4. Leia o texto a seguir e faça o que se pede. [...] Os grupos [sanguíneos] A e B diferem em apenas um tipo de monossacarídeo nos glicolipídios ou glicoproteínas das hemácias. No A está presente a N-acetilgalactosamina (uma galactose ligada a grupos químicos amino e acetil) e o B tem a galactose – a diferença entre esses dois carboidratos está em apenas alguns átomos, mas isso pode levar a um resultado fatal, se o indivíduo receber o tipo sanguíneo incompatível em uma transfusão. [...] Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/revistach/revista-ch-2006/233/carboidratos-de-adocantes-amedicamentos>. Acesso em: mar. 2016.
Observe a fórmula estrutural da galactose, identifique a proposição incorreta nas alternativas abaixo e corrija-a. b) Participa da constituição da lactose. c) Possui atividade óptica. d) É um poli-hidroxialdeído. e) O tipo de interação intermolecular predominante são as forças de London.
H3C
CH3
C
vitamina A
H
C
OH
HO
C
H
HO
C
H
H
C
OH
H
C
OH
H3C CH3 O HO
CH2OH
EDIÇÃO DE ARTE/ARQUIVO DA EDITORA
Após dieta baixa de carboidratos Após dieta balanceada Após dieta alta em carboidratos Fonte: LIMA-SILVA, A. E. et al. Metabolismo do glicogênio muscular durante o exercício físico: mecanismos de regulação. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rn/v20n4/09.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2016.
HOCH O
O
HO
OH vitamina C
H3C H3C H2C
HO
300
OH
vitamina B5
galactose
100 150 200 250 Tempo de exaustão (min)
O N H
OH
H
6,0 5,0 4,0 3,0 2,0 1,0 50
CH3 OH
O
Relação entre a concentração inicial de glicogênio muscular e o tempo de performance
0
CH3
CH3
aldose
H
5. Analise o gráfico a seguir, que mostra o efeito de diferentes dietas na concentração inicial de glicogênio muscular (um polímero de glicose com função de reserva energética) e o tempo até o músculo em exercício entrar em fadiga. Qual dieta você acredita que seja recomendada para um atleta? Justifique sua resposta.
Glicogênio muscular (g/100 g músculo seco)
DIVULGAÇÃO PNLD
a) É um isômero da glicose.
6. Alguns alimentos, naturalmente pobres em vitaminas, podem ser encontrados em versões industrializadas enriquecidos com essas substâncias. Dois exemplos são o óleo de soja e o leite. As vitaminas são uma classe de micronutrientes heterogêneos do ponto de vista da estrutura química e da atividade biológica, mas que podem ser classificadas em termos de propriedades químicas como substâncias de caráter polar ou apolar. Abaixo estão representadas as fórmulas estruturais de quatro vitaminas.
CH3 CH3 CH3
vitamina D
Em relação à polaridade das substâncias, é adequado adicionar, respectivamente, ao leite e ao óleo de soja, as vitaminas: a) D e B5. b) B5 e C. c) A e B5. d) C e A. e) A e D. Capítulo 10 Nutrição e principais nutrientes
EME18_VIVA_QU3_U4C10_238A272.indd 263
263
29/05/16 20:00