Itiban Pescados

Page 1


LUTE COM DETERMINAÇÃO, ABRACE A VIDA COM PAIXÃO, PERCA CLASSE E VENÇA COM OUSADIA, PORQUE MUNDO PERTENCE A QUEM SE ATREVE E A VISA E MUITO PARA SER INSIGNIFICANTE. CHARLES CHAPLIN

COMPROMETA-SE COM SUAS METAS E ENCARE OS OBSTACULOS COMO ETAPAS PARA ATINGIR O OBJETIVO FINAL. LAIR RIBEIRO




Peixe

DEFINIÇÃO: Os peixes são animais vertebrados aquáticos que vivem nos rios, oceanos e lagos. Apareceram em nosso planeta há milhões de anos, muito antes da espécie humana. Atualmente, existem mais de 28 mil espécies catalogadas. ALGUMAS CURIOSIDADES: A respiração dos peixes é bem diferente da humana. Eles respiram fazendo a água passar pela boca e, em seguida, até o aparelho respiratório (brânquias), onde o oxigênio é retirado da água. Os peixes possuem uma visão de curta distância, embora enxerguem em todas as direções. Não conseguem ouvir muito bem, porém possuem partes sensíveis no corpo que lhes permitem perceber o que está ocorrendo nas proximidades. O sangue dos peixes, ao contrário do nosso, é frio. O corpo da maioria dos peixes é coberto por escamas e, para se movimentarem, utilizam as barbatanas (nadadeiras). A reprodução dos peixes acontece com a desova. A fêmea põe ovos em grande quantidade. Estes ovos ficam agrupados formando uma espécie de gelatina. Os peixes costumam se alimentar de plantas aquáticas, ovos de peixes, peixes menores, pequenos crustáceos e, até mesmo, de restos de alimentos que encontram na água. PODEMOS CLASSIFICAR OS PEIXES EM DOIS TIPOS: - Ósseos: é a grande parte dos peixes. Possuem ossos e sistema esquelético. Fazem parte desta categoria a sardinha, a garoupa, o bacalhau, o atum, etc. - Cartilaginosos: não possuem ossos, apenas cartilagens que dão sustentação ao corpo. É a minoria dos peixes. Os tubarões e arraias fazem parte desta categoria de peixes.

5


Anatomia do Peixe

OS SENTIDOS DO PEIXE : O peixe possui os mesmos cinco sentidos que um ser humano - visão, tacto, paladar, olfacto e audição. De todos eles, os dois últimos apresentam-se bastante mais desenvolvidos do que no Homem. Muitos peixes detectam os alimentos pelo cheiro e, frequentemente, a grandes distâncias. Os orifícios nasais de um peixe não são utilizados para respirar mas apenas para cheirar.

ANATÔMIA INTERNA DOS PEIXES: Esqueleto; Coração; Aparelho digestivo.

6


Algumas dicas sobre Peixes

1º) Se for prepará-lo cozido ou ensopado, pode tirá-lo do congelador e levá-lo direto para a panela; 2º) Depois de descongelar, o peixe não pode ser novamente congelado. 3º) E depois de descongelado, deve ser consumido rapidamente, evitando riscos de contaminação; 4º) Ao limpar o peixe, aproveite a cabeça e o espinhaço para preparar pirão, sopas, muquecas e bolinhos e as ovas para farofas e recheios; 5º) Para retirar o odor do peixe, esfregue limão nas mãos e utensílios; 6º) Usar suco de limão no tempero do peixe, deixa-o mais macio e saboroso.

Como conservar o peixe Comprando o produto congelado, ele comporta um armazenamento de 1 ano em temperatura de –18°C. Quando fresco, conservar em geladeira por um dia na temperatura de 5°C. Na compra de um produto fresco para congelamento doméstico, o prazo de armazenamento se reduz a dois meses, uma vez que o impacto da temperatura é menor do que o sistema de congelamento implantado na empresa. O congelamento deve ser rápido. Em uma hora o pescados deverá estar completamente congelado. O congelamento da água existente nos pescados diminui a velocidade das reações enzimáticas, microbiológicas e físico-químicas, retardando assim a sua deterioração.

7


A Gordura do peixe

Os peixes têm, geralmente, mais água e menos gordura do que a carne bovina, mas o valor nutritivo das suas proteínas é idêntico. A sua gordura é, na maior parte, insaturada. Um caso curioso é o dos caranguejos, que têm uma composição semelhante à dos peixes mais gordurosos (salmão, arenque, sardinha, cavala, corvina e pargo), por isso podem incluir-se no mesmo grupo dos peixes gordos. Estes peixes gordos comparam-se às carnes mais gordurosas em relação ao seu grau de digestibilidade. O bacalhau (peixe magro) contém apenas 1% de gordura porque armazena a gordura no fígado (o óleo de fígado de bacalhau), e o linguado são peixes com baixo teor de gordura (1 a 2 % do seu peso). No lado oposto temos os peixes gordos, como o arenque, o salmão, a sardinha, o atum e a cavala, que na altura da desova podem chegar a ter 25% de gordura.

Peixes têm pouca gordura saturada e fazem bem para a saúde do coração

8


Algumas informações sobre Peixe na Alimentação

No Brasil o consumo de peixe por pessoa está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com dados oficiais, cada brasileiro como, em média, 9 quilos de pescado por ano, quando o ideal, segundo a OMS, são 12 quilos.

De acordo com especialistas, a ingestão do ômega 3 auxilia na redução dos nóveis de triglicerideos e colesterol considerados negativos. Além de estar presentes em peixes, ele é encontrado nas nozes, castanhas, folhagens de rúcula e nos óleos vegetais. Além do saboroso, o consumo de peixe é muito nutritivo e deveria estar sempre em nossa alimentação. Para começar, o peixe é rico em proteínas, como qualquer outra carne. Por isso, quem quer deixar de lado a carne vermelha, estará bem nutrido comendo peixe. Além disso, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B. O peixe tem pouca gordura, é claro que existem algumas espécies gordurosas, mas, em geral, o peixe tem bem menos gordura do que carne vermelha e frango, e isso faz com que sua digestão seja mais rápida. E peixe é ótimo para quem quer perder peso e controlar o nível de colesterol no sangue. Algumas espécies de peixe, principalmente aqueles de água fria, são ricos em ômega-3, que é um tipo de gordura bastante benéfica à nossa saúde.

O ômega 3 diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose (endurecimento das artérias) e ajuda nas inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas. E, por agir nas células nervosas, o ômega-3, encontrado no peixe, ainda pode ajudar no tratamento da depressão, ansiedade e problemas de sono. Uma ótima alternativa é o cação, devido não ter espinhos. A introdução de peixe na alimentação da criança é importante, para garantir o suprimento de ferro de boa bisponibilidade e proteger-lhe do risco de anemia.

9


Tipos de Corte = Inteiro

= Limpo

= Espalmado

= Filé

= Posta

Legenda Pode ser cortado Ideal ser preparado

Legenda

Não é ideal ser cortado Não é ideal ser preparado

Ob: Antes de cortar o peixe a faca tem que estar bem afiada

10


Metodo para Limpeza do Peixe Deve-se sempre verificar a forma de limpeza de cada pescado, visando sempre o bom aproveitamento do peixe para o consumidor, para isso, observe sempre se a faca esta afiada, mantenha o balcão de limpeza sempre limpo e organizado, desta forma você irá evitar o risco de acidentes. Se o peixe tiver escamas, o que acontece com a maioria, elas devem ser removidas, a menos que se corte o peixe em filés ou se tire a pele antes de servir. Confira abaixo passo a passo:

É mais fácil limpar o peixe na pia, junto à água corrente. 1º

Retire as escamas com a faca nas costas ou escamador.

Retire as Barbatanas

Corte a cauda (rabo)

Retire as guelras utilizando a ponta das facas

Faça um corte abdominal da cabeça para a cauda para a retirada das visceras

Faça a limpeza das visperas

Verifique sempre com o cliente como ele deseja a limpeza. Ex. com ou sem cabeça

11


Corte Espalmado

Após a limpeza do peixe você deve fazer um corte que vai da cabeça do peixe até a cauda, sem atravessá-lo e correndo a lâmina da faca (que deve estar bem afiado) por um lado da espinha. Logo depois, repetir o processo do outro lado, sempre acompanhando a espinha. 1º

Retire todas as barbatanas.

Retire as escamas utilizando a faca.

Faça um corte adominal da cabeça para a calda para a retirada das visceras.

Corte a cabeça.

Introduza a faca por baixo da barbatana lateral com o objetivo de cortar a cabeça.

Faça um corte adominal da cabeça para a calda para a retirada das visceras.

Introduza a faca rente e espinha Faça um corte semelhante ao Já com o peixe aberto, retire a e deslize da cabeça para cau- primeiro só que do outro lado da espinha central com auxilio da da, soltandoa espinha da polpa. polpa, para que espinha central- faca. também fique solta deste lado.

10º

11º

Retire as espinhas restantes.

Faça a limpeza lateral do filé espalmado.

12


Corte em Filé

A mesma técnica pode ser utilizada para cortar qualquer peixe. Abaixo, temos os passos para um filé, lembrando sempre que o bom corte é aquele com maior aproveitamento tendo como resultado um filé bonito.

Faço um corte dorsal da cabeça para cauda.

Limpe as laterais dos filés.

Limpe as laterais dos filés

Retire a Pele dos filés.

Com o peixe virado faça outro corte semelhante ao primeiro , só que abdominal, para separar o segundo filé da cabeça e da espinha central.

Retire o primeiro filé.

Retire as vísceras e as espinhas restantes.

Filés.

13


Corte em Posta

Os Peixes arredondados e os grandes peixes achatados como o linguado são ideais para o corte em posta, mais não impede de cortar em posta outros tipo de peixe. As postas são cortadas a partir da extremidade do rabo ou partindo do centro e tem cerca de 3cm de espessura ou medindo na mão de 2 dedos de largura são geralmente cortados em postas antes de serem cozidos. 1º

Retire todas as barbatanas e nadadeiras

Retirando outras escamas.

Retire as escamas com o auxílio do escamador

Utilizando a faca retire outras escamas

Introduza a faca para a retirada da guelra.

Faça um corte abdominal da Retire as visceras e lave o cauda para a cabeça para a peixe em seguida. retirada das visceras.

14

Retirada da guelra

Faça a marcação das postas utilizando a faca.


10º

Utilizando o martelo faça o corte das postas. Observe que as postas próximas a cauda são mais largas. Isto ocorre para que todas as postas possuam o mesmo peso.

11º

Corte as postas finalizando

Modelo Ilustrativo de Posta Completa

Os Peixes arredondados podem ser divididos em 2 files um de cada lado da espinha dorsal, mas exemplares maiores acima de 1,5kg (salmão, pargo, cherne, buri) tem outras opções de cortes.

15


Algumas formas para Fazer Peixe Fresco ou Congelado Peixe Assado

Temperar peixe inteiro com sal, pimenta do reino e limão a gosto. Ou outros temperos de sua preferência. Forrar uma assadeira com batatas colocar os peixes sobre elas, cobrir com papel alumínio e assar por cerca de 45 minutos, dependendo do tamanho do peixe. Antes de retirar do forno confirme com o garfo se o peixe esta totalmente assado.

Peixe Frito

Temperar o peixe com sal e limão ou outros temperos de sua preferência. Passar na maisena ou no fubá, e fritar no óleo bem quente de maneira que o óleo cubra todo o pescado, se preferir frite apenas untando a frigideira. O assado estará pronto quando ele estiver bem dourado, coloque um papel toalha para tirar o excesso do óleo.

Peixe Ensopado

Em uma panela grande coloque um fio de óleo ou azeite, frite uma cebola pequena fatiada e três dentes de alho para cada 800 gramas de peixe. Refogue legumes picados de sua preferência como, pimentões, tomates, vagens e etc. Acrescente molho de tomate , leite de coco ou creme de leite.

Peixe Cozido

Tempere o pescado com sal e limão, cozinhe-o em uma panela com água ou a vapor utilizando um escorredor por aproximadamente 25 minutos.

16


Peixe Grelhado

Tempere o pescado com ervas e sal, unte uma frigideira com azeite ou óleo frite os pescados, por aproximadamente 1min cada lado, tomando cuidado para não desmanchar na hora de virar. Também pode ser grelhado Grills.

Peixe para Churrasco

Tempere o pescado com sal grosso e ervas de sua preferência. Se o pescados estiver com escamas poderá ser colocado diretamente na churrasqueira, ser forem sem escamas, postas ou filés, eles devem ficar envolvidos em papel alumínio. O tempo de preparo varia de acordo com o tamanho do peixe, em média de 30 a 45 min, para conferir espete um garfo e se certifique que a carne esta branca macia e desfiando uniformemente.

Sashimi

Certifique-se que os filés não possuam espinhos, corte os filés de peixes pequenos, tempere com o molho shoyu e esta pronto para consumo, se for de sua preferência adicione outros temperos também como wasabi e limão os sashimis de Polvo e Lula é necessário que sejam pré-cozidos antes de serem preparados. O Sashimi deve sempre ser feito com peixe fresco, nunca congelado.

17




Badejo

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

O badejo ou Congro Rosa, é um peixe de corpo comprido, de filés mais finos, porém de sabor agradável sua carne é branca, de baixo teor calórico. Proporciona um melhor desempenho escolar das crianças, ajuda a aliviar os sintomas de rbios do sono.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO

FRITO

ASSADO

GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

BADEJO AO FORNO

BADEJO GRELHADO COM LEGUMES

Ingredientes 600g de badejo cortados em filés de aproximadamente 1 dedo de grossura 2 talos de alho poró 2 tomates grandes, sem semente 1/2 maço de salsinha picada 1 cebola grande picada Sal e pimenta a gosto 1/4 de xícara de azeite Azeite de dendê a gosto Suco de 1 limão

Ingredientes 4 filés grossos de badejo 2 colheres (chá) de sal 1 colher (chá) de pimenta do reino 3 colheres (sopa) de azeite 1 dente de alho amassado 2 colheres (chá) de manjericão seco 1 xícara (chá) de brócolis em buquês 1 xícara (chá) de couve flor em buquês 1 cenoura pequena em fatias finas 1/2 cubo de caldo de peixe

Como Preparar Tempere o peixe com o sal, a pimenta e o suco de limão, deixe marinar por 10 minutos. Em uma assadeira de 30 cm untada com um pouco de azeite, distribua o peixe (não precisa deixar espaço entre os filés) e sobre ele coloque a cebola, o tomate, o alho poró. Regue tudo com o restante do azeite e com o azeite de dendê. Por fim, tempere com mais um pouquinho de sal e pimenta para ficar mais gostoso.Leve ao forno pré-aquecido, não precisa cobrir a assadeira, por aproximadamente 30 minutos.

Como Preparar Tempere os filés de badejo com o sal, a pimenta do reino, o azeite, o alho e o manjericão. Aqueça uma grelha elétrica ou coloque uma frigideira em cima de uma grelha em fogo alto, coloque os filés com cuidado e doure por 3 minutos de cada lado, virando uma única vez. Em uma panela, leve ao fogo médio, os buquês de brócolis, de couve flor e a cenoura em fatias com o caldo de peixe dissolvido na água e cozinhe rapidamente com a panela tampada até os legumes ficarem al dente. Disponha os filés em uma travessa e sirva com os legumes.

20


Abrotea Bacalhau

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

Sua carne macia desfaz-se em lascas com facilidade. O bacalhau é fonte de ômega 3, proteínas, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B e possui baixo teor de gordura.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO

FRITO

ASSADO

GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

BACALHAU FRITO

BACALHAU ASSADO

Como Preparar Afervente as postas de bacalhau e frite em bastante óleo não muito quente. Leve ao fogo, em uma panela, 3 colheres de óleo para fritar as cebolas, um dente de alho esmagado, sem deixá-los escurecer. Acrescente, os outros ingredientes e o vinagre, deixando-os cozinhar até que os tomates fiquem macios. Se for preciso, acrescente 1/2 xícara de chá de água.Despeje tudo no prato em que estiverem as postas de bacalhau frito.

Como Preparar Deixe o bacalhau de molho por 24 horas trocando a água várias vezes para perder o sal (o bacalhau com a água tem que estar na geladeira). Afervente e desfie o bacalhau em lascas. Depois coloque o bacalhau numa travessa refratária untada com azeite. Cubra com a cebola e alho picadinhos. Espalhe a batata cortada em rodelas finas. Polvilhe com sal (se precisar), pimenta e salsinha. Regue com o azeite e o leite. Adicione as azeitonas e leve ao forno por mais ou menos 30 minutos.

Ingredientes 1/2kg de bacalhau 3 tomates 1/2 xícara (chá) de vinagre 2 cebolas Pimentas verdes e do reino Temperos verdes e azeite

Ingredientes 1 kg de bacalhau 500 g de batata 4 colheres (sopa) de azeite 2 dentes de alho 2 cebolas em rodelas 2 ovos cozidos 12 azeitonas pretas 1 copo de leite Sal Pimenta-do-reino branca Salsinha

21


Agulhão

Nome popular: Agulhão-bandeira, Agulhão-vela

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

Peixe de escamas muito pequenas, sua carne é escura altamente esportivo, proporcionando grandes lutas e saltos espetaculares. Não é muito encontrado nos mercados. IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO

FRITO

ASSADO

GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

AGULHÃO ASSADO COM BATATAS

AGULHÃO FRITO

Como Preparar Corte em cubos de 3 cm o agulhão ainda congelado. Tempere com sal, limão, pimenta-do-reino. Aqueça uma frigideira com o azeite e a manteiga. Frite o agulhão (ainda congelado) até “selar” / dourar. Reserve Frite as batatas no estilo “chips. Arranje as batatas envolta e o peixe no centro do prato. Regue com molho shoyu.

Como Preparar Deve temperar o peixe com limão, sal, alho e azeite de oliva, deixando marinar na geladeira. Coloca o peixe em um pirex e joga por cima todos os temperos, o limão e o azeite. Leve para assar em forno médio por 30 minutos. OBS Tambem fica super gostoso molhar o peixe com cerveja preta enquanto esta assando.

Ingredientes 1/2 kg de agulhão congelado 1 limão Fio de azeite Sal a gosto Pimenta-do-reino a gosto 1 colher de manteiga 4 batatas médias Molho shoyu a gosto

22

Ingredientes 1kg de filé Agulhão suco de limões 2 tomates cortados e cubos 2 cebolas roxas cortadas em cubos 3 pimentas dedo de moça picadas azeitonas pretas alcaparras sal a gosto alho a gosto Azeite de oliva a gosto


Anchova

Água Salgada

Nome popular: Anchova ou Enchova TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

Peixe com escamas de corpo alongado com as extremidades mais estreitas que o centro. Cabeça grande e a boca larga com a mandíbula saliente; os dentes são afiados. Peixe com pouco espinha.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO

ANCHOVA AO FORNO Ingredientes 1 anchova de 1,5 kg 1 dente de alho picadinho 1 cebola pequena picadinha 1 tomate picado Salsa, coentro, sal e limão a gosto Azeite de oliva para untar

Como Preparar Comprar a achova espalmada.Disponha o peixe numa assadeira ou refratário untado com azeite de oliva, com a parte da pele para baixo. Misture todos os ingredientes do tempero e espalhe sobre a carne do peixe. Deixe descansar por 30 minutos. Regue com azeite de oliva e cubra com papel alumínio, levando ao forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe no forno até secar o líquido que se formou, o que dá cerca de 15 minutos.Para incrementar você pode cobrir com molho de camarão na hora de servir.

FRITO

ASSADO

GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

ANCHOVA DE ESCABECHE

Ingredientes 750g de anchovas frescas 5 ramos de tomilho 1 colher (sopa) de azeite 1 ponta de faca de açafrão 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho 1 pequeno pimentão 6 dentes de alho 1 limão 1 cebola Sal Pimenta 1 cenoura 150g de farinha 2 folhas de louro Óleo para fritar Como Preparar Ao comprar a achova peça para espalmá-la (tirar a espinha do meio e deixá-la como se fosse um livro aberto). Disponha o peixe numa assadeira ou refratário untado com azeite de oliva, com a parte da pele para baixo. Misture todos os ingredientes do tempero e espalhe sobre a carne do peixe. Deixe descansar por 30 minutos. Regue com azeite de oliva e cubra com papel alumínio, levando ao forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe no forno até secar o líquido que se formou, o que dá cerca de 15 minutos. Para incrementar você pode cobrir com molho de camarão na hora de servir.

23


Arraia

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

Água Salgada

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

As raias “típicas” têm as barbatanas peitorais como uma extensão do corpo, de carne branca, de forma arredondada ou em losango, pelo que se refere ao seu corpo como o “disco”. Peixe de excelente sabor.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO

FRITO

ASSADO

GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

ARRAIA ASSADA

ARRAIA FRITA

Ingredientes 1,2kg de arraia Suco de 1 limão 2 dentes de alho 2 cebolas 2 cenouras 1 talo de salsão 1 folha de louro 100ml de vinho branco 50ml de azeite 600g de brócolis 1 colher (sopa) de mostarda 100ml de creme de leite Água, sal e pimenta

Ingredientes 1 arraia cortada bem fininha para fritar 2 dentes de alho 1 folha de louro 1 limão (sumo) Sal Farinha de milho Vinagre

Como preparar Comece tirando a pele escura da arraia. Corte o peixe no sentido dos filamentos e tempere com sal, pimenta e o suco de limão, deixando descansar por 15 minutos. Corte os alhos, as cebolas, as cenouras e o salsão em rodelas. Coloque em um forma, junte o louro, acrescente o vinho, o azeite e tampe com papel alumínio.Leve ao forno a 190º, por cerca de 45 minutos. Cozinhe os brócolis em água temperada com sal. Retire a raia do forno, escorra o caldo e passe-o por uma peneira fina. Leve ao fogo para reduzir, junte a mostarda e o creme de leite e deixe reduzir mais um pouco.

Como Preparar Tempere a arraia com o sal, o alho picado, o louro e o suco do limão. Misture tudo muito bem e deixe ficar a marinar pelo menos durante 30 minutos. Coloque uma frigideira com óleo ao lume e deixe aquecer bem. Passe as postas de raia pela farinha e coloque na frigideira a fritar. Assim que estiverem fritas, coloque-as a escorrer num prato com papel absorvente.Regue-as com o vinagre. Eu servi com batatas cozidas e couve cozida, mas também fica muito bom a acompanhar com um arroz de tomate ou puré de batata.

24


Atum

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

Peixe de porte grande, pode alcançar mais de 500 kg de peso. O corpo alongado com as extremidades mais estreitas que o centro. Tem carne gorda e muito rica em vitaminas e varia, conforme as espécies, entre uma cor rosada. O sabor é apreciado pois a carne é leve de gordura moderado e consistência firme e tenra, rico em ômega 3, tirosina, vitamina B6, ferro, fósforo e potássio.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO

FRITO

ASSADO

GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

ATUM ASSADO COM BATATAS

ATUM AO MOLHO DE LIMÃO

Como Preparar Em um recipiente coloque o sal, orégano, metade da xícara de azeite, o tempero baiano ou a pimenta de cominho, açafrão, misture tudo e passe no peixe. Em uma panela coloque as batatas para dar uma pré-cozida e depois cortalas em redelas. Cortar também os pimentões e as cebolas, todos em rodelas finas. Depois do tempo esperado para assar, fazer uma cama com os pimentões e as cebolas (tudo misturado para dar gosto no peixe). Depois coloque o peixe e do lado dele as batatas cortadas em rodelas, salpique mais orégano por cima das batatas, azeite à vontade e sal a gosto para finalizar.Leve ao forno por cerca de 40 minutos.

Como Preparar Deixar a atum de molho por 30 minutos no vinagre e no limão, após socar os dentes de alho com o tempero verde, sal a gosto e acrescentar para descansar mais 1 hora. Em um tabuleiro, colocar as batatas em rodelas por toda parte. Colocar a atum por cima das batatas e todo o caldo em seguida, colocar as alcaparras batidas. Regar todo o peixe e as batatas com bastante azeite, para que ajude no cozimento, em seguida salpicar o orégano. Para dar um toque especial pegue a cebola cortada e coloque por cima do peixe. Leve ao forno por 50 min, observar o cozimento da batata. Não virar o peixe e nem colocar papel alumínio.

Ingredientes 1 atum de mais ou menos 3 a 4 kilos 3 pimentões 1 de cada cor a (amarelo, vermelho e verde) 6 batatas médias 4 cebolas 1/2 xícara de orégano 1/2 colher de sopa de açafrão 1/2 colher de sopa tempero baiano ou pimenta de cominho 1/2 xícara de azeite Sal a gosto

Ingredientes 1 cebola grande cortada em rodelas 2 dentes (grandes) de alho 4 xícaras de água quente 1 limão 4 postas de atum fresco, picadinho em quadradinhos 3 colheres de margarina 3 colheres de farinha de trigo Sal a gosto 2 colheres (sopa) de shoyu Pimenta-do-reino a gosto 1 lata de creme de leite (sem soro)

25


Bagre

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

O corpo é alongado, carne branca não possui escamas e é comprimido e achatado na parte inferior. A nadadeira dorsal é pequena e suportada por um espinho grande e serrilhado com sete raios moles. Sua carne quase sem espinhos, possui baixo teor de gordura porque come pouco.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

BAGRE ASSADO

BAGRE FRITO

Como preparar Aqueça o forno em temperatura alta (200º). Lave e enxugue o bagre, e esfregue sal por dentro e por fora. Misture a cebola, o pimentão, a salsa, a farinha de mandioca, sal e pimenta do reino , água suficiente para umedecer e recheie o bagre com a mistura obtida. Pincele o bagre com a manteiga e embrulhe em papel alumínio, apertando bem. Coloque numa assadeira e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Retire o papel alumínio e sirva numa travessa, decorada com as folhas de alface.

Como Preparar Passe o peixe no leite e depois o cubra com a farinha de rosca.Despeje óleo em uma frigideira até cerca de 2,5 cm de altura. Frite o peixe. Escorra-o, tempere a gosto e sirva.

Ingredientes 1 bagre de 1kg já limpo Sal e pimenta do reino à gosto 1 cebola média picada 100g de pimentão verde picado 100g de salsa picada 1 xícara (chá) de farinha de mandioca Água suficiente para umedecer 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina, derretida para pincelar o bagre Folhas de alface para enfeitar

26

Ingredientes 1 bagre de cerca de 1kg, pedaços 250ml de leite 150grs de farinha de rosca Óleo para fritar Sal e pimenta do reino a gosto


Água Salgada Bonito Nome popular: Curuatá-pinima, bonito-rajado, bonito pintado TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

De corpo alongado, coloração azul escuro, lateral e ventre prateados, a espécie alcança mais de 1m de comprimento, com peso que pode chegar a 16kg. A carne vermelha e saboroisa é rica em proteínas e ômega 3, sendo recomendada para evitar infarto e para quem sofre de diabetes,

IDEAL SER PREPARADO ENSOPADO FRITO

BONITO ENSOPADO

Ingredientes 2 pimentões vermelhos 800g de bonito limpo e cortado em cubos grandes (reserve a espinha para fazer um caldo) 1 litro de água Sal a gosto 2 colheres (sopa) de azeite 2 cebolas cortadas em lâminas 2 dentes de alho bem picados 1 pimentão verde picado em tiras finas 2 tomates sem pele e sem sementes picados 1kg de batata média descascadas e cortadas em cubos pequenos 4 fatias de pão amanhecido Como Preparar Asse os pimentões vermelhos e retire as peles. Prepare um caldo de peixe com a espinha do bonito.Coloque-a em uma panela de água e sal e cozinhe em fogo médio. Em outra panela, aqueça o azeite e refogue as cebolas, o alho e o pimentão verde.Junte os tomates e as batatas. Coe o caldo de peixe e adicione-o ao refogado. Acerte o sal e complete a panela com água até cobrir as batatas. Cozinhe em fogo médio. Bata no liquidificador os pimentões vermelhos assados e acrescente-os à panela com as batatas.Adicione os cubos de peixe e as fatias de pão, que vão engrossar o molho. Cozinhe até que as batatas estejam macias e sirva.

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

BONITO ASSADO

Ingredientes 1 bonito 1 limão 1/2 xícara (chá) de alecrim picado 1 colher (sopa) de ervas finas 3 colheres (sopa) de mostarda 3 dentes de alho socados 200g de manteiga com sal Sal a gosto

Como Preparar Tempere o peixe com sal e limão e reserve. Em um recipiente, misture a manteiga, o alho, a mostarda e o alecrim e as ervas finas. Passe essa mistura em volta e por dentro do peixe, fazendo alguns cortes nas laterais para o tempero penetrar. Enrole o peixe 3 ou 4 vezes com papel alumínio. Se o peixe pesar 2kg, asse em forno a 180º por 55 minutos. Caso seja pequeno, asse por 35 minutos.

27


Cabrinha/ Porquinho da Pedra

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

Peixe de escamas sua carne é branca, parecido com a pescada. A cabra é um peixe muito nutritivo e saboroso.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

PORQUINHO FRITO COM LIMÃO Ingredientes 4 porquinhos Sal e pimenta do reino a gosto 500g de alho picado 100g de coentro picado 1 xícara (chá) de suco de limão 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca Óleo para fritar Fatias de limão para acompanhar

Como preparar Em uma tigela, tempere o peixe com sal, pimenta, o alho e o coentro. Cubra com suco de limão e deixe descansar coberto com papel filme por 20 minutos na geladeira. Passe pela farinha de rosca e frite em óleo quente até dourar. Escorra em papel toalha e sirva acompanhado de fatias de limão.

28

PORQUINHO BEM TEMPERADO Ingredientes 4 filés de peixe tipo porquinho Sal e pimenta do reino a gosto 1/2 colher (sopa) de alho picado 2 colheres (sopa) de coentro picado 1 xícara (chá) de suco de limão 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca Óleo para fritar Limão em fatias para acompanhar

Como Preparar Em uma tigela, tempere o peixe com sal, pimenta, o alho e o coentro. Cubra com o suco de limão e deixe descansar coberto com filme plástico por 20 minutos na geladeira. Retire da geladeira, passe pela farinha de rosca e frite em óleo quente. Escorra e seque com papel toalha. Transfira para uma travessa e sirva acompanhado de fatias de limão.


Cação/ Tubarão

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

Corpo cinza e ventre branco com pouco espinha ou quase nada dependendo do corte. Nariz pequeno e bem largo, os olhos têm tamanho reduzido e a boca larga. Rico em minerais (cálcio,fósforo,ferro,flúor e sal que ajudam no funcionamento dos orgãos e músculos.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

CAÇÃO ENSOPADO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

CAÇÃO AO FORNO

Ingredientes 1 bandeja de cação 1 vidro de leite de coco 2 dentes de alho Cheiro verde Cebola 2 colheres de extrato de tomate Pimenta-do-reino 1 pitada de açafrão 1 pitada de cominho Sal

Ingredientes 1,5 kg de cação em postas 500 g de batata cozida e cortadas em rodelas 1 pacote de creme de cebola 3 tomates cortados em rodelas 3 pimentões cortados em rodelas 3 cebolas cortadas em rodelas Azeite 2 dentes de alho amassados Sal a gosto Suco de 1 limão

Como Preparar Tempere o peixe com alho, sal, pimenta e vinagre.Pique o cheiro verde, a cebola, leve à panela e refogue até murchar. Em seguida acrescente o peixe, deixe até que desmanche, mexendo de vez em quando. Quando estiver grudando na panela jogue o leite de coco e a água. Deixe cozinhar alguns minutos e pronto. Após isso pode servir.

Como Preparar Tempere as postas de cação com o alho, sal e limão e reserve. Em uma assadeira coloque as batatas, formando assim uma espécie de cama para receber as postas, regue com bastante azeite. Espalhe metade do creme de cebola por cima das batatas. Coloque as postas em cima, por cima o tomate, o pimentão e a cebola, espalhando bem, cobrindo as postas. Regue novamente com azeite e por último jogue o restante do creme de cebola por cima. Aqueça o forno por cerca de 15 minutos em temperatura média e depois leve a assadeira ao forno por 1 hora. Retire e sirva.

29


Cavalinha

Água Salgada

IDEAL SER CORTADO

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

Corpo alongado de carne escura com escamas excessivamente pequenas, cabeça cónica, ligeiramente comprimida nos lados e focinho ponteagudo, com boca grande. Alimento prático e saudável que contém ômega 3, possui um ácido graxo que contribui na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias. IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

CAVALINHA À ESCABECHE Ingredientes 1,6kg de cavalinha 400g de cenoura 300g de cebola 150ml de vinagre 1 colher (sopa) de pimenta do reino 300g de tomate cereja 1kg de palmito 100ml de azeite 1 folha de louro

CAVALINHA ASSADA

Ingredientes 2 colheres (sopa) de salsa picada 1 colher (sopa) de suco de limão 1 colher (sopa) de manteiga 6 cavalinhas limpas 3 tomates sem sementes e cortados em quadrados 1 cebola média picada Sal e pimenta do reino a gosto

Como Preparar Respingue o suco de limão sobre o peixe. Aqueça o forno em temperatura alta. Em uma frigideira, derreta a manteiga e frite a cebola por 5 minutos ou até dourar. Desligue o fogo e junte o tomate, mexendo rapidamente. Limpe o peixe e coloque-o em uma forma refratária untada com óleo. Coloque o tomate e a cebola sobre os peixes.Tempere com Molho sal e pimenta. Leve ao forno e asse por 20 minutos. Corte a cebola fina e a cenoura em rodelas. Coloque Polvilhe com a salsa antes de servir. em uma frigideira, água, vinagre e o restante dos ingredientes e deixe cozinhar por 15minutos.Sirva com salada de alface e rúcula. Como Preparar Cozinhe o peixe em água, sal e pimenta. Após o cozimento, deixe esfriar, monte o peixe no prato e o acompanhamento ao meio. Polvilhe com o molho escabeche.

30


Corvina

Água Salgada

Nome Popular: Cascuda, Coruca, Marisqueira. IDEAL SER CORTADO

LIMPO

FILÉ ESPALMADO

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

Ela tem carne branca, firme mas não fibrosa, macia e não gordurosa e com espinhos grandes fáceis de tirar, possui vitamina A,D e E. São peixes com o corpo levemente alongado e comprimido.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

CORVINA ENSOPADA

CORVINA ASSADA

Como Preparar Lave e salgue a corvina e reserve Depois pique todos os temperos e faça um refogado e reserve também. Frite a corvina, mas não frite demais. Coloque em um papel toalha para escorrer a gordura. Nessa mesma panela com os temperos, leve novamente ao fogo e despeje o leite de coco, mexa um pouco, tudo com colher de madeira. Depois que começar a ferver, acerte o peixe dentro da panela, tampe e deixe mais uns 20 minutos. Depois é só servir com salada verde, arroz branco e um bom vinho branco seco.

Como Preparar Picar 1 cebola e colocar no fundo da forma que vai ao forn. Temperar um dos lados do peixe com sal e suco de limão. Colocar, com esse lado para baixo, o peixe por cima da cebola e temperar o outro lado. Cortar as 2 cebolas restantes e os alhos em rodelas, não muito finas e o pimentão às tiras. Refogar em azeite, com o louro, mexendo frequentemente. Quando a cebola estiver cozinhada, rechear o peixe (a barriga) com este refogado (o que sobrar pode ser deitado por cima do peixe). Descascar e cortar as batatas às rodelas. Dispor as batatas em volta do peixe e temperar com sal, alho em pó e colorau a gosto. Regar tudo com bastante azeite e levar ao forno quente durante aproximadamente 40 minutos (controlar as batatas, pois logo que estejam cozidas o prato está pronto).

Ingredientes 1 corvina grande em postas, cerca de 1,5 kg 4 tomates bem maduros 2 cebolas de cabeça Sal a gosto 1 maço de cebola verde picada 1 maço de coentro picado 1 maço de salsa picada 1 vidro de 200 ml de leite de coco

Ingredientes 1200 g de corvina Sal 1 limão e 1/2 3 cebolas 6 dentes de alho 1 pimentão verde 1 folha de louro Azeite 10 batatas médias Alho em pó Colorau

31


Espada

Água Salgada

IDEAL SER CORTADO

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

Carne branca, magra e muito delicada, é muito saboroso quando fresco. Peixe marinho de grandes tamanhos e barbatanas espinhosas. Os peixes-espada adultos não têm dentes. A carne do peixe-espada é comestível e muito nutritiva, sua carne fornece ferrro que favorece o crescimento de crianaças e adolescentes. IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

FILÉS DE PEIXE ESPADA COM MOLHO TÁRTARO

PEIXE ESPADA AO FORNO

Como Preparar Coloque os filés num recipiente e tempere com sal, um fiozinho de azeite, alhos pisados, sumo do limão, e um pouco de salsa picada. Tampe e ponha na geladeira durante 1 hora e 30 minutos. Passado esse tempo, escorra os filés, e passe pela farinha e, a seguir por ovos batidos com um pouco de sal. Frite em óleo quente. Sirva os filetes com o molho à parte e, acompanhe com batatas fatiadas cozidas e uma boa salada.

Como Preparar Lave as uvas passas e hidrate-as em água morna por 15 minutos.Tempere as postas de peixe com sal e pimenta do reino, passe-as na farinha e frite-as em azeite bem quente, até ficarem douradas de ambos os lados.Deixe escorrer sobre papel absorvente e reserve. No mesmo azeite, refogue a cebola e o alho, junte os pinoli, o salsão, as passas bem escorridas, as alcaparras e as azeitonas. Ao final do refogado, junte o tomate, tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo brando.Disponha as postas de peixe em um refratário. Sobre elas, coloque as folhas de louro, sal, pimenta e o molho. Leve ao forno pre aquecido a 200C por cerca de 15 minutos, somente para aquecer bem e sirva.

Ingredientes 12 filés de peixe espada Sumo de 1 limão Sal e pimenta à gosto 3 dentes de alho pisados Salsa picada à gosto Farinha de trigo à gosto 2 ou 3 ovos Óleo quanto baste Molho tártaro (ver em molhos e cremes)

32

Ingredientes 4 postas de peixe espada 400g de tomate maduro sem pele e sementes picado 26g de pinoli 25g de uva passa 2 dentes de alho socados 2 colheres (sopa) de azeitona verde sem caroço 1 talo de salsão picado 1 cebola picada 2 colheres (sopa) de alcaparra Farinha de trigo para empanar 2 folhas de louro Azeite Sal e pimenta do reino a gosto


Linguado

Água Salgada

IDEAL SER CORTADO

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

Carne branca, magra, muito delicada e de fácil digestão é considerada nobre, com textura macia e sabor suave e agradável. Peixes de corpo ovalado e muito comprimido. A boca é grande e o focinho tem comprimento maior que o olho.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

FILÉS DE LINGUADO À MILANESA

FILÉ DE LINGUADO ASSADO COM BATATA

Como Preparar Prepare a marinada em uma vasilha rasa. Pique bem as cebolas com 5cm dos talos e misture os demais ingredientes. Deixe os filés marinando nessa mistura durante 1 hora. Escorra e seque os filés com um pano. Passe-os na farinha de trigo, no ovo batido e depois na farinha de rosca. Derreta 100g de manteiga em uma frigideira e frite os filés, até que estejam dourados. Escorra-os e transfira-os para uma travesa aquecida. Coloque o restante da manteiga na frigideira e deixe aquecer até fazer espuma. Espalhe-a sobre o peixe. Guarneça com as fatias de limão e sirva. Os filés de peixe podem ser acompanhados de arroz cozido ou batatas cozidas.Rendimento: 6 porções.

Como Preparar Em uma travessa, coloque os filés de peixe e polvilhe com tempero a gosto. Deixe tomar gosto por 10 minutos. Enquanto isso, em uma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo alto e frite as batatas por 5 minutos, ou até dourarem. Junte o restante do tempero e mexa delicadamente, ou até envolver as batatas. Escorra-as e reserve aquecidas. Na mesma frigideira, frite os filés, aos poucos, por 1 minuto de cada lado, ou até dourarem. Retire do fogo e sirva acompanhado das batatas. Dica: Se preferir, substitua a batata-bolinha por batata comum cortada em cubos grandes. Rendimento: 4 porções. Tempo de preparo: 25 minutos.

Ingredientes 6 linguados inteiros, de cerca de 300g cada 50g de farinha de trigo 1 ovo batido 200g de farinha de rosca 150g de manteiga 2 limões em fatias

Ingredientes 500 g de filés de linguado Tempero a gosto 1 colher (chá) de sal 3 colheres (sopa) de azeite de oliva 250 g de batatas-bolinha com casca, cozidas “al dente”

33


Manjuba

Água Salgada

IDEAL SER CORTADO

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

Carne branca situada sob a faixa prateada lateral é muito mais rica em gordura do que o restante da carne que é branca. Como a maioria dos peixes, possuem escamas na pele e glândulas que produzem uma espécie de muco podem ser consumidas inteiras. Um dos menores peixes comercializados.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

MANJUBA FRITA

MANJUBA NO FUBÁ

Ingredientes 600g de manjuba inteira 2 colheres de sopa de vinho branco seco 2 colheres de chá de sal 1 colher de chá de noz moscada fresca ralada 1 1/2 colher de sopa de manteiga 4 colheres de chá de farinha de trigo 1/2 maço de salsa bem lavada e seca

Ingredientes 2kg de manjuba limpa 2 dentes de alho 1 colher (sopa) de sal 1 colher (chá) de pimenta do reino 1 1/2 xícara (chá) de fubá 3/4 xícara (chá) de cerveja 1/2 colher (chá) de fermento em pó Óleo para fritar Limão e molho de pimenta para acompanhar

Como Preparar Em uma tigela, misture a manjuba, o suco de limão, o alho, sal e pimenta. Em um prato, misture a farinha e o amido de milho. Passe o peixe por essa mistura, batendo para retirar o excesso, e frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel absorvente e sirva acompanhado de rodelas de limão.

Como Preparar Tempere o peixe com o alho, o sal e a pimenta. Em uma tigela, misture o fubá com a cerveja e o fermento. Passe o peixe por essa massa e frite em óleo quente.Escorra em papel absorvente e sirva em seguida, acompanhado de limão e molho de pimenta.

Dica Para evitar que o óleo espirre na hora de fritar, salpíque um pouco de sal no fundo da frigideira antes de acrescentar o óleo.

34


Merluza

Água Salgada

IDEAL SER CORTADO

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

Peixe sem espinha e saboroso na cozinha, a merluza é apreciada pelo sabor acentuado de sua carne, que se solta em lascas depois de cozida. Seu corpo é alongado, moderadamente comprido, coberto por pequenas escamas, a boca é grande, protrátil e os dentes são afiados.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

MERLUZA COM MOLHO DE AZEITONAS

MERLUZA À PARMEGIANA

Como Preparar Tempere os filés com o limão, sal e pimenta. Corte 12 quadrados grandes de papel manteiga e disponha 1 filé em cada quadrado. Em uma tigela, misture todos os ingredientes, menos o azeite. Distribua por igual entre os peixes e regue com o azeite. Cubra com o papel manteiga restante, fechando as laterais.Transfira para uma forma e leve ao forno médio, pré aquecido, por 30 minutos. Abra o papel com cuidado e sirva.

Como Preparar Tempere os filés com o azeite, o sal e a pimenta e deixe descansar por 20 minutos. Passe pelos ovos e empane com a farinha de rosca. Frite em óleo quente, em fogo alto, até dourar. Escorra e coloque em um refratário médio untado com margarina, cubra com o molho de tomate e o queijo mussarela e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos.Sirva em seguida, acompanhado de arroz branco e batata palha. Rendimento: 4 porções

Ingredientes 4 filés de merluza 3 colheres (sopa) de azeite 2 colheres (chá) de sal 1/2 colher (chá) de pimenta do reino 2 ovos batidos 1 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca Molho: 1/4 xícara (chá) de pimentão vermelho em cubos 2 xícaras (chá) de molho de tomate pronto 150g de queijo mussarela ralado pequenos Óleo para fritar 1 cebola pequena picada Margarina para untar 1 dente de alho amassado 1/3 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroços Arroz branco e batata palha a gosto para acompanhar picados 1 tomate sem pele e sem sementes picados Sal à gosto 4 colheres (sopa) de azeite Ingredientes 6 filés de merluza Suco de 1 limão Sal e pimenta do reino à gosto

35


Namorado TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

Água Salgada

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

O namorado é um peixe de carne suculenta, branca e saboroso. Sua cabeça é ovalada com mancha marrom atrás das guelras e coloração marrom com leves tons violeta escura no dorso. As extremidades são claras com pintas brancas arredondadas e o ventre é mais claro que o corpo.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

ENSOPADO DE NAMORADO

NAMORADO MARINADO NO AZEITE

Ingredientes 1 cebola grande, cortada em rodelas 1 pimentão amarelo, pequeno,cortado em rodelas 1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada 2 colheres (sopa) de azeite 6 postas de namorado (850 g) Sal a gosto 1/2 xícara (chá) de água

Ingredientes 4 filés de namorado (500g) 1 colher (chá) de pimentão 2 xícaras (chá) de azeite 1 maço médio de ervas frescas (manjerona e salsinha) Sal e pimenta do reino a gosto

Como Preparar Em uma panela, leve ao fogo baixo a cebola, o pimentão, a cebolinha e o azeite, mexendo às vezes, por dez minutos. Acrescente o peixe e tempere com sal. Deixe cozinhar por dez minutos ou até que, ao espetar o peixe com um garfo, ele se desfaça em lascas.Junte a água e deixe ferver. Sirva em seguida. Rendimento: 6 porções

Como Preparar Lave os filés de peixe. Coloque numa assadeira, polvilhe o sal, a pimenta e o pimentão. Regue com azeite e cubra com os ramos de ervas frescas. Cubra a assadeira e deixe marinar na geladeira por 12 horas. Na metade do tempo vire os filés de lado. Passado o tempo, leve uma frigideira ao fogo. Deixe aquecer bem. Disponha os filés (dois de cada vez) e grelhe por 3-4 minutos, ou até dourar levemente a superfície e a carne ficar macia. Retire os filés e reserve. Em seguida, grelhe os filés restantes. Despeje na mesma frigideira 8 colheres (sopa) de azeite usado para marinar o peixe e deixe por 30 segundos, ou até dar uma leve aquecida.Retire o azeite e sirva.

36


Olhete

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

Carne muito saborosa, possui carne macia, sem nada de gordura, dá até pra comer cru. É utilizado no preparo de sushi e sashimi, mas fica muito saboroso grelhado.Corpo alongado, moderadamente alto e levemente comprimido lateralmente. Dorso escuro de cor amarronzado ou azul escuro esverdeado.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

OLHETE ASSADO CHURRASQUEIRA

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

COZIDO DE OLHETE

Ingredientes Olhete 2 tomates 1 cebola 1 pimentão (pode mesclar verde, vermelho e amarelo) Salsa e Cebolinha verde a gosto Sal e Pimenta do Reino a gosto Azeite de Oliva Papel Alumínio

Ingredientes 500 gr. Refugos de olhete 2 Bardana 4 Cebolinha 400 gr. Tofu momen 1 pedaço Gengibre

Como Preparar O peixe deve ser aberto pela barriga e limpo. A peixaria já deixa ele no ponto, inclusive sem as espinhas se preferir.

Como preparar Corte os refugos de olhete, em tamanhos fáceis de comer, mergulhe em bastante água fervente, passe para a água gelada e retire o sangue. Corte a bardana, em comprimento de 4cm, e deixe de molho na água. Grelhe o tofu; a cebolinha corte no tamanho a gosto. Numa panela, leve ao fogo o saquê, o mirin e o gengibre cortado bem fino. Assim que ferver, acrescente a bardana e, sobre esta, o peixe; ao ferver, diminua o fogo, coloque o açúcar e cozinhe por 5 minutos. Reservando 1 colher de sopa de shoyu, coloque o restante e cozinhe mais 15 minutos. Adicione o shoyu reservado, retire o peixe e a bardana, coloque no caldo o tofu e cozinhe lentamente. Por último, adicione a cebolinha; coloque tudo numa vasilha e sirva.

Disponha o peixe em uma travessa e uns 15 minutos antes de assar, coloque o sal e a pimenta do reino. Pique os tomates, a cebola, o pimentão, a salsa e a cebolinha verde, acrescentando o azeite de oliva, fazendo um “vinagrete. Forre a grelha com papel alumínio*, coloque o peixe com as escamas/couro para baixo e cubra-o com o vinagrete. Ponha na churrasqueira e estará pronto quando o vinagrete “secar”. Enquanto assa regue umas 2 ou 3 vezes com filetes de azeite de oliva.

Ingredientes Caldo 3 colheres de sopa Açúcar 1/2 copo Shoyu 2/3 copo Saquê 2/3 copo Mirin (condimento japonês)

37


Pargo

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

Peixe de carne branca e macia. A boca, sem dentes, é dotada de uma forte mandíbula. As escamas são enormes e os ossos da cabeça muito duros. A cor básica apresenta tons avermelhados, com amarelo no ventre.

IDEAL SER PREPARADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

PARGO ASSADO NO FORNO Ingredientes 1 pargo grande Tomates sem pele Cebola picada Alho picado a gosto Azeite a gosto Sal e pimenta a gosto Salsinha a gosto 250 ml de vinho branco

Como Preparar Tempera-se o peixe com sal e pimenta. De preferência deixar algum tempo com o sal para tomar gosto. Depois numa frigideira, coloca-se o azeite (de forma a que cubra todo o fundo da frigideira), com a cebola e o alho. Deixa-se refogar um pouco. Depois juntam-se o tomate pelado picado em cubinhos e deixa-se ferver um pouco. Adiciona-se o tempero a gosto e junta-se o vinho e a salsinha bem picadinha. Deixa-se apurar. Coloca-se o peixe num recepiente refractário e coloca-se este molho por cima.Vai ao forno durante 30 a 40 minutos (depende do tamanho do peixe), a cerca de 170º graus. Durante a cozedura do peixe ir vigiando para que não fique seco, se virem que está a ficar sem molho, acrescentar àgua ou vinho branco. Pode-se acompanhar com batata frita aos cubos, ou com um bom puré de batata.

38

PARGO DELICIOSO FRITO ESPECIAL

Ingredientes 1 colher de sopa de alcaparras 1/2 xícara de ervas finas 1/2 xícara de azeitona preta 1/2 colher de sopa de orégano seco Suco de 1/2 limão 1 copo e 1/2 de vinho branco seco 2 filés de pargos limpos, com a pele 2 colheres de sopa de farinha de trigo 4 alhos inteiros e amassados com a mão 4 colheres de sopa de azeite Sal e pimenta do reino a gosto Mix de legumes refogados no azeite Como Preparar Tempere o peixe com sal e pimenta. Coloque em uma assadeira e disponha as ervas e o alho por cima. Regue com azeite e 1 copo de vinho. Acrescente as azeitonas e o orégano e leve ao forno em termperatura alta (200º graus), por 10 minutos. Retire o peixe e passe o molho que se formou na assadeira para uma frigideira Junte o suco de limão, 1/2 copo de vinho e a farinha de trigo e leve ao fogo para engrossar. Junte as alcaparras.Coloque o peixe no prato de servir e regue com molho.Distribua os legumes ao redor do peixe e sirva.


Pescada Amarela

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

Pescada amarela, peixe considerado nobre, carne branca, com pouca espinha.O formato do corpo é mais alongado que o de suas epécies, algo roliço.

IDEAL SER PREPARADO ENSOPADO FRITO

PESCADA AO MOLHO BRANCO Ingredientes 1kg de filé de pescada amarela 1 xícara (chá) de vinho branco Sal, pimenta, limão para temperar os filés

Molho: 1 lata de creme de leite 3 xícaras (chá) de leite 1 colher (sopa) bem cheia de amido de milho Sal, pimenta, noz moscada ralada, queijo parmesão e queijo prato Como Preparar Tempere os filés com sal, pimenta e suco de limão. Coloque em uma forma refratária untado com manteiga. Regue com o vinho e leve ao forno por aproximadamente meia hora. Faça um molho branco com os demais ingredientes. Quando estiver denso, misture o creme de leite e o queijo parmesão. Despeje sobre o peixe, cubra com queijo prato ralado e volte ao forno para gratinar.

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

PESCADA À ESCABECHE

Ingredientes 1 kg de filés de pescada amarela 2 1/2 colheres (chá) de sal 1 xícara (chá) de farinha de trigo 4 sachês de Tempero SAZÓN Verde 5 colheres (sopa) de óleo 3 cebolas médias picadas 1 pimentão vermelho médio picado 1 xícara (chá) de vinagre

Como Preparar Em um recipiente grande, coloque os filés de pescada e tempere com 2 colheres (chá) de sal. Passeos pela farinha de trigo previamente misturada com tempero e reserve. Aqueça 3 colheres (sopa) de óleo em uma frigideira média e frite os filés aos poucos, em fogo alto, por cerca de 3 minutos de cada lado, repondo o óleo quando necessário. Escorra em papel absorvente e reserve, mantendo-os aquecidos. Em uma panela média, coloque o óleo restante e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 10 minutos, ou até que comece a dourar. Acrescente o pimentão, o vinagre e sal agosto, e cozinhe por 5 minutos. Regue os filés e sirva em seguida.

39


Pescada Betara

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

A porção espinhosa da nadadeira dorsal fica em posição mais alta que a posterior. Ambas estão separadas por um forte entalhe até a base. Atingem cerca de 0,5 m e 1,5 kg.

IDEAL SER PREPARADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

PESCADA FRITA COM BACON

Ingredientes 6 files de pescada Betara 2 colheres (sopa) de bacon defumado picado 1 dente de alho pequeno esmagado Azeite a gosto Orégano fresco a gosto Sal e pimenta-do-reino

Como preparar: Seque os filezinhos com um papel absorvente e tempere-os com alho, sal, pimenta, orégano e um fiozinho de azeite. Mexa e deixe tomar gosto por cerca de 20 a 30 minutos. Numa frigideira larga e antiaderente, frite os pedaços de bacon em fogo baixo para que soltem a própria gordura (por isso, não use óleo). Quando estiverem tostadinhos, retire-os com um garfo ou escumadeira e reserve. Frite os filés na mesma frigideira, na gordura do bacon, por 1 a 2 minutos de cada lado. Sirva com os pedacinhos crocantes de bacon por cima.

40

PESCADA AO MOLHO

Ingredientes 4 filés de pescada (150g cada) 3 colheres (sopa) de azeite Sal e pimenta do reino a gosto Margarina para untar Molho: 3 colheres (sopa) de manteiga 1 xícara (chá) de alho poró em rodelas finas 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco Sal a gosto Alecrim fresco para polvilhar

Como preparar: Em uma tigela, tempere os filés com o azeite, sal e pimenta. Coloque em uma fôrma untada e leve ao forno médio, pré - aquecido, por 25 minutos. À parte, derreta a manteiga em uma panela, frite o alho poró por 3 minutos, junte o creme de leite e tempere com sal. Retire o peixe do forno, despeje o molho e polvilhe com alecrim.


Pescada Bicuda

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMACOURO

Com corpo alongado de carne branca roliço e um pouco comprimido, esse peixe de escamas apresenta diferentes padrões de coloração e classes de comprimento máximo.

IDEAL SER PREPARADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

PESCADA BICUDA GRELHADA NA BRASA

FILÉ DE BICUDA COM MOLHO DE CAMARÃO

Como preparar: Depois do peixe separado, coloque numa assadeira, tempere com sal e alho com o esmagador, regue com azeite, adicione cebolinha cortada e suco de limão. Leve na brasa e sirva após pronto.

Como preparar: Tempere o filé de peixe com sal e limão,e deixe descansar por 10 minutos, depois polvilhe com trigo e numa frigideira ja com o oléo quente frite os filés. Como preparar o molho Em uma panela aqueça o azeite e coloque o camarão e deixe dourar por 10 minutos.acrescente os tomates,o pimentão e a cebola,todos cortados em cubos, o curry e o leite de coco, deixe cozinhar por 5 minutos,em seguida coloque o cheiro-verde e sal a gosto, deixe por mas 5 minutos e pronto. Pra finalizar coloque a pescada em uma assadeira os filés de bicuda e o molho de camarão e sirva.

Ingredientes 1/2 Pescada bicuda Sal marinho Azeite Dentes de alho picados Cebolinha picado Suco de limão

Ingredientes 1kg de filé de bicuda 500g de camarão sem casca leite de coco a gosto 2 tomates 1 pimentão 1 cebola sal limão coloral cheiro-verde curry trigo azeite

41


Pescada Branca

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

A pescada é classificada como sendo um peixe magro sabor ligeiramente adocicado e pouca quantidade de espinhas, características que são apreciadas pelo consumidor e mais facilmente aceita pelas crianças. Peixe de escamas com coloração prateada e olhos grandes.

IDEAL SER PREPARADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

PESCADA BRANCA AO FORNO Ingredientes 5 pescadas brancas inteiras e limpas ½ xícara de azeite 2 colheres de vinagre 1 colher de orégano 1 colher de salsa desidratada 2 folhas de louro 2 dentes de alho Cebolinha e alecrim picados ½ limão Pimentão e cebola Sal

Como preparar: Esprema o limão sobre o peixe, salpique um pouco de sal e reserve. Misture em uma xícara o azeite, o vinagre, a cebolinha, o alecrim, o orégano, a salsa, os alhos, as folhas de louro picadas e uma colher pequena de sal. Unte uma travessa (de vidro) com margarina, em seguida disponha algumas rodelas de pimenta e cebola, coloque os peixes e jogue o molho sobre eles finalizando com mais algumas rodelas de pimentão e cebola. Leve ao forno por 35 minutos.

PESCADA BRANCA FRITA AO ALHO

Ingredientes 6 filés finos de pescada branca 1 xícara de molho de alho 3 colheres de sopa de vinho branco 2 limões 1 caldo de legumes em pó ou 1 colher de café de sal 1 colher de sopa de cebolinha 1/2 colher de sopa de manjericão 1 colher de sopa de alho e cebola 1 colher de sopa de azeite 6 dentes de alho fatiados 2 colheres de óleo para fritar

Como preparar: Cubra uma vasilha com um saco plástico (higienizado), o peixe irá descansar nele. Corte os limões e esfregue nos filés, esprema de leve enquanto esfrega. Junte o molho de alho, o vinho branco, o caldo de legumes em pó ou 1 colher de sal, a colher de sopa de cebolinha, a 1/2 colher de sopa de manjericão, a colher de sopa de alho e cebola triturados e a colher de sopa de azeite no plástico e mexa bem. Coloque os filés na mistura, feche o saco plástico com um nó bem rente ao líquido, tirando o ar de dentro.Deixe descansar por 1 hora. Escora os filés e frite. Para fritar utilize Dica: coloque rodelas de pimentões: verde, vermel- 1/2 colher de óleo para cada filé. Coloque 2 dentes ho e amarelo para deixar seu prato mais bonito. de alho para fritar com cada filé, mas só coloque os dentes de alho após virar o filé.

42


Pescada Cambucu

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

A espécie possui o corpo prateado e dorso mais escuro, cor típica . A primeira nadadeira dorsal apresenta as bordas mais escuras. Sua carne branca é considerada excelente e tem bom valor comercial, pois é delicada e saborosa rica em ômega 3 e 6 que geram inúmeros benefícios à saúde humana.

IDEAL SER PREPARADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

ASSADO DE PESCADA CAMBUCU PESCADA CAMBUCU AO MOLHO DE UVAS Ingredientes 1 filé de pescada cambucu de 500 g Salsinha e cebolinha frescas picadas, a gosto 1 cabeça de alho inteira com casca 1 cálice de vinho 1/3 de tablete de manteiga sem sal Azeite de oliva Pimenta do reino moída na hora Sal e ajinomoto a gosto Pimenta malagueta ou dedo de moça, preferencialmente curtida na cachaça, a gosto Como preparar: Acender o forno a 280°.Cortar a tampa da cabeça de alho, colocar em um refratário pequeno, regar com azeite, cobrir ou tampar e assar por cerca de 30 minutos.Temperar o peixe com sal, pimenta do reino moída na hora e ajinomoto a gosto. Em uma panela pequena, fazer o molho, como segue colocar a manteiga, um pouco de azeite, a salsinha, a cebolinha, um pouco de sal e a pimenta malagueta ou dedo de moça. Deixar derreter, juntar o vinho e reduzir um pouco durante cerca de 5 minutos. Colocar uma parte do molho em um refratário, acomodar o peixe sobre o molho, e regá-lo com o restante do molho. Retirar cada dente do alho assado de dentro da casca e colocar sobre o peixe, amassando um pouquinho. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno (280°) por 25

Ingredientes Filé de pescada Cambucu temperada na hora com sal e poucos condimentos a gosto 1Kg de uvas verdes ou Itália sem semente e casca 150grs. champignon 1 cálice de vinho branco seco 200grs. de requeijão 200grs. de creme de leite sem soro. 100grs de manteiga

Como preparar: Por a manteiga na frigideira e deixar fritar as uvas com champignon, acrescentar o vinho branco, o requeijão, e quando estiver fervendo desligue o fogo. Coloque o creme de leite sem soro. Grelhe o filé na chapa com pouco azeite extra virgem. Refogue os legumes na manteiga e monte seu prato com o molho por cima do filé. Após isso coloque o molho por cima do filé e os legumes.

43


Pescada Goete

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

A goete tem a carne escura é a menor das pescadas relatadas no texto, ela pode chegar a 40cm de comprimento e pesar 1kg, mas o tamanho médio de captura são tipo de 400 a 500 gramas de peso.

IDEAL SER PREPARADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

PESCADA GOETE À DORÊ FRITA

FILÉ DE PESCADA GOETE ASSADO

Como preparar Tempere as pescadinhas com sal e pimenta-do-reino. Misture o ovo com a água e um pouco de sal. Incorpore a farinha de trigo evitando misturar em excesso. Aqueça bastante óleo em uma frigideira. Mergulhe os filés de pescada na massa e doure no óleo quente. Escorra em papel absorvente e sirva salpicando com salsinha picada

Como preparar: Bata com um garfo as gemas com o suco dos limões , o sal a pimenta o alho e a cebola. Coloque o peixe em um refratário e a mistura líquida por cima leve ao formo por 20 minutos quando estiver pronto salpique cheiro verde picado e sirva uma receita fácil , rápida e saboroso.

Ingredientes 6 filés de pescada Goete 1 xícara de farinha de trigo 1 ovo ½ xícara de água gelada Sal e pimentadoreino óleo para fritura

44

Ingredientes 400g de filé de pescada Goete 3 gemas 3 limões (suco) 1/2 cebola picada opcional 2 dentes de alho picados Sal Pimenta do reino Cheiro verde


Pescada Maria Mole

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

Apresenta um corpo alongado, carne escura três barbatanas dorsais, duas barbatanas traseiras, uma barbatana caudal, um par de barbatanas peitorais e um par de barbatanas pélvicas. A sua coloração é acinzentada, aproximando-se do branco na zona ventral. Peixe saboroso com pouco espinha.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

PESCADA MARIA MOLÉ AO FORNO FILÉ DE PESCADA MARIA MOLE FRITO Ingredientes 1/2kg de filé de pescada Suco de limão Sal e pimenta do reino a gosto 1/3 xícara (chá) de manteiga ou margarina 1 colher (sopa) de salsa picada 1 colher (sopa) de orégano Óleo para untar assadeira

Ingredientes Filé de pescada Sal Limão Pimenta do reino

Como preparar: Limpe bem os filés e tempere com suco de limão, sal e pimenta. Prepare uma pasta com a manteiga e a salsa, o orégano, sal e pimenta. Corte um pedaço de papel alumínio para cada filé. Unte o papel com a manteiga temperada, coloque os filés e feche os pacotes. Unte uma forma com óleo e arrume os pacotes. Asse por 20 minutos em forno moderado.Desfaça os pacotes e arrume os filés numa travessa. Sirva com batatas cozidas passadas na manteiga e polvilhadas com salsa picadinha.

Como Preparar: Tempere os filés com sal e suco de limão e frite. Para fritar um peixe e deixar bem sequinho, coloque óleo na panela. Espere aquecer bem, após isso coloque um filé por vez. Retire após pronto e sirva.

45


Porquinho

Nome Popular: Porco, Porquinho, Cangulo, Peruá

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

Tenho corpo elevado, carne branca o cálcio desse peixe contribui para a formação dos ossos e dos dentes e em funções do sistema nervoso e do coração. cabeça triangular, nadadeiras escamadas e um colorido em profusão. Sem contar o desenho, listras e pintas.

IDEAL SE PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

PORQUINHO COZIDO

Ingredientes 2 pedaços de porquinho grandes 1 cebola média 4 dentes alho 1 maço de cheiro verde 2 tomates picados 1 maço de coentro pimenta e sal a gosto 1 colher de coloral 3 colheres de óleo de canola ou azeite

Como Preparar Lave os peixes e corte-os em dois pedaços e deixeos descansando em uma vasilha com duas colheres de vinagre. Corte a cebola , o coentro , o cheiro verde e os tomates em cubos pequenos. Amasse bem o alho até virar um creme. Em uma panela coloque o óleo , o alho e deixe dourar um pouco e acrescente o colorau. Depois de dourado despeje todos os ingredientes picados a pimenta e uma xícara de água.

46

PORQUINHO FRITO COM LIMÃO Ingredientes 4 porquinhos Sal e pimenta do reino a gosto 1/2 colher (sopa) de alho picado 2 colheres (sopa) de coentro picado 1 xícara (chá) de suco de limão 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca Óleo para fritar Fatias de limão para acompanhar

Como Preparar Em uma tigela, tempere o peixe com sal, pimenta, o alho e o coentro. Cubra com suco de limão e deixe descansar coberto com papel filme por 20 minutos na geladeira. Passe pela farinha de rosca e frite em óleo quente até dourar. Escorra em papel toalha e sirva acompanhado de fatias de limão.


Robalo

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

Sua carne é branca, magra, muito saborosa e muito consistente, aguentando bem a cozedura. Rico em omêga 3, o robalo ajuda no controle da pressão arterial e previne doenças cardiovasculares. Cozido, grelhado ou assado, o seu gosto, muito acentuado, é digno das preparações mais requintadas.

IDEAL SE PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ROBALO ENSOPADO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

ROBALO NO FORNO COM BATATAS

Ingredientes Ingredientes 1 robalo com 1,5 kg 1 kg de robalo em postas 2 cebolas médias cortadas em meias-luas finas 2 Colheres (sopa) de suco de limão 1 tomate grande maduro 1 cebola grande em rodelas 800 g de batatas 3 dentes de alho picados 1 pimento verde pequeno cortado em tiras 3 tomates sem pele e semente,cortado em 2 dentes de alho rodelas 150 ml de vinho branco 1 pimentão verde sem semente,cortado em 1 folha de louro rodelas 2 colheres (chá) de colorau picante 5 colheres (sopa) de azeite 4 hastes de salsa 6 hastes de coentros ½ xícara de leite de coco Azeite à gosto 2 colheres (sopa) de azeite-de-dendê Sal à gosto 5 colheres (sopa) de coentro picadinho Pimenta moída à gosto Sal à gosto

Como Preparar Como Preparar Tempere o peixe com limão e sal. Numa panela larga, refogue no azeite o alho, a cebola, o tomate e o pimentão durante 10 minutos. Mexendo de vez em quando.Junte o peixe abaixe o fogo e deixe cozinhar até ficar macio. Acrescente o leite de coco e o azeite-de-dendê. Retire do fogo ao levantar fervura.Polvilhe com coentro e sirva quente.

Depois do robalo arranjado tempere com um pouco de sal. No fundo de uma tabuleiro de barro, disponha as batatas descascadas e cortadas em rodelas não muito finas, por cima a cebola, o tomate cortado em gomos e a folha de louro. Misture 1 colher (chá) de colorau com 2 colheres (sopa) de azeite, 3 colheres (sopa) de vinho, 1 dente de alho picado tempere com sal e pimenta. Com este preparado regue as batatas.Leve o tabuleiro ao forno bem quente. Regando o robalo com o preparado. Leve novamente ao forno por cerca de 30 minutos mais ou menos. A 10 minutos do fim do cozimento, coloque no tabuleiro a salsa e os coentros.

47


Salmão

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

Água Salgada

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

Originalmente, o salmão é um peixe de carne branca e a sua coloração é adquirida ao longo do tempo com a alimentação do peixe. Seu corpo é delgado e bastante hidrodinâmico, com escamas de cor prateada brilhante e pequenas manchas arrendondadas em um tom de prata mais escuro no dorso. Tem maior concentração de ômega 3 que protege o sistema cardiovascular e reduz riscos de processos inflamatórios. Além de ser ideal para grelhar ou comer como sashimi.

IDEAL SER PREPARADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

SALMÃO ASSADO

Ingredientes 1 colher (sopa) de manteiga 3 batatas cruas fatiadas 1 salmão inteiro de 1,5kg (limpo) Manjericão fresco Tomilho fresco Alecrim fresco Orégano fresco Sal e pimenta do reino a gosto Azeite

Como Preparar Em uma assadeira untada com manteiga, disponha as batatas e sobre elas, o peixe, temperado com sal e pimenta, e coberto com as ervas. Regue com o azeite. Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 180º durante 25 minutos. Enquanto isso, prepare as toletes de pepino, cortando-os em pedaços do mesmo tamanho, cavando-os por dentro e preenchendo-os com as ovas de salmão. Sirva o peixe sobre uma travessa, com as toletes de pepino em volta.

48

SALMÃO COM MOLHO DE ALCAPARRAS

Ingredientes 200 g de filé de salmão 1 dente de alho amassado Sal a gosto Pimenta do reino a gosto 1 colher (sopa) de alcaparras 1 colher (sobremesa) de cebolinha picadinha 1 colher (sobremesa) de salsa picadinha 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 colher (sopa) de suco de limão

Como Preparar Tempere o filé de salmão com sal, pimenta e alho e deixe tomar gosto. Grelhe em frigideira com um fio de azeite ou asse envolto em papel alumínio em forno pré aquecido por 15 minutos. Molho Pique as alcaparras e misture com a cebolinha, a salsinha e o suco de limão.


Sardinha

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

Pequena, saudável e popular sua carne possui maior concentração de ácidos graxos de boa qualidade, principalmente o ômega 3 que previne problemas nas articulações e nos sistemas circulatório e digestivo. Sabor forte e com espinhos muito fino, ótimo para comer frita.

IDEAL SER PREPARADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

SARDINHAS PANELA DE PRESSÃO

SARDINHAS FRITAS

Como preparar Tempere as sardinhas com o sal, a pimenta, o alho, o louro, a pimenta dedo de moça e o vinagre. Na panela de pressão, faça uma camada de rodelas de cebola, depois o tomate e outra de sardinhas. Repita as camadas até terminarem os ingredientes. Regue com o suco de limão e o azeite.Tampe a panela e leve ao fogo. Quando pegar pressão, abaixe a chama e cozinhe por 15 minutos. Desligue e deixe esfriar. Abra a panela e transfira as sardinhas para um recipiente com tampa. Leve à geladeira de um dia para o outro.

Como preparar Corte as cabeças e as caudas das sardinhas. Deixe escorrer sobre papel absorvente e seque bem.Misture os ovos batidos, o leite e o sal. À parte, misture a farinha de trigo com a farinha de rosca. Passe as sardinhas na mistura de ovos e, depois, na mistura de farinhas. Frite as sardinhas empanadas de ambos os lados (cerca de 5 minutos de cada lado, dependendo do tamanho.

Ingredientes 1kg sardinha limpa ou espalmada 3 dentes de alho amassados 2 folhas de louro rasgadas 1/2 pimenta dedo de moça cortada (opcional) 1/4 xícara (chá) de vinagre Sal e pimenta do reino a gosto 2 cebolas grandes cortadas em rodelas 4 tomates cortados em rodelas 1/4 xícara (chá) de suco de limão 1/4 xícara (chá) de azeite

Ingredientes 1 kg de sardinhas frescas 2 ovos batidos 2 colheres (sopa) de leite 1 colher (chá) de sal ou mais, se preferir 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca Óleo para fritar Pode se fritar empanado na maizena

49


Sororoca

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

Corpo alongado, carne escura robusto, e um tanto comprimido lateralmente. Boca grande com dentes caninos em ambas mandíbulas. Final da mandíbula superior estende-se a margem do olho anterior, este é relativamente grande.

IDEAL SER PREPARADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

FILÉ DE SOROROCA COM MANJERICÃO E AZEITONAS: Ingredientes 4 Filés de Sororoca 1 Sal e Limão Azeite Cebola e Rodelas Azeitona 3 Folhas Manjericão

Como Preparar: Pegue 4 filés de Sororoca, tempere com uma pitada de sal e limão, coloque em uma assadeira untada com azeite e em cima de cada filé uma bolinha de manteiga. Leve ao forno aquecido com uma temperatura média. Enquanto o filé está no forno pique uma cebola pequena e ponha para dourar no azeite. Acrescente 4 ou 5 azeitonas verdes sem caroço e cortadas em pedaços pequenos. Quando estiver quase pronto (com a cebola douradinha), junte uma xícara de folhas de manjericão fresco e picado. Reserve. Quando os filés estiverem quase prontos, regue-os com o molho reservado. Termine de assar e pronto! Tá na mesa! Combina com arroz branquinho, bem refogado no alho e na cebola. Uma salada de folhas verdes com tomate também é uma boa pedida!

50

SOROROCA AO LIMÃO SICILIANO Ingredientes 200 g de filé de sororoca 1 colher (chá) de suco de limão 2 colheres (chá) de azeite Sal e pimenta-do-reino a gosto Creme de limão 20 g cebola picada 20 g de manteiga 150 ml creme de leite fresco 50 ml de suco de limão Sal a gosto

Como Preparar: Tempere os filés do peixe com suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Grelhe todos os lados dos filés no azeite até dourar, em frigideira antiaderente. Para o creme de limão Refogue a cebola na manteiga. Acrescente o creme de leite e o suco de limão. Coloque o sal a gosto. Deixe reduzir até formar um creme espesso.


Tainha

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

Peixe de escamas com corpo alongado e cilíndrico . Cabeça um pouco deprimida e boca pequena. Olhos parcialmente cobertos por tecido. As escamas são grandes. Sua carne branca é firme, ideal para que o tempero possa penetrar.

IDEAL SER PREPARADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

TAINHA ASSADA COM LEGUMES

TAINHA EM POSTAS

Como Preparar: Tempere o peixe com o sal, a pimenta, o suco de limão e metade do azeite. Coloque os gomos de limão dentro da barriga do peixe. Feche com palitos e amarre com um barbante próprio para culinária. Forre uma assadeira com as cebola, coloque o peixe e leve ao forno médio (180C), preaquecido. Retire a assadeira do forno e espalhe os legumes ao redor do peixe. Regue com o azeite restante e, se necessário, acrescente 1/2 xícara (chá) de água fervente. Asse por mais 20 minutos ou até que o peixe se solte em lascas ao ser espetado com um garfo e os legumes estejam dourados.

Como Preparar: Depois de limpa a tainha, corte em postas de dois centímetros de espessura, mais ou menos. Tempere com sal e limão, deixando-a nesse tempero durante uma hora. Arrume numa panela camadas de tomates, cebolas cortadas em rodelas, pimenta do reino e pimenta verde e salsa. Regue com bastante óleo; leve ao fogo até ferver. Diminua o fogo e deixe cozinhar lentamente. Da cabeça do peixe faça um bom refogado com tomates, tempero verde, sal com alho. Acrescente um pouco de água e deixe cozinhar durante meia hora. Em seguida, escorra em um escorredor para que o caldo fique isento de ossinhos. Com esse caldo faça um pirão preparado com farinha de mandioca, que não deve ficar muito duro. Sirva o peixe com pirão.

Ingredientes 1 tainha pequena limpa 1 colher (café) de sal Pimenta do reino a gosto Suco de 1 limão 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva 2 limões sem casca e sem a pele branca, cortados em fatias grossas. 500g de mandioquinha cortada em fatias finas 2 cenouras cortadas em palitos grossos 2 abobrinhas cortadas em fatias 2 alho porós cortados ao meio

Ingredientes 1 tainha média Sal Limão Tomates Cebolas cortadas Pimenta verde e do reino agosto

51


Trilha

Água Salgada

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

A trilha de carne branca é um peixe delicioso, macio, cozinha num piscar de olhos, e o sabor lembra muito o do camarão, principalmente a pele e partes mais próximas. Corpo fusiforme, curto, comprimido. Escamas relativamente grandes, com borda posterior lobulada, facilmente desprendível. IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

TRILHA EMPANADA

TRILHA GRELHADA NA BRASA

Como Preparar: Numa frigideira bem larga, aqueça o azeite. Empane as trilhas na farinha, sacuda para retirar o excesso e frite com cuidado. Retire e reserve. No mesmo azeite, doure o alho, a pimenta e metade da salsa, junte os tomates e cozinhe por 15 minutos. Coloque com cuidado as trilhas e refogue por 15 minutos no fogo baixo. Sirva temperando-as com a salsa restante.

Como Preparar: Esfregue as trilhas por fora e por dentro com sal, pimenta vermelha fresca, o óleo e o alho picado. Coloque um galho de manjericão dentro de cada uma delas e leve sobre uma churrasqueira com brasa ou elétrica por 5 minutos de cada lado ou até dourar levemente. Sirva logo em seguida com salada verde e legumes grelhados de sua preferência.

Ingredientes 1,2kg de trilha 4 dentes de alho picados 2 xícaras (chá) de azeite 5 tomates sem pele e sem sementes 1 colher (sopa) de salsa picada 1 colher (café) de pimenta calabresa 1 colher (café) de alcaparras 1 pitada de sal Farinha de trigo para empanar

52

Ingredientes 4 trilhas inteiras limpas. Sal e pimenta vermelha fresca picada 1 colher (sopa) de óleo 2 dentes de alho picados 4 galhos de manjericão Salada verde e legumes grelhados para acompanhar



Cascudo

Água doce

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

O peixe Cascudo é um peixe que possui uma couraça recobrindo o seu corpo. Na verdade, são pequenas placas ósseas adaptadas à maneira de escamas, que percorrem o corpo em várias fileiras (de três a quatro), o que confere ao Cascudo aparência visual e sensação tátil de lixa. Sua carne branca não é muito apreciada. IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

PEIXADA DE CASCUDO COZIDO

VIRADO DE CASCUDO

Como preparar: Em uma panela, aqueça um pouco de óleo e refogue a cebola e os tomates, deixando cozinhar de 10 a 15 minutos. Tempere com sal e tampe a panela. Quando o molho estiver pronto, adicione o peixe inteiro, limpo e sem a “casca”. Deixe cozinhar por 20 minutos ou até a cauda do peixe começar a abrir. Leve ao fogo uma panela com um pouco de óleo. Quando estiver bem aquecida, coloque a peixada e apague o fogo.

Como Preparar: Ferver o cascudo em água e sal durante 20 minutos. Tirar da água quente e fora do fogo, substituir por água fria, a fim de dar um choque na carne. Abrir a carne do peixe, retirar os espinhos e reservar os pedaços. Aquecer o óleo e adicionar o alho e a cebola, deixando dourar um pouco. Acrescentar os tomates, o caldo de peixe, o cheiro verde picado ea alfavaca. Deixar refogar um pouco. Colocar a carne do cascudo reservada e envolver com cuidado para não quebrar os pedaços .Corrigir o tempero com sal e pimenta e ir adicionado a farinha de milho aos poucos, misturando bem. O virado não deve ficar muito seco, um pouco úmido é melhor.

Ingredientes 6 cascudos médios limpos 3 tomates picadinhos, sem pele e sem sementes 1 pitada de sal 1/2 cebola cortada em cubinhos Cebolinha para enfeitar Pirão 2 copos (americanos) do molho da peixada 2 copos (americanos) de farinha de mandioca 1 copo de água 1/2 cebola picadinha Salsa picada

54

Ingredientes 1kg de cascudo de rio sal e pimenta do reino branca moída a gosto 2 colheres de óleo 2 dentes de alho amassados 2 cebolas picadas 6 tomates, sem sementes, picados 1 sachê de caldo de peixe ou camarão cheiro verde picado a gosto alfavaca picada a gosto farinha de milho amarela o quanto baste


Curimbata

Nome Popular:Papa-terra, curibatá, curimatá, curimataú, curimba,curumbatá, crumatá, grumatá e grumatã TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

Água doce

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

Peixes de escamas. Com lábios carnosos, de carne escura sobre os quais estão implantados numerosos dentes diminutos dispostos em fileiras. As escamas são ásperas e a coloração é prateada.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

CURIMBATA RECHEADO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

CURIMBATA ASSADO

Ingredientes 1 peixe de cerca de 1,5 kg limpo 1 tomate inteiro 1 cebola pequena 2 dentes de alho Sal 1 limão 1 colher de sobremesa de tempero verde 3 colheres de maionese

Ingredientes 2 curimbas 1 copo de queijo tipo requeijão cremoso 1 copo de molho de tomate pronto 1 limão 3 batatas cortadas em rodelas Tempero completo com ou sem pimenta, a gosto

Como Preparar: Temperar o peixe com o sal e o suco do limão e reservar por 15 minutos. Enquanto espera, fazer um picadinho com o tomate, a cebola e o alho. Juntar tudo numa vasilha e acrescentar uma colher de maionese e o tempero caseiro. Misturar tudo e aguardar. Lave o peixe em água corrente para sair o excesso de sal. Colocar o peixe em uma assadeira. Passar as 2 colheres de maionese no lado de fora do peixe e rechear com a mistura feita. Cobrir a assadeira com papel alumínio e deixar assar no forno por 20 minutos. Depois retirar o papel alumínio e deixar por mais 10 minutos para dourar.

Como Preparar: Tempere com o limão e o tempero completo, deixe marinando por cerca de uma hora. Depois de marinados, disponha as rodelas de batata em uma assadeira, coloque os peixes por cima e leve os peixes ao forno por 20 minutos. A forma poderá ser untada com óleo ou azeite. Misture o molho de tomate pronto com o requeijão, e depois que os peixes estiverem assados, despeje o molho rose sobre eles, e leve mais uma vez ao forno por mais 20 minutos. As batatas e o molho rose dão um toque muito especial ao peixe, formando um prato delicioso. Sirva com arroz branco e salada.

55


Dourado

Água doce

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

As escamas apresentam um filete negro no meio que no conjunto formam listras dessa cor no sentido longitudinal, do dorso até à linha lateral.Carne de cor branca.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

DOURADO NO FORNO EM POSTA

Ingredientes 4 postas de peixe Dourado Tempero seco cominho e pimenta-do-reino 1 colher de sopa de molho de alho Sal a gosto 1 colher de chá de salcinha 1/2 xícara de vinho branco 2 colheres de alcaparras 1/2 cebola média em finas rodelas 1/2 xícara de azeite

Como Preparar: Tempere um dia antes as postas de peixe. Em uma forma quadrada ou um refratário coloque o uma parte do azeite, arrume as postas de peixe uma ao lado da outra. Coloque as rodelas de cebolas, as alcaparras a salcinha e a manjerona por cima das postas. Despeje o retante do azeite também. Leve ao forno pré aquecido 200ºC e deixe assar até ficar dourado. Retire do forno revire as postas para dourar o outro lado e deixe dourar novamente. Está pronto. Sirva com arroz branco ou de sua preferência e uma salada de folhas e legumes

56

DOURADO ASSADO NA CHURRASQUEIRA

Ingredientes 1 dourado limpo e com escamas (5kg) 4 colheres de sal 2 colheres de pimenta do reino Suco de 5 limões 3 latas de milho verde escorrido 3 latas de seleta de legumes escorridas 2 xícaras (chá) de azeitonas picadas 2 vidros de palmito picado e escorrido (600g) 1 maço de cebolinha picada 1 maço de salsa picada 1kg de tomate picado em cubos 3 latas de molho de tomate Como Preparar: Em uma tigela, tempere o peixe com o sal, a pimenta do reino e o suco de limão. Em outra tigela, misture os demais ingredientes, menos o molho de tomate.Coloque o peixe sobre uma grelha forrada com papel alumínio. Cubra todo o peixe com a mistura e espalhe o molho de tomate por cima. Feche com papel alumínio. Leve à churrasqueira e deixe assar por 2 horas ou até que o peixe se solte em lascas e os legumes estejam quentes. Coloque em uma travessa e sirva em seguida.


Lambari - Piaba

Água doce

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

Peixes de escamas, carne branca e leve. de pequeno porte, possui formato alongado e levemente comprimido, raramente ultrapassando 20cm de comprimento total. IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

LAMBARI EM ESCABECHE

LAMBARI FRITO

Como Preparar: Limpe os peixes e corte os maiores em pedaços.Tempere com sal, pimenta, suco de limão e louro. Deixe tomar gosto por 15 minutos. Ponha uma camada de cebolas numa forma refratária. Coloque o peixe por cima e depois as cebolas restantes. Regue com a mistura de óleo e vinagre. Espalhe os grãos de pimenta. Leve ao forno forte por 25 minutos. Ideal é servir frito.

Como Preparar: Limpe e lave bem os lambaris. Tempere e deixe no limão com tempero mineiro pelo menos uma hora. Retire, passe no fubá mimoso e frite em óleo bem quente. Pode usar a maizena para empanar também após frito, é só servir.

Ingredientes 1 kg de lambaris Sal e pimenta do reino 2 colheres (sopa) de suco de limão 2 folhas de louro 5 cebolas em rodelas l xícara (chá) de óleo l/2 xícara (chá) de vinagre Pimenta-do-reino em grão

Ingredientes 1 colher (sopa) de caldo de limão 2 kg de lambari Óleo 1 colher (sobremesa) de tempero mineiro Fubá mimoso

57


Mandi

Nome Popular: Mandi-Amarelo, Mandi-Chorão e Surubim-Bagre. TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

Água doce

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

Mandi é um peixe de couro e carne branca. Suas nadadeiras possuem manchas negras e pequenas, com esporões farpados (com muco tóxico) nas nadadeiras peitorais e dorsal. Muita atenção na limpeza. IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

MANDI AO MOLHO COM PIRÃO

Ingredientes 2kg de mandi (ou bagre) em postas 4 colheres (sopa) de fondor 5 colheres (sopa) de óleo 12 pimentas verdes (400g) cortadas em rodelas 8 dentes de alho cortado em fatias 1kg de tomate picado, sem pele nem sementes 5 folhas de louro 1 alho poró cortado em fatias 5 colheres (sopa) de azeite 300g de batata pequena (umas 20 batatas) 2 cebolas grandes cortadas em rodelas grossas 1 colher (sopa) de orégano 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca Como Preparar: Tempere o peixe e deixe tomar gosto por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o molho. Aqueça o óleo e frite a pimenta e o alho.Adicione o tomate e refogue em fogo brando até que o tomate se desmanche. Acrescente o louro. Mexa bem e deixe cozinhar por 5 minutos. Adicione o alho poró, o azeite, o peixe e as batatas. Tampe a panela e cozinhe, em fogo brando e sem mexer, por mais 20 minutos, ou até que o peixe e as batatas estejam cozidos. Destampe a panela e acrescente a cebola e o orégano.Tampe novamente e cozinhe por mais 10 minutos. Retire o peixe, a cebola e as batatas da panela e passe para uma travessa.

58

MANDÍ AO MOLHO

Ingredientes 1,2 kg de postas de mandí 1 cebola média cortada em cubos 2 tomates picadinhos 3 batatas cortadas em cubos médios 2 colheres de sopa de azeite 4 colheres de sopa de molho de tomate 1 xícara de água sal e pimenta a gosto

Como Preparar: Pegue uma panela de barro e coloque no fundo a cebola e tomates picados. Depois coloque metade das batatas, azeite, sal e pimenta. Acrescente os peixes já temperados com sal e pimenta. Finalize com a água, o molho de tomate, o restante das batatas, um pouco mais de sal e pimenta e a cebolinha verde. Então é só tampar e esperar o caldo borbulhar até a batata cozinhar.


Pacu

Água doce

Nome Popular: Pacu-comum, Pacu-branco, Pacu-manteiga

TIPO DE CORTE IDEAL:

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

O corpo é alto e bastante comprimido, a carne é de cor escura a forma é arredondada ou ovalada a cabeça e a boca são pequenas, apresentam uma quilha pré-ventral serrilhada. Possui uma carne nobre, embora gordurosa, fonte de vitaminas A,D e E, contém proteínas de alta qualidade.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

PACU ENSOPADO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

PACU AO FORNO

Ingredientes 01 Pacú de 3 ou 4 Kg Sal grosso 2 limões

Ingredientes 1,2kg de pacu em postas Sal e molho de pimenta vermelha a gosto Suco de 1 limão 3 colheres (sopa) de óleo 3 dentes de alho picados 1 cebola em cubos 1 pimentão verde em cubos 1 pimentão amarelo em cubos 4 tomates maduros sem pele em cubos 1/2 xícara (chá) de água 2 colheres (sopa) de salsa picada 2 colheres (sopa) de coentro picado

Como Preparar: Limpe o peixe, esprema o limão e coloque um pouco de sal grosso dentro mas deixe com a cabeça.Coloque numa assadeira uma grande quantidade de sal grosso de forma que o peixe fique depositado em cima dessa camada de sal. Coloque um pouco mais de sal grosso por cima. Deixe assar em fogo médio e observe que a gordura irá escorrer pela camada de sal e não ficará em contato com o peixe. Quando estiver pronto você perceberá que é só puxar a pele, que ela sai inteira.

Como Preparar: Tempere as postas de peixe com sal a gosto e o suco de limão. Aqueça uma panela grande e larga com o óleo, em fogo médio, e refogue o alho por 3 minutos ou até dourar levemente. Adicione a cebola, os pimentões e refogue por 5 minutos. Acrescente o tomate, a água e cozinhe por mais 5 minutos. Arrume as postas na panela, cobrindo com o refogado. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Transfira para uma travessa com cuidado para não desmanchar as postas, polvilhe com a salsa e o coentro picados e sirva em seguida.

59


Peixe Pintado Nome Comum: Pintado.

Água doce

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

O corpo alongado e roliço sem escamas, corpo escuro de coloração acinzentada escura no dorso clareando em direção ao ventre onde pode chegar ao branco é coberto de máculas escuras de diferentes tamanhos e que também aparecem nas nadadeiras. Rico em proteínas e minerais e possui teor moderado de gordura.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

FILÉ DE PINTADO À MILANESA

MOQUECA DE PINTADO

Como Preparar: Corte os filés em pedaços médios. Tempere-os com o suco de limão e o sal. Deixe descansar por 15 minutos. Em uma tigela, misture o fubá e a farinha de trigo e empane os pedaços um a um. Em uma frigideira, esquente o óleo e, quando estiver bem quente, frite os filés por 3 minutos de cada lado. Retire-os e escorra em papel toalha. Sirva

Como Preparar: Tempere o peixe com sal, pimenta e suco de limão. Deixe por 20 minutos. Leve ao fogo em uma panela com óleo, cebola, alho e deixe fritar por 3 minutos. Junte os tomates e os pimentões e refogue-os ate formar um caldo grosso. Adicione o peixe, louro, coentro, salsa e cebolinha. Misture bem e deixe cozinhar no fogo brando por mais ou menos 25 minutos. Ainda fervendo junte o leite de coco, o camarão e mexa. Prove os temperos, junte o azeite de dendê.

Ingredientes 700g de filés de pintado Suco de 1 limão 1/2 colher (sopa) de sal 1 xícara (chá) de fubá 1 xícara (chá) de farinha de trigo 3 xícaras (chá) de óleo

60

Ingredientes 1 kg de pintado em postas temperado 2 dentes de alho amassados 4 tomates sem pele e sem semente sem pele e sem semente 3 pimentões verdes picados 3 pimentões vermelhos picados ½ xícara (chá) de azeite de dendê ½ xícara (chá) de óleo 1 cebola grande picada Suco de 2 limões ½ xícara (chá) de salsa Cebolinha picadas 1 colher (sopa) de coentro picado 1 vidro de leite de coco (200 ml) 1 kg de camarão médio cozido e sem casca 1 folha de louro


Peixe Piranha

Água doce

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

Com o teor de gordura alto sua carne é apreciada em algumas regiões do Brasil, especialmente para o preparo do caldo de piranha. O corpo ovalado e lateralmente comprimido com escamas muito pequenas. Sua coloração varia de acordo com a espécie. As pontas dos dentes em forma triangular. As pontas dos dentes superiores encaixam perfeitamente entre as duas pontas dos dentes inferiores.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

CALDO DE PIRANHA DIFERENTE

Ingredientes 1,5kg de piranha limpa 1 colher (sopa) de óleo 2 dentes de alho picados 2 cebolas grandes picadas 1 pimentão verde picado 2 litros de água 4 tomates maduros sem sementes picados 2 cubos de caldo de peixe 1 vidro de leite de coco (200ml) Sal, pimenta vermelha e coentro picado a gosto

Como Preparar: Aqueça uma panela grande com o óleo e refogue o alho, a cebola e o pimentão por 5 minutos. Despeje a água, o tomate e a piranha. Cozinhe por 30 minutos em fogo baixo. Retire o peixe e deixe esfriar.Desfie o peixe, descartando espinhas e pele, e volte a carne à panela. Despeje o caldo de peixe e o leite de coco e cozinhe por 10 minutos.Tempere com sal, pimenta e coentro e sirva em seguida.

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

RECEITA DE PIRANHA ENSOPADA Ingredientes 10 piranhas 1 Kg de tomate 1 Kg de cebola 2 maços de coentro 1 maço de cebolinha Pimenta do reino e dedo de moça Limão para temperar 3 pimentões Óleo e sal a gosto

Como Preparar: Retalhe as piranhas, tempere com sal, limão e pimenta. Deixe repousar um pouco. Frite os pimentões no óleo. Coloque as piranhas com os tomates e as cebolas em rodelas. Deixe suar. Após suada sacuda as piranhas (não mexer com colher) e coloque água sem cobrir totalmente. Depois de 5 minutos de fervura, coloque coentro por cima e antes de servir, ainda fervendo coloque a salsa. Para fazer o caldo de piranha é só passar as piranhas na peneira.

61


Pirarucu

Nome Popular: Arapaima

Água doce

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

O peixe Pirarucu tem a carne branca é o maior peixe de escamas de água doce do Brasil e um dos maiores do mundo. Possui corpo em forma cilíndrica, cabeça achatada e mandíbulas salientes.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

PIRARUCU À CASACA ASSADO

Ingredientes 1 kg de pirarucu 1 lata pequena de azeite 2 tomates sem pele nem sementes picados 2 cebolas picadas Cheiro verde Pimenta de cheiro 1 pacote de batata palha Banana da terra frita Farinha de mandioca

Como Preparar: Deixe o pirarucu de molho no tempero 30 minutos, frite em pedaços e depois desfie. Prepare uma salada com a cebola, o tomate o cheiro-verde e a pimenta, juntando o azeite e sal a gosto. Faça uma farofa com um pouco de manteiga e a farina de mandioca e reserve. Em um tabuleiro, arrume em camadas.1ª camada pirarucu desfiado. 2ª camada farofa. 3ª camada salada. 4ª camada banana frita. 5ª camada batata palha.Leve ao forno apenas para amornar e sirva com arroz branco.

62

PIRARUCU FRITO AO MOLHO

Ingredientes 6 postas de pirarucu espessura 1 dedo 1/2 litro de óleo 3 tomates médios 3 batatas médias 1 cebola grande 1 pote de 350 g de azeitonas 3 dentes de alho Um pouco de azeite para refogar a cebola e o alho 2 colheres de manteiga ou margarina Sal a gosto ou tempero pronto Cerca de 1/2 litro de leite 1/2 lata de creme de leite 300 g de mussarela 1 ovo 3 xícaras de farinha de trigo Como Preparar: Empanar as postas de peixe com o ovo batido e a farinha de trigo. Fritar em óleo bem quente. Refogar a cebola e o alho em azeite e em seguida acrescentar os tomates e as batatas picados em cubos. Quando as batatas estiverem cozidas acrescentar as azeitonas picadas inclusive o caldo. Dissolver 2 colheres de farinha de trigo em 1 xícara de água para engrossar esse molho. Refogar 1/2 cebola ralada e um dente de alho amassado em uma colher de manteiga. Depois da cebola dourada colocar 2 xícaras de leite e separar mais 2 xícaras para dissolver 3 colheres bem cheias de farinha de trigo e 4 fatias de mussarela picada para engrossar o molho branco. Quando o molho branco estiver cozido desligar o fogo e acrescentar o creme de leite. Despeje o molho vermelho em um refratário, acomode o peixe já frito e cubra com o molho branco. Utilize o restante das fatias de mussarela para cobrir todo o molho branco e leve ao forno só para gratinar.


Saint Piter

Água doce

Nome Popular: Tilápia TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

Sendo sua carne branca bastante apreciada, pois é leve e saborosa. Essa espécie de corpo um pouco alto, comprimido e cor vermelha. Ideal para sashimi.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

FILÉ SAINT PETER ASSADA

SAINT PETER COM CREME BRANCO

Como Preparar: Em uma vasilha pequena, marine o peixe com limão, azeite, as ervas, sal e pimenta do reino a gosto. Deixe descansar 15 minutos. Embrulhe o filé de peixe com alumínio e coloque em uma assadeira.Asse em forno médio (180º C) por cerca de 20 minutos. Tire o papel alumínio, regue o peixe com um fio de azeite e deixe dourar por 5 minutos.

Como Preparar: Tempere o peixe com sal e pimenta. Em uma frigideira, em fogo médio, derreta a manteiga e doure os filés. Reserve.Na mesma frigideira, refogue a cebola. Adicione a farinha e frite por 2 minutos. Despeje o leite e o requeijão, aos poucos, mexendo até engrossar. Tempere com sal, pimenta e despeje sobre o peixe. Polvilhe com cebolinha e sirva.

Ingredientes 2 filé Saint Peter de 180g 1 colher (sopa) de suco de limão 1 colher (café) azeite Pimenta do reino Sal a gosto Ervas (salsinha, cebolinha, manjerona)

Ingredientes 4 filés de Saint Peter Sal, pimenta do reino e cebolinha picada a gosto 2 colheres (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de cebola picada 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1/2 xícara (chá) de leite 4 colheres (sopa) de requeijão cremoso

63


Tambaqui

Água doce

Nome Popular: Tambaqui, ruélo,bocó TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE

ESCAMA

COURO

O Tambaqui é um peixe de escamas. Em suas brânquias, podem ser observados espinhos longos e finos. O consumo de 1g diária de carne de peixe pode reduzir em 80% o risco de uma pessoa sofrer um ataque cardíaco.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

FILÉ DE TAMBAQUI NO LEITE DE COCO

TAMBAQUI

Como Preparar Deixe os filés de tambaqui marinado no suco de limão com o vinagre e o sal por 3 minutos. Dissolva 4 colheres (sopa) de farinha de trigo na água e reserve. Passe os filés na farinha de trigo restante. Em uma frigideira, coloque metade do óleo e doure os filés. Em uma panela, aqueça o restante do óleo e refogue a cebola e o alho. Acrescente o leite de coco e a farinha de trigo dissolvida em água.Ferva por 3 minutos, mexendo sempre, até engrossar. Despeje sobre os filés e salpique com a cebolinha.

Como Preparar Tempere os filés de peixe com o suco de limão,o vinagre e o sal e deixe marinar por 3 minutos. Envolva-os na farinha de trigo e grelhe em uma frigideira untada com 3 colheres (sopa) de óleo. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola.Junte os camarões e misture. Adicione o leite de coco, o azeite de dendê e a farinha de trigo dissolvida na água. Ferva por 3 minutos, mexendo sempre, até engrossar. Em uma travessa, coloqueo peixe e cubra com o molho de camarão.

Ingredientes 200g de filés de tambaqui Suco de 3 limões 2 colheres (sopa) de vinagre 1 colher (chá) de sal 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1/4 xícara (chá) de água 6 colheres (sopa) de óleo 2 dentes de alho amassados 1 cebola picada 2 xícaras (chá) de leite de coco 2 colheres (sopa) de água 1 colher (sopa) de cebolinha picada

64

Ingredientes 200g de filés de tambaqui Suco de 3 limões 2 colheres (sopa) de vinagre 1 colher (chá) de sal 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo 3 colheres (sopa) de óleo Molho de camarão 1 colher (sopa) de óleo 2 dentes de alho amassados 1 cebola picada 1 xícara (chá) de camarões secos dessalgados 2 colheres (sopa) de azeite de dendê 2 xícaras (chá) de leite de coco 4 colheres (sopa) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de água


Tilápia

Água doce

TIPO DE CORTE IDEAL:

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

Corpo um pouco alto e comprimido lateralmente comum às espécies deTilápia. Distribuídas em três gêneros, No Brasil foram introduzidas três espécies:Tilápia do Nilo, Tilápia rendali com cerca de 1kg; (Tilápia zanzibar). Carne Branca, leve e saborosa, parecida com a de alguns peixes marinhos. Ótimo para sashimi.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

RECEITA DE TILÁPIA GRELHADA COM ALCAPARRAS Ingredientes 700g de filé de tilápia 4 batatas médias cozidas Alcaparras a gosto Sal a gosto Páprica doce a gosto Páprica picante a gosto Farinha de trigo para empanar

Como preparar: Tempere os filés com o sal e as pápricas doce e picante. Empane os filés em farinha de trigo e os frite em chapa ou frigideira em fogo médio até dourar bem. Arrume os filés em uma travessa e salpique as alcaparras aquecidas na chapa ou frigideira. Decore com as batatas cozidas cortadas.

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

FILÉ DE TILÁPIA À MILANESA

Ingredientes 1kg de filés de tilápias Sal a gosto Limão a gosto Pimenta do reino a gosto 6 dentes de alho grandes e bem picados 1/2 xícara (chá) de azeite 1 xícara (chá) de farinha de trigo Óleo para fritar

Como prepar: Tempere os filés de tilápia com o sal, a pimenta e o limão e deixe pegar gosto por 1 hora. Passe os filés em farinha de trigo e frite-os em óleo até dourar. Acomode-os em uma travessa. Coloque o azeite em uma panela pequena e frite o alho até que comece a dourar. Jogue essa fritura sobre os filés de tilápia e sirva.

65


Traira

Nome Comum: Traíra,Lobó, Tararira.

Água doce

TIPO DE CORTE IDEAL

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE ESCAMA

COURO

Corpo alongado e cilíndrico de coloração marrom ou preta com manchas irregulares mais claras e ventre esbranquiçado. Boca grande dotada de dentes caninos capazes de cortar como uma faca. Sua carne é magra, delicada e saborosa rica no áxido graxo ômega 3 e fósforo.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

TRAÍRA FRITA

TRAÍRA ASSADA

Como preparar: Prepare a traíra como indicado, tendo o cuidado de manter o rabo e a cabeça. Faça uma pasta com o alho, o sal e a pimenta-do-reino. Acrescente o limão e tempere a traíra com essa mistura. Deixe descansar por, no mínimo, meia hora. Misture o fubá mimoso e a farinha de trigo. Empane o peixe com essa mistura até que ele esteja todo envolvido. Em uma vasilha grande coloque uma quantidade de óleo que cubra o peixe. O óleo deve estar bem quente e o peixe deve ficar submerso, caso contrário poderá quebrar se for virado.

Como Preparar: Limpe bem o peixe e enxugue-o por fora e por dentro.Misture a cebola picada, os tomates sem pele e sem sementes cortados em pedacinhos, os champignons lavados e fatiados e a salsa picadinha. Tempere com sal e pimenta. Recheie o peixe com esta mistura e pedacinhos de manteiga. Feche-o com palitos. Numa assadeira, derrame a água e o vinho branco. Coloque aí o peixe. Tempere com sal e pimenta. Coloque pedaços de manteiga em cima da traíra. Leve ao forno quente preaquecido regando sempre com o próprio molho.

Ingredientes 1 traíra de 1kg 2 dentes de alho 1 colher (chá) rasa de sal 1 limão 1 copo de fubá 1 copo de farinha de trigo 1 pitada de pimenta-do- reino (opcional)

66

Ingredientes 1 traíra ou tainha de 2kg 1 copo de vinho branco seco 50g de cebola picada 100g de champignons 100g de manteiga 3 tomates pequenos ½ copo de água Salsa picada Pimenta Sal


Tucunaré

Água doce

Nome Comum: (Açu, Paca, Pinima, Vermelho). TIPO DE CORTE IDEAL: LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE:

ESCAMA

COURO

De maneira geral apresentam corpo alongado e carne branca um pouco alto de coloração amarelada-esverdeada com o dorso mais escuro e ventre branco.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

TUCUNARÉ NA MANTEIGA

TUCUNARÉ NA BRASA

Modo de preparo Tempere o tucunaré com o suco de limão, o vinagre e o sal e deixe marinar por 3 minutos. Passe-os na farinha de trigo e doure em uma frigideira untada com óleo. Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue o alho, a cebola, o tomate, o pimentão e as ervilhas. Em uma travessa, coloque os filés de peixe, cubra-os com o refogado e decore com as fatias de banana frita.

Modo de preparo Deixe a cabeça e as escamas. Faça talhos em ambos os flancos com uma faca afiada. Tempere a carne do peixe do lado de dentro com o sal fino, a pimenta e o suco de limão. Os talhos devem receber na ordem, o suco de limão, a pimenta e o sal grosso. Deixe o peixe absorver o tempero por pelo menos 30 a 45 minutos. Leve então a churrasqueira numa grelha que permita você facilmente virar o peixe. Em fogo brando ele deverá estar pronto, dependendo do tamanho do peixe, em aproximadamente 45 minutos.

Ingredientes 200g de filés de tucunaré Suco de 3 limões 2 colheres (sopa) de vinagre 1 colher (chá) de sal 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 3 colheres (sopa) de óleo Molho de manteiga 2 colheres (sopa) de manteiga 1 dente de alho amassado 1 cebola cortada em rodelas 1 tomate cortado em rodelas 1 pimentão verde cortado em rodelas 3 colheres (sopa) de ervilhas 3 fatias de banana fritas

Ingredientes 1 tucunaré com peso maior que 2kg Sal grosso Sal fino Pimenta do reino Suco de limão

67


Truta

Nome Comum: Truta Marisca ou Truta Marrom.

Água doce

TIPO DE CORTE IDEAL:

LIMPO

ESPALMADO

FILÉ

POSTA

TIPO DE PELE:

ESCAMA

COURO

É um peixe de escamas grandes. Sua carne é muito saborosa, textura suave, fácil digestão, rico em ômega 3 seu corpo é alongado. Possui cabeça e olhos grandes, boca sem barbilhos terminais, com mandíbulas poderosas armadas de dentes agudos e fortes, maxila superior ultrapassando o nível posterior do

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

TRUTA SALMONADA COM LEGUMES

TRUTA GRELHADA

Como Preparar: Em uma assadeira abra uma folha de papel alumínio de modo com que possa envolver todo o peixe. Coloque o peixe sobre o papel aluminio e faça alguns cortes para melhor penetrar o tempero. Em um pote pequeno misture os ingredientes alho, sal, azeite, alecrim e a pimenta-do-reino. Regue o peixe com o tempero, embrulhe-o com o papel alumínio e leve ao forno médio. Em uma panela com 1 litro de água, cozinhe as batatas e a cenoura por cerca de 15 minutos. Escorra os legumes, retire a forma do forno e arrume-os ao redor do peixe. Deixe o peixe e os legumes descobertos do alumínio e volte ao forno por mais 20 minutos aproximadamente.

Como Preparar: Com uma faca afiada, faça algumas incisões diagonais pouco profundas em cada lado do peixe, para que ele não se deforme durante o cozimento. Esfregue cada peixe, por fora e por dentro, com sal e pimenta caiena ou páprica. Passe-os na manteiga derretida e grelhe-os por 10 a 12 minutos sobre um braseiro ou no grill do forno, virando os peixes de vez em quando e untando-os com manteiga. Sirva as trutas decoradas com fatias de limão e ramos de estragão.

Ingredientes 1 truta de 2 kg aproximadamente 2 batatas grandes (picadas em cubos) 1 cenoura (picadas em cubos) 2 dentes de alho amassados 1 colher (café) de alecrim 1/2 xícara de azeite de oliva Sal a gosto Pimenta-do-reino a gosto

68

Ingredientes 4 trutas inteiras de cerca de 250grs Sal a gosto Pimenta caiena ou páprica 4 colheres (sopa) de manteiga derretida 2 limões em fatias 8 ramos de estragão



Camarão 7 Barbas

Água Salgada Água Salgada

IDEAL SER: LIMPO

S/ CABEÇA

É considerado o camarão de maior interesse econômico. Possui cerca de 8 cm de comprimento e rosto com a ponta curvada para cima. No camarão 7 barba destaca-se suas pernas e barba rosada e maiores cor original e branco.

IDEAL SER PREPARADO: EMPANADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

CAMARÃO NO BAFO

CAMARÃO AO MOLHO

Como Preparar Misture todos os ingredientes e deixe tomar gosto, na geladeira, por 1 hora. Leve à cozinhar, aos poucos, no vapor, até que fiquem vermelhos (cerca de 10 minutos).Use uma panela a vapor. Na falta desses equipamentos, use uma peneira metálica em uma panela comum, como fazem os caiçaras.

Como Preparar: No liquidificador, bata o azeite, a cebola, o molho, sal, pimenta e coloque em uma panela. Leve ao fogo médio, acrescente o camarão e deixe cozinhar por 5 minutos depois de ferver. Acrescente o creme de leite, misture e retire do fogo.

Ingredientes ½ kg de camarão 7 barbas com casca sem cabeça 1 dose de cachaça de alambique Sal a gosto 2 dentes de alho picados ½ cebola picada 1 pimenta dedo de moça, bem picada 1 tomate picado

70

Ingredientes 400g de camarão 10 barbas limpo 1/2 xícara (chá) de azeite 1 cebola cortada em 4 1 lata de molho de tomate Sal e pimenta do reino a gosto 1 lata de creme de leite


Camarão Branco

Água Salgada Água Salgada

IDEAL SER:

LIMPO

S/ CABEÇA

Possui dez pernas e abdome alongado. Rosto reto e serrilhado em cima com 8 a 11 farpas, embaixo somente com 2. É de cor cinza-clara, sendo espécie muito freqüente entre nós.

IDEAL SER PREPARADO: EMPANADO ENSOPADO FRITO

CAMARÃO COM REQUEIJÃO CREMOSO E CREME DE LEITE Ingredientes 1 kg de camarão fresco e descascado Meio copo de requeijão cremoso Coentro ( a gosto ) Cebola ( a gosto ) 1 pitada pimenta - do - reino 3 colheres de sopa de margarina 1 lata de creme de leite ( sem soro ) Sal a gosto

Como Preparar: Cozinhe o camarão e descasque. Pique a cebola e frite na margarina até dourar. Acrescente o camarão e depois o coentro. Coloque o requeijão cremoso e mexa bem. Adicione o creme de leite, mas cuidado para não ficar muito aguado. Coloque a pimenta - do - reino e o sal.Deixe ferver e secar um pouco. Está pronto, sirva com batatas palha

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

CAMARÃO FRITO

Ingredientes 1 kg de camarão grande com casca 2 dentes de alho picados Suco de 1 limão 1/3 xícara (chá) de óleo Sal a gosto

Como Preparar: Tempere o camarão com o alho, o suco de limão e sal. Coloque na água fervente por 2 minutos e escorra. Esquente o óleo e frite o camarão até que fique dourado.

71


Camarão Rosa

Água Salgada

IDEAL SER:

LIMPO

S/ CABEÇA

Sua carne é branca. É uma espécie nativa considerada de interesse para aquicultura. É um dos principais recursos pesqueiros das regiões Sudeste e Sul do país.

IDEAL SER PREPARADO: EMPANADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

CAMARÃO GRELHADO

CAMARÃO COZIDO

Como preparar: Salpique os camarões inteiros com sal grosso e um pouco de sumo de limão. Leve os camarões ao fogo em grelha previamente aquecida e untada com um pouco de margarina. Reserve, mantendo-os quentes.

Como Preparar: Retire as cabeças dos camarões e lave bem em água corrente. Tempere os camarões com o alho amassado, o limão e os 2 sazóns. Reserve por meia hora. Pegue uma cuscuzeira, coloque um pouco de água no fundo.Então coloque o ralo da mesma, pegue os camarões reservados, escorra a água e despeje os camarões na cuscuzeira.Tampe e leve ao fogo, começando a ferver conte 5 minutos e mexa sempre. Quando os camarões mudarem de cor está pronto.

Ingredientes 1 kg de camarão tigre 2 limões 2 Semente piripiris 150 g de margarina Sal grosso

Molho Esprema os limões num recipiente. Corta-se o piripiri e mistura-se, adicionando margarina derretida. Os camarões deverão ser servidos quentes, regados ou acompanhados com o molho à parte.

72

Ingredientes 1 kg de camarão 2 sazóns amarelos 1 dente de alho amassado 1/2 banda de limão


Camarão Vannamei

Água Doce

Conhecido pelo nome comercial de camarão-de-patas-brancas ou camarão-branco-do-pacífico. IDEAL SER:

LIMPO

S/ CABEÇA

Camarão vannamei (cinza) sua carne branca produzido no nordeste, criado na mais alta tecnologia disponível no mercado, em água doce, Possui ótima textura e excelente sabor.

IDEAL SER PREPARADO: EMPANADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

BOBÓ DE CAMARÃO

RISOTO DE CAMARÃO

Como Preparar Cozinhe a mandioca e reserve Doure a cebola picada em cubinhos no azeite de dendê . Adicione o camarão e o pimentão e doure mais um pouco. Coloque os tomates picados e deixe cozinhar o camarão. Quando o camarão estiver macio acrescente o leite de coco. Bata a mandioca no liquidificador com a água do cozimento. Se necessário acrescente mais um pouco de água.Junte ao camarão. Acerte o sal e a pimenta, se desejar salpique salsinha picada. Dica: sirva com arroz branco

Como Preparar Numa panela, em fogo baixo, coloque o azeite, junte a cebola e espere muchar. Adicione o arroz e mexa por 1 minuto. Junte então, aos poucos, o caldo de camarão, continuando o cozimento agora em fogo alto.Sempre mexendo, adicione o vinho e o caldo. Nos 5 minutos finais, adicione o camarão (temperado com sal e pimenta) e a manteiga. Deixe atingir a consistência “al dente”, corrija o sal e a pimenta.

Ingredientes 1 kg de camarão descascado (sete barbas ou branco) 1 kg de mandioca 200 ml de leite coco 75 ml de azeite de dendê 4 tomates 1 cebola grande 1 pimentão Sal e pimenta a gosto

Ingredientes 200 g de camarão branco limpo, 50 ml de azeite 1/2 cebola ralada 300 g de arroz arbóreo (especial para risotos) 80 ml de vinho branco seco 30 g de manteiga 2 caldo de camarão dissolvidos em 1L de água cortados em 3 pedaços cada Sal e pimenta do reino a gosto

73


Pitu/ Lagostinha

Água Doce

IDEAL SER

LIMPO

S/ CABEÇA

Camarão de água doce conheceido como pitu. Este crustáceo é muito admirado por aquaristas pela sua beleza, fragilidade e dificuldade em mante-lo vivo em aquários. O grande problema que o Pitu pequeno é um grande atrativo para os peixes em geral, o Pitu é capturado facilmente, e possui uma resistência menor que um peixe, portanto logo cansa e é apanhado.

IDEAL SER PREPARADO: EMPANADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

LAGOSTINHA AO BAFO

Ingredientes 1 kg de lagostinha pitu, com casca e cabeça ½ dose de cachaça de alambique Sal a gosto 1 tomate muito bem picado 2 dentes de alho picados 1 cebola picada 1 pimenta dedo de moça, sem sementes, bem picada

Como preparar: Lave bem lagostinha com cabeça e tempere com sal. Pique bem o tomate, a cebola, o alho, a pimenta dedo-de-moça. Em uma panela funda, acomode todos os ingredientes embaixo, acrescente a cachaça e o camarão em cima.Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por aproximadamente 10 minutos, mexendo de três em três minutos. Quando os camarões estiverem com a coloração avermelhada estão prontos.

74

MOQUECA DE PITU/ LAGOSTINHA

Ingredientes 1 kg de pitu lagostinha de água doce 3 tomates maduros 1 tomate verde 2 cebolas 1 pimentão 1/4 de xícara de azeite de dendê 1 vidro pequeno de leite de coco 1 maço de cheiro verde 1 pimenta de cheiro 6 dentes de alho grandes 2 colheres de colorau 1 limão Sal Como preparar: Prepare o pitu como se fosse uma lagosta.Abra a casca e tire aquele fiozinho (o intestino), lave todos e coloque por 20 minutos na água com suco de 1 limão e sal (umas 2 colheres de sopa). Corte a metade de cada um dos legumes em cubos e a outra metade em rodelas. O alho deve ser todo picado. Coloque em uma panela de barro previamente aquecida o alho e a cebola picada para dourar, assim que estiver molinha coloque o alho , um pouco de sal (1 colher de chá ) e o colorau por volta de 5 minutos. Depois forre o fundo da panela com o tomate e o pimentão picado em cubos. Coloque os pitus sobre os tomates e pimentões depois a cebola cortada em rodela, os pimentões e tomates (nessa ordem) sobre os pitus. Se ficar muito seco coloque 1/2 copo d´água, não mais que isso e tampe a panela.


Caranguejo

Água Salgada / Doce

IDEAL SER

LIMPO

INTEIRO

Características: caranguejo de grande porte de carne branca pode chegar a mais de 11 cm de carapaça e de pesar mais de 500g. Garras extremamente fortes capazes de quebrar carapaças de outros crustáceos. Coloração azulada ou acinzentada. As puãs são esbranquiçadas.

IDEAL SER PREPARADO: EMPANADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

CARANGUEJO AO LEITE DE COCO

CASQUINHA DE CARANGUEJO

Como Preparar: Em uma panela grande coloque o azeite e frite a cebola e o alho junto com o corante. Coloque o tomate, os tabletes de knorr e deixe refogar, coloque o leite de coco e a metade do coentro. Quando o tomate estiver quase um creme coloque os caranguejos limpos na panela. Cubra com água e o restante do coentro, deixe cozinhar, prove o caldo e veja se precisa de um pouquinho de sal

Como Preparar: Colocar a cebola picada para dourar, depois acrescenta os demais temperos, (pimenta, cominho, alho picado) com ½ copo de vinagre. Colocar o cheiro verde, os tomates esmagados, o pimentão cortado em pedacinhos. Quando o tempero estiver bem cozido, acrescente o azeite de oliva a gosto (pelo menos 3 colheres). Depois acrescenta-se a carne de caranguejo e ferva por 5 minutos. Encha as casquinhas de caranguejo e enfeite-as com folhas de salsa

Ingredientes 4 dentes de alho 1 cebola 1 tomate 2 colheres de azeite de oliva 2 tabletes de knorr sabor camarão 1 coentro 1 colher de chá de corante 1 garrafa de 500 ml de leite de coco 8 caranguejos 1 pitada a gosto de sal

Ingredientes ½ kg de carne de caranguejo 20 casquinhas de caranguejo 2 cebolas 2 tomates 3 dentes de alho 1 pimentão ½ copo de vinagre branco 1 ruma de pimenta-do-reino 1 ruma de cominho 1 ruminha de sal Azeite de oliva a gosto

75


Lagosta

Água Salgada

IDEAL SER

LIMPO

S/ CABEÇA

Gênero de crustáceos decápodes de carapaça dura, com fortes antenas, que vivem nos fundos rochosos dos mares e oceanos ou nas proximidades da praia, sendo muito apreciados por sua carne. As carapaças da maioria dos tipos de lagostas são de coloração verde-escura ou azul-escura mosqueada.

IDEAL SER PREPARADO: EMPANADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

LAGOSTA GAÚCHA ASSADA

LAGOSTA AO FORNO

Ingredientes 2 lagostas grandes 4 limões haiti Sal

Ingredientes 4 lagostas Margarina 1 dente de alho Sal Ervas finas

Como ser preparado: Retire as patas da lagosta Serre as lagostas de comprido na direção cabeça ao rabo. Tempere a carne com sal a gosto e esprema 1 limão para cada lagosta. Coloque em uma grelha, de modo que de um lado fique a carne e do outro a carcaça. Leve para churrasqueira e asse durante uns 25 minutos primeiramente a parte da carcaça e depois a parte da carne. Após assar esprema mais 1 limão em cada lagosta

Como ser preparado: Corte a casca da parte mais dura da lagosta com a ajuda de uma faca ou tesoura por toda a extensão (tem que ser bem devagar para sair direitinho). Na parte de baixo não corte, apenas quebre sem separar um lado do outro. Corte a carne da lagosta com uma faca no mesmo sentido que quebrou a casca. Não esquecer de deixar a parte de baixo quebrada, porém unida. Passe sal na carne da lagosta que ficou exposta. Faça uma mistura da manteiga com as ervas e o alho amassado. Pincele essa mistura por cima da carne da lagosta. Coloque-as em uma assadeira com a parte da casca para baixo.

76


Siri

Água Salgada

IDEAL SER

LIMPO

É um dos maiores siris do litoral brasileiro, chegando a ter mais de 15 cm de envergadura. Sua carne branca

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO

CASQUINHA DE SIRI

FRITO

ASSADO EMPANADO GRELHADO

COZIDO

SASHIMI

MOQUECA DE SIRI

Ingredientes 500 g de carne de siri desfiada e limpa 1 vidro de leite de coco 1 cebola ralada 2 dentes de alho amassados 2 colheres (sopa) de azeite de dendê 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem Sal e pimenta a gosto Cebolinha picadinha a gosto 2 tomates médios, sem pele e sem sementes, picadinhos Parmesão ralado para gratinar

Ingredientes 1 kg de carne siri 1 colher de sopa de azeite de dende 1 cebola grande picada 2 tomates sem sementes picados Suco de 1 limão 1/2 maço de salsinha e coentro Sal a gosto Pimenta vermelha picada 1 vidro de leite de coco 200 ml

Como ser preparado: Em uma frigideira larga e funda esquente os azeites. Doure então a cebola e alho. Junte a carne de siri, os tomates e deixe cozinhar por 15 minutos em fogo baixo.Após este tempo adicione o leite de coco e tempere com sal, pimenta e a cebolinha verde a gosto. Mexa bem por 5 minutos e encha as casquinhas. Polvilhe com parmesão a gosto e leve ao forno até gratinar

Como ser preparado: Coloque na frigideira grande, o azeite de dendê, a cebola picada e refogue. Acrescente o siri e continue refogando. Junte os tomates o suco de limão, a salsinha o coentro a pimentao sal e o leite de coco. Tampar a panela e deixe em fogo baixo de 5 a 10 minutos mexendo de vez em quando. Colocar em panela de barro.

77




Mexilhão

Água Salgada

IDEAL SER

LIMPO

Os vários tipos de marisco são fontes de nutrientes essenciais. Grande parte deles fornecem vitamina B, que é necessária à formação dos glóbulos vermelhos e à manutenção de um sistema nervoso saudável.

IDEAL SER PREPARADO: EMPANADO ENSOPADO FRITO

ASSADO GRELHADO COZIDO CHURRASCO SASHIMI

MEXILHÕES AO VINAGRETE Ingredientes 1 ½ Kg de mexilhões com casca 4 colheres (sopa) de azeite 2 colheres (sopa) de suco de limão 1 colher (café) de mostarda 1 cebola pequena picada 1 maço de cheiro verde picado sal e pimenta

Como Preparar: Lave muito bem os mexilhões Cozinhe-os em - 1/2 copo de água - 1/2 copo de vinho branco seco - 1 maço de cheiro verde - sal Cozinhem bem até as conchas abrirem. Retire os mariscos da casca e reserve. Misture todos os Ingredientes do molho e tempere os mexilhões. Deixe repousar na geladeira por, no mínimo, 12 horas para mesclar os sabores

80

MEXILHÃO NO PIMENTÃO

Ingredientes 1 latinha de mexilhões Pimentões feito cumbiquinhas Sal a gosto Cheiro verde picadinho Azeite de dendê a gosto Alho amassado a gosto Cebolas picadas a gosto 1 pimentão vermelho cortada ao meio

Como Preparar: Aqueça a panela e adicione o azeite para fritar a cebola e o alho, acrescente os mexilhões e apague o fogo. Adicione o cheiro verde e prove o sal, caso necessário, corrija. Preencha as cumbiquinhas de pimentões e sirva com rodelas de limão


Lula

Água Salgada

IDEAL SER

LIMPO

As lulas são moluscos sua carne branca vivem no mar e respiram por meio de brânquias. O corpo das lulas é dividido em cabeça, massa visceral e tentáculos.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO

LULA À MILANESA

Ingredientes 1 kg de lulas limpas Sal, pimenta do reino e orégano à gosto 3 ovos batidos 1 xícara de chá de farinha de trigo 1 xícara de chá de farinha de rosca 1 xícara de chá de cebolinha verde picada

Como Preparar: Tempere as lulas, depois de limpas e cortadas em anéis, com sal, pimenta-do-reino e orégano. Passe as lulas pelos ovos batidos e, em seguida, pela farinha de trigo misturada à farinha de rosca. Frite em óleo quente. Escorra-as em papel toalha e sirva-as, polvilhadas com cebolinha verde

FRITO

ASSADO EMPANADO GRELHADO

COZIDO

SASHIMI

LULAS COM ATUM

Ingredientes 8 lulas 1 lata de atum de 170g 2 colheres (de sopa) de salsinha picada 1 dente de alho 1 colher (sopa) de alcaparra 6 filés de anchova 40 g (2 ½ colheres de sopa) de farinha de rosca ½ xícara de óleo ou azeite ½ xícara de vinho branco Caldo de carne Sal Pimenta-do-reino Como Preparar: Limpe a lave bem as lulas, separando os tentáculos dos corpos. Pique os tentáculos bem picadinhos, misture em uma tigela com a salsinha, o alho, a alcaparra e a anchova picados. Junte o atum desmanchado, adicionando sal, pimenta-do-reino a gosto, farinha de rosca e óleo, suficiente para ligar bem a mistura e ficar consistente. Recheie os corpos com essa mistura. Costure a abertura com barbante ou use palitos para prender.Leve ao fogo, em uma panela grande, o restante do óleo. Quando estiver quente, junte as lulas recheadas, deixe dourar os dois lados, em fogo médio. Depois que estiverem bem coradas, adicione o vinho branco e deixe evaporar. Cubra com caldo de carne e cozinhe tampado, em fogo médio, por cerca de 1 hora ou até ficarem macias

81


Polvo

Água Salgada

IDEAL SER

LIMPO

Os polvos são moluscos marinhos que possuem 8 tentáculos, sendo que cada um possui duas fileiras de ventosas. Ficam boa parte do tempo entre rochas, escondidos dos predadores.Vivem de forma solitária sua carne é branca , procurando o parceiro somente na época da reprodução.

IDEAL SER PREPARADO: ENSOPADO

FRITO

ASSADO EMPANADO GRELHADO

COZIDO

SASHIMI

POLVO À ESPANHOLA

ESPETINHO DE POLVO

Ingredientes 1 cebola inteira picada 1 folha de louro 1 colher de sopa de massa de tomate 2 kg de polvo Alho, pimentão, azeitona, salsinha a gosto Ovos cozidos

Ingredientes 2 kg de polvo 3 cebolas 8 dentes de alho 2 tomates Sal (a gosto ) Azeite extra virgem (a gosto) Vinho branco seco (opcional) Espetos de madeira comuns

Como Preparar: Tirar a cabeça do polvo Só utilizar os tentáculos e lavar bem Após lavar, colocar para cozinhar na água pura com sal, uma cebola inteira e uma folha de louro. Depois cortar as perninhas. Após cozido, coloque alho, pimentão, cebola, molho de tomate, azeitona, ovo cozido, salsinha e azeite.Se quiser, pode acompanhar com arroz

Como Preparar: Em uma panela de pressão coloque as cebolas cortadas ao meio de maneira que o polvo fique sobre elas. Coloque água até cobrir o polvo, cozinhe por 20 minutos (o importante nessa parte são as cebolas, que tem o papel de “quebrar” as moléculas do polvo e por fim amolece-lo). Após o cozimento retire o polvo, deixe esfriar. Em uma panela média, adicione azeite de oliva, os dentes de alho picados e deixe dourar, adicione tomates, sal a gosto e 1/2 xícara de vinho (opcional) e o polvo inteiro, após levantar fervura, deixe por mais 5 minutos. Preparo do espeto: Corte o polvo na medida de 2 dedos (em cubos), começando dos tentáculos e deixando por último o tronco e a cabeça. Intercale fatias de cebola e polvo. Pode ser grelhado ou assado na chapa ou na churrasqueira

82




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.