Diário Itaquá - Edição 121

Page 1


ITAQUAQUECETUBA-SP

15 A 21 DE NOVEMBRO DE 2025

ANO 03 • EDIÇÃO 121 Distribuição Gratuita www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua

“SUPERAÇÃO SP” COMEÇA VISITAS DOMICILIARES EM ITAQUÁ NO MORRO BRANCO

PÁGINA 4

MEIO AMBIENTE REFORÇA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE MUDAS NO VIVEIRO MUNICIPAL PÁGINA 7

SAÚDE: AGILIZA SUS CHEGA A 70 MIL ATENDIMENTOS E PROMOVE MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS

PÁGINA 8

CULTURA: MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA TERÁ PALESTRAS E FEIRA EM ITAQUÁ PÁGINA 11

TURISMO: CARNAREGGIO MOSTRA FACE DESCONHECIDA DE VENEZA PÁGINA 10

Itaquaquecetuba e Alto Tietê marcam presença na COP30, em belém

Prefeito Boigues participa de Conferência do Clima e Condemat+ assina documento “Mulheres pelo Clima e Biodiversidade PÁGINA 3 E 12

CÂMARA DE VEREADORES CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO A ADRIANO AZEVEDO DA SER EDUCAÇÃO

PÁGINA 9

SABESP COMEÇA CAMPANHA DE COBRANÇA ATIVA E CLIENTES SOFREM TRANSTORNOS PÁGINA 5

SEGURANÇA: GCM DIVULGA BALANÇO DE OPERAÇÕES E DEFESA CIVIL PREPARA SIMULADO

PÁGINA 6

ATUALIZA ANDAMENTO DE TRÊS PROJETOS CITADO POR BOIGUES NA TMC PÁGINA 3

EDITORIAL

Sobre o Equilíbrio Compartilhado

Independentemente de crenças, de ideologias ou de posicionamentos sobre a existência de uma Força acima de todos responsável pela criação do Universo, é consenso de que a Natureza, que o Mundo e o Universo vivem em uma correlação harmoniosa e complexa, onde pequenos movimentos desencadeiam grandes repercussões. E, ao mesmo tempo, seguindo as leis de Isaac Newton, corpos em repouso permanecem em repouso até que uma força externa seja aplicada.

“Estamos fazendo a nossa parte”, declarou o prefeito Eduardo Boigues em seu perfil nas redes sociais durante o primeiro dia da COP30, a Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, que acontece na cidade de Belém, no norte do país.

A conferência começou quase 36 horas depois de uma cidade no oeste paranaense ser praticamente obliterada com a força de um tornado, com registro de ventos de quase 250 km/h. Um tornado, no “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”: mais uma das tragédias anuais que se somam nos últimos anos, atingindo principalmente aqueles mais vulneráveis- seja no Paraná, no Rio Grande do Sul, no litoral paulista, nos morros cariocas, nos bairros suburbanos de cidades do nordeste. Seja a chuva, seja a seca que castiga agricultores, dificulta a vida dos mais humildes, que encarece o custo de vida e que coloca a ocupação humana sobre o planeta Terra em xeque.

Segundo o Centro Nacional

de Monitoramento e Alertas em Desastres Naturais (Cemaden), o número de cidades que contam em seus Planos Diretores com ações e diretrizes para reduzir o risco de desastres causados pelas mudanças climáticas (a chamada “resiliência das cidades”) e com objetivos para reduzir o impacto no meio ambiente - na poluição do ar, da água ou da terra - ainda é minoritária.

Grande parte do país ainda vive com a mentalidade de que “isso nunca chegará até a gente”, como se houvesse algum tipo de favor do Universo para conosco, e ignoramos que somos uma parte de um grande ecossistema que não apenas nos afeta enquanto comunidade, mas atinge pessoas que sequer conhecemos ou interagimos. To-

PASSARELLI

Moradores mais antigos de Itaquaquecetuba se lembram do que foi a “Fazenda Passarelli” ou, por seu nome oficial, a Granja Santa Inês, localizada na estrada do Rio Abaixo. A propriedade, estabelecida entre 1964 e 1965, especializou-se na criação de gado de leite, mais tarde se especializando na raça holandesa com pesquisas de seleção genética. Seu empenho ao longo dos anos trouxe a notoriedade na agropecuária nacional, onde o touro Pégasus, trazido do Canadá, ganhou

prêmios em várias feiras agrícolas em vários pontos do país. O touro deixou uma descendência de animais de alta performance que continuou por décadas, colocando Itaquá nas páginas da história do agro brasileiro.

O que começou no Rio Abaixo tornou-se um exemplo de gestão de gado leiteiro para todo o país, lançando as bases para a força da pecuária que hoje domina o cenário mundial, desbancando mercados “tradicionais” como o americano.

dos nós somos, em maior ou menor grau, responsáveis pelas vitórias e derrotas que obtemos enquanto civilização: dos países polinésios que temem por sua própria existência diante da elevação dos oceanos, da fome prolongada causada pelas secas ou enchentes, aos acordos para a melhora das condições gerais do planeta.

Temos na história do século XX a comprovação de nossa capacidade de colaboração em torno de um bem comum para toda a humanidade. O banimento do uso de clorofluorcarbonetos (CFCs) na indústria pelo risco à camada de ozônio, dentre outros compostos; a proteção de espécies ameaçadas de extinção pela ação predatória; o reconhecimento da importância dos corais e da Amazônia para a

continuidade da existência humana mostraram que há dentro de nós a força para mudarmos de rumo enquanto ainda há tempo.

Por mais que os “números mágicos” das bolsas de valores e dos balancetes de nações ainda possam ter influência sobre nossos rumos, um número mais simples pode nos levar a tomar uma medida- “2,5”, que é a previsão de aumento da temperatura média do planeta, o que pode decorrer em problemas gravíssimos à raça humana. Por esse motivo, eventos como a COP30 e a participação plena da sociedade civil, de governos de todas as esferas e da população em geral torna-se cada vez mais urgente, uma vez que só alcançaremos este equilíbrio trabalhando juntos.

NOVO ECOPONTO DE SUZANO:

TONELADAS EM UMA SEMANA

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano informou o balanço da primeira semana de operações do novo ecoponto José Limeira de Freitas, localizado no bairro Cidade Miguel Badra, na zona norte da cidade, com 46,5 toneladas de resíduos. O balanço envolve entulho de construção, madeira, rejeitos e gesso, além de cinco big bags destinadas a rejeitos sólidos. A unidade, segundo a Administração Municipal, é administrada pela concessionária

Renova Suzano, e integra as ações do município voltadas ao fortalecimento da coleta seletiva e destinação ambientalmente correta dos resíduos. A pasta reforça que o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas e aos sábados das 8h ao meio-dia. Além do ecoponto do Badra, Suzano possui outros quatro locais em funcionamento: Parque Maria Helena, Vila Figueira, Dona Benta e Cidade Boa Vista.

Eduardo Boigues participa da COP30 e compartilha experiências do Alto Tietê SUSTENTABILIDADE

Prefeito de Itaquaquecetuba e presidente do Condemat+ participa de painéis e aponta ações na gestão pública

A cidade de Itaquaquecetuba e o Alto Tietê estão representados na Conferência das Nações

Unidas Sobre a Mudança do Clima (COP30) que acontece até o dia 21 de novembro na cidade de Belém, com a presença do prefeito e presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+), Eduardo Boigues.

O evento reúne líderes e representantes de quase 200 países do mundo para a discussão e negociação de ações para o combate às mudanças climáticas e suas consequências sobre a vida humana na Terra. O encontro é considerado a maior cúpula anual sobre o clima com representantes governamentais, especialistas, ativistas e organizações não-governamentais (ONGs).

O prefeito Boigues esteve acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba, Mila Prates Boigues Queiroz, e de Rafael Barros, da Guarulhos Sucatas, empresa do ramo de reciclagem que opera na cidade.

Segundo o chefe do Poder Executivo, a participação da cidade de Ita-

quaquecetuba e do Alto Tietê como um todo é fundamental em um evento que traz especialistas de todas as partes do mundo para o compartilhamento de experiências que podem trazer benefícios e sustentabilidade para a população, além de garantir o equilíbrio ecológico e reduzir o risco de eventos climáticos que afetam populações em

áreas de risco. Dentre os trabalhos realizados na cidade de Itaquaquecetuba, o prefeito ressaltou as ações da Guarda Civil Municipal (GCM) no combate a crimes ambientais e na educação preventiva, o aumento da cobertura de ecopontos na cidade para o combate ao descarte irregular de entulho, além de ações como o “Green

Pass” em eventos como o Itaquá Rodeio Fest 2025, com a troca de materiais recicláveis por ingressos. Na qualidade de presidente do Condemat+, Boigues destacou que a região vem apresentando, por meio da Câmara Técnica de Meio Ambiente, e a aprovação das dez propostas durante a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em maio deste ano.

O secretário Marcello Barbosa (Governo) destacou a importância das iniciativas municipais e da participação de Itaquá em eventos internacionais. “O município tem mostrado que é possível crescer de forma sustentável, com ações que alinham desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental. E estar presente na COP30 é um marco para o muni-

cípio e para toda a região do Alto Tietê”, completou. “Nós fazemos a nossa parte, pois as mudanças climáticas impactam diariamente nossas vidas com o risco de enchentes, de deslizamentos, e outros eventos que testemunhamos nos últimos dias. Itaquá é o maior polo reciclador do Alto Tietê, contamos com empresas e cooperativas, com a coleta seletiva e com ecopontos que dão a destinação correta. E viemos não apenas para mostrar o que fazemos, mas também para aprender”, afirmou o prefeito.

PAINÉIS NA COP30

O Pavilhão Brasil da COP30, segundo o governo federal, conta com mais de 286 eventos programados entre os dias 10 e 21 de novembro, divididos em quatro auditórios. Os painéis tratam de discussões voltadas ao enfrentamento da mudança do clima, os 30 objetivos estratégicos da Agenda de Ação, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC, em inglês) e o Plano Clima, além da aplicação das determinações do Acordo de Paris, pelo viés da cooperação internacional.

Secretaria de Obras divulga novas informações sobre andamento de projetos citados por Boigues

Projetos sobre alças da Ayrton Senna, expansão do Parque Ecológico e Teatro Municipal foram mencionados na TMC

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Obras, divulgou nesta semana novidades sobre três obras que foram divulgadas pelo prefeito Eduardo Boigues durante o programa “A Cidade É Sua”, da rádio TMC 100.1MHz FM, veiculado no final de outubro.

Durante o programa, o prefeito de Itaquaquecetuba falou sobre os desafios e conquistas da cidade ao longo do ano e desde o início de sua primeira gestão como prefeito a partir de 2021, e tratou de três intervenções ligadas a questões da cidade que estão planejadas e em andamento: infraestrutura e logística

(das alças de acesso à rodovia Ayrton Senna), lazer e preservação ambiental (da ampliação do Parque Ecológico Mario do Canto) e cultura (do novo Teatro Municipal).

Segundo a pasta de Obras, as alças de acesso da Ayrton Senna tiveram seus projetos ratificados e aprovados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Os projetos executivos já foram entregues e validados, e o termo aditivo entre a concessionária e o Governo do Estado está em análise jurídica, última etapa necessária antes do início das obras. A expectativa é de que seja iniciada até o primeiro trimestre do ano que vem.

Na área ambiental, o processo de expansão do Parque Ecológico Mário do Canto avança. A área de 800 mil metros quadrados, doada por uma mineradora, está em fase de desmembramento para ser incorporada ao parque. A ampliação deve aumentar as áreas verdes e de lazer disponíveis à população. Já na área cultural, o projeto do Teatro Municipal de Itaquaquecetuba, desenvolvido pelas secretarias de Cultura e Obras, permanece em fase de planejamento. Uma fundação manifestou interesse em apresentar um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que deverá incluir o projeto executivo e o plano de capta-

e a prefeitura aguarda a formalização do PMI para definir os próximos pas-

sos e, por enquanto, não há previsão para o início das obras.

POR ANDRÉ DINIZ
Prefeito foi acompanhado da primeira-dama Mila Prates Boigues e compartilhou ações na cidade
Parque Ecológico deverá receber expansão a partir de 2026
POR LARISSA DIAS
ção de recursos estimado em R$ 45 milhões junto ao Ministério da Cultura.

ASSISTÊNCIA

SOCIAL

Programa SuperAção SP começa visitas domiciliares em Itaquaquecetuba

No total, são 31 agentes que estão percorrendo a região do Morro Branco e outros locais

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, confirmou nesta quinta-feira (13 de novembro) que a cidade deu início às ações do programa SuperAção SP no município. A iniciativa tem como objetivo acompanhar e apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social por meio de visitas domiciliares e acompanhamento contínuo. Itaquá é um dos oito primeiros municípios do estado selecionados para receber o programa e, nesta primeira etapa, as atividades estão concentradas na região do CRAS Morro Branco. No total, 31 agentes sociais vão atuar nos territórios e acompanhar 2.883 famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). O trabalho consiste em construir, junto com cada núcleo familiar, um Plano

de Desenvolvimento Familiar (PDF), instrumento que orienta ações para fortalecimento de vínculos, inclusão produtiva e melhoria das condições de vida.

Segundo o governo do Estado, os agentes também visitarão os bairros Aracaré, Centro, Cidade Kemel, Estação, Jd Alvorada, Jd Joandra, Jd Nossa Sra. D’ Ajuda, Jd Roseli, Jd Santa Helena, Jd Santo Antonio, Jd Valparaiso, Jd Zelia, Manoel Feio, Morro Belo, Pedreira, Pq Roseira Alvorada, Rancho Grande, Santa Tereza, Tipóia, Vila Garcina, Vila Miranda, Vila Passarela, Vila São Judas Tadeu, Vila Sarney, Vila Sonia, Vila Veranit, Vila Virginia, Vila Zeferina e Vila Zezuina.

“Itaquaquecetuba é um dos municípios com maior alcance do SuperAção SP e simboliza bem o propósito do programa de estar presente onde as vulnerabilidades são mais

profundas, oferecendo oportunidades reais de transformação. A presença dos agentes nas comunidades é o que garante que as políticas públicas cheguem até quem mais precisa de forma integrada e contínua”, afirmou a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém.

O secretário de Assistência Social e Saúde, Gabriel Rocha, ressaltou o papel dos agentes sociais nesse processo. “Esses profissionais estão na linha de frente, conhecendo de perto as necessidades das famílias e construindo, junto com elas, caminhos de autonomia e desenvolvimento. É um trabalho humano e técnico, essencial para o futuro da nossa cidade”, completou.

O prefeito Eduardo Boigues destacou a importância da iniciativa para o município. “Itaquá tem trabalhado para transformar realidades e garan-

tir que o apoio chegue a quem mais precisa. O SuperAção SP vem para somar com as ações que já realizamos e reforçar o cuidado com as famílias mais vulneráveis”, afirmou.

SOBRE

O PROGRAMA

O SuperAção SP está baseado em duas trilhas de atendimento. A primeira,

de Proteção Social, é voltada a famílias com maiores dificuldades de inclusão produtiva, como dependência de cuidados, idade avançada ou situação de rua. Já a trilha de Superação da Pobreza atende famílias com perfil ativo para a inserção ao mundo do trabalho. As famílias serão acompanhadas por equipes sociais

durante dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais seis meses. Cada núcleo familiar terá um plano personalizado, que envolve auxílios financeiros, bonificações por metas cumpridas e acesso facilitado a políticas públicas nas áreas de saúde, educação, habitação, assistência social e geração de renda.

Morro Branco é o primeiro de diversos bairros a serem visitados
DA REDAÇÃO

Abordagens da Sabesp para clientes com dívidas causa transtornos a moradores DENÚNCIA

Intervenções de equipes com a possibilidade de corte imediato faz com que moradores tomem medidas extremas

Relatos de moradores de Itaquaquecetuba ao longo dos últimos 15 dias tem mostrado uma nova abordagem da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na cobrança de parcelas em atraso, com equipes realizando abordagens diretas em residências com a ameaça de corte imediato.

Pelo menos três relatos de moradores na Vila Japão apontaram que, desde o início da semana, equipes identificadas como funcionários a serviço da Sabesp estiveram na parte da manhã nas residências propondo o pagamento completo de débitos ou o corte imediato do fornecimento de água nas residências.

Um morador da Vila Japão, que pediu para não ser identificado, informou que teve uma cobrança de mais de R$2,3 mil feita quando saía de casa para trabalhar. “Essa era uma dívida de uma residência de um parente, e eles disseram que eu tinha que pagar na hora, sem possibilidade de parcelamento. Tive que usar minhas economias e ainda pedir dinheiro emprestado”, afirmou.

Uma moradora do mes-

mo bairro também relatou que, dias antes, equipes da Sabesp estiveram em seu local de trabalho, no centro da cidade, com a mesma tarefa: pagamento ou fim da água. “Eles estavam atuando primeiro nos pontos comerciais, mas não achávamos que iriam direto para as residências depois”, afirmou.

Na Vila Japão, há re-

latos de moradores que chegaram a procurar empréstimos com agiotas no mesmo dia para evitar o fim do serviço. “Foram pelo menos trinta casas”, informou o morador que pediu anonimato.

O Procon de Itaquaquecetuba, procurado pela reportagem, reiterou que a cobrança de dívidas é permitida pelo

Código de Defesa do Consumidor (CDC). No entanto, conforme determina o artigo 42, essa cobrança não pode ser realizada mediante coação, ameaça ou de forma a expor o consumidor.

Nos casos em que consumidores do município se sentirem lesados ou constrangidos por práticas abusivas, é importante que

procurem o Procon para formalizar a reclamação.

O órgão realiza a abertura dos processos, busca a conciliação entre as partes e notifica a empresa para que apresente os devidos esclarecimentos.

O OUTRO LADO

O Diário Itaquá entrou em contato com a assesso-

ria de imprensa da Sabesp para confirmar as alegações de moradores de Itaquaquecetuba. Em nota, a empresa confirmou que “equipes uniformizadas visitam clientes com contas em atraso oferecendo opções para regularização dos débitos. A ação faz parte dos esforços da Sabesp para modernizar o atendimento e garantir eficiência na prestação de serviços essenciais”. A concessionária de água e esgoto afirma, no entanto, que os clientes procurados possuem a opção de parcelamento em até 24 vezes por cartão de crédito, além da quitação à vista por Pix. “O trabalho dos agentes é realizado somente na área externa dos imóveis, não havendo necessidade de entrada nas residências. Além de uniformizados, os agentes estão sempre portando crachá de identificação visível e utilizam veículos também identificados com o logotipo da Sabesp. Os clientes podem ainda confirmar a identidade de qualquer funcionário da Sabesp pelos canais oficiais de atendimento, disponíveis 24 horas por dia, garantindo total segurança e transparência no relacionamento com a empresa”, concluiu.

SEGURANÇA: Guarda Ambiental recebe novos equipamentos e uniformes em Itaquaquecetuba

Ações fazem parte de programa de modernização do destacamento da Guarda Civil

As secretarias de Meio Ambiente e de Segurança de Itaquaquecetuba realizaram nesta semana a entrega de novos uniformes e equipamentos para a Guarda Ambiental. A iniciativa faz parte do processo de modernização das ações de fiscalização, manejo e resgate de animais silvestres e domésticos, garantindo mais segurança e eficiência às equipes.

Foram entregues 100 calças táticas, 76 combat shirts, 98 camisetas e 32 cintos táticos com fivela.

Além dos uniformes, foi feita a aquisição de equipamentos voltados ao manejo e transporte de animais silvestres e do-

mésticos. O investimento faz parte das ações de modernização das práticas ambientais e busca garantir bem-estar aos animais e segurança às equipes.

“A união entre as secretarias tem sido fundamental para modernizar a Guarda Ambiental, que hoje é referência em atendimento a demandas ambientais e no suporte às demais forças de segurança”, destacou o secretário Anderson Caldeira (Segurança Urbana).

“Estamos fortalecendo as condições de trabalho das equipes para que possam atuar com mais segurança e eficiência, especialmente nas ocorrências de resgate e manejo de fauna”, acrescentou a se-

cretária Yasmim Zampieri (Meio Ambiente) .

O secretário Marcello Barbosa (Governo) destacou o alinhamento das ações ao planejamento estratégico da cidade. “Essa entrega mostra que Itaquá está avançando com uma boa gestão. Cada investimento é pensado para melhorar o serviço público e atender com excelência.”, concluiu.

“A Guarda Ambiental tem um papel essencial na preservação do patrimônio natural. Investir em equipamentos e estrutura é reconhecer o trabalho desses profissionais que estão diariamente nas ruas cuidando do meio ambiente e dos animais”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.

Sabesp alega abordagem com possibilidade de parcelamento, mas clientes contestam
Guarda Ambiental passa a contar com fardamento ajustado às atribuições
DA REDAÇÃO

SEGURANÇA: Guarda Civil apreende mais de 85 mil porções de drogas em três meses POLÍCIA

Desempenho entre agosto e outubro resultou na apreensão de R$73 mil em dinheiro do tráfico

A Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), apresentou na tarde desta terça-feira (11 de novembro) um balanço das apreensões realizadas pela corporação no município no período entre agosto e outubro deste ano, onde foram apreendidas mais de 85 mil doses de entorpecentes e R$73 mil em dinheiro do crime organizado. No total, foram 145 operações de combate ao tráfico de drogas na cidade, com 85.501 porções retiradas de circulação. O montante de dinheiro encontrado com os criminosos foi de R$73.993, e 26 pessoas foram presas em flagrante.

No balanço mês-a-mês, outubro foi o mês com maior produtividade da GCM, com 37.427 entorpecentes recolhidos, R$ 9.545 apreendidos e 11 prisões efetuadas. Em agosto, foram 27.858 porções de entorpecentes apreendidas e R$ 57.485 em espécie. Já em setembro foram 20.216 drogas, R$ 6.963 em dinheiro e cinco prisões relacionadas ao tráfico.

Outras operações realizadas durante o trimestre somaram 17 veículos furtados ou roubados que foram recuperados- 13 automóveis e quatro motocicletas.

“Nossa GCM é uma das mais estruturadas da região, com armamentos de primeira e viaturas modernas. Os agentes são prepa-

rados para qualquer tipo de ocorrência e o resultado disso é a segurança da população que confia no nosso trabalho”, disse o secretário Anderson Caldeira (Segurança Urbana).

“Itaquá tem um prefeito que conhece a cidade como ninguém e que foi delegado por muito tempo aqui. Além da gestão da cidade, nossa administração cuida diretamente da segurança pública, com operações de sucesso para combater a criminalidade”, acrescentou o secretário Marcello Barbosa (Governo).

O prefeito Eduardo Boigues também destacou a importância dos trabalhos. “Antigamente se via a grande imprensa vir para Itaquá cobrir tragédias e hoje estamos na mídia como referência

de segurança, prendendo traficantes e melhorando a vida do cidadão de bem. Vamos ampliar essas ações para que o tráfico não volte a se instalar em Itaquá”, completou.

ACUMULADO DO ANO

Segundo a Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, procurada pelo Diário Itaquá,

desde o início do ano foram mais de 60 operações dedicadas exclusivamente ao combate ao tráfico de drogas e o fechamento das chamadas “casas-bomba”, imóveis usados como armazéns do crime organizado para a distribuição de entorpecentes. O montante de drogas apreendido pela GCM totaliza 218.628 unidades, num montante que supera a mar-

ca de 280 quilos- o dobro do que foi registrado entre janeiro e novembro do ano passado, com 145 quilos. A GCM e a Prefeitura de Itaquá reforçam que as denúncias podem ser feitas pelos telefones 153, (11) 4753-1108/1421/1274, 4642-4659 e pela ouvidoria, no portal da Prefeitura de Itaquaquecetuba em (https://www.itaquaquecetuba. sp.gov.br/ouvidoria).

DEFESA CIVIL: Agentes preparam simulado de atendimento a inundação na Vila Sônia no dia 26

Treinamento reunirá agentes e moradores para preparar a comunidade diante de situações de risco

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Defesa Civil, realizará no dia 26 de novembro um simulado de atendimento a caso de inundação na rua Catumbi, bairro Vila Sônia. A ação tem como objetivo treinar e qualificar a comunidade para respostas rápidas e eficazes em situações de desastre natural, reduzindo o tempo de reação e fortalecendo as medidas de proteção e segurança.

De acordo com a Defesa Civil, o exercício con-

tará com a participação de 12 agentes da corporação, além do apoio de equipes de outras secretarias municipais, que atuarão de forma integrada durante a simulação. A ação acontecerá a partir das 10 horas e deverá contar com a presença também de entidades e moradores de áreas de risco na região.

Na terça-feira (11 de novembro), agentes da Defesa Civil de Itaquaquecetuba promoveram uma atividade de campo na região, atualizando os moradores sobre as atividades e blo-

queios nas vias durante a simulação.

Procurada pela reportagem, a Defesa Civil informou que mantém monitoramento constante das áreas de risco, com atenção especial a regiões sujeitas a alagamentos e deslizamentos, especialmente no período de chuvas mais intensas. Na região da Vila Sônia, a Defesa Civil acompanha os pontos mais vulneráveis para garantir resposta rápida em caso de emergência.

A Prefeitura também reiterou que desenvolve o

programa de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), iniciativa que busca engajar e capacitar moradores na prevenção e resposta a desastres. Atualmente, seis Nupdecs já foram formados, e novas lideranças estão em fase de capacitação para expandir o projeto e fortalecer o trabalho junto às comunidades.

A Defesa Civil orienta os moradores a ficarem atentos aos alertas oficiais, principalmente em dias de chuva intensa, evitando deixar veículos estacionados em

Participação da comunidade será fundamental áreas sujeitas a enchentes ou movimentação de terra. Em caso de risco, a recomendação é acionar imediatamente os canais oficiais de emergência.

A expectativa das auto-

ridades é de que as ações preventivas em Itaquaquecetuba reforcem o compromisso pela segurança e preparação, principalmente às vésperas do início das chuvas de verão 2025-2026.

POR LARISSA DIAS
Levantamento mostrou um volume quase o dobro de 2024

MEIO AMBIENTE

Itaquá reforça distribuição de mudas e anuncia melhorias no Viveiro Municipal

Moradores podem retirar até cinco mudas por ano, viveiro será transferido para uma nova área dentro do Parque Ecológico

Na semana em que os olhos do mundo estão sobre o Brasil na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, a Prefeitura de Itaquaquecetuba reforçou o programa de arborização urbana por meio da doação de mudas oferecidas no Viveiro, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente.

Segundo as autoridades, cada munícipe tem direito a retirar até cinco mudas por ano, mediante apresentação de documento com foto, carnê do IPTU e comprovante de endereço. Após escolher as espécies na Secretaria, o morador recebe a autorização e rea-

liza a retirada das plantas no Parque Ecológico Mario do Canto.

A pasta municipal destaca queq o processo para obtenção é simples e pensado para incentivar a participação da população, podendo retirar cinco mudas de uma vez ou ao longo do ano. No local, o interessado obtém as plantas de acordo com desejo ou necessidade e, depois, com a documentação em mãos, ele retira no parque e faz o plantio dentro do município de Itaquaquecetuba.

Entre as espécies mais procuradas estão os ipês, famosos pela variedade de cores e florescimento intenso, além de resedás, árvores frutíferas e espécies

voltadas ao sombreamento.

A biólolga Alveriane Felix, uma das responsáveis pelo Viveiro Municipal, destacou que o plantio pode ser feito tanto em áreas particulares quanto em espaços públicos identificados pela comunidade. “Se o morador notar um local no bairro que comporte uma área verde, ele pode nos acionar. Vamos até lá, fazemos a vistoria, indicamos a espécie adequada e realizamos o plantio junto com a comunidade”, afirma.

“Queremos fomentar o interesse por todos os tipos de espécies, para deixar Itaquá cada dia mais verde, cumprindo não apenas uma função ambiental com a redução das ‘ilhas de calor’,

mas também dando mais qualidade de vida, valor à propriedade e ajudando a tornar a cidade mais verde e bonita”, reforçou a secretária Yasmin Zampieri (Meio Ambiente).

A gestão municipal também incentiva que, após o plantio, os moradores enviem fotos para acompanhar o crescimento das árvores. “Com isso, nós conseguimos alcançar dois objetivos: mostrar o avanço das políticas ambientais da nossa cidade, e criar um senso de comunidade e uma ‘competição do bem’ de quem tem a árvore mais bonita, onde quem ganha é toda a cidade”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.

Além da distribuição de mudas, a Prefeitura anunciou que o viveiro municipal passará por melhorias. A estrutura será transferida para outra área dentro do próprio Parque Ecológico,

permanecendo no mesmo complexo, mas ganhando novas instalações para ampliar a capacidade de cultivo, otimizar o manejo das plantas e melhorar o atendimento ao público.

Desenvolvimento Econômico participa de palestra sobre futuro sustentável

e empreendedorismo

Ação da Secretaria de Meio Ambiente reforçou compromisso com práticas responsáveis e inovação

A Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico de Itaquaquecetuba participou nesta terça-feira (11 de novembro) da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) de um consórcio que presta serviços à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) no município. O evento foi realizado no pátio da empresa, no Jardim Itapuã.

A SIPAT teve como tema “Segurança, sustentabilidade e empreendedorismo: construindo um futuro responsável”. A palestra foi con-

duzida pela diretora do Departamento de Comércio e especialista em gestão pública, Neirylene Cunha, reunindo cerca de 110 colaboradores.

Segundo a prefeitura, a iniciativa destacou a importância de integrar práticas sustentáveis, socialmente responsáveis e empreendedoras no cotidiano profissional e pessoal, pilares essenciais para um futuro mais equilibrado e inovador. Foram abordados temas como a priorização da sustentabilidade e da responsabilidade social nas decisões diárias, o desenvolvimento de com-

petências para enfrentar os desafios globais, a valorização da saúde, educação e bem-estar dos colaboradores, o compromisso com a preservação ambiental e o incentivo ao empreendedorismo como ferramenta de transformação social.

A palestrante ressaltou que cada indivíduo tem o poder de promover mudanças significativas e que pequenas atitudes, quando somadas, geram grandes resultados coletivos. “Momentos como esse são fundamentais para o compartilhamento de conhecimentos e o fortalecimento das relações entre as instituições

e seus colaboradores”, destacou o secretário Luciano Dávila (Emprego e Desenvolvimento Econômico).

O prefeito Eduardo Boigues reforçou o papel do município como uma cidade que avança com propósito e responsabilidade. “Nosso município cresce quando cada cidadão assume seu papel com consciência, investe no bem-estar coletivo e planeja o futuro com entusiasmo. Ao unir segurança, sustentabilidade e empreendedorismo, construímos uma cidade mais forte, inovadora e comprometida com o meio ambiente e as pessoas”, explicou.

POR LARISSA DIAS
DA REDAÇÃO
Evento aconteceu durante Sipat no Itapuã

1ª Mostra de Experiências Exitosas do SUS com premiação para profissionais SAÚDE

Iniciativa reconhece e valoriza práticas inovadoras realizadas na rede pública de Itaquá

A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba abre nesta sexta-feira (14 de novembro) as inscrições para a 1ª Mostra de Experiências Exitosas, que integra o 2º Prêmio Profissionais do SUS. A iniciativa visa reconhecer, valorizar e divulgar práticas transformadoras desenvolvidas por profissionais e equipes que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) do município, fortalecendo seus princípios de universalidade, integralidade, equidade, participação social e humanização.

A mostra busca incentivar a sistematização e a troca de saberes entre trabalhadores, gestores e usuários, promovendo a visibilidade de iniciativas que contribuem para o aprimoramento da

“Agiliza

gestão e do cuidado em saúde. Ela também pretende estimular a institucionalização e a replicação de práticas transformadoras, reforçando o compromisso da cidade com a inovação e a qualidade do serviço público.

As inscrições vão até o dia 24 e devem ser feitas por meio do formulário eletrônico (https://cutt. ly/5tql9xne). Os trabalhos podem ser individuais ou em coautoria (até três autores), abordando experiências realizadas ou em execução há pelo menos três meses.

As propostas poderão ser inscritas em 17 categorias temáticas, que abrangem desde atenção básica, saúde mental e promoção em saúde e saúde digital,

mudanças climáticas, bem como urgência e emergência. Cada relato deve ser apresentado em formato digital, seguindo o modelo definido pela comissão organizadora.

Serão selecionadas cinco experiências para receber o prêmio e 17 menções honrosas, com entrega de certificados e troféus durante a cerimônia do 2º Prêmio Profissionais do SUS, marcada para o dia 15 de dezembro. Além do reconhecimento local, as experiências habilitadas poderão representar o município no Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo 2026, concorrendo ao Prêmio David Capistrano, um dos mais importantes da saúde pública paulista.

A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para o dia 5 de dezembro e o resultado final será publicado pela prefeitura. A comissão julgadora, formada por especialistas com trajetória técnica e científica, avaliará as experiências com base em critérios como relevância, clareza, coerência, inovação e alinhamento aos princípios do SUS.

O secretário Gabriel Rocha (Saúde e Assistência Social) reforçou a importância da mostra como instrumento de valorização e compartilhamento de boas práticas. “Queremos dar visibilidade às experiências que estão transformando o SUS de Itaquá. Cada projeto inscrito representa o esforço de profissionais que

acreditam em um sistema público de saúde mais forte, resolutivo e humanizado”, apontou.

O prefeito Eduardo Boigues destacou o papel da iniciativa no fortalecimento do SUS e no reconhecimento dos profissionais de saúde. “Itaquá tem uma

rede de saúde comprometida e criativa, que faz a diferença no atendimento à população. Essa mostra é uma forma de reconhecer o trabalho de quem está na linha de frente e inspira novas formas de cuidar, com dedicação e humanidade”, concluiu o prefeito.

SUS” chega a 70 mil atendimentos desde fevereiro em Itaquaquecetuba, segundo Prefeitura

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou nesta terça-feira (11 de novembro) que o programa “Agiliza SUS” alcançou a marca de 70 mil atendimentos promovidos na rede municipal desde o seu lançamento.

A iniciativa, segundo a pasta municipal, foi lançada com a meta de reduzir filas de espera, ampliar o acesso a consultas, exames e pequenas cirurgias, além de fortalecer a atenção básica como porta de entra-

da do cuidado. Na primeira fase, foram 36.942 atendimentos com mutirões de pequenas cirurgias e consultas especializadas, com procedimentos como vasectomia, catarata e cirurgias vasculares. Também foram realizadas consultas em ortopedia, dermatologia, gastroenterologia e proctologia.

A segunda fase, iniciada em julho, levou o atendimento para mais perto da população, com o chamado ciclo de cuidado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A estratégia reuniu consultas,

exames laboratoriais e de imagem, vacinação, atendimentos odontológicos e entrega de medicamentos. Foram 33.555 atendimentos nessa etapa, somando as ações nas UBSs e campanhas como o Outubro Rosa, que contou com a tenda “Se cuida, mulher!”, responsável por 900 exames, além dos mutirões de vasectomia, que realizaram 269 procedimentos.

De acordo com o secretário Gabriel Rocha (Saúde e Assistência Social), o resultado representa um avanço na gestão da saúde pública.

“O Agiliza SUS foi pensado para mudar, de fato, a rotina das pessoas. Estamos dando acesso mais rápido e eficiente aos serviços de saúde. É um programa que acelera diagnósticos, reduz filas e garante que o cuidado chegue a quem mais precisa”, disse.

O secretário Marcello Barbosa (Governo) também destacou a importância do programa. “Mostra que estamos no caminho certo. Levar atendimento aos bairros e humanizar o serviço público é a prova de que uma gestão que dá

resultados faz diferença real na vida da população”, comentou.

“Itaquá é uma cidade em crescimento acelerado e precisa de políticas públicas à altura desse avanço. O

Agiliza SUS já está na história e vamos seguir ampliando esse trabalho para que a saúde continue chegando a todos com dignidade e qualidade”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Odontologia está entre as especialidades
Saúde visa valorização de projetos na cidade

Câmara de Vereadores de Itaquá concede título de Cidadão a Adriano Azevedo Lisboa HOMENAGEM

Homenagem a executivo da SER EDUCACIONAL reconheceu contribuições ao progresso da educação

A Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba concedeu no dia 5 de novembro o título de Cidadão Itaquaquecetubense ao diretor executivo de Ensino da Ser Educacional, entidade mantenedora da Universidade Guarulhos (UNG) campus Itaquá, Adriano Lisboa de Azevedo. A outorga, proposta pelo vereador David Ribeiro da Silva, o David Neto, reconheceu as trajetórias acadêmica e profissional do educador e, principalmente, a relevante contribuição para o desenvolvimento educacional no município.

A sessão solene contou com a presença de autoridades, comunidade acadêmica e discentes da Instituição de Ensino Superior (IES). Como representantes da Prefeitura, estiveram presentes os secretários Douglas Freire da Silva (Turismo), Angela Quirino (Habitação);

a vice-presidente da OAB de Itaquaquecetuba, Dra. Cleópatra Lins Guedes Martins; o presidente da Câmara, vereador Roque Levi Santos Tavares; e o vereador Luiz Carlos Coutinho, que participaram da mesa de honra.

Durante seu discurso,

o vereador autor da propositura destacou a relevante atuação do educador. “Adriano Azevedo é um homem de visão e propósito, assim como grandes líderes de nossa história. E o legado que ele vem construindo junto com a UNG em nossa cidade é algo re-

presentativo. Por este fato, Itaquaquecetuba eterniza seu nome entre aqueles que ajudam na construção e evolução do município”.

Após receber o título de cidadania, Adriano Azevedo agradeceu a indicação do membro do poder legislativo à honraria,

a Câmara Municipal e o povo itaquaquecetubense e reforçou seu novo vínculo com a cidade. “Receber o título de Cidadão é, para mim, um motivo de muita alegria. Mais do que uma honraria, representa um laço de pertencimento. A partir desta data, não sou

apenas alguém trabalhando por esta cidade, sou parte dela”.

Em gesto de agradecimento, o diretor executivo presenteou o propositor da outorga com o Ovo de Cerâmica do artista plástico recifense Francisco Brennand, representando a imortalidade. Também aconteceu uma troca de bandeiras. Azevedo entregou a de Salvador, sua cidade natal, e recebeu a de Itaquaquecetuba, em gesto de respeito e integração.

Para o reitor da UNG, Yuri Neiman, este foi um momento representativo para a Ser Educacional e a UNG Itaquaquecetuba. “Adriano Azevedo atua há mais de 30 anos na educação. E esse reconhecimento público como educador que move um grupo de educação em uma cidade como Itaquaquecetuba significa que estamos no caminho certo de reconhecer quem faz a cidade”.

DA REDAÇÃO
Diretor da Ser Educação foi homenageado e ressaltou impacto da educação na comunidade

CANNAREGIO: o melhor lugar para se hospedar em Veneza TURISMO

A região fica na porção insular e turística da cidade, mas em uma porção menos balada, muito tranquila e bem mais em conta

Veneza é aquela cidade mágica, que todo viajante deseja conhecer ao menos uma vez na vida. No entanto, ela tem alguns problemas, como a superlotação na alta temporada e os preços salgados, especialmente na hospedagem. É comum que muitos recomendem se hospedar em Mestre, na porção continental de Veneza, por ser mais barato. No entanto a região é afastada e de acesso mais complicado, fazendo perder tempo precioso com deslocamento. Por isso, a melhor dica é ficar em Cannaregio, já na parte insular. Vejam cinco bons motivos para esta escolha:

1) Bom para deslocamentos

Cannaregio está próximo dos terminais de trem e ônibus, por isso o percurso com as malas até o hotel ou apartamento será mínimo. Isso fará grande diferença porque o aces-

so entre as ilhas é todo feito por pontes repletas de escadas. Cannaregio é vantajoso também como ponto de partida para outras localidades turísticas de Veneza, como Murano e Burano. E as principais atrações turísticas não ficam longe: a caminhada de um ponto a outro é relativamente curta, além de muito agradável.

2) Preços mais em conta

Veneza é conhecida por ser uma cidade cara, especialmente para nós, brasileiros, que precisamos comprar euros com uma moeda desvalorizada. Em Cannaregio, a situação é um pouco diferente: as atrações são mais acessíveis, sem que haja um declínio de qualidade. Cannaregio segue a velha máxima de qualquer cidade turística: basta se afastar um pouco do burburinho turístico que os preços caem.

3) Cannaregio é onde vive o veneziano

O elevado custo de vida tem feito com que os antigos e autênticos venezianos deixem as ilhas para viver na região continental. Estima-se que, em 20 ou 30 anos, todos eles tenham ido embora, deixando a cidade histórica apenas para ricaços ou turistas.

Uma região que tem sofrido menos esses efeitos é, justamente, Cannaregio. Passear por algumas de suas ruas é conhecer melhor o veneziano, seus hábitos e preferências. É a região onde mais se ouve o italiano, justamente porque é onde há menos turistas.

4) Menos muvuca

Veneza ferve de uma maneira incrível desde muito cedo. As pessoas invadem as ruas fazendo um barulho considerável. Se sua hospedagem estiver na rota das grandes atrações, a situação é ainda pior.

Monte Verde se consolida como destino esportivo

Por isso, Cannaregio é o recanto ideal para os que buscam um pouco de sossego. Por estar mais ao norte, o fluxo diário é de pessoas saindo de lá. No início da tarde, algumas vias ficam bem silenciosas, porque a cidade toda está em San Marco e adjacências.

5) O gueto judeu e sua culinária

Um pequeno quadrilátero de Cannaregio é conhecido por abrigar vários restaurantes especializados na cozinha kosher, típica da comunidade judaica. Eles são herança do antigo gueto, criado no século 16 pela antiga República de Venena como forma de confinar os judeus da cidade.

Hoje, 500 anos depois, a região continua concentrando uma numerosa comunidade judaica. No entanto, o que era um símbolo de opressão se transformou em um charmoso bairro, marcado pelas muitas placas em hebraico e ídiche.

Quem visita Monte Verde não busca apenas ares românticos e clima mais ameno. Muitos turistas vão em busca de esportes e muita aventura, seja em quadriciclos, trekking ou mesmo escalada. O distrito, pertencente ao município de Camanducaia, tem se esmerado para consolidar essa imagem de destino esportivo. E um evento que vai nessa linha é o Pedal nas Montanhas, evento de mountain bike que ocorrerá neste domingo (16) e fecha um calendário marcado por muitos eventos. Em janeiro, Monte Verde recebeu mais de 300 inscritos no passeio ciclístico Pedal Luz e nos desafios Corrida nas Montanhas e Pedal nas Montanhas. Pouco depois disso, em março, a etapa do circuito Haka Race de corrida de aventura atraiu mais de 500 participantes na localidade na abertura desta temporada da competição, que reúne a disputa de cinco modalidades, entre elas o mountain bike. Para completar, o destino abrigou, em abril e junho, jornadas da Copa Kids de Trail Running e Mountain Bike, antes de ser palco ainda, em agosto, do Festival de montanha e desafio Trail Running Serra dos Poncianos, do encontro de aeromodelismo “Voando nas Montanhas” e do “Monte Verde Bike Fest”, voltado principalmente aos motociclistas e que recebeu centenas de turistas. Por fim, em outubro ocorreu pelo segundo ano seguido uma etapa do Tour da Roça de cicloturismo, com mais de 850 participantes. Em 2026, o calendário deve continuar agitado. Gastronomia em Jericoacoara

Saltando de Minas para o Ceará: nos dias 21 e 22 de novembro, Jijoca de Jericoacoara será palco do 1º Festival Gastronômico da Lagoa do Paraíso – Delícias do Coco, um evento que promete celebrar o sabor, a cultura e o encanto de um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil. Realizado à beira da Lagoa do Paraíso, o festival nasce para valorizar os empreendedores locais e consolidar o município como um destino de turismo de charme no litoral cearense.

Com o tema “Delícias do Coco”, o festival tem como inspiração a versatilidade desse ingrediente, que pode se transformar em diversas experiências gastronômicas — doces, salgadas, refrescantes e criativas —, além de servir de base para peças de artesanato e expressões culturais. A proposta é mostrar como o coco conecta tradição, sustentabilidade e inovação, unindo sabores, saberes e talentos da região. Além da programação gastronômica, o Festival Gastronômico da Lagoa do Paraíso - Delícias do Coco contará com música ao vivo, apresentações culturais e oficinas de gastronomia e artesanato, criando um ambiente vibrante que promete encantar moradores, visitantes e turistas.

FÁBIO MENDES é jornalista e escritor, autor de revistas e guias de viagem e livros-reportagem

ARTIGO
Cannaregio mostra um outro lado do lendário polo turístico no norte da Itália

Itaquá traz feiras, oficinas e apresentações culturais para Mês da Consciência Negra CULTURA

Programação em novembro visa também a formação de professores para valorizar cultura afro-brasileira

A Prefeitura de Itaquaquecetuba divulgou no começo desta semana o cronograma de atividades do Mês da Consciência Negra, que contará com ações voltadas para o combate ao racismo e valorização da diversidade cultural na cidade. As atividades que acontecem a partir da próxima semana envolvem feiras, formações, rodas de conversa, palestras e apresentações culturais.

O destaque na cidade é a segunda edição da Feira Preta, que acontece na próxima terça-feira (18 de novembro) a partir das 17 horas no Largo da Vila São Carlos. O evento é um espaço de celebração da cultura, da arte, ancestralidade e empoderamento,

com música, dança, gastronomia, empreendedorismo, exposições e rodas de conversa. A feira presta homenagem a Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência e liberdade.

No dia 25, o Centro de Formação para Profissionais da Educação sediará oficinas complementares ao I Seminário de Alfabetização, Letramento e Equidade Racial para promover práticas pedagógicas voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e à equidade racial na educação. Das 8h às 12h, serão oferecidas três oficinas: literatura afro-brasileira, estampando saberes: adinkras, além de jogos e brincadeiras africanas. Das 13h às 17h, acontecem atividades de literatura afro-brasileira e confecção de shekerê, ins-

trumento musical de origem africana.

A programação oficial do seminário será de 25 a 28, no auditório Monte Belo, das 19h às 21h30, com a formação “Territórios de resistência e produção de saber: os quilombos como pedagogias da liberdade”. No dia 26, abordará o tema “Prática docente: entre o ensino, a mediação e a aprendizagem”.

No dia 27, será debatida “A intersetorialidade educacional: fundamentos teóricos e implicações práticas” e encerrando o evento, no dia 28, acontecerá a mesa-redonda “Entre quintais e palavras: a literatura como território de encantamento e identidade”.

Ao longo do mês, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)

também promoverão apresentações culturais, brincadeiras africanas, rodas de conversa, saraus e exposições artesanais. No CRAS Caiuby (rua Ribeirão Preto, 9), as atividades acontecem nos dias 17, às 9h, e 27, às 10h30; na Quinta da Boa Vista (estrada de São Bento, 1.691),

a programação será no dia 18, às 8h30, 9h30, 13h30 e 14h30. Já no Morro Branco (avenida Ítalo Adami, 2.023) será no dia 24, às 10h30 e às 14h. No dia 27, às 10h30, será a vez do Recanto Mônica (rua Governador Ademar Pereira Barros, 222) e se encerra no Paineira (rua Serra dos Carajás, 570) no

dia 28, às 14h. “O mês da Consciência Negra é uma oportunidade de unir esforços entre as secretarias para valorizar a cultura. Cada ação é um passo importante para construirmos uma cidade mais justa e igualitária”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

Anime Fest Itaquá une cultura pop e solidariedade em evento gratuito

Os fãs de animação japonesa, videogames e da cultura pop possuem um encontro marcado em Itaquaquecetuba neste domingo (16 de novembro), a partir das 10 horas, na Escola Municipal Benedito Vieira da Mota, (rua MMDC, 92 - Centro). A cidade recebe a 3ª edição do Anime Fest Itaqua, evento gratuito que combina entretenimento, cultura e solidariedade.

O Anime Fest promete um dia repleto de atrações para todos os públi-

cos. Haverá salas temáticas inspiradas em Harry Potter, Sailor Moon e K-Pop, além de espaço para RPG de mesa, campeonatos de Beyblade e Pokémon Card. A programação inclui ainda cosplayers, apresentações culturais e opções gastronômicas com comida coreana, japonesa e brasileira. Uma das novidades deste ano é a parceria da convenção com a Perifacon, considerada uma das instituições de referência nacional na promoção e democratização da cultu-

ra nerd/geek, além de contar com projetos educacionais voltados para crianças e adolescentes nas comunidades.

A edição deste ano contará com o dublador Lucas Almeida como convidado especial. Em seu currículo, tem como trabalhos conhecidos “Attack on Titan”, “Soul Eater”, “Sword Art Online”, além de trabalhar na direção de dublagem e localização de séries, longa-metragens e games.

Para participar, basta doar 1 quilo de alimento não

perecível. As doações serão divididas entre o Serviço Social da Prefeitura, coordenado por Mila, e o Abutre Motoclube, conhecido por desenvolver projetos sociais no município.

Com entrada gratuita e atividades até as 20h, o evento busca fortalecer o espírito comunitário por meio da cultura geek. A iniciativa é organizada por voluntários e tem o objetivo de reunir fãs, as famílias e quem quer conhecer um pouco mais em um ambiente acolhedor, diverti-

do e solidário.

Os organizadores reforçam que o Anime Fest Itaquá irá proibir qualquer tipo de assédio, apologia ao nazismo, ao racismo e aos símbolos de ódio entre

os frequentadores, garantindo um espaço plural e de acolhimento. Mais informações estão disponíveis no perfil oficial do evento no Instagram em @animefestitaqua.

Evento acontece neste domingo na EMEB Benedito Vieira da Mota
POR JOÃO VITOR BERNARDO
Evento promete diversão e acolhimento a todos
Feira Preta na Vila São Carlos abre comemorações na cidade na terça-feira

Alto Tietê assina carta coletiva “Mulheres pelo Clima e Biodiversidade” em Belém CONDEMAT

Documento elaborado pela ANAMMA MULHERES reúne diretrizes por justiça climática na COP30

DA REDAÇÃO

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+) formalizou nesta semana a adesão à carta coletiva “Mulheres pelo Clima e Biodiversidade: Propostas para a COP 30 e Agendas Locais”, documento elaborado pelo Diretório da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA - MULHERES) e construído com o apoio do consórcio durante os debates realizados nos Fóruns Brasil de Gestão Ambiental (FBGA) 2025, em Holambra (SP) e Campinas (SP). A carta reúne diretrizes para garantir justiça climática com equidade de gênero, defendendo participação paritária nas decisões, financiamento climático com enfoque de gênero, cidades resilientes

e inclusivas, valorização da agricultura familiar e dos saberes tradicionais, além de educação climática que fortaleça a liderança feminina. A coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade do CONDEMAT+, So -

lange Wuo, que também é diretora de Meio Ambiente de Suzano, secretária executiva da ANAMMA SP e dirigente da ANAMMA NACIONAL, é co-autora do documento e esteve presente nos FBGA, onde integrou o painel “Direito Ambiental e Compliance:

EMPREGO

MAIS DE 18 MIL

Aspectos Normativos e Legais como Instrumentos de Regulação”, realizado em maio. De acordo com Solange, o CONDEMAT+ refor-

sinatura da carta. Desta forma, está contribuindo para que a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) avance em

vivem a realidade dos territórios e entendem que a justiça climática só será possível quando a equidade de gênero fizer parte das decisões. É um cha -

VAGAS CRIADAS

SEGURANÇA

46 NOVAS VIATURAS + CAMINHÃO TEMPESTADE

REFORMA DO TERMINAL MANOEL FEIO

CONSTRUÇÃO DO TERMINAL PIRATININGA

Com investimento em todas as áreas, Itaquá se transforma a cada dia, criando novas oportunidades e um futuro melhor para a população.

Carta assinada em Belém foi elaborada com participação ativa da Câmara Técnica de Gestão Ambiental do Condemat+

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.