ITAQUÁ ESPERA MAIS DE 40 MIL ESPECTADORES NO NATAL ILUMINADO
Largo da Vila São Carlos ganha novas cores e atrações para todos os públicos PÁGINA 6 E 7
PREFEITURA APRESENTA NOVAS AMBULÂNCIAS E PROMETE DESCENTRALIZAÇÃO DO SAMU
DEFESA CIVIL FORMA NOVOS VOLUNTÁRIOS DO NUPDEC E APRESENTA PLANO VERÃO
PRÓJOVEM E CASA DA MULHER FORMAM MAIS DE 642 EM CERIMÔNIA CHEIA DE EMOÇÃO
EDITORIAL
Sobre Oportunidades
Filósofos, sejam eles por ofício ou paixão, sempre falam que dentre os maiores arrependimentos está a oportunidade desperdiçada. O ‘pecado da omissão’ é o único que pesa a longo prazo, aumentando de forma exponencial à passagem do tempo. Pessoas públicas ou privadas, sob o julgamento da história, passarão por isso invariavelmente quando confrontados. A semana em Itaquaquecetuba ficou marcada por uma palavra, sob o olhar do Diário Itaquá: “Oportunidade”. Desde o início da semana, eventos públicos e parcerias com a iniciativa privada ressaltaram a expansão do rol de opções para a população de forma direta ou indireta.
Uma ‘regra de ouro’ dentro do contrato social firmado, há
muitos e muitos anos, entre o Poder Público e a sociedade: à medida que pagamos nossos impostos e seguimos as leis, temos direitos fundamentais, inclusive que possam assegurar nossa chance de ter uma vida honesta e de qualidade. Não se trata de paternalismo, mas de uma mecânica primordial da nossa convivência em sociedade a partir de uma visão que tem como diretriz a solidariedade e o espírito cooperativo entre todos, indo em oposição à teoria de que “a sociedade é um ajuntamento de indivíduos”. Com a renovação da frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e os planos de descentralização do atendimento na cidade, busca-se a oportunidade de um atendimento que
fará a diferença para famílias no momento mais tenso de sua vida: quando um parente, um filho, um amigo necessita de cuidados médicos.
Quando a máquina pública se movimenta para proporcionar cursos de capacitação com qualidade e ajuda jovens e adultos a perseguir o sonho de uma vaga no ensino superior gratuito, como no “Aprova Itaquá”, abre-se uma janela para que todos aqueles que perseguem uma vida melhor. Quando entes públicos e privados unem esforços para fomentar o emprego formal na cidade, é uma oportunidade para reduzir a desigualdade social, formar uma consciência de mérito e de conquista pelo trabalho, fortalecendo os pilares de nossa sociedade.
Uma oportunidade pode se
Itaquaquecetuba, como mostramos nesta coluna nos últimos três anos, é mais do que ruas e avenidas, calçadas e concreto. É uma cidade feita de histórias, de pessoas, de um patrimônio imaterial que reside nas frestas, no intangível dos pensamentos, nas histórias que são transmitidas entre as gerações. E não poderia ser diferente na cultura, quando olhamos a vocação musical.
A Banda San Sebastian, com mais
de 50 anos de existência, nasceu no nosso chão e percorreu os quatro cantos do país e indo tocar do outro lado do continente pan-americano, no Canadá. O grupo formado pela família Reis em 1973 trouxe um som eclético e um repertório de grande nível, transitando entre diversos estilos e achando um lugar entre todos os públicos.
Na imagem, podemos ver a capa de um dos discos da banda comandada pelo grande músico Célio Reis.
tomar ou se perder num momento, mas para que ela seja formada, é necessário tempo e dedicação. Nenhum programa, seja público ou privado voltado para o progresso humano, surgiu de forma instantânea. Foi necessário ter visão para além das convenções vigentes, para além dos paradigmas atuais. E é, no fim do dia, uma conquista coletiva.
A valorização deste esforço generalizado foi possível ver na noite desta quinta-feira (4 de dezembro), quando os formandos do Aprova Itaquá renderam uma homenagem especial para uma funcionária da cantina do PróJovem, porque em seu trabalho abnegado ela buscou dar alento e uma chance para aqueles que tiveram jornadas duplas ou triplas para poder se prepa-
rar para o vestibular.
O final do ano tem em si o costume não escrito de olhar para trás com uma visão mais crítica e, em alguns momentos, julgadora, sobre nossas escolhas e das coisas que fizemos. John Donne, poeta inglês do início da Idade Moderna, escreveu em “Meditação 17”, que “nenhum homem é uma ilha, completa em si mesma; todo homem é um pedaço do continente, uma parte da terra firme”. Quando nos unimos para buscarmos mais oportunidades, formamos as estradas e pontes que nos ligam e nos fazem crescer como um todo. Que os exemplos vistos nesta semana se consolidem como um hábito tão corriqueiro quanto comer, dormir e sonhar com dias melhores.
SAÚDE PROMOVE CAMPANHA DE VACINAÇÃO PARA GESTANTES NESTE SÁBADO EM ITAQUÁ
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba começa neste sábado (6 dezembro) a campanha de vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir dos sete meses de gravidez. A imunização, segundo a pasta municipal por meio da coordenadoria de imunização, é proteger os recém-nascidos contra a bronquiolite e outras complicações respiratórias graves que ocorrem durante as primeiras semanas de vida. A campanha começa nas Uni-
dades Básicas de Saúde (UBS) Centro e Caiuby a partir das 8 horas - e a partir de segunda-feira (dia 8) estará disponível nas demais UBS e Unidades Saúde da Família (USF). A vacina é indicada a todas as gestantes de todas as idades, com recomendação de dose única a cada nova gravidez, e as equipes de saúde vão também atualizar outras vacinas para o período, como a contra os vírus da gripe e do Covid-19, que podem ser aplicadas no mesmo dia.
Itaquaquecetuba recebe novas ambulâncias para Samu e promete descentralização SAÚDE
Investimento foi de mais de R$1,6 milhão com promessa de frota mais segura e moderna no atendimento
Itaquaquecetuba passou a contar com a frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) completamente renovada, com a entrega de cinco novas viaturas na tarde desta segunda-feira (1º de dezembro) em ato na praça Padre João Álvares, no centro da cidade.
A cerimônia de oficialização da entrega aconteceu com a presença do prefeito Eduardo Boigues, do vice-prefeito Rogério Tarento, do secretário Gabriel Rocha (Saúde e Assistência Social), bem como outros membros do primeiro escalão municipal, membros da Câmara de Vereadores e servidores da pasta da Saúde, além de moradores da cidade.
Os veículos foram apresentados primeiramente durante o desfile cívico de independência no início de setembro e, desde então, passaram pelo processo de regularização para serem incorporados à frota do Samu. As novas unidades substituem as ambulâncias antigas em funcionamento, e tiveram um investimento de cerca de R$1,6 milhão, com verbas de emenda parlamentar do deputado federal Antônio Carlos Rodrigues e com recursos da administração municipal.
Segundo Daniel Castro dos Anjos, diretor do Samu de Itaquaquecetuba, a cidade passa a contar com sete ambulâncias no total, sendo cinco para uso imediato e duas de reserva como suporte estratégico para atender demandas extras. As ambulâncias são totalmente equipadas com dispositivos e materiais es-
senciais para atendimentos de urgência e emergência, possibilitando remoções, estabilização inicial dos pacientes e transporte seguro, além de oferecer melhores condições de trabalho às equipes de saúde.
Além da renovação da frota, a pasta reforçou as equipes do SAMU com a contratação de novos condutores, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos. Outro avanço em fase de consolidação é a implantação da nova base do SAMU, que deve ampliar ainda mais a eficiência do atendimento e o conforto para profissionais e pacientes.
“Com todas as viaturas devidamente equipadas e em operação, damos um passo importante para melhorar o tempo de resposta e a qualidade do atendimento. São veículos modernos e seguros que estão preparados para salvar vidas”, destacou o secretário Gabriel Rocha (Saúde e Assistência Social) . Para o secretário de Governo, Marcello Barbosa, a entrega demonstra responsabilidade e planejamento. “Esse investimento mostra a responsabilidade com o bom uso do dinheiro público e com a melhoria contínua dos serviços, especialmente em uma área essencial como a saúde”.
“A saúde é nossa prioridade. Essas ambulâncias foram apresentadas à cidade e agora entram em operação totalmente equipadas, prontas para salvar vidas. É um investimento que fortalece o atendimento e garante mais dignidade para quem precisa do serviço”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.
DESCENTRALIZAÇÃO E NOVIDADES
O lançamento oficial das ambulâncias também contou com novos anúncios de investimentos para a área da Saúde na cidade. Com exclusividade, o Diário Itaquá apurou que já está em fase de licitação o processo de reforma da base do Samu, além da construção de uma nova base na região do Piratininga, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e ajudar no gerenciamento de demandas.
O prefeito Eduardo Boigues também confirmou para 2026 outras duas novidades: a Cidade da Saúde, que funcionará no terreno do antigo Clube Bandeirantes, e um novo Centro de Diagnóstico por Imagem, a ser construído na Vila Virgínia, que contará com equipamentos como tomógrafo, ressonância magnética, Raio-X e ultrassonografia.
POR JOÃO VÍTOR BERNARDO
Ambulãncias já estão em operação e devem cobrir maior território na cidade em 2026
DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta Plano Verão e forma voluntários do Nupdec da Vila Sônia
Cerimônia no Moviecom Páteo Itaquá contou com participação de coordenadores da região
POR ANDRÉ DINIZ
A Defesa Civil de Itaquaquecetuba realizou na manhã de quinta-feira (4 de dezembro) a cerimônia de formação de 30 novos voluntários do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) e a apresentação do Plano Verão 2025-2026 de mobilização e prevenção a desastres naturais. A apresentação aconteceu no Moviecom Páteo Itaquá com a presença de autoridades de Itaquaquecetuba, Suzano e Biritiba-Mirim, além de formandos e parentes.
Segundo a Defesa Civil, o Nupdec funciona como uma ferramenta tanto de mobilização social quanto de prevenção, ao formar dentro das comunidades onde há áreas de risco agentes multiplicadores que ajudam na conscientização em
prevenir acidentes domésticos e auxiliar no primeiro atendimento, bem como um elo de ligação entre os moradores e o poder público, funcionando como a primeira linha no apoio.
A qualificação dos voluntários teve duração de 90 dias e uma carga horária de 80 horas, com participação presencial e online, composto de quatro módulos teóricos e um prático, com atividades complementares como identificação de animais peçonhentos, Atendimento Pré-Hospitalar Intersetorial e mobilizações em campanhas de conscientização e no simulado de atendimento a vítimas de desastre natural realizado na última semana.
A apresentação também contou com a apresentação do Plano Verão, que
contará com a participação de mais de 300 integrantes do Poder Público, entre agentes da Defesa Civil e de secretarias municipais que estarão de prontidão até o final de março. Cada setor da Administração Municipal, tanto na ação direta do atendimento a possíveis famílias afetadas por enchentes e deslizamentos quanto no apoio indireto, como no atendimento jurídico e no atendimento à imprensa.
Xauana Reis, moradora da Vila Sônia, falou ao Diário Itaquá sobre a importância do curso, principalmente em locais onde o risco de alagamento durante o verão aumenta. “Este curso é um presente de Deus, porque nos dará a chance de atuar diretamente para salvar vidas”, afirmou.
“É de extrema importância estarmos formando 30 novos agentes comunitários. São pessoas que, em uma situação de emergência, podem ser os responsáveis por apoiar uma vítima e até mesmo salvar uma vida”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Itaquá, Anderson Marchiori.
“Itaquá é uma cidade que exige preparo e prevenção, principalmente em períodos de fortes chuvas. Nossas equipes são bem treinadas e capacitadas, mas contar com moradores, que vivem diariamente nos bairros, é ainda mais importante, porque o conhecimento se estende”, disse o secretário Marcello Barbosa (Governo).
“Historicamente nossa cidade é castigada por ala-
gamentos em bairros próximos ao rio Tietê. Ao contrário de anos anteriores, agora temos um preparo maior para cada situação
assim. Hoje ganhamos um reforço importante, com 30 novos líderes comunitários”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Itaquaquecetuba recebe certificação oficial de ‘Município Resiliente’ pelo terceiro ano consecutivo
Município manteve avanços em políticas de gestão de riscos e adaptação climática
A cidade de Itaquaquecetuba recebeu pelo terceiro ano seguido o certificado do Programa Município Resiliente, alcançando 72,5 pontos. A avaliação considera parâmetros do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), do Programa Município VerdeAzul e da Campanha Construindo Cidades Resilientes, voltados à gestão ambiental, prevenção de desastres e adaptação às mudanças climáticas.
O reconhecimento é
alinhado às diretrizes da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) e faz parte de um conjunto de iniciativas do governo estadual que buscam fortalecer a capacidade das cidades paulistas de enfrentar eventos climáticos extremos como deslizamentos, enchentes e tempestades. Segundo a Prefeitura, o selo conquistado mostra que a cidade reforça seu compromisso com políticas de desenvolvimento sustentável e preparo diante dos impactos das mudan-
ças climáticas.
Para o secretário Marcello Barbosa (Governo), a conquista demonstra maturidade administrativa. “Esse reconhecimento mostra que nosso planejamento está funcionando. As secretarias trabalham juntas, com dados, indicadores e ações concretas, fortalecendo a capacidade da cidade de responder a eventos extremos e proteger quem mais precisa”, ponderou.
O coordenador da Defesa Civil de Itaquaquecetuba, Anderson Marchiori,
também destacou o empenho coletivo: “A certificação é resultado do trabalho integrado de todas as secretarias e servidores envolvidos. Cada área contribuiu para que Itaquá avançasse em prevenção, gestão de riscos e sustentabilidade. Seguimos comprometidos em tornar a cidade cada vez mais segura e resiliente”.
“O certificado reafirma que Itaquá tem avançado com responsabilidade na prevenção e na adaptação climática. Estamos inves-
tindo em políticas públicas modernas, eficientes e que colocam a proteção da po-
pulação como prioridade”, explicou o prefeito Eduardo Boigues.
DA REDAÇÃO
Cidade segue com medidas de prevenção
Voluntários participam de cerimônia
Casa da Mulher e PróJovem formam mais de 642 alunos em Itaquaquecetuba CONQUISTA
Participantes da Casa de Cursos
e do Aprova Itaquá foram homenageados em cerimônia no Cemi
POR ANDRÉ DINIZ
O Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquaquecetuba (Cemi) foi o palco de momentos de muita emoção na noite desta quinta-feira (4 de dezembro) com a formatura de 642 alunos dos cursos e workshops da Casa da Mulher, da Casa de Cursos, do Pró-Jovem e do Aprova Itaquá, de responsabilidade do Fundo Social de Solidariedade e da secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania.
Participaram da solenidade o prefeito Eduardo Boigues, a primeira-dama e presidente do Fundo Social Mila Boigues, a secretária Hadla Issa (Mulher, Direitos Humanos e Cidadania), Marcello Barbosa (Governo) e Gabriel Rocha (Saúde e Assistência Social), além de familiares dos formandos.
A colação contemplou no total 480 jovens e 162 mulheres da Casa de Cursos, em 18 cursos proporcionados pelo Município ao longo do ano.
Pela Casa da Mulher foram: Bolo Decorado, Edição Em Aplicativo Gráfico Canva, Panificação, bem como os workshops de Marmitas Fitness, Panetone Recheado e Bolo de Pote. Pela Casa de Cursos foram os cursos de Alongamento de Unhas, Automaquiagem, Design de Sobrancelhas e Manicure Iniciante.
O PróJovem, voltado a pessoas com até 25 anos, formou as turmas de Desenho e Ilustração (Basico e Intermediário). Desenvolvimento jogos 2D, Design gráfico e produção de objetos 3D, Fotografia com Smartphone,
Inteligência Artificial para Produção de Conteúdo, Pilotagem de Drone, Programação Web - Desenvolvimento de Sites e de Social Media, Podcast e Youtube. A cerimônia também encerrou o ciclo dos alunos do curso preparatório “Aprova Itaquá”.
A formatura mostrou diversas homenagens às turmas, professores e funcionários que proporcionaram a jornada dos participantes. Wanice Monteiro, funcionária do PróJovem, foi homenageada pelos alunos do Aprova Itaquá e ressaltou que o trabalho
feito foi por todos, desde os gestores até as equipes de apoio.
A secretária Hadla Issa exaltou o sucesso e a perseverança de todos os formandos e falou do compromisso que assumiram no primeiro dia em buscar uma nova direção para suas vidas. “Vocês possuem uma responsabilidade grande, pois vocês são a realização do nosso sonho de fazer uma política pública permanente, o que não havia antes. Não desistam, continuem estudando e se aperfeiçoando e acreditando na educação e
na nossa cidade”, afirmou. Marcello Barbosa, em sua fala, falou da construção coletiva em torno do sonho da Casa de Cursos e do Pró-Jovem. “Quando trazemos estes projetos nós pensamos no futuro, mas também avançamos no presente de cada um de vocês. Esta será a primeira de muitas formaturas, e queremos que vocês transformem seus sonhos em realidade, sabendo que tudo é feito pensado em vocês e na cidade”, afirmou.
O vice-prefeito Rogério Tarento falou do poder da crença no potencial de
cada um dos participantes dos cursos. “Saibam que o diploma é apenas um símbolo de uma porta que se abre para cada um de vocês para um mundo melhor e a realização de seus sonhos”. Mila Boigues classificou a formatura como uma celebração da coragem, da perseverança e do recomeço dos participantes, onde cada um seguiu por seu próprio caminho e desafios, como a família, trabalho e outras obrigações. “Trabalhamos para oferecer oportunidades reais, que façam sentido
no dia-a-dia de vocês.Mas vocês são os responsáveis por fazer essas oportunidades florescerem. Vocês são a prova de que investir nas pessoas é o caminho mais seguro para transformar a cidade”, exaltou.
Muito gratificante dar a oportunidade. Nossa responsabilidade é oportunizar. Quando jovens e adultos agarram a chance e fazem a diferença- você consegue um emprego melhor e empreender melhor do que a inércia. Estes 642 abraçaram a proposta de mudar suas vidas”, concluiu o prefeito Eduardo Boigues.
Emoção, sorrisos e exempos de superação marcaram discursos da formatra da Casa da Mulher e Pró-Jovem
CULTURA
“Natal Iluminado Itaquá 2025” deve receber mais de 40 mil visitantes até o fim do mês
Expectativas da Prefeitura coincidem com lançamento de espaço temático que reuniu mais de 7 mil pessoas DA REDAÇÃO
A Prefeitura de Itaquaquecetuba espera receber mais de 40 mil visitantes no espaço “Natal Iluminado”, montado no Largo da Vila São Carlos, e que foi inaugurado no último domingo (30 de novembro).
O lançamento da decoração temática de natal contou com a participação de autoridades municipais, membros da Câmara de Vereadores, representantes da sociedade civil, alunos de escolas municipais e moradores de todos os cantos da cidade. No total, mais de 7 mil pessoas passaram apenas no primeiro dia, que contou com uma queima de fogos e a apresentação de uma estrutura imersiva para as festas natalinas.
O Largo da Vila São Carlos foi transformado em uma vila natalina com ambientes temáticos, a Casa do Papai Noel, bonecos com personagens, tobogã, trenzinho natalino, brinquedos, portais luminosos, esculturas cenográficas e pontos ‘instagramáveis’, garantindo lazer para crianças de todas as idades. A Vila também contará com um rinque de patinação, que abre nesta quarta-feira (3 de dezembro).
Quase 100 estudantes de escolas municipais da cidade abriram a programação com uma cantata de Natal, apresentada juntamente com uma banda e orquestra, emocionando o público presente.
A Vila São Carlos vai funcionar de terça a domingo, das 14 às 23 horas, permanecendo fechada às segundas para manutenção e limpeza. Durante todos os dias do evento, o público poderá visitar a Mamãe Noel e o Papai Noel, que estarão presentes das 18 às 23 horas, recebendo as famílias e as crianças em um espaço especialmente preparado para interação e registros fotográficos.
O Natal Iluminado é realizado pela Secretaria de Cultura, em parceria com o Fundo Social e as secretarias de Educação, Serviços Urbanos, Saúde, Segurança, Emprego e Receita. A iluminação natalina segue até o dia 6 de janeiro, enquanto a estrutura de palco e a
programação especial aos fins de semana acontecem até 21 de dezembro. A expectativa é receber 40 mil visitantes. “Pensamos em cada detalhe para oferecer uma experiência encantadora e acessível que dialogue com a cultura e o convívio familiar. Ver o espa-
ço cheio confirma que o nosso objetivo foi alcançado”, afirmou a secretária Maria Ana Rosa (Cultura).
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Boigues, ressaltou o caráter acolhedor e solidário da iniciativa. “O Natal é tempo de cuidado com as pessoas, empatia,
amor ao próximo e boas ações. Estamos aqui para tornar isso possível. Participar dessa programação é uma forma de levar essa mensagem às famílias, criando um ambiente de acolhimento para todos”
“Essa é uma ação que aproxima o poder público da população, estimu-
la o lazer e movimenta a cidade, gerando impacto positivo também para o comércio local”, declarou secretário Marcello Barbosa (Governo).
O prefeito Eduardo Boigues destacou que o Natal Iluminado representa um momento de união e renovação da esperança.
“Esse evento foi preparado com muito carinho para que as famílias da nossa cidade possam celebrar juntas, vivenciar o espírito natalino e encerrar o ano com alegria e diversão. Além de lazer, é uma ação que fortalece a cidade e valoriza os espaços públicos”.
Vila São Carlos ganhou novas cores, aromas e sabores neste final de semana e se lança como polo de turismo
ENCANTO E
BELEZA
Lançamento da “Estação da Criança” traz mais de 1,5 mil para o Natal Iluminado
Programação traz atrações que encantaram o público infantil até o final do mês na Vila São Carlos
A magia do Natal tomou conta do Largo da Vila São Carlos com a Estação da Criança de Natal, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba na tarde de quarta-feira (3 de dezembro). O evento, aberto ao público e com atenção especial às famílias atendidas pela rede socioassistencial, reuniu cerca de 1,5 mil pessoas em uma tarde repleta de diversão, integração e espírito natalino.
A programação trouxe atrações que encantaram o público infantil. As crianças puderam aproveitar o trenzinho, se divertir nos brinquedos infláveis e acompanhar a animação da Turma do Chaves da Cultura. Para completar a festa, houve entrega de bolas e distribuição de algodão doce, pipoca, cachorro-quente, refrigerante e sorvete, deixando a tarde ainda mais especial.
O Vôlei Mania também marcou presença com o mascote Léo Taquá, aproximando ainda mais o esporte da comunidade. Outro destaque foi a presença dos personagens da Marvel, que
circulavam pelo espaço e fizeram a alegria dos pequenos.
“Preparamos esse evento com muito carinho para que as crianças e suas famílias pudessem viver a magia
e interagiram com seus heróis na quarta-feira
do Natal em um ambiente de acolhimento e alegria. Ver a Vila Encantada cheia de sorrisos nos motiva a continuar investindo em ações que fortalecem os vínculos comunitários”,
disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba, Mila Boigues.
“Nosso objetivo é promover ações inclusivas e
acolhedoras, celebrando o Natal de forma especial para as crianças do município”, afirmou o secretário Marcello Barbosa (Governo).
“Ver tantas crianças
aproveitando cada atração nos enche de orgulho e reforça a importância de investirmos em ações que aproximem a população”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Espetáculo gratuito promete encantar famílias no Largo da Vila São Carlos no Natal Iluminado 2025
A magia do Natal vai invadir Itaquaquecetuba neste domingo (7 de dezembro), às 18h30, com a apresentação gratuita do espetáculo “Noel.com- O Natal Conectado”, da companhia Sorriso com Arte, que conta com a participação especial do humorista Tirullipa. Misturando teatro, circo, música, dança e tecnologia, a montagem promete transformar a Vila Encantada de Natal, no Largo da Vila São Carlos, em um universo encantado.
Na história, às vésperas do Natal, Papai Noel decide dar uma olhada nas redes sociais, mas acaba preso dentro da internet após um misterioso acidente cibernético. Para resgatá-lo e salvar a fes-
ta mais esperada do ano, os divertidos duendes Link, Net e Bug embarcam em uma missão emocionante pelo mundo virtual. Humor, acrobacias, música e mensagens de união e esperança vão transformar a apresentação em um convite para toda a família celebrar o espírito natalino. Com telões de LED interativos e efeitos especiais, o espetáculo entrega humor, aventura e momentos de emoção.
Para a secretária Maria Ana Rosa (Cultura), o evento reforça o compromisso da cidade com o acesso democrático à cultura: “Trazer um espetáculo moderno, interativo e envolvente como o Noel.com é uma forma de mostrar que Itaquá valoriza a arte e quer que a população
viva experiências culturais grandiosas. Será uma noite inesquecível”.
“Preparamos um fim de ano especial, com ações que aproximam a população dos espaços públicos e fortalecem o sentimento de comunidade. Esse espetáculo é mais uma entrega que mostra o avanço de Itaquá”, complementou o secretário Marcello Barbosa (Governo).
O prefeito Eduardo Boigues destacou a importância de levar atrações culturais de qualidade para os moradores. “Queremos oferecer às famílias um Natal cheio de alegria, encantamento e oportunidades de convivência. Tenho certeza de que o espetáculo vai marcar a memória de todos”.
DA REDAÇÃO
Crianças de todas as partes da cidade brincaram
Tirulipa agira Itaquá neste domingo no Natal Iluminado
RECONHECIMENTO
Secretaria de Habitação de Itaquá é premiada em Congresso Nacional de Habitação Social
Evento realizado no Rio de Janeiro reuniu especialistas sobre políticas habitacionais e regularização
A Secretaria de Habitação de Itaquaquecetuba divulgou os resultados do Prêmio 21 de Abril, considerado o maior mérito nacional entre os projetos nacionais, realizado durante o 7º Congresso Brasileiro de Habitação Social e Regularização Fundiária. O encontro aconteceu na última semana na cidade do Rio de Janeiro.
O evento reuniu especialistas e gestores públicos de todo o país para debater políticas habitacionais, regularização fundiária e soluções inovadoras para garantir moradia digna às famílias brasileiras. Além da premiação, a participação de Itaquá no congresso reforçou sua atuação técnica e estratégica na área habitacional. A secretária Ângela Quirino foi palestrante no painel “Da invasão à regularização: a REURB como estratégia definitiva”, no qual destacou os avanços da cidade.
A equipe técnica, composta pelo secretário adjunto Marcio Oliveira, o coordenador jurídico Milton Godoy, a diretora de regularização fundiária Elaine Maria e a arquiteta Maria Eduarda, também apresentou o tema “Efetivando a regularização fundiária: da aprovação à fase cartorária”.
Itaquaquecetuba foi premiada na categoria “Inovação em políticas públicas habitacionais” com a Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos Fundiários (CPRAC-F) e na categoria “Resiliência urbana e adaptação às mudanças climáticas” com o Sistema Intersetorial de Gestão de
Áreas de Risco e Serviços Essenciais (SIGARSE).
A CPRAC-F foi criada para mediar e conciliar conflitos relacionados à regularização fundiária urbana, oferecendo uma solução rápida, gratuita e consensual entre moradores, proprietários e o poder público. Já o SIGARSE foi criado para enfrentar, de forma
integrada e prática, os desafios das moradias instaladas em áreas de risco, garantindo provisoriamente serviços essenciais como água e energia a famílias em situação de extrema vulnerabilidade.
“Essa conquista reforça que estamos no caminho certo. Trabalhamos diariamente para garantir digni-
dade, segurança jurídica e acesso à moradia adequada para as famílias de Itaquá. Sermos reconhecidos nacionalmente demonstra que nossas ações têm impacto real e transformador”, afirmou a secretária Ângela Quirino (Habtiação).
O secretário Marcello Barbosa (Governo) também destacou o profissionalismo da equipe. “A premiação reafirma que quando há planejamento, dedicação e equipe comprometida, os resultados aparecem. Itaquá está dando exemplo nacional de como a gestão pública pode ser inovadora e capaz de melhorar a vida das pessoas”. O prefeito Eduardo Boigues celebrou o reconhecimento: “Ver Itaquá ser reconhecida no Brasil inteiro é motivo de orgulho. Cada projeto premiado representa mais segurança, cidadania e esperança para quem luta por moradia digna.”
POR ANDRÉ DINIZ
Ações conjuntas da Prefeitura de Itaquaqecetuba renderam novo Prêmio 21 de Agosto
Brasil vai enfrentar Marrocos, Haiti e Escócia na Copa do Mundo
Sorteio em Washington definiu os chaveamentos da primeira fase e torneio começa em 11 de junho
O Brasil conheceu na tarde desta sexta-feira (5 de dezembro) os seus três primeiros desafios rumo ao Hexa, durante o sorteio das chaves da Copa do Mundo 2026, que acontecerá no México, Canadá e Estados Unidos. O Brasil será o cabeça-de-chave do Grupo C e terá como adversários as seleções de Marrocos, Haiti e Escócia, respectivamente.
O sorteio foi feito na cidade de Washington/ EUA com a presença de personalidades e dirigentes de todo o mundo. A Copa do Mundo do ano que vem será a primeira a ter 48 seleções, divididas em 12 grupos.
A Seleção Canarinho enfrenta o Marrocos no dia 13 de junho (sábado), o Haiti no dia 19 (sexta-feira) e a Escócia no dia 24 (quarta-feira). Os jogos serão realizados na costa leste dos Estados Unidos: a estreia em Boston
ou Nova Iorque, a segunda rodada em Boston ou na Filadélfia, e o terceiro jogo em Atlanta ou Miami. A Fifa divulgará neste sábado (6 de dezembro) a definição dos locais e horários de todas as partidas da Copa 2026. Se o Brasil passar em
primeiro lugar, deverá enfrentar na primeira eliminatória o segundo colocado do Grupo F (Holanda, Japão, Tunísia e a seleção europeia na repescagem), no dia 29 de junho (segunda-feira) em Houston. Se for o segundo colocado do grupo, também joga
no dia 29, mas em Monterrey, no México. O jogo de abertura da Copa será entre México e África do Sul, no dia 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México. A final será no dia 19 de julho, em Nova Jérsei.
ANCELOTTI: “DIFÍCIL”
O técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, classificou como “Difícil” o Grupo C, apontando as qualidades de Marrocos (pelo desempenho na Copa do Mundo do Catar em 2022) e
a Escócia. “Temos que jogar bem e terminar em primeiro do grupo. O primeiro jogo será muito importante. Temos qeu pensar em ganhar os três jogos. O mais difícil é Marrocos. Temos que ter confiança”, concluiu o treinador.
DA REDAÇÃO
Marque na sua agenda: estreia do Brasi na Copa do Mundo 2026 vai ser num sábado
Colônia do Sacramento, uma terra de duas almas TURISMO
Com traços marcantes das colonizações espanhola e portuguesa, a cidade uruguaia guarda um belo e precioso casario histórico e um clima de tranquilidade
Colônia do Sacramento, no Uruguai, é vulgarmente comparada com Paraty por causa de seu casario histórico e suas ruas de pedra. Mas ao visita-la você percebe que há muito mais que isso: trata-se de uma cidade de duas almas. Situada às margens do Rio da Prata, traz marcas das colonizações espanhola e portuguesa.
Fundada por portugueses em 1680, a cidade é um Patrimônio Mundial da UNESCO, oferecendo um mergulho na história. Colônia encanta com um ambiente acolhedor e cheio de história, complementado por experiências únicas em enoturismo, gastronomia e cultura.
A cidade possui inúmeras atrações para os viajantes, mas também oferece momentos de contemplação e tranquilidade. Flanar por ruas como a Calle de
los Suspiros é um deleite.
Como chegar
Em geral, a cidade é visitada em bate-voltas a partir de Buenos Aires ou Montevidéu. Em ambos os casos há ferries para atravessar o Rio da Prata. As opções mais conhecidas e seguras são o Buquebus (https://www.buquebus.com/ int) e Colonia Express (https://www.coloniaexpress. com/uy).
Não se esqueça que o Rio da Prata é gigantesco e a sensação de estar em mar aberto é real: em certos momentos você terá apenas água por todos os lados. Portando, se você não é muito fã de alto mar convém tomar as precauções devidas.
Partindo da capital uruguaia também é possível ir por terra. De ônibus o percurso leva pouco menos de três horas. Se estiver de carro a viagem é
mais rápida, bastando seguir pela Ruta 1. Hospedagem A cidade conta com opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos. Quem busca um pouco mais de conforto e exclusividade pode optar pelo Radisson Colonia del Sacramento Hotel, que está às margens do Rio da Prata, a uma curta caminhada do centro histórico. Ele oferece uma experiência cinco estrelas com diversas comodidades, incluindo piscinas, sauna, spa e um restaurante com vistas espetaculares dos belíssimos entardeceres do Prata.
ATRAÇÕES
Entre suas atrações mais emblemáticas, destaca-se a Plaza de Toros Real de San Carlos. Inaugurada em 1910 com capacidade para
MAIS UM EVENTO CELEBRA A FORÇA DO TURISMO
O ano de 2025 foi pródigo em importantes feiras de turismo no território nacional. Teve para todos os gostos: gigantes internacionais como o WTM, grandes eventos nacionais como o Salão do Turismo, além dos Festivais que rolaram Brasil afora. O mais recente foi a Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de novembro. Apontada como a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, a Festuris teve 64 destinos internacionais representados, 2.500 marcas expositoras e mais de 400 estandes. Além disso, o evento contou com 110 palestrantes, 60 horas de conteúdo e um crescimento significativo no número de agendamentos/ reuniões.
A 37ª edição recebeu cerca de 17 mil profissionais e movimentou R$ 552 milhões em negócios em sua 37ª edição, um crescimento geral de 15% em relação a 2024. A estimativa é de que o Festuris tenha movimentado cerca de R$ 80 milhões na economia local, considerando hospedagem, alimentação e consumo médio dos visitantes.
8 mil espectadores, este local originalmente abrigou corridas de touros até 1912, com a particularidade de que nenhum touro foi morto, seguindo as normas locais. Em 2021, a praça passou por uma restauração completa, transformando-se em um centro cultural de destaque mundial, onde artistas renomados como Plácido Domingo e Jorge Drexler realizaram espetáculos inesquecíveis. Colonia é um convite para os amantes do vinho, com diversas vinícolas que oferecem experiências inesquecíveis, como a Bodega Los Cerros de San Juan, que há mais de 150 anos oferece degustações de vinhos. Outra opção é o Viñedos y Olivares del Quintón, que oferece degustações e almoços regionais, incluindo assados típicos.
Mais números superlativos podem dar um exemplo da grandiosidade do evento. Para erguer os estandes dos expositores foram precisos cerca de 1.500 operários de mais de 30 montadoras. Outros cerca de 600 colaboradores temporários atuaram em áreas operacionais, como recepção, limpeza, segurança e transporte. A presença de 420 veículos de comunicação nacionais e internacionais garantiu ampla visibilidade e consolidou Gramado como epicentro das discussões sobre o futuro do turismo.
Portugal foi o País Convidado de Honra deste ano e a Costa Rica, que se destaca pelas iniciativas de sustentabilidade, foi reconhecida nos 10 anos da Árvore da Integração.
A vocação internacional da Festuris se evidencia pela presença de um total de 64 destinos internacionais. Vieram países de toda a América Latina como Uruguai, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, México, etc.; da Europa como Portugal, Espanha, França, Suíça e Itália; da África como Marrocos, Angola e África do Sul; da Ásia como Japão, Maldivas e Emirados; além da Austrália na Oceania e Estados Unidos na América do Norte.
Para o ano que vem, a Festuris abordará o tema “Relações reais que constroem o futuro”, aprofundando o diálogo sobre conexões humanas e experiências autênticas no turismo. O evento também se prepara para expandir o Projeto Hortênsias e lançar novas ações voltadas ao turismo esportivo, reafirmando o propósito de impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor. A expectativa é de mais um ano de êxitos e números grandiosos.
FÁBIO MENDES é jornalista e escritor, autor de revistas e guias de viagem e livros-reportagem
ARTIGO
Turismo e história se misturam nas ruas da multicentenária cidade uruguaia
“Missa de Alcaçuz” traz união entre o erudito e popular para Itaquaquecetuba CULTURA
Apresentação musical no Santuário Nossa Senhora D’Ajuda encanta espectadores e abre possibilidades
POR ANDRÉ DINIZ
O Santuário de Nossa Senhora D’Ajuda, no centro de Itaquaquecetuba, recebeu na noite do último sábado (29 de novembro) uma apresentação especial, unindo elementos da cultura popular brasileira, da arte sacra e do universo medieval lusitano: a Missa de Alcaçuz, uma composição de Danilo Guanais, apresentada pela Orquestra Filarmônica da cidade e pelo Coral de Câmara EnCanto, da capital.
A apresentação foi organizada pela comunidade eclesiástica, com o historiador e teólogo Gabriel Frade como um dos principais articuladores. A Orquestra Filarmônica de Itaquaquecetuba e o Coral Encanto cativaram os mais de 350 espectadores que lotaram o Santuário,
que acompanharam o trabalho de Johnny Martins na regência.
A Missa de Alcaçuz teve como ponto de partida a obra musical nascida de descobertas arqueológicas e historiográficas no Rio Grande do Norte, na década de 1990. Na cidade de Alcaçuz/RN, historiadores descobriram textos e canções que fazem menção ao universo medieval lusitano, como herança dos primeiros anos da colonização do Brasil. A partir destes achados arqueológicos, o autor e compositor Danilo Guanais uniu o tema com o movimento armorial- corrente artística fundada por Ariano Suassuna (autor de “O Auto da Compadecida”, entre outros), que une elementos do Romanceiro Popular do Nordeste. A obra musi-
cal, com aproximadamente uma hora de duração, traz arranjos da música inspirada no movimento armorial com o recital do Ordinário da missa em latim, aliado à dimensão popular.
“É uma alegria muito grande como igreja, como comunidade e como povo disposto a acolher a arte e a música. Nossa cidade tem grande parte da população com antepassados nordestinos, e trazer uma obra como esta para a cidade é trazer parte das nossas origens em comunhão do povo que cuida da Igreja, da família e trabalha com honestidade. Esta peça faz um contexto de vida para a nossa realidade”, afirmou o padre Luis Renato, pároco do Santuário de Nossa Senhora D’Ajuda.
“Este momento está sen-
Aprsentação emocionou espectadores no Santuário
do muito especial, a Orquestra completa seus 10 anos e este é um dos últimos concertos, fechando com chave de ouro. É um marco pra gente, mostrando para o público nossa versatilidade. A Orquestra é um projeto de formação que reúne jovens, que já tocou peças de balé, de corais e concertos difíceis. Estamos apresentando nosso alcan-
ce e potencial”, destacou Johnny Matias. Ao final, Gabriel Frade celebrou o sucesso da apresentação musical e o desempenho da Filarmônica da cidade, apontando como o possível ponto de partida para outros projetos em Itaquaquecetuba. “. Vejo a apresentação de hoje como um primeiro passo para outras iniciativas que,
com o poder público e de outras entidades, podemos colocar no mapa cultural do AT. Podemos transformar a praça como um palco para o Auto de Natal, usando a Igreja como um cenário, com grandes espetáculos eruditos e populares, trazendo nossa cidade para essa lista de cidades com contribuições culturais a dar”, concluiu.
Oficinas da Secretaria de Cultura fecham ano com apresentações e mais de 1,3 mil espectadores
Música, capoeira e ballet e montagem de “O Auto da Compadecida” agitaram sede da Cultura e Cemi
Terminou no último final de semana o ciclo de apresentações que marcaram o encerramento dos cursos e oficinas culturais oferecidos em 2025 pela Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Cultura. As atividades aconteceram na sede da pasta, localizada na Vila Virgínia, e no Centro de Convivência da Melhor Idade (Cemi), no Centro, com mais de 1,3 mil espectadores.
A agenda começou no dia 27 de novembro com os alunos das oficinas de violão e teclado, que deram início às apresentações emocionando o público com repertórios preparados especialmente para a ocasião. Em seguida, o CEMI recebeu a grande montagem de O Auto da Compadecida, clássico de Ariano Suassuna que ganhou vida com cerca de 70 atores no palco. A encenação, protagonizada pelos personagens Chicó e João
Grilo arrancou risadas e atraiu mais de 400 pessoas ao espaço.
Também no CEMI, ocorreu o batizado e a graduação dos participantes da capoeira e a finalização foi marcada pela exibição de Belle Époque, da oficina de ballet.
A secretária Maria Ana Rosa (Cultura) ressaltou o orgulho com o desempenho dos alunos. “Foram dias muito especiais em que vimos o resultado de um ano inteiro de dedica-
ção. Cada apresentação trouxe o talento e a sensibilidade de cada um dos nossos pequenos grandes artistas”, disse.
O secretário Marcello Barbosa (Governo) também destacou a experiência vivida ao acompanhar as apresentações. “Fiz questão de estar presente e ver de perto o desenvolvimento dos alunos da cultura. É um privilégio vê-los atuando tão bem e entregando tudo de si”, disse.
O prefeito Eduardo BoiDA
gues reforçou os agradecimentos aos estudantes e professores. “Encerramos mais um ciclo com apresentações que mostram o quanto nossa cidade tem
talento. Foram dias de muita entrega e profissionalismo. A cultura de Itaquá está viva e cresce a cada ano, mesmo diante dos desafios”, finalizou.
Balé, dança e teatro consolidam cena local
ESPORTE
Time de Itaquaquecetuba conquista
Copa das Comunidades EDP 2025
Real Marli venceu por 1x0 o Vila Nova Maluf e consagrou o esporte amador da cidade na região
A cidade de Itaquaquecetuba foi destaque na edição deste ano da Copa das Comunidades EDP, conquistando o título com o Real Marli, representante da cidade. A final aconteceu no sábado (29 de novembro) com a vitória sobre o Vila Nova Maluf, de Suzano, por 1x0, consolidando a cidade no cenário do esporte amador do Alto Tietê.
O torneio reuniu 64 equipes amadoras e mais de 1.900 atletas, movimentando durante mais de três meses os municípios de Itaquaquecetuba e cidades da região. Além do alto nível esportivo, o campeonato promoveu integração entre bairros, valorização do futebol de várzea e fortalecimento da cultura esportiva nas comunidades.
Reconhecida como uma
das maiores competições comunitárias do estado de São Paulo, a Copa das Comunidades EDP é voltada especialmente para regiões de maior vulnerabilidade social. O regulamento exige histórico de boa conduta esportiva das equipes participantes, reforçando valores como respeito, ética e espírito coletivo. O sucesso da iniciativa foi imediato, com todas as vagas preenchidas em menos de 48 horas após a abertura das inscrições.
“A EDP entende o esporte como uma ferramenta social importante para ampliar a consciência sobre o coletivo e de pertencimento, ingredientes chave para alcançarmos uma sociedade mais justa e inclusiva. Por isso, apoiar iniciativas como a Copa das Comunidades na nossa área de atuação é de
grande valia”, disse Marcos Campos, diretor da EDP em São Paulo.
A edição 2025 foi patrocinada pela EDP, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de São Paulo, e contou com o apoio das secretarias municipais das cidades envolvidas, além da realização técnica da JW KSports e da ONG Determinados.
“Essa conquista é resultado do trabalho contínuo de valorização do esporte amador em Itaquá. O desempenho do Real Marli demonstra a dedicação dos atletas e reforça a importância de políticas públicas voltadas ao esporte”, acrescentou o secretário Fabiano Novais (Esporte).
“A Copa das Comuni dades vai além do espor te. Ela fortalece os laços
EMPREGO
MAIS DE 18 MIL
comunitários, incentiva a disciplina e ocupa posi-
secretário Marcello Barbosa (Governo).
menta de inclusão social. Investir no futebol amador
VAGAS CRIADAS
SEGURANÇA
46 NOVAS VIATURAS + CAMINHÃO TEMPESTADE
REFORMA DO TERMINAL MANOEL FEIO CONSTRUÇÃO DO TERMINAL PIRATININGA
Com investimento em todas as áreas, Itaquá se transforma a cada dia, criando novas oportunidades e um futuro melhor para a população.
Real Marli vence e coloca Itaquá no mapa do futebol amador regional