Handbook2014

Page 1

Relatรณrio de atividades da InovaUFABC em 2014



Créditos Coordenação Coordenadora: Profa. Dra. Anapatrícia Morales Vilha Vice-coordenador: Prof. Dr. Suel Eric Vidotti Secretária: Andreia Cristina de Oliveira Bárbara Cristiane Ferreira dos Santos Projetos Armando Cesar Franco Fábio Danilo Ferreira Divisão de Empreendedorismo Tecnológico Chefe: Prof. Dr. Alberto Sanyuan Suen Vitor da Silva Bittencourt Lucas Santos Marcasso Divisão de Inteligência Estratégica Chefe: Profa. Dra. Debora Maria Rossi de Medeiros Kelly Cristina Silva Firmino Paulo Silas Designe Filho Divisão de Transferência de Tecnologia Chefe: Prof. Dr. Luiz Roberto Nunes Alexandre Alberto Gonçalves da Silva Thales Rocha de Macedo Divisão de Propriedade Intelectual Chefe: Profa. Dra. Marcella Pecora Milazzotto Luiz Fernando Baltazar Daiane de Freitas Esgarbi


SUMÁRIO Com os cumprimentos, a coordenação da InovaUFABC ...........................................................................................05 2014, Um novo começo ........................................................................................................................................................06 Coordenação da InovaUFABC .............................................................................................................................................07 Divisão de Inteligência Estratégica....................................................................................................................................08 Divisão de Empreendedorismo Tecnológico..................................................................................................................09 Divisão de Transferência de Tecnologia............................................................................................................................10 Divisão de Propriedade Intelectual....................................................................................................................................11 Palestras, Seminários e Cursos ............................................................................................................................................12 Prêmio UFABC de Inovação ..................................................................................................................................................14 Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação ....................................................................................................................18 Tecnologias ................................................................................................................................................................................24 Perspectivas 2015 ....................................................................................................................................................................28


Com os cumprimentos, a coordenação da InovaUFABC Este relatório tem por objetivo descrever as principais atividades desenvolvidas pela InovaUFABC ao longo de 2014 por esta coordenação e por suas divisões técnicas: Propriedade Intelectual; Transferência de Tecnologia; Empreendedorismo Tecnológico; e Inteligência Estratégica. Neste primeiro ano, com uma nova coordenadoria à frente da InovaUFABC, foi realizada uma série de arranjos de transição e iniciativas da nova equipe da Agência de Inovação, destacando: • Ampliação do quadro de atendimento e interação com pesquisadores da UFABC para proteção das soluções tecnológicas, por meio do escritório de patentes. • Continuação da política de apoio aos esforços empreendedores da UFABC e de atores externos à instituição. • Ampliação da formação continuada e a produção científica em áreas do empreendedorismo e da inovação. • Aumento da interação e prospecção com atores externos para cooperação científica e tecnológica e transferência de conhecimento.

A coordenação da Agência de Inovação agradece aos seus chefes das divisões técnicas, que desenvolveram e gerenciaram as ações e projetos para o ano de 2014.

O agradecimento alcança toda a equipe administrativa da Agência de Inovação, que colaborou com as reflexões sobre os rumos da InovaUFABC, consignando igualmente nosso agradecimento aos membros do Conselho Técnico-Científico por suas valorosas contribuições.

Saudações inovativas!

Profa. Dra. Anapatrícia Morales Vilha (Coordenadora da Agência de Inovação – InovaUFABC) Prof. Dr. Suel Eric Vidotti (Vice-coordenador da Agência de Inovação – InovaUFABC)

5


2014, UM NOVO COMEÇO

A Agência de Inovação da UFABC é um órgão que tem a finalidade de gerir a política institucional de propriedade intelectual e a transferência de tecnologia, estimulando e auxiliando no procedimento de proteção, transferência e adoção de tecnologias desenvolvidas no âmbito da UFABC. Visa promover a interação entre a Universidade e o setor produtivo para a disseminação e aplicação de conhecimento e inovações resultantes das atividades de pesquisa para melhoria ou implementação de novos produtos e processos que atendam às demandas socioeconômicas da sociedade. A Agência de Inovação da UFABC (InovaUFABC), inicialmente criada como Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) em 2010, teve a sua reestruturação e alteração do nome no ano de 2013. Em 2014 uma nova gestão assumiu a InovaUFABC, com as nomeações da Professora Doutora Anapatrícia Morales Vilha e do Professor Doutor Suel Vidotti como coordenadores da Agência de Inovação da UFABC. Associado a este evento, houve uma nova composição das chefias técnicas da área, integrando à equipe os Professores Doutores Alberto Suen, Debora Medeiros, Luiz Nunes e Marcella Milazzotto. Neste novo contexto de gestão, a Coordenação procedeu uma série de arranjos de transição e de reposicionamento da nova equipe da Agência de Inovação. Partiu-se então para o desenvolvimento do desenho de estrutura e gestão da InovaUFABC, além de propostas de ações e projetos para 2014.


Coordenação da InovaUFABC

No ano de 2014, a Coordenação da InovaUFABC deu início ao desenvolvimento do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para criação do Centro de Incubação Tecnológica da UFABC, apoiada pelo CNPq. Trata-se de um importante projeto que permitirá dar os primeiros passos para a implantação de um locus para catalisar empreendimentos corporativos de conteúdo tecnológico na universidade. Nesta mesma direção, a Coordenação estruturou os parâmetros para criação de uma política de atendimento a inventores independentes que venham a solicitar o apoio da UFABC. Para ampliar a visibilidade da InovaUFABC, procedemos à redação de textos com conteúdos temáticos em inovação, tecnologia e empreendedorismo em diversas revistas e informativos, além de proferir uma série de palestras ao longo de 2014, com o objetivo de disseminar as atividades da Agência de Inovação, bem como fomentar o conhecimento crítico no campo do desenvolvimento tecnológico e inovativo. Destacamos também a continuidade das tratativas com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC para implantação do ‘Observatório Econômico e Social’, cuja finalidade é sistematizar e coletar dados econômicos, sociais e tecnológicos produzidos por institutos de pesquisas econômica, setorial e tecnológica e também de organismos públicos e privados, com vistas à geração de um banco de dados de indicadores da região do ABC. Ocupamos papéis consultivos importantes na região do ABC em 2014, por meio da participação no Conselho Técnico Científico da Associação do Parque Tecnológico de SBC; Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE) do Município de Santo André. Também estabelecemos um convênio com a Prefeitura Municipal de Santo André, objetivando apoiar o município na implantação de seu parque tecnológico.

7


Divisão de Inteligência Estratégica - DIE

A Divisão de Inteligência Estratégica (DIE) se concentrou, em 2014, no desenvolvimento do sistema de mapeamento das competências científicas, tecnológicas e inovativas da UFABC, objetivando ofertar ao público um mecanismo de busca sobre as linhas de pesquisa e projetos desenvolvidos pela comunidade científica da universidade, com a finalidade de ampliar a possibilidade de êxito no contato com as empresas que necessitam de soluções tecnológicas e que poderão formalizar parcerias com a UFABC. Além disso, a divisão atuou em ações que buscam promover o estímulo tecnológico para intensificar as atividades de Pesquisa & Desenvolvimento, empreendedorismo e inovação por meio de trabalhos de comunicação, promoção e disseminação de informações da InovaUFABC para o público interno e externo da UFABC, com destaque à oferta de eventos, cursos e participação em feiras (mais informações na página 12 desta publicação). Também desenvolveu ações conjuntas entre a UFABC e entidades públicas e privadas na realização de cursos de formação tecnológica continuada, nas suas diversas modalidades. Outro papel exercido pela DIE no ano passado foi a busca de aprimorar conhecimento nas áreas de empreendedorismo, elaboração e avaliação de projetos e elaboração de planos de negócios, no sentido de disponibilizar à comunidade acadêmica uma capacitação permanente, que seja interesse para universidade, através de monitoramento de cursos e seus períodos de inscrições, e de editais, informando seus prazos de submissão de trabalhos.


Divisão de Empreendedorismo Tecnológico - DET De forma a atingir os objetivos formulados, a equipe da Divisão de Empreendedorismo Tecnológico realizou reunião com todas as representações discentes de natureza empresarial/profissional em 6 de maio de 2014, no campus de São Bernardo do Campo. Destacam-se entre as entidades representadas na reunião a Liga Universitária de Empreendedorismo; Empresa Jr do curso de Relações Internacionais da UFABC; além da UFABC Jr. Nesta reunião foi solicitado o planejamento anual de todas as entidades presentes para que a DET pudesse, após um exame detalhado, apoiar as iniciativas de maior interesse da Agência de Inovação e da comunidade da UFABC. Além disto, os alunos foram convidados a se manifestar sobre o seu desejo de integrar o corpo de pesquisadores e colaboradores do LabEI (Laboratório de Empreendedorismo e Inovação da UFABC), ligado a professores da Agência de Inovação. A DET também abriu seu expediente para prestar atendimento a demandas da comunidade da UFABC e da região, já tendo agendado reuniões com empreendedores e discentes, de forma a exercer informalmente atividades de ‘mentoring’ e ‘coaching’ para eventuais interessados. Assim pretende-se atender alunos empreendedores, professores interessados na incubação de empresas e a comunidade externa que procura esclarecer suas dúvidas sobre o campo do empreendedorismo tecnológico. A equipe da DET também trabalha as tratativas com o SEBRAE para formular ações conjuntas que possam viabilizar a disponibilização de cursos gratuitos sobre temas de interesse de empreendedores da região do Grande ABC. A DET também planeja a organização de mais eventos em conjunto com as entidades estudantis sobre temas de interesse da comunidade de empreendedores.

9


Divisão de Transferência Tecnológica - DTT A Divisão de Transferência de Tecnologia (DTT) procura focar sua atuação em um conjunto de ações que tem, por finalidade, intensificar a interação entre a UFABC e empresas das cadeias produtivas locais e regionais. Uma vez que uma das principais funções da DTT é estabelecer contatos com empresas de tecnologia, estabelecendo com elas parcerias visando projetos de pesquisa colaborativa, será fundamental obter um mapa detalhado das empresas da região que possuam setores e/ou projetos de PD&I. Esta tarefa foi atacada como primeira ação da DTT em 2014, através de um levantamento feito junto à FAPESP para obtenção de informações acerca de empresas que tenham sido contempladas nesta agência com auxílios ligados aos programas ‘PAPI’, ‘PIPE’ e ‘PITE’. Estas informações serão depuradas, de maneira a subdividir as instituições em função de seus respectivos potenciais econômicos e áreas de atuação, visando a criação de uma base de dados sobre PD&I da região do Grande ABC e adjacências. Paralelamente, contatos já foram mantidos com representantes do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e com a Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC para a obtenção de informações complementares acerca de empresas inovadoras existentes na região.


Divisão de Propriedade Intelectual - DPI

As ações aqui descritas na Divisão de Propriedade Intelectual refletem, majoritariamente, a orientação de ações sob a responsabilidade do Prof. Suel Vidotti (Chefe da Divisão de Propriedade Intelectual até 25/03/2014), e da Profa. Marcella Milazzotto que assumiu a Divisão a partir do dia 13 de maio de 2014. A Divisão de Propriedade Intelectual (DPI) vem trabalhando na elaboração de documentos com vistas à estruturação da Divisão e oficialização de suas atividades administrativas. Continuamos realizando o acompanhamento semanal dos depósitos/registros de propriedade industrial da UFABC através da Revista de Propriedade Industrial (RPI) no website do INPI. É também atividade da divisão a realização contínua de consultas envolvendo propriedade intelectual, realizadas junto a outras Instituições (titularidade, parcerias, trâmites burocráticos, preenchimento de formulários). Em 2014 tivemos a aprovação da ‘Política de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da UFABC’, através da Resolução ConsUni nº 131, de 16 de dezembro de 2013. Estamos em processo de elaboração e validação do fluxograma dos processos de proteção intelectual, patentes e registros de software na UFABC. Em 20/01/2014 foi publicado no Diário Oficial da União o extrato do documento de contratação do escritório de patentes, que presta serviços de elaboração e redação de documentos (busca prévia do estado da técnica, relatórios descritivos e anexos, reivindicações, figuras e resumo) necessários ao depósito de pedidos de patentes de invenção ou modelo de utilidade no Brasil (INPI), principalmente nas seguintes áreas do conhecimento: Biotecnologia, Alimentos, Química, Física, Farmácia, Engenharia, Equipamentos, Tecnologia da Informação e Comunicação e depósito de pedidos de registro de desenho industrial no Brasil (INPI) para a UFABC. Encerramos 2014 com uma carteira de 13 patentes, 6 registros de software depositados no INPI e 22 solicitações de patenteamento em fase de análise ou preparação para depósito.

11


PALESTRAS, SEMINÁRIOS E CURSOS

14/03/2014: Desenvolvimento iOS com Damien Gosset da Octiplex

25/03/2014: A necessidade da inovação para manter a competitividade

24/04/2014: Propriedade Intelectual:Cenários, Oportunidades e Perspectivas de Apoio da Agência de Inovação à UFABC.

27/05/2014: Inovar-Auto: Incentivos eDesafios do Regime Automotivo Brasileiro

17/07/2014: Palestra: A Crash History of Drones

31/07/2014: Seminário: Empreendedorismo no Brasil


20/08/2014: Área de Reabilitação Robótica

28/08/2014: Novos horizontes da propulsão espacial

02/10/2014: Cidades Inteligentes

06/11/2014: TV Digital

13/11/2014: Workshop Desafio Natura Campus

18/11/2014: Bionanomanufatura e tecnologias de futuro

13




Prêmio UFABC de Inovação

O Prêmio UFABC de Inovação – idealizado pela Universidade Federal do ABC – UFABC, através de sua Agência de Inovação – InovaUFABC, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, foi criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores da região do Grande ABC, já inseridos no mercado por empresas e com potencial para lançamento comercial no mercado realizados por pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisa, a fim de tornar o país competitivo e dinâmico por meio da geração de inovações tecnológicas. Puderam participar do Prêmio UFABC de Inovação empresas, universidades e instituições de pesquisa com atuação no Grande ABC, desde que tenham desenvolvido sua tecnologia ou inovação entre o início de 2013 e o primeiro semestre de 2014.


Vencedores do prêmio UFABC de Inovação - Edição 2014

Sidney Samitsu da Silva Kobel Software Ltda nicBrain - Inteligência para Segurança

Clovis Ananias da Silva STC - Silicone Compósito elastomérico de silicone termosolvatocromico e sua aplicação na detecção de falhas por sobreaquecimento no aparato de transmissão e distribuição de energia elétrica.

Nelis evangelista luiz Stratexia inovação TORQUÍMETRO DIGITAL ODONTOLÓGICO

José Alberto Domingues Rodrigues Instituto Mauá de Tecnologia Geração de bioenergia (H2 e CH4) a partir de resíduos industriais (glicerol e vinhaça) integrando o processo produtivo agroindustrial (biodiesel e álcool) com a valorização de resíduos e adequação ambiental

Jeroen Schoenmaker Universidade Federal do ABC Amplificador local de campos magnéticos variantes no tempo e seu uso

Fernando Malvezzi Instituto Mauá de Tecnologia Mecanismo ativo para suspensões veiculares

17


Semana de Ciên e Inovação do

''Uma das fórmulas para estimular a economia regional é por meio da inovação'', afirmou o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal, Luis Paulo Bresciani, na abertura do evento.


ncia, Tecnologia o Grande ABC

“É um tema novo, que está começando a aparecer nas pesquisas da UFABC. Os alunos que vieram ficaram maravilhados com os convidados de alto nível que participaram do debate”, afirmou a professora e coordenadora da Agência de Inovação da UFABC Anapatrícia de Oliveira Morales Vilha.


Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação Com a participação de importantes pesquisadores, autoridades e representantes da indústria, a Agência de Inovação da UFABC – InovaUFABC, juntamente com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, promoveram de 13 a 17 de outubro a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação do Grande ABC. Os temas dos debates que ocorreram durante a semana foram: Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Regional; Propriedade Intelectual: Cenário Internacional, brasileiro e cases de proteção; Novas fronteiras tecnológicas para o ABC: Defesa, Ciências da Vida e Química; Políticas Públicas de Ciência Tecnologia e Inovação; e Cases de Inovação nas Empresas. A programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação do Grande ABC foi a seguinte: 13/10/2014 | Sessão Solene de Abertura - Prof. Dr. Klaus Capelle - Reitor da Universidade Federal do ABC - Armando Zeferino Milioni - Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação | MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - Oswana Maria Fernandes Fameli - Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Santo André - Luis Paulo Bresciani - Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC - Giovanni Rocco - Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Economico do Grande ABC 13/10/2014 | Painel 1: Ciência, Tecnologia, Inovação (CT&I) e Desenvolvimento Regional Objetivo: debater as experiências sobre o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento regional, bem como, o potencial dos habitats de inovação nas regiões onde se situam. -Prof. Dr. Milton Mori - Diretor Executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp -Agliberto Chagas - Presidente da Agência Inova Sorocaba | Gestora Executiva do Parque Tecnológico de Sorocaba -Jefferson José da Conceição - Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo do Campo -Oswana Maria Fernandes Fameli - Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Santo André -Prof. Dr. Marco Antonio Raupp - Diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos Moderador: Luis Paulo Bresciani - Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC


14/10/2014 | Painel 2: Propriedade Intelectual: Cenário Internacional, Brasileiro e Cases de Proteção Objetivo: debater o regime de apropriabilidade no Brasil e no contexto internacional, bem como ilustrar cases de proteção intelectual no Brasil e de cooperação internacional entre universidades para propriedade intelectual e transferência de tecnologia. -Maria dos Anjos Marques Buso - INPI | Instituto Nacional da Propriedade Industrial -Maria Beatriz Dellore - USPTO | United States Patent and Trademark Office -Erica da Silva Pontes - Escritório de Patentes Claudia Watanabe -Profa. Dra. Ana Maria Alves Carneiro da Silva - Universidade Estadual de Campinas | UNICAMP Moderador: Profa. Dra. Marcella Pecora Milazzotto - Chefe da Divisão de Propriedade Intelectual | Agência de Inovação da UFABC

15/10/2014 | Painel 3: Novas fronteiras tecnológicas para o ABC: Defesa, Ciências da Vida e Química Objetivo: debater como os setores de Defesa, Ciências da Vida e Química podem oferecer oportunidades cientifica, tecnológicas e inovativas para o grande ABC. -Francisco Taborda - Consultor do CISB | Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro -Prof. Dr. Annibal Hetem Júnior - Diretor do CECS | Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC -Francine Campagnari - Deoxi Biotecnologia -Profa. Dra. Marcela Sorelli Carneiro Ramos - Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa | UFABC -Cláudia Madrid Cappra - Braskem -Prof. Dr. Anderson Orzari Ribeiro - Pesquisador | UFABC Moderador: Prof. Dr. Luiz Roberto Nunes - Chefe da Divisão de Transferência Tecnológica da InovaUFABC 15/10/2014 |Neurociência e Comunidade "A UFABC desenvolve atualmente três projetos de extensão que visam divulgar a Neurociência à população. Os projetos "Pense Brain!","AtivAmente- UFABC" e

"Neurociências e Educação:

Desmistificando o cérebro", com seus diferentes enfoques, abrangem público de todas as idades. A atividade proposta consistirá de apresentação expositiva e prática sobre as diferentes atividades que compõem os três projetos, com uma hora de duração. Após a apresentação, os participantes poderão fazer perguntas, participar de vivências e receber informações sobre os projetos em andamento. Objetivo: Expor a dinâmica de cada projeto de extensão e seu escopo, divulgando as ações e propostas relativas à Neurociência, a fim de cumprir o papel social abarcado por ela em relação ao Ensino, à Pesquisa e às ações de extensão. A atividade também pretende apresentar aos participantes a enorme gama de possibilidades oferecidas pela área de estudo, envolvendo e incluindo a comunidade em atividades capazes de promover o desejo de compreender melhor a área e de vislumbrar suas contribuições

ao

desenvolvimento

humano

e

sua

consequente

transformação

social.

21


Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação 16/10/2014 | Painel 4: Políticas Públicas de Ciência Tecnologia e Inovação Objetivo: debater o panorama dos Instrumentos de incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. -Igor Ferreira Bueno - FINEP | Financiadora de Estudos e Projetos -Prof. Dr. Mário Salerno - USP | Universidade de São Paulo -Roberto Alvarez – ABDI | Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial -Roberto Vermulm - Embrapii | Empresa Brasileira de Pesquisa e inovação Industrial Moderador: Prof. Dr. Adalberto Mantovani Azevedo - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas | UFABC 16/10/2014 | Debate sobre democracia e direitos humanos - NCTS e NEEDDS “Democracia e Direitos Humanos” foi o tema do debate realizado através de iniciativa do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade (NCTS) em parceria com o Núcleo de Estudos Estratégicos - Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade - (NEEDDS). Contou com os seguintes palestrantes: -Francisco Comaru (NEEDDS) | “O direito à moradia e à cidade” -José Blanes Sala (NCTS) | “Direitos humanos e minorias” -Luís Roberto de Paula (NEEDDS) | “Direitos de povos indígenas e populações tradicionais” -Fernando Costa Mattos (NCTS) |“O universalismo em cheque: direitos humanos versus tradições culturais 17/10/2014 | Painel 5: Cases de Inovação nas Empresas Objetivo: debater cases de processos e ferramentas de inovação operadas por empresas no Brasil. -Adriano Jorge - Natura Cosméticos -Antônio Marcon - Samsung -Marcelo Tambascia - 3M do Brasil -Fábio Turri - Novitech | Equipamentos Médicos Ltda. -Paulo Tadeu de Mello Lourenção - Embraer S.A | Empresa Brasileira de Aeronáutica -Michel Silas Guilherme e Marcelo Martins Marins - Omnisys Moderador: Profa. Dra. Anapatrícia Morales Vilha - coordenadora da InovaUFABC - Agência de Inovação da UFABC 17/10/2014 | Oficina: Produção de nanopartículas metálicas com moléculas biológicas | NBB Objetivo: Sintetizar, discutir os mecanismos, métodos de síntese e as diferentes aplicações conforme as

propriedades específicas de cada nanoestrutura metálica. Os participantes terão a oportunidade de aprender como sintetizar nanoestruturas metálicas a partir de moléculas biológicas de fácil obtenção e modular as propriedades das nanoestruturas conforme a metodologia utilizada no processo de síntese. Responsável: Profa. Dra. Iseli Lourenço Nantes Biotecnologia|UFABC

Coordenadora do Núcleo de Bioquímica e


14/10/2014 | Arena de Inovação: Foi durante a semana de CT&I do Grande ABC 2014 que aconteceu a primeira edição da “Arena de Inovação da UFABC” . O formato do evento compreendeu a realização de exposições por empresas convidadas – que expuseram seus desafios tecnológicos e inovativos e por pesquisadores da UFABC – que apresentaram sua agenda de pesquisas tecnológicas e inovativas no referido setor. Ao final, realizamos uma mesa redonda para discussão de ideias e frentes de pesquisa colaborativa. Abaixo, a relação de empresas e pesquisadores da UFABC que participaram do evento contribuindo com suas apresentações e fomentando o debate entre os presentes noauditório. Kiran Mantripragada - IBM | Brasil Research Lab Rodrigo Assumpção - Dataprev Gustavo Ioschpe - Big Data Profa. Dra. Juliana Cristina Braga - UFABC Prof. Dr. André Luiz Brandão - UFABC Prof. Dr. Fernando Teubl Ferreira - UFABC Prof. Dr. Jesús P. Mena-Chalco - UFABC Prof. Dr. Carlos Alberto Kamienski - Coordenador do NUVEM - Núcleo de Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade | UFABC Moderadora: Profa. Dra. Débora Maria Rossi de Medeiros

23



Tecnologias


Patentes Porcelana reforçada por fibras e processo para fabricação: Porcelana contendo fibras inorgânicas processadas por injeção para odontologia. Jogo de tabuleiro inclusivo e roleta adaptada: Excelente ferramenta de inclusão social, essa invenção constitui um jogo de tabuleiro de até seis pessoas adaptado para deficientes visuais desenvolverem raciocínio lógico, estratégia e percepção tátil dos jogadores. Sistema portátil de detecção de estado de sonolência: Software versátil que simula a operação de um aparelho altímetro a laser do tipo rangefiders, muito bem empregado na indústria da construção civil, metrologia, geografia,cartografia ou em demais áreas em que o uso de simuladores a laser sejam necessários. Equipamento de óptica para medidas fotométricas: Caracterizador de filmes finos e ultrafinos e mapeador fotométrico de filmes finos e biológicos. Pode ser utilizado, por exemplo, em indústrias de fabricação de equipamentos ópticos e laboratórios de análise composicional e forense, devido baixo custo do método. Dispositivo portátil para verificação do teor aproximado de álcool encontrado em uma amostra de gasolina: Instrumento portátil de rápida e simples utilização que avalia qualitativamente a gasolina e o percentual de álcool nela presente, servindo como um indicador de adulteração de combustível no momento do abastecimento. Dispositivo filtrador de água: Dispositivo filtrador de água com um dispositivo de iluminação via energia solar. O equipamento é formado por um filtro, uma cisterna e pelo menos uma bica e uma das suas vantagens é que ela não necessita de nenhum suprimento de energia elétrica e é totalmente autorreguladora. Recipientes para testes químicos e/ou microbiológicos: Kit de testes químicos que não requer várias unidades, mas uma só, a fim de facilitar transporte e manuseio. O recipiente possui tampa bifuncional, que pode ser fixada ao próprio recipiente em dois sentidos opostos. Saco de plástico Dual: Saco de lixo de dois compartimentos, um deles primeiramente intencionado para lixo reciclável e o outro compartimento para material orgânico. Dispositivo controlador de potências por realimentação de estado para um gerador de indução duplamente alimentado e uso: considera apenas a parte elétrica do sistema. A parte mecânica (utilizada para obter a potência ativa de referência) pode ser implementada separadamente e de maneira simples. Compostos Inibidores Seletivos da Calicreína Tecidual Humana (KLK1): Compostos inibidores específicos para a KLK1 (responsáveis pela dor em pacientes), tornando o processo de recuperação do paciente mais indolor..


GADisk: Programa de inteligência artificial que encontra a solução de problemas complexos através da análise de um grande número de parâmetros concorrentes. Apresenta soluções como retorno do conjunto de parâmetros mais provável entre os previamente apresentados, estimativa de erros e gráficos de diagnóstico Chuveiro Híbrido Elétrico: A presente invenção se refere a um chuveiro fornecedor de água quente, que compreende uma bomba de calor para diminuir o consumo de energia elétrica. Dispositivo controlador de potência por modos deslizantes: Dispositivo mais eficiente para controle de potência gerada diretamente pelo GRV. Amplificador local de campos magnéticos variantes: Amplificador de campos magnéticos associado a sensores de campo magnético.

Software ALR_SIM: Software versátil que simula a operação de um aparelho altímetro a laser do tipo rangefiders, muito bem empregado na indústria da construção civil, metrologia, geografia, cartografia ou em demais áreas em que o uso de simuladores a laser sejam necessários. Iden3c: Software que recebe como entrada os dados de três circunferências (centros e raios) e oferece como saída o cálculo de 10 parâmetros. Útil para topologia. Fixdate & Read Writer Buffer :Processador que encontra a data em que uma patente foi publicada segundo o DWPI. O software foi produzido para trabalhar em cima de deficiências encontradas em outros softwares cienciometricos, melhorando as possibilidades de processamento de dados. MCTEST :Corretor portátil de provas de múltipla escolha de maneira rápida e eficiente. Facilmente editável, é ideal para ser usado em instituições onde se faz necessário corrigir grandes quantidades de provas com velocidade e precisão, desde provas escolares até provas de concursos públicos. Samunidet Hair Dye Calc: O software auxilia e simula os efeitos desejados de uma aplicação de tintura capilar, podendo ser usado até mesmo por pessoas pouco entendidas do assunto por ser facilmente manipulável. Com adaptações pode ser usado também com tintas têxteis, automotivas e gráficas

27


PERSPECTIVAS PARA 2015 Perspectivas 2015

Estão programadas em 2015 algumas iniciativas na Agência de Inovação que concentrarão esforços para oferecer: - Palestras, seminários e cursos em temas ligados à ciência, tecnologia e inovação. - Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação do Grande ABC - edição 2015. - Continuidade do estudo de viabilidade técnica e econômica para criação do centro de incubação tecnológica da UFABC, apoiado pelo CNPq. - Implantação do Observatório Econômico e Social - em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. - Apoio à implementação dos parques tecnológicos de São Bernardo do Campo e de Santo André. - Prêmio UFABC de inovação - edição 2015. - Implementação do ‘Desafio UFABC de Empreendedorismo’. - Prospecção para parcerias tecnológicas e transferência de tecnologias. - Implantação da plataforma de mapeamento de competências científicas, tecnológicas e inovadoras da UFABC. - Confecção de cartilha de Propriedade Intelectual e do manual de busca de anterioridade disponível para comunidade acadêmica da UFABC. - Oferta da disciplina de ‘Empreendedorismo, Gestão de Inovação e Propriedade Intelectual’ aos Programas de Pós-Graduação da UFABC. - Organização de outras edições da Arena de Inovação.


29



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.