PULSAR IMAGENS/EDUARDO ZAPPIA
Origem do petróleo O petróleo (do latim petra + oleum, óleo de pedra) é um líquido oleoso, cuja coloração pode variar. É encontrado em depósitos subterrâneos, onde, com o gás natural, fica aprisionado por rochas impermeáveis, que impedem seu afloramento à superfície do solo. A teoria mais aceita em relação à origem do petróleo é a de que ele teria se formado a partir de matéria orgânica, como restos de algas, plantas e animais, soterrada há milhões de anos. Condições geológicas favoráveis, como a pressão exercida pelas camadas superiores da crosta, a temperatura no subsolo e a ausência de oxigênio, permitiram que bactérias anaeróbias, por um processo muito lento, decompusessem a matéria orgânica mais complexa, originando uma mistura de compostos de carbono em que há predominância de hidrocarbonetos.
DIVULGAÇÃO PNLD
A teoria da origem do petróleo a partir dos seres vivos é reforçada por haver restos de organismos em jazidas petrolíferas, além de compostos de enxofre e fósforo, elementos que participam de proteínas, lipídios complexos e ácidos nucleicos presentes nos organismos.
Plataforma de petróleo na Baía de Guanabara, Niterói (RJ), 2014.
Extração de petróleo
Cores fantasia, sem escala. M10 EDITORIAL/ARQUIVO DA EDITORA
A perfuração do solo pode fazer com que o petróleo esguiche, por causa da pressão exercida pelos gases que ocupam a parte superior do depósito. Frequentemente, no entanto, o petróleo deve ser bombeado até a superfície, sendo dali conduzido a depósitos. A forma de extração depende do tipo de jazida.
poço de exploração
plataforma flutuante
Refino do petróleo Nas refinarias, o petróleo é submetido a operações que permitem separar as frações desejadas. Algumas delas passam por transformações antes de serem comercializadas. Com exceção das refinarias particulares do Rio Grande do Sul e de Manguinhos, no Rio de Janeiro, até 1998 o refino de petróleo no Brasil era monopólio da Petrobras. Até então, o país contava com 11 refinarias, as quais processavam 1,4 milhão de barris por dia. Em 2016, quase duas décadas depois, o país atingiu a marca de 13 refinarias, com a produção média de 2 milhões de barris de petróleo por dia. 92
sonda marinha fixa
cobertura gás petróleo água
furo lateral
furo principal
camadas
dobra
Extração de petróleo em terra e no mar. Fonte: DOMINGOS, Luis Carlos Gomes. Breve história do petróleo: produção. Disponível em: <http://histpetroleo.no.sapo.pt/produ_2.htm>. Acesso em: 16 abr. 2016.
Unidade 2 Fundamentos da Química Orgânica
EME18_VIVA_QU3_U2C3_066A099.indd 92
5/28/16 5:03 PM