Page 1

Joia de Cristo

Diocese de Osasco

Informativo da Paróquia Santa Gema Galgani Distribuição Gratuita / Periodicidade Bimestral Tiragem: 3000 Exemplares

Bairro: Presidente Altino / Região Bonfim

Ano V

Nº 44 - Maio e Junho 2011


2

Acesse nosso site: www.paroquiasantagema.com.br

Maio e Junho 2011

A SANTA MISSA - “CORAÇÕES AO ALTO” Nosso Senhor, é verdadeiramente presente na Hóstia Consagrada com seu Corpo, seu Sangue, sua Alma e sua Divindade. A PRESENÇA DE JESUS NA EUCARISTIA NÃO É SÍMBÓLICA, MAS É REAL.

Queridos filhos e filhas, que a graça e a misericórdia de Nosso Salvador Jesus Cristo e o auxílio de Sua Santíssima Mãe nunca se apartem de vossas casas e de vossas famílias. Para quem é batizado em nome da Santíssima Trindade e professa com os lábios e com a vida a fé católica não há nada mais importante nem mais valioso neste mundo do que a Santa Missa. A Santa Missa é o Sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, oferecido sobre os nossos altares, debaixo das espécies de pão e de vinho, em memória do Sacrifício da Cruz. Este é o Sacrifício da Nova e Eterna Aliança, que o Senhor Jesus Cristo deixou à Igreja, para ser oferecido a Deus pelas mãos dos sacerdotes legitimamente ordenados por Bispos em comunhão com os Sucessores de São Pedro cada qual em sua época e que atualmente é o Papa Bento XVI. Com toda certeza podemos dizer que é da Santa Missa que depende a salvação da nossa alma e o nosso destino de eterna felicidade junto a Deus, Nosso Criador, e junto de todos os que neste mundo O serviram e a Ele se entregaram. Jesus Cristo,

Nenhum homem tem capacidade compreender totalmente este Mistério de nossa Fé. Já há dois mil anos que a teologia da Igreja sobre a Santíssima Eucaristia existe e ainda hoje não está acabada e nunca estará, graças à grandeza de Deus e graças à pequenez do ser humano. Seria como tentar colocar toda a água que há nos oceanos dentro de um copo de plástico de uma criança que brinca na areia da praia. Ficamos, então, com a frase de São Paulo: “Agora meu conhecimento é limitado, mas, depois, conhecerei como sou conhecido” (1Cor 13,12). Definitivamente na Santa Missa a compreensão é algo muito importante, mas não é ela que vem em primeiro lugar, o que vem em primeiro lugar é a adoração da presença divina e a comunhão, que elevam os nossos corações ao alto, até Deus. O que a Igreja quer quando oferece o Santo Sacrifício? Queremos honrar a Deus como convém e como Ele próprio estabeleceu, depois queremos agradecer a Deus pelos seus benefícios e afastar de nós a ira divina pelos nossos pecados e pelos pecados das almas do Purgatório e, por fim, alcançar de Deus suas graças e seus favores, tão importantes para a nossa salvação. Nós cremos nisto para conservar nossa comunhão com a Igreja, e adoramos esta santíssima presença para demonstrar a Jesus o nosso amor por Ele. Quem não ama a Deus não sabe e não consegue amar verdadeiramente a mais ninguém neste mundo.

Buscando crescer nesta fé e neste amor que nos dão a esperança da vida eterna, quero dar algumas orientações para o povo de nossa Paróquia que, seguindo-as, certa-mente crescerão espiritualmente. São doze, vamos dizer que cada Apóstolo de Jesus nos dá uma orientação. 1.São Pedro: “A Santa Missa de domingo é obrigatória a todos os católicos. Quem tem saúde e liberdade para vir e não vem comete pecado grave. Alguns dizem: ‘Jesus já está dentro do meu coração e por isso eu não preciso ir à Missa’. Esta afirmação é falsa porque o modo como Jesus está presente na Eucaristia é real e não sentimental, depois porque quer esconder certa preguiça ou má vontade”. 2.Santo André: “Não se aproxime da Santíssima Eucaristia sem prévia confissão quem participou de qualquer cerimônia ou rito de qualquer outra religião, seita, associação secreta ou de invocação dos mortos”. 3.São Tiago: “Infelizmente o pecado está presente em nossas vidas. Quando nossa consciência, pautada nos 10 mandamentos, nos acusa de pecado grave, a confissão destes pecados antes da Santa Missa é obrigatória”. 4.São João: “Jejum Eucarístico: pelo menos 1 hora antes da Santa Missa não se deve fazer refeições”.

7.São Mateus: “Todo respeito, toda seriedade e toda felicidade diante de Jesus Cristo”. 8.São Tomé: “Roupa modesta, simples e respeitosa para a Santa Missa”. 9.São Tiago (filho de Alfeu): “Sem telefone celular ligado na hora da Santa Missa”. 10.São Judas Tadeu: “O uso de véu pelas mulheres não é pecado nem é proibido”. 11.São Simão (cananeu): “Para evitar que a Santíssima Eucaristia ou seus pequenos fragmentos caiam no chão, é altamente aconselhável que o Corpo de Cristo seja recebido diretamente na boca”. 12.São Matias: “Comungar de joelhos não é pecado nem é proibido”. Sendo a Santa Missa o Sacrifício de Cristo na Cruz, temos um modelo de como nos portar: a Santa Mãe de Deus. Eu não conheço Mãe que goste de ver seu filho desrespeitado e ofendido. Ela é a maior interessada que participemos piedosamente da Santa Missa, pois é a Mãe da Eucaristia. Pela fé e pela oração eu imploro a Deus, Nosso Senhor, que sua casa e sua família sejam protegidas de todo mal. Por intercessão de Santa Gema, venha sobre nós e permaneça para sempre a bênção de Deus Todo-Poderoso: o Pai, o † Filho e Esprito Santo.Amém.

5.São Filipe: “Não masque chicletes na hora da Santa Missa”. 6.São Bartolomeu: “Antecedência: chegar à Igreja cinco ou dez minutos antes do horário de início da Santa Missa e se preparar pela oração e pelo silêncio e somente sair da Igreja depois da Bênção Final dada pelo Padre e da procissão de saída dele”. Pe. José Cássio Marinho

EXPEDIENTE: Direção Espiritual e Revisão Litúrgica: Pe. José Cássio Marinho. Coordenação da Pascom: Niva A. M. Vicente e Ana Paula L. Magalhães. Editoração e Diagramação: Ana Paula L. Magalhães. Fotos: Membros da Pascom. Contatos: Niva A. M. Vicente e Agricio M. Santos. Colaboradores: Daniela Menegassi, Ernesto M. Terron, Aline C. Santana, Elaine das Neves e Thiago Ballestero.Revisão dos Textos: Raimundo da Conceição Magalhães Impressão: Atlântica Gráfica e Editora - Fone: (11) 4615-4680. IMPORTANTE: TODOS OS ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES. AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO DE TODA A COMUNIDADE E A CONFIANÇA DE NOSSOS PATROCINADORES. Paróquia Santa Gema Galgani / Rua Gabriel Seferian, 405 / Presidente Altino / Osasco / Cep: 06216-210 / Fone-Fax: (11) 3682-5633.


Maio e Junho 2011

Acesse nosso site: www.paroquiasantagema.com.br

PAPA PRESTA SOLIDARIEDADE AO RIO DE JANEIRO PELO ATENTADO EM REALENGO

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, recebeu, através do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, a seguinte mensagem do Papa Bento XVI, que comunica a todos, associando-se às palavras do Santo Padre: "Profundamente consternado pelo dramático atentado realizado contra crianças indefesas em um colégio municipal no bairro do Realengo, o Sumo Pontífice deseja assegurar através de Vossa Excelência Revma. sua solidariedade e conforto espiritual às famílias que perderam seus filhos e a toda a comunidade escolar, com votos de pronta recuperação dos feridos. O Santo Padre convida todos os cariocas, diante desta tragédia, a dizer não à violência que constitui caminho sem futuro, procurando construir uma sociedade fundada sobre a justiça e o respeito pelas pessoas, sobretudo os mais fracos e indefesos. Em nome de Deus, para que a esperança não esmoreça nesta hora de prova e faça prevalecer o perdão e o amor sobre o ódio e a vingança, Sua Santidade, o Papa Bento XVI, concede-lhes uma confortadora Bênção Apostólica." Cardeal Tarcisio Bertone Secretário de Estado do Vaticano Fonte: http://www.arquidiocese.org.br/ cgi/cgilua.exe/sys/start.htm

3


4

Acesse nosso site: www.paroquiasantagema.com.br

Maio e Junho 2011

VISITA PASTORAL DO BISPO DIOCESANO DOM ERCILIO TURCO EM NOSSA PARÓQUIA Esteve presente também o seNosso amado Bispo Dom Ercílio Turco esteve nos dias 07 e 08 de abril em visita pastoral em nossa paróquia. Uma série de compromissos e encontros nas dependências da igreja, pelo comércio e indústria, e pelo bairro marcaram a passagem de nosso Pai e Pastor pela rotina de Presidente Altino. O primeiro compromisso da visita reuniu o conselho administrativo na noite do dia 07 de abril. Na manhã do dia seguinte, Dom Ercílio Turco acompanhado da sua secretária Ir. Letícia e do Pe. Cássio e paroquianos tomaram café da manhã oferecido pela Pastoral do Alimento, quando conheceu como é feito o trabalho da pastoral e falou da importância do atendimento aos mais necessitados, elogiou a pastoral e agradeceu pela acolhida. Em seguida fez a visita ao Posto de Saúde Santa Gema onde conheceu todas as dependências, recebido pela Sra Maria do Socorro Lima Bezerra – Chefe de Equipamento Publico , abençoou o local e todas pessoas ali presentes, tanto funcionários como pacientes.

Empresa Corneta

Em visita na Empresa Corneta, nosso Bispo foi recebido pelo presidente do Conselho, Sr. Fritz Berg, e também pelo Sr. Antonio Assis Rodrigues (funcionário da empresa há 22 anos) além de todos os funcionários administrativos. Dom Ercílio faz um breve relatosobre o trabalho pastoral com as comunidades, sobre trabalho, educação, cultura e hospitais; e finalizou abençoando os presentes, independente de religião. O Sr. Fritz mostrou ao Bispo um crucifixo que trouxe da Alemanha, esculpido por uma pessoa da família e relatou a força e muita calma que sente quando olha para ele. Dom Ercílio explica que o crucifixo é sinal da Igreja Católica, da Palavra Viva e da Bíblia, que sempre nos dá muita força, sinal de fervor de Deus para cada pessoa.

No ambiente hospitalar, Dom Ercílio Turco recebe elogios pelo trabalho de Pe. Thomas e toma conhecimento de dados importantes do Hospital Regional. Atualmente conta com 420 leitos, dentre eles UTI Infantil e UTI Adulto, brinquedoteca, Sala de Estar, Sala de Pediatria, Sala Neo-Natal, Sala de Artes, além de uma Biblioteca. Dom Ercílio conhece um projeto sobre montagem de um leito intitulado “Leito da Dor”. Dentro do tema de humanização, comentou sobre a importância do trabalho humano e religioso dos padres Cássio e Thomas, que prestam assistência ao Hospital. Dom Ercílio Turco foi recebido pela Sra. Márcia, do Setor de Humanização, pela Diretora Geral da Enfermagem, Sra. Dulcenéia, o Diretor do Pronto Socorro, Dr. Alexandre, Ouvidora Sra. Vanda e pelo Diretor do Hospital, Doutor Maurizio Lanza. Logo após conversar com o Diretor do Hospital, despediu-se e retirou-se agradecendo a excelente acolhida.

nhor Antonio Gaspar dono da Empresa de Limpezas Todan. Foi entregue para Dom Ercílio um pote confeccionado pelo Professor Marcos com um bonequinho em cima da tampa imitando o Bispo. Dentro deste pote as crianças da Escolinha Caminho Suave escreveram alguns bilhetinhos e mensagens. Nosso Bispo falou para as crianças sobre a importância do trabalho que ele faz visitando hospitais, as empresas onde muitos dos papais delas trabalham, falou do amor que temos de ter para com o Papai do Céu. Orou com as crianças e agradeceu a oportunidade dada a ele por ocasião da visita. Dom Ercílio elogiou o trabalho prestado pela Escola Caminho Suave na educação e formação e pela recepção das professoras e das crianças. Logo em seguida foi convidado para abençoar as salas de aula da escola e objetos da escola. Despediu-se de todos e se retirou.

Escola Caminho Suave

Todam

Dom Ercílio, Pe. Cássio e os paroquianos que o acompanhavam chegaram à Escolinha Caminho Suave, recepcionados pela Diretora Sra. Vera, pela secretária Mirna e pelas crianças com suas professoras: Inês, Daniela, Claudia, Elaine, Erica e Ivonete. As crianças cantaram para Dom Ercílio Turco, a música “Amar como Jesus Amou”.

Logo após a saída da Escolinha Caminho Suave, o Sr. Antonio Gaspar, dono da empresa Todan convidou Dom Ercílio Turco para fazer uma visita às dependências de sua empresa, onde conheceu alguns dos funcionários e abençoou o local. Sr. Antonio comentou que conta com 10 vendedores, 10 veículos para entregas de mercadorias. Dom Ercílio elogiou a empresa desejando sucesso em seu empreendimento comercial.

Após agradecer a acolhida na empresa, Dom Ercílio segue para o Hospital Regional, onde também encontrase com Pe. Thomas Joseph Scott que esta a sua espera. Hospital Regional

Logo após essa visita deu uma passada rápida no comércio ao lado, a Padaria do Zé da Paia.


Maio e Junho 2011 Café da Tarde com 3º Idade

No período da tarde, já nas dependências de Nossa Paróquia Santa Gema Galgani, Dom Ercílio Turco foi recepcionado pelas senhoras do Clube da 3ª Idade. As coordenadoras falaram sobre os trabalhos feitos em nossa Paróquia, da festa de aniversário que é realizada a cada três meses para os membros do clube, das viagens realizadas e as diversas atividades programadas. Nosso Bispo agradeceu a recepção de todos os presentes e falou da importância da experiência partilhada uns com os outros, a confiança que temos em si próprio e nos outros. Parabenizou pelas viagens realizadas pelo Clube da 3ª Idade, abençoou todos os presentes dizendo da alegria de termos São José como protetor que acompanhou Jesus Cristo na sua caminhada. Encerrou o encontro dizendo para as senhoras não ficarem paradas em casa, pediu a elas para se movimentarem, virem para igreja sim, pintarem, viajarem. Logo após participou de a uma confraternização muito deliciosa preparada com muito carinho pelas senhoras. CPP - Reunião Pastoral de Paróquia

5

Acesse nosso site: www.paroquiasantagema.com.br

Exatamente às 19h30min, Dom Ercílio e Pe. Cássio deram início a Santa Missa. Na homilia o Bispo falou sobre a quaresma, jejum, tempo de oração e busca para celebrar junto a Páscoa e a Ressurreição; “somos todos convidados a ressuscitar com Ele e para uma vida nova, essa vida cresce e se aperfeiçoa pela caridade que vamos fazendo e praticando boas ações. Meditando Suas dores na Via Sacra acompanhamos os caminhos de Jesus e no final Jesus ressuscitado”, disse. Dom Ercílio pediu que Deus nos ajudasse nesta caminhada e fez um breve relato sobre as visitas que fez em nosso bairro. Agradeceu a Deus por todo trabalho que esta sendo feito em nossa Paróquia e disse que constatou a seriedade com que esta caminhando esta Paróquia.

Após a missa, encerrando a visita pastoral, Dom Ercílio teve a reunião com Conselho Pastoral da Paróquia. Cada membro representante de pastoral ou movimento se apresentou e relatou como faz seus trabalhos dentro da igreja. Nosso Bispo orientou e falou a cada um sobre a importância destes trabalhos junto à Igreja e agradeceu a todos pelo empenho, e fez duas colocações:

No final da Santa Missa Pe. Cássio agradeceu a visita e diz “ ONDE ESTÁ O BISPO ESTÁ A IGREJA”; não negou a palavra, a benção, o carinho, o sorriso e a mão a ninguém. “O Bispo faz as vezes de Jesus Cristo, o Bispo é a cabeça da Diocese, e tem nosso apoio, respeito e amor, eu aprendo muito com o senhor”, disse nosso pároco. Neste momento é entregue ao Bispo pelo casal Sérgio e Sandra um presente de toda a Paróquia.

Mais uma vez agradeceu a todos, e disse que está feliz com a paróquia, com os trabalhos e pede a todos que continuem firme na FÉ e nos trabalhos.

O Bispo agradece a presença de todos e ao padre por suas palavras. “Deus nos dá um presente para cuidar que é o povo de Deus, somos a Igreja que vem desde o princípio”, disse agradecendo o presente recebido para encerrar com a benção final.

PRÓXIMOS EVENTOS DA PARÓQUIA: DIA 19/06 Bazar Beneficente Clube de Mães Artesanatos no salão

1ª - Buscar acima de tudo a comunhão, a união entre as pastorais. Igreja é comunhão, unidos na FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE entre nós. 2ª - Pastoral de conjunto: Todos se juntam para caminhar da mesma direção.

da igreja das 09:00 as 17:00

03/07 FESTA DA FEIJOADA Venha participar com sua familia 09:00 as 17:00

PARTICIPE! GRANDIOSA QUERMESSE VENHA PARTICIPAR COM SUA FAMILIA E AMIGOS.

Equipe PASCOM

ESTARÁ SENDO REALIZADA DO DIA 30/04 A 12/06 NOS FINAIS DE SEMANA, SABADO APÓS A MISSA DAS 19:30 E DOMINGO APÓS A MISSA DAS 18:00


6

Acesse nosso site: www.paroquiasantagema.com.br

DOMINGO DE PASCOA RESSUREIÇÃO DO SENHOR ANO A

Maio e Junho 2011

Programação Paroquial Secretaria - De 3ª Feira a Sábado das 13h às 19h. Confissões - 6ª Feira das 16h às 19h confessar-se

em

outros

horários falar com o padre nas Santas Missas). Santas Missas - 2ª Feira às 19h30 (por todas as almas).

Quão grande deve ter sido a admiração que expressaram os olhos de Maria Madalena! Quão grande o tremor ao ver a sepultura, onde estava o corpo Daquele que foi a causa da mudança de rumo fundamental e definitiva de sua vida, e que agora está aberta e vazia: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”. O corpo de Jesus era a última coisa que restava àquele pequeno grupo de pessoas, fascinados por Ele. Parecia que o poder daquela época tivesse vencido. E agora, aquele pequeno tesouro, contido num sepulcro destinado a estar fechado para todo o sempre, tinha sido “retirado”. A preciosidade daquele corpo e daquele lugar é a única razão que poderia explicar a corrida de Pedro e João, quando apenas receberam a notícia da Madalena: agora, Jesus não estava mais com eles, tinham a necessidade de um sepulcro, junto ao qual poderiam chorar a perda do Mestre, e queriam estar certos que ninguém o tivesse profanado. A passagem evangélica de hoje nos chama a atenção não pelas as coisas que nos são relatadas, mas por aquelas que não são descritas: não nos é dito como o Senhor ressuscitou e não nos é descrito como os discípulos o viram! O que realmente domina a cena é o “sepulcro vazio”.

Tão logo entraram naquela cova cavada na pedra, deram-se conta de tudo o que havia acontecido: “Viu e creu” (Jo. 20,8). Mas o que viram? “As faixas de linho no chão, e o pano que tinha coberto a cabeça de Jesus: este pano não estava com as faixas, mas enrolado num lugar à parte” (Jo. 20,6-7). Em si, um fato banal, sem significado relevante, mas que foi suficiente para fazer com que os olhos de João se abrissem à verdade. “Ressuscitei e estarei sempre contigo” (Cf. Antifona de entrada), assim deve ter escutado, com o próprio coração, o discípulo amado! Ademais, se paramos um momento para refletir, o Senhor continua a entrar em nossas vidas através dos encontros, gestos ou situações que, para a maior parte das pessoas, poderiam resultar insignificantes, mas que para nós assumem a mesma importância que tiveram aqueles panos de linho para o discípulo amado. Depois de dois mil anos, aquele sepulcro está ainda vazio, mas diante de um acontecimento desses, cada um de nós é chamado a tomar uma decisão. Como fazê-lo de forma consciente, sem que sejam outros a decidirem por nós? Não nos servem grandes conhecimentos ou uma inteligência superior. Podemos ser testemunhas do Senhor Ressuscitado, podemos reconhecer no sinal das faixas ali deixadas, a

sua ressurreição, somente se estamos dispostos a deixar que Ele entre em nossas vidas e as cumulem com o seu Espírito. Será a amizade com Cristo, a familiaridade com Ele, dia após dia, que nos levará a darmo-nos conta “de tudo o que Jesus fez” (At. 10,39) e nos ajudará a compreender que a esperança – de justiça, de bem, de bondade, de verdade, de beleza – que se ascendeu quando o encontramos, realmente se realizará.

- 4ª Feira às 19h30 ( Missa São José por todas as famílias). - Segunda 4ª Feira do mês às 19h30 (Bênção do Santíssimo e diversas). - 5ª Feira às 07h00 - Primeira 6ª Feira do mês

O cristão não é um visionário ou um iludido, mas sim uma pessoa dotada de simplicidade de coração, a tal ponto que o leva a chamar as coisas pelo próprio nome e, dessa forma, o que para o mundo é uma “sepultura vazia”, para nós tornou-se o maior sinal da única Presença que pode satisfazer os anseios do nosso coração. “Ressuscitei e estarei sempre contigo” é o que o Senhor, neste momento, está dizendo também a você!

às 17h (Sagrado Coração de Jesus). - Sábado às 9h30 (Missa pra

as

crianças

Catequese,

da

Legião de

Maria e Juvenil ). - Sábado às 19h30 (Missa Ordinária).

Citações bíblicas: At. 10,34a.37-43: www.clerus.org/ bibliaclerusonline/it/9bus0jj.htm Col. 3,1-4: www.clerus.org/ bibliaclerusonline/it/9abscnc.htm Jo. 20,1-9: www.clerus.org/ bibliaclerusonline/it/9abthdt.htm

- Domingo às 8h e 18h (Missas Ordinárias).

Participe!


Maio e Junho 2011

7

Acesse nosso site: www.paroquiasantagema.com.br

09/03/2011 - Missa Quarta-Feira de Cinzas - Convertei-vos e crede no Evangelho - (Mc.1,15)

18/03 a 20/03 - Encontro RCC RCC, um jeito de ser igreja

A Quarta-feira de Cinzas nos convida a refletir sobre o dever da conversão, recordando a fragilidade da vida humana.

No dia 09 de março na Paróquia Santa Gema Galgani, Pe. José Cássio celebrou a Missa da Quarta-Feira de Cinzas, onde iniciou o mistério Quaresmal e a Campanha da Fraternidade 2011. As leituras, o Evangelho, bem como a homilia para esse dia, fazem forte apelo de mudança de vida e convida a intensificar os exercícios que a igreja pede no tempo quaresmal: jejum, caridade e oração como preparação para a Santa Páscoa do Senhor. Essa celebração foi marcada pela imposição das cinzas nos fiéis, gesto antigo na religiosidade católica, que lembra aos cristãos de que somos pó e ao pó voltaremos, a brevidade da vida não nos impede de viver o nosso compromisso de fé.

A celebração Eucarística das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que não passa jamais: Deus, Uno e Trino, Princípio e Fim de todas as coisas, Alfa e Ômega de nossa existência. A conversão não é nada mais que um retorno a Deus, a volta a Casa do Pai. Isto implica a consciência cada vez mais clara do fato de que estamos de passagem nesta terra, o que nos motiva a trabalhar até o final, a fim de que a Graça de Deus não seja inútil em nós e que alcancemos, pela misericórdia de Jesus, o Reino de Deus. Celebramos neste dia o mistério do Deus misericordioso que acolhe nossa penitência, nossa conversão, isto é, o reconhecimento de nossa condição de criaturas limitadas, mortais e pecadoras. Conversão que consiste em crer no Evangelho, isto é, aderir a ele, viver segundo o ensinamento do Senhor Jesus. Numa palavra, trata-se de entrar no caminho pascal de Jesus. “Convertei-vos, e crede no Evangelho”: é o convite que Jesus nos faz. Aline C. Santana - PASCOM

BATISMO 22/05/11 e 19/06/11 Às 10h: Celebração Das 14h30 às 18h: Curso de Preparação Obs: Não serão aceitas inscrições de última hora.

A RCC Renovação Carismática Católica, movimento da Igreja Católica tem por característica uma vivência com o Deus Espírito Santo levando as pessoas a uma intimidade com o Senhor. A RCC busca evangelizar por vários meios que permite a Santa Igreja evangelizarmos, evangelizamos nos Grupos de Oração que acontece nas comunidades, retiros espirituais, visita as famílias orando com as mesmas. Vivenciarmos Pentecostes dentro da Igreja é nosso chamado, usando dos carismas e dons do Espírito Santo para o bem do povo de Deus. O Papa João Paulo II em uma de suas audiências se referindo ao Movimento, disse-nos a Renovação Carismática é um novo jeito de ser Igreja. Nos dias 18, 19 e 20 de Março de 2011, realizamos o nosso Retiro de 1ª Experiência de Oração, na casa de Retiro Monte Tabor na diocese de Campo Limpo.

Estiveram por lá cerca de 65 participantes que com profunda piedade ouviram o anúncio da Boa Nova, a salvação vinda de Jesus Cristo. Foram momentos intensos de oração, pregação da Palavra de Deus, celebração da santa missa e confissões. Esteve presente o nosso pai espiritual, Padre Cássio, que nos deu a alegria de ouvirmos os seus direcionamentos para um caminho de conversão nos conduzindo a santidade. Contamos também com a presença de um grande amigo de Santa Gema na fé, o Padre Renato, da Diocese de Campo Limpo, que presidiu uma das celebrações da Santa Missa nos agraciando após a Missa com a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Diante disso, convidamos você a participar conosco do Grupo de Oração Vaso Novo que acontece todas as terças-feiras às 19h as 21h30m, em nossa Paróquia. Venha fazer parte desta maravilha de Deus, são momentos de oração e escuta da Palavra de Deus. Seja bem-vindo, Jesus ama VOCÊ. Deus Espírito Santo, iluminainos! Virgem de Pentecostes, rogai por nós! Grupo de Oração Vaso Novo


8

Acesse nosso site: www.paroquiasantagema.com.br

25/03/2011 - Aniversário Pe.Cassio

17/04/2011 - Domingo de Ramos

nosso bispo Dom Ercílio, o que nos incentiva a trabalhar cada vez mais pela igreja, sabendo que não seremos recompensados pela mão humana mas sim pelas mãos divinas de nosso Deus.

Nada como começar uma festa de aniversário com uma santa missa, neste dia tão clamoroso, que é o dia do nosso nascimento. Já passaram vários padres por nossa paróquia e não podemos fazer comparação porque cada um tem um modo de ver as coisas, mesmo tendo a mesma formação. Temos a certeza de que o senhor, como pai e pastor, nos dá uma segurança de trabalho pela maneira simples de tratar a cada um de nós, com delicadeza e cordialidade de quem vem em nome da nossa igreja. Sendo um verdadeiro pai que recebe seu filho em sua casa. Há alguns anos venho trabalhando por nossa igreja e no senhor vejo no modo de agir uma grande força de realizar as obras nessessárias para nossa comunidade , que lhe foi confiada pelo

Não esperamos elogios, mas o senhor nos faz sermos grandes com esta maneira simples de nos tratar. O próprio salmo do dia diz: ¨eis que venho fazer com prazer a vossa vontade senhor¨. Como disse em sua homília “faz em mim o seu servo senhor”, por esta razão a homenagem para o senhor hoje é mais que merecida. Haverá críticas e elogios sim, mas como o senhor próprio disse temos que aceitar as críticas para saber onde erramos para acertarmos na proxima vez. Estaremos juntos nesta luta não só de trabalho como também na evangelização de nosso povo, o qual nos foi confiado nesta missão. Continue neste caminho correto que o senhor escolheu. Terás sempre o nosso apoio. Em nome da Paróquia Santa Gema: Parabéns - Feliz aniversário! Antonio Gaspar - Tesoureiro

Maio e Junho 2011

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, símbolo da humildade. É aclamado pelo povo simples que o aplaudia como aquele que vem em nome do Senhor. Esse mesmo povo o havia visto ressuscitar Lázaro de Betânia havia poucos dias e estavam maravilhados. O povo acreditava que Jesus fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu da época de Salomão, no entanto Jesus não se tratava de um Rei deste mundo como ele mesmo falou. Os Ramos Santos – Nos fazem lembram que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participam dessa Igreja defensores da Fé Católica, especialmente nestes tempos que ela é desvalorizada. O Sentido da Procissão de Ramos – É mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida Eterna, dom de Deus.

No domingo de Ramos temos a narração de São Lucas sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde trata da sua angustia mortal nos Horto das oliveiras, o Sangue vertido com suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão pelos maus, os tratos nas mãos dos soldados na casa de Anás, Caifás; o julgamento iníquo diante de Pilatos, depois diante de Herodes, a condenação, o povo a vociferar “Crucifica-o, crucificao”, as bofetadas, as humilhações , o caminho percorrido até o calvário, a ajuda do Cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, o diálogo com o bom ladrão, a morte e sepultura. O Domingo de Ramos nos ensina que seguir o Cristo é renunciar a nós mesmos, morrer na terra como o grão de trigo para poder dar fruto. Enfrentar os dissabores e ofensas por causa do Evangelho do Senhor, estar disposto a carregar a Cruz com aquele que a levou até o calvário sem abandoná-la. Estar disposto a defender o Cristo e a Igreja com novo ardor, e com novo ânimo, especialmente hoje em que eles são tão aviltados em todo mundo. Desejo que através da ação do Espírito Santo nas nossas vidas, de modo especial neste Tempo Pascal, o amor, a misericórdia e a paz de Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador reine constantemente em nós e nas nossas famílias. Fonte: Felipeaquino@cançãonova.com Agricio M. Santos - PASCOM


Maio e Junho 2011

19/04/2011 Procissão do Encontro

Dentro da semana santa, no dia 19 de abril de 2011,ocorreu em nossa paróquia a procissão do encontro, onde as mulheres saíram com Nossa Senhora das Dores da Rua Carlos da Costa Ramalho Júnior, e os homens saíram com Nosso Senhor dos Passos da Rua da Estação, percorrendo as ruas de nosso bairro com muita oração e cânticos penitênciais. Chegando à igreja com o encontro das imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, a procissão teve encerramento com a Santa Missa celebrada pelo Pe. Cássio, refletindo as sete dores de nossa senhora:

1ª dor: Apresentação de meu filho no templo. 2ª dor: A fuga para o Egito. 3ª dor: Perda do menino Jesus. 4ª dor: Doloroso encontro no caminho do calvário. 5ª dor: Aos pés da cruz. 6ª dor: Uma lança atravessa o coração de Jesus. 7ª dor: Jesus é sepultado. Houve muita emoção ao percebermos que podemos nos unir às dores de Maria e também às dores de Nosso Senhor Jesus Cristo. Manuel Marques Filho e Maria Cristina Candiso Marques Paroquianos e Ministros

9

Acesse nosso site: www.paroquiasantagema.com.br

20/04/2011 - Missa dos Santos Òleos Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são os que se preparamou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

No dia 20 de Abril, quarta-feira Santa, na Catedral Santo Antonio, aproximadamente 1120 fiéis compareceram à Santa Missa, chamada de bênção dos Santos Óleos. Nesta Santa Missa, presidida pelo nosso Pai e Pastor Dom Ercilio Turco, participaram os sacerdotes de todas as paróquias para expressar, de modo particular, a comunhão do clero ao redor do Bispo e do clero com a comunidade dos fiéis. Neste sentido o Bispo consagra "os santos óleos", que serão utilizados em todas as paróquias para a administração de alguns sacramentos como: Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Óleo do Crisma – mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os escolhidos que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

Óleo dos Enfermos – É usado no sacramento dos enfermos, como escrito na Carta de São Tiago. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa. Após a homilia, os padres, diante do Bispo, fizerem a renovação das promessas sacerdotais como: obediência, professando a fidelidade e reafirmando o compromisso sacerdotal. Dom Ercilio lembrou, durante a homilia, que os sacerdotes representam uma missão de compromisso e comunhão. Servir ao Senhor pelo ministério sacerdotal é a vocação de todo o clero da Diocese que renova nesta Eucaristia o próprio sacramento da ordem, que os faz partícipe do seio dessa Igreja , doando-se por amor ao Evangelho. Lembrou ainda o Bispo que todo sacerdócio só tem sentido se estiver ligado a Cristo, sacerdote do Pai, e que o padre tem o múnus de ensinar, de santificar e governar amorosamente o seu rebanho e conduzi-lo à perfeição e à santidade.

PAI QUE TODOS SEJAM UM (João 17,21)

Ajoir Santana Conselho Administrativo

21/04/2011 Quinta Feira Santa

No último dia 21 de abril deu-se início ao Tríduo Pascal, com a cerimônia do lava-pés. Durante a Ceia, Jesus reuniu os doze apóstolos e lavou os pés dos seus, fazendo esse gesto de humildade. Em seguida, Jesus falando com eles, perguntou-lhes: “Compreendeis o que acabo de fazer?” Jesus, que é mestre e Senhor, deixou-nos este exemplo para que nós, humildes servos, façamos o mesmo com nossos irmãos e irmãs em Cristo Jesus. Na homília Pe. Cássio falou sobre a Santíssima Eucaristia. Ela não é um símbolo, e sim, a presença real de Cristo. A missa é o Sal da Terra e a Luz do Mundo. Ela é a resposta para todas as coisas. Quem não ama a Deus não consegue amar verdadeiramente a mais ninguém. O principal serviço que prestamos ao povo é a Santíssima Eucaristia. E encerrou pedindo ao povo, para que cresça seu amor cada vez mais pela Eucaristia. Pois se eu não tivesse amor, eu nada seria, disse nosso pároco. Que Nosso Senhor Jesus Cristo, Abençoe a todas as famílias de nossa comunidade.

Vitória - Membro da Equipe de Eventos


10

22/04/2011 Sexta-Feira Santa

Na Sexta-feira Santa, durante o período da manhã até as 12 horas, foi feito adoração ao Santíssimo Sacramento por todos os movimentos e pastorais da paróquia, que fizeram um revezamento a cada hora. Às 9 horas, o Pe. Cássio saiu com membros da paróquia fazendo a ViaSacra pelas ruas do bairro. Às 15 horas foi celebrada a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, que açoitado, flagelado derramou seu sangue na cruz por amor ao mundo, e logo depois foi entregue aos braços da mãe dolorosa. Às 18:30 horas saímos em procissão pelas ruas do bairro acompanhando os andores do senhor morto, São João evangelista e Nossa Senhora das Dores. Na chegada, Pe. Cássio fez o encerramento com o Meditação das 7 palavras (ou da Agonia do Senhor). Luzia I.R.Moreira - Coordenadora de Misnistros

VENHAM PRESTIGIAR A PEÇA DE TEATRO VIDA DE SANTA GEMA GALGANI Este evento acontecerá nos dias 06/05 e 13/05, logo após a Santa Missa das 19 :30.

Acesse nosso site: www.paroquiasantagema.com.br

23/04/2011 - Sábado Santo “Vigilia Pascal”

Voltamos em procissão para para o interior da igreja. Padre Cássio conduz o Círio Pascal e canta três vezes: “Eis a luz de Cristo”, por sua vez os paroquianos respondem: “Demos graças a Deus”. (parte 1)

Dando continuidade as celebrações da Semana Santa em nossa Paróquia, chegamos ao Sábado Santo da Vigília Pascal. O grande e alegre anúncio desta noite é: “JESUS RESSUSCITOU”. A Vigília Pascal consta de quatro partes: 1.Celebração da Luz; 2.Liturgia da Palavra; 3.Liturgia Batismal; 4.Liturgia Eucarística. Iniciamos a Santa Missa da Vigília Pascal, nos reunindo fora da Igreja em volta do fogo acesso, com velas nas mãos, todas as luzes apagadas com a presença do nosso pároco, Padre José Cássio Marinho, que inicia a celebração da Luz, que contem três partes: a bênção do fogo, a procissão do Círio Pascal e o canto do exulte. Nosso pároco saúda a assembléia e explica o sentido da Vigília Pascal, em seguida abençoa o fogo e prepara o Círio Pascal, dizendo: - Cristo ontem e hoje, - Princípio e fim, - Alfa; - Omega; - A ele o tempo; - E a eternidade; - A glória e o poder, E completa dizendo pelos séculos sem fim, amém. Ao final de cada sentença, o padre aplica os cravos, pronunciando: “Por suas Santas Chagas, Chagas gloriosas, o Cristo Senhor nos proteja e nos guarde. Amém”. Padre Cássio acende então o Círio Pascal diretamente do fogo novo, dizendo: “A Luz de Cristo que ressuscita resplandecente dissipe as trevas do nosso coração e nossa mente”. Em seguida os fiéis acendem as velas na luz do Cristo ressuscitado.

Quando todos estão em seus lugares, acendem-se as luzes, mantém as velas acesas e canta-se a Proclamação da Páscoa. Terminada a proclamação da Páscoa, apagam-se as velas e todos se sentam para acompanhar as leituras bíblicas, acendem-se as velas do altar. Inicia-se então a Liturgia da Palavra (parte 2). Antes de cada leitura o nosso pároco exorta a assembléia com suas palavras. São Sete Leituras do Velho Testamento, seguidas dos Salmos, terminando com a Carta dos Romanos e o Salmo 117 (118). A seguir temos a Leitura do Evangelho de Mateus 28,1-10. Seguese a homília e logo após a Liturgia do Batismo, por meio do qual renovamos nosso compromisso batismal. Entoase a Ladainha de todos os santos e a Benção da Água Batismal que é usada durante todo o ano litúrgico na paróquia, para batismo e bênçãos diversas. Padre Cássio mergulha o Círio na Água e a assembléia reza: “Fontes do Senhor, bendizei ao Senhor! Louvai-o e exaltaio para sempre”. Em nossa paróquia houve um batismo da Jovem Tatiana. (parte 3). Todos em pé, acendem as velas e renovam as promessas do Batismo. A seguir nosso pároco asperge água benta na assembleia enquanto entoa-se um canto. Também tivemos em nossa paróquia o Sacramento da Crisma para algumas pessoas: Cecília, Faira, Maira, Tatiana, Elza, Hercules, Janaina, Eduardo. O nosso pároco agradeceu aos catequistas Sr. Israel e Dona Maura, pelos trabalhos prestados em nossa paróquia. Depois da Crisma o padre asperge água benta novamente nas pessoas enquanto entoa-se o canto “Ficai conosco Senhor”. A seguir a Liturgia transcorre normalmente na Santa Missa da Vigília Pascal. (4 parte). Terminada a Santa Missa houve os cumprimentos e os votos de uma “Feliz Páscoa”. Valdeléia Campos Koralcouv Paroquiana

Maio e Junho 2011

24/04/2011 Santa Missa de Páscoa

A Santa Missa de Páscoa – Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi celebrada pelo nosso pároco Pe. Cássio em um clima de muita alegria e fé. A missa foi muito bonita e também contou com toda atenção e dedicação da nossa equipe de liturgia, que preparou a santa missa com muito carinho e a deixou ainda mais especial. Nesse momento pascal, Pe. Cássio com suas sabias palavras, nos levou a reflexão sobre a veracidade da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, nos lembrando que foi vivenciada por pessoas, tornando-a um fato histórico e, além disso, promessa de Deus, ao contrário do que algumas religiões pregam a respeito. Devemos crer sempre na vida eterna e nos prepararmos para esse momento. Pe. Cássio nos comparou com uma semente que necessita ser cuidada com muito carinho, para um dia se tornar uma linda flor em um jardim. Assim é a vida do cristão. Enquanto estamos aqui devemos cuidar do nosso corpo e do nosso espírito, evitando uma vida cheia de pecados, mas buscando graças na presença de Nosso Pai, vivenciando a religião, para que isso nos torne uma linda flor, com todas as suas qualidades, para um dia enfeitarmos o jardim de Deus. Que essas palavras entrem em nossos corações e que o Espírito Santo renove a cada dia o amor pela Eucaristia, verdadeira aliança com Deus na esperança da vida eterna. Que Deus nosso Pai nos abençoe e Maria ilumine nossos caminhos. Aline Ayuzo - Catequista de Crisma


Maio e Junho 2011

1º DE MAIO - SÃO JOSÉ OPERÁRIO, ROGAI PELOS TRABALHADORES!

A Santa Igreja, no dia 1º de maio, celebra o dia dedicado a São José Operário, pai adotivo de Jesus e esposo dedicado de Maria. Um simples carpinteiro muito trabalhador que serve para nós como grande e virtuoso exemplo. Sabemos que o trabalho dignifica o homem e é importante para o seu crescimento pessoal e o seu sustento. Deus nos presenteia a cada novo dia com a saúde, a sabedoria e a fortaleza que devem servir para nós como combustíveis unidos a nossa fé a fim de que sigamos firmes, confiantes e perseverantes, lutando sempre por nossos sonhos e ideais, mas com certeza fazendo também a nossa parte. Às vezes ficamos cansados e fragilizados, mas feliz é o homem queacorda de manhã e segue para o trabalho confiando em Deus que tudo conhece e tudo sabe.

11

Acesse nosso site: www.paroquiasantagema.com.br

O santíssimo São José, Protetor Universal da Santa Igreja, assumiu o compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja, nesta festa do trabalho, autorizada pelo Papa Pio XII deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem: "Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres." São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados:

"Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa... O Senhor é Cristo". (Col 3,23-24) Texto Adaptado - Fonte de Pesquisa: Site: www.cancaonova.com Daniela Menegassi - Membro da PASCOM

8 DE MAIO - DIA DAS MÃES

Senhor, a vida vai passando, os filhos vão crescendo e eu estou aqui para falar do meu amor para com eles. Desde pequena aprendi a caminhar com o Senhor. Mãe, fui confiando que Tua presença jamais me abandonaria, que Tua força não me faltaria nos momentos de crise e dificuldades, que Tua inspiração me ditaria as decisões que deveriam ser tomadas. Novamente eu venho Te apresentar minha fragilidade: a obra que me confiaste de educar meus filhos, sei que é árdua e não poderei continuar minha missão sem a força de Tua força.

Que meus filhos saibam vencer os momentos difíceis que a vida lhes reserva. Que os filhos sejam dóceis a voz de Teus lábios hoje e sempre. A mãe é que faz com que os filhos descubram o sentido da vida. Felizes as mulheres que sabem ser mães. Elas têm uma coroa que foi tecida com amor de cada dia. Nesta data, neste dia tão especial agradecemos pelo amor, carinho, dedicação, compreensão que sempre me dedicou. Mãe é do nosso jardim a mais linda flor. Parabéns pelo seu dia mamãe!

Luzia Cescon - Membro do Apostolado da Oração


12

Acesse nosso site: www.paroquiasantagema.com.br

12/06/2011 - PENTECOSTES Pentecostes era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas; ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos, amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia". No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino. Quem é o Espírito Santo? O prometido por Jesus: “... ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5). Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai. Beata Elena Guerra e o novo Pentecostes Elena Guerra nasceu em Lucca, na Itália, no dia 23 de junho de 1835. Viveu e cresceu em um clima familiar totalmente religioso. Durante uma longa enfermidade, passou a se dedicar à meditação da Palavra de Deus e ao estudo dos Padres da Igreja. No ano de 1886, Elena sente o primeiro apelo interior a trabalhar de alguma forma para divulgar a devoção ao Espírito Santo na Igreja.

23/06/2011 - Corpus Christi

Para isto, escreve secretamente muitas vezes ao Papa Leão XIII, pedindo para que o Papa chame novamente os cristãos para um retorno ao Cenáculo. "O Pentecostes não terminou; de fato é sempre Pentecostes em todos os tempos e em todos os lugares, porque o Espírito Santo deseja ardentemente dar-se a todos os homens e, aqueles que o desejam, podem recebê-lo sempre”. Dessa forma, alcança de Leão XIII, três documentos importantes: o Breve “Provida Matris Charitate”, quando o Papa promulga a obrigação da Novena de Pentecostes para a Igreja inteira; a Encíclica “Divinum Illud Munus” e a Carta aos Bispos “Ad fovendum in Christiano Populo”, como um pedido reforçado para celebrar a Novena todos os anos e maior diligência da parte dos pregadores para que transmitissem ao povo a doutrina sobre o Espírito Santo. Elena morreu no dia 11 de Abril de 1914, com o grande desejo no coração de ver “os cristãos modernos” tomando consciência da presença e da ação do Espírito Santo em suas vidas. Faltando poucos dias para a convocação do Concílio Vaticano II, o Papa João XXIII, eleva Elena Guerra a honra dos altares fazendo-a a primeira Beata do seu Pontificado, quando a definiu “Apóstola do Espírito Santo dos tempos modernos”. Naquele dia, em sua homilia, o Papa afirmou: “A mensagem de Elena Guerra é sempre atual. Todos nós sentimos a necessidade de uma contínua Efusão do Espírito Santo, como a de um Novo Pentecostes, que renove a Terra”. Fonte:http://Fonte: http:// ministeriojovemsjp.blogspot.com/2011/ 03/vida-de-santo-beata-elenaguerra.html http://wiki.cancaonova.com/index.php/ Pentecostesinisteriojovemsjp.blogspot.com/ 2011/03/vida-de-santo-beata-elenaguerra.html http://wiki.cancaonova.com/index.php/ Pentecostes

Luiz Antonio Freire e Fátima Terezinha Bergamo Freire – Ministros da Eucarística e Membros do RCC

Maio e |Junho 2011

Na quinta feirada semana santa temos a possibilidade de vivenciar tal fato na missa de lava-pés.

Sempre em nossa igreja vivenciamos datas importantes e festas das quais participamos, mas nem sempre temos ciência da importância ou do significado de tais festas. Afinal na correria do dia a dia muitas vezes ficamos felizes com o feriado; um dia de descanso não é nada mal na luta diária que vivemos. No dia 23 de junho de 2011 ocorrerá a festa de Corpus Christi, uma festa de grande importância em nossa igreja, nesta data festejaremos a Eucaristia (Corpus Christi = Corpo de Cristo) que é um dos sete sacramentos e foi instituído na última ceia por Jesus Cristo.

A Festa de Corpus Christi não tem uma data fixa, ela é comemorada 60 dias após a páscoa, na quinta feira após o domingo da Santíssima Trindade que por sua vez acontece no domingo seguinte ao domingo de pentecostes. São comuns nas paróquias as procissões sobre os tapetes comemorativos nesta data, os quais muitas vezes são confeccionados com serragem colorida formando imagens e símbolos importantes que nos remetem a Santíssima Eucaristia. Não devemos deixar de participar das festas e datas marcantes de nossa igreja, pois com elas sempre conseguimos um crescimento religioso o que nos é muito importante nos dias atuais.

Vaguinho - Catequista de Crisma

Joia de Cristo Ed 44 Ano V  

Boletim informativo Joia de Cristo da Paróquia Santa Gema Galgani de Presidente Altino - Osasco

Advertisement