Poliamidas As poliamidas são obtidas pela reação de ácidos dicarboxílicos e compostos que possuem dois grupos amino. As moléculas desses polímeros contêm o grupo amida, também presente nas proteínas. HN C O A estrutura genérica de uma poliamida pode ser representada por:
H N
R
H
O
N
C
R'
O
H
C
N
H R
N
poliamida
Náilon A poliamida mais conhecida e usada é o náilon 66, também chamado apenas de náilon. Ela é formada pela reação entre os monômeros hexano-1,6-diamina (hexametilenodiamina) e ácido hexanodioico (ácido adípico), apresentada na equação abaixo:
H
O
H N
N
(CH2)6
H
C
1 H
DIVULGAÇÃO PNLD
NH
(CH2)6
(CH2)4
C OH
ácido hexanodioico
NH
C
(CH2)4
O
C
NH
H N
1
HO
hexano-1,6-diamina
H
O
(CH2)6
N
H
H hexano-1,6-diamina
(CH2)6
NH
1 n H2O
O
náilon 66
Em salmão, destacamos o grupo que é eliminado – no caso, a água (H2O). Em verde, está destacada a unidade de repetição do polímero.
Outra forma de indicação dos polímeros é a representação da unidade de repetição entre colchetes, ou seja:
C O
(CH2)4
C
NH
(CH2)6
NH
O
Operária inglesa em fábrica de produção de náilon na década de 1940.
©SHUTTERSTOCK/ASHLEY PICKERING
LATINSTOCK/SCIENCE PHOTO LIBRARY/HAGLEY ARCHIVE
Observe que, na obtenção do náilon, são empregados dois monômeros com seis átomos de carbono na cadeia, por isso o nome náilon 66. O náilon tem estrutura semelhante à da fibroína – a proteína da seda –, mas apresenta maior resistência à tração, é forte e resiste à abrasão. Pode ser usado tanto na confecção de roupas como em engrenagens ou peças nas quais é fundamental a alta resistência ao desgaste.
Barracas de camping feitas com náilon, polímero muito empregado no cotidiano.
222
Unidade 3 Reações orgânicas
EME18_VIVA_QU3_U3C9_212A237.indd 222
5/29/16 11:29 AM