
Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Ano 32 • Edição 10823
Segunda-feira, 25 de agosto de 2025 | Ano 32 • Edição 10823
invadem
A mãe e os avós do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) teriam sido feitos reféns durante assalto na manhã deste domingo (24), em Resende. Segundo relato do parlamentar, os criminosos teriam invadido a casa da família, rendido sua mãe e mantido os idosos sob ameaça por mais de uma hora. Os assaltantes reviraram o imóvel e levaram joias e o carro do avô do senador, um Ford Focus preto. De acordo com registro policial, as vítimas não sofreram violência física, mas foram submetidas a intimidação psicológica. POLÍCIA | Página 4
A Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita) abriu o fim de semana com casa cheia para o espetáculo A.M.I.G.A.S., que arrancou risos do público na Tenda Enel. No mesmo sábado (23), o Teatro Municipal recebeu a peça Novas Diretrizes em Tempo de Paz. A programação segue com títulos como Dois contra o mundo, Desertos e A Partilha. Montagens variadas, de comédia a drama, estão previstas até 7 de setembro em diferentes espaços da cidade. GERAL | Página 2
MAÉRCIO DE ALMEIDA CCCALERJ HOMENAGEIA EX-PREFEITO DE BARRA DO PIRAÍ COM NOME EM RODOVIA
CIDADES | Página 5
MAÉRCIO DE
3
A maior carga já transportada pela Via Dutra precisou ser parada em Barra Mansa neste sábado (23) após pane mecânica em dois cavalos-trator. O comboio, que carrega um transformador de 350 toneladas, seguirá viagem apenas na terça-feira (26).
O transporte, considerado de alta complexidade, exige esquema especial de tráfego com apoio técnico e de segurança. O destino final é o Porto de Itaguaí, de onde o equipamento seguirá para uso industrial. CIDADES | Página 5
O prefeito Luiz Furlani, de Barra Mansa, inaugurou a Arena Vila Nova, neste domingo (24), com gramado sintético e iluminação de LED. A obra foi viabilizada com recursos do governo estadual através de emenda da depu-
tada federal Dani Cunha. Além deste, outros campos do município receberam melhorias recentes. O evento contou com a presença de autoridades e lideranças comunitárias. POLÍCIA | Página 4
O Voltaço empatou em 0 a 0 com a Ferroviária, neste domingo (24), em Araraquara, pela Série B do Brasileirão. Com cinco mudanças na escalação, destaque para a estreia do goleiro Jefferson Paulino, o time segurou a pressão no primeiro tempo. Na etapa final, após a expulsão de Fabrício Daniel, o Volta Redonda pressionou, mas não conseguiu marcar. Mesmo sem vencer, o resultado foi suficiente para tirar a equipe da zona de rebaixamento. O Voltaço agora ocupa a 16ª posição, com 23 pontos, e enfrenta o Athletic no próximo domingo (31), no Raulino de Oliveira. ESPORTE | Página 6 AGORA É QUE SÃO
de Barra Mansa é campeã mundial de jiu-jítsu
Programação diversificada, que vai de comédias consagradas como “A.M.I.G.A.S.” a dramas, segue até 7 de setembro com espetáculos nacionais e internacionais
Angra dos Reis
A Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita) teve, no sábado (23), casa cheia para a apresentação de A.M.I.G.A.S (Associação das Mulheres Interessadas em Gargalhadas, Amor e Sexo). O espetáculo, baseado no livro homônimo de Claudia Mello, foi encenado na Tenda Enel e contou com as atrizes Julia Iorio, Luiza Lewicki e Isabel Castello Branco nos papéis principais, além de Bernardo Coimbra, responsável pelos personagens masculinos.
A peça, que estreou há mais de 20 anos em sua primeira montagem, aborda encontros e desencontros amorosos de três amigas com humor e leveza. O público reagiu com risos e se identificou com as situações retratadas no palco. No mesmo dia, o Teatro Municipal recebeu Novas Diretrizes em Tempo de Paz, outro destaque da programação.
A agenda do festival segue nos próximos dias com espetáculos
em diferentes palcos da cidade. Neste domingo (24), a Tenda recebe Dois contra o mundo, às 19h, e o Teatro Municipal apresenta Desertos, às 21h. Na segunda-feira (25), sobem aos palcos A Partilha (Tenda, 19h) e Meu remédio (Teatro Municipal, 21h).
A programação inclui ainda montagens para diferentes públicos e faixas etárias, como Fios de Ouro (terça, 26), A Rosa que gira a Rosa (quarta, 27) e A Baleia (quinta, 28). O festival se estende até 7 de setembro, com produções como Rita Lee, Mary Stuart, O Bem-Amado e Parabéns, senhor presidente, reunindo espetáculos nacionais e internacionais em Angra dos Reis. A Fita é realizada com patrocínio da Enel Distribuição Rio e do governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Funarj. A prefeitura de Angra, por meio da TurisAngra, atua como correalizadora
Iniciativas públicas e comunitárias aproximam brasileiros dos livros
cação.
“As pessoas falam que criança e adolescente não leem, mas eu discordo. É só ter novidade que eles correm para pegar livros emprestados.’’ A opinião é de Kely Louzada idealizadora da biblioteca comunitária Atelier das Palavras no morro da Mangueira, no Rio de Janeiro.
‘’Acredito que cresci bastante intelectualmente por conta da leitura”, confirma Jorge Henrique de Souza que desde criança frequentava o Atelier das Palavras, e hoje é estudante universitário e trabalha na biblioteca.
“Comecei a ajudar aqui desde criança, onde passava muito tempo do meu dia. Hoje, posso retribuir tudo que aprendi na infância, mostrando com carinho para as crianças que estão sempre aqui que a leitura faz diferença, também que aqui é um espaço onde a gente pode acolher com livros, mostrar para uma nova geração muito tecnológica que os livros existem para somar na vida deles’’, testemunha Jorge Henrique O Atelier das Palavras foi uma das 300 bibliotecas comunitárias vencedora do prêmio Pontos de Cultura em 2024, criado pelo Ministério da Cultura (MinC). Contemplada com R$ 30 mil, a biblioteca fundada por Kely Louzada atualizou seu acervo e manteve o interesse dos pequenos e jovens leitores.
A biblioteca que fica na entrada do morro da Mangueira também se moderniza com doações de livros de interesse do seu público e participa de editais públicos para manter as estantes atualizadas.
“A gente trabalha muito com doação, mas temos também uma parceira com as secretarias de Cultura do estado e do município, que nos ajudam a estar sempre renovando a nossa estante”, diz Kely se referindo aos acervos patrocinados no ano passado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do governo federal que é repassado pelas secretarias de Cultura e de Edu-
“Desde 2024, as bibliotecas comunitárias passaram a receber livros literários para atualizar e ampliar seus acervos”, assinala Fabiano Dos Santos Piúba, Secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura.
Naquele ano, o Decreto nº 12.021 expandiu o PNLD para incluir bibliotecas públicas e comunitárias. Estas bibliotecas, incluindo aquelas cadastradas no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) do Ministério da Cultura, recebem acervos literários de forma sistemática, regular e gratuita.
O Brasil tem 6.021 bibliotecas públicas (municipais e estaduais) e comunitárias aptas a receber os acervos do PNLD. Essas unidades estão registradas no Cadastro Nacional de Bibliotecas e que integram o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP).
LER MAIS
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2024, revela que 85% das pessoas entrevistadas gostariam de ler mais livros, evidenciando um enorme potencial para o fortalecimento do hábito de leitura, inclusive entre quem não é leitor frequente. O Panorama do Consumo de Livros da Câmara Brasileira do Livro acrescenta que mesmo entre pessoas que não são consumidores de livros o valor da leitura é amplamente reconhecido: 84% a consideram a leitura “importante” ou “muito importante” para a carreira, lazer, aprendizado e outros aspectos ‘’Esses números comprovam que o interesse existe, mas ainda enfrentamos barreiras como acesso e desigualdade’’, pondera a presidente da Câmara Brasileira do Livro, Sevani Matos em nota. Na opinião dela, as bibliotecas e livrarias desempenham papel estratégico, “criando espaços de encontro com o livro e formando leitores em diversas regiões do país”. Para Sevani, é essencial fortalecer políticas públicas que incentivem a leitura. com informações da Agência Brasil.
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) de Volta Redonda, em parceria com a Universidade Estácio, lançou o VetMóvel – uma unidade móvel de saúde animal que ofereceu atendimento veterinário gratuito no bairro Santo Agostinho neste sábado (23).
Durante a ação, foram realizados 170 atendimentos, conduzidos pelos alunos do curso de Medicina Veterinária da Estácio, sob supervisão de um coordenador. A iniciativa combina prática acadêmica com compromisso social e terá visitas quinzenais, priorizando bairros com maior necessidade de suporte veterinário.
A van adaptada funciona como uma clínica itinerante, oferecendo serviços como consultas médicas com diagnóstico e avaliação geral; vacinação antirrábica e outras essenciais; vermifugação e prevenção de parasitas internos; higiene básica, incluindo limpeza de ouvidos e corte
de unhas; acompanhamento pós-cirúrgico e curativos; além de orientações gerais para os tutores.
O evento contou ainda com a participação de protetores independentes de animais, que auxiliaram na organização e no atendimento aos presentes.
O secretário de Proteção
e Defesa Animal, Paulinho AP, destacou a importância da ação.
“Esse primeiro dia já mostra quanto o VetMóvel vai contribuir para a saúde animal da nossa cidade. É um trabalho que leva cuidado e prevenção para os bairros, atendendo de perto a população que mais precisa”, afirmou Paulinho.
O diretor-geral da Estácio, Pedro Bolpato, também celebrou o sucesso da iniciativa.
“Foi um dia espetacular. Primeiro pelos alunos, que se envolvem com a prática e vivenciam situações reais do dia a dia da profissão. Segundo, pela população que aderiu ao projeto. A parceria com a prefeitura só traz ganhos para a vida e saúde animal”, disse Pedro.
A moradora do bairro Santo Agostinho, Sueli de Aguiar, aprovou o atendimento.
“Gostei muito da ação. Fui muito bem atendida e espero que projetos como esse continuem na cidade, para que todos possam levar seus animais. A minha cachorrinha mesmo precisava de uma consulta e nunca tinha ido ao médico-veterinário”, finalizou.
Para saber sobre o próximo local de atendimento e realizar agendamento, os interessados podem acompanhar as redes sociais da Prefeitura de Volta Redonda e da SMPDA ou ligar para (24) 3311-3464
Coleta de lixo avança, mas desigualdade entre campo e cidade persiste
A coleta direta de lixo alcançou 86,9% dos 77,3 milhões de domicílios brasileiros em 2024, segundo levantamento recente. O índice representa um avanço em relação a 2016, quando a cobertura era de 82,7%, mas ainda expõe desigualdades significativas entre áreas urbanas e rurais.
Nas cidades, o serviço já chega a 93,9% dos 68,5 milhões de lares, enquanto no campo apenas 33,1% dos 8,9 milhões de domicílios contam com coleta direta. A disparidade reforça os desafios de infraestrutura e logística em regiões de menor densidade populacional.
Apesar do crescimento no atendimento, ainda há 4,7 milhões de moradias, cerca de 6,1% do total, que recorrem à queima
do lixo dentro da própria propriedade. O problema é especialmente grave nas áreas rurais, onde mais da metade das famílias, 50,5%, utilizam essa prática, em contraste com apenas 0,4% dos domicílios urbanos.
TAMBÉM REFLETE
DESIGUALDADE
O cenário se repete quando o assunto é esgotamento sanitário. Em 2024, apenas 9,4% das moradias rurais estavam ligadas à rede geral de esgoto ou a fossas sépticas conectadas ao sistema. Já nas cidades, a cobertura atingia 78,1%. No Brasil como um todo, houve uma evolução de 68,1% em 2019 para 70,4% em 2024. Ainda assim, 14,4% dos lares,
o equivalente a 11,1 milhões de unidades, despejavam dejetos em fossas rudimentares, valas, rios, lagos ou no mar. Mais da metade dos domicílios rurais, 53,8%, dependiam dessas soluções precárias, enquanto nos centros urbanos a proporção era de 9,5%. Transformações nos domicílios Além dos desafios de coleta de resíduos e saneamento, os dados também mostram mudanças no perfil das moradias brasileiras. O número de domicílios alugados cresceu 45,4% entre 2016 e 2024, passando de 12,3 milhões para 17,8 milhões, ao mesmo tempo em que caiu a proporção de imóveis próprios já quitados, de 66,8% para 61,6%. Outro fenômeno em destaque é o crescimento dos arranjos unipessoais, lares compostos por
apenas uma pessoa. Essa configuração saltou de 12,2% em 2012 para 18,6% em 2024. Entre os homens que vivem sozinhos, 57,2% têm entre 30 e 59 anos, enquanto entre as mulheres a maioria, 55,5%, tem 60 anos ou mais. Desafios para políticas públicas Os números apontam avanços graduais na cobertura de serviços essenciais, mas deixam claro que a universalização ainda está distante. A queima de lixo em áreas rurais, a precariedade no saneamento e a concentração da moradia em domicílios alugados refletem não apenas questões de infraestrutura, mas também desigualdades socioeconômicas. Com informações do Brasil 61. Foto: Comlurb Disparidade reforça os desafios de infraestrutura e logística em regiões de menor densidade populacional
Além da Vila Nova, outros campos do município receberam investimentos semelhantes
O prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani (PL), inaugurou neste domingo (24) a Arena Vila Nova, no bairro de mesmo nome. O espaço recebeu gramado sintético, novo alambrado, iluminação de LED e manutenção estrutural.
A obra contou com recursos do governo estadual, viabilizados pela deputada federal Dani Cunha (União Brasil). Também participaram da cerimônia o subsecretário estadual de Articulação Institucional, Rodrigo Drable, a
vice-prefeita Luciana Alves, vereadores e lideranças comunitárias. Além da Vila Nova, outros campos do município receberam investimentos semelhantes, como os das Arenas da Boa Sorte, São Pedro e Siderlândia, e os campos de grama sintética dos bairros Mangueira e Paraíso de Cima. Após a entrega do espaço, houve programação esportiva com jogos comemorativos, incluindo uma partida entre o Master Vila Nova e o Master Fluminense, além de confrontos de categorias de base e equipes amadoras.
Alunos da equipe de drones da Universidade Federal Fluminense (UFFLy) e o coordenador do projeto, professor Jorge Juarez Trujillo, com o prefeito Antonio Francisco Neto para entregar uma carta de agradecimento pelo apoio durante a viagem à Competição SAE EletroQuad 2025, em São José dos Campos, no interior paulista. A equipe desenvolve drones autônomos capazes de executar missões com visão computacional, controle de voo e integração de sistemas, unindo tecnologia avançada e aprendizado multidisciplinar. O projeto busca criar soluções para a indústria e o setor público, além de oferecer experiência prática aos estudantes em desafios de engenharia.
Durante a visita, na quinta-feira (21) o prefeito Neto
Angra dos Reis
A TurisAngra tem reforçado a promoção do município como destino turístico de excelência no Brasil. Nesta semana a cidade foi um dos destaques do Salão Nacional do Turismo, em São Paulo, que se firma como um dos maiores eventos do setor no país. Realizado pelo Ministério do Turismo, o encontro reuniu diversos segmentos do trade turístico nacional com o objetivo principal de promover e incentivar a estruturação, a qualificação e a oferta turística brasileira.
Angra dos Reis fez parte do estande do estado do Rio de Janeiro e lá os visitantes e profissionais do setor puderam ter acesso a informações sobre as 365 ilhas, praias paradisíacas, atrativos culturais e históricos que fazem de Angra um destino completo e diferenciado.
Nesta semana, a equipe da TurisAngra também participou de novas edições do Experiência Rio, projeto promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, que desta vez aconteceu em três cidades do interior paulista: Ribeirão Preto, Campinas e São José dos Campos. Voltado para agentes de turismo —
com média de 100 participantes por edição —, o evento contou com rodadas de conversas e um talk-show, em que Angra teve a oportunidade de apresentar seus diferenciais para o mercado nacional.
destacou a importância de iniciativas acadêmicas como essa: “Iniciativas deste tipo são motivo de orgulho para nossa cidade. Continuaremos incentivando essas ações o máximo possível”, afirmou. Para o coordenador Jorge Trujillo, o encontro simboliza o reconhecimento do esforço técnico e acadêmico dos alunos e reforça a missão de formar profissionais capacitados, inovadores e comprometidos com o desenvolvimento tecnológico do país. O projeto de drones da UFFLy continua promovendo experiências práticas, aproximando os estudantes de desafios reais da engenharia e reforçando a integração entre universidade, governo e indústria. A iniciativa também contribui para a visibilidade nacional de Volta Redonda como polo de inovação tecnológica.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio participaram do primeiro dia do Salão do Turismo, em São Paulo, realizado no Anhembi e que seguiu até este domingo (23). O Rio de Janeiro marcou presença com um estande próprio, destacando as 12 regiões turísticas do estado e experiências diversas, incluindo atrativos e rotas turísticas.
Na quinta-feira (21), o estande do RJ recebeu expositores, autoridades e representantes do setor turístico do interior fluminense para o lançamento de dois novos produtos turísticos: a rota Ipiabas-Conservatória e o Circuito do Cicloturismo do Sul do Rio de Janeiro. Essas iniciativas prometem impulsionar o turismo nas regiões do Vale do Café e
Estado do Rio
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 5038/2025, do deputado estadual Jari Oliveira (PSB), que dá o nome do ex-prefeito de Barra do Piraí, Maercio de Almeida, ao trecho da RJ-141 entre os distritos de Dorândia e Vargem Alegre.
Segundo Jari, a proposta reconhece um dos nomes mais respeitados da política local e do Sul Fluminense. Maercio exerceu seis mandatos como vereador, foi vice-prefeito duas vezes e comandou o Executivo municipal por um mandato.
“Essa homenagem simboliza a gratidão e o reconhecimento a um homem que dedicou sua vida à política de forma íntegra e comprometida. Maercio deixou um
Angra dos Reis
O resultado final da classificação do processo seletivo de monitores de educação especial, promovido pela Secretaria de Educação e Juventude, foi divulgado no Boletim Oficial do Município, n º 2.195, publicado nesta sexta-feira (22) no site www.angra.rj.gov.br.
De acordo com a TurisAngra, a presença nesses eventos é estratégica para a ampliação de parcerias e para atrair novos visitantes, consolidando Angra dos Reis como um dos destinos mais desejados do Brasil.
das Agulhas Negras, oferecendo ecoturismo, gastronomia, produtos rurais e contato com a natureza, conectando diversos municípios e promovendo experiências completas pelas belezas naturais e culturais do interior do estado.
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou a relevância do projeto: “Estamos fortalecendo o interior do estado, criando experiências que unem cultura, natureza e história. Queremos que o visitante viva o melhor do nosso interior e volte sempre”, afirmou.
NOVOS PRODUTOS TURÍSTICOS
A rota Ipiabas-Conservatória conecta os destinos
“Estar presente em eventos nacionais do setor turístico é uma maneira de demonstrar todo o potencial de nossa cidade e atrair cada vez mais visitantes, contribuindo para o
desenvolvimento econômico do município. O turismo é uma prioridade para Angra dos Reis, tanto que somos a única cidade da região da Costa Verde presente em todas as edições já realizadas do Experiência Rio”, destacou o presidente da TurisAngra, João Willy
tradicionais do Vale do Café, unindo Ipiabas, distrito de Barra do Piraí, com Conservatória, distrito de Valença conhecido como a “Cidade da Seresta”. O percurso valoriza cultura, música, arquitetura histórica, hospitalidade rural, gastronomia típica e paisagens serranas. O Circuito do Cicloturismo do Sul do Rio de Janeiro é voltado para quem busca aventura e contato com a natureza. O trajeto interliga municípios do Vale do Café e das Agulhas Negras, passando por áreas de preservação ambiental, rios, montanhas e fazendas históricas. O circuito atende ciclistas de diferentes perfis, incentiva o turismo sustentável e fortalece a economia local, integrando atrativos turísticos, pousadas, restaurantes e produtores rurais.
Na quinta-feira (21), a ADR Sul Fluminense e o Eixo Turismo marcaram presença no Salão do Turismo a convite do Sebrae. A diretora do Eixo Turismo, Denyse Singulani, apresentou o Circuito no estande da Setur-RJ, divulgou o vídeo institucional do projeto e informou que ele já está incluído em aplicativos, plataformas de ciclismo, site e Instagram, permitindo que turistas obtenham mais informações. Também foram apresentados produtos da região ao público presente. O evento contou ainda com a participação de secretários e representantes das secretarias de turismo de alguns municípios da região, além de analistas técnicos do Sebrae.
legado que inspira todos nós que acreditamos no serviço público como instrumento de transformação. Tive a honra de conviver com ele e com sua família, a esposa Maria Luiza e os filhos Camila e Leandro, e posso afirmar que ele sempre foi uma referência para mim. É uma justa homenagem a quem tanto fez pelo nosso povo”, disse o deputado.
O parlamentar afirmou ainda que a escolha do trecho da RJ141 não foi casual. “É uma estrada que liga comunidades importantes de Barra do Piraí e que agora carregará para sempre o nome de um homem que dedicou sua vida ao município. É também uma forma de eternizar sua memória para as próximas gerações.” Com a aprovação, o projeto segue para sanção do governador.
O Processo Seletivo Simplificado nº 001/2025/PMAR, oferece 82 vagas imediatas para monitores de educação especial, para escolas no continente e nas ilhas, e 265 vagas para cadastro de reserva. A iniciativa teve como objetivo suprir demandas emergenciais e futuras da rede municipal de ensino, garantindo
suporte pedagógico especializado aos alunos que necessitam de acompanhamento. A remuneração do cargo é de R$ 2.146,28, com carga horária de 35 horas semanais, além de benefícios como vale-alimentação/refeição e convênio saúde. A seleção ocorreu em etapa única, por meio de avaliação de títulos, considerando a formação acadêmica e a experiência dos candidatos em cursos e atividades ligadas à educação especial. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado conforme a necessidade da administração municipal.
Resende
A mãe e os avós do senador
Flávio Bolsonaro (PL-RJ) teriam sido feitos reféns durante um assalto na manhã deste domingo (24), em Resende. O caso foi divulgado pelo parlamentar em suas redes sociais. Segundo o relato de Flávio, os assaltantes teriam invadido
Homem preso por incêndio escapa de linchamento popular
Porto Real
Um homem de 25 anos escapou por pouco de ser linchado após ser apontado como suspeito de incendiar uma residência no Parque Mariana, em Porto Real, na noite deste sábado (23).
Segundo a Polícia Militar, populares acionaram a equipe por volta das 21h40, ao perceberem fumaça e chamas na casa localizada na Rua Peugeot. Ao chegar ao local, os policiais constataram o incêndio e acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros, que controlou o fogo.
O dono da residência informou que o suspeito teria ameaçado matar todos os moradores da casa ao longo do dia. Durante a ocorrência, houve tumulto entre vizinhos e o suspeito, mas a situação foi controlada com o auxílio de outras equipes da PM. O homem foi conduzido à 100º DP, onde permaneceu preso.
Carreta transportando manteiga pega fogo na Serra das Araras
Piraí
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditou, na manhã deste domingo (24), a pista de descida da Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra, após uma carreta transportando manteiga pegar fogo no km 225, já no final da descida. Ninguém se feriu.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e trabalharam na contenção e extinção das chamas. A pista precisou ser fechada temporariamente para garantir a segurança durante o combate ao fogo.
Caso é investigado pela Polícia Civil
a casa dos familiares, rendido sua mãe e mantido os idosos, ambos octogenários, sob ameaça. O senador afirmou que os criminosos teriam permanecido por mais de uma hora no imóvel, usando armas de fogo e fita adesiva para imobilizar as vítimas.
Ainda de acordo com a publicação, os assaltantes te-
riam dito conhecer a família e perguntado pela existência de “dinheiro que o Bolsonaro mandava para meus avós”. Após revirarem a casa, teriam levado joias e o carro do avô do senador. Ninguém ficou ferido.
A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que a “investigação está em anda-
mento na 89ª DP (Resende). Foi realizada perícia de local e os agentes buscam por imagens de câmeras de segurança da região. Outras diligências seguem para identificar e responsabilizar os autores do crime.”
Após revirarem a casa, criminosos teriam levado joias e o carro do avô do senador
Criminoso morreu em confronto com a PM na quinta (21), quando um policial também foi baleado e não resistiu
PM reforçou a segurança no sepultamento, realizado no cemitério do bairro São Francisco, região cercada por comunidades dominadas pelo CV
Barra Mansa
Uma ação do Grupamento de Ações Táticas (GAT II) do 28º Batalhão de Polícia Militar prendeu três homens e apreendeu um adolescente, todos ligados ao Comando Vermelho (CV), na manhã de sábado (23), em Barra Mansa. A ocorrência aconteceu no bairro Santa Isabel, durante o acompanhamento do enterro de Oziel Guilherme da Sil-
va, apontado como um dos líderes do Terceiro Comando Puro (TCP), facção rival do grupo detido.
Oziel foi morto na última quinta-feira (21), em uma troca de tiros com a Polícia Militar no bairro Vila Independência. Durante o confronto, o soldado Felipe dos Santos Amaral, lotado no 28º BPM, foi atingido por disparos de fuzil e não resistiu. Diante da rivalidade entre as facções e do
risco de novos ataques, a PM reforçou a segurança no sepultamento, realizado no cemitério do bairro São Francisco, região cercada por comunidades dominadas pelo CV. Enquanto parte dos agentes permanecia no cemitério, outra equipe seguiu para os “predinhos” do bairro Santa Isabel, onde flagrou um adolescente de 16 anos correndo para dentro de um apartamento carregando uma mochila e
um rádio comunicador. No imóvel, além do menor, estavam três homens. Na revista, os policiais apreenderam 138 pedras de crack, 92 pinos de cocaína, 23 trouxinhas de maconha, 11 frascos de loló, rádios comunicadores, etiquetas usadas na identificação de entorpecentes, três celulares e R$ 82 em espécie. Os quatro foram levados para a 90ª DP (Barra Mansa),
onde o adolescente permaneceu apreendido por ato infracional análogo ao tráfico de drogas, enquanto os outros três suspeitos foram presos em flagrante. A ação foi realizada pelos policiais do GAT II: 1º sargento Pablo, 2º sargento Flávio, 3º sargento Cardoso, 3º sargento Werneck e cabos Túlio e J. Santos.
PM prende suspeito de tentativa de homicídio em Paraty
Paraty Policiais militares da 2ª Companhia Independente (2ª CIPM) prenderam na noite deste sábado (23), um homem suspeito de envolvimento em uma tentativa de homicídio ocorrida no mesmo dia, no Morro do Ditão. A ação foi desencadeada a partir de informações repassadas ao setor de inteligência da corporação. Com base nos dados levantados, os agentes realizaram um cerco na comunidade, que resultou na captura do suspeito. Durante a abordagem, os policiais encontraram com ele 22
tabletes de maconha, 26 eppendorfs de cocaína, um machado de aço inoxidável, quatro facas, R$ 58 em espécie, além de material utilizado para endolação. O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à 167ª Delegacia de Polícia, onde permaneceu detido.
ESTADO DO RIO DE JANEIRO MUNICÍPIO DE PIRAÍ
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 027/2025
Objeto: Prestação de Serviços de Roçada Mecânica, Capina, Limpeza e Transporte, conforme Termo de Referencia.
Data/Hora: 11/09/2025 às 09horas
Local: Rua Dr. Luiz Antonio Garcia da Silveira, nº 16-Fundos, Centro, Piraí-RJ
Informações: Este edital e seus anexos estarão disponíveis no endereço eletrônico WWW.NOVOBBMNET.COM.BR, podendo alternativamente, ser adquirido na Secretaria Municipal de Administração, no endereço acima referido, no horário de 08h às 17h, de segunda à sexta-feira – Tel: (024) 2431-9964/9950, ou por meio eletrônico https://transparencia.pirai.rj.gov.br/contratos-e-licitacoes
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 028/2025
Objeto: Reforma de calçadas, conforme Projeto Básico.
Data/Hora: 12/09/2025 às 09horas
Local: Rua Dr. Luiz Antonio Garcia da Silveira, nº 16-Fundos, Centro, Piraí-RJ
Informações: Este edital e seus anexos estarão disponíveis no endereço eletrônico WWW.NOVOBBMNET.COM.BR, podendo alternativamente, ser adquirido na Secretaria Municipal de Administração, no endereço acima referido, no horário de 08h às 17h, de segunda à sexta-feira – Tel: (024) 2431-9964/9950, ou por meio eletrônico https://transparencia.pirai.rj.gov.br/contratos-e-licitacoes
Secretaria Municipal de Administração
Operação de transporte é considerada de alta complexidade e envolve esquema especial de tráfego na Via Dutra
Sul Fluminense
A maior carga da história a trafegar pela Via Dutra precisou interromper seu deslocamento neste sábado (23) devido a uma
pane mecânica em dois veículos tracionadores (cavalos-trator) que exigem manutenção prolongada. Com isso, o transporte da carga ficará estacionado no km 282 da Dutra, na entrada do
‘RJ para Todos’ retorna a Barra do Piraí e promove mais de 1300 atendimentos
Foto: Divulgação
Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Barra do Piraí trouxe o “RJ para Todos” ao município. A ação social ocorreu na quinta-feira (21), na Praça Nilo Peçanha, no Centro da cidade, e promoveu mais de 1300 atendimentos, contando com a circulação de cerca de 360 pessoas das 9h às 13h.
Esta edição do “RJ para Todos” chegou até Barra do Piraí por meio de uma articulação do deputado estadual Munir Neto. “Sou um defensor do Sul Fluminense na Alerj, e posso dizer que tenho um enorme carinho por Barra do Piraí e pela prefeita Katia Miki, que vem desempenhando um excelente trabalho à frente do poder público municipal. Cada barrense pode contar com meu mandato. Estou aqui para, ao lado da prefeita, fazer com que a cidade prospere cada vez mais e volte aos seus dias de glória”, afirmou Munir. Oferecendo serviços da Carreta do Trabalhador, 1ª e 2ª via de RG e outros documentos, vacinação, mapeamento cultural, corte de cabelo, aguadeiro da CEDAE, CadÚnico, agendamento de preventivo e mamografia, aferição de pressão arterial e diversos outros atendimentos, o RJ para Todos
deu um exemplo de cidadania. A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, destacou o impacto positivo que o Governo do Estado tem gerado no município, reforçando que o RJ para Todos é mais uma prova desse apoio. “Tenho muito a agradecer ao Munir e ao governador Cláudio Castro por todo o apoio que eles vêm dando ao nosso município. Os sinais de nosso progresso já estão sendo sentidos. Já tivemos incontáveis edições do RJ para Todos em Barra do Piraí neste ano, e isso é só uma prova do quanto todo o Estado quer o bem de nosso município e da nossa população. Essa ação social tem se tornado rotineira no nosso calendário de eventos e ainda neste ano teremos outras edições, que, assim como as demais, levarão diversos serviços públicos de forma acessível para nossos habitantes”, pontuou a prefeita. Também estiveram presentes na ação o vereador Macrei Júnior; o secretário de Governo, Juninho Bernardes; o secretário de Comunicação, Hugo Marques; o secretário de Defesa Civil, Rafael Champion; o secretário de Esporte e Lazer, Anderson Ribeiro; o secretário da Califórnia e São José do Turvo, Gabriel Cunha; o secretário de Habitação, Leandro Sardinha; e outras autoridades.
Posto Flumidiesel, próximo ao bairro Vila Ursulina, em Barra Mansa, até terça-feira (26), quando a circulação será retomada a partir das 9h. A carreta transporta um
transformador de 350 toneladas, levado de Guarulhos, na Grande São Paulo, até o Porto de Itaguaí. O conjunto impressiona pelas dimensões: 130 metros de comprimento, 6
metros de largura e peso total de 840 toneladas, distribuídas em 59 eixos com 392 pneus, o equivalente a 38 caminhões. A operação de transporte é considerada de alta com-
plexidade e envolve esquema especial de tráfego na Via Dutra, realizado com acompanhamento técnico e de segurança para garantir a passagem da carreta até o destino final.
Volta Redonda
Artesanato, música, história e muito mais. Essa foi a programação deste domingo (24), no evento Marco Zero Cultural, iniciativa das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) e de Cultura (SMC) de Volta Redonda, que promoveu diversão e lazer na Praça Cardeal Pacelli (em frente à Igreja de Santo Antônio), no bairro Niterói, onde está localizado o Marco Zero do município.
O evento irá acontecer sempre no quarto domingo de cada mês. A programação deste domingo começou às 9h com feira de artesanato em geral, incluindo lembranças típicas da cidade, como o arigó, e souvenirs do Marco Zero. Em seguida, às 11h, o público presente curtiu show do projeto Arena da Viola, que trouxe apresentações de violeiros que só tocam modas de viola raiz. A iniciativa contou ainda com venda de pizza frita e a exposição Arigó Parade, projeto em parceria entre a Secretaria de Cultura e a Fundação CSN, no qual são expostas esculturas do pássaro confeccionadas e grafitadas por
artistas da cidade.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, destacou a importância da iniciativa. “É um evento que nós temos uma expectativa muito positiva em relação a ele. O Marco Zero Cultural vai acontecer todo quarto domingo de cada mês e o objetivo é trazer o senso de pertencimento da nossa cidade. Para que o povo sinta que Volta Redonda é nossa e o futuro depende da
gente”, afirmou Sodré. O secretário de Cultura, Anderson de Souza, ressaltou a inovação e a ideia do evento.
“A secretaria de Cultura está junta nesse projeto e a gente traz aqui a Arena da Viola, que é uma moda sertaneja de raiz. Além do Artesanato também. A ideia é que esse espaço lembra muito uma cidade de interior, então a gente está adaptando e também trazendo para cá essa inovação com a identidade cultural dos arigós.
É uma oportunidade das pessoas se conectarem com a identidade raiz de Volta Redonda”, finalizou Anderson.
A moradora do bairro Aero, Maria Cristina, elogiou o evento. “Muito bom. É importante para nós, para a cidade, ter eventos assim aos domingos. O Marco Zero é importante porque as pessoas trazem as crianças e curtem cultura”, comentou Maria. City tour O evento também foi destino do city tour especial que teve inscrições através do projeto “Turistando em VR”, da SMDET. A van do turismo, com guia credenciado pelo Ministério do Turismo, saiu da Praça Brasil, na Vila Santa Cecília (próximo ao Clube Umuarama), às 9h, percorreu marcos históricos, culturais e naturais da cidade e encerrou no Marco Zero Cultural. “O Marco Zero, além de sua importância histórica, agora também é palco de cultura e diversão todo quarto domingo do mês, com o evento Marco Zero Cultural. Aproveite esse ‘Turistando 2 em 1’”, diz a diretora de Turismo da SMDET, Débora Cândido.
Barra do Piraí
Na última semana, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Areal, realizou as oficinas do ACESSUAS Trabalho, programa que desenvolve ações para ampliar as oportunidades ao mundo do trabalho.
O evento ofereceu diversas atividades práticas voltadas para o desenvolvimento de habilidades profissionais. Uma das oficinas ofertadas foi a de trancista, que mostrou aos participantes técnicas profissionais para atuar no ramo da beleza, uma área com grande potencial e interesse das usuárias do CRAS.
Além disso, o SEBRAE marcou presença com orientações sobre autonomia financeira. Durante o evento, também foram tiradas dúvidas sobre o
Foto: Divulgação
Programa Bolsa Família, explicando como conciliar o benefício com atividades produtivas. Os participantes aprenderam
que a formalização não afeta o recebimento do benefício, desde que a renda familiar permaneça dentro dos critérios
estabelecidos.
A secretária municipal de Assistência Social, Marina Tinoco, destacou o papel de sua pasta, evidenciando a finalidade com a qual a adesão do município ao programa se baseou.
“Essa iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Assistência Social em promover ações que falem sobre o mundo do trabalho, oferecendo ferramentas para que as pessoas possam desenvolver suas habilidades e garantir maior independência financeira”, disse Marina.
As atividades do ACESSUAS Trabalho continuarão ocorrendo no município, e aqueles que desejarem obter mais informações deverão se dirigir ao CRAS mais próximo de seu bairro.
Placar de 0 a 0 com a Ferroviária, em São Paulo, foi suficiente para deixar a zona de rebaixamento
Araraquara (SP)
O Voltaço empatou em 0 a 0 com a Ferroviária, neste domingo (24), em Araraquara (SP), pela Série B do Brasileirão. Sem Gabriel Bahia, suspenso e em negociação com o Botafogo, o técnico Rogério Corrêa fez cinco alterações na equipe, em busca da primeira vitória fora de casa na competição. Gabriel Pinheiro e Bruno Barra retornaram à zaga. Matheus Lucas ganhou a posição de Ítalo no ataque. Jhonny substituiu Wellington Silva na lateral-direita. E o goleiro Jefferson Pau-
lino barrou Jean Drosny. E foi o novo camisa 33, estreante, o protagonista do primeiro tempo. Paulino fez cinco defesas milagrosas, em chutes de Carlão e Alencar, no começo e no fim da etapa inicial. O Voltaço demorou a incomodar, mas equilibrou a partida entre os 15 e os 30 minutos, e levou perigo em dois chutes de MV, para fora; e em um de Bruno Barra, defendido por Denis Júnior. Na segunda etapa, as equipes caíram de rendimento. E o jogo só recuperou a intensidade aos 25 minutos, quando
Fabrício Daniel foi expulso, deixando a Ferroviária com um a menos. Em superioridade numérica, o Volta Redonda partiu para o ataque. Teve diversas chances de sair do zero, com Sanchez, Matheus Lucas e Ítalo. Mas, apesar da enorme pressão, não conseguiu superar o goleiro adversário e passou em branco novamente.
O resultado deixou o Voltaço no 16° lugar da Série B, com 23 pontos, fora do Z4. O próximo compromisso será no próximo domingo (31), contra o Athletic, às 16h, no Raulino de Oliveira.
Volta Redonda
O Festival da Juventude, promovido pela Secretaria da Juventude (Sejuv) da Prefeitura de Volta Redonda, atraiu milhares de pessoas à Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, neste sábado (23). O evento contou com apresentações da Fantástica Fábrica de Freestyle, do rapper Th6 e, como atração principal, do DJ Papatinho. A programação começou com a Fantástica Fábrica de Freestyle, reunindo MCs da Batalha da Aposta, da Roda Cultural de Volta Redonda, da Batalha Central e da Batalha da Torre. Em seguida, o rapper Th6 subiu ao palco, animando o público
presente. O encerramento ficou por conta do DJ Papatinho, beatmaker responsável por sucessos que mesclam funk 150 BPM com trap, como “Onda Diferente”, que soma mais de 100 milhões de streams no Spotify, e a colaboração com o rapper Orochi, “Amor de Fim de Noite”, com 200 milhões de streams. Papatinho também produziu grande parte do álbum “Kisses”, de Anitta. O secretário da Juventude, Munir Francisco Filho, ressaltou a importância de eventos voltados ao público jovem. “O Festival da Juventude é mais do que um evento musical, é uma celebração da nossa juventude
e da cultura urbana. Nós queremos fazer eventos como este com mais frequência e esta foi uma noite especial. É muito bom mostrar que Volta Redonda investe na juventude e acredita no seu potencial”, afirmou Munir.
Beatriz Cavalcante, moradora da cidade, elogiou a iniciativa e a escolha de Papatinho como atração principal.
“Mandaram muito bem com essa iniciativa para a galera da juventude, trazendo o Papatinho, que é uma figura da música que marcou a geração, de 2012 para cá ele é uma referência. Todo mundo curtindo e envolvido. Que venham mais”, disse Beatriz.
Barra Mansa
O distrito de Rialto foi palco da primeira etapa do Circuito Rural de Mountain Bike, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer de Barra Mansa. Com largada às 9h deste domingo (24), o evento reuniu mais de 500 ciclistas em um percurso de 46 km por estradas rurais, unindo esporte, lazer e integração. A iniciativa teve como principal objetivo incentivar o uso da
bicicleta não apenas como prática esportiva, mas também como instrumento de saúde, mobilidade urbana e promoção de valores como cidadania, companheirismo e respeito às regras de convivência. Durante todo o trajeto, os participantes contaram com controle e apoio da organização, garantindo segurança e tranquilidade. Entre os destaques da competição, a ciclista Elaina Nunes, que conquistou o segundo lugar na categoria feminina. Ela elogiou a realização do circuito. “A prova foi
maravilhosa, eu adorei participar. Momentos como esse nos motivam ainda mais a seguir no esporte”, afirmou.
O prefeito Luiz Furlani esteve presente na largada e ressaltou a importância de valorizar os distritos por meio de grandes eventos e de incentivar a prática esportiva. “Estamos construindo uma programação diversificada, com atividades culturais, esportivas e de lazer para toda a população. Em breve, Barra Mansa será reconhecida como a cidade do esporte”, destacou.
Barra Mansa
arra Mansa
A cidade de Barra Mansa sediou neste sábado (23), o 1º
Festival de Artes Marciais no município - um marco para o esporte na cidade. O evento, promovido pela Federação de Karatê Interestilos do Estado do Rio de Janeiro (FIKARJ), contou com o apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL) e reuniu mais de 250 atletas de diferentes idades e cidades da região, em competições de Karatê, Jiu-Jitsu, Muay Thai, Taekwondo e Judô. O evento aconteceu no Clube Municipal.
O festival teve como objetivo promover a integração entre as diversas modalidades de artes marciais, incentivar a prática esportiva e revelar novos talentos. Para o prefeito Luiz Furlani, o evento simboliza um novo momento para o esporte em Barra Mansa. “Fico muito feliz em ver esse ginásio cheio, com a popu-
lação abraçando as artes marciais. O esporte dá esperança e um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. É um verdadeiro vetor de transformação social”, afirmou o prefeito. Presente ao festival, ele ainda destacou a importância do local para sua trajetória pessoal. “Comecei no esporte justamente aqui, nesta quadra. Isso fez parte da minha formação como pessoa e contribuiu para que eu chegasse onde estou hoje. Esse evento é só o começo, mais como esse virão”, adiantou Furlani. O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Mário Jorge, também celebrou a realização do festival. Segundo ele, a iniciativa consolida um movimento de valorização das artes marciais no município. “Estamos promovendo a integração entre as modalidades e, ao mesmo tempo, mostrando os talentos da nossa cidade e da região. O esporte é uma ferramenta poderosa de
inclusão e promoção social, especialmente para os jovens”, ressaltou.
Quem também comemorou o momento foi o professor de Jiu-Jitsu Felipe Lemos, que há cerca de 15 anos atua na área. “É a primeira vez que vemos um evento desse porte voltado para as artes marciais em Barra Mansa. Quero parabenizar a todos os envolvidos, especialmente à Prefeitura por dar essa visibilidade ao nosso trabalho e aos nossos atletas”, destacou.
O 1º Festival de Artes Marciais reforça o compromisso da Prefeitura de Barra Mansa com o incentivo ao esporte como instrumento de cidadania, disciplina e desenvolvimento humano. “Novos eventos e ações voltadas ao esporte estão sendo planejados, fortalecendo ainda mais o calendário esportivo e em breve Barra Mansa será reconhecida como a cidade do esporte”, finalizou o prefeito Furlani.
A atleta Bruna Luiza conquistou o título de campeã mundial de jiu-jítsu olímpico, com e sem quimono, em competição promovida pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Olímpico. O evento foi realizado no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Bruna representa a equipe Alliance Barra Mansa, que recentemente mudou de endereço e agora funciona na Avenida Joaquim Leite, nº 495, no Centro da cidade, ao lado da Casa do Biscoito. A atleta é responsável pelo time feminino da academia e ministra aulas exclusivas para mulheres às terças e quintas-feiras, às 19h.
A Alliance é reconhecida internacionalmente e já conquistou 15 títulos mundiais por equipes, sendo considerada uma das principais referências da modalidade. Em Barra Mansa, Bruna atua ao lado do mestre Hugo Soares, multicampeão na modalidade.