ASSINANTES 1ª EDIÇÃO RJ
ASSINANTE - VENDA PROIBIDA
Presidente: Aurélio José Fernandes de Paiva
Sul Fluminense, segunda-feira, 08 de outubro de 2018 Ano 26 • Edição nº 8857
diariodovale.com.br | Preço: R$ 1,50
Leia nesta edição: os votos de cada candidato a deputado estadual e federal da região
Região faz três deputados estaduais e três federais Para a Alerj, foram eleitos Marcelo Cabeleireiro, de BM; Gustavo Tutuca, de Piraí, e André Correa, de Valença; para federal Furtado tem mais de 104 mil votos; Serfiotis 37 mil e Luiz Antônio, de Valença, com 50 mil votos O Sul Fluminense fez três deputados estaduais e três federais nas eleições deste ano. Marcelo Cabeleireiro, de Barra Mansa, do DC (Democracia Cristã), foi eleito com quase 18 mil votos. Gustavo Tutuca, de Piraí, foi eleito pelo MDB, com mais de 49 mil votos, enquanto André Correa, de Valença, entrou pelo DEM com quase 67 mil votos. Para a Câmara Federal o delegado Antônio Furtado, do PSL, teve uma votação histórica: mais de 104 mil votos. Alexandre Serfiotis,
do PSD, foi reeleito com mais de 37 mil votos. Já o Luiz Antônio, de Valença e pai de André Correa, foi eleito com mais de 50 mil votos. Foi a primeira vez nas últimas eleições que Volta Redonda não elege pelo menos um deputado estadual e os candidatos têm uma votação tão baixa para a Alerj. Furtado seguiu uma onda dentro do PSL, partido do presidenciável Jair Bolsonaro. O delegado foi o quarto mais votado dentro do PSL.
POLÍTICA | Página 3
Polarização se confirma com Bolsonaro e Haddad A presidência da República vai ser definida entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Bolsonaro atingiu mais de 46% dos votos válidos, mas não o suficiente para liquidar a fatura no primeiro turno.
O petista teve 28,43%. Ciro Gomes, que ficou em terceiro lugar, já acenou com apoio “contra Bolsonaro”. Marina Silva, que definhou ao longo da campanha, ainda não decidiu o que vai fazer.
NACIONAL | Página 8
Volta Redonda Antônio Furtado, Alexandre Serfiotis, Tutuca e Marcelo Cabeleireiro vão representar a região na Alerj e no Congresso
Witzel aumenta surpresa e fecha primeiro turno na frente de Paes
Ruas perto de seções ficaram mais limpas no dia da votação Lilian Silva
Ruas perto de locais de votação ficam limpas, ao contrário das eleições anteriores As ruas perto de seções eleitorais ficaram mais “limpas” este ano, ao contrário de eleições anteriores quando os chamados “santinhos’ eram espalhados nestes locais. A estudante de direito da UFF (Universidade Federal Fluminense), Felipe Tibúrcio, afirmou ainda que a principal diferença na eleição
deste ano é que esta eleição está mais limpa que as anteriores. Apesar de reclamar um pouco do tempo que teve que ficar na fila para votar, a dona de casa Aliane Jorge elogiou a limpeza das ruas que, segundo ela, estão com menos propaganda eleitoral que nas eleições anteriores.
POLÍTICA | Página 3
Volta Redonda
Guarda ajuda na segurança em vários pontos de votação
Wilson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM) vão disputar o segundo turno das eleições para governador no Rio Os candidatos Wilson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM) vão disputar o segundo turno das eleições para governador no Rio de Janeiro no dia 28 de outubro. Com 99,36% das urnas apuradas, Wilson contabilizou 41,26% dos votos válidos e Paes, 19,56%.
O juiz federal vinha surpreendendo nas últimas pesquisas e sua chegada ao segundo turno já era esperada. Porém, ele ultrapassou até mesmo Paes na reta final da campanha.
NACIONAL | Página 7
A Guarda Municipal atuou para orientar trânsito e também nos locais de votação. Evitar filas duplas, estacionamento irregular e melhorar o acesso de eleitores às seções eleitorais. Foram essas as principais ações dos Guardas Municipais, em mais de 60 pontos de votação. O subcomandante da GM, Rogério Nas-
cimento, explica o trabalho. Em frente ao Tribunal Regional Eleitoral, a Guarda Municipal interditou parcialmente um trecho de cerca de 150 metros, para facilitar o estacionamento com segurança de veículos e garantir o desembarque seguro das urnas eletrônicas ao final da votação.
POLÍTICA | Página 6
Aviso aos leitores Excepcionalmente nesta edição não publicaremos o caderno de La-
zer & Cia. O suplemento volta a circular amanhã, terça-feira.