Revista Foccus - 20

Page 1

nº 20 | ano 06 | Setembro de 2013

CasaCor: Casa Cor Espirito Santo chega à maioridade esbanjando estilo, modernidade e grandiosidade

///Conhecendo 20 anos de sucesso na vida a dois e no mundo da decoração.

Adriana e Jackson

Romie Passagem levam seus talentos ao

///Depoimentos Clientes e amigos falam um pouco dos Romie Passagem. Passagem

///Retrospectiva ADRIANA E JACKSON trazem beleza e modernidade às páginas da Foccus e BarraVip desde as primeiras edições.

ESPIRITO SANTO

2013

pelo segundo ano consecutivo e criam espaço original

20






Editorial

Caro leitor, DIRETOR

Pelo segundo ano consecutivo os arquitetos Adriana e Jackson Romie participam da Casa Cor Espírito Santo, levando seu estilo moderno sofisticado a um dos ambientes da maior mostra de arquitetura, decoração, design e construção de todo o estado capixaba. A exemplo do que acontece em outros pontos do país onde a mostra é realizada e reúne a “nata” dos profissionais da área.

William Rodrigues diretor@foccuseditora.com.br 33 3241 . 2080 8810 . 0050 JORNALISTA Wilson Guedes

Na edição deste ano, os Romie assinam o Hall de Entrada do charmoso Boulevard Shopping, em Vila Velha, e propuseram aos visitantes uma viagem aos tempos imperiais, abusando de esculturas, imagens sacras, dos dourados, bronzes e pratas, em um cenário dominado por um imenso arranjo de penas de faisão e uma multicolorida rosa dos ventos no chão. O espaço, de 50 metros quadrados é um contraponto aos 47 demais ambientes que integram o mega evento, que vai até o dia 17, onde predominam um estilo extremamente moderno e arrojado, nas cores branco, bege e até preto.

4.723-MG COLABORADORES Drª. Juliana Brandão e Dr. Santiago Sgrâncio Pe. Aurildes Sousa Sena Danilo Coimbra e Maressa Batista Coimbra Dr. Eduardo Paes e Drª. Carolina Ana Luiza Romie Dr André Ferrari, Davi e Graziela B. Ferrari Dr. Bruno César e Ana Cristina Coimbra

É com grande honra que a Revista Foccus dedica essa edição exclusiva a dois seres tão especiais, grandes profissionais que levam o nome de Mantena para os mais diferentes lugares através da criatividade e da beleza de seu trabalho e, mais que isso, através do carisma e do talento que, com o passar dos anos tornou-se a marca registrada dos Romie e pode ser completamente visualizada nas páginas seguintes.

Delcy Nunes

Preparem-se... Momentos de rara beleza, criatividade, profissionalismo e dedicações integrais aguardam por vocês.

Viviane e José Hélio Rogério Mol e Adriana Boechat Mol Danieli, Rafael e Carolina (FisioMed) Drª Jannaina e Dr Maurílio Ferreira Júnior Araújo Adriana e Jackson Romie Passagem Weder Júlio Mile 4 (Assessoria Casa Cor ES 2013) REVISÃO Viviane Santos IMPRESSÃO

TIRAGEM 1.000 exemplares DISTRIBUIÇÃO Mantena e Barra de São Francisco.

| nº 20

Foto: Júnior Araújo

Com 20 anos de estrada e centenas de projetos assinados, alguns deles até nas capitais de Minas Gerais e do Espírito Santo. Adriana e Jackson solidificaram o nome da dupla (que também é sucesso na vida a dois, formando uma família com mais três filhos) através de projetos concebidos a partir de seu imaginário criativo em junção com a amizade que cultivam com seus novos clientes, a fim de captar a essência de cada um e, assim, desenvolver criações únicas.

William Rodrigues

Diretor

06

A Revista Foccus não se responsabiliza por idéias e conceitos emitidos e artigos e matérias assinadas, que expressam apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opnião da direção da revista. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaços e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios. As imagens aqui contida, são de autoria da equipe da Revista Foccus e de divulgação. A Revista Foccus não é comercializada e distribuição é gratuita.



Índice

20

/// Capa

10 16 28

20 anos de sucesso na vida a dois e no mundo da decoração

/// Sobre a CasaCor ® Casa Cor Espirito Santo chega à maioridade esbanjando estilo, modernidade e grandiosidade

/// Retrospectiva - Intro ADRIANA E JACKSON trazem beleza e modernidade às páginas da Foccus e BarraVip desde as primeiras edições.

30

/// Retrospectiva - 1

34

/// Retrospectiva - 2

40

/// Retrospectiva - 3

44

/// Retrospectiva - 4

Os Incríveis Projetos 3D

As Delícias do Jardim de Inverno

Decoração Masculina

Para escolher a Cozinha Perfeita

16

28

40

44

| nº 20

10

/// Conhecendo

30 08

34



Conhecendo

por:

Wilson Guedes Jornalista: 4.723-MG

ADRIANA E JACKSON 20 anos de sucesso na vida a dois e no mundo da decoração

| nº 20

Passar algumas horas ao lado de Adriana Romie Costa e Jackson Romie Passagem é, acima de tudo, um privilégio. Principalmente entre aqueles que gostam de degustar horas de um papo alto astral, repleto de troca de ideias antenadas, histórias de descobertas, superação, conquistas, tudo com alto sabor de humildade, mas também de quem sabe exatamente aonde quer chegar. E chegou! Em pouco menos de duas horas de conversa, pude conhecer um pouco da fantástica história desse casal que conseguiu, ao longo de 20 anos, imprimir um enorme sucesso tanto em sua vida profissional quanto pessoal, alinhavando seu trabalho com o maior esmero possível e criando um estilo de decoração que eles próprios denominam como “moderno sofisticado”, conquistando centenas de clientes e, mais que isso, de amigos queridos ao longo dessa trajetória.

10

Adriana e Jackson iniciaram suas carreiras como designers de interiores, levando seu talento e sensibilidade a centenas de clientes de todas as cidades da região e, com o sucesso do seu trabalho, passaram a trabalhar também nas capitais de Minas Gerais e do Espírito Santo. Devido às exigências do mercado e ao excesso de pedidos pelos seus “toques de Midas” nas mais diferentes criações, o casal formou-se em Arquitetura e Urbanismo há poucos anos e daí pra cá a agenda tornou-se ainda mais apertada. Mas nada capaz de tirar o estilo zen e detalhista de Adriana – mais ligada a criação dos projetos – e o empreendedorismo de Jackson, responsável pela execução prática de tudo aquilo que foi idealizado. “Independente do número de projetos que possamos ter em nossa carteira, e graças a Deus são muitos (entre 30 a 50 mensais), nunca deixamos de imprimir um caráter único a cada um deles e daí a importância de nos tornarmos amigos, pessoas próximas de nossos clientes, para que possamos interpretar,

captar sua essência e desenvolver algo que realmente expresse seu modo de ser, não aquilo que julgamos ser o correto somente.


C - 11


Conhecendo

É uma junção de ideias que florescem em um trabalho sem aquela cara de linha de produção, reto, automático. Tudo há de ter seus detalhes, as marcas que mostram o caráter de quem vai habitar aquele local, conviver cotidianamente com aquele espaço”, explica Adriana, que ao lado do marido e sócio ainda cuidam, de perto, da educação dos filhos Thiago(22) e Arthur(20), que iniciaram seus estudos no curso de Medicina, e da caçula Ana Luiza (18) que já optou por seguir a carreira dos pais. “Eles são uma grande fonte de inspiração para nós e no caso da Ana é maravilhoso observarmos que ela já tem seu próprio estilo, completamente adverso ao nosso e será a segunda geração de nosso trabalho”, dizem sem esconder o orgulho e um certo brilho no olhar de ambos.

“Somos eternamente gratos aos centenas de clientes que acreditaram em nosso trabalho ao longo desses 20 anos de carreira para que pudéssemos levar todos os nossos conhecimentos e árduo aprendizado para seus lares, tornando cada ambiente um espaço único. Nossos projetos ultrapassam a casa dos 570 trabalhos e isso é um índice pratico da aceitação do estilo que desenvolvemos no decorrer de nossa trajetória, pesquisando tendências, materiais, objetos de decoração e de construção, observando o mercado, aprendendo continuamente e levando sempre o melhor, com muito carinho e diálogo aos nossos amigos”, relembram Adriana e Jackson quando, de repente, entra na sala, o mestre de obras João Nunes, que acompanha a dupla de profissionais desde o começo

| nº 20

Família Romie Passagem: Thiago, Arthur, Adriana, Jackson e Ana Luíza

12

de sua história . “Esse rapaz é uma espécie de anjo da guarda nosso, está conosco em todos os trabalhos e os desenvolve com total maestria pois conhece nossos gostos e nossa forma de atuar. Nos sentimos inteiramente confiantes com ele ao nosso lado”, desmanchando-se em agradecimentos, enquanto o próprio João é quem denuncia uma atitude que a dupla sempre faz questão de manter em sigilo: nunca cobraram por qualquer projeto social, como a construção ou reforma de igrejas, independente de sua denominação religiosa (já realizaram cerca de 20 desses trabalhos), como também da Apae Eventos, em Mantena. “É a nossa forma de agradecer a Deus por tantas dádivas

e pelo dom de podermos trabalhar, de forma tão prazerosa, com algo que torna mais bela e confortável a existência de tantas pessoas”, concluem. A entrevista acaba e fica aquele gosto de quero mais, de quantas histórias poderíamos contar sobre esse casal ao longo dos últimos 20 anos, quanta coisa a relembrar, quantos projetos ainda têm pela frente...a sorte é que fica a certeza de haver ganho mais dois amigos e assim poder voltar outras tantas vezes e passar momentos tão agradáveis e raros como este. Aliás, agradáveis e raros como os próprios Adriana e Jackson Romie.


C - 11


Depoimentos

“Hoje tenho, graças em primeiro lugar a Deus e vocês, uma casa funcional, aconchegante e com requinte de modernidade, apesar do tempo.” Adriana e Jackson Foi muito bom e prazeroso ter vocês como profissionais na construção da nossa casa, sentimos honrados em sermos seus primeiros clientes. Quando chegamos em sua residência, e apesar de não nos conhecermos, vocês nos receberam de forma tão familiar que nos fez perceber que seriamos felizes em nossa construção. Hoje tenho, graças em primeiro lugar a Deus e vocês, uma casa funcional, aconchegante e com requinte de modernidade, apesar do tempo. Depois de algum tempo, precisamos novamente do serviço de vocês na construção do consultório e perceber que tudo mudou para melhor, a dedicação o profissionalismo e amizade eram a mesma.

Drª. Juliana Brandão e Dr. Santiago Sgrâncio

Desejamos todo sucesso e esperamos continuar construindo mais com vocês.

| nº 20

“É uma família que merece e muito todas as graças que têm recebido pois o senhor os cobriu de talentos e eles merecem esta homenagem, tudo o que fazem com certeza tem o toque do belo que está em Deus.” São Paulo nos fala na sua carta aos Efésios o seguinte “não deixo de dar graças a vocês todos os dias recomendando-os sempre em minhas orações. (Ef 1.16). Neste sentido é que quero expressar toda a minha gratidão ao casal Jackson e Adriana por tudo aquilo que eles tem ajudado na nossa Paroquia de Santo Antônio, principalmente no projeto da reforma da nossa Igreja Matriz que tanto tem provocado a admiração de todos os féis . Mas além disto eles tem nos ajudado e muito no Lar santo Antônio na construção da casa para as irmãs e na construção de uma nova capela na cidade de Itabirinha. É uma família que merece e muito todas as graças que têm recebido pois o senhor os cobriu de talentos e eles merecem esta homenagem, tudo o que fazem com certeza tem o toque do belo que está em Deus. Parabéns! 14

Pe. Aurildes Sousa Sena


“Admiramos o seu trabalho e desejamos tudo de muito bom e maravilhoso pra vocês!” É uma grande responsabilidade descrever quem são Adriana e Jackson Romie Passagem . Falar do trabalho, da competência deles não será “novidade” para ninguém, já que podemos afirmar com veemência que são Excelentes Profissionais. Vocês desenvolvem o TALENTO que Deus concedeu a vocês, com muito amor, competência, profissionalismo, atenção e faz o SONHO DA CASA PERFEITA ser uma realidade LINDA na nossa vida! Pessoas extremamente habilidosas, confiáveis, educadas, carinhosas, que com o passar do tempo, a relação de apenas CLIENTE se torna em AMIZADE. Suas conquistas hoje, são frutos de um belíssimo trabalho realizado com muita determinação, força, e amor, que mesmo com limitações, e problemas que a vida traz, faz tudo com PERFEIÇÃO.

Danilo Coimbra e Maressa Batista Coimbra

Admiramos o seu trabalho e desejamos tudo de muito bom e maravilhoso pra vocês!!

“Ser cliente de vocês foi para nos um privilégio! Conhecê-los mais profundamente foi uma honra, pois foi possível avaliar o quanto humanos e profissionais vocês são.”

Adriana e Jackson, Ser cliente de vocês foi para nos um privilegio! Conhecê-los mais profundamente foi uma honra, pois foi possível avaliar o quanto humanos e profissionais vocês são. A maneira de ser, fez com que enriquecesse nossa amizade e faz com que estejam sempre presente em nossos corações. | nº 20

O dom que vocês tem é um bem ofertado por Deus que vai perdurar por toda vida! Que o Senhor abençoe vocês sempre! Um grande beijo dos amigos.

Dr. Eduardo Paes e Drª. Carolina 15


®

Sobre a CasaCor

por:

Wilson Guedes Jornalista: 4.723-MG

ESPÍRITO SANTO

SAGRILLO

chega à maioridade esbanjando estilo, modernidade e grandiosidade

| nº 20

Lavabo: Pierre Britt e Henrique Damasco

16

Parece que foi ontem, mas 18 anos se passaram desde que a mais importante mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do Estado capixaba começou e finalmente chega à maioridade, esbanjando um estilo e modernidade impecáveis. Nesta edição, a maior de toda a sua história, em seus 48 ambientes residenciais, corporativos e comerciais distribuídos por 5 mil metros quadrados de área construída no refinado Boulevard Shopping, em Vila Velha, o visitante do mega evento – que começou dia 7 de agosto e vai até 17 de setembro – pode contemplar as mais diferenciadas tendências do morar contemporâneo associadas ao Casa Office, cuja reedição é uma das novidades do “Casa” deste ano.

Devido ao espaço gigantesco, a mostra capixaba deste ano proporcionou aos decoradores, arquitetos, designers e paisagistas participantes a projeção de diversas criações em um mesmo ambiente, permitindo-lhes abusar da criatividade e de seu conhecimento sobre o assunto para mostrar aos visitantes e potenciais clientes, toda sua “verve” artística e profissional. Com isso, o evento ficou ainda mais diferenciado, justamente graças a essa diversidade existente em cada espaço dos ambientes a serem “descobertos” pelo público.

Outro ponto que merece destaque é o caráter de vitrine que a Casa Cor também implementa, ao oferecer um espaço maravilhoso para o lançamento de produtos, móveis, objetos de decoração e material de construção, evidenciando toda a evolução do mercado. É uma missão completamente impossível não se surpreender em cada um dos ambientes criados pelos profissionais que, com projetos inéditos, surpreenderam pela ousadia, criatividade, levando a todos os visitantes a fazerem a mesma pergunta: “Como eles podem ter pensado nisso?”, sempre acompanhado de um olhar de admiração aos tantos exemplos de ecleticidade e bom gosto espalhados a cada canto da mostra.



®

SAGRILLO

Sobre a CasaCor

Perscrutar o Casa Cor Espírito Santo 2013 garante uma experiência única, um passeio inesquecível onde é possível conferir o que há de melhor e mais moderno no universo da arquitetura, design e decoração. E nesta edição em especial a Arte ganhou ares de dona da festa, com um destaque mais que merecido. “A arte de morar, em todos os sentidos, está presente em momentos diversos da mostra. Em vários ambientes, peças raras como quadros, esculturas, móveis e objetos de design dividem espaço com projetos inovadores e sofisticados, dentro de projetos que permitem a convivência perfeita entre ambos. Nomes de expressão como Roberto Burle Marx e Sérgio Rodrigues assinam algumas dessas obras”, explica a realizadora do evento, Rita Rocio Tristão.

Aventure-se pelo Casa Cor Espírito Santo 2013 e visite cada um dos seus ambientes...só não garantimos que sua “sanidade” e conceitos de criatividade, estilo e sofisticação permanecerão intactos após essa viagem tão única quanto inesquecível.

WEVERSON ROCIO

Sala de Almoço: Maria Claudia Avancini

surpresa ficou por conta da reedição da Casa Office em resposta ao crescente interesse dos capixabas por decoração de ambientes corporativos, e ser um dos motivos do setor, seguir como um dos destaques do evento.

Sala de Jantar: Carminha Ribeiro, Giselle Jarger Silva e Karina Ribeiro

SAGRILLO

| nº 20

SAGRILLO

SAGRILLO

E como novidade parece ser a palavra de ordem na 18ª edição da Casa Cor do Espírito Santo, outra

Gourmeteria: Renata Modenesi e Rodrigo Chiabai

18

Loft do Advogado: Sergio Paulo Rabello

Lounge de Entrada: Talles Paganotti


C - 11


Hall de Entrada

por:

Wilson Guedes Jornalista: 4.723-MG

ARQUITETOS MANTENENSES levam seus talentos ao CASA COR ESPÍRITO SANTO pelo segundo ano

| nº 20

consecutivo e criam espaço original

20

Após assinar o Lounge de Entrada e o Espaço Zen em sua primeira participação no Casa Cor Espírito Santo, no ano passado, realizado na Praia do Canto, o casal de arquitetos mantenenses Adriana e Jackson Romie voltam à mostra desse ano esbanjando talento e ineditismo em seu estilo com a assinatura do Hall de Entrada do evento, criando um clima de completo contraste com o restante dos 47 ambientes que integram a exposição. Enquanto em cada um dos pontos do “Casa” capixaba 2013 abusou-se de cores como o branco, bege e preto, nos 50 metros quadrados que formam o Hall dos Romie o visitante irá deparar-se com um clima inteiramente clássico, dominado por um amplo arranjo de penas de faisões, o dourado – tendência que já se mostrou forte na última Feira Mu-

nicipal de Design de Milão – bronze e prata, com detalhes modernistas a cargo de móveis em tons branco e verde ácqua. ”Preparamos várias novidades para o público, e a primeira delas fica por conta dessa antítese de estilos, já que reinventamos o estilo clássico com que iniciamos nossa carreira através de uma releitura moderna e agradável, em contraponto a todos os demais ambientes modernos que predominam na mostra. Lá os visitantes poderão encontrar um belíssimo painel de Ana Paula Castro, onde predominam as cores do espaço, além de um piso Silestone em forma de Rosa dos Ventos em bege, branco e marrom com dourado que dá completa identidade clássica ao espaço” explicam os profissionais.



Hall de Entrada

“Abusamos do uso de peças de antiquários e uma estátua de Ceschiatti, isso sem contar uma imagem de Nossa Senhora, folheada a ouro, da loja Brasileira, e que já tem lista de espera de interessados em adquiri-la”, divertem-se. O espaço ainda conta com papel de parede e cortina da Refino, móveis da Prima Línea e da Líder, enquanto que o gesso contou com a participação especial do profissional Rafael, levado de Mantena até Vitória para aplicar seu talento ao espaço e preparar um teto clássico arredondado. “Contávamos com um espaço de entrada, que exigia nossa máxima criatividade e optamos por recorrer a tendências que diferenciassem dos demais estilos predominantes. Assim, recorremos aos ícones clássicos e desenvolvemos um projeto original e inovador que vem rendendo vários elogios por parte de profissionais extremamente respeitados em todo o mercado, bem como da organização da mostra e, o mais importante, do público. E se o Casa Cor é um espaço , uma vitrine onde nós podemos “viajar” e usar de nossa criatividade para mostrar o inusual, acreditamos que conseguimos atingir esse objetivo com louvor, com originalidade, ousadia e, acima de tudo, bom gosto, ou seja, abusando dos pilares que regem as criações da própria exposição”, finalizam.

| nº 20

Rosa dos Ventos em Silestone e arranjo de penas de faisões.

Imagem de Nossa Senhora folheada a ouro da loja “A Brasileira”

22

Obras da Artista Plástica Ana Paula Castro



Depoimentos

“Arquitetura é a arte de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.” Impossível falar de arquitetura e não se lembrar de Adriana e Jackson Romie Passagem, artistas que mudaram a fisionomia de Mantena - MG e regiões. Aos poucos foram transformando sonhos em realidade. Realizando projetos e sempre fazendo o melhor que podem para os clientes. Acredito que uma frase para definir o trabalho deles seria “Um toque vira mágica”! Tenho orgulho de dizer que meus pais receberam esse DOM de Deus e que a cada dia eles são mais valorizados pelo que fazem, estão sempre inovando, criando e modificando. O ambiente hall de entrada da Casa Cor - ES foi um exemplo do trabalho e de toda dedicação. Vale muito a pena conferir!

Ana Luiza Romie

Enfim, gostaria de agradecer aos meus pais por terem me ensinado algum detalhe do que sabem e quero um dia ser igual à eles, pois para mim, são uma inspiração a seguir! “Pai e Mãe, eu amo muito vocês”!

| nº 20

“Falar da Adriana e do Jackson é falar de retidão de caráter, de doação, de um carisma e de um profissionalismo indeléveis...“

O casal nos honra por serem nossos arquitetos de referência na região e, mais que isso, por haver assinado o projeto arquitetônico e de decoração de nosso consultório odontológico, conferindo ao ambiente um clima único e extremamente relaxante... “Imaginem, erguer um jardim de inverno em frente a poltrona onde cuidamos de nossos pacientes... Que ideia fantástica!” Há pouco tempo, adquirimos a residência que pertenceu aos Romie e além de toda a beleza arquitetônica, herdamos o requinte e bem querer que está presente em todos os cantos de nosso novo lar. Agradecemos á Deus pela capacidade de criação da Adriana e do Jackson e por sempre estarem disponíveis para atenter nossas solicitações de estéticas e bem estar!

Dr André Ferrari, Davi e Graziela B. Ferrari 24



Depoimentos

“...não abrimos mão do seu suporte pois eles tem bom gosto, criatividade, modernidade e muito requinte.”

Primeiramente gostaríamos de parabenizar o Jackson e a Adriana por mais uma vez estarem participando da CASA COR, um dos mais conceituados eventos de decoração, paisagismo e arquitetura do pais. Agradecer pela atenção e companheirismo por estarmos juntos na nossa segunda obra, pois já fizemos um apartamento muito requintado e agora iniciando uma casa, e não abrimos mão do seu suporte pois eles tem bom gosto, criatividade, modernidade e muito requinte. Podemos relatar nossa satisfação, e dizer que se formos construir mais dez casas serão com eles.

Dr. Bruno César e Ana Cristina Coimbra

“Exemplo de bondade, amizade, generosidade, força e coragem são esses, alguns dos adjetivos que admiro neles.”

| nº 20

Falar da Adriana e do Jackson é sempre um prazer, me lembro deles a dez anos atrás quando começaram a fazer suas belas casas em Mantena, eu ficava sempre deslumbrada com o trabalho deles e sempre dizia que um dia iria ter uma casa assinada por eles. E assim está acontecendo, estamos muito felizes com o resultado de nossa casa. A Adriana é uma pessoa maravilhosa, ela tem uma luz que ilumina a todos , tão gentil sempre ela e jackson; Exemplo de bondade, amizade, generosidade, força e coragem são esses, alguns dos adjetivos que admiro neles, pessoas as quais eu, José Hélio, Mariana e Avelino temos a honra de conheçermos e a felicidade de sermos amigos. Parabéns aos dois, que Deus continue os abençoando sempre.

Viviane e José Hélio 26



Retrospectiva

por:

Wilson Guedes Jornalista: 4.723-MG

ADRIANA E JACKSON trazem beleza e modernidade às páginas da Foccus e BarraVip desde as primeiras edições. Desde a primeira edição da Revista Foccus, o casal Adriana e Jackson Romie esteve ao nosso lado, prestigiando-nos com seu conhecimento e, acima de tudo, trazendo beleza e dicas de arquitetura, design e beleza às nossas páginas. Em todas as edições, sempre algo diferente, sempre uma descoberta, um toque de bom gosto, de estilo, de atitude, sem que fosse levado em conta o espírito, a alma daqueles que vão habitar o novo espaço, criado justamente através da cumplicidade de idéias da dupla de arquitetos e seus clientes, ou melhor, amigos. Ao longo de todas estas edições, tivemos o privilégio de “degustar” lindas fachadas, cozinhas, banheiros,

salas de sonhos, dormitórios de tirar o fôlego e até espaços externos criados a partir do imaginário criativo de dois profissionais que se tornaram uma referência mais que regional, uma vez que seus nomes já assinam projetos nas capitais de Minas Gerais e Espírito Santo, e uma carteira mensal de cerca de 50 clientes. Estudiosos de plantão, Adriana e Jackson estão sempre em constante busca do saber, de novidades em termos de materiais de construção, de peças decorativas, de tendências que ditam o cenário do design moderno, mas sempre mixando estilos de maneira que prevaleça o bom gosto e um estilo único, assim como cada projeto.

| nº 20

Como colaboradores da Foccus, Adriana e Jackson Romie sempre engrandeceram nossas edições porque, utilizando de seu carisma e profissionalismo souberam chegar ao leitor com novidades que , a primeira vista, pertenciam a um seleto grupo de clientes, e desmistificaram conceitos, provando que com bom gosto e criatividade qualquer um de nós pode contar com belos e criativos espaços em casa, e o melhor, com aquela sensação de termos algo único, com a nossa “cara”.

28

“Nas páginas que se seguem, o leitor tem uma breve retrospectiva de alguns dos trabalhos mostrados aqui pelos Romie. Desfrutem e deliciem-se a vontade. Com certeza você encontrará um projeto que , com algumas modificações, pode ser seu novo lar, ou um ambiente aconchegante e atrativo em sua casa.”



Retrospectiva 1

por: Adriana Romie e Jackson Passagem Decoradores e Arquetetos

Os Incríveis PROJETOS 3D // Revista Foccus | 13 “Uma facilidade a mais para quem está planejando sua construção.”

Já celebrados como os “queridinhos” do público exigente, quando o assunto é decoração, não somente em Mantena como na região e no Espírito Santo, a dupla Adriana e Jackson acaba de criar mais uma inovação em seu leque de ofertas de trabalhos especializados: o desenvolvimento de projetos em 3D, tanto interno como externo, das obras a serem desenvolvidas, proporcionando a seus clientes o raro prazer de vislumbrar a visão perfeita de como ficarão seus futuros ambientes, dando-lhes, também, a opção de realizar qualquer modificação ainda dentro do projeto, garantindo, ao final, um resultado prévio que, com certeza, já tem a aprovação de todos.

| nº 20

Os projetos em 3D estão sendo desenvolvidos pelo web designer Leonardo Ferreira, considerado um

30

dos top profissionais do assunto na cidade. Basta observar seus trabalhos nas fotos que acompanham esta matéria. O desenvolvimento de um bom projeto arquitetônico personalizado, para construções residenciais e comerciais, engloba: projetos de interiores (posicionamento do mobiliário), projetos de reforma, projetos de fachada, estudo de cores, urbanismo, projetos luminotécnicos e toda a assessoria necessária para a escolha de materiais de acabamento e objetos de decoração além de várias empresas fazerem também a administração da execução da obra.



Retrospectiva 1

Com o objetivo de melhor atender seus clientes, Adriana e Jackson, sempre antenados com todas as modernidades do mercado, passaram a oferecer o que há de mais moderno em computação gráfica apresentando seus trabalhos em maquetes eletrônicas que permitem uma visualização 3D de seus projetos. O acompanhamento e mesmo a administração da obra, embora possam parecer, à primeira vista, um custo desnecessário, podem evitar muitos problemas e gastos futuros, já que a materialização propriamente dita do projeto requer tempo, disponibilidade e conhecimentos. Contratar um profissional reduz em ate 30% o valor da obra.

Nos projetos comerciais, o projeto reflete aquilo que se pretende oferecer e o que o mercado deseja para um determinado segmento, além disso, os projetos devem ser concebidos de forma a permitir facilidade e agilidade no desenvolvimento do trabalho.

| nº 20

E a grande inovação fica por conta da interação do cliente com o profissional, que se torna ainda mais íntima, podendo conceber, conjuntamente, aquilo que ambos pretendem, sempre de uma forma harmoniosa e inteligente, equilibrando-se o gosto pessoal do contratante com as dicas profissionais dos contratados. E viva a modernidade!

32



Retrospectiva 2

por: Adriana Romie e Jackson Passagem Decoradores e Arquetetos

as delícias do

| nº 20

JARDIM DE INVERNO

34

O jardim de inverno é a solução ideal para trazer as plantinhas para perto, tanto para quem mora em casa quanto para quem mora em apartamento. Ele é de longe a saída mais interessante e vantajosa para aqueles que morrem de vontade de cultivar suas plantas prediletas, mas que não dispõem de grandes áreas externas para isso. Ao colocar um jardim de inverno em casa você traz a natureza para perto e de quebra ainda decora seu lar com toda a beleza das plantas e o perfume das flores. E a melhor parte disso tudo é que ele pode ser montado em qualquer cantinho da sua casa, até mesmo naqueles espaços onde mais nada parece servir. Em-

// Revista Foccus | 16

baixo da escada, em varandas de apartamento, terraços, halls de entrada, integrados com a sala de estar… Eles renovam a decoração de forma instantânea e duradoura e ainda deixam sua casa mais iluminada e ventilada. Até porque, para montar seu jardim interno, você terá que montar um espaço propício para o crescimento das plantas: um ambiente que receba a incidência do sol com frequência e que seja bem ventilado. A circulação de ar necessária para suas verdinhas pode ser promovida por janelas ou aberturas superiores .


Embora o nome se refira à estação fria, o jardim de inverno é apropriado para qualquer época do ano, pois não sofre interferência de variações climáticas como chuva, vento e sol intenso. As plantas podem atuar como divisoras de ambientes, dispostas entre as salas de jantar e estar, por exemplo. Na hora de escolher as plantas, pesquise espécies mais resistentes e de menor manutenção, que cresçam e se desenvolvam bem com pouco sol. Também adote o tipo de jardim que mais se adequar com o seu espaço e seu estilo de vida: jardins com terra, onde as mudas são plantadas diretamente no solo, ou os cimentados.

| nº 20

35


Retrospectiva 2 Nos jardins com terra, você precisará se preocupar com a drenagem e a impermeabilização do solo, para que não haja nenhum problema de infiltração. Optando pelo solo cimentado você conta com uma maior segurança, plantando suas plantas em vasos e decorando o piso do ambiente com elementos naturais como cascas de madeira, areia e pedrinhas brancas.

| nº 20

Para decorar este espaço, abuse de cachepôs e vasos bonitos, bancos de madeira, pufes e o que mais o seu ambiente suportar. A maioria dos paisagistas e design de interiores sugere móveis de fibra sintética, por serem mais resistentes e por ter maior durabilidade. Outra opção que combina muito com jardins de inverno são os móveis com acabamentos rústicos, como a palha, barro e o bambu. Esses móveis podem

36

ser combinados com peças mais modernas e sofisticadas, como quadros, pedras e vasos que deixam a decoração mais bonita. Dependendo do tamanho do espaço do seu jardim de inverno, você pode incrementar com bancos de madeira, mesas de centro, namoradeiras ou até mesmo com poltronas confortáveis que deixarão o ambiente mais aconchegante. O que não pode faltar na decoração são as luminárias artesanais de ferro que dão um toque especial ao jardim de inverno. Ou você pode optar por pequenas lâmpadas só para dar uma iluminação ao ambiente. Se você gosta de uma decoração bem completa pode adotar cascatas ou pequenas lagoas artificiais para dar ainda mais charme ao ambiente.



Depoimentos

“Explosão de talento! Sonho com execução, emoção com praticidade, combinação perfeita, impossível olhar para um sem enxergar o outro!”

Como falar destes dois? Adriana: Guerreira, Incansável, Apaixonada, Dramática, Serva, Divertida, Carismática, Talentosa e emoção pura! Jackson: Verdadeiro, transparente, Sincero, Vaidoso, Talentoso, Prático, Divertido, Sincero, Pé no chão! Explosão de talento! Sonho com execução, emoção com praticidade, combinação perfeita, impossível olhar para um sem enxergar o outro! Que o sucesso e as bênçãos de Deus sempre acompanhem vocês! Obrigada por tudo, pela parceria, pelos bons momentos, pela amizade! Amamos vocês!

Rogério Mol e Adriana Boechat Mol

“Parabéns! Vocês são pessoas incríveis e profissionais muito especiais.”

| nº 20

Vocês souberam entender nos mínimos detalhes todos os nossos pensamentos e nossa intenção quando elaboraram o projeto da Fisiomed. Além de tudo pensaram na acessibilidade e mobilidade para nossos pacientes especiais, como banheiros, salas e rampas adaptadas. Enfim, vocês estão a frente do nosso tempo, todos esses trabalhos lindos, toda essa homenagem é pelos seus méritos.

Parabéns! Vocês são pessoas incríveis e profissionais muito especiais.

Danieli, Rafael e Carolina (FisioMed) 38


“Agradecer o trabalho que vocês fizerem é pouco, mas não conseguimos achar nada acima disto, então: MUITO OBRIGADO!!! Hoje, depois de quase 1 ano junto com vocês em nosso projeto de reforma, podemos chamá-los de amigos; amigos estes que estão sempre de bom humor, com boa vontade e prontos para nos atender, em qualquer dia. Agradecer o trabalho que vocês fizerem é pouco, mas não conseguimos achar nada acima disto, então: MUITO OBRIGADO!!! Sem o empenho de vocês, a competência, o profissionalismo que está sempre buscando soluções aonde não tinha expectativas, nossa reforma não seria completa. Impossível não falar do amor e da sensibilidade expressados em cada detalhe, dando vida a papeis, traçados e medidas, em um projeto com particularidades e executado com qualidade, em especial nos acabamentos. As nossas expectativas foram superadas e vocês fizeram toda diferença nesse momento especial de nossas vidas; a realização de um sonho.

Drª Jannaina e Dr Maurílio Ferreira

Que Deus continue iluminando e abençoando a vida, o trabalho e a família de vocês, pois vocês são especiais!

“...A forma como ambos enfrentam as adversidades com alto astral e continuam criando trabalhos cada dia mais fantásticos é uma verdadeira benção...”

| nº 20

Eu definiria como um imenso privilégio poder trabalhar e, mais que isso, conviver com o casal Adriana e Jackson Romie ao longo de tantos anos, já que eles são como que “padrinhos” de minhas duas publicações: Foccus e Barra Vip. Com seu alto astral, conhecimento e profissionalismo, estão conosco desde a primeira edição de cada uma das revistas, trazendo os últimos gritos em relação à arquitetura, decoração e design de uma forma sempre surpreendente e, mais que isso, acessível aos nossos leitores, permitindo com que certos conceitos e conhecimentos passassem a fazer parte do cotidiano de todos e suas dicas fossem seguidas a ponto de qualquer pessoa dar um toque especial e criativo em sua casa, desde a fachada até um cômodo qualquer. A forma como ambos enfrentam as adversidades com alto astral e continuam criando trabalhos cada dia mais fantásticos é uma verdadeira benção e por esse motivo peço a Deus para que lhes dêem muita saúde, inteligência e disposição pra continuar essa grande missão entre nós.

William Rodrigues 39


Retrospectiva 3

por: Adriana Romie e Jackson Passagem Decoradores e Arquetetos

Decoração Masculina // Revista BarraVip | 02

| nº 20

Para quem ousar perguntar se há diferença entre a decoração masculina e feminina, a resposta é que um espaço de moradia ou trabalho deve refletir a personalidade do dono e não há nada mais obviamente distinto que as personalidades masculina e a feminina, portanto... É claro que há diferença, e muita! Os homens, por exemplo, têm menor capacidade de multitarefa, portanto em seus espaços isso deve ser levado em conta, buscando-se uma organização que facilite ao máximo a sua produtividade. Cada um com seu estilo, clássico ou moderno, rebuscado ou minimalista, o ambiente deve ser “sustentável” pelo seu habitante masculino, ou seja, deve oferecer conforto estético, mas, acima de tudo, funcional. Ao se pensar em decoração masculina há uma tendência natural para tons e materiais sóbrios ou “for40

tes”. Preto, cinza, castanho, bege, azul e branco são cores associadas ao universo masculino. De fato não há porque ignorar-se esse dado cultural, desde que se mantenha o bom senso, a criatividade e o equilíbrio estético. Cores mais fortes, ou menos identificadas com a masculinidade podem e devem ser usadas, por exemplo, para um toque de irreverência ou uma quebra de monotonia visual, mas sempre de modo sutil, e principalmente respeitando-se o perfil do usuário específico daquele espaço. Os materiais devem ser duráveis (eles não mudam tanto de gosto como as mulheres) e de fácil manutenção. Mármores, madeiras, aço inox, tecidos pesados, persianas e muita tecnologia combinam com ambientes masculinos. Se apreciadas pelo usuário, vale também investir em boas obras de arte.



Retrospectiva 3

: : SOLTEIROS Práticos por natureza, os “lofts”, onde tudo está ao alcance das mãos, resumem muito bem os ambientes masculinos e devem ser o sonho de consumo da maioria. Para os sozinhos em geral, o espaço deve ser preparado para receber amigos em grande estilo e conforto, pois morar sozinho não deve ser sinônimo de ser solitário.

: : DICAS GERAIS Integração de cozinha e sala. Integrar-se a garagem a outros ambientes. Iluminação que possibilite vários cenários e quebre a rotina visual permitindo criar-se um “clima” quando o momento exigir. ”Home theater” bem projetado. Bons espaços de hobby, malhação, oficina ou escritório, dependendo do perfil do habitante.

: : CASADOS Quanto aos que vivem com uma companheira, será possível individualizar seus espaços? Primeiro, deve-se acreditar que isto é fundamental para a felicidade do relacionamento. E é um dos itens importantes a serem levados em conta chama-se “hobby”. Deve-se respeitá-lo e incentivá-lo. Ao definirmos o projeto da casa este hobby deve ser incorporado ao ambiente, não importa qual seja: leitura, xadrez, fotografia, esporte, enologia, cozinha ou qualquer outro.

: : DICAS PARA A SALA

| nº 20

Haver um “point” com pelo menos quatro poltronas (homens não gostam de se sentar próximos). Uma adega e um frigobar próximos deste espaço. Um aparador com bandeja e destilados. Tudo muito prático, sem excessos de penduricalhos ou objetos decorativos, que para o homem podem significar confusão e desconforto no uso do espaço. Uma cadeira confor-

42

tável (se possível um puff para acomodar os pés), onde ele se possa ler, usar o computador, ver TV, enfim uma versão moderna da famosa “cadeira do papai”.

: : DICAS PARA A COZINHA Como bons executores da culinária, os “chefs” domésticos precisam de um armário para seus produtos e, se possível, uma gourmeteria. Suporte para os mil e um equipamentos que deverão estar sempre à mão. Tecnologia, tecnologia, tecnologia.

: : DICAS PARA O CLOSET Homens também têm roupa e não querem ter sapatos e vestidos invadindo suas gavetas e cabides. Reserve-se um bom espaço para eles. Gavetas, com divisões internas, para peças íntimas e meias serão sempre bem vindos.



Retrospectiva 4

por: Adriana Romie e Jackson Passagem Decoradores e Arquetetos

para escolher a

COZINHA PERFEITA

// Revista Foccus | 12

“Longe vão os tempos em que a cozinha era apenas um local para preparar refeições e exclusivamente reservado às mulheres.”

Hoje, é o coração da casa, onde todos se concentram para conviver e cozinhar. Daí a importância da escolha da sua cozinha, que devem combinar em três aspectos fundamentais: funcionalidade, organização e estilo!

| nº 20

: : Planeamento prévio As cozinhas são amadas e odiadas… e o segredo do seu sucesso está no planejamento prévio. Antes de encomendar os seus móveis de uma só vez, familiarize-se com o mercado e com tudo aquilo que ele tem para oferecer (avisamos já que as possibilidades são infinitas!). Folheie revistas, navegue na Internet, visite lojas de bricolage e lojas especializadas em cozinhas. Em pouco tempo vai perceber que afinal os móveis laminados brancos não são os ideais para uma cozinha que vai receber, diariamente, três crianças e que a melhor opção será, por exemplo, uma madeira mais escura!

: : O básico Grande ou pequena, uma cozinha funcional pode ser conseguida a partir de qualquer espaço, apenas 44

terá de ser bem pensada, tendo sempre em conta o orçamento disponível. Existem soluções standard, adaptáveis a todo o tipo de cozinhas – sejam lineares, paralelas, em forma de U ou de L. Seguem-se os modelos semi-personalizados, onde armários pré-existentes sofrem ligeiras adaptações para se enquadrarem na sua cozinha e, por último, as cozinhas personalizadas, ou seja, feitas à medida e onde tudo é possível! A primeira solução é, naturalmente, a mais barata; a segunda regista um aumento de preço e a terceira opção é, por razões óbvias, a mais cara.

: : Estilo vs. Funcionalidade Uma cozinha quer-se multi-facetada, mas também convidativa e em sintonia com o resto da casa. Ora, uma cozinha de inspiração country não combinaria, em nada, com uma casa de decoração minimalista, pois não? Se a cozinha pertencer a um casal que raramente janta em casa, talvez a aparência seja mais importante; ao contrário de uma família numerosa que vive para os jantares que reúne todos no final do dia, e que já requer uma cozinha com múltiplas funções.


: : Tanto por onde escolher! Os armários são, sem dúvida, o mobiliário chave de qualquer cozinha, conferindo-lhe o seu aspecto global… daí que têm de ser visualmente atraentes (e se resistirem às dedadas ainda melhor!). O post-forming (disponível em vários padrões e textura, até imitação de madeira!) é o material mais económico e, mesmo assim, muito atractivo; o MDF é um excelente substituto da madeira maciça, com os mesmos níveis de qualidade e de manutenção e pode ser pintado na sua cor de eleição; o lacado apresenta uma boa relação preço-qualidade e não faltam cores por onde escolher; a madeira (e todos os seus géneros!) fica sempre bem e, apesar de ser a opção mais cara, revelar-se-á um investimento a longo prazo; igualmente caros são os armários em aço inoxidável (para um look muito contemporâneo!) que, embora duradouros e fáceis de limpar, deixam dedadas e riscos muito visíveis.

: : Acabamentos, Cores & Puxadores Ver uma cozinha com móveis vermelhos ou azuis é hoje algo tão natural como armários lacados a branco ou em madeira faia. Os gostos nunca se discutem, por isso, não é agora que isso vai acontecer! Para além de inovar na cor dos móveis da cozinha, os seus acabamentos também podem ou não conter detalhes inovadores, como madeira esculpida, molduras em torno das portas ou outros efeitos especiais… e apesar de uma porta lisa, num material nobre, ficar sempre bem! O vidro é um elemento que, integrado numa cozinha, cria logo um efeito mais leve, no entanto, deve ser utilizado com moderação, devido ao risco de quebra e porque armários com portas de vidro só são para quem quer realmente ver todo o seu conteúdo! Se for mais desarrumado, mas a ideia das portas de vidro não lhe sai da cabeça, opte por um vidro fosco. Os puxadores, de linhas clássicas ou ultra-modernos, em plástico, aço inoxidável, alumínio, madeira, zinco ou porcelana ganharam novo destaque e a sua escolha é tão importante como todo o resto que tenha a ver com os armários.

: : Gavetas ou armários?

| nº 20

Nos dias que correm, quem diz armários de cozinha pode perfeitamente dizer gavetas de cozinha também! As gavetas não vieram substituir os armários, nomeadamente os superiores, onde não é funcional ter gavetas, mas muitos armários inferiores estão a ser completados ou mesmo substituídos por gavetas largas e fundas. A vantagem? Para além de permitirem a arrumação de todos os utensílios – pratos, tachos, panelas, mercearias – habitualmente guardados em armários, permitem a visualização total de todo o seu conteúdo cada vez que a gaveta é aberta. Ao contrário do que acontece quando precisa de chegar a alguma coisa que esteja no fundo do armário e muitas vezes precisa de retirar tudo para fora! Sejam armários, sejam gavetas, analise bem o seu interior: o que servem armários lindos por fora, se na hora de arrumar pratos e copos, vem tudo abaixo!? Ainda neste âmbito, cuidado com as prateleiras de vidro porque, e apesar de serem bonitas, são caras, podem ser perigosas e nem sempre são muito práticas.

45


Retrospectiva 4

: : Arrumação extra Mais cedo ou mais tarde, o espaço começa a ser escasso em qualquer casa e a cozinha não é excepção: entre serviços de louça diários, especiais e de Natal; copos para todo o tipo de bebidas e mais algumas, o trem de panelas novo, o trem de panelas velhinho (que ainda pode dar jeito!), os vários gadgets culinários, os livros de receitas…faz tudo falta, mas também faz falta espaço para os guardar! Mesmo que inicialmente pense que uma dúzia de armários chegam e sobram, se calhar pode aproveitar um recanto estreito e alto para embutir uma garrafeira à medida ou então escolha móveis empilháveis para aproveitar o pé direito da sua cozinha, guardando os utensílios e as louças menos usadas no topo. E já pensou em aproveitar o espaço do rodapé para embutir gavetas? E porque não umas prateleiras abertas para os livros de culinária? Rentabilize o espaço, a sua cozinha agradece!

: : Organização interna Para uma cozinha bonita e organizada… por fora e por dentro, renda-se aos mil e um suportes, divisórias, prateleiras extensíveis e giratórias para manter tudo em ordem – tabuleiros para talheres, divisórias para gavetas à medida dos seus pratos e panelas, suportes para copos e frascos de especiarias, uma despensa ou balde de lixo extraível… será a verdadeira “fada do lar”!

: : Guie-se por estas medidas

| nº 20

Para ter logo uma ideia inicial do espaço que tem para preencher com móveis de cozinha e, claro, para pedir os primeiros orçamentos, há que medir o espaço. Faça você mesmo: meça a altura e a largura de todas as paredes, bem como as distâncias entre elas; tire as medidas das janelas e das portas, assim como

46

das distâncias que as separam do chão, do teto e dos cantos, sem esquecer o espaço que necessitam para serem abertas; meça os elementos estáticos já existentes, caso dos radiadores, ar condicionados, exaustores ou electrodomésticos não embutidos; e não se esqueça de tomar nota da localização de todos os interruptores, tomadas, torneiras de ligação de água e de gás, apontando ainda a adição de novas tomadas ou interruptores, se assim desejar.

: : As regras de ouro Para poder trabalhar e movimentar-se à vontade na sua cozinha, certifique-se que do chão à bancada os armários tenham uma altura de pelo menos 90 cm e uma profundidade de 60 cm; já a distância entre a bancada e os armários superiores não deve ser inferior a 50 cm, devendo a sua profundidade rondar os 37 cm para evitar cabeçadas dolorosas e para não dificultar a vista da bancada; os armários superiores também não devem ser exageradamente altos, se não, passará os dias com um banco atrás de si; evite colocar uma coluna de armários junto da placa do fogão ou do lava-louças para evitar cotoveladas indesejadas e sujidade extra.

: : À volta da mesa Para completar o look básico da cozinha, resta escolher os móveis para a zona de refeições, ou seja, uma mesa e cadeiras para começar logo a organizar e a desfrutar de deliciosos almoços e jantares! A mesa de refeições deve ter uma largura de pelo menos 80 cm, para sentar confortavelmente toda a gente e poder receber todas as travessas e garrafas que uma refeição exige.




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.