Revista Foccus - 21

Page 1

LATICÍNIO PORTO DE MINAS: produtos que são verdadeiras iguarias em sabor e qualidade

nº 21 | ano 06 | Novembro/Dezembro de 2013

Especial:

/// Saúde

o que é GENGIVITE? sinais e sintomas

/// Gastronomia CASSOULET ou FEIJOADA BRANCA

/// Veículos

NOVO FORD FOCUS 2014: recheio é a aposta para atrair consumidor

30










Caro leitor, Esta edição da Revista Foccus está uma verdadeira festa. E não poderia ser diferente. Celebrar a maioridade da Farol Auto, que com 18 anos de idade firmou-se como a mais completa loja de doces, embalagens e artigos para festas de toda a região, já é motivo mais que suficiente para comemorar esse sucesso e a unanimidade entre seus clientes, alguns deles tão antigos quanto a própria Farol. E já que estamos falando em festa, quem também celebra um mês de existência e tem todos os motivos de agradecer ao público por começar a querer alçar vôos ainda mais altos é a Porto de Minas, a loja do laticínio que leva o mesmo nome e que vem fabricando queijos maravilhosos, além de estar preparando uma linha saúde, para aqueles que não podem consumir qualquer produto que contenha lactose, nesse caso específico, queijo e leite. E como um assunto puxa o outro, saúde nos faz lembrar a matéria especial com o esportista Cláudio Carneiro, um homem que há mais de três décadas está envolvido com os mais variados tipos de práticas esportivas, mas encontrou no ciclismo sua maneira especial de superar-se a cada instante.

Foto: Júnior Araújo

Como nas edições anteriores, nossos colunistas dão um banho de conhecimento trazendo os assuntos mais atuais do momento para o lazer e deleite de nossos leitores, e assim tornando as fronteiras do planeta cada vez menores, ao alcance de um virar de páginas. Páginas estas que também estão repletas de colunas sociais, coberturas de algumas festas que fazem a nossa sociedade movimentar-se, descobrir-se, dialogar, crescer, exatamente como propõe cada edição de nossa Foccus, um espaço especialmente dedicado ao conhecimento, ao lazer e a informação de qualidade, como bem merece nosso público e aqueles que apostam em nosso trabalho.

William Rodrigues

| nº 21

Diretor

10

DIRETOR William Rodrigues diretor@foccuseditora.com.br 33 3241 . 2080 8810 . 0050 JORNALISTA Wilson Guedes 4.723-MG COLABORADORES Viviane Santos Dr. André Ramos Ferrari Drª. Karlla Ricatto Dr. Gedeon Ferreira Drª. Michelini Batista Júnior Araújo Marli Bolos Cláudia Parreira Janete Bolos Kamila Coimbra Marta Toledo Milena Queiróz Gonçalves Santos Cláudio Carneiro Randel Dias Adriana Romie e Jackson Passagem Weder Júlio REVISÃO Viviane Santos REVISÃO

TIRAGEM 1.500 exemplares DISTRIBUIÇÃO Mantena, Barra de São Francisco, São João do Manteninha, Vargem Grande, Central de Minas, Itabirinha, e Mantenanópolis. A Revista Foccus não se responsabiliza por idéias e conceitos emitidos e artigos e matérias assinadas, que expressam apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opnião da direção da revista. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaços e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios. As imagens aqui contida, são de autoria da equipe da Revista Foccus e de divulgação. A Revista Foccus não é comercializada e distribuição é gratuita.



30

| nº 21

16

/// Educação

20

/// Saúde - 2

22

/// Saúde - 3

24

/// Saúde - 4

38

/// Carreira

40

/// Esportes

42

/// Tecnologia

46

/// Decoração - 1

52

/// Veículos - 1

54

/// Veículos - 2

LATICÍNIO PORTO DE MINAS: produtos que são verdadeiras iguarias em sabor e qualidade

DISLEXIA: um desafio para pais e educadores | parte 3 - última parte

o que é GENGIVITE? sinais e sintomas

HIPOTIREODISMO uma doença fácil de tratar

conheça os ALIMENTOS que podem complicar a DIGESTÃO

qual é o melhor, CURSO TÉCNICO ou FACULDADE?

CLÁUDIO CARNEIRO: um esportista em busca de constante superação

afinal, o que é CLOUD COMPUTING

como escolher o seu SOFÁ

NOVO FORD FOCUS 2014: recheio é a aposta para atrair consumidor

novas honda CBR 500, CB 500F e CB 500X

18

26

32

36

48

/// Saúde - 1

/// Saúde - 2

/// Estilo

/// Gastronomia

/// Decoração - 2

CASPA: acabe com este inconveniente

12

/// Capa

14

/// Especial - 1

o PILATES para todas as idades

tendências da MODA VERÃO

CASSOULET ou FEIJOADA BRANCA

Saiba como deixar seu HOME OFFICE mais aconchegante



por:

Wilson Guedes Jornalista: 4.723-MG

LATICÍNIO PORTO DE MINAS produtos que são verdadeiras iguarias em sabor e qualidade

Após permanecer 40 anos no ramo da construção civil, o empresário Sérgio Luiz de Castro resolveu modificar seu ramo de atuação para algo que, incialmente, fosse “menor”. A ideia da construção de um laticínio lhe pareceu uma boa saída e o profissional acabou investindo na nova ideia. O que não poderia supor é que, um ano depois, o empreendimento ”ganharia vida” e começasse a ganhar proporções tão grandes, a ponto de, há um mês, Sérgio abrir a Loja Porto de Minas para comercializar a infinidade de produtos que são fabricados em seu laticínio e que já lhe dão fôlego para pensar na criação de uma rede de lojas com o mesmo formato e, sem seguida, franquiar a marca por todos os cantos do país.

| nº 21

Com produtos diferenciados e personalizados, além de fabricados a partir de receitas próprias, a Porto de Minas já comercializa queijos minas padrão, frescal, padrão maduro, parmesão, requeijão, provolone, cabacinha, ricota, manteiga, mozarela, queijo com pimenta, com orégano, com goiaba e também com ervas finas. Animados com a receptividade do público, que já começa a lotar as dependências da loja, não somente pela qualidade dos produtos, mas também devido aos preços bastante acessíveis devido a venda direta, sem intermediários, a marca deve lançar no mercado, até o final deste ano, o palmitinho, bolinha, queijo coalho para churrasco, queijo prato, uma completa linha de iogurtes (mais de 12 sabores diferentes, incluindo sa-

14

bores exóticos) queijo com azeitona, além de atuar com queijos mais raros como aqueles a partir de Tofu e de leite de búfala, queijos internacionais e aqueles que prometem fazer um grande sucesso entre o público: a Linha Saúde, com queijo e leite sem lactose. “Temos muito orgulho de nossos produtos pois, conhecemos a qualidade e o esmero com que são produzidos em nosso laticínio a partir de nossos queijeiros, todos eles formados em diversos cursos e com constante acompanhamento de técnicos vindos de São Paulo”, explica Sérgio.

A Porto de Minas funciona de segunda a quinta-feira, das 9 horas às 20h30; às sextas-feiras das 9h às 17h e aos sábados das 18h às 21h na Avenida Frei Inocêncio, 142ª, Vila Nova em Mantena (em frente ao Hiper Valente).


C - 11


por:

Viviane Santos

Pedagoga Diretora do CEAIS.

DISLEXIA: um desafio para pais e educadores | parte 3 - última parte “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” (Paulo Freire)

Para melhor entendermos como o cérebro de uma pessoa disléxica e de uma pessoa não disléxica processa as informações é necessário que saibamos que os dois cérebros são iguais, a única diferença está nas conexões feitas por eles. Por exemplo: durante a leitura de uma pessoa sem dislexia, as áreas que ligam a visão ao som e ao significado é que são ativadas e de uma pessoa com dislexia existe uma diminuição nas atividades das áreas que ligam a linguagem a visão. Em sala de aula, o educador precisa entender o aluno disléxico, respeitando suas diferenças de aprendizagem, transformando isso num desafio, onde lhe trará novas ex-

periências, mostrando a toda classe como conviver com as diferenças. O papel dos educadores é importantíssimo para dar continuidade ao trabalho multidisciplinar. A escola que conhecemos, certamente não foi feita para trabalhar com a diversidade, por isso que é necessária a mudança dos conteúdos, das metodologias, dos objetivos, da organização, do funcionamento e da avaliação, somente com essa mudança o educador conseguirá adequar a sua aula a todos os alunos e assim haverá uma aprendizagem de qualidade. “A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda.” (Paulo Freire) Os professores devem se inteirar a respeito do que é dislexia, conhecer melhor a disfunção e saber como atuar didaticamente, oferecendo estímulo, apoio e inclusão destes alunos na vida escolar. O papel dos professores é importantíssimo para dar continuidade ao trabalho multidisciplinar. Dar apoio e compreensão, evitar rótulos, estimular a leitura e a escrita, exigir a auto-correção dos erros ortográficos e entender os altos e baixos.

| nº 21

Para o educador poder detectar a dislexia é preciso observar seus alunos em sala de aula, se apresentam dificuldades com a linguagem, dificuldades em escrever, dificuldades com a escrita ou lentidão na aprendizagem da leitura.

16


Quanto antes a dislexia for detectada melhores serão os resultados, pois assim a criança não se sentirá desestimulada nos estudos, não ficará frustrada e nem sofrerá rejeições. Toda criança disléxica necessita de um tempo maior para ler e escrever, o que a deixa insegura e frustrada por não acompanhar o mesmo ritmo da classe. O educador tem um papel fundamental na vida dessas crianças, pois é na escola que o aluno desenvolve a sua aprendizagem e faz parte de novas experiências. Com isso o educador precisa compreender as limitações da criança disléxica para poder estimular seus pontos positivos e trabalhar com os pontos negativos, mostrando para a criança que todos tem dificuldades e qualidades. Como já dissemos, a dislexia é herdada e, portanto, uma criança disléxica tem algum pai, avô, tio ou primo que também é disléxico. Os pais são as pessoas que passam o maior tempo com seus filhos, pois é fundamental que eles observem e fiquem atentos em alguns comportamentos tais como: se seu filho quando pequeno demorou a aprender a falar, depois quando seu filho estiver maior prestar muita atenção se ele apresenta dificuldades em chutar bola ou pular corda quando está brincando e também se ele não consegue reconhecer horas e amarrar os sapatos. Quando a criança já estiver na escola é necessário que tanto os educadores quanto os pais fiquem atentos com relação á sua aprendizagem, pois se a criança estiver com dificuldades em escrever as letras do alfabeto; os meses do ano; sílabas de palavras longas; escrever os numerais corretamente ou diferenciar entre direita e esquerda pode

ser uma pista para que você procure um profissional que seja qualificado. Quanto antes a dislexia for detectada, melhores serão os progressos de seus filhos. Pais e educadores devem se esforçar para identificar e tratar a dislexia, pois se desde cedo forem tratadas as crianças disléxicas podem superar o problema e se igualar a outras crianças que nunca tiveram qualquer dificuldade de aprendizagem. Muitos casos de dislexia passam despercebidos em nossas escolas, pois crianças inteligentes, mas que são disléxicas se confundem com péssimos alunos, onde acabam abandonando a escola devido a suas dificuldades de serem compreendidas. E muitos pais, por falta de conhecimento sobre o assunto, se sentem envergonhados por terem um filho com dislexia e evitam tratar do problema. O desafio as vezes amedronta, nos deixa paralisados, torna o caminho mais difícil mas, lembrem-se: precisamos ousar e sermos semeadores de alegria, liberdade e esperança. ‘’ ... O mundo está nas mãos daqueles que tem a coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos ... ‘’ (Paulo Coelho)

| nº 21

17


CASPA acabe com este inconveniente A caspa não é contagiosa, ocorre em ambos os sexos, tem períodos de melhoras e pioras, sendo que 50% dos brasileiros têm caspa pelo menos uma vez ao ano. A causa da caspa não está decisivamente estabelecida, podendo ser agravada pelo frio, transpiração, baixa freqüência de lavagem dos cabelos, estados de tensão nervosa que propiciam o aumento de microorganismos como bactérias e fungos no couro cabeludo, como o fungo Ptyrosporum ovale. Quando não tratada a tempo, a caspa pode levar à calvície, tanto em homens como em mulheres, portanto não só a hereditariedade influi no surgimento da calvície como se pensava, sendo a caspa uma delas. Como a caspa não tem cura definitiva, concluímos que a propriedade mais desejável de um xampu anticaspa é a remoção da caspa e a supressão da recorrência da mesma. Até a próxima utilização do produto. Não se deixe levar por propagandas enganosas, existe uma quantidade muito grande de xampus que prometem verdadeiros milagres contra a caspa, sendo que alguns, por conterem muitas substâncias químicas, podem até lesar os cabelos, se usados por muito tempo. Procure só usar um xampu receitado por um médico dermatologista, pois este profissional saberá qual o produto mais indicado, se este for o seu problema.

Dicas: Lave periodicamente os cabelos, pois a higiene dos mesmos contribui para remoção de agentes poluidores como poeiras, resíduos industriais e elimina a oleosidade excessiva. Lavar a cabeça todo dia não causa queda de fios; apenas elimina os que iam cair de qualquer forma.

| nº 21

Alimentação: Procure uma alimentação saudável que inclua frutas, legumes, alimentos protéicos evitando o uso de gorduras animais e açucares em excesso, já que essas últimas agravam o quadro. A alimentação equilibrada é uma grande aliada , pois a caspa também tem relação com desnutrição e, distúrbios digestivos.

18

Bebidas Alcoólicas: O álcool inibe a atividade de algumas vitaminas do complexo B, que agem no folículo piloso, ou seja, na raiz dos cabelos, causando desequilíbrio das glândulas sebáceas. É nessa região que estas glândulas passam a funcionar mais gerando a hipersecreção sebácea, que se deposita na superfície do couro cabeludo, formando a caspa. Massagem Capilar: Faça uma automassagem com as mãos pressionando o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Gaste uns cinco minutos todos os dias para a automassagem, pois isto ativa a circulação no couro cabeludo.

Tensão: Combata situações de stress crônico ou seja, o excesso de tensão procurando relaxar. A tensão nervosa age negativamente levando a distúrbios gastrintestinais, cardiovasculares, psíquicos, baixa as defesas do sistema imunológico e também leva a problemas dermatológicos como a caspa.



por:

Dr. André Ramos Ferrari

Especialista em Cir. e Trauma. Bux. Max. Facial e Periodontia, Mestre em Diagnostico Bucal, Doutorando em Implantes Dentários. CRO - MG: 31.982

o que é GENGIVITE? sinais e sintomas O que é gengivite?

Gengivite (uma inflamação da gengiva) é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa, uma película viscosa e sem cor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva. Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (venenos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.

Como sei que tenho gengivite?

| nº 21

Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis que podem sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença da gengiva pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

20

Como posso prevenir a gengivite?

Uma boa higiene bucal é essencial. O cuidado profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista ou um higienista podem removê-la.

Você pode prevenir a gengivite pela:

A correta escovação e uso apropriado do fio dental para remover placas e restos, e do controle do aparecimento de tártaro. Alimentação correta para garantir nutrição adequada Evitar cigarros e outras formas de tabaco. Ir ao dentista regularmente.



por:

Drª. Karlla Ricatto Endocrinologista CRM - MG: 43042 CRM - MG: 7805

HIPOTIREODISMO uma doença fácil de tratar Atualmente, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento do hipotireoidismo são bem definidos. O distúrbio ocorre 1% a 3% da população em geral e é considerado uma das queixas mais freqüentes nos consultórios de endocrinologia.

Atualmente, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento do hipotireoidismo são bem definidos. O distúrbio ocorre 1% a 3% da população em geral.

Em Forma de Escudo

A tireóide é uma glândula situada na parte da frente do pescoço, abaixo do chamado “pomo de Adão”. Tem formas comparadas à de escudo ou de borboleta, sendo facilmente palpável. É responsável pela produção dos hormônios tireoideanos T3 (triodotironina) e T4 (levotiroxina). Essas substâncias são transportadas pelo sangue para todas as partes do corpo, regulando o metabolismo. Entre outras coisas, o metabolismo refere-se à maneira pela qual o organismo queima calorias, gorduras, açúcares e atua no trabalho muscular. Os hormônios tireoideanos também afetam vários órgãos do corpo de maneiras específicas. Outro hormônio produzido pela tireóide é a calcitonina, que possui a função de regular o cálcio no corpo.

Hipotireoidismo

É caracterizado pela diminuição ou pela baixa produção dos hormônios T3 (triodotironina) e T4 (levotiroxina). Afeta cerca de 1% a 3% da população geral, sendo problema médico comum. É mais freqüente entre as mulheres, em uma proporção de 4 para 1 em relação aos homens. A faixa etária de maior incidência é de 40 a 60 anos. Pesquisas estimam a existência de aproximadamente 5 milhões de brasileiros com hipotireoidismo. E a grande maioria não foi ainda diagnosticada.

| nº 21

As causas mais comuns do hipotireoidismo são a inflamação crônica da tireóide, as manifestações pós-cirúrgi-

22

cas (retirada parcial ou total da glândula) e as de decorrência de tratamentos prévios de glândula hiperativa. A doença de Hashimoto tem traços genéticos e caracteriza-se pela produção exagerada de anticorpos pelo sistema imunológico que agridem a própria glândula. É uma doença auto-imune que provoca a diminuição da capacidade funcional da glândula.

Sinais e Sintomas

Um grande número de pessoas apresenta sintomas “vagos” de cansaço e desânimo. Muitos acabam atribuindo esses sinais, de forma errônea, ao avanço da idade. Os sinais e sintomas mais comuns do hipotireoidismo são: fadiga, desânimo, movimentos lentos, discreto aumento de peso ou dificuldade para perdê-lo, sonolência diurna, intolerância ao frio, memória fraca, irregularidade menstrual (e em casos mais graves até infertilidade), dores, cãibras musculares, cabelos e pele secos, queda de cabelos, unhas fracas, prisão de ventre, depressão, irritabilidade, rosto e mãos inchados. O número e a intensidade dos sintomas variam conforme a duração e o grau da deficiência hormonal da tireóide. Algumas pessoas com hipotireoidismo podem não apresentar sintomas evidentes. Nesses casos, o diagnóstico dever ser realizado através de exames laboratoriais de rotina. O aumento da tireóide (bócio ou papo) pode ser observado e detectado durante o exame clínico ou mesmo através da queixa do paciente de um “colarinho apertado”.


Veia Jugular

Tireóide

PELE E CABELO: Queda de cabelos, ressecamento da pele. OUTROS SINTOMAS: Apatia, reflexos lentos, discreto ganho de peso ou dificuldade de perdê-lo e dores articulares.

Artéria carótida

Traquéia

Efeitos pelo Corpo

CORAÇÃO: Diminuição dos batimentos cardíacos. CÉREBRO: Dificuldade de concentração e depressão. APARELHO DIGESTIVO: Constipação intestinal (prisão de ventre). MÚSCULOS: Fraqueza, dor e fadiga. RINS: Retenção de líquidos, levando à edema das pálpebras, principalmente pela manhã. FÍGADO: Diminuição do metabolismo do colesterol com aumento dos seus níveis sangüíneos. ÓRGÃOS REPRODUTIVOS: Alterações menstruais, abortos naturais e infertilidade.

Diagnóstico e Tratamento

O hipotireoidismo pode ser facilmente diagnosticado por meio de um exame de sangue e é tratável. O teste identifica se há níveis baixos do hormônio T4 e níveis elevados do hormônio TSH. Essas dosagens podem ser complementadas com a determinação dos anticorpos contra a tireóide (anti-TPO e anti-tireoglobulina), o que identifica a ocorrência da doença de Hashimoto. O tratamento do hipotireoidismo consiste na reposição oral de hormônio específico (Levotiroxina-T4), uma vez ao dia, preferencialmente pela manhã em jejum. Esse medicamento repõe o hormônio que a glândula deixou de secretar. A dosagem deve ser individualizada.

Na Gravidez

Mulheres que engravidam durante o tratamento podem ficar tranqüilas, já que o medicamento reproduz com precisão o hormônio secretado naturalmente pela própria glândula, quando não há disfunção. É importante, consultar seu médico, já que a dosagem do T4 pode necessitar de ajuste durante a gravidez.

| nº 21

23


por:

Dr. Gedeon Ferreira

Especialista em Citologia Clínica Análises Clínicas e Toxicológicas CRF 12211

conheça os ALIMENTOS que podem complicar a DIGESTÃO “A má digestão é um problema comum, e entender as causas desse desconforto é um passo importante para o seu controle.”

Existem quatro motivos que provocam problemas digestivos. Alimentos consumidos, a forma como eles são ingeridos, a quantidade de líquido tomado durante a refeição e as doenças que afetam o sistema digestivo. Cada pessoa é diferente, e por isso não existem alimentos que sejam exclusivamente indigestos. Ingredientes diferentes causam reações distintas em cada indivíduo. Porém, existem comidas que trazem riscos maiores de problemas digestivos. Conheça abaixo alguns desses alimentos:

Comidas gordurosas: como as gorduras desses alimentos retardam o esvaziamento do estômago, eles podem comprometer a digestão e causar azia. Frutas cítricas:

por serem ácidas, essas frutas podem causar dores de estômago em pessoas que sofrem de úlcera ou gastrite. Mas para quem não tem esses problemas, as frutas cítricas podem ser fortes aliadas na digestão de alimentos pesados, como as carnes.

Cafeína:

a cafeína relaxa os músculos que impedem a passagem de alimentos do estômago para o esôfago. Assim, consumir demais essa substância pode fazer com que seja mais fácil que alimentos retornem à garganta, causando vômitos e queimação. Pessoas que sofrem de gastrite ou úlcera devem evitar a cafeína, por ela estimular a acidez do estômago.

| nº 21

Tomates: os tomates são ótimos para a saúde, podendo até mesmo diminuir os riscos de alguns tipos de câncer. Mas

24

quando consumidos em excesso eles podem causar danos ao sistema digestivo. O ideal é comê-los três vezes por semana.

Melancia: a melancia é vista como um alimento indigesto, mas isso não é verdade. As suas fibras insolúveis causam movimentos intestinais que dão a impressão de que algo esteja errado na digestão. Por ser quase que inteiramente composta por água, a melancia é facilmente digerida. Pepino: o pepino é dificilmente digerido por algumas pessoas, mas esse desconforto pode ser evitado. Quando for ingerir o alimento, não o descasque. Dessa forma a digestão será mais tranquila e o legume neutralizará a acidez estomacal. Pimentão: o pimentão é mais um alimento que apesar de oferecer muitos benefícios, pode causar problemas na digestão. Para evitar isso, o vegetal (que é rico em cálcio, fósforo, ferro e sódio) deve ser aquecido no forno rapidamente, para que a sua pele possa ser retirada antes do seu preparo. Leite e derivados: quem sofre de intolerância à lactose sempre vai ter problemas para digerir leite e alimentos derivados dele. O melhor é que essas pessoas o substituam por bebidas vegetais. Para ajudar na hora da digestão, as cápsulas de lactose podem ser uma boa pedida. Além do controle da alimentação, hábitos como tomar líquidos durante as refeições também podem afetar a digestão. Se a má digestão se tornar um problema recorrente, um médico deverá ser procurado.



por:

Drª. Michelini Batista

Fisioterapeuta Mestre em Motricidade Humana Especialista em Pilates CREFITO: 76156-F

o PILATES para todas as idades Com o passar do tempo, o pilates se adaptou às características de cada etapa da vida, entre elas: crianças, adultos, gestantes e idosos. Mas o que é o pilates? É uma forma planejada e estruturada de exercício físico, com o propósito de melhorar ou manter a força e a flexibilidade. No qual os seus benefícios são: Melhora a respiração e o autocontrole; Ajuda a prevenir a incontinência urinária; Melhora da postura; Melhora do controle muscular; Alivio da dor; Aumento da flexibilidade que ajuda na prevenção das lesões osteomioarticulares evitando lesões recorrentes; Aumento da força e resistência muscular; Promoção do equilíbrio prevenindo a queda; Promove boa forma física.

da criança, mas os exercícios são formulados de formas e pesos diferentes focando a concentração, respiração e alongamento, utilizando sempre o próprio peso do corpo na execução dos movimentos. Engana-se quem pensa que os pequenos não gostam. Itens lúdicos que fazem parte do método como bolas e cama elástica, atraem o público infantil ao primeiro olhar. As crianças podem começar a prática do Pilates a partir de 4 anos, porém o método é melhor assimilado a partir dos 9 anos, nesta idade ela entende melhor o próprio corpo.

Pilates para adultos... Manutenção da boa forma

Pilates infantil... No limite da necessidade dos pequenos

Para as crianças a prática do pilates desde cedo traz inúmeros benefícios, pois aprendem à postura correta, os músculos são fortalecidos e o método estimula a concentração. Porém os pais têm medo de que o Pilates prejudique no desenvolvimento físico

| nº 21

Os movimentos visam o fortalecimento, a flexibilidade muscular, coordenação, equilíbrio, proteção e recuperação de lesões. Isso sem contar que há uma relação entre essa atividade física e a redução de dores, principalmente as lombares. Sua associação com determinados exercícios podem proporcionar uma ajuda no emagrecimento.

26


Saiba +

Entre em contato com a nossas clínica e tire todas suas dúvidas sobre o pilates

Pilates para Gestantes... Um alivio nos desconfortos

Para as gestantes há restrições claras, como exercícios de alta carga, abdominais, ou que exijam muito das articulações. Desde que não haja contraindicação médica, as grávidas podem começar o exercício logo depois do terceiro mês de gestação e manter a prática até o final do sétimo. A modalidade proporciona ajuda no equilíbrio, alonga e fortalece a musculatura, aliviando o desconforto e as dores, proporcionando um parto mais tranquilo.

Pilates para a terceira idade... O desafio é envelhecer com saúde e de forma ativa

33

3241.4194

Rua Sete de Setembro, 908 Centro - Mantena - MG

Com o passar dos anos é natural que haja uma considerável diminuição nas capacidades funcionais: o equilíbrio piora, os músculos enfraquecem, a resistência diminui a postura já não é mais a mesma. Todas essas constatações associadas à falta de exercício físico contribuem para aparecimento de dores articulares, musculares, cansaço, dificuldade em executar atividades diárias, quedas frequentes e, consequentemente, diminuição da capacidade funcional. O pilates é uma atividade de baixo impacto e individualizado, é um método muito indicado para idosos por agir na prevenção e\ ou em pós-tratamento médico e fisioterápico de dores articulares. Aplicado com segurança, não cansa e nem causa dores musculares, trabalhando o corpo de forma uniforme, integrando corpo e mente.

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem” (Joseph Pilates) Independente da idade, qualquer pessoa pode ser beneficiada por este método que melhora a qualidade de vida e oferece resultados rápidos.

| nº 21

27


fotos:

Júnior Araújo

FAMÍLIA ARAÚJO

| nº 21

Essa família é linda! E está em festa pela chegada do Daniel. Parabéns Júnior e Fernanda!

28



por:

da Há 18 anos fazendo as festas de to

Wilson Guedes Jornalista: 4.723-MG

a região

Imagine-se estar em um espaço gigante e para todos os lados que olhar encontrar as mais diferentes espécies de doces, artigos para festas, embalagens de todos os tipos, fantasias, brinquedos para locações como piscina de bolinhas, pula-pula, balão inflável, pipoqueira, algodão doce, tudo isso para tornar sua festa ainda mais animada.

| nº 21

Com certeza você acreditaria estar no paraíso. No entanto, esse lugar existe, e já há 18 anos: a loja Farol Auto, a primeira do ramo em Barra de São Francisco tornou-se um referencial em toda a região quando o assunto são artigos para festas, doces e embalagens, participando direta ou indiretamente dos mais gostosos momentos da vida de muita gente.

30

O local conta com, nada menos, que 9,5 mil artigos nos ramos de embalagens, doces e festas, propiciando à sua clientela tudo aquilo que procuram para realizar os mais diferenciados tipos de eventos. Comandado por uma equipe capacitada para lhe atender, a Farol Auto conta e dispõe de uma diversidade de produtos, isso porque estão em constante renovação de seu estoque, de olho no mercado e procurando atender as necessidades quase que diariamente apontadas pelos clientes e consumidores, considerados pela equipe seu bem mais precioso. “Temos oito funcionários no atendimento e a honra de afirmar que circulam, diariamente, muitos clientes de toda região em nossa loja e são essas pessoas que apontam os caminhos que temos que seguir e nos impulsionam a desejar criar um espaço cada vez mais completo para atende-los sempre com agilidade, qualidade e diversidade”, conta Wahington.


Depoimentos de alguns clientes: “Trabalho com a confecção de bolos já há mais de 10 anos e desde que comecei sempre trabalhei com a Farol Alto, por ser uma loja completa, onde encontramos tudo o que precisamos e está em constante inovação de seus produtos.” Marli Bolos.

“Além de um ótimo atendimento, a loja é bastante completa e quando ocorre, raramente, de não contarem com o produto que estamos necessitando eles vão em busca dele e nunca nos deixam na mão. Sou cliente há cinco anos e muito feliz com a Farol Alto”. Cláudia Perreira. “Sempre que preciso da Farol Alto estão prontos a disposição com seu comércio variado e uma quantidade imensa de produtos, isso sem contar o atendimento domiciliar: não importa se no momento eu precise de R$ 5,00 em mercadorias ou R$ 500,00, na hora da entrega o bom humor e a cordialidade dos funcionários são sempre os mesmos”. Janete Bolos. “Já somos clientes da Farol Alto há cerca de 15 anos e temos orgulho em afirmar que o casal Washington e Ilma já se tornaram grandes amigos, a ponto de visitarem nossa casa. A loja sempre foi muito bem organizada e sempre tivemos o privilégio de acharmos lá tudo aquilo que estávamos procurando para nossos eventos. São, realmente, uma grande referência de competência e bom atendimento”. Marta Toledo Salgados e Buffet .

| nº 21

31


por:

Kamila Coimbra

Gestora em Moda.

tendências da

MODA VERÃO “Você já sabe quais são as tendências da moda verão 2014 e o que vai continuar em alta?” Aqua fresh é a tendência mais atraente desta temporada. Há muitos tons, mas o azul piscina é a cor do verão. Os bordados aparecem com tudo, pedrarias, pérolas, aplicações, enfim eles estão em alta e dão a liberdade de você soltar a criatividade e sair customizando as suas roupas e acessórios. Na primavera/verão as flores não estão decorando apenas as paisagens, elas aparecem nas roupas com as mais lindas e charmosas estampas da estação, florais tropicais, florais decorativos (com fundos de cores variadas), aplicações floridas, os florais devem aparecer com fundo claro ou branco, mas ganha destaque também a estampa floral com fundo escuro.

A cintura baixa apareceu como uma tendência no inverno 2013, mas será que ela emplaca de vez no verão 2014?

| nº 21

Com sua transparência e força, a organza aparece como o tecido da estação. Ela voltou! A renda aparece em toda a peça ou apenas em alguns pedaços como detalhes, a renda guipir aparece para dar um toque de romantismo às peças. A seda é o tecido que é a cara do verão, fresquinha, geladinha, elegante e prática ao mesmo tempo. Aparece sozinha ou em variações como palha de seda, malha e tear de seda, linho com seda.

32

Em época de crise econômica mundial, as cores são comerciais, fáceis de vender e de comprar. Branco total, preto total, preto e branco, off-white, ultra clássicos e facílimo de combinar. As saias tomam o lugar dos vestidos e vem com tudo, saias godê, lápis, plissadas, curtas, médias e longas.


As formas e cortes retos e geométricos somados à assimetria aparecem com força total nas araras. Outra novidade é o tweed, o tecido que é típico de inverno vem para aquecer aqueles dias mais “friozinhos” do verão.

Continua na moda para o verão 2014

Além das super tendências para essa estação ainda temos muitas coisas que continuam na moda. O animal print perdeu o ar de cafona e virou uma peça básica no guarda-roupas feminino. Se você ficou triste ao saber que a cintura baixa voltou não desanime, a cintura alta e marcada continua na moda. Combinações com top cropped ainda são bem vindas. As cores que estavam na moda no verão do ano passado continuam em alta nesse como, laranja, vermelho, amarelo, tons de verde e azul.

A estampa gráfica continua em alta e vem ganhando cada vez mais força, invista! As listras apareceram como a tendência para o verão 2012/2013, mas emplacaram de vez no inverno e chegam com mais força ainda para essa temporada. Fina ou grossas, horizontais ou verticais, coloridas ou em preto e branco. A transparência sem dúvida é o novo queridinho da moda, emplacou e cada vez ganha mais força, dificilmente cairá de moda, invista em peças com transparência.

Não pode faltar no verão 2014

No seu guarda-roupas não pode faltar peças listradas, sejam preto e branco ou seguindo a tendência navy, calça cropped (capri), qualquer peça de alfaiataria, saias (lápis, godê ou plissadas), estampa floral, peças assimétricas, bordados.

| nº 21

33


por:

Kamila Coimbra

Gestora em Moda.

5 dicas para entender as coleções de

VESTIDO DE NOIVA 2014

Vai se casar em 2014? Fique por dentro das tendências para vestidos de noiva em 2014. Nesta matéria te explicaremos cada detalhe das novas coleções!

1 - TRANSPARÊNCIAS

Ícone indescutível das coleções de 2014, as transparências são uma das grandes protagonistas da moda noivas 2014. Está claro que, não há nada mais feminino, sedutor, elegante e sexy que uma transparência bem aplicada em um vestido de noiva. Super em alta, vestidos com transparência no colo, nas mangas ou nas costas.

2 - PEDRARIA

Injustamente temida por muitas noivas e fiel aliada do impacto de seus movimentos e da luz das suas fotografias, a pedraria volta com força. Pequenas aplicações cobrindo o vestido, cintos para noivas, ou toques suaves porem muito concretos e pensados. Preparada para brilhar?

3 - CORTES ARQUITETÔNICOS

A última tendência é o extremo oposto das anteriores. Me refiro ao estilo mais purista, com o branco como protagonista, linhas limpíssimas e sobriedade absoluta. Para noivas clássicas e sóbrias.

4 - GUIPOUR E RENDAS

O estilo retrô-chic está em seu melhor momento. Vestidos atemporais, que poderiam ser perfeitamente de nossas avós e que seguiremos admirando dentro dos próximos 50 anos, feitos com tecidos nobres que nem todo mundo saberá apreciar, ultra românticos, doces ou femme-fatal. Se renda ao glamour dos anos 50!

5 - COSTAS À MOSTRA

| nº 21

Com amplos decotes, com pedraria e sobretudo com aberturas estratégicas complementadas com rendas, constituem muitas coleções de 2014. Se você decidiu por um modelo de costas à mostra, invista também em exercícios para tonificá-la e estar radiante no seu grande dia.

34



por:

Marta Toledo

Empresária do ramo culinário

Ingredientes Frango | 2 sobre coxas de frango | 2 peitos de frango | 2 colheres de sopa de azeite | 1 dente de alho | 1 cebola picada | 1 ½ xícara (chá) de tomate pelado | Sal à gosto | Água se necessário

Feijão | 3 xícaras (chá) de feijão branco | 1 xícara (chá) de cebola picada | ½ xícara (chá) de cenoura picada | 3 colheres (sopa) de azeite | 1 folha de louro | 2 tomates sem pele e semente | 2 paios | 1 lingüiça portuguesa | 2 linguiças calabresas | Fatias de bacon | 2 colheres (sopa) de salsa picada

Mão na massa

CASSOULET ou FEIJOADA BRANCA Frango:

Tempere o frango com sal. Em uma frigideira, coloque o azeite e doure o frango. Coloque o alho e depois a cebola até começar a dourar. Acrescente o tomate pelado e deixe o frango cozinhar. Se necessário acrescente um pouco de água. Tire o frango do osso e reservar o frango e o molho.

Feijão

Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola ate murchar. Adicione a cenoura, a folha de louro, o feijão e o tomate. Coloque o paio, as lingüiças e deixe cozinhar. Quando estiver tudo cozido, acrescente o frango e o molho. Acerte o sal e coloque em um refratário.

| nº 21

Coloque as fatias de bacon por cima e leve ao forno alto para dourar o bacon.

36



Milena Queiróz Gonçalves Santos

por:

Professora, Tradutora e Coordenadora Pedagógica e-profissionalizando.com inglescurso.net apostilasnaweb.com

qual é o melhor, CURSO TÉCNICO ou FACULDADE? Que o mercado de trabalho é voraz, todo mundo sabe. Mas o que está acontecendo com o mercado de trabalho neste momento? De um lado temos um batalhão de candidatos, principalmente jovens entre 17 e 25 anos com formação superior, que não conseguem emprego. Do outro lado, as empresas estão dizendo que as vagas existem, mas faltam candidatos qualificados. A realidade que estamos vivendo, e que muitos imaginavam que nunca iria chegar, é que estão sobrando candidatos com curso superior e faltando candidatos de nível técnico. Diante desse quadro, muitas pessoas estão optando por se profissionalizar mais rápido, para poderem atuar o quanto antes na profissão escolhida. E as oportunidades são muitas, pois o mercado para profissionais técnicos está vivenciando um momento de preciosa expansão em todo o Brasil. Nos últimos três anos, foram criados mais de 400 mil postos de trabalho. Enquanto um curso regular de faculdade dura de 4 a 6 anos, o curso de formação técnica dura, no máximo, dois anos, mas para quem já tem noção da prática, o curso profissionalizante de seis meses pode ser uma opção, ao término do curso o tra-

balhador ingressa no mercado de trabalho com muita noção de prática. À medida que as vagas surgem, (pois a previsão é que nos próximos dois anos, só a indústria vai precisar de 5,5 milhões de trabalhadores formados em cursos técnicos), as vagas em cursos também crescem, e quem pretende atuar nesse ramo pode escolher entre os 4.285 estabelecimentos que oferecem cursos técnicos profissionalizantes em todo o país.

Os cursos mais procurados são: 1. Técnico em segurança do trabalho 2. Técnico em informática 3. Técnico em enfermagem 4. Técnico em logística 5. Técnico em radiologia 6. Técnico em edificações

As áreas para atuação são muitas e dentre elas podemos citar a de ciências da saúde humana, como uma das que mais geraram vagas. Essa vem seguida por: técnicos em eletroeletrônica, operações comerciais e ciências administrativas. Os ganhos para formados em cursos técnicos também aumentaram, provando que é uma boa opção. Dentre as áreas que estão pagando bons salários podemos destacar a de mineralogia, que auxilia a mineração, e a de geologia. No Brasil ainda é forte a cultura do bacharel, aquela impressão de que um diploma de curso superior, qualquer que seja, irá resultar em mais oportunidades do que um diploma de curso técnico. Mas como vemos, o quadro está mudando e a falta de técnicos é tão acentuada que muitas empresas estão fazendo parceiras com escolas profissionalizantes.

| nº 21

Reveja seus conceitos, pois além de mais barato, os cursos técnicos e até profissionalizantes são mais rápidos e direcionados para aquela área que você pretende se aperfeiçoar. Basta saber qual área ou o tipo de curso que combina com você.

38



por:

Wilson Guedes Jornalista: 4.723-MG

CLÁUDIO CARNEIRO

um esportista em busca de constante superação

Há mais de três décadas Cláudio Carneio mantém uma relação de amor, desengano, reencontros e grandes alegrias com o esporte. A história começou quando o então menino de oito anos lançou-se às piscinas e por lá ficou por mais de 10 anos, o local que acabou se tornando seu segundo lar, uma extensão de sua vida e em vários momentos uma “válvula de escape” para discernir sobre as tantas descobertas da vida até a fase adulta. Nesse meio tempo, praticou uma série de esportes: Canoagem, Vôlei, Skate, Karatê, Peteca e no Gol em Futsal, sempre em busca de novas sensações, voltando logo em seguida para seu “porto seguro”: estar entre as raias da piscina e lá viajar para seu mundo particular.

| nº 21

Por volta dos 25 anos, porém, uma nova paixão surgiu na vida do rapaz: a bicicleta, parceira que o levou a conhecer trilhas, cenários desconhecidos e a criar desafios de superação não somente para si, mas também para aqueles que resolveram acompanha-lo em aventuras, para os mais diferentes destinos e sempre com a mesma característica: devem ser executadas em 24 horas. “Minha filosofia é de que o esporte, embora de uma importância ímpar em minha vida, não pode priorizar o tempo que devo passar ao lado dos meus familiares e Igreja” ...belo pensamento, diga-se de passagem.

40

De lá para cá a vida do esportista aventureiro foi sair pedalando pelos caminhos que a vida lhe mostrasse, sozinho ou levando consigo aqueles que se dispunham a acompanha-lo: sempre um grupo de mais três a quatro amigos com o mesmo espírito de descobertas, dispostos a conhecer os limites de seu corpo enquanto conhecem novos cenários pelos Estado de Minas e E.S afora, dentre eles os de maiores distâncias dentro de um único dia: Guriri, Vitória, Santa Tereza, Colatina e Governador Valadares foram alguns dos destinos já percorridos pelo grupo até que no último mês de março, Cláudio e mais dois amigos (Aniel e Julio) tentaram percorrer os 325 quilômetros que separam Governador Valadares a Belo Horizonte, sempre com o intuito de realizar o desafio em 24 horas. No entanto, o sol instigante tornou-se um inimigo implacável e o trio acabou realizando somente 260 quilômetros de prova, chegando na parada do avião às 12:00, após 20hs de percurso ininterrupto, com um sol de mais de 40°C. Não desanimados, mas com um grande aprendizado cujos ensinamentos deveriam ser minuciosamente estudados e detalhados para uma nova tentativa. Afinal, alguém pensou que o ciclista e sua turma iriam desistir do desafio só porque não conseguiram completa-lo de primeira?


Persistentes, idealizaram uma nova prova de Endurance (resistência) para o último mês de agosto (Inverno), só que ainda maior e definitivo: 470 quilômetros de distância, da capital mineira até o trecho que separa na fronteira com o E.S., o ínicio da BR381 em Mantena, percorrendo serras imensas , descampados, trechos complexos, conhecendo todo tipo de personagens ao longo do caminho, só que em 48 horas (Uma exceção). Nem mesmo as mais 70 garrafas de isotônicos, dezenas de sachês de carbogéis, frutas, barras de cereias, energéticos e paradas a cada seis horas para descanso, foram o suficiente para que o grupo quase desistisse. ”Somente a responsabilidade com nossos patrocinadores fizeram com que completássemos a prova porque as serras e as condições da estrada em alguns trechos foram verdadeiras barreiras”, lembra o ciclista, que estava acompanhado de outros três companheiros, um deles com 17 anos de idade (devidamente

autorizado pelos pais). “Em um dos momentos mais críticos, parei na estrada e tive uma experiência fantástica com Deus, que me apontou a forma correta de completar a prova, e assim, com 57 horas de duração conseguimos finalizá-la e atingir mais uma marca pessoal, mostrando a todos que, independente da idade, tudo é possível quando você tem fé, perseverança e um alvo a conquistar. E para 2014? O que será que Cláudio está “maquinando”? “Mantena a Guarapari ou Domingos Martins, mas o meu maior sonho é participar do desafio da Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, considerada uma das mais belas serras do mundo, e que conta com 16 quilômetros de subida. Iremos até o local de carro, antes que pensem que vou sair de Mantena pedalando até o sul do país” (1920Km).

| nº 21

41


afinal, o que é

CLOUD COMPUTING O conceito de Computação nas Nuvens (tradução do termo em inglês cloud computing) refere-se à utilização de recursos computacionais advindos de servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. O armazenamento e processamento de dados são feitos em serviços virtuais que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de nenhum programa específico.

:: Vantagens

Não há necessidade de adequação do sistema operacional e hardware utilizado em seu computador para utilizar um aplicativo “na nuvem”; Atualizações dos softwares em Cloud Computing são feitas de forma automática, sem a necessidade de que o usuário fique sabendo ou tenha que fazer algum ajuste; A tecnologia em Cloud Computing é muito vantajosa para trabalhos corporativos, uma vez que o compartilhamento de informações e arquivos se encontram no mesmo lugar, sem fazer com que usuários tenham que trabalhar em diferentes versões; Os dados armazenados nos softwares nas nuvens podem ser acessados em qualquer lugar, bastando que haja acesso à Internet, evitando os riscos de perda de informações armazenadas localmente; Menor custo de manutenção da infraestrutura física e de hardware de redes locais cliente/servidor.

:: Desvantagens:

| nº 21

Perda de conexão à internet impede a utilização dos softwares na nuvem; Possível diminuição da velocidade de processamento, uma vez que o processamento e transito de dados ocorrerá pela internet.

42

:: Exemplos de aplicações em Cloud Computing

Existem diversos aplicativos na internet que você utiliza através da tecnologia de Cloud Computing, mesmo sem saber. O que caracteriza a tecnologia é a ausência da necessidade de instalação de algum aplicativo específico para processamento ou armazenamento de dados. Vamos facilitar seu entendimento apresentando alguns exemplos da utilização desta tecnologia: - Receber e enviar e-mails: dependendo da sua idade você deve ter conhecido o Outlook da Microsoft. O Software consiste em um gerenciador de e-mails desktop. Você instalava o software, realizava algumas configurações e, a partir de então, passava a enviar e receber e-mails que ficavam armazenados em seu computador. A versão Cloud Computing do Outlook já está disponível, assim como serviços similares, como Gmail e Yahoo mail que fazem a mesma coisa do que o aplicativo desktop da Microsoft, mas utilizam os recursos da nuvem para melhor atender seus clientes.



| nยบ 21

casamento ERIVELTO e VANIA // 04/10/13

44



Adriana Romie e Jackson Passagem

por:

Decoradores

como escolher o seu SOFÁ O sofá é o móvel mais importante da sala de estar e da sala de TV, sendo o centro das atenções nos ambientes. Além disso, ele é um dos itens da casa que mais utilizamos no dia a dia, seja para descansar, assistir TV ou receber visitas. Não é à toa que a escolha de um modelo ideal para seu espaço seja um verdadeiro desafio, né? A escolha do sofá é muito baseada no conforto e no visual: ele precisa proporcionar um encosto e assento que sejam firmes e macios na medida, além de ter um tecido, cor e estilo adequados ao seu ambiente. Por ser a peça chave da sala, ele tem um enorme apelo decorativo e ainda pode receber acessórios, como mantas e almofadas.

| nº 21

O tamanho da sua sala de estar ou sala de TV é que determinará o tamanho ideal do seu sofá. Salas pequenas precisam de modelos compactos, com pouca profundidade ou feitos sob medida. Quando for até a loja, leve a fita métrica para escolher um modelo que sirva certinho no seu ambiente. Cores claras também ajudam a deixar o espaço mais amplo e agradável. Para que a circulação fique desimpedida, é necessário deixar no mínimo 70 cm em volta do móvel.

46


Outra solução legal para as salas pequenas é investir em pufes que se encaixam embaixo da mesa de centro para servir de assento extra para quando as visitas chegarem. Se necessário, escolha modelos de sofá sem braço que ocupam menos espaço no ambiente. Ambientes grandes podem receber sofás em “L” ou os modelos com chaise, proporcionando uma variedade maior de opções de uso no dia a dia. Já pensou? Assistir a um filme ali, deitado, na companhia de uma mantinha? Outro detalhe importante na hora de escolher o sofá é o tecido. Ele precisa ser fácil de lavar e de manter para deixar sua rotina mais prática e agilizada. Se você tem crianças ou animais em casa, por exemplo, o ideal é optar por tecidos mais escuros que disfarçam melhor a sujeira. Couro e couro sintético são os mais fáceis de limpar. O chenille, poliéster e o jacquard são macios ao toque, bem duráveis e podem ser impermeabilizados para facilitar a limpeza. Na hora de combinar, use seu bom senso! Um tapete estampado fica mais fácil de combinar com um sofá liso e vice e versa. Se seu ambiente é neutro, vale a pena investir em um sofá de presença, com cores fortes e design bonito. Sofás mais básicos pedem mantas e almofadas coloridas para ganharem vida.

| nº 21

47


Adriana Romie e Jackson Passagem

por:

Decoradores

Saiba como deixar seu HOME OFFICE mais aconchegante “Algumas mudanças podem deixar o ambiente de trabalho em casa mais confortável e intimista.” escolha desses itens também é essencial para lhe manter mais concentrada.

Ao decorar um escritório em casa, você deve buscar um ambiente tranquilo, que promova boas condições para o trabalho, mas que também seja aconchegante com um toque pessoal. De preferência, uma salinha ou um quarto separado é ideal. Além disso, o mobiliário, decoração e instalação devem todos ser favoráveis à organização e à produtividade para você se sentir confortável e mais criativa no dia a dia, seja qual for a sua profissão.

| nº 21

Não é indicado o uso de uma cadeira ou mesa qualquer para trabalhar em casa. Isso pode causar problemas de articulação, dores e até prejudicar a qualidade das atividades que você está realizando. Por isso, é importante saber escolher bem os móveis, equipamentos e materiais que você vai utilizar no dia a dia do home office. A boa

48

Estantes e prateleiras deixam livros e pastas mais organizados, deixando o visual mais clean e agradável. Se você tiver espaço, ainda pode incluir um sofá, pufes ou uma poltrona para pausas e pequenas reuniões. Plantas e flores também são bem-vindas para dar o toque de natureza no ambiente. Além disso, existem outros fatores que podem deixar o escritório de casa mais aconchegante para você trabalhar. Cores das paredes, itens decorativos, iluminação cortinas, móveis e outras opções. Para esclarecer quais as melhores formas de fazer um home office ficar mais gostoso de se trabalhar, além de elegante e bonito.

Que itens são essenciais para deixar um escritório mais confortável?

Um home office deve obter a praticidade de um escritório comercial aliada ao aconchego e conforto do lar. É imprescindível uma boa iluminação, focada para não cansar a visão no decorrer do tempo de utilização do espaço. A altura da cadeira e da bancada devem estar de acordo para não causar problemas na coluna e, se possível, a cadeira deve ter braços para acomodar melhor a pessoa durante a utilização do espaço.



Evitar um local poluído visualmente, isso cansa no decorrer do tempo que a pessoa fica no lugar. A organização é imprescindível para uma boa utilização do espaço. Um bom profissional pode projetar gavetas e pastas organizadoras em estantes, básculas e portas para acomodar toda bagunça, sem deixar o local visualmente pesado.

Os materiais de cortinas, piso, tapetes, cadeiras e outros itens são capazes de deixar o local de trabalho mais aconchegante?

Cores mais aconchegantes, móveis madeirados e texturas propõem um local com essa característica mais acolhedora. As cortinas também contribuem, junto de um tapete confortável para repousar os pés enquanto trabalha. A iluminação deixa o local menos impessoal quando utilizada de forma correta e contribui para dar mais aconchego ao ambiente. Mas é importante que ela deve ser bem calculada para que não seja limitada e prejudique a visão e não deixe a vista cansada com o passar das horas no computador.

Além disso, que tipo de objetos decorativos pode ter esse efeito?

Porta retratos, quadros de recados, adornos com grande poder afetivo contribuem para deixar o espaço mais aconchegante e acolhedor, além de tornar o trabalho em casa mais prazeroso e menos estressante. Afinal de conta estamos em casa.

Dicas para quem deseja deixar o home office mais personalizado e aconchegante:

Tenha sempre em mente que ele deve ser o mais próximo de sua casa possível, com personalidade e bom gosto. Evite objetos que remetem ao ambiente impessoal de um trabalho fora de casa. Traga sempre o home office para a realidade do lar, um local descontraído e prazeroso. Tente se organizar bem, para não deixar a bagunça tomar conta com o tempo.

| nº 21

Isso é muito importante para manter o escritório em casa aconchegante. Na hora de criar o espaço, peça ajuda a profissionais que saberão contribuir para manter a ordem. Um local bem pensado tende a ser mais organizado sempre.

50



NOVO FORD FOCUS 2014: recheio é a aposta para atrair consumidor

A terceira geração do Focus chega em outubro às revendas apostando em conteúdo para incrementar as vendas. Embora os executivos da marca não falem em números, eles esperam que haja um aumento nos emplacamentos ante a geração anterior. A expectativa é de que o hatch continue tendo mais demanda que o sedã, com um mix de 60%. Entre as 13 versões oferecidas, eles acreditam que a intermediária SE é a que terá mais procura. Outro trunfo apontado pela marca é que o modelo, que teve mais de 1 milhão de unidades vendidas em 2012, hoje é exatamente o mesmo em todos os mercados em que é comercializado. Já que falamos que a Ford aposta em conteúdo para atrair os consumidores, vale lembrar que o modelo pode ter seis air bags – frontais, laterais e de cortina –, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de tração e estabilidade para mais aderência e auxílio em frenagens, assistente de partida em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus.

| nº 21

Outros recursos oferecidos são piloto automático e limitador de velocidade eletrônico, chave com sensores de presença para acesso inteligente e partida sem chave, bancos com ajuste elétrico em seis posições, sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, faróis de xenon com lavador, iluminação auxiliar em curvas, luzes diurnas de LED, teto solar, rodas de liga leve de 16 ou 17 polegadas, com exclusivo design esportivo e na cor preta adiamantada na versão topo, além de Sync Media System com

52

comandos de voz em português, conexão Bluetooth para celular, entradas USB e auxiliar, CD/MP3-player com seis alto-falantes, e uma versão Sync MyFord Touch com sistema de navegação, entrada RCA para áudio-vídeo e som Sony Premium com nove alto-falantes.

Motores do Novo Focus

Em relação ao modelo anterior, o Focus está 15% melhor no coeficiente de arrasto, que é de 0,287, o que ajuda na economia de combustível. O modelo tem duas opções de motores, 1.6 e 2.0, ambos flexíveis. O sedã tem apenas a opção 2.0 com o câmbio Powershift de seis velocidades. O hatch oferece versões com os dois blocos e opção de transmissão manual para os modelos equipados com o motor 1.6. Ambos têm bloco, cabeçote e cárter em alumínio. O destaque do 2.0 Duratec Direct Flex é justamente a injeção direta. Ele entrega potência de 178/175 cv (a 6.500 rpm) e torque de 22,5/21,5 mkgf (a 4.500 rpm), com etanol e gasolina, respectivamente – um ganho de 30 cv e de 3 mkgf com etanol em comparação com o 2.0 Duratec anterior. A injeção direta ajuda o modelo a economizar mais combustível e a melhorar o desempenho, entregando a quantidade precisa de combustível dentro da câmara de combustão. O sistema trabalha em conjunto com o TiVCT, que ajusta o tempo de válvulas para a melhor configuração possível, seja para melhor desempenho ou economia, de acordo com o perfil de direção do motorista.


Segundo a marca, o novo Focus 2.0 Direct Flex é até 15,8% mais econômico que o motor 2.0 Duratec anterior. Tem consumo de 6,6/9,6 km/l na cidade e de 8,6/12,6 km/l na estrada com etanol e gasolina, respectivamente, segundo as medições do INMETRO/CONPET. Sua emissão de CO2 é de 107 g/km. A Ford aponta o Honda Civic como o principal concorrente do Focus Sedan, mas Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e VW Jetta também entram na briga, que não será nada fácil.

Novo Focus hatch

Para o hatch, o embate é travado com rivais como Chevrolet Cruze – principalmente para as versões com bloco 1.6 -, Hyundai i30, Peugeot 308 e Volkswagen Golf – considerado pela marca o concorrente do hatch dotado de propulsor 2.0. O motor Sigma 1.6 entrega 135/131 cv com etanol e gasolina, respectivamente (a 6.500 rpm), e torque de 16,7/16,2 kgfm (a 5.250/3.000 rpm). Ele conta com o sistema Easy-Start, que dispensa o tanque auxiliar de partida a frio, EcoMode, que ajuda o motorista a ter uma condução mais econômica e é classificado com padrão A no INMETRO/CONPET, com consumo de 7,0/10,3 km/l na cidade e de 9,3/13,7 km/l na estrada (com etanol/gasolina, respectivamente), na versão manual.

Primeiras impressões do Novo Focus

Em test drive realizado de Mendoza até uma região de bodegas próxima à Cordilheira dos Andes, dirigimos o modelo hatch na versão topo de linha Titanium, equipada com o bloco 2.0

e câmbio Powershift. Externamente, o modelo agrada por suas linhas fluidas e arrojadas. As luzes diurnas de LED da versão Titanium chamam bastante a atenção, assim como as rodas com acabamento esportivo em preto de alto brilho adiamantado. Internamente, o acabamento é muito bem cuidado, com materiais de boa qualidade, sem apresentar rebarbas ou peças mal encaixadas. Mas é claro que isso já era de se esperar em um hatch que custa praticamente R$ 80.000. O painel de instrumentos é feito de espuma injetada, um material mais agradável ao toque, e é voltado para o motorista. Os comandos são bastante intuitivos, de fácil acesso. No lugar da alavanca do freio de mão, que atrapalha um pouco, poderia haver um freio de estacionamento eletrônico. O silêncio a bordo agrada bastante. É possível conversar dentro do carro sem o barulho do motor, já que o isolamento acústico é bem eficiente. A direção é direta e o acelerador responde com eficiência quando pisamos nele com mais vigor. A suspensão cumpre bem o seu papel, filtrando com eficácia as irregularidades do solo para dentro da cabine, oferecendo conforto aos ocupantes. Também proporciona boa estabilidade. A visibilidade também agrada. O espaço para quem vai atrás é bom, mas se o motorista tiver mais de 1,80 metro, quem for atrás dele fica com as pernas um pouco apertadas. Embora o ar-condicionado seja de duas zonas, falta a saída para os passageiros do banco de trás.

| nº 21

53


novas honda

A Honda do Brasil começa a produzir no Brasil a nova linha 500cc, que chega em três modelos, a naked CB500F, a esportiva CBR500R e a crossover CB500X, motocicletas que vêm suprir a lacuna deixada pelo fim da produção da CB 500 em 2005. Incluindo as três versões da nova família 500, a expectativa é comercializar até 2016 um volume superior a 20 mil unidades/ anuais. Mecânica Os três modelos 500 cc - CB500F, CBR500R e CB500X chegam ao mercado compartilhando uma base em comum. O chassi é em aço, do tipo Diamond. Comum aos modelos CBR 500R e CB 500X, o defletor de ar dianteiro imprime um design mais imponente. O motor é sempre o bicilíndrico, de quatro tempos e 471 cm3 - DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e arrefecimento a líquido, que desenvolve potência máxima de 50cv a 8.500 rpm e torque máximo de 4,55kgf.m a 7.000 rpm. Aliado à este conjunto motriz, o câmbio de seis velocidades possui embreagem multi-disco, o que possibilita um bom desempenho do conjunto tanto em trechos urbanos quanto na estrada. No tocante à suspensão, a sua linha 500cc, na dianteira, recebeu garfo telescópio, com curso de 120mm. Na traseira, a suspensão é monoamortecida do tipo Pro-Link, com curso de 119 mm, e conta com nove níveis de regulagens da pré-carga do amortecedor.

| nº 21

As rodas são em alumínio fundido e os pneus são 120/70ZR17 na frente e 160/60 ZR-17 na traseira. A rabeta, em estilo esportivo, também é comum aos três modelos. Nos modelos CB 500F e CBR 500R, temos o banco de dois níveis.

54

A nova família 500cc está equipada com freio dianteiro a disco com diâmetro de 320 mm de acionamento hidráulico e cáliper de duplo pistão. Já o traseiro, conta com disco de 240 mm de diâmetro, acionado por pistão e pinça simples. Os modelos também chegam com versão equipada com freios ABS e ainda o HISS (Honda Ignition Security System - Sistema de Segurança de Ignição Honda). CB 500F: modelo urbano Nova integrante da categoria Naked, a CB 500F traz uma proposta de uso urbano e tem estilo e design inspirados na CB1000R. As linhas são agressivas, compactas e contemporâneas. A CB 500F também se destaca pelo conjunto de carenagem do farol e do tanque. O tanque de combustível tem capacidade para 15,7 litros de combustível, incluindo a reserva. CBR 500R – Esportiva de entrada O modelo superesportivo traz carenagem que a faz parecer com modelos com maior cilindrada e que contribui para a diminuição do arrasto aerodinâmico. Integrados ao visual estão o painel de instrumentos digital na cor branca e o conjunto óptico, com refletor duplo multifacetado e lâmpadas halógenas de 55W. A capacidade do tanque de combustível é de 15,7 litros. CB 500X – Crossover A crossover CB500X é uma motocicleta de alta cilindrada para ser utilizada no deslocamento do dia-a-dia e lazer dos finais de semana. No visual destaca-se o conjunto de carenagem de farol exclusivo.



fotos:

Júnior Araújo

data: 19/10/2013

casamento

| nº 21

NATALIA SCHEPIERSKI e GERALDO

56


aventura da equipe HERBALIFE/Thelma e Helms subindo a pedra do Emiliano Distribuidor Independente

| nยบ 21

57


fotos:

FotoMania

data: 14/09/2013

| nยบ 21

desfile CSA-TOP FASHION a moda a serviรงo da igreja

58




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.