Select 44

Page 61

FOGO CRUZADO

44

POR QUE VOCÊ PAGARIA POR UMA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA?

LAURA BELÉM Belo Horizonte, 1974. Vive e trabalha em São Paulo

Eu não pagaria por uma residência artística. Já participei de algumas, em países distintos, e nunca paguei para participar. Pelo contrário, muitas vezes as residências foram a maneira que encontrei de viabilizar meu trabalho e pesquisa. Como eu não contava com ajuda financeira de terceiros e tampouco podia depender do mercado, devido à natureza experimental e instalativa do meu trabalho, sempre optei por residências que pudessem viabilizar a minha estada num local, juntamente com uma bolsa de produção. No decorrer da minha carreira, concentrei-me em buscar programas que me possibilitassem esse tipo de suporte e que fizessem sentido para a minha pesquisa. Esses programas são mais competitivos, mas eles existem. O outro motivo é que entendo as residências justamente como lugares de fomento; locais que possam oferecer espaço, tempo, interlocução e financiamento para o artista se concentrar em sua produção e dar “voos” experimentais. No momento, estou participando como convidada de uma residência na Alemanha. Fui convidada pela Wildbad Art Residency, em Rothenburg ob der Tauber, para uma estada de três meses, com o propósito de criar uma escultura pública para o Parque Wildbad. Meu trabalho será uma instalação com elementos escultóricos e um áudio de quatro canais, que conta com a colaboração da poetisa germano-suíça Nora Gomringer. Nora e eu compartilhamos algumas questões, como memória e oralidade, e ela também se interessa pelo som. Estou muito feliz, pois, além dessa colaboração preciosa que nasceu nesta residência, este será o meu primeiro trabalho público permanente. SELECT.ART.BR

44_FogoCruzado.indd 44

PROJETOS AUTOINTITULADOS COMO RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS MUITAS VEZES COBRAM DO ARTISTA PARA QUE ELE POSSA PARTICIPAR DE SEU PROGRAMA – ÀS VEZES, ATÉ MESMO UMA TAXA DE INSCRIÇÃO. TEORICAMENTE, O QUE O ARTISTA RECEBE EM TROCA É UM ATELIÊ, MAIOR VISIBILIDADE E DIÁLOGOS PRODUTIVOS. SERÁ QUE ESSAS PROMESSAS DE FATO SE REALIZAM? A SEGUIR, ARTISTAS QUE JÁ PARTICIPARAM DE RESIDÊNCIAS DE ARTE RESPONDEM À PERGUNTA.

SET/OUT/NOV 2019

29/08/2019 11:10


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.