21
Casas geminadas As casas geminadas duas a duas, com dois dormitórios, predominam no conjunto, como se observa na implanta ção, totalizando cerca de 1.300 unidades. Intituladas tipo A1 por Carlos Frederico Ferreira, são compostas de sala, dois quartos, cozinha, banheiro e varanda, com área de 48 m².
Modelo eletrônico das casas geminadas. Vistas e perspectiva axonométrica da planta. Nesse tipo, as unidades têm dois quartos.
A unidade foi organizada de maneira racional, considerando “as dimensões mínimas, deixando o espaço necessário e suficiente para as funções da vida doméstica”. Sem corre dor, a circulação se faz diretamente, de uma “peça” para outra. Todos os cômodos são ventilados por janelas, com exceção da sala, cuja única abertura é a porta principal de ligação com a varanda. As unidades são articuladas pelo lado da varanda, que marca a entrada social e, nos fundos, pela área de serviço. Nessa parede comum está concentra da a rede hidráulica.
Renque de casas geminadas, sem muros ou cercas, em foto dos anos 1940.
Pioneiros_v3_F.indb 21
Como já foi dito, na alvenaria externa, foram utilizados blo cos de concreto produzidos no canteiro, solução considera da mais vantajosa que os tradicionais tijolos. Nas divisões internas, optou-se pela utilização de painéis pré-fabricados leves de madeira, desenvolvidos pela Divisão de Engenha ria do IAPI, alternativa que possibilitava grande flexibilidade para o espaço da moradia, que poderia ser reorganizada de acordo com as necessidades dos moradores, mas que o rígido controle do Instituto não permitia modificar sem a autorização da administração do conjunto. Segundo o ar quiteto, o dimensionamento e a composição, incluindo o mobiliário doméstico, proporcionariam economia, prática, técnica e estética.
7/23/14 4:40 PM