qual a finalidade das leis? Como seria uma sociedade sem leis? 11


refletir e aprender Já na Antiguidade, as primeiras civilizações perceberam a necessidade da criação de normas para direcionar o comportamento individual sem comprometer a união do grupo. Surgiram, assim, as leis, os estatutos e os regulamentos. O primeiro grupo social do qual fazemos parte é a família, com a qual aprendemos as primeiras regras de convivência e os valores morais. Na escola, aprendemos outras regras, valores e maneiras de comportamento social. A esses aprendizados se somam outros, adquiridos a partir das relações que construímos com o nosso grupo de amigos, da influência dos meios de comunicação, da interação com a religião, entre outros.

1 Registre, para cada item, uma regra que deve ser seguida para o bom convívio social. Em casa

Na escola

Na rua

Seguir as normas Para viver bem em sociedade, é importante de certo modo se ajustar a ela, buscando um convívio harmônico e praticando os valores da comunidade onde se vive. As normas na sociedade colaboram com esse ajustamento, levando as pessoas a agirem de acordo com os valores e as normas estabelecidos. 12


2

Observe as imagens.

Na sua opinião, as pessoas que agem assim colaboram com a boa convivência em sociedade? Por quê?

leis As leis existem em função da necessidade de orientar o convívio social, coibindo e impedindo conflitos entre pessoas e grupos sociais. As leis são princípios, normas, criadas pelo Estado para estabelecer a ordem. Em uma sociedade, elas controlam os comportamentos do indivíduo e do grupo conforme os princípios da sociedade. A Constituição Federal é a lei maior de toda estruturação legal de um país, isto é, não é possível aplicar ou criar outra lei que não esteja de acordo com ela. Tendo a Constituição como parâmetro, são instituídas outras leis, como códigos e estatutos, sobre temas específicos, como o Código de Defesa do Consumidor, o Código Civil, o Código de Trânsito Brasileiro, o Código das Águas, o Código Penal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso, entre outros. A Constituição da República Federativa do Brasil foi promulgada em 5 de outubro de 1988.

3

Dividam-se em quatro grupos. Escolham um entre os documentos a seguir para pesquisar.  Estatuto

do Idoso

 Estatuto

da Criança e do Adolescente

 Código

Ambiental

 Código

de Trânsito Brasileiro 13


Depois, organizem e apresentem para a turma um cartaz com as seguintes informações:  a

quem se destina;

 o

que garante;

 quem  o

deve obedecer;

que acontece a quem não obedece.

ASSUNTO COMPLICADO ESSE DE LEI, NÉ? NÃO SE PREOCUPE, AOS POUCOS VAMOS ENTENDENDO.

Você sabia? O Código de Hamurabi é o mais antigo conjunto de leis de que se tem notícia. Acredita-se que tenha sido escrito pelo rei Hamurabi, para controlar os povos da Mesopotâmia, durante o seu reinado, que foi de 1792 a.C. a 1750 a.C. Esse código reúne 282 leis, que foram talhadas em rocha. Entre elas, há indícios da famosa lei de talião, a lei da retaliação, representada pela máxima: olho por olho, dente por dente.

as primeiras leis de trânsito Com o advento da máquina a vapor, o automóvel passou a fazer parte do dia a dia da população. Para garantir um trânsito seguro, surgiu a necessidade de regulamentação de sinais, fiscalização e punição para quem não cumprisse as normas. A primeira lei de trânsito, Locomotives on Highways Act (Ato das Locomotivas nas Estradas), conhecida popularmente como Lei da Bandeira Vermelha, foi promulgada em 1865, na Inglaterra. Além de limitar em 3 km/h a velocidade máxima permitida na cidade e em 6 km/h a permitida no campo, obrigava que o carro fosse precedido por um homem portando uma bandeira vermelha, cuja finalidade era alertar os pedestres de que havia um carro vindo. Essa lei foi revogada em 1896. 14


4 Quanto aos acidentes de trânsito, utilize a legenda para indicar causas e soluções. B A Causa Solução

Negligência na fiscalização. Desconhecimento das normas. Educar a população. Multar os infratores. Desrespeito à sinalização. Imprudência. Punições mais rigorosas. Conscientizar a população para aderir à luta pela preservação da vida. Para manter a ordem e o progresso de uma sociedade, a lei é indispensável, pois, por meio de dispositivos legais, é possível disciplinar e orientar as atividades humanas, cuidando para que se desenvolvam de forma eficiente. Para o trânsito, que é um sistema complexo envolvendo veículo, via e condutor, há leis específicas que fazem parte de uma legislação, composta de decretos, resoluções e portarias, com o objetivo de regulamentar o deslocamento de pessoas e veículos no uso das vias terrestres. Sempre que necessário, o Código de Trânsito Brasileiro deve ser consultado.

5 O Brasil destaca-se no mundo em número de acidentes de trânsito. Na sua opinião, como é possível mudar essa situação? Em duplas, pesquisem possíveis soluções e exponham o resultado para os colegas.

15


Quem Sabe diz!

1

Indique entre as opções a seguir as finalidades do Código de Trânsito Brasileiro. Definir atribuições das autoridades e órgãos ligados ao trânsito. Estabelecer o que pode ser considerado infração. Determinar as penalidades para os usuários infratores. Definir as normas gerais de circulação e comportamento de condutores de veículos e pedestres. Multar e prejudicar o usuário. Educar o usuário do trânsito. Orientar a população sobre a sinalização de trânsito. Orientar a população sobre o uso correto das vias. Organizar a vida social no trânsito.

2

Escreva, pelo menos, três atitudes que vocês e seus familiares praticam para assegurar a segurança e a harmonia do trânsito.

O FLUXO DE VEÍCULOS CRESCE CONSTANTEMENTE E A SOCIEDADE PRECISA PROCURAR MEIOS DE ADAPTAR A CONVIVÊNCIA ENTRE O SER HUMANO E A MÁQUINA.

16


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.