ITAQUAQUECETUBA-SP
13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2025 ANO 03 • EDIÇÃO 124
Distribuição Gratuita www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua

TURISMO: AS BELEZAS DO ALENTEJO EM PORTUGAL
PÁGINA 10




![]()
ITAQUAQUECETUBA-SP
13 A 19 DE DEZEMBRO DE 2025 ANO 03 • EDIÇÃO 124
Distribuição Gratuita www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua

TURISMO: AS BELEZAS DO ALENTEJO EM PORTUGAL
PÁGINA 10




Espaço AruFest recebeu festa com temática amazônica e show de Cláudia Leitte PÁGINA 4
POLÍTICA: CONTAS DA PREFEITURA DE ITAQUÁ DE 2022 E 2023 SÃO APROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS ESTADUAL

PREFEITURA DE ITAQUAQUECETUBA ABRE INSCRIÇÕES PARA FRENTE DE TRABALHO EM 2026

DANOS CAUSADOS PELA
VENTANIA MOBILIZAM DEFESA CIVIL DE CIDADES DA REGIÃO

É inegável que em nossa sociedade há consensos formados sem a necessidade prévia de uma discussão. Independentemente de nossas origens, de nossas formações, dos caminhos que trilhamos até chegar a este específico ponto no tempo e no espaço, concordamos em verdades fundamentais sobre quem somos, sobre o que devemos ser para os outros, bem como o que esperamos do mundo à nossa volta. Das vezes em que seguimos contra este ‘instinto’ de uma realidade compartilhada, incorremos em um sofrimento considerável e desnecessário.
Pergunte a qualquer pessoa sua opinião sobre a importância de uma casa, seja ela residencial ou o Poder Público (que é a casa de toda uma sociedade)

estar com suas contas equilibradas, e todos irão concordar que não há espaço para aventuras, desequilíbrios ou má-fé na condução das contas. Da mesma forma que jovens casais ou famílias formadas há décadas sempre estão com um olho no equilíbrio das contas, aprendemos ao longo dos anos o preço que custa uma conta pública desajustada. Por causa delas, o povo escolheu por eleger Fernando Collor como presidente em 1989 e, desde então, nossas vidas nunca mais foram as mesmas, para o bem ou para o mal.
O que antes era tido como um ‘sonho’ um modelo de gestão pública equilibrado e responsável entre o que entra e o que sai, se consolidou nesta semana com a aprovação do
Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) e da Câmara de Vereadores das contas da Prefeitura de Itaquaquecetuba nos anos de 2022 e 2023. Enquanto que na segunda parte possa ter o argumento de uma decisão política, a decretação de lisura por parte do órgão consultivo estadual abre pouco espaço para qualquer tipo de contra argumentação.
A aprovação chega ao mesmo tempo em que a cidade chega ao final de 2025 com amplas demonstrações de um modelo de gestão longe da doutrina de arrocho e encolhimento da máquina pública. 2022 e 2023 foram marcados por amplos investimentos do Poder Público, sinal de que o paradigma de um estado limitado enquanto promotor do desenvolvimento


É costume de todos que, ao fim do ano, possamos tirar um tempo para olhar para trás com um pouco de nostalgia, duas doses de autocrítica e meia xícara de senso crítico, para entendermos como foi o caminho que trilhamos até aqui. Quando o Brasil começava a dar os primeiros passos de sua modernização em 1955 com Juscelino Kubitschek, Eugênio Victório Deliberato estava lá para acompanhar a promessa de uma nova capital, como primeiro prefeito de uma Itaquá independente. Quando Brasília foi entregue, Domingos Milano estava no Paço para celebrar. Quando a rede-

mocratização chegou com Tancredo Neves em 1985, Gumercindo Domingos de Lima era o chefe do Executivo da cidade.
Celebramos o tricampeonato mundial de futebol com Benedito Rizzo, o tetra com Benedito Bonfim Pereira, e o penta com Mário Luiz Moreno. Entramos na pandemia da Covid-19 com Mamoru Nakashima, e saímos dela para retomar o crescimento com Eduardo Boigues.
Em cada passo que nossa nação deu em mais de 400 anos de história, fomos não apenas testemunhas da História, fomos protagonistas de nossa própria jornada.
não cabe na realidade que vivemos, em que há uma longa lista de afazeres por parte dos agentes públicos para a promoção da igualdade de oportunidades e o fim do atraso econômico e social que vivemos por tantos anos na nossa cidade.
O que foi sonho de políticos, lideranças comunitárias e da sociedade como um todo se tornou uma obrigação normal e corriqueira. O cambalacho da política dos velhos tempos, de contratações nebulosas, de déficits tratados como uma mera casualidade, do endividamento e das “bombas políticas” deixadas ao final de cada dinastia partidária deram lugar à maturidade forçada de gestores públicos, sob o risco de serem alijados do processo eleitoral em oportunidades futuras pela
Lei da Ficha Limpa. Não esperamos menos de nossos governantes senão o uso responsável dos recursos vindos do trabalhador, uma vez que a cada ano o pacto federativo entre União, Estados e Municípios enfraquece cada vez mais o planejamento das instâncias menores, em que os recursos do orçamento federal mudam conforme as marés e humores do Congresso Nacional. Temos, enquanto comunidade, o dever de cobrar e contribuir, dentro de nossas forças e responsabilidades, pelo bem público. E, ao perceber a profissionalização da gestão municipal nos últimos anos, resta-nos a tranquilidade de saber que não vivemos mais um sonho, mas a concretização de uma realidade há muito desejada.
O Fundo Social de Solidariedade de Suzano recebeu na quinta-feira (11 de dezembro) três toneladas de alimentos entregues pelo parque aquático Magic City, como resultado da etapa da campanha “Diversão Solidária”. O repasse integra, segundo o Município, a iniciativa que arrecada há quatro anos mantimentos a partir da venda do combo solidário, com quatro ingressos pelo preço
de três, mais quatro quilos de alimentos não perecíveis. Desde 2021, a ação arrecadou mais de 252 toneladas que ajudaram 45 instituições sociais de 21 cidades, sendo deste total 48 toneladas encaminhadas para Suzano. A presidente do Fundo Social de Suzano, Déborah Raffoul Ishi, ressaltou como as doações fortalecem os vínculos na comunidade pelo bem dos que mais precisam.


Órgão consultivo e Câmara de Vereadores confirmaram lisura e transparência de investimentos nesta semana
O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, termina a segunda semana de dezembro com boas notícias vindas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), com a aprovação das contas públicas da Administração Municipal nos anos de 2022 e 2023. A aprovação também veio da Câmara de Vereadores, que ratificou a decisão do órgão consultivo na sessão desta terça-feira (9 de dezembro), no encerramento do ano legislativo.
O relatório do TCE-SP referente a 2023 levou em consideração a aplicação de verbas com limite mínimo determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) na Educação de 25% do orçamento total, com 34,18% para investimento no investimento básico, quase 10% a mais do que manda a lei. No Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a LRF prevê o uso de 70% para educadores, sendo que Itaquaquecetuba aplicou 74% do orçamento.
A Lei de Responsabilidade Fiscal também define que as prefeituras devem usar pelo menos 15% do orçamento municipal na área da Saúde, onde a destinação em Itaquaquecetuba em 2023 foi de 29,64%. Outro ponto destacado no relatório do TCE tratou dos encargos sociais e pagamentos de dívidas judiciais (os títulos precatórios), em que a cidade cumpriu todas as exigências legais.
Com relação ao exercício de 2022 de Boigues, os auditores também deram parecer favorável à gestão. Como os de 2023, os orçamentos em Saúde e na Educação ficaram acima do mínimo exigido: 26,39% e 28,21%, respectivamente.
Segundo analistas políticos, o desempenho de Boigues em 2022 e 2023 no investimento público com equilíbrio nas contas públicas foi um dos fatores que explicou a reeleição em outubro de 2024 com mais de 92% dos votos válidos (sendo a maior votação proporcional entre cidades com mais de 200 mil eleitores), bem como os resultados neste ano com a pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, realizada no mês passado, com a aprovação de 82,8% dos entrevistados da cidade, sendo um resultado melhor que o de prefeitos de capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.
A votação das contas de 2022 e 2023 aconteceu na terça-feira (dia 9) com 16 votos favoráveis e um voto contrário, sendo que três parlamentares estavam ausentes durante a votação. Durante as deliberações, o presidente da Câmara, Dr. Roque, votou a favor e reforçou que, em gestões anteriores da Administração Municipal, o TCE rejeitou as contas do município, onde a cidade apresentou evolução e maturidade na gestão. O prefeito Eduardo Boigues comemorou a



aprovação por parte do TCE e da Câmara de Vereadores, e afirmou que a gestão conhece as prioridades do município e está direcionando esforços para uma frente de

e
como as de
investimentos e de estruturação.
e
“Temos trabalhado incansavelmente para cumprir as exigências da LRF e fazer os investimentos necessários para Itaquaquecetuba. Saúde e Educação sempre foram nossas prioridades. Com austeridade, responsabilidade fiscal e planejamento orçamentário, conseguimos, nos dois últimos anos, turbinar o orçamento destas áreas e atingir o objetivo - oferecer melhores serviços públicos para os cidadãos. É assim que a gente constrói uma cidade forte”, observou.

Evento marcou final das atividades do ano com apresentação especial de Claudia Leitte no Arufest
A noite de 10 de dezembro de 2025 ficará marcada na memória de Itaquaquecetuba (Itaquá) como a celebração de um compromisso inabalável com a solidariedade. A 5ª edição da Festa do Branco do Fundo Social de Solidariedade não só manteve o alto nível de glamour dos anos anteriores, mas inovou ao abraçar o tema “Amazônia”, transformando o evento em uma poderosa homenagem cultural.
Realizado no AruFest, o jantar beneficente de gala atraiu cerca de 700 convidados, todos vestidos de branco, para arrecadar fundos vitais. A receita será integralmente revertida para a compra de cadeiras de rodas, cestas básicas e o suporte contínuo aos programas sociais do Fundo Social.
Um dos pontos altos da 5ª Festa do Branco, capturado na energia dos vídeos da festa, foi a imersão cultural proporcionada pelo tema “Amazônia”. Além da decoração que recriava a exuberância da floresta, o evento contou com a presença folclórica do “Boi”, um símbolo inconfundível das celebrações do Norte do Brasil, como o Boi Bumbá.
A performance não foi apenas entretenimento; mas uma verdadeira atração cênica e coreográfica. O Boi, ricamente ornamentado com cores vibrantes (em contraste com o branco da plateia), surgiu no salão em meio a dançarinos e música regional, contando
oferecer uma experiência cultural rica, utilizando o tema para sensibilizar os convidados sobre a riqueza e a importância ecológica e social da Amazônia. A reação entusiasmada do público, visível nos registros, confirmou a aposta acertada na diversidade cultural.
Ainda no quesito entretenimento de alto nível, a edição de 2025 coroou a noite com o show eletrizante de Claudia Leitte. A cantora, com seu carisma e repertório, colocou todos para dançar em uma performance de axé e pop que manteve a energia do evento em alta.
Sua presença se alinha com a tradição de trazer grandes nomes, garantindo a credibilidade e o sucesso de arrecadação da festa. A 4ª edição (2024), por exemplo, com o tema “Las Vegas”, trouxe um line-up memorável com Toni Garrido, Paulo Miklos, Buchecha e Afonso Nigro, oferecendo uma experiência igualmente imersiva com números de Cirque du Soleil e imitadores de Elvis.
As falas da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Prates Boigues, e do prefeito Eduardo Boigues, reforçaram a urgência da causa. Ela enfatizou que a escolha do tema “Amazônia” foi uma homenagem à abundância da natureza e um lembrete do que precisamos proteger, ligando a preservação ambiental à necessidade de cuidar das pessoas: “O Fundo Social de



sa solidariedade”, afirmou a primeira-dama. A 5ª Festa do Branco
“Amazônia”, realizada no dia 10 de dezembro, foi, acima de tudo, uma celebra-









ção bem-sucedida onde a cultura brasileira e a solidariedade se encontraram para fazer a diferença na vida dos moradores de Itaquaquecetuba.



CRUZEIRO PELO RIO NILO COM PENSÃO COMPLETA, TRÊS NOITES EM RESORT ALL INCLUSIVE EM HURGHADA, VISITA ÀS PIRÂMIDES, ESFINGE E AO NOVÍSSIMO MUSEU GEM, ALÉM DE VOOS INTERNOS, VISTO INCLUSO, GUIAS EM PORTUGUÊS E ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL DURANTE TODA A VIAGEM. VOCÊ VIVE O CAIRO, NAVEGA PELO NILO, EXPLORA TEMPLOS LENDÁRIOS, VISITA O VALE DOS REIS, VISITA A CRIPTA ONDE A SAGRADA FAMÍLIA VIVEU POR MAIS DE TRÊS MESES E DESCANSA EM PRAIAS CRISTALINAS DO MAR VERMELHO TUDO ORGANIZADO, SEGURO E ESTRUTURADO
Iniciativa no Parque Ecológico fecha primeiro ano com mais de 600 pessoas mobilizadas em Itaquá
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, a ONG Dia da Terra Brasil e a EDP apresentaram, nesta semana, os resultados do primeiro ano do projeto Jardins Comestíveis, iniciativa que vem transformando o Parque Ecológico Mário do Canto em um espaço vivo de preservação do meio ambiente, educação ambiental, formação profissional e regeneração do território.
Em um ano, o programa formou 10 agroflorestores, três guardiãs do território, 11 capacitações em agrofloresta e 29 em ecogastronomia, além de mobilizar mais de 600 pessoas em oficinas, mutirões e atividades culturais. A produção média mensal atingiu 100 kg de alimentos, todos cultivados na obra de Landart, “Árvore Floresta”, implantada dentro e ao redor da EMEB Vereador Augusto dos Santos.
“Com mais de 40 ações educativas e culturais realizadas e uma rede forte envolvendo o poder público, a iniciativa privada e instituições nacionais e internacionais, criamos um ecossistema que gera impacto ambiental, educacional e econômico. Conseguimos provar que regenerar o território é possível quando arte, agricultura, aproveitamento integral de alimentos e a população caminham juntas”, acrescentou o diretor executivo da ONG Dia da Terra, Mozart Mesquita. A instalação artística na natureza combina princípios agroflorestais para a produção de alimentos, além de promover atividades de mobilização comunitária e empreendedorismo social, com foco na geração de renda. A obra de arte, no formato de árvore, está instalada dentro e ao redor da escola, ocupando 1.200 m². São 100 espécies planta-
das, a maioria comestível, e 50 delas formadas em hortas que já dão lugar a uma floresta produtiva. Realizado em parceria com o artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem, o programa tem o patrocínio EDP, com a realização da Brazimage e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e apoio da Dois Rios Agrofloresta e da prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Mulher e do Parque Ecológico Mario do Canto.
“A EDP tem como compromisso promover ações que gerem impacto positivo nas regiões que está presente e acredita na força das parcerias para transformar realidades, como no caso desse projeto que alinha sustentabilidade, educação, cultura e inclusão. Estamos muito felizes com os resultados alcançados”, disse


o diretor ESG da EDP na América do Sul, Dominic Schmal.
A secretária Yasmim Zampieri (Meio Ambiente) ressaltou que o projeto mudou a relação da população com o parque. “Hoje o parque é um espaço mais verde e educativo.
As famílias frequentam o local e encontram nele um ambiente de aprendizagem e de cuidado com o território. Quero parabenizar a todos os envolvidos no projeto e as guardiãs que realizam um excelente trabalho”. O prefeito Eduardo Boigues destacou o papel estratégico da iniciativa para a cidade. “O Jardins Comestíveis é um exemplo de política pública sustentável, que une meio ambiente e geração de renda. É uma solução real para transformar vidas e fortalecer o município”, concluiu.

Veterano do Poder Legislativo falou sobre conquistas, debates e a importância da participação popular
por ANDRÉ DINIZ
O vereador de Itaquaquecetuba Doutor Roque é um dos veteranos da política na cidade e na
DIÁRIO ITAQUÁ
Em seu sexto mandato como vereador, o senhor viu bastante da história política da cidade. Em sua experiência, como foi este ano, e o que ele trouxe de diferente dos demais?
DOUTOR ROQUE : Este ano foi muito produtivo e a Câmara cumpriu suas expectativas, onde aprovamos dentro do ano legislativo a LOA (Lei Orçamentária Anual), o PPA (Plano Plurianual), entre outros projetos que vão de encontro aos anseios da população. É inegável que se formou um bloco de oposição dentro da Câmara neste ano com dois integrantes, o que causa um certo estranhamento nas discussões, mas isso é normal e faz parte do jogo democrático, e estamos sempre buscando aprimorar os trabalhos na Câmara de Itaquaquecetuba.
DIÁRIO ITAQUÁ
Em seus seis mandatos, e na sua trajetória como político e como morador de Itaquá, como foi este primeiro ano na cidade?
DOUTOR ROQUE : O que vimos é que a cidade vem crescendo cada vez mais. O prefeito Eduardo Boigues trabalhou de 2021 a 2024 em ritmo intenso e pensamos que po-
região, e está em seu sexto mandato como parlamentar e hoje ocupa a presidência da Casa de Leis. Em entrevista ex-
deria diminuir o volume de trabalho, mas não. A cidade ganhou volume, a cidade apareceu, a população ganhou de forma geral, a Prefeitura tem buscado serviços públicos de qualidade e melhora a qualidade de vida da população. A cidade está crescendo e vai crescer cada vez mais.
DIÁRIO ITAQUÁ
Um dos desafios foi a movimentação da oposição. O que mais foi desafio para o trabalho da Câmara como um todo, e como isso foi superado dentro do Legislativo?
DOUTOR ROQUE : Eu digo que quando a cidade vai bem, a Câmara vai bem. As reclamações diminuem, o trabalho da Câmara melhora e a gente tem procurado a parceria com a Prefeitura, para aprovar as leis e ir de encontro às solicitações para melhorar a vida do povo.
DIÁRIO ITAQUÁ
Um dos pontos altos do trabalho legislativo envolveu as denúncias e queixas contra o Hospital Santa Marcelina, de responsabilidade do Estado, que movimentou vereadores e comissões. Esse trabalho continua em 2026?
DOUTOR ROQUE : A Câmara não pode se furtar ao dever de fiscalizar em
clusiva ao Diário Itaquá, falou sobre os trabalhos, os desafios, os destaques do ano e a perspectiva para 2026.
nome da população. O serviço público é indivisível: o vereador tem a competência mais imediata o municipal, mas como o hospital é estadual e atende nosso povo, fizemos requerimentos, vereadores fizeram plantões e denunciaram, e o Santa Marcelina acordou. O atendimento melhorou- o secretário Eleuses Paiva veio e deu o compromisso de melhorar, e isso é fruto do trabalho da Câmara que fez a discussão e a gente vai continuar atento ao que acontece. Tenho que deixar em relevo que o atendimento melhorou mas tem que melhorar mais ainda.
DIÁRIO ITAQUÁ
Tivemos vários projetos com a participação da comunidade, LUOPS (Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo), o Orçamento 2025, Plano Diretor. Como foi o engajamento da população?
DOUTOR ROQUE : Nossas sessões são transmitidas online, o povo tem participado. Fizemos as audiências públicas, teve o Plano Plurianual. A população poderia participar mais, ter essa preocupação de participar desses atos do que acontece no município.
DIÁRIO ITAQUÁ
Quais são as expectativas


do senhor para 2026, em que o ano será agitado na política local?
DOUTOR ROQUE : Dentre os vereadores com quem tenho contato, não soube de nenhum que vai se lançar como candidato a deputado federal e estadual

nas eleições do ano que vem. Acho que é consenso de todos que temos que pensar em nossos deputados federais e estaduais para Itaquaquecetuba. Vou apoiar o Marcello Barbosa como estadual e se o prefeito sair como candidato a deputado federal, com
certeza terá meu apoio. A cidade precisa de representantes que tenham amplo conhecimento de nossas necessidades e demandas, que tenham um canal contínuo de contato com a população, para que Itaquá possa ter todo o seu potencial.

Diretora Júlia Guidini explica principais reclamações e reforça cuidados antes de comprar no período de maior movimento
POR LARISSA DIAS
A temporada de fim de ano, somando as compras de natal e da Black Friday, representam um aumento expressivo do comércio, mas também de preocupações e problemas para os consumidores em relação ao Código de Defesa do Consumidor. Com isso, o Programa de Defesa dos Direitos do Consumidor em Itaquaquecetuba (Procon), reforçou desde o início de novembro o trabalho para atender moradores que precisam de ajuda.
Segundo o Procon de Itaquá, o maior número de reclamações nesta época do ano está relacionado à falta de assistência pós-venda por parte dos fornecedores.
Segundo a diretora do
órgão, Júlia Guidini, o problema se repete com frequência no município.“Os problemas mais comuns que nós recebemos dentro do PROCON são a falta de prestação de assistência do fornecedor depois que a compra chega e existe algum problema. O consumidor tenta ajuda com o fornecedor e acaba não tendo um respaldo do fornecedor. Então isso acaba gerando um problema que geralmente a gente recebe dentro do PROCON de Itaquá”, afirmou.
Com a chegada do período de Natal e Ano Novo, o movimento no comércio aumenta motivado, principalmente, pelo pagamento do décimo terceiro salário. Nesse cenário, a fiscalização foi reforçada.
“Mês de Natal geralmente é um mês onde o décimo terceiro está na conta, né? Então o comércio fica muito agitado. Para que o consumidor não tenha grandes problemas com o consumo em geral, nós estamos na rua fazendo fiscalização, começamos agora, no início da semana.”
As ações de fiscalização começaram nos dias 1º e 2, com apoio da Fundação Procon, reforçando o trabalho integrado entre os órgãos de proteção ao consumidor. As equipes priorizaram a região central, especialmente lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, setores com maior demanda no período. Durante as visitas, foram verificadas práticas como clareza das informa-

ções, correção de preços, veracidade de promoções e cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
A diretora lembrou que medidas simples podem evitar prejuízos ao consumidor.
“Fazer uma lista de compras quando o consumidor
for à rua para evitar algum descontrole financeiro, né?
Fazer comparação de preços, porque quando o consumidor realiza a compra presencialmente não existe direito de arrependimento, então tem que ser uma compra bem pensada. Então essas são as orienta-
Itaquá Mais Emprego
ções para o consumidor.”
O cronograma de fiscalização seguirá ao longo do mês, com a inclusão de outros bairros e pequenos comércios, garantindo que lojistas e consumidores recebam orientação adequada e atuem dentro da legalidade.
Faltando menos de duas semanas para o natal, a Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico de Itaquaquecetuba deu início à preparação para os processos seletivos no mês de janeiro no programa Itaquá Mais Emprego. A movimentação, segundo o comando da pasta, acontece após o preenchimento da grande maioria de vagas temporárias no comércio e prestação de serviços, em entrevistas realizadas ao longo do mês de novembro e iní-
cio de dezembro. A intenção é que quem está buscando uma chance possa começar 2026 empregado: “Agora o que nós estamos iniciando já são os processos seletivos para janeiro, e a gente já quer que o pessoal entre em janeiro com o pé direito, trabalhando”, afirmou. Luciano Dávila também destacou que a cidade precisa continuar evoluindo, mesmo após o fim das vagas temporárias: “A gente precisa caminhar, precisa fazer a população que quer trabalhar realmente
trabalhar. E a cidade desenvolver”.
Para quem deseja participar das seleções, o secretário orienta que os anúncios são feitos em diferentes canais: “Os anúncios nas redes sociais, né, dos processos seletivos, no site da Prefeitura, ou pessoalmente”.
Quando menciona o atendimento presencial, ele se refere à própria Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico, onde a população pode buscar orientações e encaminhamento para

entrevistas.
O cenário marca uma transição importante no mercado local: ao mesmo tempo em que o ciclo de vagas sazonais se encerra, novas vagas já começam a ser ofertadas para garantir oportunidades logo no início do ano.
O Itaquá Mais Emprego está localizado na rua Dom Thomas Frey, nº 89, no Centro de Itaquaquecetuba. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, em horário comercial (das 8 às 17 horas). Para se candida-

tar às vagas, os candidatos e candidatas devem estar registrados no programa e
comparecer pessoalmente com documentos pessoais e currículo impresso.

Clientes buscam celebrar Natal e Ano Novo em destinos no Brasil, com foco no Rio e no Nordeste
Um levantamento feito junto à plataforma de buscas Google Brasil apontou que o brasileiro voltou a investir no turismo no final deste ano. Segundo a apuração, as buscas pelo termo “Pacote de Viagem 2026” teve um crescimento de 817%, com foco em planejamento e segurança em viagens para o exterior.
As informações se unem a dados oficiais do governo federal sobre a movimentação em portos e aeroportos ao longo do ano. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi registrado um aumento de 9,5% na movimentação geral de aeroportos na comparação com 2024, com 106,8 milhões de passageiros transitan-
do entre janeiro e outubro deste ano.
O setor de transporte aéreo também está olhando com bons olhos a temporada de verão 2025-2026, com o anúncio da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) que serão oferecidos mais de 9 mil voos extras, com 1,4 milhão de assentos adicionais para a demanda. O foco será para destinos na região nordeste: Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife, Salvador e Porto Seguro.
O movimento também é sentido por agências com foco no transporte regional. A agência Viajolândia, no centro de Itaquaquecetuba, com foco em pacotes turísticos regionais e interestaduais notou uma
variação positiva na procura para este ano, tendo como principais destinos cidades no litoral do estado do Rio de Janeiro como Macaé, Arraial do Cabo e Búzios, principalmente para a última semana do ano.
“O gasto médio que nossos clientes estão tendo com as compras deste ano é de R$1,8 mil”, afirmou a gerência.
O Programa de Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) sempre recomenda aos clientes para manter documentadas todas as conversas, caso seja feita a contratação pela internet, ou os recibos caso seja feito de forma presencial, bem como prestar atenção a cláusulas sobre reembolso e reagendamento de viagens.

O fim do ano possui diversas tradições: do panetone à troca de presentes, da mesa farta na ceia de natal às reuniões em família - sejam elas de sangue ou do trabalho. O fim de 2025 não representou apenas um aumento na busca por viagens e novos destinos, mas também aqueceu outro setor: o de aluguel de espaços para eventos e confraternizações.
Em várias regiões do estado, houve o registro do aumento na procura por sítios e chácaras, já des-
de o final de outubro. No centro-oeste paulista, por exemplo, chácaras na região de Bauru e Marília já fecharam todas as agendas no mês de novembro. No Alto Tietê, sítios na região das cidades de Guararema, Santa Isabel e Salesópolis também tiveram alta procura neste ano, e restam poucos horários, segundo proprietários.
Em Itaquaquecetuba, uma família é dona de uma espaço de eventos no Jardim Odete atestou à reportagem que a procura teve um aumento de mais
de 50% entre os meses de novembro e dezembro na comparação com o mesmo período em 2024. “Antes, nós tínhamos um final de semana agendado para um final de semana livre, e neste ano todos os finais de semana estão ocupados, tanto sábado quanto domingo”, contou.
Os proprietários reforçaram que os agendamentos não estão focados apenas em celebrações de fim de ano de empresas ou grupos de amigos, mas também para cerimônias e recepções de casamentos. O

motivo seria o horário de expediente prolongado do Cartório de Registro Civil de Itaquaquecetuba, que está operando de sexta a domingo, o que aumentou também a demanda por espaços para as festas.
“As agendas estão totalmente lotadas, de quinta a domingo até o final do ano. Em janeiro, há uma redução do ritmo, o que é normal para o período, mas já temos procura novamente para os meses de fevereiro e março, que coincide com grandes festas”, concluiu.







Patrulhamento é realizado no centro e em sete polos comerciais para reforço da segurança de clientes
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e da Guarda Civil Municipal (GCM), em conjunto com o 35º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (35º BPM/M), deu início nesta semana à Operação Natal Seguro - um esforço coordenado para reforçar o patrulhamento durante o período de compras de fim de ano na cidade.
A ação, segundo as autoridades, será focada na área central e nos polos comerciais dos bairros
Parque Piratininga, Pequeno Coração, Jardim Caiuby, Jardim Maragogipe, Jardim Odete, Josely e Recanto Mônica, com policiamento intensificado de segunda a sábado, das 8 às 22 horas, e aos domingos, das 8 às 18 horas.
O objetivo, segundo a Prefeitura de Itaquá, é garantir a tranquilidade aos moradores e comercian-


Operação conjunta visa reforçar ambiente principalmente nos centros comerciais em Itaquá até o fim do ano
tes durante o aumento do fluxo de pessoas. Para prevenir situações de risco, a orientação é evitar compras com dinheiro em espécie, priorizando cartão ou Pix, além de manter atenção
redobrada ao celular.
O secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, reforçou o papel preventivo da operação. “Estamos com patrulhamento ampliado nas regiões de maior mo-
vimento para inibir crimes e garantir mais segurança a todos. A participação da população, acionando a GCM diante de qualquer suspeita, é fundamental.”
O prefeito Eduardo Boi-
gues destacou a importância da ação. “A Operação
Natal Seguro reforça nosso compromisso com a proteção da população. Queremos que todos possam fazer suas compras com
tranquilidade e confiança.”
A Prefeitura reforça à população que o contato em caso de ocorrências deve ser feito pelos telefones 153, (11) 4753-1108/1421/1274 e 4642-4659.

Localizado na região sul de Portugal, Alqueva é palco de turismo náutico, cultura e tradição e oferece experiências inesquecíveis



A região do Alentejo, em Portugal, é muito procurada por turistas de todo o mundo que buscam experiências gastronômicas, inclusive de enologia (os experts em vinhos sabem bem a maravilha que é a região). Ou ainda para buscar refúgio em pequenos vilarejos ou fazendas bucólicas. Mas o que poucos imaginam é que o turismo náutico é um dos pontos fortes do lugar.
Situada às margens do rio Guadiana está a imponente Barragem de Alqueva. A construção, concluída em 2002, deu origem ao maior lago artificial da Europa, um vasto espelho d’água que transformou a paisagem alentejana e impulsionou novas
formas de lazer, turismo e desenvolvimento local.
As cidades e vilas do entorno agradecem. A região já oferece as já conhecidas opções de turismo rural, que a colocam em pé de igualdade com regiões badaladas como a Toscana italiana ou a Provence francesa. Mas a barragem ainda criou cenários únicos que rapidamente se tornaram pontos de referência para atividades náuticas e momentos de lazer junto à natureza.
Foi neste contexto que nasceu a Estação Náutica de Moura – Alqueva, que reúne quatro polos estratégicos: o Centro Náutico de Moura – Alqueva, o Cais da Barca, o Centro de Remo do Ardila e a Al-
deia Ribeirinha da Estrela.
Com cerca de 100 habitantes, a Aldeia da Estrela ganhou nova vida após a criação da Barragem de Alqueva. Atualmente, é um dos grandes atrativos turísticos da região, com cais de atracação, áreas de lazer e piquenique, além de servir como ponto de partida para passeios de canoagem, vela, stand-up paddle, wakeboard e até experiências de canoagem noturna sob o céu estrelado certificado pelo Dark Sky® Alqueva. Moura, “terra mãe do azeite alentejano”, alia natureza, patrimônio histórico e gastronomia. A cidade preserva o seu castelo medieval, bairros históricos de influência árabe e espaços como o Museu

Enquanto o brasileiro vive os instantes finais da primavera e se preparar para o calorão e chuvas do verão, a Europa encara as semanas finais de seu outono. Todos os anos, o fim do verão e da alta temporada europeia faz com que os preços de hotéis e passagens caiam. Este ano, a queda tem sido considerável. Portanto, se você deseja conhecer ou rever a Europa, este é o melhor momento para reservar suas passagens e hospedagem. As pesquisas sobre passagens aéreas do Brasil para a Europa mostram uma queda superior a 22% nos preços. E convém aproveitar destinos que são mais badaladas no verão, mas que oferecem atrativos no rigoroso inverno europeu. Novo estudo da plataforma Kaya mostra que para voar entre 21 de junho e 21 de setembro, os brasileiros encontravam voos custando em média R$ 6.260. Para voar até 21 de dezembro, o preço médio é de R$4.908.
Entre os 30 destinos avaliados pelo KAYAK, Nápoles, a cidade da pizza, e Madri, capital da Espanha e a maior cidade do país, lideram o ranking com as maiores quedas nos preços dos voos, ambos com uma redução média de 25%. O estudo mostra ainda que destinos populares no verão e queridos pelos brasileiros, como Roma, Barcelona e Paris, oferecem um cenário atrativo nos preços médios ao fim da estação quente, com quedas que variam de 19% a 23% em média.
de Joalharia Contemporânea Alberto Gordillo e o Lagar de Varas do Fojo, dedicado ao azeite. A Rota do Azeite, um percurso pedestre com sete pontos ligados à olivicultura, reforça o elo da região à produção de azeite DOP, que aqui encontra as suas raízes mais antigas.
Combinando natureza, turismo ativo, patrimônio e sabores autênticos, Alqueva e Moura são destinos para serem explorados em qualquer estação do ano. Seja para aproveitar um pôr do sol sobre o grande lago, praticar esportes náuticos, explorar aldeias ribeirinhas ou degustar o melhor azeite do país, a região promete experiências únicas e inesquecíveis.
Nápoles é a terceira maior cidade da Itália e conhecida como a casa da pizza napolitana, o que a torna um ótimo destino gastronômico. Após a alta temporada, o viajante pode desfrutar de passeios por museus, pelas ruínas de Pompeia e Herculano e pelo centro histórico de maneira mais confortável.
Madri abriga museus e galerias apreciados mundialmente, assim como duas das maiores equipes de futebol da Europa que fazem valer as visitas nos estádios. Em outubro e novembro, o turista pode desfrutar do Festival Internacional de Jazz de Madri, que acontece em vários pontos da cidade.
Uma dica interessante para os viajantes que desejam visitar outras cidades europeias é utilizar estas cidades como base, economizando no preço da passagem. Por exemplo: se você deseja viajar a Atenas, Praga ou Viena vale comprar uma passagem até Madri e, em seguida, buscar um voo low cost ou uma viagem de trem a algumas dessas cidades.
No cômputo geral, você gastará menos do que comprar uma passagem direta do Brasil para outras cidades europeias, que provavelmente já contará com uma escala em cidades como Milão, Amsterdã ou a própria Madri, dependendo da companhia aérea que escolher. FÁBIO MENDES é jornalista e escritor, autor de revistas e guias de viagem e livros-reportagem
Inscrições aconteceram ao longo da semana nos Cras para maiores de 18 anos em busca de qualificação
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de sua Secretaria de Assistência Social, realizou ao longo desta semana as incrições para a edição 2026 do programa Frente de Trabalho - uma iniciativa voltada para o apoio de famílias em situação de vulnerabilidade econômica.
A ação consiste na oportunidade de qualificação profissional e incentivo para a geração de renda, visando o fortalecimento da autonomia e inclusão social em 70 vagas para pessoas sem emprego ou vulneráveis. O Frente de Trabalho oferece bolsa-auxílio mensal de R$ 1,8 mil com jornada semanal de 24 horas distribuídas em quatro dias de trabalho, com 6 horas diárias, além de mais um dia semanal com 6 horas de curso de qualificação profissional,
cuja participação é obrigatória para permanência no programa.
Segundo a Prefeitura, a duração do programa é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12. As vagas foram direcionadas a moradores da cidade que tenham 18 anos ou mais, estejam desempregados, não recebam benefícios como seguro-desemprego, aposentadoria ou pensão, não possuam rendimentos próprios e residam na cidade há pelo menos dois anos.
Segundo a Administração Municipal, não foi necessário apresentar atestado de antecedentes criminais atualizado e apenas um integrante por família pode se inscrever- os postos para participação foram nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do Caiuby, Pai-
neira, Quinta da Boa Vista, Recanto Mônica e Morro Branco.
A definição do posto de trabalho de cada beneficiário será feita pela coordenação do programa levando em conta o perfil e as habilidades do participante, a proximidade entre sua residência e o local de atuação, bem como as necessidades dos órgãos e entidades da administração municipal.
“O Frente de Trabalho é uma ação essencial para garantir dignidade e novas perspectivas às famílias que mais precisam. Nosso objetivo é oferecer não apenas uma ocupação temporária, como também qualificação e oportunidades reais de geração de renda”, afirmou o secretário Gabriel Rocha (Saúde e As sistência Social).
O secretário Marcello Barbosa (Governo) desta

EMPREGO
MAIS DE 18 MIL

Qualificação e remuneração deve movimentar prefeitura em 2026
cou a importância da união entre as políticas públicas para ampliar o alcance das ações sociais no municí-
a população. Quando governo e assistência social atuam de forma integrada, conseguimos transformar
mília fique para trás. Com o programa Frente de Trabalho, oferecemos oportunidade, qualificação e renda.

VAGAS CRIADAS

SEGURANÇA
46 NOVAS VIATURAS + CAMINHÃO TEMPESTADE

REFORMA DO TERMINAL MANOEL FEIO
CONSTRUÇÃO DO TERMINAL PIRATININGA


Com investimento em todas as áreas, Itaquá se transforma a cada dia, criando novas oportunidades e um futuro melhor para a população.
Reflexos do ciclone extratropical causaram quedas de muros e árvores, destelhamentos e fechamentos
O ciclone extratropical que atingiu a região sul do país nesta semana causou prejuízos e transtornos para milhões de pessoas em toda a faixa leste do estado de São Paulo desde terça-feira (9 de dezembro), incluindo as cidades do Alto Tietê.
Na Região Metropolitana de São Paulo, rajadas de vento chegaram a 98 km/h na zona oeste da Capital e causaram 151 quedas de árvores, o fechamento de parques, voos cancelados nos aeroportos de Cumbica e Congonhas, bem como o cancelamento de consultas em hospitais. Mais de dois milhões de imóveis ficaram sem energia elétrica, pela queda de postes de luz.
Em Itaquaquecetuba, a Defesa Civil informou que foram registradas 16 ocorrências relacionadas a quedas de árvores, de galhos, vistorias preventivas e verificações de erosão do solo, sendo 15 delas concluídas e uma em programação, por não oferecer risco iminente. Já no dia 11, foram mais três ocorrências de quedas de galho. A Defesa Civil informa que segue em campo, monitorando áreas de risco e desobstruindo vias, com a apuração de ventos de 42,6 km/h.
Em Mogi das Cruzes, a Prefeitura informou que a cidade não teve o registro de chuvas, mas rajadas de vento acima de 56 km/h, o que resultou em 15 quedas de árvores, duas quedas de galhos e duas quedas de muro, além de um muro com risco de queda e que está sob monito-
ramento da Defesa Civil, além de uma queda de vidros da fachada de um imóvel, sendo todos em espaços particulares. “A equipe da Defesa Civil e demais secretarias municipais já tomaram todas as providências necessárias para resolver as ocorrências acima”, informou a Administração Municipal.
Em Suzano, a Defesa Civil foi acionada em oito ocorrências de queda de árvore, com o corte e remoção de via pública nos bairros Jardim revista, Recreio Sertãozinho, Parque Alvorada, centro, Chácara Sete Cruzes, Palmeiras, Jardim São Luiz e Jardim Suzanópolis. Também foram registradas duas quedas de muros, uma na Cidade Edson e outra na área central, na rua Benjamin Constant, que acabou atingindo um automóvel estacionado. Em nenhuma das ocorrências houve feridos. As autoridades locais registraram rajadas de 65 km/h.
A concessionária de energia elétrica EDP, que atende o Alto Tietê, informou em nota oficial que aumentou na quarta-feira (dia 10) a disponibilização de equipes para receber os mais de 3,4 mil chamados de usuários. Os principais reparos, segundo a empresa, foram relacionados à queda de árvores e galhos e lançamento de objetos sobre as redes elétricas.
“Os casos registrados após este evento climático elevaram o nível de criticidade nos atendimentos na comparação a um dia normal de atuação. Entre os locais com registros de maior quantidade de ocor-


rências, por exemplo, estão alguns trechos das cidades de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, São José dos Campos, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos e Jacareí.
Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente a hospitais, postos de saúde, esco-
las, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados. Em alguns casos, os trabalhos são rea-
lizados em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso”, declarou em nota.

