8 ano historia sociedade cidadania

Page 14

Havia escravidão na África antes dos europeus?

a) a fome: quando um indivíduo não tinha meios para se alimentar, ele oferecia a si mesmo e a sua família como escravos; b) a punição judicial: quando uma pessoa cometia um crime e, por isso, era condenada à escravidão; c) a penhora humana: quando o indivíduo oferecia a si mesmo como garantia de um empréstimo e, se não pudesse pagar, era escravizado. A escravidão africana, no entanto, tinha algumas características próprias. Em algumas sociedades os escravos faziam trabalhos exaustivos (agricultor, carregador, remador); já em outras, chegavam a ocupar postos importantes no exército e no governo. Havia também casos em que os escravos trabalhavam para o seu dono por um determinado tempo (de 2 a 4 anos); depois disso, integravam-se como pessoas livres ao grupo para o qual tinham trabalhado.

Selo Negro Edições

Segundo historiadores especializados existiu, sim, escravidão na África antes da chegada dos europeus (século XV). Segundo a professora Leila Hernandez, nas sociedades tradicionais africanas o principal motivo que levava um indivíduo a ser escravizado era a guerra entre diferentes povos. Os vencedores faziam prisioneiros e os escravizavam ou, então, vendiam. Na África daqueles tempos, as pessoas também podiam ser escravizadas por outros motivos, entre os quais cabe citar:

Fac-símile de capa do livro A África na sala de aula, da professora Leila Leite Hernandez.

Guerra, escravidão e tráfico Atlântico No século XV, com a chegada dos portugueses ao litoral africano, a escravidão na África aumentou muito. E um novo tipo de guerra passou a fazer parte do dia a dia dos africanos: a guerra com o objetivo de conseguir pessoas para serem vendidas a traficantes especializados. Esta talvez tenha sido a consequência mais trágica da chegada dos europeus ao continente africano.

Guerra Cerca de 75% dos africanos vendidos para a América foram produto de guerras feitas para obter novos escravos.

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.