Diário Itaquá - Edição 100

Page 1


www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua

ITAQUAQUECETUBA-SP | 19 A 27 DE JUNHO DE 2025 ANO 03 • EDIÇÃO 100

Distribuição Gratuita

AUDIÊNCIA PÚBLICA PROPÕE “MODERNIZAÇÃO” DO ZONEAMENTO URBANO PARA ITAQUAQUECETUBA PÁGINA 3

DO SONHO À CONSOLIDAÇÃO DO “JORNAL PARA ITAQUÁ CHAMAR DE SEU”

PÁGINA 8

PREFEITURA APONTA “RETA FINAL” NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CAMPOS DE FUTEBOL EM ITAQUÁ

PÁGINA 4

MARCELLO BARBOSA FALA SOBRE O PASSADO, PRESENTE E O FUTURO DA POLÍTICA NA REGIÃO

PÁGINA 10

ESPECIAL: EDUARDO BOIGUES FALA SOBRE TRANSFORMAÇÕES DA CIDADE EM 100 SEMANAS PÁGINA 6 E 7

ORGANIZADORES DO RODEIO

CELEBRAM ALTA PROCURA POR INGRESSOS PARA NOITES DE FESTA PÁGINA 12

EDITORIAL

Sempre à procura da próxima boa notícia

Toda jornada que desbrava por um território não-mapeado deixa pelo caminho marcos de seu progresso. Estes marcos na estrada tornam-se pontos de referência para quem vem a seguir, pontos que se incorporam à paisagem e servem como o início de outras histórias.

Há 100 semanas, o Diário Itaquá iniciou seu compromisso com Itaquaquecetuba de ser uma publicação voltada para a comunidade e para suas conquistas, seus méritos, suas histórias de superação e sucesso. Uma proposta alinhada com a necessidade inerente e universal não apenas de nossa cidade, mas de todo o Alto Tietê, de buscar uma identidade e propósito construtivo para nossa

comunidade que, por muitos anos e por diversos fatores, se viu como um apêndice da Capital, como se as histórias centenárias se apagassem diante das luzes de neon da paulicéia.

A primeira edição do Diário Itaquá veio com promessas e propostas diante de um cenário de desespero para qualquer gestor público - o atendimento a famílias vítimas de enchentes e alagamentos das chuvas que causaram devastação em todo o Alto Tietê, e da promessa do Estado em buscar investimentos para a moradia popular, voltada principalmente às famílias em áreas de risco de Itaquaquecetuba. Da Habitação à Educação, da Cultura à Agricultura, do Desenvolvimento Social à pauta

policial - Itaquaquecetuba foi uma cidade que se transformou nos últimos anos, e teve sua transformação acompanhada de perto pelo olhar do Diário Itaquá. E foi um crescimento que não foi apenas puxado pela Gestão Pública, mas também de seus moradores: empresários, atletas, artistas, escritores: uma cidade que tem histórias que merecem ser contadas para além das fórmulas e algoritmos que dependem unicamente da dor e sofrimento para obter engajamento. O juramento do Diário Itaquá em ressaltar a história, a cultura, as tradições e interesses do seu povo foi firmado desde o primeiro dia e é parte indissociável de nossa cobertura local e regional.

Da Praça dos Expedicionários

Há lugares que se tornaram tão incorporados ao nosso dia-a-dia, às nossas idas e vindas, que mal percebemos sua importância na nossa História e os sacrifícios que fizemos que levaram a tal reconhecimento. Filhos de todos os cantos do Brasil atenderam ao chamado para defender a liberdade no Mundo e combater a ti-

rania na Segunda Guerra Mundial. E Itaquaquecetuba não seria diferente, enviando seus filhos, como Pracinhas, para a frente de batalha na Itália, sendo a primeira incursão dos Aliados no continente europeu, meses antes do Dia D na Normandia. Seu sacrifício foi celebrado no encontro das principais ruas do Centro Velho de Itaquaque-

cetuba- a Capitão José Leite, Duque de Caxias e a avenida Emancipação. Hoje, em frente à agência do Itaú, a praça dos Expedicionários se incorporou ao nosso dia-a-dia, como uma parte viva do nosso cotidiano. Como se o monumento, instalado na década de 1950, sempre estivesse lá, como se viesse antes do tempo ser tempo.

Com um olhar apurado sobre o que acontece na cidade e com um compromisso com a verdade dos fatos fez com que o Diário Itaquá mudasse a paisagem da cobertura jornalística em Itaquaquecetuba e no Alto Tietê. Sem comprar seguidores, sem salamaleques no algoritmo - com a cara e a coragem de uma equipe experiente e dedicada - fez com que se tornasse uma das referências jornalísticas na região em menos de dois anos e meio de funcionamento, mostrando que é possível fazer uma Comunicação de Massa positiva e propositiva e, ao mesmo tempo, atrativo e viável. Temos a plena consciência, enquanto portal de notícias e veículo de comunicação, que

toda vitória é breve e temporária. Que não há monopólios na distribuição da notícia, que a cidade muda na velodidade de sua população. E, por isso, trabalhamos ainda mais. Em sua centésima edição, o do Diário Itaquá - o jornal que Itaquá pode chamar de seu - deixa seu marco na estrada da Comunicação do Alto Tietê como uma publicação que não está de passagem. Veio para ficar. E lutará sem parar para defender não apenas uma pauta propositiva e positiva para nossa cidade e para nossa região, mas pelos direitos de todos. Com os pés imovíveis, sem que ninguém nos tire de nosso lugar, mas dispostos a correr. Sempre à procura da próxima grande boa notícia.

“HAMBURGADA DO BEM” LEVA APRENDIZADO E ALEGRIA PARA ESTUDANTES

DE EMEB NO CAIUBY

A Prefeitura de Itaquaquecetuba promoveu nesta semana uma experiência especial para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Village, no Jardim Caiuby, com um almoço especial com hambúrgueres preparados na hora, brincadeiras e aprendizado, em uma ação da Secretaria de Educação em parceria com a organização não-governamental (ONG) “Hamburgada do Bem” e a concessionária EDP. O evento contou com a participação de mais de cem crianças

do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Maiis de 40 voluntários se dividiram em equipes para conduzir as atividades como recreação, oficinas lúdicas, teatro e vivência com equipamentos de proteção usados por eletricistas.

A ação integra a programação da “Semana do Brincar”, iniciada em maio, celebrando o direito das crianças ao brincar e reforça essa prática como um caminho essencial para o desenvolvimento e aprendizagem.

“Maratona da Educação” termina no Monte Belo com ampliação da creche Mama Dora EDUCAÇÃO

Unidade passa a ter mais 130 vagas com oito novas salas de aula e totaliza cerca de 3 mil novas vagas

A “Maratona da Educação” promovida pela Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação, terminou na tarde de segunda-feira (16 de junho) com a oficialização da entrega da reforma e ampliação da Creche Municipal “Mama Dora”, localizada no Jardim Monte Belo.

A cerimônia de entrega foi acompanhada pelo prefeito Eduardo Boigues, pelo vice-prefeito Rogério Tarento, pela secretária Maria Cristina Perpétuo (Educação), pelo presidente da Câmara, vereador Dr. Roque, além de outros membros do secretariado municipal e da Câmara de Vereadores, além da comunidade escolar e da população do entorno.

O prédio passou por reformas e ampliação no último ano, ganhando mais oito salas e passando a contar com 15 salas de aula, aumentando sua capacidade de 153 para 283, sendo que seguem disponíveis 100 vagas de creche para crianças de até três anos de idade, segundo a Administração Municipal.

O prédio agora possui dois pavimentos e as melhorias incluem a criação de oito salas de aula, quatro espaços para banho, pátio coberto, brinquedoteca, solário, elevador para estudantes com deficiência e mobilidade reduzida, sanitários adaptados, cozinha e refeitório.

A entrega fez parte de

uma série de solenidades promovidas nos últimos 45 dias na cidade, com 9 escolas municipais e creches municipais beneficiadas, sendo 8 prédios novos e a ampliação no Monte Belo. O pacote de entregas da prefeitura criou cerca de 3 mil vagas.

“Nossa prioridade é garantir um espaço seguro e

moderno para as crianças. Ao expandir as vagas nas novas unidades, estamos facilitando a vida das mães que precisam trabalhar e oferecendo mais apoio às famílias”, completou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.

Em sua fala, o prefeito de Itaquaquecetuba falou sobre os esforços da Ad-

ministração Municipal para a melhoria da qualidade da educação no município, e tratou também junto às mães para tirar dúvidas sobre temas ligados à gestão das unidades escolares e sobre o encaminhamento dos kits de uniforme escolar, com entrega prevista para começar no mês de junho.

“Estamos escrevendo

mais um capítulo na história da educação de Itaquá. Um lugar onde o saber floresce e o futuro é construído com qualidade e carinho com os pequenos. Temos o compromisso de transformar a vida das crianças e impulsionar o desenvolvimento da cidade”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.

Audiência Pública propõe “Modernização” do Zoneamento Urbano para Vereadores e sociedade

Minuta do projeto de Lei deve ser elaborada no início do segundo semestre, segundo Prefeitura

Engenheiros, arquitetos, empresários, membros da Câmara de Vereadores e a Imprensa participaram na última quinta-feira (12 de junho) da Audiência Pública sobre o projeto da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luops), que trata do novo zoneamento urbano na cidade.

A propositura é uma complementação do novo Plano Diretor, aprovado pela Casa de Leis em 2024, e visa atualizar duas leis em separado datadas de 2008: a Lei de Uso e ocupação do Solo Vigente (Lei Complementar 156/2008) e a Lei de Parcelamento do SOlo Vigente (Lei Complementar 157/2008). O planejamento para a nova peça jurídica teve início em janeiro e encontra-se em sua terceira etapa, com a previsão de elaboração da Minuta de Lei, sua etapa

final, para os meses de julho e agosto deste ano.

A proposta da Luops aborda a cidade em três grandes tipos de ocupação: Consolidação Urbana, Qualificação e Expansão Urbana e Contenção Urbana e Preservação Ambiental, e com Áreas de Transformações e Adensamento Induzido (Atrai), que visam priorizar usos não-residenciais para atividades tanto da indústria quanto de logística. Em sua explicação, o comando da secretaria ressaltou que as leis em vigor até o momento impedem a criação de condomínios fechados e a verticalização de bairros. O secretário Alexandre Feijó (Planejamento) ressaltou que o novo Luops foi construído de forma colaborativa com a sociedade civil para sugestões e que visa tornar a legislação menos “qua-

drada” e menos restritiva para o desenvolvimento residencial, comercial e industrial.

No entanto, Alexandre Feijó reforçou que o macrozoneamento de contenção urbana e preservação ambiental, bem como as Zonas de Cinturão Meândrico e de Uso Controlado, bem como as de Proteção Ambiental, visam proteger os ativos ambientais, respeitar a legislação acerca de áreas de proteção ambiental (APA) e o baixo impacto de produção agrícola.

O secretário destacou a novidade das Zonas Especiais de Proteção Cultural (Zepac), espalhadas em pelo menos oito pontos da cidade, para a preservação de sítios históricos como a praça dos Expedicionários, a Paróquia Jesus Divino Mestre, a praça Padre João Álvares , o

Castelinho e outros locais.

A apresentação do Poder Executivo também abordou dois temas ligados à ocupação na cidade em voga nos últimos anos: a regularização fundiária, por meio das Zonas de Qualificação Urbana (ZQU) que definem como prioritária a realização de projetos de

regularização, e as “Atrai” para o uso industrial, para adensamento populacional e de adensamento induzido para eixos já existentes, mas que poderão receber no futuro novos projetos de transporte de massa como o BRT.

Ao final, o secretário divulgou a disponibilidade

de um formulário eletrônico para a sociedade civil enviar sugestões e alterações do projeto da Luops para uma próxima audiência, que deverá acontecer nas próximas semanas. “Antes os projetos deste tipo eram feitos a portas fechadas, e agora queremos a ajuda de vocês”, afirmou.

POR ANDRÉ DINIZ
Prefeito Eduardo Boigues e secretária Maria Cristina Perpetuo celebram avanços na oferta de vagas em 2025
Técnicos da Secretaria de Planejamento apresentam detalhes na Câmara

Prefeitura aponta “reta final” na construção de novos campos de futebol na cidade DE OLHO NA OBRA

da REDAÇÃO

Campos

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Obras, confirmou no começo desta semana que as obras de construção dos campos de futebol nos bairros Jardim Odete e Jardim Patrícia estão na fase final, com 80% ou mais de execução.

Os trabalhos estão sendo realizados por equipes da Prefeitura, e somam R$10,5 milhões em investimento no esporte e lazer da comunidade.

No Jardim Odete, a Administração Municipal aponta que “grande parte da estrutura” já está concluída no local, onde agora o trabalho se concentra na finalização dos vestiários, calçamento, instalação de piso intertravado e área de lazer infantil, com o objetivo de garantir a segurança, lazer e conforto para os espectadores e usuários do campo. Segundo a Prefeitura, foram R$5,5 milhões investidos

do Jardim

Odete

e Jardim Patrícia chegaram a 80% de conclusão, segundo Secretaria de Obras

Novos campos desportivos devem sair ainda neste ano e serão incorporados à rede de Saúde e Lazer de Itaquá na obra com recursos da municipalidade.

No Jardim Patrícia, por sua vez, o campo está próximo da conclusão, com a construção dos vestiários, instalação do piso, playground, bem como uma

pista de caminhada e arquibancadas, com um total de R$5 milhões em aporte do Poder Público. O secretário Rodrigo Nascimento (Obras) ressaltou o empenho da Administração Municipal em

estimular o esporte na cidade, principalmente entre o esporte de base e o esporte amador. “Conseguimos em pouco tempo tornar Itaquá a capital do esporte, com equipamentos novos, áreas de lazer e

campos padrão FIFA. Tenho certeza que os moradores vão aproveitar muito os dois espaços”, disse. “Quando falamos em esporte, estamos falando de qualidade de vida, respeito e consideração à

população que paga seus impostos e merece equipamentos de qualidade. São duas unidades que serão referência de oportunidade e qualidade de vida”, concluiu o prefeito Eduardo Boigues.

DIREITOS DA MULHER

Itaquaquecetuba abre inscrições para a Pré-Conferência de Políticas para Mulheres

Evento acontecerá no dia 26 de junho na Casa da Mulher, na Vila São Carlos

A Prefeitura de Itaquaquecetuba abriu nesta semana as inscrições para a primeira Pré-Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, que acontecerá no dia 26 na Casa da Mulher, localizada na Vila São Carlos.

As inscrições vão até o dia 24 e devem ser feitas pela internet, por meio de um formulário eletrônico disponibilizado pela Administração Municipal em [https://cutt.ly/ LrQQtVVt].

A programação divulgada pela secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania inclui palestras e mesas de discussão. A pré-conferência é a etapa preparatória para a conferência, que acontecerá no dia 17 de julho para discutir os direitos das mulheres, equidade de gênero, políticas públicas e prioridades locais.

“Essa conferência é fundamental para ga -

se a secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Hadla Issa.

Conferência abordará necessidades e propostas para consolidação dos direitos das mulheres na cidade rantir que as vozes das mulheres sejam ouvidas e suas demandas sejam atendidas, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária. Contamos com a participação da população nessa luta”, dis -

“O encontro marca um passo importante na promoção da igualdade e dos direitos das mulheres no município. Itaquá é refe -

rência na região por criar espaços dedicados à saúde, segurança, capacitação e bem-estar das mulheres, e essa iniciativa é mais um passo significativo no fortalecimento dessas políticas”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.

A Casa da Mulher está localizada na rua Guariri, 261 - Vila São Carlos.

No primeiro semestre, a Prefeitura realizou a primeira edição da Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ no espaço do Pró-Jovem, no centro da cidade, para a discussão de políticas públicas voltadas à defesa das minorias de gênero e sexualidade no município.

ESPECIAL DIÁRIO ITAQUÁ 100

ENTREVISTA ESPECIAL: Eduardo Boigues fala

sobre transformações da cidade em 100 semanas

Prefeito de Itaquaquecetuba concede entrevista exclusiva ao Diário Itaquá em sua centésima semana

Nesta terça-feira (17 de junho), o Diário Itaquá completa 100 edições semanais, proporcionando uma cobertura ampla dos assuntos rela -

DIÁRIO ITAQUÁ

Em pouco mais de 100 semanas, a cidade de Itaquaquecetuba passou por diversas experiências de todos os tipos. Desde o início de 2023, quais são os momentos que mais marcaram a sua gestão e a cidade como um todo, na sua opinião?

EDUARDO BOIGUES : Quando olhamos para os últimos dois anos e três meses, vemos uma cidade que se reinventou. Foram muitos momentos marcantes. A consolidação da nossa administração com o reconhecimento das entregas e de todo o trabalho do primeiro mandato nos possibilitou a conquista de 92,12% dos votos validos na cidade, o que nos leva a crer que o trabalho e dedicação dos primeiros quatro anos levou a população de Itaquaquecetuba a conscientização da importância e seriedade de um governo comprometido com o povo, que hoje é reconhecido regionalmente pelas realizações na zeladoria pública, educação, obras, segurança, mobilidade, lazer, esporte e cultura, além de referenciar na regularização de imóveis, geração de emprego, entre outras ações. Tivemos também a transformação urbana com mais de 300 ruas pavimentadas,

cionados à cidade, com um olhar diferenciado aos assuntos da cidade e suas conquistas. Em uma entrevista exclusiva, o prefeito Eduardo Boigues falou com exclu -

além da entrega de equipamentos fundamentais como creches, escolas e unidades de saúde. Mas, sem dúvida, o maior marco é ver o itaquaquecetubense resgatando o orgulho de viver aqui. Isso não tem preço.

DIÁRIO ITAQUÁ

De março de 2023 a junho de 2025, Itaquaquecetuba passou por incontáveis conferências de conferência, em diversas áreas. No entanto, nas últimas 100 semanas, qual foi a obra que mais significou para o senhor do ponto de vista pessoal, e que mais impactou positivamente a cidade de Itaquaquecetuba como um todo?

EDUARDO BOIGUES : São muitas obras, mas algumas que me tocam de forma muito especial são o Centro de Saúde Infantil, o Centro da Melhor Idade, o Terminal Urbano do Manoel Feio, a Clínica-escola para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), as mais de 30 unidades escolares abertas, a entrega de Unidades Básicas de Saúde que eram apenas esqueletos abandonados por antigos gestores (Fortuna, Marengo e Pequeno Coração) e ainda a retomada de projetos de equipamentos de saúde como UBS Zélia, Scaffid,

sividade ao jornal sobre a jornada da cidade nos últimos dois anos e três meses, dos desafios enfrentados e superados, e o que a cidade poderá esperar no futuro.

Napoli, bem como a UBS do Tropical, com previsão de entrega para o próximo mês, e as reformas das unidades do Centro, Recanto Mônica, Miray e Jardim do Carmo. Primeiro porque representa um olhar de carinho e respeito aos nossos munícipes, segundo porque são conquistas que pareciam impossíveis de acontecerem na nossa cidade e hoje é uma realidade. Além disso, destaco a revitalização da Vila São Carlos e da praça central, que trouxe mais dignidade, mobilidade e segurança, beneficiando milhares de pessoas todos os dias.

DIÁRIO ITAQUÁ

A saúde pública sempre é uma demanda da comunidade, e nos últimos dois anos e meio a cidade e a região enfrentaram muitos desafios. Do passado ao presente, e do presente para o futuro nos próximos dois anos e meio, o que a população pode esperar em termos de novidades para a Saúde?

EDUARDO BOIGUES : A saúde sempre foi e continuará sendo prioridade. Avançamos muito com a pediatria infantil, com os novos CAPS, além de reformas, construção e ampliação de UBSs. Para o futuro, estamos traba-

por

lhando junto ao governo estadual para entregar o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que já está em fase adiantada de formalização, e a construção de um centro médico na rodovia Alberto Hinoto, além de ampliar os serviços especializados e a oferta de exames. A saúde de Itaquá nunca mais será a mesma. Queremos uma saúde cada vez mais humanizada, eficiente e acessível para todos.

DIÁRIO ITAQUÁ

A segurança pública é um assunto que o prefeito conhece de longos dados. Do início de 2023 até hoje, quais foram as principais mudanças na política pública de segurança pública e o que o morador pode esperar para o reforço nos trabalhos da Guarda Civil Municipal e da Guarda Ambiental?

EDUARDO BOIGUES : Esse é um tema que me acompanha há muitos anos. Desde 2021, reestruturamos toda a Guarda Civil Municipal. Adquirimos novas viaturas, armamentos, investimos em tecnologia com câmeras inteligentes, a Muralha

Eletrônica, caminhão tempestade e mais trabalho nas ruas. Criamos a Guarda Ambiental, que hoje protege nossas áreas verdes e combate crimes ambientais. E o trabalho não para. Vamos seguir ampliando a frota, os equipamentos e o treinamento das nossas forças porque segurança é direito do cidadão e dever do poder público.

DIÁRIO ITAQUÁ

Nas cem edições do Diário Itaquá, acompanhamos as eleições municipais, que trouxeram um resultado inédito no Alto Tietê, no estado e no Brasil no primeiro turno da disputa municipal, com você como protagonista. Para o presente e para o futuro: como você vê Itaquaquecetuba no cenário regional e estadual?

EDUARDO BOIGUES : Itaquaquecetuba passou a ser protagonista no Alto Tietê e a ter voz no estado de São Paulo. A cidade que antes era esquecida agora é referência. Somos exemplo de gestão pública, de transformação social e de desenvolvimento urbano. O resultado histórico das últimas eleições, vencendo no primeiro turno, re-

flete esse sentimento de mudança que a população abraçou. Hoje estamos sentados nas mesas de decisão, levando Itaquá para um patamar que nunca ocupou antes.

DIÁRIO ITAQUÁ

A Educação é uma área de gestão pública que trabalha no médio e longo prazo, com iniciativas que agora serão sentidas anos depois. De 2023 até hoje, quais foram as evoluções na educação, e o que a população pode esperar para 2027?

EDUARDO BOIGUES : Foram entregues 20 novos espaços escolares, expandindo o acesso em quase 3 mil novas vagas e melhorando a infraestrutura para os estudantes. Além disso, foi inaugurado um Centro de Formação para capacitação contínua dos profissionais da educação e estruturado o Centro Municipal de Avaliação Educacional, responsável por avaliações e cadernos de aprendizagem. A educação inclusiva foi fortalecida com a criação de um novo prédio para o Departamento de Educação Especial (DEE) e um Núcleo de Apoio Espe-

cializado (NAE), garantindo atendimento qualificado. Para 2027, os objetivos são melhorar a qualidade e equidade da educação básica com ampliação das vagas em creches, garantindo alfabetização até o 2º ano do fundamental e ensino de tempo integral.

DIÁRIO ITAQUÁ

A cidade está em constante evolução, com novas histórias e novas pessoas. Ela mudou de forma específica desde março de 2023. Onde você vê Itaquaquecetuba em 2027, quando o Diário Itaquá completar 200 edições?

EDUARDO BOIGUES : Em 2027, quando o Diário Itaquá completar 200 edições, vejo uma cidade ainda mais moderna, com mais oportunidades, empregos e qualidade de vida. Vamos concluir obras estruturantes como o novo parque linear, mais moradias populares, ampliação da malha viária e fortalecer ainda mais as áreas de saúde, educação, segurança e meio ambiente. Itaquá está se transformando e quem acredita na cidade já percebe que o futuro chegou cedo.

ESPECIAL DIÁRIO ITAQUÁ 100

Do sonho à consolidação do “Jornal para Itaquá Chamar de Seu”

A jornada de dois jornalistas em buscar um novo portal de notícias se consolidou em uma voz da região

Em março de 2023, dois jornalistas de Itaquaquecetuba deram início a uma jornada que acabou por consolidar um novo portal de notícias no Alto Tietê e se tornou uma das principais vozes da cidade na política, no cotidiano, no esporte e na prestação de serviços- o DIário Itaquá, que chega à sua 100ª edição como um exemplo de sucesso na Comunicação Pública da região.

Segundo os fundadores Públio Vitor da Cruz e Thiago Campos, a ideia de criação de um jornal veio ao acompanhar, por mais de uma década, os rumos da Imprensa na região, onde perceberam a falta de um jornal e de um portal de notícias periódicas que abordasse, em primeira ordem, os assuntos da cidade de forma propositiva e abrangente.

“Itaquaquecetuba tem mais de meio milhão de habitantes, e não havia um ‘hub’ noticiário com website, com vídeos, com uma cobertura do dia-a-dia da cidade. A cobertura midiática da cidade na imprensa sempre foi feita de forma esporádica, e com um enquadramento noticioso voltado, principalmente para a pauta policial, o que gerou sempre uma sensação no público que aqui era uma cidade basicamente voltada para a violência”, afirmou Thiago Campos.

O editor-chefe Públio Vitor reforçou que o enquadramento, desde o início, foi voltado para tornar a cidade de Itaquaquecetuba uma coisa viva, com fatos não apenas da cena política e do noticiário policial, mas com os personagens do dia-a-dia e suas conquistas e superação.

“Uma publicação tem, primeiramente, o compromisso de mostrar a realidade do meio. E a realidade de Itaquaquecetuba é mais do que casos de violência ou instabilidade institucional. Estamos aqui para mostrar que nossa cidade é mais, que temos esportistas, artistas, empresários, influenciadores. Que as pessoas se divertem, que elas compõem suas histórias, que elas sonham e lutam por dias melhores. Mais do que um espelho do dia-a-dia, o Diário Itaquá se tornou um local que humaniza e incentiva outras histórias”, afirmou.

Em suas cem edições semanais, o Diário Itaquá mostrou os desafios do Poder Público e da população diante de temas como a economia, saúde, geração de emprego e educação. Mostrou o impacto do esporte no inconsciente coletivo com as campanhas do time de Itaquaquecetuba na Copa São Paulo de

Futebol Júnior, a Copinha, as multidões do Itaquá Rodeio Fest e Itaquá Music Fest, transmitiu ao vivo grandes eventos culturais como a procissão do Corpus Christi, e acompanhou de perto a vertigem das urnas na eleição de 2024 para prefeito e vereador, com a vitória de Eduardo Boigues no primeiro tur-

no com mais de 92% dos votos válidos, marcando a história no Alto Tietê e no país com a maior vitória proporcional de um candidato em cidade com dois turnos.

A cobertura foi possível diante de uma grande equipe composta por repórteres, cinegrafistas, editores de vídeo e uma

equipe voltada para as Mídias Sociais que transformou o jornal em um dos portais mais acessados na região e o principal meio de comunicação da cidade, com 67,1 mil seguidores no Instagram e mais de 7 milhões de visualizações. E o que reserva o futuro para o Diário Itaquá, segundo os fundadores?

“Temos um compromisso inquebrável com o nosso espectador. De mantê-lo informado sobre que acontece tanto em sua rua quanto o que acontece do outro lado do mundo. Com rapidez e precisão. É isso o que o futuro reserva tanto para nós quanto para nossos leitores”, concluíram Públio e Thiago.

ESPECIAL EDIÇÃO

100

O passado e o futuro de Itaquá em cem edições, segundo os secretários municipais

Homens e mulheres que trabalham na transformação da cidade desde março de 2023 conversaram com o Diário Itaquá

O Diário Itaquá acompanhou, nas últimas cem edições, a transformação da cidade em inaugurações, novos programas, políticas públicas e interações entre o Poder Público e a comunidade que mudaram a paisagem urbana. E ninguém melhor que os homens e mulheres que atuaram nestas ações poderiam avaliar o que já foi feito e o que poderá ser feito pela cidade de Itaquaquecetuba nas próximas cem edições. O Diário Itaquá conversou com os secretários municipais com o seguinte questionamento: “Na sua visão, como Itaquaquecetuba mudou nos últimos dois anos e meio, e como ela pode mudar ainda mais nos próximos dois anos e meio?”.

A secretária Maria Cristina Perpetuo (Educação), que nesta semana entregou a última unidade da “Maratona da Educação” no Jardim Monte Belo, ressaltou o trabalho de expansão da rede municipal de Ensino com inaugurações e ampliações da infraestrutura. “Apesar dos avanços, reconhecemos que os desafios ainda são grandes. Nosso compromisso é continuar na revitalização das estruturas físicas das escolas e buscar, cada vez mais, a melhoria dos índices. Trilhar esse caminho é garantir um futuro melhor para as crianças e jovens”, afirmou.

Na Habitação, a secretária Angela Quirino apontou o trabalho por meio da regularização fundiária, que acabou ganhando notoriedade e reconhecimento nacional com programas como o “Reurb Continuada”, que teve como meta promover a dignidade dos moradores com o registro da casa própria. “Cada título entregue é uma história de conquista, de pertencimento e de futuro. E é com esse mesmo compromisso que seguimos olhando para frente: queremos uma Itaquaquecetuba ainda mais justa, acolhedora e humana, onde cada cidadão tenha orgulho de viver e construir sua história”, pontuou. Fabiano Novais, secretário de Esporte, reforçou que o desenvolvimento do setor na cidade nos últimos anos é um testamen-

to da força, colaboração e trabalho em equipe do Poder Público e da comunidade. A transformação da cidade é um orgulho para todos os envolvidos e um modelo de gestão para outras cidades que buscam desenvolvimento e crescimento. Nos próximos anos, espero que a cidade continue avançando e que consigamos ter nossos próprios deputados nos ajudando com crescimento e investimentos em todas as áreas, principalmente no esporte”. No Desenvolvimento

Econômico, Luciano Dávila apontou o aumento de 17% em empresas instaladas na cidade, e o saldo positivo de 1.060 vagas de trabalho apenas em 2025, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), por meio de ações e programas de estímulo ao emprego. “Acreditamos que Itaquaquecetuba pode avançar ainda mais em seu desenvolvimento econômico e social, tornando-se uma cidade cada vez mais próspera e atraente para novos negócios e seus mo-

radores.

Na Segurança Pública, o secretário Anderson Caldeira apontou o aumento de operações contra o tráfico de drogas pela Guarda Civil Municipal, o combate aos bailes clandestinos e à perturbação do sossego, com as ações coordenadas em áreas consideradas mais críticas. “O objetivo agora é consolidar esses avanços com ainda mais tecnologia, inteligência e proximidade com a população. Vamos continuar ampliando o monitoramento, reforçando o trabalho

preventivo e garantindo uma cidade mais organizada e segura para todos.

Para a área da Saúde, Gabriel Rocha destacou pontos como a reforma de equipamentos, o processo de informatização do sistema e modernização de processos como grandes conquistas das últimas cem semanas, bem como o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (Suas) em prol das famílias em situação de vulnerabilidade.

“Nos últimos dois anos e meio, Itaquaquecetuba

avançou muito. O que pensamos para o próximo período é que esse ritmo continue. Hoje a gestão tem um ritmo próprio, e isso faz com que a cidade se movimente, se desenvolva. Estamos vendo isso muito bem nesses primeiros seis meses do segundo mandato, que a gestão não para. Então no próixmo período teremos uma cidade muito mais desenvolvida pra se viver e muito melhor do que encontramos há quatro anos e meio”, concluiu o secretário Marcello Barbosa (Governo)

Marcello Barbosa, Fabiano Morais, Angela Quirino e Maria Cristina Perpetuo, entre outros, falaram ao Diário Itaquá

ENTREVISTA ESPECIAL

Marcello Barbosa fala sobre o passado, presente e futuro da política em Itaquaquecetuba e Região

Secretário de Governo e pré-candidato a deputado estadual falou com exclusividade ao Diário Itaquá

O jornalista, empreendedor e gestor público Marcello Barbosa, 36 anos, é considerado como um dos nomes de destaque na nova geração da política local. Ocupa atualmente a secretaria de Governo e, entre 2021 e 2024, também ocupou a secretaria de Obras, sendo considerado um dos responsáveis pela chamada “revolução” na gestão pública e na infraestrutura da cidade. Na 100ª edição do Diário Itaquá, o agora pré-candi-

DIÁRIO

ITAQUÁ

Em sua experiência como gestor público, qual é o balanço que você faz dos últimos quatro anos da cidade, e as projeções para o futuro?

MARCELLO BARBOSA:

Desde 2021, a cidade foi reconstruída em diversos aspectos- na Saúde, na Assistência Social, na infraestrutura, realizamos um processo sem precedentes de regularização fundiária, aprovamos um Plano Diretor que pensa a cidade no presente e no futuro; foram quatro anos sem uma única linha de ação, mas em todas as áreas. A projeção para o futuro é ainda mais positiva, uma vez que conseguimos obter muito progresso mesmo com uma herança maldita de outras gestões e em um cenário de pandemia em janeiro de 2021. O ritmo não vai diminuir, uma vez que a casa está arrumada, com mais vigor e com muito a ser realizado, principalmente na Saúde.

DIÁRIO ITAQUÁ

Na qualidade de gestor público, qual foi o maior desafio na primeira gestão, e o que foi feito para superá-lo?

MARCELLO BARBOSA: Não foi nem o caos administrativo que encontramos que conseguimos superar, mas a baixa arrecadação da Prefeitura foi a meta a ser superada. Conseguimos fazer muito com poucos recursos, e poderíamos fazer mais com um caixa maior. Tivemos em média repasses de R$40 milhões por ano para a cidade, sendo R$20 milhões obtidos pela Secretaria de Governo, mas tudo isso é fragmentado, é uma ajuda mas não basta. Precisamos ter deputados federais e estaduais alinhados com a cidade para continuar avançando.

DIÁRIO ITAQUÁ

Em sua gestão na pasta de

Obras, a cidade teve diversos pacotes de obras lançados e inaugurados. Este seria o seu marco na gestão de Itaquaquecetuba?

MARCELLO BARBOSA: Com certeza. O prefeito Eduardo Boigues tem uma preocupação com a infraestrutura e com os equipamentos públicos, e avançamos em obras que impactam a vida das pessoas desde a canalização de córregos, construção de mais de 30 novas escolas, postos de saúde, áreas de lazer, além da infraestrutura no centro e nos bairros. Isso dá dignidade ao morador, principalmente da periferia da cidade.

DIÁRIO ITAQUÁ

Sobre a necessidade de um deputado para a cidade - o prefeito Eduardo Boigues declarou o apoio de toda a Gestão Municipal ao seu nome para a Alesp em 2026. Como você recebeu essa notícia e como está sendo conciliar o trabalho no Executivo para a disputa no Legislativo?

MARCELLO BARBOSA: Quando assumi as secretarias de Governo e Obras em 2021, o prefeito Boigues reforçou que teríamos uma missão maior à nossa frente. E, no fim do ano passado, me convidou para ser o representante da cidade na disputa à Alesp. Para mim, foi uma felicidade- a minha história de vida foi dentro da política como militante, e poder representar o projeto político vitorioso em 2020 e 2024 como pré-candidato a deputado é uma honra imensa.

DIÁRIO ITAQUÁ

Mas, na prática, o que representa para a cidade e a região ter um deputado estadual?

MARCELLO BARBOSA: O Alto Tietê hoje está sub-representado diante de seu

dato a deputado estadual pelo Republicanos nas eleições de 2026 concedeu uma entrevista exclusiva ao Diário Itaquá sobre o passado, o presente e o futuro da cidade à luz da gestão pública e da política partidária.

tamanho. Hoje temos nomes de peso no Legislativo estadual e federal, mas são apenas dois deputados federais e dois estaduais para mais de 3 milhões de habitantes e dez cidades. Podemos agregar nas lutas regionais e para a nossa cidade, como um melhor atendimento no Hospital Santa Marcelina, a vinda de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) para Itaquaquecetuba, reforma nas escolas estaduais, recapeamento de estradas da região, e Itaquá pode contar com recursos para avançar por meio de emendas e convênios com a Alesp.

DIÁRIO ITAQUÁ

Você presidiu o Republicanos, legenda do governador Tarcísio de Freitas e possui relações com nomes de peso como Marcos Pereira e Celso Russomanno. Para o ano que vem, o governador continua no partido para a disputa eleitoral? O que representa estar no partido do atual governador de São Paulo?

MARCELLO BARBOSA: Acredito que Tarcísio continua no Republicanos, porque ele representa a causa da legenda e tem feito um trabalho brilhante no nosso Estado, o que se reflete nas pesquisas eleitorais e na aprovação popular. A importância de estar neste partido é permitir um diálogo muito mais fácil e eficiente. E o Republicanos me acolheu desde 2020, onde pretendo ficar.

DIÁRIO ITAQUÁ

Como secretário de Governo, uma das atribuições da pasta é o comando da Comunicação de Itaquaquecetuba. Qual é, na sua visão, o papel da Comunicação na Gestão Pública, e qual é a mensagem que deixa aos leitores do Diário Itaquá?

MARCELLO BARBOSA: É

uma atribuição estratégica garantir o direito à comunicação da comunidade. O prefeito e a gestão tem tido um compromisso, desde o início do mandato, de se posicionar em momentos

bons e ruins da nossa cidade, sem se omitir e com transparência. Isso faz com que o nosso departamento seja um dos mais ativos do Alto Tietê. Em tempos de pós-verdade e fake news,

a busca pela informação correta e das fontes oficiais se tornou fundamental, e o Diário ITaquá garante à população a verdade dos fatos, o que é primordial para o progresso da cidade.

da REDAÇÃO

Campanha “Tempo de Aquecer” conta com 26 pontos de arrecadação em Itaquá FUNDO SOCIAL

Cestas de doação recebem cobertores, toucas, luvas, meias e agasalhos para o frio

A chegada da frente fria nesta semana ao Brasil, com a queda acentuada das temperaturas em todo o Alto Tietê, reforçou o trabalho do Fundo Social de Solidariedade para a campanha de inverno “Tempo de Aquecer 2025”. A ação busca a coleta de cobertores, toucas, luvas, meias e agasalhos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A campanha foi lançada no mês de maio com locais considerados estratégicos para a adesão da comunidade, dividindo-se entre repartições públicas e estabelecimentos comerciais parceiros da iniciativa. A campanha busca mobilizar moradores, empresas e instituições locais para promover um inverno mais digno e acolhedor para quem mais precisa.

A meta é arrecadar 5 mil itens que serão repassados às associações,

entidades, igrejas e Ongs cadastradas para, posteriormente, serem entregues às famílias. Além das doações, o Fundo Social reforça que há a opção de doação

em dinheiro pela chave PIX (CNPJ: 18.612.190/000163), com a arrecadação a ser revertida na compra de roupas e acessórios de inverno.

“Essa campanha reforça o nosso compromisso com as pessoas em situação de vulnerabilidade. Juntos vamos conseguir que muitas famílias tenham um

inverno mais quente”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Prates Queiroz.

“Nosso papel é facilitar o caminho entre quem

quer ajudar e quem precisa de ajuda. Com 26 pontos de coleta, queremos envolver toda a cidade na campanha”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

ITAQUÁ

RODEIO FEST

Organizadores do Rodeio celebram alta procura por ingressos para noites de festa

Equipe reforça que a troca solidária para pista começará em agosto

Os organizadores do Itaquá Rodeio Fest 2025, divulgaram nesta semana a parcial das vendas de ingressos de todos os setores e garantiram a alta procura pela festa que acontecerá em Itaquaquecetuba entre os dias 5 e 13 de setembro. A MP Promoções, responsável pela organização, confirmou a expectativa de 300 mil espectadores nos cinco dias de festa.

O primeiro lote de ingressos conta com diferentes modalidades, indo de R$20 para o setor de pista e R$160 para a inteira no setor FrontStage e R$160 para o FrontStage Amigo, para duas pessoas. Os ingressos para o Camarote Intense começam com meia-entrada a partir de R$160 (R$320 inteira) e Camarote Intense Amigo com duas pessoas a partir de R$320.

A comissão organizadora reitera que as vendas acontecem somente pelo site oficial do evento: https://www.itaquarodeiofest. com.br), e que os interessados devem tomar todas as medidas de precaução para evitar aborrecimentos durante a aquisição.

O Itaquá Rodeio Fest é considerado o maior rodeio de portas abertas do Brasil, e oferecerá apresentações musicais de artistas renomados, bem como a competição de montaria pela Liga Nacional de Rodeio, atrações culturais, ações sociais, entretenimento, serviços e uma ampla variedade culinária. A festa faz parte das celebrações do aniversário de 465 anos de fundação de Itaquaquecetuba.

O line-up do Itaquá Rodeio Fest 2025 traz artistas de diversos estilos musicais e de ampla projeção nacional, como Zé Neto & Cristiano, Dennis DJ, Lauana Prado, DJ Alok, Gustavo Mioto, Tatau, Gusttavo Lima, MC Kevinho, Turma do Pagode, Luan Santana e Henrique & Juliano- que está com os ingressos quase esgotados.

O prefeito Eduardo Boigues afirmou que o Itaquá Rodeio Fest representa um marco importante no turismo e na geração de emprego da cidade com vagas diretas e indiretas, com oportunidade aos microempreendedores, sobretudo no setor de

gastronomia. “O Itaquá Rodeio Fest é a prova de que é possível realizar um grande evento, estruturado, com direito a grandes nomes da música nacional, sendo acessível a todos, e sem o uso de recursos da Prefeitura. O impacto social é muito relevante, uma vez que mobiliza milhares de pessoas nas trocas solidárias e reforça o espírito de união e de responsabilidade que queremos fortalecer em Itaquaquecetuba”, afirmou.

TROCA SOLIDÁRIA

A organização do Itaquá Rodeio Fest confirmou que a edição de 2025 contará novamente com o esquema de Troca Solidária, com a novidade da “Eco Troca” - que permite a doação de embalagens recicláveis em troca de entradas, e com o “Green Pass”- um ingresso por dois quilos de latas de alumínio, que serão repassados para cooperativas de reciclagem do município. O período da Troca Solidária será entre os dias 1° e 20 de agosto, com reserva apenas para os ingressos de pista. Cada dia de apresentação terá uma série de itens definidos. Para o dia de Zé Neto & Cristiano e Dennis DJ, no dia 5, a troca será feita com 1 litro de leite, 1 litro de óleo e 2 embalagens plásticas vazias. Para o dia 6, show de Lauana Prado e Alok, serão 2 pacotes de macarrão, 2 sachês de molho e 2 embalagens plásticas vazias. Para o dia 7, com Luan Santana e Gustavo Mioto, a troca será por 1 quilo de ração para cão ou gato e 2 embalagens plásticas vazias; para o dia 12, com Henrique & Juliano e Tatau, serão 250 gramas de café, 1 quilo de açúcar e 2 embalagens plásticas vazias; e para o dia 13, encerramento da festa com Gusttavo Lima, MC Kevinho e Turma do Pagode, valem 1 quilo de arroz, 1 quilo de feijão e 2 embalagens plásticas vazias. As doações para a retirada dos ingressos deverão ser entregues nos pontos oficiais de troca: Itaquá Park Shopping, Fundo Social de Solidariedade de Itaquá, Praça Central (antigo museu) e as sedes da Guarda Civil Municipal (GCM) do Caiuby e do Piratininga.

por ANDRÉ DINIZ

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.